News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

"Caso Mateus": A NOVELA CONTINUA...

Started by Pé Ligeiro, 01 de August de 2006, 19:06

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Futebol/Caso "Mateus": FPF vai invocar interesse público A Federação Portuguesa de Futebol vai invocar segunda-feira o interesse público de forma a permitir que os campeonatos profissionais decorram com normalidade, apesar da providência cautelar interposta pelo Gil Vicente, no âmbito do "Caso Mateus". A decisão, anunciada hoje pelo presidente da FPF, Gilberto Madaíl, permite garantir o normal funcionamento das competições apesar da providência cautelar interposta pelo Gil Vicente ter sido aceite pelo Tribunal Administrativo de Lisboa. Gilberto Madaíl anunciou a intenção no final de uma reunião com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, e com o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Valentim Loureiro. A FIFA, que na quinta-feira foi informada por Gilberto Madaíl sobre os últimos desenvolvimentos do caso, ameaçou excluir os clubes e selecções portuguesas das competições internacionais, caso o clube de Barcelos não desista da queixa apresentada nos tribunais civis.
In O Jogo

BRAGA SEMPRE MAIS!

cardoso

Se isso acontecer será a própria Liga a desrespeitar a Providência cautelar, certo?

Rita

Quote from: Ricard8 on 01 de September de 2006, 13:33
Eu ainda não percebi se os clubes que estão na UEFA também não vão poder jogar ou se só não se fala disso porque esses clubes não são os queridos "grandes" dos jornaleiros.

Pois, eu também ainda não percebi lá muito bem isso... :-\ Quando se fala em competições europeias, suponho que englobe tanto a liga dos campeões como a taça uefa... Mas o que é certo é que só se fala nos 3 estarolas. Será que é por serem eles ou será que não nos afecta a nós? De qualquer modo, somos afectados, pois se o Chievo aceder à liga dos campeões, quem será o nosso adversário? Andamos a perder tempo... E se mudam o nosso adversário à última a hora?! :o Isto é cá uma confusão... ::)

Cmcorreia

Quote from: cardoso on 01 de September de 2006, 16:17
Se isso acontecer será a própria Liga a desrespeitar a Providência cautelar, certo?

Boas

Não cardoso, existe um art. que permite invocar a utilidade publica e assim prosseguir os campeonatos independentemente do que se vier a passar a seguir.
Atenção que a providência cautelar não deu razão a ninguém só diz para suspender os actos e agora vai-se abriguar os dados e decidir( ou seja o gil ainda pode não ter razão!!!)

Se se seguir com os campeonatos e ogil continuar com a acção se o tribunal lhe der razão apenas poderá ser indemenizado e nunca ser incluído na competição em que estava. isto diz num art. da lei de bases do desporto ou seja é uma lei da republica.

Ou seja resumindo, para os campeonatos seguirem o que o CJ hoje decidir é que vai valer em termos desportivos, quer se goste ou não concorde-se ou não, mesmo com providência cautelar em termos desportivos o caso fica encerrado não à volta a dar, e isto está escrito numa lei portuguesa não é a FIFA que impõem!!

Outra questão é a do Gil recorrer aos tribunais!!!!! o que torna td muito complicado.

Este texto não exprime a minha opinião sobre o caso, apenas tentei esclarecer os contornos juridicos do mesmo.
Cláudio Correia

Seca Adegas

Caros, a chatice toda é ser na época em que o ENORME vai ser campeão!! Ainda impugnam a liga!

cardoso

Pois, correia, entendo. Mas se a providência cautelar diz para suspender os actos e os orgãos dirigentes do futebol mandam jogar ao abrigo da utilidade pública, há uma aparente contradição, não é?
Isso permitirá ao Gil encravar de novo todo o processo recorrendo aos tribunais.

Arsenalista

Quote from: Cmcorreia on 01 de September de 2006, 16:32
Quote from: cardoso on 01 de September de 2006, 16:17

Boas

Não cardoso, existe um art. que permite invocar a utilidade publica e assim prosseguir os campeonatos independentemente do que se vier a passar a seguir.
Atenção que a providência cautelar não deu razão a ninguém só diz para suspender os actos e agora vai-se abriguar os dados e decidir( ou seja o gil ainda pode não ter razão!!!)

Se se seguir com os campeonatos e ogil continuar com a acção se o tribunal lhe der razão apenas poderá ser indemenizado e nunca ser incluído na competição em que estava. isto diz num art. da lei de bases do desporto ou seja é uma lei da republica.

Ou seja resumindo, para os campeonatos seguirem o que o CJ hoje decidir é que vai valer em termos desportivos, quer se goste ou não concorde-se ou não, mesmo com providência cautelar em termos desportivos o caso fica encerrado não à volta a dar, e isto está escrito numa lei portuguesa não é a FIFA que impõem!!

Outra questão é a do Gil recorrer aos tribunais!!!!! o que torna td muito complicado.

Este texto não exprime a minha opinião sobre o caso, apenas tentei esclarecer os contornos juridicos do mesmo.

Sendo assim o Gil já nada tem a perder continuando com a acção no Tribunal Civil, a não ser que a FPF/Liga ainda o penalize mais se não desistir da acção...

Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

lipe

O Gil tem todo o direito de se defender nos tribunais civis sendo nós um estado de direito e deveria levar a acção até ás últimas consequências e seria injusto o Belenenses ficar na liga.
A FIFA ameaça porque tem medo que todo este processo seja um novo caso Bosman.
100% BRAGA
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Anabela

Onde é que andam os gajos da TVI? Material para uma novela daquelas com 1000 e tal episódios não falta...

Pé Ligeiro

«Caso Mateus»: Federação diz que deve ser Belenenses e não Leixões a ocupar a vaga do Gil Vicente
[ 2006/09/01 | 18:28 ] Redacção MaisFutebol

O Conselho de Justiça da Federação não deu esta sexta-feira provimento ao recurso do Leixões, negando-lhe a pretensão de subir à Liga para ocupar a vaga deixada em aberto pela despromoção do Gil Vicente.

Recorde-se que o Leixões (terceiro classificado da Liga de Honra da última época) dizia que devia ser ele e não o Belenenses (15º posicionado da Liga e última equipa despromovida) a ficar na Liga.

O Conselho de Justiça, depois de estudado o recurso apresentado pelos matosinhenses na última sexta-feira, decidiu manter a decisão anterior, ou seja, o Belensenses fica na Liga e o Leixões na Liga de Honra.

A decisão, que consta de um acórdão de cerca de 30 páginas, foi conhecida hoje pelas 18 horas, depois de terem sido notificados o Leixões, o Belenenses e a Liga. O Leixões já tinha dito que iria aceitar a decisão do Conselho de Justiça.
In Mais futebol
BRAGA SEMPRE MAIS!

senzala

Quando o Belenenses vier ca a Braga jogar, proponho que se faça uma faixa:

Sabemos receber bem, mesmo os vigaristas.
Rossas - Vieira do Minho

Olho Vivo

Este caso tem um lado benigno: faz luz sobre as regras e as instâncias que regem o futebol. Eu confesso alguma ignorância sobre elas, mas com este caso já consegui perceber que as regras se fazem ao arrepio de princípios fundamentais consagrados na lei geral do país e que as instâncias que comandam o futebol o fazem como se de uma ditadura se tratasse.

Para mim, há três questões que são inaceitáveis:

1. O direito de um atleta a aceder ao trabalho não está garantido em condições de igualdade quando um jogador inscrito numa competição como amador, não o pode ser como profissional durante toda uma época. Se é verdade que esta questão diz respeito à inscrição de um atleta para efeitos desportivos, é evidente que este facto tem repercussões no que diz respeito ao acesso ao mercado de trabalho por parte dos atletas em situação de "amador". Não é contrário aos direitos individuais fundamentais consagrados na lei (e na Constituição) que um atleta "profissional" possa aceder ao mercado de trabalho de forma de facto mais vantajosa que um atleta dito "amador"? A considerar como válida uma tal regra, qual o clube que contrataria um atleta "amador", não o podendo utilizar senão na época seguinte em competições profissionais? Assim sendo , a igualdade formal de acesso ao mercado de trabalho não está notoriamente em causa? Penso que este é o principal argumento em favor do Gil Vicente: esta regra é contrária ao ordenamento jurídico nacional, violando um direito individual fundamental. E em boa verdade, a vítima no processo é o jogador. Penso que os senhores do futebol já o perceberam e daí a aflição em resolver o quanto antes a situação seja por que meios for.

2. É incrível como se questiona a questão formal da inscrição como amador e se ignora a questão substancial: um atleta inscrito como profissional (pelo Felgueiras) é posteriormente inscrito como "amador" (pelo Lixa) com um contrato de porteiro, ganhando o salário mínimo!!! Não importa o que uma situação destas revela do estado do futebol português; o importante é que os formalismos legais sejam cumpridos!!!

3. A atitude da FIFA diz tudo sobre como esta entende a gestão do futebol. Não lhe basta que a situação desportiva esteja regularizada e que para isso a FPF tome as medidas que estejam ao seu alcance para o conseguir. Para que o futebol português não seja sancionado com a suspensão das competições internacionais é necessário que o Gil Vicente abdique da acção interposta nos tribunais comuns. Para tanto usa o instrumento da ameaça sobre agentes que não têm relação directa com a situação. Como é possível aceitar a punição daqueles que não cometem qualquer infracção!? Mesmo em relação à FPF, caso esta alegue interesse público para repor a normalidade das competições, que mais se lhe pode pedir? Só uma coisa: apontar uma arma à cabeça dos dirigentes do Gil Vicente e amordaçar os seus sócios para que não se possam pronunciar em Assembleia Geral!!! Tenho pena que não tenhamos uma FPF forte que possa assumir uma posição de firme defesa dos interesses legítimos do nosso futebol e que caso a FIFA opte por esta postura de prepotência saiba opor-se-lhe nem que seja recorrendo para as instâncias judiciais europeias! De ditaduras estamos fartos!

Pé Ligeiro

FIFA suspende Portugal
"CASO MATEUS" AO RUBRO

A FIFA já terá decidido suspender o futebol português (selecções e clubes) de todas as competições internacionais, segundo noticiou ontem ao início da madrugada a edição electrónica do "Expresso". No entanto, a execução da decisão tomada na sequência do "caso Mateus" e do recurso aos tribunais comuns por parte do Gil Vicente está "suspensa" até ao dia 14, para não comprometer as obrigações imediatas da Selecção e dos clubes nas eurotaças. A decisão terá sido comunicada a Madaíl na quinta-feira.
In Record

BRAGA SEMPRE MAIS!

VVCEPHEI

Sendo assim o caso está resolvido, basta a FPF disponibilizar 1/10 do vencimento do Scolari e o Gil vai calar-se caladinho e jogar na honra. A FPF paga as custas ao Tribunal.

PAF

já imaginaram se fosse o Braga na posição do Gil?
se calhar o caso nem se punha porque ainda assim o Braga tem bastante mais força que o Gil nos poderes instalados, e se pensarmos nos grande então isso seria impossivel... ainda se lembram quando Vale e Azevedo arranjou declarações falseadas das finanças dizendo que o slb tinha os impostos em dia, quando não tinha e deveria ter descido de divisão, o que acontevceu? nada é claro.

se fosse o Braga a descer por uma situação semalhante,  preferia jogar na Regional e ir ate ao fim, e acho que é isto que os sócios do Gil irão decidir... ou seja, o Gil paga os seus erros ( que para mim é o menos culpado nisto tudo) mas paga também a Federação e todos os outros clubes e bem pago!! incluindo o Braga.
Depois tou para ver se o Pinda da Costa e o Vieira ainda mantêm a ironia com que trataram o caso e se o Madail tal como vai invocar o Interesse publico também vé se encontra um Interesse comunitario para jogar nas competições europeias...

Zeus

Quote from: PAF on 02 de September de 2006, 18:11
o Gil paga os seus erros ( que para mim é o menos culpado nisto tudo) mas paga também a Federação e todos os outros clubes e bem pago!! incluindo o Braga.

Segundo sei o presidente do gil sabia que o mateus não podia ser inscrito, foi o presidente do lixa(antigo clube do mateus) que o avisou aquando da transferência, a havia mais clubes interessados (gmr ou P. ferreira), eu acho é que o presidente do gil anda a ser mal aconselhado pelo advogado, que não sabe onde se há-de meter por ter originado tudo isto.
O presidente do gil é um badameco que não percebe patavina daquilo no que se está a meter
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

Bracarus

é engraçado ver as pessoas a falarem deste assunto.
não me refiro a este forum em particular, mas sim aos adeptos dos outros clubes e sobretudo a imprensa.
estão todos contra o Gil !

Mas se em vez do Gil, fosse o SCBraga ?

É por pensar nisso (e discordo quando alguém diz que ao SCBraga não aconteceria o mesmo ... - onde é que esse andou a época passada ? será que viu os jogos e as arbitragens do SCBraga ???), que estou 500% ao lado do Gil.
Se isso implicar sanções para a selecção e clubes, QUE SE LIXE !
Aliás a imprensa parece preocupada apenas, por 3 clubes não poderem participar na Liga dos campeões.....

A selecção é um conjunto de interesses dominado pelos 3 metralhas (veem como o scorali só vê os jogadores desses 3 clubes e os que jogam lá fora??!)
a nível de clubes, se nós perdermos uma ida à Uefa (e não estou muito certo que ganharemos aos italianos...), vai ser um desastre para nós ? não creio. Afectará isso sim, os 3 que vão à liga dos campeões. Ora como com o mal deles posso eu bem, quando mais penalizados esses forem, melhor.

Estou por isso com o Gil e o Fiuza até a fim. E oxalá eles mantenham a acção em tribunal até ao fim, pois isto é uma injustiça, uma vergonha e reflecte a verdadeira mafia do nosso futebol. Claro que os interesses instalados, já se roem perante a dimensão do problema.
Mas por mim, iria até ao fim sem hesitações (e convenhamos que o Gil já foi objecto de outras anormalidades).

comandantX

Ainda hoje no Telejornal colocaram um entendido da Economia a falar do problema que isto representa para os clubes metralhas e para Portugal...Lisboa e Porto. "Prejuízos incalculaveis para as cidades!"

Que ridicularização!! Querem mesmo fazer do Gil o bode espiatório!

Pois eu não me importo que o Gil leve o caso às últimas consequências!! A FIFA castigaria o futebol português e seria a forma de limpar muita ***** deste futebol!
A começar pelo brasileiro que é seleccionador e alguns dirigentes da FPF (sempre a defesa dos 3Metralhas).
Não esquecendo os 3M que não conseguiriam fazer lucro e assim ficariam em situação precária, passando pelo primeiro-ministro que tem acções da Benfica SAD e que assim sentiria na pele o que é dar cobertura ao seu clube, e também o pontapé no ***** ao Administrador da CGD que ofereceu DINHEIRO PÚBLICO aos lampiões pelo nome do centro de estágio!! Que patrocinador quereria derreter dinheiro com os 3 estarolas se estes estivessem banidos da Europa por uns anos?!

Estão a perceber porque é que o Gil anda tão pressionado?! Os interesses são muitos!!!! Dava para escrever a noite toda!!

Não jogar na UEFA seria triste mas talvez bom no médio-prazo a bem do futebol!!

O Gil utilizou provavelmente a única arma de igualização no futebol a conselho dos mafiosos, imagine-se!
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

PauloLopes

Por acaso hoje o jornal "O Jogo", trás as palavras certas na capa:

ELES CULPAM OS DIRIGENTES

E esta é que é a verdade.

Não se ponham a defender o Gil Vicente, na pessoa do seu presidente, pois ele sabia que não podia inscrever o Mateus, e fê-lo contra tudo e contra todos com base num tribunal civil.
Aliás este senhor só está a pensar no dinheiro que vai perder, senão vejam estas palavras dele:
"A razão está do nosso lado e não desistirei. Mas agora tudo depende dos sócios. Posso não ter o dom da palavra, nem ser o maior cá do sítio, mas sou honesto e responsável. Respeito as pessoas e não gosto de ser enganado", acrescentou.

António Fiúza afirmou, por fim, remeter-se agora a um período de silêncio até à reunião magna do clube e lembrou os associados que, se a proposta de continuar a recorrer à justiça comum for chumbada, perderá "milhares, milhares, muitos milhares de contos" que tem emprestado ao mais importante clube do concelho de Barcelos.

Por outro lado alguém aceitou a inscrição desse jogador (dirigentes da Liga, Cunha Leal e o Valentim que não diga também que nada sabe porque está a mentir) e sabia que essa aceitação vinha de um despacho dum tribunal civil. Logo, foram estes os primeiros a cometer erros, era em Janeiro que deviam ter actuado contra o Gil Vicente.

Para mim são todos culpados: Valentim Loureiro, Cunha Leal e o Presidente do Gil Vicente.
O Belenenses vem por acréscimo pois foi o ultimo a descer, se tivesse sido o Rio Ave, Guimamerde ou o Penafiel ou qualquer outro a história era a mesma, ou pelo menos também tentava ficar, ai não sei se decisão seria a mesma...

Agora, não venham com essa do nosso Braga, porque felizmente temos um grande presidente que sabe o que faz e nunca ia entrar no ridiculo de inscrever um jogador com base na decisão dum tribinal civil, quando sabia quais eram as consequências que dai corria.

E só porque a comunicação social só fala dos três estarolas, já é motivo para não nos importarmos de não ir à UEFA?
Eu quero que a comunicação se f*da, agora o nosso Braga não tem de pagar pelos erros dos outros!

Iglésias

Quote from: PauloLopes on 03 de September de 2006, 00:21
Por acaso hoje o jornal "O Jogo", trás as palavras certas na capa:

ELES CULPAM OS DIRIGENTES

E esta é que é a verdade.

Não se ponham a defender o Gil Vicente, na pessoa do seu presidente, pois ele sabia que não podia inscrever o Mateus, e fê-lo contra tudo e contra todos com base num tribunal civil.
Aliás este senhor só está a pensar no dinheiro que vai perder, senão vejam estas palavras dele:
"A razão está do nosso lado e não desistirei. Mas agora tudo depende dos sócios. Posso não ter o dom da palavra, nem ser o maior cá do sítio, mas sou honesto e responsável. Respeito as pessoas e não gosto de ser enganado", acrescentou.

António Fiúza afirmou, por fim, remeter-se agora a um período de silêncio até à reunião magna do clube e lembrou os associados que, se a proposta de continuar a recorrer à justiça comum for chumbada, perderá "milhares, milhares, muitos milhares de contos" que tem emprestado ao mais importante clube do concelho de Barcelos.

Por outro lado alguém aceitou a inscrição desse jogador (dirigentes da Liga, Cunha Leal e o Valentim que não diga também que nada sabe porque está a mentir) e sabia que essa aceitação vinha de um despacho dum tribunal civil. Logo, foram estes os primeiros a cometer erros, era em Janeiro que deviam ter actuado contra o Gil Vicente.

Para mim são todos culpados: Valentim Loureiro, Cunha Leal e o Presidente do Gil Vicente.
O Belenenses vem por acréscimo pois foi o ultimo a descer, se tivesse sido o Rio Ave, Guimamerde ou o Penafiel ou qualquer outro a história era a mesma, ou pelo menos também tentava ficar, ai não sei se decisão seria a mesma...

Agora, não venham com essa do nosso Braga, porque felizmente temos um grande presidente que sabe o que faz e nunca ia entrar no ridiculo de inscrever um jogador com base na decisão dum tribinal civil, quando sabia quais eram as consequências que dai corria.

E só porque a comunicação social só fala dos três estarolas, já é motivo para não nos importarmos de não ir à UEFA?
Eu quero que a comunicação se f*da, agora o nosso Braga não tem de pagar pelos erros dos outros!

Concordo plenamente com o que diz o Paulo Lopes, e ainda mais a comunicação Social falam mais nos três estarolas pois eles é que perdem uma pipa de massa cada um cerca de 25milhoes de euros. Nós ainda não sabemmos se ganhamos ou se perdemos, mas pelo que ouço dizer a uefa só dá prejuizo, logo......
Viva o Enorme