News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

S.C.BRAGA - 2 vs NAVAL- 1 --» Comentários após e durante o jogo!

Started by BRAGA FOREVER, 20 de March de 2007, 17:43

Previous topic - Next topic

pamg

Quote from: Pedro Ribeiro on 21 de March de 2007, 03:02
O golo-fábula de ontem faz-nos viajar até ao Euro-96, onde voou para apressar a incrível reviravolta frente aos ingleses, de 0-2 para 3-2.

in A BOLA

Foi no euro 2000, em 96 nem contra a inglaterra jogamos, A BOLA no seu melhor...
Mas por acaso foi mesmo um golo á JVP tal como o do euro 2000.

ric

na minha óptica, mufdar de esquema de jogo no final da temporada (JC optou pelo 4X4X2) não me parece escolha acertada. o Braga tem mecanismos e fio de jogo e tb rotinas para o 4X3X3.
Notei que a equipa estava algo descompensada neste sistema que me parece ter sido por falata de entrosamento.
mexer nisto parece-me uma m´aposta. E não me parece que apesar das lesões não houvesse possibilidade de colocar 2 extremos...

De resto nem me pareceu cansada nem abúlica a equipa. Acho mesmo que foi falta de ritmo neste modelo de jogo.

De resto, parece-me que ser bom marcador de livres não é suficiente para Andrade. Tirando os remates , o brasileiro ainda não me surpreendeu. E como o futebol não é andebol, onde Andrade poderia entrar nestas faltas, parece-me que era bom ter um tempinho de banco para nos treinos ganhar ritmo e velocidade (sobretudo através de treino especifico...).E wender precisa tb de repouso para reflectir...

Reis

1.º OBJECTIVO (75%): 3 pontos
Conseguido!

2.º OBJECTIVO (25%): Bom espectaculo
Não conseguido!

Realmente, quando vcejo um jogo do Braga, quero é NECESSÁRIAMENTE ganhar o jogo, todo o resto é complemento.

Quem quer primeiro que tudo, ver bons jogos de futebol, então que se desloquem a Corunha, Vigo...

Eu quero é ganhar jogos, nem que seja com a qualidade de futebol apresentado no ultimo jogo!

p.s. Mas que me enche o peito ver o Braga jogar bem e ganhar, claro que sim.... Mas dou mais do que prioridade aos 3 pontos.....
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Vlad

Quote from: Pedro Ribeiro on 21 de March de 2007, 03:02
Quote from: Pedro Ribeiro on 21 de March de 2007, 02:19
(...) não seria "politicamente" possível rejeitar uma aposta mediática como era João Pinto - quer pelo seu prestígio junto dos adeptos (vide votação de hoje para o melhor em campo, quando para além de ter marcado um grande golo - típico dos seus velhos tempos - fez uma exibição apagadíssima, errando um chorrilho de passes), quer pela pressão a que os media sujeitam qualquer treinador sempre que JVP não é primeira escolha.

João Pinto 7

Para ele a bola já não guarda segredos. O verdadeiro artista não perde as qualidades e o passar dos anos refina as belas artes. Marcou mais um golo para a galeria dos notáveis e assinou outras raridades em nova noite de gala.

Destaque do jogo

Gerador de ouro

Levar o jogo muito a sério é apenas uma faceta de João Pinto. Há muitas outras que fazem dele um atleta excepcional, alguém que nunca se encolhe ao correr dos anos. Vai fazer 36. Já deveria estar em casa a cuidar dos filhos ou da relva... do jardim. Mas prefere cuidar do Sp. Braga. Fez o quarto golo da época, mas esse é apenas um pormenor, já que a função de vida é andar com os outros ao colo. O golo-fábula de ontem faz-nos viajar até ao Euro-96, onde voou para apressar a incrível reviravolta frente aos ingleses, de 0-2 para 3-2. Golos como estes são pedras preciosas em carreira refulgente. Mas de alguém que nunca deixa espalhar sinais de impotência, retenha-se o fundamental: esta época, só para a Liga, foi o criador de nove ensaios que acabaram em golo. É a paixão possessiva que embala o Sp. Braga, o estímulo permanente. Selvagem e indomável até à retirada. Mas tem tempo.

in A BOLA

I rest my case...

Me too...

Eu vi o jogo, e agora li a apreciação individual da bola ao J. Pinto.
Conclusão, ou sou mesmo cego ou então os jornalistas são uma cambada de vendidos e fazem o seu trabalho com base em amizades e conveniências.
Mas como a maioria dos adeptos votou no J. Pinto para melhor em campo, só posso concluir que sou cego!!!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Vlad

Quote from: Reis on 21 de March de 2007, 10:34
1.º OBJECTIVO (75%): 3 pontos
Conseguido!

2.º OBJECTIVO (25%): Bom espectaculo
Não conseguido!

Realmente, quando vcejo um jogo do Braga, quero é NECESSÁRIAMENTE ganhar o jogo, todo o resto é complemento.

Quem quer primeiro que tudo, ver bons jogos de futebol, então que se desloquem a Corunha, Vigo...

Eu quero é ganhar jogos, nem que seja com a qualidade de futebol apresentado no ultimo jogo!

p.s. Mas que me enche o peito ver o Braga jogar bem e ganhar, claro que sim.... Mas dou mais do que prioridade aos 3 pontos.....

Reis,

O problema é que a continuar a jogar assim, o teu principal objectivo (o dos 75%) não vai ser atingido muitas vezes, ou achas que vamos ter sempre a SORTE que tivemos ontem?

Mas... à frente.
Com os regressos de Maciel, Vandinho, Castanheira, Rodriguez, a maior aposta no Chmiest, o aproveitamento do Diego, a subida de forma do Madrid e a raça que o J. Costa incutirá no nosso plantel, estou convencido que iremos melhorar o nosso nível exibicional até ao fim da época.

Satmar

Ai ñem sei o que referir.... estamos a cair numa nulidade.... as exibições são péssimas, é só casos de indisciplina.... Parece que algo está a ruir... Será que apenas nos move a fé da TAÇA??? Ai Braga, quem te viu e quem te vê, mas eu acredito qure algo mudará.
Força Enorme!!!

sol

Quote from: Pedro Ribeiro on 21 de March de 2007, 02:19
Não vou comentar o jogo. Não merece...
Apenas um reparo a quem diz que Jorge Costa jogou com três trincos. Não é verdade. A equipa apresentou-se num esquema táctico em tudo idêntico  ao utilizado pelo Benfica ou pelo Sporting ou mesmo pelo Chelsea de josé Mourinho (4-4-2, com um meio-campo em losango). Sem extremos? Pois, é uma das debilidades deste sistema, mas que em teoria deverá ser compensada pelo dinamismo dos quatro médios, em particular daqueles que fazem os vértices do meio-campo e pelas subidas dos laterais. é um sistema que exige muita mecanização e é muito exigente táctica e fisicamente para esses dois homens que têm a missão de fechar o flanco, cobrindo as subidas dos laterais e em simultâneo abrir o jogo para os flancos na fase ofensiva cabendo aos restantes fechar a faixa central do terreno.
O que pode ser questionado é se os homens que interpretam esses papéis estão à altura de o fazer ou se o sistema é o indicado para o nosso plantel. Parece-me que falta realmente algum dinamismo aos homens do meio campo encarregues do papel de interiores (hoje Frechaut e Andrade), seja porque há pouca mecanização deste sistema, seja porque a incapacidade que os laterais revelaram para subir no terreno ("amarrados" por dois extremos da Naval) lhes exigiria uma versatilidade que eles realmente não têm. Tudo isto, não obstante ter sido Frechaut o melhor em campo (pelo menos em minha opinião). Mas quem tem essas características no nosso plantel? A meu ver, apenas Castanheira e Vandinho... infelizmente indisponíveis para esta partida.

Tudo isto vem desembocar a um problema que vem de longe, que é o que quero aqui abordar - a escolha de um modelo de jogo e de um sistema táctico preferencial e de um plantel compatível com essas escolhas. Não sei quem foi o responsável por estas escolhas, se a administração da SAD, se Carlos Carvalhal, mas nesta fase foram cometidos a meu ver erros gravíssimos.

Em primeiro lugar, não sei se o plantel foi escolhido em função do tal sistema táctico preferencial. As hesitações tácticas e a dificuldade de encaixar alguns jogadores logo no início da temporada fazem-me crer que não. Escolheu-se um plantel atendendo à valia individual dos jogadores e não ao contributo que cada um deles poderia dar a um colectivo. Isto obrigou Carvalhal a apalpar terreno, experimentando um e outro sistema, já com a época em curso, sem se conseguir definir...
Erro tremendo: esta equipa não necessitava ser construída do zero. Havia um modelo e um sistema preferencial de jogo aos quais o plantel estava habituado e que tinham rendido bons frutos no passado recente. Não havia que fazer transformações radicais. Ao novo treinador pedia-se apenas que pegasse no que já existia e retocasse o plantel apenas na medida em que potenciasse o modelo de jogo já solidificado.

Não foi essa a opção. A responsabilidade não sei de quem é. Se da SAD que ou não soube procurar um treinador capaz de fazer uma transição tranquila ou trouxe jogadores por sua conta e risco sem dar cavaco ao treinador; se do próprio treinador que se perdeu nas suas hesitações e tentou uma revolução quando tal não era necessário. O resto da estória já o sabemos. Avanços e recuos, altos e baixos e temos hoje uma equipa sem um modelo de jogo, sem um sistema táctico preferencial. Vamos para cada partida sem saber que surpresas tácticas a equipa encerra.

Era tão simples fazer a transição tranquila de que falo! Precisávamos de alternativas a Hugo Leal (de que já sabíamos não ser fisicamente um homem fiável), um bom defesa esquerdo (para concorrer com Carlos Fernandes), um central credível à dupla Choura-Nem, uma alternativa para a posição mais avançada e resolver os problemas nas alas (que vinham já de trás). Falhámos em quase toda a linha, com uma agravante: fomos buscar João Pinto, jogador já em fase terminal da sua carreira, mas com um cartaz que o "obrigava" a ser primeiríssima opção. Mas JVP, pese o seu valor individual, apresenta um problema (que nenhum técnico conseguiu solucionar): não encaixa no 4-3-3 que nas anteriores temporadas tão bem funcionara. Não é por acaso que Jesualdo forçou a saída de JVP do Boavista - se bem estão recordados foi Jesualdo quem desenhou o seu plantel. Jesualdo joga preferencialmente em 4-3-3, com um trinco e dois médios interiores, partilhando tarefas defensivas e de construção de jogo, ainda que podendo caber a um deles funções de comando (idealmente, no Braga, Hugo Leal). JVP não encaixava nesse perfil, como depressa Carvalhal percebeu - tentou em várias partidas da pre-temporada fazê-lo jogar como interior esquerdo. Ficou aí desde logo obrigado a uma revolução táctica, a construir a equipa do zero, esbanjando o que nas épocas anteriores se havia solidificado, porque não seria "politicamente" possível rejeitar uma aposta mediática como era João Pinto - quer pelo seu prestígio junto dos adeptos (vide votação de hoje para o melhor em campo, quando para além de ter marcado um grande golo - típico dos seus velhos tempos - fez uma exibição apagadíssima, errando um chorrilho de passes), quer pela pressão a que os media sujeitam qualquer treinador sempre que JVP não é primeira escolha.

E pronto, o resto da estória já conhecemos. Com altos e baixos e sem modelo e sistema de jogo: 4-3-3 com JVP como interior esquerdo, 4-2-3-1 com JVP como pivot do ataque (mas incapaz da ligação meio-campo/ataque), 4-3-3 "manco" com JVP como falso extremo e finalmente o 4-4-2 com um meio-campo em losango, um sistema verdadeiramente talhado para si uma vez que, com 3 médios atrás de si, fica liberto de um esforço defensivo para o qual já não tem condição física...

Não entendam isto como uma crítica a JVP como jogador. Tanto quanto me é dado perceber, é um homem que sempre deu tudo em campo e portanto, nada lhe pode ser apontado em termos de empenhamento. Mas é naturalmente um jogador longe do que já foi. E é sobretudo um jogador do qual não precisávamos. Lamento que não se tenham medido bem as consequências em termos desportivos da sua contratação.

Eu vejo este 4-4-2 como uma tentativa de ultrapassar as dificuldades de ligação meio-campo ataque que vimos em n jogos esta época - porque, à excepção de Castanheira, ninguém neste plantel (depois da saída de Hugo Leal) tem capacidade para, com a bola nos pés disciplinar o jogo da equipa e comandar o jogo de ataque. É uma equipa à deriva. Duvido contudo que, tal como as coisas estão, com o pouco tempo para solidificar este sistema, (agora) sem um lateral esquerdo (credível) capaz de dar profundidade ao flanco, seja possível melhorar muito o nosso nível de jogo.

Outra questão tem a ver com o facto de aparentemente se terem feito contratações sem olhar ao lado relacional. Quando se contrata um jogador, não vem só o atleta; chega também o homem. Não me recordo de uma época com tantos problemas disciplinares... E mais não posso dizer porque desconheço o que se passa dentro do balneário.

Também me parece imprudente a estruturação do plantel com jogadores com uma idade média tão elevada, alguns deles contratados por empréstimo. É preciso atenção aos factores motivacionais...

Talvez seja pouco consensual, mas eu sou de opinião que a SAD ponha tudo "em pratos limpos". Que defina se Jorge Costa é aposta para futuro e assim sendo (como acho que deve), que lhe dê carta branca para definir desde já com quem conta para a próxima temporada, quem está de corpo e alma neste projecto. E que se aposte nessa gente desde já. Quanto aos outros... aguentá-los até final da temporada, desde que isso não prejudique o ambiente no balneário...

Leio sempre com muita atenção os teus posts, e concordo no essencial com a análise que fazes. Tenho poucos conhecimentos sobre futebol que me permitam falar futebolês, mas penso que talvez mais do que um sistema ou modelo de jogo, tenhamos que repensar quem deve acompanhar JVP no meio-campo, e digo isto porque me parece que JVP é o único com inteligência q.b. para ler o jogo, mais concretamente para lançar em profundidade tanto na zona central como nas alas. Está velho, corre pouco e não aguenta um encosto, mas parece óbvio que é o único jogador capaz de o fazer. Deve ter Andrade a seu lado? Deve Andrade estar sequer em campo? Parece-me que não! Quanto ao melhor em campo - e eu sou insuspeito porque o critico muito - sem dúvida, Frechaut!

Na poente de vermelho e branco!

ferna

Muito mal se joga!

Com este sistema de jogo penso que não iremos longe. Espero que o Castanheira o o Vandinho cheguem rapidamente, pois, no meu entender, sõ os únicos que conseguem fazer a transição defesa/ataque.

Com os 4 médios em losangulo, os nossos alas, Wender, Cesinha, Gama, Maciel, David, não funcionam. Não os podemos "castigar" como alguns estão a fazer, por exemplo ao Wender. É um erro enorme. O Wender só rende, e muito, na ponta. Como 2º avançado não passa de um jogador vulgar. Nós precisamos dele a Bom Nível.

Jorge Costa, para bem do NOSSO BRAGA, volta ao velho 4x3x3.

Esta equipa faz-me lembrar a do 1º ano completo do Prof. JUJU. Jogava muito mal, mas lá ia ganhando os jogos.

BIBA O NOSSO BRAGA

Arsenalista

Isto agora está na "moda jogar no losangulo" mas não temos rotinas de jogo para isso, e os jogadores que temos são para um esquema 4-3-3, o Wender é extremo esquerdo não vale a pena inventar, o Maciel quando recuperar faz de extremo direito, o Madrid basta como unico trinco, as transicções defesa ataque podem começar nele e no Vandinho, inventar esquemas tácticos é colocar jogadores em posições que não rendem o que os desmotiva. No entanto estou com o treinador acredito que ainda é cedo para avaliações a este nível. Deixem o homem trabalhar.
Esta época ainda temos grandes objectivos a atingir, temos o 4º lugar com acesso à UEFA, temos a taça de Portugal, vamos concentrar nisto porque a época ainda pode ser muito produtiva!!
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

PAF

Frechaut sem dúvida o melhor em campo, foi o único que correu. O zé do Gol também teve ao nivel do costume, corre muito... sózinho lá na frente!
Para os jornalistas o JVP é sempre o melhor, mesmo que não jogue nada.
Quanto á votação do público... é muito suspeita, basta dizer que no SLB o melhor em campo é 90% das vezes o Nuno Gomes... porque será?

O braga faz mesmo lembrar o Jesualdo da 1ªépoca... não joga mesmo nada.
Nem sei como não adormeci a ver aquele jogo, ainda para mais sem som, o que valeu foram os Bombos da claque da Naval que não pararam os 90minutos!

Reis

Quote from: Vlad on 21 de March de 2007, 10:50
Reis,

O problema é que a continuar a jogar assim, o teu principal objectivo (o dos 75%) não vai ser atingido muitas vezes, ou achas que vamos ter sempre a SORTE que tivemos ontem?

Sei lá!!!!!!!!
O que sei, mas o certo é que respostas como a tua, foram escritas quando o JF fez o primeiro campeonato completo aqui em Braga e deu o que deu, e ganhamos os jogos que ganhamos...

Por isso,

exibições convicentes = ganhar mais jogos
huuuummmmm não sei não.......
Duvido que seja tão matemático como isso!!!!!!
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

lipe

Na rádio Antena Minho também disseram que foi um mau jogo da nossa equipa, talvez um dos piores do ano sendo assim valeram os 3 pontos e a recuperação do 4º lugar.
No Domingo com o Varzim temos que jogar muito mais porque senão vamos á vida.

Braga, quer jogues bem ou mal, estarei sempre contigo.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

FIDELIS

o jogo foi mau demais para ser verdade
jogamos mal, não corremos, não quisemos ganhar que é o que mais me preocupa
para cereja em cima do bolo ainda tivemos o caso Jorge Luiz que no mínimo demonstra alguma instabilidade no balneário se bem que não sabemos o que realmente se passou.

mas temos que perceber que este é um período crucial para as aspirações do Braga.
estamos na taça e estamos em quarto lugar
temos um jogo importante com o varzim, vamos ao marítimo e temos depois sporting e benfica
vai ser uma prova de fogo e o Braga vai precisar e muito de todos nós como 12º jogador
por isso vamos acalmar e vamos apoiar, como sempre aliás, a equipa que temos
no fim fazemos contas e criticamos o que tivermos de criticar

Fidelis Bracara
Braga e Basta

A.COSTA

Quote from: Ana Cunha on 21 de March de 2007, 00:37
Mas hoje houve jogo de futebol?! É que eu estive no Estádio Municipal de Braga e não me apercebi de nada!!!

Apenas 3 notas breves depois de uma noite gelada:

....
2. Hoje correu quase tudo mal. Nem 'speaker', nem música, nem nada! Parecia sei lá o quê. Eu entendo que os problemas técnicos existem, mas foi uma pena aquelas crianças todas não terem tido uma entrada mais condigna.

3. É de lamentar o público bracarense (de um modo geral) que nem para aplaudir um grupo de crianças é capaz de tirar as mãos dos bolsos. Sim, esteve muito frio, mas isso não é desculpa! O comodismo tem limites. O que me custou ver aquelas crianças tão alegres e a receberem uns aplausositos como se fossem daquelas bandas que vão lá tocar. Mas é preciso um 'speaker' mandar aplaudir?!
    De qualquer modo, de louvar a atitude do clube que finalmente parece começar a apostar mais no público juvenil. Continuem, é assim que conquistamos adeptos.

Tudo calmo e em silêncio mais parecia uma cerimónia fúnebre, fria e muito distante.

Quanto ao apoio aos miúdos foi diferente , pois na nascente as pessoas cantaram bastante e saltaram no intervalo do jogo.

Mas o apoio é muito distante do desejado a 2 níveis: quantidade  (tão poucos que nós somos) e qualidade  (tão fraco é o apoio nos momentos mais críticos. Confesso que ontem me cheguei a enervar com a apatia de alguns jogadores.  :( :( :( :( :(
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Ana Cunha

Quote from: A.COSTA on 21 de March de 2007, 13:59
Quote from: Ana Cunha on 21 de March de 2007, 00:37
Mas hoje houve jogo de futebol?! É que eu estive no Estádio Municipal de Braga e não me apercebi de nada!!!

Apenas 3 notas breves depois de uma noite gelada:

....
2. Hoje correu quase tudo mal. Nem 'speaker', nem música, nem nada! Parecia sei lá o quê. Eu entendo que os problemas técnicos existem, mas foi uma pena aquelas crianças todas não terem tido uma entrada mais condigna.

3. É de lamentar o público bracarense (de um modo geral) que nem para aplaudir um grupo de crianças é capaz de tirar as mãos dos bolsos. Sim, esteve muito frio, mas isso não é desculpa! O comodismo tem limites. O que me custou ver aquelas crianças tão alegres e a receberem uns aplausositos como se fossem daquelas bandas que vão lá tocar. Mas é preciso um 'speaker' mandar aplaudir?!
    De qualquer modo, de louvar a atitude do clube que finalmente parece começar a apostar mais no público juvenil. Continuem, é assim que conquistamos adeptos.

Tudo calmo e em silêncio mais parecia uma cerimónia fúnebre, fria e muito distante.

Quanto ao apoio aos miúdos foi diferente , pois na nascente as pessoas cantaram bastante e saltaram no intervalo do jogo.

Mas o apoio é muito distante do desejado a 2 níveis: quantidade  (tão poucos que nós somos) e qualidade  (tão fraco é o apoio nos momentos mais críticos. Confesso que ontem me cheguei a enervar com a apatia de alguns jogadores.  :( :( :( :( :(

Do lado nascente não sei, mas acredita que no lado poente a apatia (mesmo com a entrada dos miúdos) era gritante! E isso irritou-me imenso, já que no jogo estamos desculpados, tal era a péssima exibição. Mas agora com os miúdos, não há desculpa!

Vlad

Quote from: Reis on 21 de March de 2007, 12:46
Quote from: Vlad on 21 de March de 2007, 10:50
Reis,

Sei lá!!!!!!!!
O que sei, mas o certo é que respostas como a tua, foram escritas quando o JF fez o primeiro campeonato completo aqui em Braga e deu o que deu, e ganhamos os jogos que ganhamos...

Por isso,

exibições convicentes = ganhar mais jogos
huuuummmmm não sei não.......
Duvido que seja tão matemático como isso!!!!!!

Reis,

Não confundas o futebol pragmático do Jesualdo com o MIJO que tivemos ontem. Com Jesualdo jogávamos claramente no erro do adversário, marcávamos o golito e geríamos o jogo conforme a nossa conveniência. Não era bonito, não entusiasmava, e levantava algumas crítocas dos adeptos, mas mostrou-se um futebol eficaz e era assim conscientemente (propositado). Agora, ontem? Fomos maus, porque não soubemos mais. Os 3 pontos vieram parar à nossa casa, única e exclusivamente, por sorte e ingenuidade do gajo que deu mão dentro da área.

Olho Vivo

No sítio onde costumo tomar o café, um grupo de pessoas (algumas delas próximas de gente da SAD) discutiam acaloradamente as incidências do jogo de ontem, criticando de alto a baixo Jorge Costa que não seria treinador para o Braga (outro!). Então o homem "pôs a equipa a jogar com três trincos!? É mesmo de quem nada percebe de futebol!" Confesso que vontade não me faltou de me intrometer na conversa. Jogámos da forma como boa parte das grandes equipas do futebol mundial jogam! Jogámos como no futebol português jogam Sporting e Benfica! Jogámos da forma que melhor acomoda a presença de JVP na equipa - já que como as reacções de adeptos e imprensa à sua exibição (!?) ilustram o homem tem que jogar! Jogámos tal como fizemos em Londres ou em Parma! Haverá jogadores inadaptados às suas novas posições? Talvez sim, mas como sabemos tínhamos algumas ausências que tornavam difícil fazer outras opções.
Como sabemos, há ainda pouca mecanização deste sistema!

Se é um sistema adequado quando precisamos de tomar a iniciativa de jogo, tenho dúvidas. Mas não posso deixar de referir o exemplo do Benfica. Como todos estamos recordados, Fernando Santos iniciou a temporada procurando mecanizar o losango do meio-campo. Os resultados não foram bons e sobre ele caiu uma chuva de críticas. A verdade é que, alguns meses passados, o mesmo sistema dá mostras de funcionar, mesmo quando é preciso tomar a iniciativa das partidas (vide registo caseiro dos lampiões!)

Fica o alerta porque pelas movimentações que vejo, cheira-me que vamos ter novamente um treinador fragilizado. Será que as pessoas nesta altura ainda não perceberam que o problema provavelmente não estará no treinador, mas num plantel construído ad-hoc, sem ter em atenção aspectos como as necessidades do colectivo, o comportamento social de quem o compõe, a motivação dos jogadores? Ou mesmo na cúpula da SAD que não sabe/soube dar a devida cobertura aos treinadores quando as dificuldades na gestão do plantel exigiam um total apoio aos treinadores?

Se apostámos em Jorge Costa é preciso dar-lhe todo o apoio. É importante que Jorge Costa tenha carta branca para separar o trigo do joio. É preciso que quem não mostre características para fazer parte do grupo para a próxima temporada seja desde já afastado, custe o que custar. O plantel não pode (continuar a) viver num clima de paz podre, sob pena de as coisas em campo atingirem um estado de degradação confrangedor. Não me importo que a equipa jogue com gente menos consagrada que individualmente não tenha tanta qualidade. Quero é que sejamos um colectivo dentro de campo. Se não o somos fora dele, jamais o seremos no relvado!

NOTA: não posso deixar passar em claro algumas crónicas que li sobre o jogo de ontem. Das duas uma: ou os jornalistas que as fizeram são totalmente ignorantes quanto ao futebol (o que é grave já que dele fazem a sua profissão); ou pura e simplesmente não assistem aos jogos! Segundo o Diário do Minho a equipa jogou em 4-2-3-1! Segundo o Record, jogámos em 4-4-2... mas com Andrade e JVP a fazerem as alas!!! Enfim...

JR1287

Quote from: Pedro Ribeiro on 21 de March de 2007, 15:03

Se apostámos em Jorge Costa é preciso dar-lhe todo o apoio. É importante que Jorge Costa tenha carta branca para separar o trigo do joio. É preciso que quem não mostre características para fazer parte do grupo para a próxima temporada seja desde já afastado, custe o que custar.

Tem o meu apoio!
Dou-lhe carta branca, amarela, vermelha, azul, da cor que ele quiser!
E defendo uma enorme vassourada no fim da época (pelas minhas contas, só ficavam 7 ou 8!)

sheli

Quote from: Ana Cunha on 21 de March de 2007, 14:37

Do lado nascente não sei, mas acredita que no lado poente a apatia (mesmo com a entrada dos miúdos) era gritante! E isso irritou-me imenso, já que no jogo estamos desculpados, tal era a péssima exibição. Mas agora com os miúdos, não há desculpa![/i]
[/quote] 

Voces vão desculpar-me mas eu ja referi isso neste topico:
Fomos nós(braguinhas) que começamos a puxar pelos miudos pra saltar...eu estava com o megafone e meninos que estavam na nossa direcção acenaram-nos e começaram aos saltos,depois sim foi incentivo geral.
Eu tambem fartei-me de pedir ao pessoal da poente que estava perto de nós que cantassem...mas so ficaram a olhar pra nós em silencio. (tambem foi com megafone portanto não havia desculpas de que "as braguinhas nao se fizeram ouvir")...inclusive fomos nós que começamos o "chamamento: Brrraaaggggaaaa" e nos conseguimos fazer ouvir pelos Red.

O jogo foi fraco sim sr, mas generalizar a "apatia da poente" não é muito justo. Tenho pena que os adeptos da poente so alinhem quando sao apenas as claques principais a puxar por eles...
FcCastro

Anabela

Já aqui falaram da "cegueira" da nossa imprensa desportiva (acerca do João Pinto ser o melhor em campo).
O que mais me preocupa é que os jornais desportivos, tanto a Bola como o Jogo fazem referência, várias vezes, ao "erro grosseiro" do árbitro ao marcar penalti. Fazem tb referência ao lance do golo da Naval que é irregular!

Bola:
"UMA grande penalidade que só o arbitro viu permitiu ao Sp. Braga somar os três pontos e reconquistar o quarto lugar(...) numa altura em que os visitantes mandavam em campo, mas acabaram por beneficiar de um erro grosseiro do árbitro, que só não pode apelidar-se de anedótico porque os homens da Naval não têm razões para rir. Pelo contrário...
Antes, porém, tinha sido também um lance ilegal a repor a igualdade(...)
(...) Deixou alguns jogadores sem cartão amarelo e não castigou Paulo Jorge com a expulsão, quando o capitão do Sp. Braga impediu que Carlitos se isolasse. Estava o jogo empatado...
Mas o lance decisivo do jogo estava para vir. Zé Carlos brincava com a bola na área e Mário Sérgio até protegia o braço, mas a bola passou por perto — imperceptível se chega a tocar, mas nunca com intenção do navalista — e o árbitro assinalou penalty. O público da casa aplaudiu, os ânimos agitaram-se e deram a confiança necessária para o homem dos golos de Braga assinar a sentença. Da Naval e... do árbitro.

Jogo:
(...)O golo "apenas" trouxe uma Naval mais esticada no terreno e a cada minuto mais audaz, ainda que sem pontaria. E tanto assim foi que só aos 67' acertou com um remate na baliza de Paulo Santos, numa cabeçada de Nei que fez... o empate. Punia-se a demasiada passividade dos minhotos, à espera que algo acontecesse para somar novo tento, pois até então não mais acertaram com a baliza de Taborda. Aliás, provavelmente assim sucederia até final, não fosse o erro clamoroso do jovem árbitro que, no seu terceiro jogo na Liga, interpretou mal um lance na área navalista e transformou em penálti uma bola na mão de Mário Sérgio. É que quando Zé Carlos tenta passar a bola sobre o defesa, esta toca - tocou mesmo?... - no braço que Mário Sérgio procurava... encolher.
ÁRBITRO
Dez minutos de desatino

Exemplar até aos 81', não puniu então com um amarelo um puxão de China a Maciel, para borrar depois e de vez a pintura ao assinalar o penálti que ditou a vitória do Braga, quando existiu bola na mão de Mário Sérgio... se é que este lhe tocou. Foram dez minutos de desatino total

O MOMENTO (85'): 2-1
O penálti  que não era

Zé Carlos tenta passar a bola por Mário Sérgio e esta embate no braço do defesa. O árbitro apita e assinala penálti, punindo a equipa visitante num lance sem ponta de pecado. Zé Carlos bate o pontapé e faz o golo.

Resumindo e concluindo: Quem ler só o jornal o jogo fica com a nítida sensação que o Braga foi altamente beneficiado e que o lance do penalti foi escandaloso!!!
Já o record não faz tanto alarido, nem ao penalti nem ao golo irregular de Nei. A bola, preferiu destacar o lance do penalti.