News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

"Caso Mateus": A NOVELA CONTINUA...

Started by Pé Ligeiro, 01 de August de 2006, 19:06

Previous topic - Next topic

Manuel Pereira

Num país onde a justiça, às vezes mais se parece com a "justiça" da selva, desgraçadamente mais tem valido a lei da força que a força da lei.
No presente e na secretaria: Associação de Futebol de Lisboa - Associação de Futebol de Braga  1 000 - 0.
No futuro e no Tribunal Europeu: Gil Vicente - Federação Portuguesa de Futebol e Liga 1 000 - 0

Saudações braguistas.

BRAGA FOREVER

«Caso Mateus»: tribunal dá razão ao Gil Vicente, Federação pondera recorrer ao Interesse Público

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa aceitou esta quinta-feira a providência cautelar interposta pelo Gil Vicente e ordenou a não aplicação das sanções impostas ao clube de Barcelos pela Federação Portuguesa de Futebol no âmbito do «caso Mateus». Recorde-se que o Conselho de Justiça ratificou na passada quinta-feira, depois do Gil Vicente ter recorrido, a decisão de não deixar o clube participar nas competições organizadas pela Federação tomada pelo Conselho de Disciplina uns dias antes.

Ora nesse sentido o Gil Vicente interpôs na justiça civil uma providência cautelar para anular a decisão da justiça desportiva, o que aconteceu esta quinta-feira. O tribunal aceitou a providência cautelar e com isso anulou a decisão federativa de impedir a equipa principal de competir na Taça de Portugal e as equipas juniores de participar nos campeonatos da respectiva categoria. O clube, através de um comunicado, já pediu até a rápida reintegração das suas equipas nas respectivas competições.

Federação pondera evocar Interesse Público novamente

Entretanto para inviabilizar a vontade gilista de regressar à competição, a federação pondera voltar a evocar o Interesse Público e assim ultrapassar as determinações tomadas pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa. Pelo menos foi isso que garantiu Paulo Lourenço, do departamento jurídico da Federação Portuguesa de Futebol, em declarações à Agência Lusa. «A federação está a ponderar pedir o interesse público. A lei permite à entidade recorrida fazê-lo e neste momento essa é uma hipótese que está em estudo», referiu. Recorde-se que este já foi o caminho tomado para dar início à Liga, numa altura em que Belenenses e Gil Vicente mantinham a disputa pelo mesmo «caso Mateus». De qualquer das formas, a terceira eliminatória da Taça de Portugal, na qual o Gil Vicente quer participar, disputa-se já no fim-de-semana, pelo que a federação terá de tomar uma posição sobre o problema nas próximas horas.

Mais futebol


Mudar um pouco o assunto para aliviar o nosso stress devido ao novo treinador! ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Manuel Pereira

Ainda há quem resista, ainda há quem diga não... há injustica!
Ainda há que se não amedronte perante os todo poderosos "pseudotiranos"...
Força Barcelos!
Força Gil Vicente!

Saudações braguistas

Anabela

Esta novela com montes de episódios (estilo tvi), é como o coelhinho da duracell. E dura, dura, dura.... ;D

Pé Ligeiro

Gilistas acusam FPF de agir de forma absurda
ENTIDADE INVOCOU DE NOVO O INTERESSE PÚBLICO



A decisão da Federação Portuguesa de Futebol em voltar a invocar o interesse público, após decisão de ontem do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa (TAFL) de dar provimento à providência cautelar do Gil Vicente para voltar a ser incluído nas competições da FPF, já mereceu uma resposta dos gilistas.

Gil Vicente acusa a FPF de invocar de forma "absurda e desproporcionada" o interesse público, como forma de impedir o clube de disputar a Taça de Portugal e os campeonatos jovens.

"(...) não está em causa a garantia de relevantes interesses nacionais de monta como sejam a saúde pública, o ensino ou a segurança. A invocação de interesse público é absurda e desproporcionada", alegou o clube de Barcelos, em comunicado.

Esta é a segunda vez que esta situação acontece, uma vez que a FPF já tinha invocado o interesse público para excluir o Gil Vicente do principal campeonato luso, no qual tinha sido "recolocado" por uma decisão dos tribunais.

"O tempo encarregou-se de demonstrar que os alegados motivos de interesse público não tinham, como não têm, qualquer fundamento, constituindo aquilo que muitos observadores e reputados analistas apelidaram de verdadeiro bluff", lê-se também no comunicado.

O Gil Vicente foi suspenso das competições sob alçada directa da FPF por ter recorrido a tribunais judiciais comuns, contrariando os regulamentos desportivos, e viu agora o TAFL suspender os efeitos da deliberação do Conselho de Justiça da FPF, que respondeu com o "interesse público".

"A FPF chega ao ponto de afirmar que a invocação de interesse público é necessária para defender não só o futebol, como 'todo o tecido desportivo nacional'. Não é competência da FPF, nem tal lhe é legalmente admissível, fazer-se passar por defensora de outras modalidades ou de órgão do Estado", continua o texto "gilista".

Os responsáveis do clube minhoto defendem que "recolocar os juniores numa prova em curso ou colocar a equipa sénior numa eliminatória de uma prova (Taça Portugal) a que tem direito não põe em causa todo o desporto nacional" e classificam como "ameaça incompreensível e sem base jurídica" invocar sanções de organismos internacionais.

O comunicado do Gil Vicente, composto por 15 pontos, termina com a manifestação de que o clube "continuará a procurar nas sedes próprias a Justiça e a legalidade e não prescindirá de convocar as autoridades e poderes públicos".

IN RECORD


BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

 
Futebol
«Caso Mateus»: Tribunal confirma Gil Vicente na Honra
O Tribunal Central Administrativo Sul confirmou o indeferimento da providência cautelar do Gil Vicente, na qual solicitava a integração no principal campeonato português, negando por isso provimento ao recurso que havia sido interposto pelo emblema de Barcelos.

A informação é avançada esta segunda-feira pelo site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), onde se pode ler em comunicado que o organismo que rege o futebol português viu «mais uma vez» ser-lhe «dada razão na argumentação sobre o chamado "Caso Mateus"».

A FPF informa ainda que «a decisão é final e não admite recurso», pelo que o Gil Vicente se mantém na Liga de Honra «não havendo qualquer perturbação da regularidade das competições desportivas». Visão contrária tem o advogado do Gil Vicente, Pedro Maceirinha, que já disse à Antena 1 que a decisão hoje conhecida «é passível de recurso», pelo que o clube de Barcelos vai agora analisar «se será do seu interesse recorrer ou acatar a decisão».

IN A BOLA



Sera que vai haver novos capitulos?
BRAGA SEMPRE MAIS!

disco infiltrator

Se é justo ou não eu não sei mas o lugar do Gil Vicente é na 2ª divisão. Do Gil Vicente e de mais 4 equipas que estão na 1ª divisão. O campeonato da 1ª Divisão seria bem mais competitivo com apenas 12 equipas. A dimensão de Portugal e a realidade portuguesa assim o obrigam.

Olho Vivo

Quote from: disco infiltrator on 15 de January de 2007, 18:24
Se é justo ou não eu não sei mas o lugar do Gil Vicente é na 2ª divisão. Do Gil Vicente e de mais 4 equipas que estão na 1ª divisão. O campeonato da 1ª Divisão seria bem mais competitivo com apenas 12 equipas. A dimensão de Portugal e a realidade portuguesa assim o obrigam.


Concordo. A redução de 18 para 16 clubes só faz sentido se tiver como fim uma fórmula que garanta menos clubes mas garanta um calendário futebolístico preenchido de forma a viabilizar economicamente o nosso futebol profissional.
Reduzir para 16 clubes e ficar por aí é uma estupidez. Para isso, mais valia termos mantido os 18...

Pé Ligeiro

A primeira vitória do Gil Vicente

Embora dando razão aos gilistas em todo o "caso Mateus", a nova CD da Liga sublinha que as decisões anteriores são um "caso julgado desportivo"
CARLOS FLÓRIDO/MELO ROSA

A Comissão Disciplinar (CD) da Liga decidiu arquivar o processo disciplinar instaurado ao Gil Vicente, por recurso ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa - contra a FPF, a Liga e o Belenenses e na sequência da sua descida à Liga de Honra -, o que significa ter o clube de Barcelos evitado nova descida, agora à II Divisão. A António Fiúza, presidente do Gil Vicente, foi aplicada uma pena de suspensão de cinco meses e multa de 4 mil euros, por ter proferido afirmações consideradas "graves", mas os gilistas devem considerar o acórdão ontem divulgado como uma primeira vitória em todo o "caso Mateus", sobretudo porque nele a CD da Liga esclarece que o clube poderia, desde o primeiro momento, ter recorrido a tribunais civis.

Num acórdão de 34 páginas, a nova CD da Liga, mais do que poupar o Gil Vicente a nova penalização grave, faz uma análise muito completa ao "caso Mateus", embora sublinhando que este processo disciplinar se limitava ao "facto de o arguido ter impugnado contenciosamente no tribunal administrativo decisões como a deliberação do Conselho de Justiça da FPF" que levou à descida de divisão. Em causa, no entanto, voltava a estar a interpretação do artigo 63º do Regulamento Disciplinar da Liga, que determina a descida de divisão dos clubes que "submetam aos tribunais a apreciação de questões contidas na regulamentação desportiva". No fundo, a base de todo o "caso Mateus". A CD da Liga presidida por Ricardo Costa, defendendo que o artigo 63º "deve ser interpretado em articulação com a Lei de Bases do Desporto", conclui rapidamente que "só as questões estritamente desportivas são reserva de jurisdição das estruturas desportivas (artigo 47º da LBD)", sendo estas as de "natureza técnica ou carácter disciplinar [...] emergentes da aplicação das leis do jogo". Mas o acórdão vai mais longe. O próprio artigo 63º padece de "deficiente elaboração técnica", tem uma "desvirtuação e alteração da lei que pretende regulamentar" e uma "clara restrição imposta aos clubes ao exercício do direito fundamental do acesso aos tribunais, constitucionalmente protegido".

Significará isto que o Gil Vicente tinha razão desde o início de todo o "caso Mateus"? A CD da Liga, lembrando que em causa estava a "recusa da inscrição e registo de um jogador", reconhece que "o assunto não é líquido" e que "é possível sustentar resolução em sentido contrário". Mas também faz notar que esse processo "já foi apreciado no passado [...] como ilícito disciplinar" e que esta CD "carece de competência hierárquica para reapreciar qualquer responsabilidade superiormente decidida pelo Conselho de Justiça", pelo que "nada mais pode fazer o arguido" face a um "caso julgado desportivo". Aliás, mesmo vindo o Gil Vicente a ganhar o "caso Mateus" em instâncias superiores - Tribunal Constitucional ou Europeu -, alerta o acórdão que isso só terá "consequências não desportivas, como um eventual direito a indemnização". Ou seja, o Gil Vicente até pode ter razão, mas... continuará na Liga de Honra!

IN O JOGO


Agora que a poeira assentou, houve alguém que se debruçou sobre o assunto e apesar das decisões que já foram tomadas, vem reconhecer que o Gil Vicente tinha razão. É pena que estas coisas aconteçam sempre com os mais fracos, com os mais pequenos!

Espero que o clube seja ressarcido monetariamente pelos danos sofridos em virtude da incompetência da nossa justiça (?) desportiva!

BRAGA SEMPRE MAIS!

disco infiltrator

E quem paga esta ***** de novela é o contribuinte......enfim......por mim ficavam na segunda uns 5 anos sem poderem subir para pagarem as despesas que estão a dar....

semprebraga

Há sempre uma forma de dar a volta ao assunto.O Gil Vicente tem toda a razão. No entanto, há-de ficar prejudicado.

PAF

Agora para ajudar á festa o M***** do Carlitos trocou o Gil pelo Belenenses depois de se ter treinado no Maritimo e ter dito que era o clube onde queria jogar, um Grande clube!!
Era de Barcelos formado no Gil e mais era só o capitão de equipa do Gil Vicente!!
Onde está o caracter de um jogador destes? 1vergonha, se fosse um jogador do Braga a fazer isto depois de tudo o que aconteceu e o visse a passear nas ruas de Braga não sei o que me passaria pela cabeça, mas boa coisa não seria!!
A atitude do Belenenses também deixa muito a desejar, pois esta contratação acima de tudo tem como objectivo provocar o Gil...
mas enfim, assim vai o futebol em Portugal

CARLITOS=SEM CARACTER

Pé Ligeiro

Gil Vicente perdeu os jogos em que não compareceu

O Gil Vicente perdeu os três jogos em que, no início da temporada, fez falta de comparência. A Comissão Disciplinar da Liga abriu, na altura, um processo à ausência dos gilistas nos encontros com Feirense, Estoril e Trofense - entre a segunda e a quarta jornadas -, para ouvir as razões dos responsáveis do clube de Barcelos e decidir se havia penalização ou a marcação de nova data para os jogos, como era pretensão dos gilistas, que argumentavam que a ausência era justificada pela espera de uma decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa sobre o recurso que ali fora interposto ao castigo de descida de divisão. Esta justificação não foi aceite e a CD considerou ter havido mesmo falta de comparência, o que significa derrota por 3-0 em qualquer dos jogos citados. Além dos pontos perdidos, o Gil Vicente terá de pagar seis mil euros de multas, as despesas das equipas de arbitragem dos jogos e, ainda, os montantes correspondentes aos custos da organização do jogo com o Estoril (fora) e da receita provável de bilheteira.

Em termos de classificação, o Gil Vicente desce um lugar, passando para 12º, pois as derrotas por 3-0 nos referidos jogos permitiram a ultrapassagem do Estoril e a fuga do Trofense (que estava com os mesmos pontos). O Feirense passa para a liderança, em igualdade pontual com o Leixões.

IN O JOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Presidente do Gil Vicente leva caso Carlitos a tribunal: «Os acordos são para cumprir»


António Fiúza, presidente do Gil Vicente confirmou ao Maisfutebol que o clube já deu instruções ao departamento jurídico para accionar judicialmente o jogador Carlitos, depois de este ter trocado o Marítimo pelo Belenenses. Segundo o dirigente dos gilistas, que mantêm um litígio com o clube de Lisboa, devido ao caso Mateus, «Carlitos faltou à palavra e os acordos são para se cumprir».

Fiúza recorda que foi estabelecido um acordo entre as três partes (Gil Vicente, Marítimo e Carlitos), visando a transferência do jogador para a Madeira. O dirigente acredita que a anunciada transferência de Carlitos para o Restelo possa ficar sem efeito: «Estou convencido de que há matéria para nos ser dada razão em tribunal e o Marítimo vai agir da mesma forma. Só lamento que o jogador se tenha prestado a este papel. Sei que o futebol é um mundo-cão e as atitudes ficam com quem as pratica. Mas só meninos de coro é que se prestam a estas atitudes», concluiu.

IN MAISFUTEBOL

BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Além de perder os 3 jogos por um resultado de 3-0, ainda lhe são retirados mais 3 pontos por cada jogo, num total de 9 pontos, deixando de ter 20 pontos, conquistados noutros jogos, em campo, para passar ater apenas 11. O Gil Vicente tem 5 vitórias, 5 empates e 6 derrotas (já contando com 3 derrotas administrativas)e fica apenas com 11 pontos.
Se fosse com outro clube, caía o Carmo e a Trindade!



"Caso Mateus: Gil Vicente perde nove pontos por faltas de comparência

O Gil Vicente foi hoje sancionado com a perda de nove pontos por não ter comparecido a três jogos da Liga de Honra, em protesto contra a sua descida de divisão no âmbito do Caso Mateus.

De acordo com o comunicado da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o clube de Barcelos é sancionado por ter falhado os encontros com o Feirense (2ª jornada), Estoril-Praia (3ª) e Trofense (4ª).

A formação treinadapor Paulo Alves cai assim do 12º para o 15º lugar, passando a somar apenas 11 pontos."

IN PUBLICO


BRAGA SEMPRE MAIS!

pauloA5

Quote from: disco infiltrator on 15 de January de 2007, 18:24
O campeonato da 1ª Divisão seria bem mais competitivo com apenas 12 equipas. A dimensão de Portugal e a realidade portuguesa assim o obrigam.


Já está provado este ano, que a redução de clubes pode ter o efeito contrário na competitividade. Esta época, o campeonato está bem menos competitivo, com um maior fosso para os 3 primeiros lugares e com menos disputa e interesse no fundo da tabela. E se já tem havido críticas por causa da paragem de natal e dos jogos mais espaçados, então com 12 é que havia de ser...