News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Carlos Carvalhal - EX-TREINADOR DO SC BRAGA

Started by (S)oon(C)hampion(B)raga, 28 de July de 2020, 16:20

Previous topic - Next topic

easy_scb

Quote from: HenDua on 09 de November de 2021, 11:49
Quote from: easy_scb on 09 de November de 2021, 11:27
Vem Bruno Pinheiro, faz 1 excelente época e depois lá ficam os adeptos do Braga a puxar as orelhas porque tal como Amorim, Fonseca, Jesus, Abel, Leonardo Jardim, Domingos e Jesualdo viu no Braga apenas uma ferramenta para se lançar para outros voos.

Quando temos um treinador que dá estabilidade e que acima de tudo permite a existência de um projecto (já passou por outras andanças, não tem pressa para lá voltar), há uma grande fatia de adeptos a pedir a sua saída.

Não meto as mãos no fogo por Carvalhal. Ele próprio disse que tem como objectivo voltar a Inglaterra depois destes 2 anos. Falta saber se terá esse mercado e acima de tudo essa vontade. No que diz respeito aos adeptos acho que a tal fatia está a fazer o seu trabalho: criar ruído suficiente para inviabilizar o projecto.

Abel esteve cá duas épocas e "meia" antes de ser vendido;
Jesualdo três épocas e "meia" e saiu porque o Salvador nao quis renovar,  foi para o Boavista;
Domingos ficou duas épocas, antes de pedir para sair;
Os restantes de facto tiveram só uma época e depois foram para outros clubes com melhores condições, mas de salientar por exemplo o Leonardo Jardim que era muito contestado pelos adeptos pelo seu estilo defensivo e o Salvador deixou-o sair para ir buscar um treinador que apresentasse futebol de ataque.

Posto isto, não acho que haja muitos adeptos que fiquem chateados com treinadores que fiquem só cá uma época depois de fazerem um grande trabalho. É importante é que depois se tente dar continuidade.

Não consigo entender como na mesma frase consegues colocar os termos '1 época' e 'continuidade'. Na minha opinião mesmo 2 anos são curtos para uma equipa técnica apresentarem todo o seu potencial. Temos de pensar que a análise que fiz à volatilidade dos treinadores aplica-se também aos jogadores. Infelizmente somos um clube trampolim para todo o tipo de recursos pelo que devíamos tentar mitigar esta problemática. Como? Com a contratação de jogadores/treinadores que de alguma forma não tenham pressa para atingir outros patamares. Dou dois exemplos sintomáticos: Alan e Hugo Viana pelas épocas que fizeram em Braga justificavam o salto mas não o deram pois já por lá tinham andado.

Quote from: HenDua on 09 de November de 2021, 11:49
Relativamente ao ciclo Carvalhal, se no dia de apresentação ele disse que só cá ficava 2 anos e já reforçou isso em várias ocasiões, achar que ele vai ficar mais tempo é mera especulação sem qualquer fundamento.

O Carvalhal pode ter toda a ambição do mundo mas há uma coisa que ele não controla nomeadamente as propostas que podem ou não aparecer. Além disto há um outro facto que podia perfeitamente afectar a sua decisão: épocas de sucesso e de total comunhão com estrutura e adeptos. Voltando ao tema dos treinadores/jogadores que não têm pressa para outros voos, acredito que o CC está numa fase da carreira onde a sua realização é prioritária. Há 2 anos o sentimento dele era ir para Inglaterra. Daqui a 7 meses pode ser ficar em Portugal e nomeadamente no Braga.

Quote from: HenDua on 09 de November de 2021, 11:49
E essa da estabilidade e dos projetos só porque sim, também não concordo, porque não devem faltar ai treinadores dispostos a assinar por 4 ou 5 épocas e a ficar cá esse tempo. Um projeto que não funcione não tem utilidade; um projeto com dias contados não traz estabilidade.

Não me revejo neste fatalismo. Nestes chavões que quem vê de fora acha que a época está perdida em inicio de Novembro.
Acho que há uma grande discrepância entre aquilo que são os objectivos do clube e aquilo que vive na mente dos adeptos. Eu já caí também nesta armadilha durante vários anos e que tem um único responsável - António Salvador. O presidente do Braga é quem vem dar tiros nos pés e falar ano após ano em 'titulos' em 'fazer o que ainda não foi feito' em 'melhor plantel dos últimos anos' e depois vemos um completo desinvestimento e uma falta de ambição gritante. Sendo factual este está a ser efectivamente um ano de transição onde perdemos vários jogadores importantes. Onde adicionamos, na minha opinião, demasiada juventude para um clube com a nossa responsabilidade. Onde descapitalizamos o plantel e onde ao invés de dar passos em frente na profundidade, perdemos soluções e referências. Com este cenário como podemos continuar a ter a ilusão de andar em 1º lugar?

Quote from: HenDua on 09 de November de 2021, 11:49
Que projeto é que esses supostos adeptos estão alegadamente a inviabilizar? E como é o que fazem? E de que forma essa tal fatia tem poder para tal?
O projecto é claramente assente em 3 pilares/objectivos: 4º lugar; Tentar ganhar Taças; Potenciar jovens. A inviabilização vem através do ruído. Infelizmente o nosso presidente é levado por impulsos e tem muito pouca inteligência emocional e diria até frieza nas análises.

Quote from: HenDua on 09 de November de 2021, 11:49
EDIT: "Quando temos um treinador que dá estabilidade e que acima de tudo permite a existência de um projecto (já passou por outras andanças, não tem pressa para lá voltar)". O Carvalhal permite a existência de um projeto? Qual projeto? Apostar em 3 ou 3 miudos por época, garantir no minimo o 4 lugar, tentar sacar uma taça? Esse projeto não nasceu com o Carvalhal nem morre com ele.
Quando dizes que o Carvalhal não tem pressa de voltar às tais outras andanças, não estás a ser honesto - com todo o respeito. Até porque "pressa" é relativo. Se ele desde o primeiro dia diz que só fica cá 2 anos e se faltam poucos meses para os completar nem vale a pena ir por ai.

Penso que já te respondi acima. Por um lado as coisas mudam. Aquilo que eram as minhas ou as tuas motivações há 2 anos, podem deixar de ter sido. Por outro lado o mercado também muda. Eu posso ter o objectivo de daqui a 2 anos estar a trabalhar na Google....se esse comboio vai passar ou não é outra história. Mas com isto só quero dizer que independentemente de ser com o Carvalhal ou com outro devemos ter cuidado na escolha de treinadores. Tudo isto começou com a história do Bruno Pinheiro que na minha opinião tem um perfil que devemos evitar pois tipicamente querem chegar o mais alto possível o mais rápido possível.
É curioso que muita malta fala em ter 'prefiro ter 1 época genial a um projecto de 2-3 mais ou menos'. A questão é, e voltando aos ilustres treinadores que tivemos, quantos fizeram melhor que o paupérrimo ano de CC? Uma vez utilizei uma expressão neste forum e volto a dize-la: Paulo Fonseca que também ficou em 4º lugar, e também ganhou uma Taça de Portugal (nos penalties depois de estar perto de repetir a façanha do Sérgio Conceição) está num pedestal para os adeptos do Braga. Já o CC que fez uma época similar (fez pior na Liga Europa) merece levar com o pedestal nas costas.

Por outro lado e voltando à questão do projecto. Há uma perspectiva de continuidade que me parece não entenderes. Há todo um conjunto de detalhes que uma equipa técnica quer controlar que não são implementadas do dia para a noite. Achar que uma equipa técnica tem capacidade para em meio ano ou 1 ano explorar todas as suas potencialidades é um erro. Até porque o trabalho é um processo iterativo que vais afinando em função do contexto em que estás. Não sei que idade tens e se trabalhas ou não mas mesmo que estudes, o teu método é hoje certamente melhor do que o era há uns anos atrás. Há todo um raio de ação que faz parte do âmbito do treinador que muitas vezes ignoramos.

Hucry

Vejo muita gente a falar de Paulo Fonseca mas o próprio chegou a ser bastante contestado quando passou por cá, lembro que na época de Paulo Fonseca, o Braga quando jogava fora era sofrível, via-se à rasca com qualquer um.. chegou a apresentar um bom futebol, mas na parte final da época (como apanágio do Braga) também teve exibições horríveis, valeu a boa campanha na Europa mas também tivemos a sorte nos sorteios que não temos tido a seguir à fase de grupos, defrontámos o Sion e um moribundo Fenerbahce, ultimamente têm-nos calhado adversários bem mais complicados do que estes logo nos 16avos. Tivéssemos perdido a taça, esteve perto de acontecer, e tenho a certeza que ninguém andava a suspirar por ele, hoje em dia.

JR1287

#342
O que vocês estão a dizer (nomeadamente o easy e o A4) é que temos de nos "contentar" com as épocas e os trabalhos que temos tido, isto é, que para nós ficar em quarto e ganhar uma Taça já é bom e mais vale um treinador que nos garanta isso na mão do que dois a voar.
Compreendo a ideia, mas acho curto. E mesmo pensando que o Salvador tem muita culpa, pois se reforçasse a equipa seria mais fácil para os CC e PF terem melhores resultados, não acho que seja essa a questão. O Braga nunca terá o dinheiro e os jogadores caros e mais renomados que os 3 porquinhos têm; por isso, a nossa única hipótese é, com menos dinheiro e "piores" jogadores, fazer equipas melhores. E para isso necessitamos de treinadores que nos dêem um "plus", que retirem dos jogadores mais do que eles normalmente dão, e que façam uma equipa que seja mais do que a soma das capacidades individuais dos jogadores.
Se eu tiver a melhor equipa do campeonato, basta-me ser um treinador "normal" para ser campeão, ou seja, basta que eu não torne a equipa pior do que a soma das individualidades. Mas se eu tiver a segunda melhor equipa do campeonato, só serei campeão se conseguir que ela jogue mais e melhor do que a outra que tem equipa melhor que a minha.
No mesmo sentido, se eu tenho o quarto orçamento da liga, a quarta melhor equipa e o quarto melhor conjunto de jogadores, no mínimo tenho de ficar em quarto. Mas essa é a exigência para um treinador "normal": ficar em quarto. Mas por isso eu digo que isso é curto: eu quero um treinador acima do normal, que consiga tirar da quarta melhor equipa da liga algo acima do quarto lugar.
É também por isso que eu digo que o facto do Salvador não dar melhores jogadores aos treinadores não é só por si relevante, pois continuamos a ser a quarta melhor equipa, pelo que o quarto lugar continua a ser o mínimo exigível, e continuamos a precisar de um treinador que eleve a equipa acima da nossa posição natural. Obviamente que quanto menos boa for a equipa mais difícil será reduzir a diferença para os outros, e mais se exige do treinador para o conseguir; mas, sinceramente, este ano isso nem é relevante porque eu nunca vi a equipa a jogar acima das suas capacidades individuais - pelo contrário, a equipa joga sempre menos do que aquilo que pode e deve!!! Se o treinador estivesse a ser capaz de jogar acima das potencialidades individuais dos actuais jogadores, poderíamos pensar que com mais um ou outro jogador conseguiríamos chegar mais acima; mas a jogar desta forma, não é por causa dos jogadores que não vamos mais longe... Claro que com melhores opções jogaríamos melhor e garantiríamos mais facilmente o quarto lugar, mas nunca iríamos além disso, por não termos treinador capaz de fazer mais do que o "normal".
Ora, parece-me que há muitos adeptos que acham que estamos "condenados" ao "normal", isto é, a ter treinadores que só têm de ficar em quarto lugar; enquanto garantirmos o quarto lugar (e de vez em quando uma tacita...) mais vale não correr o risco de ter um treinador ainda pior - portanto, desde que nos mantenhamos na luta pelo quarto lugar, temos de assegurar a estabilidade que nos permita assegurar o nosso lugar "normal". Mas eu quero mais do que o normal! Eu quero um treinador que nos leve acima do nosso lugar natural! Por isso entendo que um treinador que já se viu que será incapaz de, pelo menos, lutar pelo terceiro lugar (mesmo que garanta o quarto), deve dar lugar a alguém que consiga por a equipa a jogar mais do que a soma das individualidades e, dessa forma, dar luta aos de cima.
Neste momento, os únicos treinadores que eu vejo que estejam a por as respectivas equipas a jogar mais do que seria mormal para os jogadores que têm - isto é, que estão a conseguir dar um "plus" aos jogadores que têm - são os treinadores do Sporting e do Estoril. Sabendo que um é impossível... Obviamente que isto não é infalível (o ano passado quem melhor deu este "plus" foi o Pepa, mas este ano já está a ser "normal"; e já tivemos o João Pedro a ser um "plus" no Famalicão e no ano seguinte foi um "minus"), mas o que me parece evidente é que o CC nunca será para além de "normal" (aliás, tem sido um "minus", incapaz de tirar dos jogadores sequer tudo o que eles são capazes, quanto mais de tirar mais do que eles normalmente fazem).
Respeito quem acha que, garantindo o quarto lugar, cumprimos a nossa obrigação. Eu não acho! Eu quero um treinador que lute pelo menos pelo terceiro lugar até ao fim! Ter de lutar pelo quarto lugar (e já nem falo em ficar abaixo disso, que isso para mim é despedimento imediato) é poucochinho.

HenDua

Amigo easy_scb, grato pelo tempo que tiraste para este diálogo. Percebo o que dizes, concordo com algumas coisas, mas acho que eu não me fiz entender em alguns pontos e por isso passo a explicar:

Quote from: easy_scb on 10 de November de 2021, 10:15
Não consigo entender como na mesma frase consegues colocar os termos '1 época' e 'continuidade'.

Porque eu parto do princípio que se pode dar continuidade a um projeto mesmo que se mude o treinador.
Se a estrutura é a mesma, o núcleo do plantel se mantém, se há uma estratégia a médio prazo bem definida, os objetivos estabelecidos, etc é possível dar -se continuidade a isso mesmo mudando de treinador, mesmo que diferentes treinadores possam ter métodos diferentes e trazer ideias novas.

Quote from: easy_scb on 10 de November de 2021, 10:15
Daqui a 7 meses pode ser ficar em Portugal e nomeadamente no Braga.

Por isso é que eu anteriormente reconheci que o que hoje é verdade, amanhã é mentira, mas opinei com a última informação que foi passada pelo próprio Carvalhal, sem especular que entretanto alguma coisa mudou nem analisando as variáveis que podem/podiam ter contribuído para o Carvalhal mudar de ideias e ficar mais tempo cá.

Quote from: easy_scb on 10 de November de 2021, 10:15
Não me revejo neste fatalismo. Nestes chavões que quem vê de fora acha que a época está perdida em inicio de Novembro.
Acho que há uma grande discrepância entre aquilo que são os objectivos do clube e aquilo que vive na mente dos adeptos. Eu já caí também nesta armadilha durante vários anos e que tem um único responsável - António Salvador. O presidente do Braga é quem vem dar tiros nos pés e falar ano após ano em 'titulos' em 'fazer o que ainda não foi feito' em 'melhor plantel dos últimos anos' e depois vemos um completo desinvestimento e uma falta de ambição gritante. Sendo factual este está a ser efectivamente um ano de transição onde perdemos vários jogadores importantes. Onde adicionamos, na minha opinião, demasiada juventude para um clube com a nossa responsabilidade. Onde descapitalizamos o plantel e onde ao invés de dar passos em frente na profundidade, perdemos soluções e referências. Com este cenário como podemos continuar a ter a ilusão de andar em 1º lugar?

Eu não disse que a época estava perdida, eu comecei por dizer que se/quando o Braga for eliminado das taças e da liga Europa, devia apostar nessa altura noutro treinador ao invés de aguardar pelo final da época. Isto tendo, uma vez mais, como assente que o Carvalhal sai no fim da época, seja por vontade própria (assumida) ou do presidente. É aquela lógica de não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Se vem um novo treinador que venha o maia rápido possível para começar a trabalhar já com os treinadores e a desenhar a próxima época. Mas reforço: se e só se formos eliminados prematuramente das taças e da liga Europa.
Quanto ao resto, estou de acordo contigo.

Quote from: easy_scb on 10 de November de 2021, 10:15
O projecto é claramente assente em 3 pilares/objectivos: 4º lugar; Tentar ganhar Taças; Potenciar jovens. A inviabilização vem através do ruído. Infelizmente o nosso presidente é levado por impulsos e tem muito pouca inteligência emocional e diria até frieza nas análises.

Ok, de acordo. Mas não podes responsabilizar os adeptos - ou a tal fatia de que falavas - por isso.

Quote from: HenDua on 09 de November de 2021, 11:49
EDIT: "Quando temos um treinador que dá estabilidade e que acima de tudo permite a existência de um projecto (já passou por outras andanças, não tem pressa para lá voltar)". O Carvalhal permite a existência de um projeto? Qual projeto? Apostar em 3 ou 3 miudos por época, garantir no minimo o 4 lugar, tentar sacar uma taça? Esse projeto não nasceu com o Carvalhal nem morre com ele.
Quando dizes que o Carvalhal não tem pressa de voltar às tais outras andanças, não estás a ser honesto - com todo o respeito. Até porque "pressa" é relativo. Se ele desde o primeiro dia diz que só fica cá 2 anos e se faltam poucos meses para os completar nem vale a pena ir por ai.

De resto, eu também queria um treinador capaz e que quisesse ajudar o Braga a dar o salto e a consolidar o clube nesse novo patamar. Mas se fazer melhor do que se tem feito já é difícil, encontrar alguém com a capacidade de o fazer e de se dedicar ao projeto a médio/longo prazo ainda mais difícil é.
Eu também queria que o Braga fosse um clube apetecível para treinadores e jogadores ficarem cá muitos anos - como por exemplo o Horta e o Matheus. Mas mesmo que o Braga fosse esse clube, por quais quer fossem as razões que nos permitissem segurar os grandes treinadores e jogadores, isso ia esbarrar sempre no carrossel do Salvador.
Se o Sporting não está nesse patamar, o Porto já esteve mas agora cada vez mais longe (é ve-los a sair a custo zero para irem ganhar a vida para outras paregens), parece-me irrealista expectar isso para nós.
Infelizmente ainda temos um longo caminho a percorrer nesse sentido, e o caminho, parece-me a mim, faz-se com treinadores e jogadores de qualidade que mesmo estando cá de passagem para se lançarem para outras paragens, dão um contributo relevante a nível desportivo e se possível financeiro. Jogadores como os que mencionaste foram exceções, nunca mais tivemos o prazer de ter esse tipo de jogadores no Braga, por isso é que ainda hoje são lembrados com tanto carinho.

Pé Ligeiro

Quote from: JR1477 on 10 de November de 2021, 11:30
O que vocês estão a dizer (nomeadamente o easy e o A4) é que temos de nos "contentar" com as épocas e os trabalhos que temos tido, isto é, que para nós ficar em quarto e ganhar uma Taça já é bom e mais vale um treinador que nos garanta isso na mão do que fous a voar.
Compreendo a ideia, mas acho curto. E mesmo pensando que o Salvador tem muita culpa, pois se reforçasse a equipa seria mais fácil para os CC e PF terem melhores resultados, não acho que seja essa a questão. O Braga nunca terá o dinheiro e os jogadores caros e mais renomados que os 3 porquinhos têm; por isso, a nossa única hipótese é, com menos dinheiro e "piores" jogadores, fazer equipas melhores. E para isso necessitamos de treinadores que nos dêem um "plus", que retirem dos jogadores mais do que eles normalmente dão, e que façam uma equipa que seja mais do que a soma das capacidades individuais dos jogadores.
Se eu tiver a melhor equipa do campeonato, basta-me ser um treinador "normal" para ser campeão, ou seja, basta que eu não torne a equipa pior do que a soma das individualidades. Mas se eu tiver a segunda melhor equipa do campeonato, só serei campeão se conseguir que ela jogue maus e melhor do que a outra que tem equipa melhor que a minha.
No mesmo sentido, se eu tenho o quarto orçamento da liga, a quarta melhor equipa e o quarto melhor conjunto de jogadores, no mínimo tenho de ficar em quarto. Mas essa é a exigência para um treinador "normal": ficar em quarto. Mas por isso eu digo que isso é curto: eu quero um treinador acima do normal, que consiga tirar da quarta melhor equipa da liga algo acima do quarto lugar.
É também por isso que eu digo que o facto do Salvador não dar melhores jogadores aos treinadores não é só por si relevante, pois continuamos a ser a quarta melhor equipa, pelo que o quarto lugar continua a ser o mínimo exigível, e continuamos a precisar de um treinador que eleve a equipa acima da nossa posição natural. Obviamente que quanto menos boa for a equipa mais difícil será reduzir a diferença para os outros, e mais se exige do treinador para o conseguir; mas, sinceramente, este ano isso nem é relevante porque eu nunca vi a equipa a jogar acima das suas capacidades individuais - pelo contrário, a equipa joga sempre menos do que aquilo que pode e deve!!! Se o treinador estivesse a ser capaz de jogar acima das potencialidades individuais dos actuais jogadores, poderíamos pensar que com mais um ou outro jogador conseguiríamos chegar mais acima; mas a jogar desta forma, não é por causa dos jogadores que não vamos mais longe... Claro que com melhores opções jogaríamos melhor e garantiríamos mais facilmente o quarto lugar, mas nunca iríamos além disso, por não termos treinador capaz de fazer mais do que o "normal".
Ora, parece-me que há muitos adeptos que acham que estamos "condenados" ao "normal", isto é, a ter treinadores que só têm de ficar em quarto lugar; enquanto garantirmos o quarto lugar (e de vez em quando uma tacita...) mais vale não correr o risco de ter um treinador ainda pior - portanto, desde que nos mantenhamos na luta pelo quarto lugar, temos de assegurar a estabilidade que nos permita assegurar o nosso lugar "normal". Mas eu quero mais do que o normal! Eu quero um treinador que nos leve acima do nosso lugar natural! Por isso entendo que um treinador que já se viu que será incapaz de, pelo menos, lutar pelo terceiro lugar (mesmo que garanta o quarto), deve dar lugar a alguém que consiga por a equipa a jogar mais do que a soma das individualidades e, dessa forma, dar luta aos de cima.
Neste momento, os únicos treinadores que eu vejo que estejam a por as respectivas equipas a jogar mais do que seria mormal para os jogadores que têm - isto é, que estão a vobseguir dar um "plus" aos jogadores que têm - são os treinadores do Sporting e do Estoril. Sabendo que um é impossível... Obviamente que isto não é infalível (o ano passado quem melhor deu este "plus" foi o Pepa, mas este ano já está a ser "normal"; e já tivemos o João Pedro a ser um "plus" no Famalicão e no ano seguinte foi um "minus"), mas o que me parece evidente é que o CC nunca será para além de "normal" (aliás, tem sido um "minus", incapaz de tirar dos jogadores sequer tudo o que eles são capazes, quanto mais de tirar mais do que eles normalmente fazem).
Respeito quem acha que, garantindo o quarto lugar, cumprimos a nossa obrigação. Eu não acho! Eu quero um treinador que lute pelo menos pelo terceiro lugar até ao fim! Ter de lutar pelo quarto lugar (e já nem falo em ficar abaixo disso, que isso para mim é despedimento imediato) é poucochinho.

Concordo no geral e concordo sobretudo que para termos êxito, ou seja, para lutar por lugares acima do 4º, tem que o rendimento da equipa representar mais do que a soma das capacidades individuais dos jogadores. É claro que temos também que descobrir jogadores de elevado potencial, que possam render desportivamente e financeiramente. Não é qualquer jogador que nos deve interessar. Temos que ser exigentes e muito seletivos.
BRAGA SEMPRE MAIS!

easy_scb

#345
Quote from: JR1477 on 10 de November de 2021, 11:30
O que vocês estão a dizer (nomeadamente o easy e o A4) é que temos de nos "contentar" com as épocas e os trabalhos que temos tido, isto é, que para nós ficar em quarto e ganhar uma Taça já é bom e mais vale um treinador que nos garanta isso na mão do que fous a voar.
Compreendo a ideia, mas acho curto. E mesmo pensando que o Salvador tem muita culpa, pois se reforçasse a equipa seria mais fácil para os CC e PF terem melhores resultados, não acho que seja essa a questão. O Braga nunca terá o dinheiro e os jogadores caros e mais renomados que os 3 porquinhos têm; por isso, a nossa única hipótese é, com menos dinheiro e "piores" jogadores, fazer equipas melhores. E para isso necessitamos de treinadores que nos dêem um "plus", que retirem dos jogadores mais do que eles normalmente dão, e que façam uma equipa que seja mais do que a soma das capacidades individuais dos jogadores.
Se eu tiver a melhor equipa do campeonato, basta-me ser um treinador "normal" para ser campeão, ou seja, basta que eu não torne a equipa pior do que a soma das individualidades. Mas se eu tiver a segunda melhor equipa do campeonato, só serei campeão se conseguir que ela jogue maus e melhor do que a outra que tem equipa melhor que a minha.
No mesmo sentido, se eu tenho o quarto orçamento da liga, a quarta melhor equipa e o quarto melhor conjunto de jogadores, no mínimo tenho de ficar em quarto. Mas essa é a exigência para um treinador "normal": ficar em quarto. Mas por isso eu digo que isso é curto: eu quero um treinador acima do normal, que consiga tirar da quarta melhor equipa da liga algo acima do quarto lugar.
É também por isso que eu digo que o facto do Salvador não dar melhores jogadores aos treinadores não é só por si relevante, pois continuamos a ser a quarta melhor equipa, pelo que o quarto lugar continua a ser o mínimo exigível, e continuamos a precisar de um treinador que eleve a equipa acima da nossa posição natural. Obviamente que quanto menos boa for a equipa mais difícil será reduzir a diferença para os outros, e mais se exige do treinador para o conseguir; mas, sinceramente, este ano isso nem é relevante porque eu nunca vi a equipa a jogar acima das suas capacidades individuais - pelo contrário, a equipa joga sempre menos do que aquilo que pode e deve!!! Se o treinador estivesse a ser capaz de jogar acima das potencialidades individuais dos actuais jogadores, poderíamos pensar que com mais um ou outro jogador conseguiríamos chegar mais acima; mas a jogar desta forma, não é por causa dos jogadores que não vamos mais longe... Claro que com melhores opções jogaríamos melhor e garantiríamos mais facilmente o quarto lugar, mas nunca iríamos além disso, por não termos treinador capaz de fazer mais do que o "normal".
Ora, parece-me que há muitos adeptos que acham que estamos "condenados" ao "normal", isto é, a ter treinadores que só têm de ficar em quarto lugar; enquanto garantirmos o quarto lugar (e de vez em quando uma tacita...) mais vale não correr o risco de ter um treinador ainda pior - portanto, desde que nos mantenhamos na luta pelo quarto lugar, temos de assegurar a estabilidade que nos permita assegurar o nosso lugar "normal". Mas eu quero mais do que o normal! Eu quero um treinador que nos leve acima do nosso lugar natural! Por isso entendo que um treinador que já se viu que será incapaz de, pelo menos, lutar pelo terceiro lugar (mesmo que garanta o quarto), deve dar lugar a alguém que consiga por a equipa a jogar mais do que a soma das individualidades e, dessa forma, dar luta aos de cima.
Neste momento, os únicos treinadores que eu vejo que estejam a por as respectivas equipas a jogar mais do que seria mormal para os jogadores que têm - isto é, que estão a vobseguir dar um "plus" aos jogadores que têm - são os treinadores do Sporting e do Estoril. Sabendo que um é impossível... Obviamente que isto não é infalível (o ano passado quem melhor deu este "plus" foi o Pepa, mas este ano já está a ser "normal"; e já tivemos o João Pedro a ser um "plus" no Famalicão e no ano seguinte foi um "minus"), mas o que me parece evidente é que o CC nunca será para além de "normal" (aliás, tem sido um "minus", incapaz de tirar dos jogadores sequer tudo o que eles são capazes, quanto mais de tirar mais do que eles normalmente fazem).
Respeito quem acha que, garantindo o quarto lugar, cumprimos a nossa obrigação. Eu não acho! Eu quero um treinador que lute pelo menos pelo terceiro lugar até ao fim! Ter de lutar pelo quarto lugar (e já nem falo em ficar abaixo disso, que isso para mim é despedimento imediato) é poucochinho.

Eu não digo que temos de nos contentar. Eu digo que temos de nos ajustar aos reais objectivos do clube. Não àqueles que vivem na nossa cabeça e nos nossos sonhos mas sim àqueles que além de serem os partilhados publicamente pela estrutura, são ao fim ao cabo os justos para o nível de investimento e nível de qualidade da equipa.
Esses objectivos devem ser o benchmark para os adeptos. Não podemos não investir na equipa, ter a noção disso e ao mesmo tempo ter um nível de exigência elevadíssimo.

Estamos 100% de acordo quando dizes que devemos almejar ao melhor, com menos. Isto é óbvio se queremos andar a lutar com equipas que investem 100M eur em reforços. É a nossa sina ainda que volte a dizer: a nossa bitola não pode ser pedir omeletes sem ovos. Se acontecer, vénias para quem o tornar possível mas sendo a probabilidade tão baixa parece-me injusto que a cobrança esteja nesse nível.

Há uma grande diferença nas nossas opiniões: eu acredito num processo iterativo e acredito que o trabalho em cima de trabalho é o caminho para a consolidação de um clube. Há uma maior probabilidade de fazer grandes épocas tendo um processo afinado que disfarce a diferença entre as qualidades individuais. Mas para afinar este processo é preciso tempo!

Eu acredito que um treinador novo é uma folha em branco. Não discuto a utilidade e acima de tudo a necessidade de por vezes jogar esta carta. No entanto nesta fase para o nosso clube acredito piamente que a saída do Carlos Carvalhal seria um tiro nos pés. Não consigo tirar as mesmas conclusões que tiras acerca da sua capacidade como treinador. Lembro-me que ano passado chegamos a andar no pódio apesar de depois ter feito uma recta final 'à Braga' com uma descida inacreditável do ritmo pontual. E digo 'à Braga' porque aconteceu o mesmo com os ilustres treinadores do passado que muita gente recorda com saudosismo e que apesar dessas recta finais, nem uma 'tacita' tiveram para compor o ramalhete.

Como já tive oportunidade de partilhar o Braga é um clube cuja posição é muito complicada. Em termos de activos somos um alvo muito apetecível e campo de recrutamento para os estarolas e para clubes estrangeiros. Isto leva a uma grande rotatividade de jogadores sejam aqueles que saem porque estão na flor da idade (Trincão), sejam os que almejam os contratos da sua vida (Fransérgio), sejam os que pura e simplesmente não correspondem.

Se há esta grande variabilidade nos jogadores devemos tentar compensar e ser estáveis em outros pontos da estrutura, treinador incluído.
Penso que devemos tentar mitigar estas dificuldades com maior critério na contratação destes activos. Já por cá dei a minha opinião sobre jogadores excedentários dos grandes. Para uns são refugo. Para mim são oportunidades mais interessantes do que o Paulinho do Gil Vicente que vem para estar 1-2 anos para depois fazer birra e ir para o Sporting.
O mesmo cuidado deve ser considerado com os treinadores.

Acho curiosa a forma quase leviana como toda esta temática é levada em discussão. Exclui-se da equação o facto de um treinador ser feito de relações e por lógica quanto mais tempo tiver para trabalhar um grupo mais sumo retirará (a menos que tenha uma liderança desgastante tipo Jesus ou Mourinho o que não parece o caso do CC).
Exclui-se da discussão o facto de existir 1 ano inteiro de trabalho desta equipa técnica e querer-se agora deitá-lo fora. Volto a dizer que acredito no trabalho iterativo e acredito que o cenário hoje seria mais negro se além das mudanças que o plantel sofreu (perda de referências, inserção de juventude) tivéssemos também um treinador novo.
Vou mais longe e digo que o Braga saiu facilmente do ciclo negro de empates com Boavista e Santa Clara, apresentando de seguida exibições de mão cheia com Portimonense e Ludo devido às raízes e ao trabalho consolidado que parte do grupo traz desde há 1 ano e meio.

easy_scb

Quote from: HenDua on 10 de November de 2021, 11:47
Amigo easy_scb, grato pelo tempo que tiraste para este diálogo. Percebo o que dizes, concordo com algumas coisas, mas acho que eu não me fiz entender em alguns pontos e por isso passo a explicar:

Eu é que agradeço!

Quote from: easy_scb on 10 de November de 2021, 10:15
Não consigo entender como na mesma frase consegues colocar os termos '1 época' e 'continuidade'.

Quote from: HenDua on 10 de November de 2021, 11:47
Porque eu parto do princípio que se pode dar continuidade a um projeto mesmo que se mude o treinador.
Se a estrutura é a mesma, o núcleo do plantel se mantém, se há uma estratégia a médio prazo bem definida, os objetivos estabelecidos, etc é possível dar -se continuidade a isso mesmo mudando de treinador, mesmo que diferentes treinadores possam ter métodos diferentes e trazer ideias novas.

Parece-me utópico pensar nesse modelo na conjuntura actual do futebol. Mesmo clubes que foram usando esse principio, viram-se obrigados a abandonar o modelo.
Por uma questão: cada vez mais os treinadores querem controlar os diferentes departamentos e estar envolvidos em todas as discussões. Parece-me muito difícil encontrar um treinador que seja altruísta ao ponto de aceitar que há algo maior que ele e que por isso aceita ser apenas mais uma roda na engrenagem. O pior exemplo e que para mais foi público foi o caso de Jorge Simão que chegou a Braga com uma sobranceria tal, que tudo o que existia não servia. Daí que ao dia de hoje se utilize tanto o termo 'comunhão de ideias'. O futebol é feito de egos e encontrar um meio termo é o desafio. Além disto tens exemplos nomeadamente em Inglaterra onde efectivamente o projecto foi o seu treinador. Desde que esses históricos saíram, os clubes esfumaram-se.


Quote from: HenDua on 10 de November de 2021, 11:47
Quote from: easy_scb on 10 de November de 2021, 10:15
Não me revejo neste fatalismo. Nestes chavões que quem vê de fora acha que a época está perdida em inicio de Novembro.
Acho que há uma grande discrepância entre aquilo que são os objectivos do clube e aquilo que vive na mente dos adeptos. Eu já caí também nesta armadilha durante vários anos e que tem um único responsável - António Salvador. O presidente do Braga é quem vem dar tiros nos pés e falar ano após ano em 'titulos' em 'fazer o que ainda não foi feito' em 'melhor plantel dos últimos anos' e depois vemos um completo desinvestimento e uma falta de ambição gritante. Sendo factual este está a ser efectivamente um ano de transição onde perdemos vários jogadores importantes. Onde adicionamos, na minha opinião, demasiada juventude para um clube com a nossa responsabilidade. Onde descapitalizamos o plantel e onde ao invés de dar passos em frente na profundidade, perdemos soluções e referências. Com este cenário como podemos continuar a ter a ilusão de andar em 1º lugar?

Eu não disse que a época estava perdida, eu comecei por dizer que se/quando o Braga for eliminado das taças e da liga Europa, devia apostar nessa altura noutro treinador ao invés de aguardar pelo final da época. Isto tendo, uma vez mais, como assente que o Carvalhal sai no fim da época, seja por vontade própria (assumida) ou do presidente. É aquela lógica de não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Se vem um novo treinador que venha o maia rápido possível para começar a trabalhar já com os treinadores e a desenhar a próxima época. Mas reforço: se e só se formos eliminados prematuramente das taças e da liga Europa.
Quanto ao resto, estou de acordo contigo.

Acho que estamos mais próximos de ter sucesso com Carvalhal no que resta desta época do que com um treinador novo que apanharia um grupo que não escolheu, moldado para um esquema que não é o seu. No limite estaríamos no final da época a pedir a cabeça deste novo treinador por não ter correspondido. Poderia existir uma franja de adeptos a considerar os pontos que enunciei, mas certamente os resultadistas estariam contra a sua manutenção.


Quote from: HenDua on 10 de November de 2021, 11:47
Quote from: easy_scb on 10 de November de 2021, 10:15
O projecto é claramente assente em 3 pilares/objectivos: 4º lugar; Tentar ganhar Taças; Potenciar jovens. A inviabilização vem através do ruído. Infelizmente o nosso presidente é levado por impulsos e tem muito pouca inteligência emocional e diria até frieza nas análises.

Ok, de acordo. Mas não podes responsabilizar os adeptos - ou a tal fatia de que falavas - por isso.
Eu continuo a acreditar no poder das minorias. Para mais quando existem lideres fracos. ;) Fosse a contestação e a margem de erro que existe no futebol, transplantada para outros sectores estaríamos num país diferente.

Quote from: HenDua on 09 de November de 2021, 11:49
EDIT: "Quando temos um treinador que dá estabilidade e que acima de tudo permite a existência de um projecto (já passou por outras andanças, não tem pressa para lá voltar)". O Carvalhal permite a existência de um projeto? Qual projeto? Apostar em 3 ou 3 miudos por época, garantir no minimo o 4 lugar, tentar sacar uma taça? Esse projeto não nasceu com o Carvalhal nem morre com ele.
Quando dizes que o Carvalhal não tem pressa de voltar às tais outras andanças, não estás a ser honesto - com todo o respeito. Até porque "pressa" é relativo. Se ele desde o primeiro dia diz que só fica cá 2 anos e se faltam poucos meses para os completar nem vale a pena ir por ai.


Quote from: HenDua on 09 de November de 2021, 11:49
De resto, eu também queria um treinador capaz e que quisesse ajudar o Braga a dar o salto e a consolidar o clube nesse novo patamar. Mas se fazer melhor do que se tem feito já é difícil, encontrar alguém com a capacidade de o fazer e de se dedicar ao projeto a médio/longo prazo ainda mais difícil é.
Eu também queria que o Braga fosse um clube apetecível para treinadores e jogadores ficarem cá muitos anos - como por exemplo o Horta e o Matheus. Mas mesmo que o Braga fosse esse clube, por quais quer fossem as razões que nos permitissem segurar os grandes treinadores e jogadores, isso ia esbarrar sempre no carrossel do Salvador.
Se o Sporting não está nesse patamar, o Porto já esteve mas agora cada vez mais longe (é ve-los a sair a custo zero para irem ganhar a vida para outras paregens), parece-me irrealista expectar isso para nós.
Infelizmente ainda temos um longo caminho a percorrer nesse sentido, e o caminho, parece-me a mim, faz-se com treinadores e jogadores de qualidade que mesmo estando cá de passagem para se lançarem para outras paragens, dão um contributo relevante a nível desportivo e se possível financeiro. Jogadores como os que mencionaste foram exceções, nunca mais tivemos o prazer de ter esse tipo de jogadores no Braga, por isso é que ainda hoje são lembrados com tanto carinho.

Como disse em resposta ao JR1477 penso que o Braga deve adoptar uma estratégia que nos permita combater esta volatilidade. para mim seria assente em 2-3 premissas:
-consolidar a equipa técnica e outros departamentos referentes ao futebol. Se não temos capacidade de manter um núcleo alargado de jogadores, pelo menos tentemos fazê-lo com outras entidades que rodeiam este grupo.

-olhar para jogadores que já passaram por outro patamares e falharam. O tal refugo que Alan e Hugo Viana também foram no Porto e no Valência. Temos o exemplo do Iuri que é dos nossos melhores jogadores mas de quem não se fala em dar o salto. Porquê? Porque teve um histórico no Sporting e no estrangeiro onde falhou.

-olhar além da valia técnica e táctica dos jogadores. O exemplo do Ricardo Horta é perfeito. É um tipo calmo, que valoriza a família e além de tudo isso vive bem com o que tem. Sabe que poderia já estar a ganhar 5 x mais mas quer desfrutar do futebol onde é querido. O Ricardo Horta tem 27 anos e pode ainda vir a sair mas entretanto fez 6 épocas e marcou mais de 70 golos ao serviço do Braga. Eu acredito que há mais jogadores com este perfil. Tem é de se trazer para o futebol conceitos e kpi's que me parece que hoje ainda não são considerados.

rpo.castro

Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 17:36
Quote from: joaoPC on 09 de November de 2021, 17:03


Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 16:42
JOAOPC, esquece a prestação acima do expectável na Liga Europa, eu acho que o Braga de hoje não tem andamento para uma equipa média europeia. Vês o Braga a eliminar um Club Brugge? Eu duvido muito. Penso que só com muita sorte no sorteio passaríamos dos oitavos de final.

Penso que o objetivo mínimo passa por garantir o quarto lugar e fazer o melhor possível (consoante o sorteio) nas taças.

Que falta de ambição!


Mas fui eu que defini os objetivos?
É só injetar 80 ou 100M para alterar os objetivos.
Quem não sente não é filho de boa gente.

joaoPC

Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2021, 14:54
Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 17:36
Quote from: joaoPC on 09 de November de 2021, 17:03


Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 16:42
JOAOPC, esquece a prestação acima do expectável na Liga Europa, eu acho que o Braga de hoje não tem andamento para uma equipa média europeia. Vês o Braga a eliminar um Club Brugge? Eu duvido muito. Penso que só com muita sorte no sorteio passaríamos dos oitavos de final.

Penso que o objetivo mínimo passa por garantir o quarto lugar e fazer o melhor possível (consoante o sorteio) nas taças.

Que falta de ambição!


Mas fui eu que defini os objetivos?
É só injetar 80 ou 100M para alterar os objetivos.
Então porque? A desculpa é o orçamento?
Então é muito simples! O Braga tem um orçamento bem superior a 14 equipas da nossa liga por isso tem obrigação de ganhar 28 jogos por época. Se o dinheiro é a justificação para definir objetivos mínimos então está aí o nosso objetivo mínimo da época


rpo.castro

Quote from: joaoPC on 10 de November de 2021, 22:16
Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2021, 14:54
Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 17:36
Quote from: joaoPC on 09 de November de 2021, 17:03


Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 16:42
JOAOPC, esquece a prestação acima do expectável na Liga Europa, eu acho que o Braga de hoje não tem andamento para uma equipa média europeia. Vês o Braga a eliminar um Club Brugge? Eu duvido muito. Penso que só com muita sorte no sorteio passaríamos dos oitavos de final.

Penso que o objetivo mínimo passa por garantir o quarto lugar e fazer o melhor possível (consoante o sorteio) nas taças.

Que falta de ambição!


Mas fui eu que defini os objetivos?
É só injetar 80 ou 100M para alterar os objetivos.
Então porque? A desculpa é o orçamento?
Então é muito simples! O Braga tem um orçamento bem superior a 14 equipas da nossa liga por isso tem obrigação de ganhar 28 jogos por época. Se o dinheiro é a justificação para definir objetivos mínimos então está aí o nosso objetivo mínimo da época
É, chama lhe desculpa. Os orçamentos não têm relação nenhuma com classificações (classificações ok?). É apenas vontade e merdas assim.
Quem não sente não é filho de boa gente.

joaoPC



Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2021, 22:25
Quote from: joaoPC on 10 de November de 2021, 22:16
Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2021, 14:54
Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 17:36
Quote from: joaoPC on 09 de November de 2021, 17:03


Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 16:42
JOAOPC, esquece a prestação acima do expectável na Liga Europa, eu acho que o Braga de hoje não tem andamento para uma equipa média europeia. Vês o Braga a eliminar um Club Brugge? Eu duvido muito. Penso que só com muita sorte no sorteio passaríamos dos oitavos de final.

Penso que o objetivo mínimo passa por garantir o quarto lugar e fazer o melhor possível (consoante o sorteio) nas taças.

Que falta de ambição!


Mas fui eu que defini os objetivos?
É só injetar 80 ou 100M para alterar os objetivos.
Então porque? A desculpa é o orçamento?
Então é muito simples! O Braga tem um orçamento bem superior a 14 equipas da nossa liga por isso tem obrigação de ganhar 28 jogos por época. Se o dinheiro é a justificação para definir objetivos mínimos então está aí o nosso objetivo mínimo da época
É, chama lhe desculpa. Os orçamentos não têm relação nenhuma com classificações (classificações ok?). É apenas vontade e merdas assim.

Não pode servir para os dois lados.
Não podes dizer que como temos um orçamento inferior não podemos competir com eles e depois dizer que não temos obrigação de ganhar 28 jogos numa época quando temos orçamento superior a 14 equipas do nosso campeonato

Se for como tu dizes, tudo bem, não temos obrigação de mais que o quarto lugar (Nem eu disse que temos já agora, o que eu disse era que temos obrigação a andar na luta pelo terceiro até ao fim).
Ao mesmo tempo, também temos que fazer melhor que um empate em casa com o Boavista e com o Vitória, e fora com o santa Clara e com o Paços

rpo.castro

Quote from: joaoPC on 10 de November de 2021, 22:33


Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2021, 22:25
Quote from: joaoPC on 10 de November de 2021, 22:16
Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2021, 14:54
Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 17:36
Quote from: joaoPC on 09 de November de 2021, 17:03


Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 16:42
JOAOPC, esquece a prestação acima do expectável na Liga Europa, eu acho que o Braga de hoje não tem andamento para uma equipa média europeia. Vês o Braga a eliminar um Club Brugge? Eu duvido muito. Penso que só com muita sorte no sorteio passaríamos dos oitavos de final.

Penso que o objetivo mínimo passa por garantir o quarto lugar e fazer o melhor possível (consoante o sorteio) nas taças.

Que falta de ambição!


Mas fui eu que defini os objetivos?
É só injetar 80 ou 100M para alterar os objetivos.
Então porque? A desculpa é o orçamento?
Então é muito simples! O Braga tem um orçamento bem superior a 14 equipas da nossa liga por isso tem obrigação de ganhar 28 jogos por época. Se o dinheiro é a justificação para definir objetivos mínimos então está aí o nosso objetivo mínimo da época
É, chama lhe desculpa. Os orçamentos não têm relação nenhuma com classificações (classificações ok?). É apenas vontade e merdas assim.

Não pode servir para os dois lados.
Não podes dizer que como temos um orçamento inferior não podemos competir com eles e depois dizer que não temos obrigação de ganhar 28 jogos numa época quando temos orçamento superior a 14 equipas do nosso campeonato

Se for como tu dizes, tudo bem, não temos obrigação de mais que o quarto lugar (Nem eu disse que temos já agora, o que eu disse era que temos obrigação a andar na luta pelo terceiro até ao fim).
Ao mesmo tempo, também temos que fazer melhor que um empate em casa com o Boavista e com o Vitória, e fora com o santa Clara e com o Paços
Sabes o que são classificações?
Sabes a diferença entre um campeonato e uma taça não sabes?
E sabes a diferença entre obrigação e objectivos? É que pareces muito confuso
Quem não sente não é filho de boa gente.

joaoPC

Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2021, 22:35
Quote from: joaoPC on 10 de November de 2021, 22:33


Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2021, 22:25
Quote from: joaoPC on 10 de November de 2021, 22:16
Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2021, 14:54
Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 17:36
Quote from: joaoPC on 09 de November de 2021, 17:03


Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 16:42
JOAOPC, esquece a prestação acima do expectável na Liga Europa, eu acho que o Braga de hoje não tem andamento para uma equipa média europeia. Vês o Braga a eliminar um Club Brugge? Eu duvido muito. Penso que só com muita sorte no sorteio passaríamos dos oitavos de final.

Penso que o objetivo mínimo passa por garantir o quarto lugar e fazer o melhor possível (consoante o sorteio) nas taças.

Que falta de ambição!


Mas fui eu que defini os objetivos?
É só injetar 80 ou 100M para alterar os objetivos.
Então porque? A desculpa é o orçamento?
Então é muito simples! O Braga tem um orçamento bem superior a 14 equipas da nossa liga por isso tem obrigação de ganhar 28 jogos por época. Se o dinheiro é a justificação para definir objetivos mínimos então está aí o nosso objetivo mínimo da época
É, chama lhe desculpa. Os orçamentos não têm relação nenhuma com classificações (classificações ok?). É apenas vontade e merdas assim.

Não pode servir para os dois lados.
Não podes dizer que como temos um orçamento inferior não podemos competir com eles e depois dizer que não temos obrigação de ganhar 28 jogos numa época quando temos orçamento superior a 14 equipas do nosso campeonato

Se for como tu dizes, tudo bem, não temos obrigação de mais que o quarto lugar (Nem eu disse que temos já agora, o que eu disse era que temos obrigação a andar na luta pelo terceiro até ao fim).
Ao mesmo tempo, também temos que fazer melhor que um empate em casa com o Boavista e com o Vitória, e fora com o santa Clara e com o Paços
Sabes o que são classificações?
Sabes a diferença entre um campeonato e uma taça não sabes?
E sabes a diferença entre obrigação e objectivos? É que pareces muito confuso

Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2021, 22:35
Quote from: joaoPC on 10 de November de 2021, 22:33


Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2021, 22:25
Quote from: joaoPC on 10 de November de 2021, 22:16
Quote from: rpo.castro on 10 de November de 2021, 14:54
Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 17:36
Quote from: joaoPC on 09 de November de 2021, 17:03


Quote from: A4 on 09 de November de 2021, 16:42
JOAOPC, esquece a prestação acima do expectável na Liga Europa, eu acho que o Braga de hoje não tem andamento para uma equipa média europeia. Vês o Braga a eliminar um Club Brugge? Eu duvido muito. Penso que só com muita sorte no sorteio passaríamos dos oitavos de final.

Penso que o objetivo mínimo passa por garantir o quarto lugar e fazer o melhor possível (consoante o sorteio) nas taças.

Que falta de ambição!


Mas fui eu que defini os objetivos?
É só injetar 80 ou 100M para alterar os objetivos.
Então porque? A desculpa é o orçamento?
Então é muito simples! O Braga tem um orçamento bem superior a 14 equipas da nossa liga por isso tem obrigação de ganhar 28 jogos por época. Se o dinheiro é a justificação para definir objetivos mínimos então está aí o nosso objetivo mínimo da época
É, chama lhe desculpa. Os orçamentos não têm relação nenhuma com classificações (classificações ok?). É apenas vontade e merdas assim.

Não pode servir para os dois lados.
Não podes dizer que como temos um orçamento inferior não podemos competir com eles e depois dizer que não temos obrigação de ganhar 28 jogos numa época quando temos orçamento superior a 14 equipas do nosso campeonato

Se for como tu dizes, tudo bem, não temos obrigação de mais que o quarto lugar (Nem eu disse que temos já agora, o que eu disse era que temos obrigação a andar na luta pelo terceiro até ao fim).
Ao mesmo tempo, também temos que fazer melhor que um empate em casa com o Boavista e com o Vitória, e fora com o santa Clara e com o Paços
Sabes o que são classificações?
Sabes a diferença entre um campeonato e uma taça não sabes?
E sabes a diferença entre obrigação e objectivos? É que pareces muito confuso

Não estou nada confuso.
Para mim o objetivo mínimo é lutar pelo terceiro lugar, mesmo que no fim acabes em quarto.
O objetivo mínimo num clube como o Braga não pode ser estar arredado da luta pelo terceiro ao final de 11 jornadas com 4 empates e 2 derrotas

O objetivo para o treinador e presidente é pensar jogo a jogo e entrar para ganhar todos os jogos. Bem... Até este momento temos menos de 50% de sucesso nos objetivos de jogo a jogo, brilhante!
Isto foi falado por eles, nunca falaram em classificações, também não sei de onde vem a vossa ideia que o objetivo é o quarto lugar.

joaoPC

Fui pesquisar e até encontrei o Carvalhal a dizer que o objetivo mínimo é o quarto lugar e disse: "Os objetivos mínimos do clube são terminar no quarto lugar. Tudo o que for daí para baixo é uma péssima época, para cima é uma boa época."

Agora eu pergunto, se abaixo é horrível e acima é bom, o que é ficar em quarto?
É igual para os adeptos ficar em quarto a 20 pontos do 3o ou ficar em quarto a 3 pontos do 3o? Para mim é muito diferente, mas já vi que muitos adeptos infelizmente não partilham desta ambição

Invest NO Braga

É normal que um adepto comum de um clube como o Braga se limite a olhar para a tabela para perceber que treinadores poderão interessar e a cada momento ver quem está em quarto, quinto ou sexto é já está.
O adepto comum não tem disponibilidade para uma prospecção exaustiva e muito menos possibilidade de contactar agentes dos possíveis alvos.
Que um adepto normal pense assim, compreende-se, mas se uma direcção de um clube profissional agir assim já é só estranho e preguiçoso.

Quem são normalmente os nossos alvos e que têm tido sucesso? Jovens, em ascensão, que demonstrem ambição e com algumas provas dadas num futebol latino-manhoso e a que se juntará algum jeito com a formação


Porque não ampliar o leque de escolhas para treinar o Braga? A começar por Espanha e Itália?
Jogadores que tenham pendurado as botas recentemente num grande clube desses países, que treinem equipas B ou sub-21/23 de grandes clubes e que possam ser o próximo Amorim ou Zidane, ou que tenham já por clubes de meio da tabela para cima e que possam não ter as coisas corrido mal nalgum momento mas mantenham as caraterísticas do perfil exigido.

Quem diz Espanha ou Itália diz vários outros países, mas aqui já tínhamos o campo de recrutamente multiplicado por dez. Algum treinador em ascensão nestas circunstâncias vai recusar um clube que está quase todos os anos na Liga Europa e disputa o 6º campeonato do ranking?
É talvez o local ideal para começar uma carreira a sério, e isso prova os muitos treinadores tugas que já começaram ou recuperaram a carreira por cá

JR1287


rpo.castro

Se o objetivo é o terceiro lugar vamos continuar a despedir treinadores atrás de treinadores.
Sem ovos não há omeletes. Até pode acontecer um terceiro lugar mas pra isso é preciso muito demérito de 1 dos 3.

Ter de fazer melhor que alguém com apenas 25% dos recursos?
Quem não sente não é filho de boa gente.

easy_scb

Quote from: Axa on 11 de November de 2021, 01:23

Das muitos lugares comuns do futebol, há um que normalmente ninguém contesta: "nada está acima do clube!"

É totalmente falso que eu com a minha opinião esteja a esquecer o que é melhor, na minha óptica, para o clube. Pelo contrário, é exactamente por pensar num bem maior que defendo a permanência do actual treinador fosse ele quem fosse. Baseio a minha opinião em factos e na análise que faço à actualidade do clube.
Com todo o respeito que tenho por toda a gente acho que estamos numa situação muito pobre neste forum. Se um forista tem uma opinião pró Carvalhal, tem uma agenda secreta e uma simpatia pessoal que vai além de qualquer visão mais fria e estratégica do futuro do clube.
Não conheço Carvalhal. Nunca o vi pintado em outro contexto que não o EMB. No entanto há anos que sou defensor da continuidade de projectos. Não sou pró Carvalhal, sou pró projectos e anti decisões levianas sustentadas em nada.

Quote from: Axa on 11 de November de 2021, 01:23
Este chavão parece já não ser válido para alguns adeptos e a própria direcção, que para além de quase um ano de futebol paupérrimo acham agora importante oferecer no altar da equipa técnica mais qualquer coisinha.
Poderá ser a permanência na Taça da Liga, na Taça de Portugal ou até segundo os mais ousados, uma nova cabazada desta vez no estádio do Porto.
Assim só para termos a certeza aboluta que aquilo que se vem arrastando é mesmo real e não um pesadelo.
Não nos conseguimos desfazer do Mourinho de contrafacção nem a tiro, isto quando já nem mesmo o Mourinho real do ego desproporcionado e discurso meio acharlatanado conseguem convencer quem quer que seja. 
A bold vai para os livros. Não consigo entender que futebol viste. Referes-te à recta final do ano passado? Infelizmente foi igual a tantas outras mas com um ponto chave que claramente impactou: o Braga abdicou o campeonato para preparar uma final de taça que ganhou.

Quote from: Axa on 11 de November de 2021, 01:23
Só não continuem a proclamar "o clube acima de tudo!" porque não é o que está a acontecer neste momento.
A juntar ao péssimo futebol, também termos sido ridicularizados e até mesmo poupados por um clube de que ainda há poucos anos tentavamos poder alcançar na tabela chega.
Aqui entramos no tal ponto das decisões levianas. O centro do argumento é a derrota 6-1 com o Benfica e o futebol paupérrimo.
Futebol esse que nos permitiu andar no pódio durante a época 19/20. Que nos valeu várias citações como sendo a equipa que melhor futebol praticava. Que nos valeu a ida a duas finais e que nos permitiu ir buscar 'a terceira'.
A leviandade exclui do cenário de análise o grupo montado. A perda de referencias. A média de idades da defesa, entre outros pontos que afectam o rendimento de uma equipa de futebol seja o treinador quem for.
Quanto à derrota por 6-1. Sei que me vais acusar de conformado mas infelizmente é uma excepção que aconteceu a vários treinadores que passaram pelo Braga e que se calhar tinham contextos favoráveis comparados com o actual.

Quote from: Axa on 11 de November de 2021, 01:23
A pior derrota nos últimos 40 anos que não foi maior por piedade não foi suficiente e há quem queria uma prova ainda maior do actual estado das coisas.
Não sei de onde vem tamanha influência deste autêntico polvo mas numa coisa a maioria concorda, desgraçados como Peseiro e Sá Pinto depois desta série de 20 e tal jogos já teriam sido despedidos duas vezes cada.
Novamente apelo ao contexto. Se me permites a sugestão, começa nas tuas análises a considerar ciclos de jogadores. Mutações no plantel. Verás que assumir um plantel cuja base, núcleo de capitães, passa intacto é diferente de assumir um plantel à procura de referências. E atenção, nisto CC também teve sorte no inicio do ano passado pois recebeu um grupo consolidado de anos com Fransérgio, Esgaio, Matheus, Paulinho, Horta, entre outros a encabeçarem as fileiras.
Se assumes paupérrimo o futebol praticado pelas equipas do CC nem imagino o adjetivo para as equipas do Sá Pinto e do Peseiro.

Quote from: Axa on 11 de November de 2021, 01:23
Para se ter uma ideia desta estranha influência ou pelo menos a percepção que dá, veja-se só a história esfarrapada que passou para justificar a primeira saída que aconteceu por óbvios maus resultados.
E do que já se prepara para caso aconteça uma segunda: uma viagem para o Brasil, que espera para breve.

Na minha óptica o bullying é um problema real. Se sabes que efectivamente nada se passou, chapeau! Se te limitas a, sem base de conhecimento, desbaratar e até tecer um comentário assim, acho que te fica mal.

Quote from: Axa on 11 de November de 2021, 01:25

Três notas para três chavões muito debatidos sobre treinadores, mas que nunca é demais desmentir:

- A questão Ferguson - Já aqui foi debatido muitas vezes que um clube como o Braga nunca terá um Ferguson. Para além do próprio AF ser uma excepção no futebol mundial, quando um treinador do Braga tem realmente sucesso, ele acaba por sair.
Daí que um bom treinador nesta fase do clube NUNCA ficará no Braga muito tempo, ou seja mais de 2/3 anos sem ser cobiçado. Se ficar muito mais tempo, basicamente é porque ninguém o quis.

Nunca ficará, até um dia. Até ao dia em que alguém abra os olhos e entenda que o perfil de treinador tem de mudar, ou melhor, tem de continuar nas linhas que levaram a contratar Carlos Carvalhal.
Há um ponto importante nesta questão e que novamente pareces querer obliterar. É óbvio que interesse poderá existir sempre. Se não for do Sporting poderá vir do sheik que detém um clube árabe qualquer. O ponto que esqueces é a vontade dos treinadores e dos jogadores. E é curioso que esqueças este factor quando tens em Braga dois exemplos de activos que querem ou quiseram estar em Braga independentemente de ofertas externas: Ricardo Horta e Carlos Carvalhal.
Dou-te um exemplo prático daquele que na minha opinião é um bom treinador e que já está absolutamente queimado aos olhos de todos os mercados que possam existir. Vítor Pereira que por acaso até está novamente de saída do Fener. Já andou pelo Porto, Alemanha, Arábia, Turquia. Já ganhou o dinheiro que quis ganhar e agora ele próprio admitiu querer um projecto para a carreira.

Quote from: Axa on 11 de November de 2021, 01:23
- A questão "diga um" - Qualquer clube profissional tem que ter uma lista de hipóteses para a direcção técnica caso alguma coisa corra mal.
A cada momento há inúmeros treinadores disponíveis naturalmente para cada segmento em que cada clube opera, chama-se a isto em economia desemprego natural para o mercado como um todo, e dada a especificidade do desporto futebol este número é elevadíssimo.
E francamente alegar-se que um clube que tem ocupado o lugar 40 no ranking da UEFA não ter esta hipótese prevista dá vontade de rir.
Não só os clubes mas também as empresas têm as linhas de sucessão pré trabalhadas. Isto tem de ser assim até para precaver situações inesperadas.

Quote from: Axa on 11 de November de 2021, 01:23
- A mudança a meio da temporada - qualquer um concorda que é bom ter tempo de preparação, mas há muitos mais factores que podem minorar o problema de uma saída a meio de uma temporada e até torná-la uma vantagem.
A mudança de treinador não é uma desgraça, é uma coisa que acaba por acontecer em todos os clubes que se afastam dos objectivos em qualquer parte do mundo e que faz parte da actividade.
Novamente reduzes a questão a um ponto apenas. Ignoras qualidade de jogo (dizes que é e sempre foi paupérrimo mas já esta temporada se apresentou bom futebol). Ignoras a comunhão entre jogadores e treinador que me parece alinhada com aquilo que se pretende. E dás a entender que o Braga está arredado dos seus objectivos quando na minha opinião está arredado dos objectivos que alguns adeptos traçaram (não levando em linha de conta o não investimento feito na equipa). Objectivos do clube são uma coisa. Os teus objectivos ou aquilo que achas que a equipa pode dar são outra.

Quote from: Axa on 11 de November de 2021, 01:23
Mesmo a nível pessoal não há notícias de algum treinador que não saiba como funciona a sua profissão e que não seja suficientemente compensado quando as coisas lhe correm mal (fossem assim todas as profissões!)
Os resultados quando a época começa podem ser bons ou maus, e quando a mudança é a meio podem na mesmo ser bons ou maus. Nada é garantido, tudo é futebol.
Jorge Simão correu mal, Rúben Amorim correu bem. É futebol. É imprevisível. Previsível é continuar com o que não funciona. E não deixa de ser estranha tanta resistência a mudança a meio precisamente pouco tempo depois de termos tido uma mudança a meio de sucesso, a de Amorim.
Como se isso não fosse suficiente, a mudança ainda teria menos impacto quanto o nível de jogadores a pedido da direcção técnica que um clube tem, que no nosso caso actual e concreto é baixo
A mudança, a pedra no charco deve ser um trunfo utilizado com cuidado. A chamada chicotada psicológica é isso mesmo, é um abanar na estrutura quando uma série de pontos não estão OK - há cisões, o discurso não passa, há problemas de relacionamento, há uma clara espiral negativa de onde a equipa não consegue sair, entre outros pontos.
Tornar este trunfo leviano é perdê-lo. Quero dizer, trocar de treinador só porque as coisas estão assim-assim é não ter esse trunfo para quando as coisas estão realmente más.

Quote from: Axa on 11 de November de 2021, 01:23
Só nos últimos cinco anos, dois clubes foram campeões da Europa com mudanças de treinador a meio da época: Real Madrid e Chelsea. Está tudo dito.
És um gajo pergioso.  ;D Quem não souber, nem se recorda que Zidane pela continuidade papou mais umas quantas champions.

Quote from: Axa on 11 de November de 2021, 01:26
É normal que um adepto comum de um clube como o Braga se limite a olhar para a tabela para perceber que treinadores poderão interessar e a cada momento ver quem está em quarto, quinto ou sexto é já está.
O adepto comum não tem disponibilidade para uma prospecção exaustiva e muito menos possibilidade de contactar agentes dos possíveis alvos.
Que um adepto normal pense assim, compreende-se, mas se uma direcção de um clube profissional agir assim já é só estranho e preguiçoso.

Quem são normalmente os nossos alvos e que têm tido sucesso? Jovens, em ascensão, que demonstrem ambição e com algumas provas dadas num futebol latino-manhoso e a que se juntará algum jeito com a formação


Porque não ampliar o leque de escolhas para treinar o Braga? A começar por Espanha e Itália?
Jogadores que tenham pendurado as botas recentemente num grande clube desses países, que treinem equipas B ou sub-21/23 de grandes clubes e que possam ser o próximo Amorim ou Zidane, ou que tenham já por clubes de meio da tabela para cima e que possam não ter as coisas corrido mal nalgum momento mas mantenham as caraterísticas do perfil exigido.

Quem diz Espanha ou Itália diz vários outros países, mas aqui já tínhamos o campo de recrutamente multiplicado por dez. Algum treinador em ascensão nestas circunstâncias vai recusar um clube que está quase todos os anos na Liga Europa e disputa o 6º campeonato do ranking?
É talvez o local ideal para começar uma carreira a sério, e isso prova os muitos treinadores tugas que já começaram ou recuperaram a carreira por cá

Na minha opinião, o perfil tem de mudar se queremos dotar o clube de estabilidade. Já basta a grande instabilidade que advém da venda/saída de jogadores.

joaoPC

Quote from: rpo.castro on 11 de November de 2021, 10:55
Se o objetivo é o terceiro lugar vamos continuar a despedir treinadores atrás de treinadores.
Sem ovos não há omeletes. Até pode acontecer um terceiro lugar mas pra isso é preciso muito demérito de 1 dos 3.

Ter de fazer melhor que alguém com apenas 25% dos recursos?
Continuas a reduzir a questão a conseguir o terceiro lugar.
Não consegues perceber a diferença entre estar na luta com os que estão acima ou estar na luta com os que estão abaixo? Mesmo que no final acabes na mesma em 4° lugar

Continuas a trazer á baila a questão de orçamentos.
O Paços de Ferreira, o Boavista, o santa Clara e o Vitória também podem falar disso e no entanto conseguiram roubar-nos pontos, tendo nós muito mais ovos que eles.

Em 9 jogos esta época contra equipas com orçamentos inferiores só ganhamos 5 e no último terço da época passada não deve ter sido muito diferente. A equipa tem grandes jogadores e não joga á bola, não há fio de jogo. Vamos manter no próximo ano em prol da continuidade?

É que já nem a valorizar jogadores estamos que é outro dos objetivos propostos pelo treinador.
Centrais estamos a jogar com um emprestado e com um que não vai ser valorizado devido á idade
Laterais é exatamente o mesmo. Infelizmente o Sequeira lesionou-se e vamos ver se o Moura é aposta e valoriza.
Meio campo é o musrati que não anda a jogar nada, o Castro que também não valoriza pela idade e a outra opção é um emprestado, mesmo tendo melhor nosso no banco.
No ataque temos o Iuri e o Horta a valorizar mas o Galeno está cada vez pior (já me vão agredir com esta afirmação) e jogava muito melhor com o Amorim (que sabia o que tinha de fazer para ele render em vez do jogo ser "vamos tentar aproveitar a velocidade do Galeno"
Os pontas de lança nem se fala. Está a valorizar o Vitinha ao menos.


darno

Também sou a favor da continuidade de Carvalhal e acho que um clube como Braga precisa é de um projeto assente, de estabilidade, só assim podemos época após época almejar lutar com os 3 da frente com menos recursos. Claro que com o 6-1 também fiquei doente e na hora estava a dizer que devia ser tudo despedido mas isso é a cabeça quente a falar, não faz nenhuma sentido trocar de treinador a meio da época, deixa-se acabar a época e no final faz-se as contas, não estamos arredados de nada e más fases acontecem a qualquer equipa, para não falar que por norma as equipas do CC fazem melhores 2as voltas do que 1as ( à exeção do ano passado). 

Trocar de treinador seria só no final da época e se, efetivamente não fossem atingidos objetivos propostos ou o CC quisesse sair, o que me parece mais porvável.

Este mercado de verão, à junção da venda de Paulinho, foi um desatre, em meio ano foi uma espinha dorsal da equipa e todos os capitães com exeção do Horta e ainda temos lesões como Carmo e Tormena, não é facil.

Eu tenho um feeling que vamos engatar e fazer uma grande segunda volta