News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

agressões a associados pela Policia

Started by RB_grp006, 01 de March de 2008, 15:03

Previous topic - Next topic

Legião

Também acho que o Braga deveria fazer qualquer coisa. Pelo menos tinha uma visibilidade que o Filipe não consegue...
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

R/B SUIçA

Quote from: d0z3 on 06 de March de 2008, 20:24
já agora, neste momento que todos contam histórias de agressões de policia.

há uns anos fui ver o Salgueiros-Braga e estava muito descansado à espera da hora do jogo na rua principal do estádio Vidal Pinheiro. Deviam faltar cerca de duas horas para o jogo quando chega a claque do Braga a insultar toda a gente, a provocar tudo e mais alguma coisa. Até aí tudo bem (não é que seja uma boa coisa, mas era uma atitutde que se considerava normal para os padrões da claque na altura), mas eis que passam 3 miudos (dois deles deviam ter a minha idade, 15 anos, e 1 deles era no máximo 3 anos mais velho do que eu) e começam a ser brutalmente agredidos de forma gratuita pela claque bracarense, tudo isto porque tinham cachecol do salgueiros. Nesse momento chega o corpo de intervenção e começou a descarregar em todos os que estavam naquela zona identificados como adeptos bracarenses, aí feriram-me no braço, cabeça e costas. Claro que nessas alturas a policia não pára para perguntar quem foi que fez, porque em instantes é engolida pelas feras. Mais uma vez surge um caso de um adepto agredido pela policia, só que eu contei a história como se passou...

Quanto ao jogo com o vitória e ao que se passou só tenho isto a dizer: conheço muita gente de ambas as claques bracarenses e segundo alguns membros dos red a história não é tão inocente como tem vindo aqui a ser descrita.

Não quero de forma alguma procurar desmentir os autores, pois não li muito bem tudo e não sei se essas pessoas pertencem a claques, se foram elas a provocar, só contei o meu caso.





para tua informacao o filipe e socio do scb a mt mais tempo duque e da claque e socio com cotas em dia e cm cadeir anual e por amor ao braga filiou-se aos red boys para assim se tornar mais facil poder acompanhar o brag nos jogos fora tb mais ainda existe um video que prova aquilo que  aqui e relatado existem dezenas e testemunhas oculares que estavam perto do que aconteceu pr isso nao venhas pra aqui dizer que o avo do tio do teu primo disse...   
quem viu confirma o depoimento do filipe e quem o conhece sabe que ele nao e de confusoes
http://i41.s

spinto

boas
como é que se coloca aqui uma foto???

Já entreguei ao agredido as fotos que tinha tirado no telemovel quando estava no chão com "três policias em cima" e queria colocá-las aqui, já que foi com o seu consentimento.
apesar de não estarem em boas condições, foram as que o modesto telemovel permitiu, espero que possam ajudar.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

sheli

Quote from: spinto on 07 de March de 2008, 11:46
boas
como é que se coloca aqui uma foto???

Já entreguei ao agredido as fotos que tinha tirado no telemovel quando estava no chão com "três policias em cima" e queria colocá-las aqui, já que foi com o seu consentimento.
apesar de não estarem em boas condições, foram as que o modesto telemovel permitiu, espero que possam ajudar.


Quando escreves um post, por cima do smile " ;)" tens uma opção "inserir imagem", uma coisa assim de genero  "[ img ] http://(aqui pões o link da imagem que queres postar)[ / img ] "   espero ter ajudado  ;) ;)
FcCastro

spinto

tem a função inserir imagem mas como se faz depois, não dá para usar o copiar colar como se faz frequentemente para copiar imagens
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

sheli

mete a foto num site qualquer de onde possas depois sacar o link:
fotos.sapo.pt ou na tua conta do hi5 (se tiveres) , sao dois exemplos.

penso eu que só dá assim...
FcCastro

spinto

não estou a conseguir

passei a foto por mail para os blogs bragasempre e ultras braga, eles que a coloquem por favor
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

zebraga1985

#147
Fotos cedidas por Sérgio Pinto


Menos internet, mais estádio...

O futebol é no estádio e não no PC

sheli

#148
3 pra um??? :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Mais uma pergunta para o Filipe:
depois de seres agredido, tu foste detido ou deixaram-te andar???Porque se tivesses sido era facil apontar os responsáveis directos...mas se nao foste,vai ser mais complicado porque assim eles têm como se safar....NÃO DEIXES ISSO ACONTECER!Não desistas do requerimento das imagens das camaras porque todo o estádio está coberto por elas!!!
(peço desculpa se me estiver a falhar qualquer informaçao :-[)
FcCastro

R/B SUIçA

se leres o depoimento com atncao ficaras a saber que depois de algemado continuou a ser agredido e depois foi detido
http://i41.s

spinto

#150
a 1ª foto foi tirada logo após ter sido puxado das escadas para o corredor e quando o estavam a algemar, onde o agredido estava deitado com os braços abertos, penso que nesta altura ele não estava com ferimentos ou a sangrar o que é grave pois se tal facto aconteceu, foi agredido depois de estar na posse da policia.

a 2ª foto foi tirada a um dos agentes que estava a "malhar" no agredido mas não está nitida pois nesta altura o agente da esquerda que se vê ainda pior correu em minha direcção e então aí tive de fugir para não ser apanhado.

Tenho a certeza que se os policias me apanhassem também ia sofrer, podiam apagar as imagens do telemóvel mas da memória só se me matassem.

Há muitos anos que me movimento em estádios e infelizmente já vi pessoas morrer quando estava no estádio (sporting-porto episódio do varandim e Benfica-sporting final do very light), sei bem que em certas alturas a policia quando se vê "apertada" ou quando estão a trabalhar contrariados pois estavam melhor sem fazer nada, ou quando são chamados para dispersar multidões, apanham assim umas pessoas para inocentes ou não, para depois os "exibirem como trofeus" para ninguem se aproximar ou com o intuito de intimidar.
na minha opinião e é generalizada penso que paga sempre quem não deve, como regra geral na podre sociedade que temos.
há imensos exemplos de falta de paciência das autoridades e são formados e treinados para quando alguém os agredir verbalmente ou não respeitarem as decisões lidarem naturalmente sem violências pois é normal e estão a ser pagos para lhes chamarem o que não querem ouvir e calar.
Era o que mais faltava chamar-mos "filh...da p...ta" ao arbitro e ele vir ter connosco acertar contas. Era excelente e até gostava de ver.

NÃO É POR SER  POLICIA QUE É MAIS DO QUE ALGUÉM

É ESTA A POLICIA QUE ESTÁ A SER PAGA COM OS NOSSOS IMPOSTOS

É A ESTES QUE ESTAMOS A PAGAR PARA NOS BATER

portugal, portugal cada vez mais és uma país de 3º mundo e nós masoquistas a pagar para nos massacrar.

Muitos deviam pensar, que como é o meu caso, tenho 2 filhos e vivo para eles e não são estes senhores que me impedem de estar em sociedade no meu canto e ter de ser obrigado a correr e fugir de bastonadas.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

ric

#151
Amigos, esta questão é muito delicada.e posso deixar ficar aqui opiniões que me chegam sem muito raciocinar e que podem ser mal interpretadas. mas não resisto a atirá-las para este fórum pois estamos a discutir as questões, acreditamos nos relatos do Filipe e pensamos que houve de facto, violencia gratuita e desporoprcionalidade de meios.
Compreendo de certa forma alguma contenção do clube: estão interessados na verdade mas , nesta altura, existe uma versão de um associado e uma versão - hipotética e se existe - da policia. O caso passou-se no estadio mas a responsabilidade da segurança é da policia (será mesmo??? ou o SCB-SAD tem tb qq a ver com a segurança por ser o detentor do recinto e o organizador do espectaculo???). por isso acho a posição delicada e algum recato do clube não poderá significar desprezo mas tentaiva de tomar a opção mais cirrecta. partir para uma tomada de posição será interpretada como posuição de um só lado , o que lhe poderá valer algum desconforto.... não sei se estão a perceber....

Existem tb aqui uma série de questões que são ofensas á autoridade -mesmo indirectas - que podem ser justificativas (???) da violencia policial. Nem sei se a policia nestes casos tem "direoto"(???) a usar a força no sentido de "manter a ordem pública"... são questões de direitos , de liberdades e garantias que não conheço a 100% nem sequer as responsabilidades das forças policiais num recinto desportivo. São questões muito técnicas, do foro judicial que só com acompanhemento especifico se poderá ter acesso. gostaria de saber, de fonte independente o que está em causa nestas questões e de que forma o cidadão se poderá defender nestas situações. o que está aqui em causa não é a autoridade da policia. nem sequer está em causa - no limite - a eventual ofensa do Filipe... o que está em causa é o excesso de viol~encia e a forma desmesurada como foi massacrado. A fazer fé na simples ofensa aos policias, haveria a forma habitual de detenção. E penso que aí o filipe teria que aceder e depois procuraria defender-se. Neste caso, existe violencia, abuso de poder e força desmesurada. é aqui que tudo resvala. e na compet~encia (?) para tal.

Estr é um dos assuntos que gostaria de ver retratados por pessoas com compet~encia técnica para ajuizar estes factos.

questões como:
a obrigatoriedade das camaras de videovigilancia
a responsabilidade do organizador do jogo
a responsabilidade e "competencia" para uso da força pela policia
a possibilidade de defesa do cidadão
os orgãos a quem o codadão se deve queixar
a questão de ser ou não ser membro de claque
a questão de ser ou não membro de claque não legalizada
a situação de toda a acção posterior á agressão


são questões que interessariam ser aqui trazidas por alguém de direito e que, penso eu, o SB poderia deixar bem vincadas.

Eu próprio vou tentar saber quem tem "intervenção" nestas questõese vou tentar trazer aqui o seu depoimento.

Penso mesmo que esta situação é de ser levantada  ao provedor de Justiça para que se pronuncie sobre estas questões. Hoje mesmo vou tebtar fazer chegar uma carta , em nome do SB, para tentar saber com que o cidadão se pode precaver

PS: com esta minha mensagem, apesar de levantar aqui questões algo controversas, manetenho a minha solidariedade com o Filipe e com todos os Filipes deste país

PAF

A pessoa em causa (agredida) é quem eu pensava, ainda não tinha dito nada porque não tinha a ceteza se era a pessoa que eu pensava, mas vendo as fotos, eu estava por ali mesmo ao lado de quem tirou as fotos, e de uma coisa tenho a certeza, a pessoa detida não estava nem de perto nem de longe no estado em que ficou, no momento da sua detenção... levou umas bastonadas pelo corpo, também deu pelo menos uma pancada ao 1ºpolicia que apareceu quando este o tentava puxar das escadas, diga-se, depois é que vireram os outros que estavam por perto, inclusivé agrediram uma rapariga que estava mesmo ao lado e pelos vistos as coisas depois complicaram-se...
Já agora pareceu-me na hora que o que levou às agressões foi as bocas(insultos) que o pessoal estava a mandar, e que depois desta cena aumentaram e muito, se bem que a reacção da policia foi menos violenta pois quase toda a gente ficou indignada, e contra todos eles já se contiveram mais.
Havia várias pessoas com maquinas fotograficas ao cimo das escadas...

R/B SUIçA

ric o filipe antes de ser membro de uma claque ja era socio do scb tem 5 ou 6 anos de claque e mais de10 c0mo socio do clube tem ctas em dia e cadeira anual mesmo nao fazendo uso dela paga-a para ser mais um a ajudar o clube. por essas razoes e  que o scb deveria tomr uma posicao. pelo que sei a policia nao esta a li de borla sao pagos para la estar pelos clubes uma razao para que o scb nao se sinta descomfortavel sao pagos para zelar pela seguranca nao para gerar violencia.nao se podndo falar mt agora devido ao processo que corre um destes dias serao revelados alguns promonores que ainda nao sao publicos.
http://i41.s

ric

#154
Fiz esta atrde uma exposição por mail á provedoria da justiça onde explanei o que se passou e pedi esclarecimentos vários de forma opder inseri-los aqui no site.

No fundo solicitei esclarecimentos sobre:

1- Num espectáculo desportivo a responsabilidade pela segurança é do clube organizador ou da policia?
   2- No interior do recinto, apesar de ser nas escadas de acesso ás bancadas, as leis sobre os recintos desportivos não obrigam a existência de cãmaras de vigilãncia?
   3- O pedido dessas imagens é requerido por quem?
   4- Qual as razões que "viabilizam" uma investida da policia de intervenção?
   5- o uso de força desmesurada é passível de ser usada pela policia mesmo tendo como justificação " a preservação da ordem pública"?
   6- A quem pode recorrer um cidadão que se sente violentado pelo uso exagerado da força?
   7- terá sempre que ser exibida a queixa contra um agente especifico? ou apenas invocar que foi determinado batalhão que na altura estva de prevenção?
   8- Uma simples detenção ou voz de prisão não seria suficiente mesmo quando a proporcionalidade da força é bem evidente? é legitimado o uso da força para a detenção?
   9- poderá um clube evocar junto de alguma entidade que a força policial que está de serviço no seu estádio "exagerou" na força aplicada?


resposta PRONTA E RÁPIDA cerca de 30m da Provedoria:

Informo V. Exa. que, de acordo com a lei (artigo 23º da Constituição da República e Lei nº 9/91, de 9 de Abril - Estatuto do Provedor de Justiça), não compete ao Provedor de Justiça esclarecer dúvidas legais - ou seja, prestar consulta jurídica que, em regra, cabe aos advogados.



Com os melhores cumprimentos,



M. Elvira Sousa

(Secretária do Provedor de Justiça)


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

poirtanto, nesta instituição não se poderá requerer esclarecoimentos (não sabia...)

quem poderá responder a estas questões?

No fundo, estamos TODOS obrigados a tentar conseguir esclarecimentos  a estas questões. Todos aqueles que querem fazer pleno uso dos seus direitos de cidadão num estado democrático.
Vou tentar ir mais em frente... pensem nisto e tentem mexer-se também...

sheli

Quote from: R/B SUIçA on 07 de March de 2008, 14:34
se leres o depoimento com atncao ficaras a saber que depois de algemado continuou a ser agredido e depois foi detido

Pois, eu reparei nisso mas a duvida surgiu-me uma vez que ele foi detido deveria ter sido levado para a "prisao" do estádio até ao final do encontro(sim,pk o estádio tem disso!!), ora, sendo assim teriam obrigatoriamente  que passar por varias forças,pessoas e responsáveis até ao dado local portanto não deveria ser assim tão dificil a identificaçao desses agentes (a nao ser que....fossem detidos e levados pra outro local que nao no proprio estádio  :-\ )

Percebes a minha duvida? sorry não ter sido muito explicita  :-[
FcCastro

jaimec

Quote from: ric on 07 de March de 2008, 15:46
Fiz esta atrde uma exposição por mail á provedoria da justiça onde explanei o que se passou e pedi esclarecimentos vários de forma opder inseri-los aqui no site.

No fundo solicitei esclarecimentos sobre:

1- Num espectáculo desportivo a responsabilidade pela segurança é do clube organizador ou da policia?
   2- No interior do recinto, apesar de ser nas escadas de acesso ás bancadas, as leis sobre os recintos desportivos não obrigam a existência de cãmaras de vigilãncia?
   3- O pedido dessas imagens é requerido por quem?
   4- Qual as razões que "viabilizam" uma investida da policia de intervenção?
   5- o uso de força desmesurada é passível de ser usada pela policia mesmo tendo como justificação " a preservação da ordem pública"?
   6- A quem pode recorrer um cidadão que se sente violentado pelo uso exagerado da força?
   7- terá sempre que ser exibida a queixa contra um agente especifico? ou apenas invocar que foi determinado batalhão que na altura estva de prevenção?
   8- Uma simples detenção ou voz de prisão não seria suficiente mesmo quando a proporcionalidade da força é bem evidente? é legitimado o uso da força para a detenção?
   9- poderá um clube evocar junto de alguma entidade que a força policial que está de serviço no seu estádio "exagerou" na força aplicada?


resposta PRONTA E RÁPIDA cerca de 30m da Provedoria:

Informo V. Exa. que, de acordo com a lei (artigo 23º da Constituição da República e Lei nº 9/91, de 9 de Abril - Estatuto do Provedor de Justiça), não compete ao Provedor de Justiça esclarecer dúvidas legais - ou seja, prestar consulta jurídica que, em regra, cabe aos advogados.



Com os melhores cumprimentos,



M. Elvira Sousa

(Secretária do Provedor de Justiça)


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

poirtanto, nesta instituição não se poderá requerer esclarecoimentos (não sabia...)

quem poderá responder a estas questões?

No fundo, estamos TODOS obrigados a tentar conseguir esclarecimentos  a estas questões. Todos aqueles que querem fazer pleno uso dos seus direitos de cidadão num estado democrático.
Vou tentar ir mais em frente... pensem nisto e tentem mexer-se também...


Que país o nosso ... que país de burocratas que só sabem sacudir a água do capote, até que a culpa morra solteira !

spinto


vão dizer que a culpa é dos adeptos pois se estivessem em casa não haveria problemas.!!!!!!!!!!!!

ou então do não se conseguiram apurar responsabilidades!!!!!!!!!!!!

ou então vamos abrir um inquerito !!!!!!!!!!!!!

ou então o processo foi arquivado !!!!!!!!!!!!!!!!

ou então já passaram anos e nada !!!!!!!!!!!!!!!

ou então as pessoas que estavam a tratar do caso já se reformaram e morreram com 100 anos !!!!!!!!!!!!!!

ou já se esqueçeram que estamos em portugal, terra sem lei em só se resolve o que interessa.

gostava de ver um "cão grande a ser agredido" para ver o que se passava.

Onde está a indeminização á familia do assassinado na final do jamor, lembram-se ????
quem agrediu Ricardo Bexiga ????????

Lamento, não se consegui apurar.

Não tem nada a ver para o caso, mas há uns anos o meu carro foi assaltado e levaram-me os documentos e cheques todos (6ªfeira de Braga-Académica em 200...) passados meses foi apanhado uma pessoa em lisboa com a minha identificação, foi presa, libertada e agora não conseguem levá-la a julgamento porque não sabem do seu paradeiro.
que raio de justiça que prende identifica e leva a tribunal um gatuno cria calotes de 500cts em cheques e o desgraçado fica a arder e o processo arquivado por o gatuno estar em parte incerta.
Apanha-se um crimoso e deixa-se fugir?

JUSTIÇA EM PORTUGAL, NÃO OBRIGADO, EU NÃO ACREDITO QUANDO SOMOS SIMPLES CIDADÃOS ANÓNIMOS.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

R/B SUIçA

Quote from: sheli on 07 de March de 2008, 15:57
Quote from: R/B SUIçA on 07 de March de 2008, 14:34
se leres o depoimento com atncao ficaras a saber que depois de algemado continuou a ser agredido e depois foi detido

Pois, eu reparei nisso mas a duvida surgiu-me uma vez que ele foi detido deveria ter sido levado para a "prisao" do estádio até ao final do encontro(sim,pk o estádio tem disso!!), ora, sendo assim teriam obrigatoriamente  que passar por varias forças,pessoas e responsáveis até ao dado local portanto não deveria ser assim tão dificil a identificaçao desses agentes (a nao ser que....fossem detidos e levados pra outro local que nao no proprio estádio  :-\ )

Percebes a minha duvida? sorry não ter sido muito explicita  :-[

depois de detido foi encaminhado ao hospital para fazer uns corativos e depois encaminhado para a esquadra de braga smp acompanhado plo c...........a...........b..............r.........a...........o que o agrediu..... por isso esse animal esta bem identificado!
http://i41.s

R/B SUIçA

tb nao acredito na justica portuguesa acho que enquanto nao for um policia a ser agredido e ser deixado num estado critico nao havera justica ai sim os autores serao identificados e condenados e virao clubes sindicatos e nao sei quem mais dizer que o policia tinha familia e que isso e condenavel . mas quando se faz o mesmo a um cidadao por parte desses animais e normal nao faz mal enfim. por isso cada ve mais gosto do pais onde viv0 e desprezo o meu pais.
http://i41.s