News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Carlos Carvalhal - EX-TREINADOR DO SC BRAGA

Started by (S)oon(C)hampion(B)raga, 28 de July de 2020, 16:20

Previous topic - Next topic

Legião

#200
Não tenho grandes dúvidas que quando começarmos a trabalhar bem a questão da captação e fidelização dos adeptos, que envolve várias vertentes, vamos disparar a nossa média de adeptos no estádio. Temos, a meu ver, um enorme potencial nesse aspecto mas temos de o saber aproveitar.

Há várias vertentes a trabalhar, não me vou alongar no assunto, algumas já foram faladas em diferentes tópicos. Uma importante é termos um clube com uma identidade forte para, entre outras coisas, reforçar o sentimento de pertença e orgulho em ser Braga principalmente nas crianças e jovens os sócios de amanhã, ainda há várias coisas a melhorar aí outra é que os adeptos têm de ser uma verdadeira marca do clube para se dar o efeito bola de neve, já poderiam ser se já tivéssemos começado a trabalhar está questão há vários anos.

Actualmente já falamos um pouco mais dos adeptos, mas ainda há pouco tempo eram muito poucas as vezes que um treinador ou jogador falava dos adeptos, era até frequente a malta por aqui lembrar isso quando, por exemplo, fazíamos grandes deslocações e não havia sequer uma refecia a isso antes ou no final dos jogos, agora já todos os clubes o fazem já não tem o mesmo impacto mas é sempre bom fazê-lo se o fizermos bem.

Vir pedir adeptos em público, na minha opinião, é mais um tiro no pé que estamos a dar não é assim que se trabalha uma marca normalmente tem o efeito contrário, gera pouca atractividade, mostra que aprendemos pouco com erros do passado nesta questão. Porque em Guimarães têm uma marca forte no que toca aos adeptos? Porque a começaram a trabalhar há vários anos e hoje colhem os frutos. Um exemplo, cada jogador, treinador que lá é apresentado o discurso tem tendência a ser falar dos adeptos, no nosso caso, é falar das instalações, das condições que o clube oferece como a academia etc, não digo que esteja mal mas são estratrégias diferentes na minha opinião a deles traz mais retorno a nível de captação de adeptos, patrocínios, etc, só um exemplo entre outros que poderia dar.

Não alinho no discurso que não temos melhores médias de assistências porque os jovens agora preferem outras coisas, uns claro que sim mas num clube, cidade e região como a nossa temos matéria-prima mais que suficiente para ter sempre boas médias de assistência temos é de a saber activar. Não cometamos o erro de fazer um estádio com menos de 30 000 lugares, para o meio onde estamos inseridos não são lugares a mais, a melhor solução para encher o estádio não é reduzir aos lugares é trabalhar os adeptos para que vivam o clube mais de perto, não é assim tão difícil temos é de fazê-lo bem e como disse envolve várias vertentes dentro de uma estratégia de curto e médio prazo.

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Fernandão

Quote from: rpo.castro on 28 de May de 2021, 01:55
Quote from: Fernandão on 28 de May de 2021, 01:10
Quote from: PAF on 28 de May de 2021, 00:35
Quote from: Fernandão on 28 de May de 2021, 00:03
Bela entrevista! É bom termos um treinador bracarense de gema e que sente o clube como poucos  :)
E o realismo é sempre uma mais-valia. O clube só pode crescer com este tipo de discurso sensato.

Acho perfeitamente possível os 20 mil, só que não no imediato. Os jovens são o futuro.

Os jovens estão-se cada vez mais a marimbar para o futebol. Têm o clube, até gostam, mas cada vez mais será dificil leva-los ao estádio e se o futebol continuar a não ser uma atividade de família, vamos ter 20 mil dia de são nunca. (daqui a pouco nem os grandes)
E a parte que parecia mais difícil já foi conseguida, ter resultados desportivos. Antes, eu pelo menos, achava que não crescíamos muito mais pelos resultados, estava em grande parte enganado. Os resultados só por si não chegaram e não chegam.

Os jovens no meu tempo estavam-se a marimbar para o clube.

Lembro-me de nos anos 80, num ano numa turma para aí de 30 putos reles numa escola secundária de Braga, eu era o único assumidamente Braguista, e até era gozado.   :-[
E nem era nada estranho. Em todas as escolas que andei nessa altura, todas bem no centro da cidade, ser do Braga não era uma coisa assim tão popular. Felizmente a realidade mudou, é só isso que estou a dizer.

E conheço putos até fora da cidade que são supporters fiéis (e não como 2.ª preferência). Quanto aos jovens não gostarem tanto de ir ao futebol, opá, não sei. Nem sei como é que vai ser a realidade pós-Covid, sinceramente. Mas acho que não é isso. Eu, como morava perto do estádio 1.º Maio quando era jovem, era como ir à missa ao Domingo. Não ia para me divertir, porque os jogos do Braguinha eram um suplício naquele tempo  ;D — eu ia por devoção. Hoje em dia é mais difícil criar rotinas de ir ao futebol, por causa da m*** dos horários dos jogos
Há umas décadas atrás todos tinham clube de futebol. E sempre que havia tempo era chutar o que houvesse. Tudo que pudesse rolar servia.
Agora quantos não querem saber de futebol pra nada? Cada vez mais. Onde está o futebol de rua, mesmo com os parques que dantes não existiam? Onde estão os miúdos à espera de um golo para chegar a vez porque não cabiam todos? O futebol só por si não chega. Por isso existem mil e uma coisas à volta, por isso outros desportos com longas décadas de sucesso têm de fazer coisas que desportivamente nem fazem sentido, para atraírem esses públicos

Estive a ver as médias de espectadores dos clubes da Liga Portuguesa nos últimos anos. Na época em que ficámos em 2.º lugar, tivemos uma média de 14.274 (refiro-me à média só na Liga Sagres, como se chamava na altura). Na época seguinte, 14.509. Na época de 2011/12, tivemos uma média de 15.169 (superior ao bitória nesse ano), depois baixámos para 12 mil na época seguinte, e depois estabilizámos nos 10 mil. Na última época antes do Covid (2018/19), tivemos uma média na Liga Nós de 12 mil adeptos. Os espanhóis, por contraste, tiveram uma média de 18.249, segundo os números oficiais.

Sim, os miúdos hoje têm mais actividades e distrações, mas ao mesmo tempo hoje a relação da cidade com o clube já é de maior orgulho do que no tempo que falei. E o pessoal da aldeia de Guimarães não tem outras distrações, é isso?

Muitos miúdos hoje não gostam de futebol, and so what? Há 30 e tal anos, posso te garantir que muitos miúdos em Braga não ligavam nenhuma à bola também. Dizes que "todos tinham clube"... havia pessoal que dizia que era do Benfica ou do Sporting, mas não se sentava para ver um jogo de futebol na televisão. As coisas não são diferentes hoje.

Pelos números que dei acima, dizer-se que não temos potencial para chegar aos 20 mil parece-me manifestamente exagerado. Não acontece de um dia para o outro, isso não... Mas se já tivemos épocas com 14 e 15 mil de média, 20 mil de target é ambicioso mas não é irreal. Portanto, não vamos agora ser como os "velhos do Restelo", e dizer que tudo agora é impossível

PAF

Até podemos ter esporadicamente 15/20/30mil, mas até isso ser um hábito nem daqui por décadas parece-me.
Pinto da Costa, Vieira e Salvador vão continuar presidentes dos seus clubes pelo que mudanças no futebol português não são esperadas, todos ganharam eleições há pouco. E se o modelo do futebol não muda o que vamos ter vai ser sempre pior que o que temos hoje.
Por isso os adeptos até podem existir, daí a serem assíduos no futebol vai um longo caminho.
Acho que ninguém tem dúvidas que o Braga tem muitos mais adeptos que há 15/20anos, se calhar o dobro ou triplo, no estádio nem se nota hoje em dia.

andromeda123

Eu sou suspeito, porque sempre defendi o Carvalhal, e esta entrevista prova que a minha convicção no treinador, mas acima de tudo no homem, estava totalmente acertada. É um homem com uma visão para o clube, percebe de bola a sério, percebe o caminho para crescer, gerir espectativas, é a cara e a imagem que este clube deve ter, acho que o nosso melhor reforço para a próxima época é a continuidade dele, sem dúvida! Se o Salvador souber aproveitar esta visão podemos crescer muito mais

NightHawk

Essas médias de 18mil dos vizinhos são mais falsas que judas. É um facto no entanto que têm consistentemente médias acima das nossas. Este tema não é um objetivo de curto prazo mas de médio/longo prazo. Vai demorar a chegarmos a médias acima dos 15 mil mas acho que vai acabar por acontecer mantendo, e aumentando, o trabalho que está a ser feito. É certo que os jovens têm outras coisas de interesse, há muito mais coisas de entretenimento e atividades lúdicas a concorrer com o futebol que antes mas também é certo que há 20/30 anos atrás muito poucos na cidade e região ligavam ao clube. Agora quase todos os que gostam de futebol são do Braga e só do Braga. Mesmo sendo menos gente a gostar de futebol do que antes, é sempre mais gente a gostar do clube do que antes.

Excelente entrevista do Carvalhal onde tocou em todos os pontos. Não podia concordar mais na visão de crescimento sustentado do clube (só acho que não me parece que 2028 vá a ser isso tudo que ele acha porque essa centralização de receitas vai ser uma montanha que vai parir um rato). Esteve muito bem também a explicar todas as condicionantes que teve ao longo da época, táticas, físicas e mentais. E parece haver uma clara sintonia entre treinador e presidente. Acho que temos tudo para fazer mais uma boa época no próximo ano, acima até do que fizemos este ano.

É o homem certo no local certo na altura certa.

reg107

Eu não concordo, ou melhor não acho que só os jovens são o futuro do clube. O futuro são os jovens, os velhos, mulheres, crianças, todos. E a estratégia terá que ser por aí. Quando é para festejar o povo aparece, o problema é o caminho até lá. Mais que uma marca parece-me que é necessário apostar numa politica de proximidade, criar sentimento de pertença, uma causa.

Dou um exemplo, nunca vi tanta gente a praticar exercício, seja ciclismo, seja corrida. Porque é que o clube não explora isso. Pode criar grupos de corrida "patrocinados" ou organizados pelo clube, corridas do adepto, dia aberto na academia, etc...
Querem "evangelizar" os miúdos? criem campos de férias, até temos o complexo de Fão. Muitos Pais pagam para que os filhos tenham férias desportivas.

Nunca houve tantas condições para chegar junto das pessoas e tem se feito alguma coisa nesse sentido, por exemplo O SCB Day, etc. Mas fora isso, tudo se resume a descontos num cartão e isso está tão batido que quando vou à bomba já nem sei que cartão de descontos usar.

Quando se ganha as pessoas aparecem... No resto do ano é preciso ir de encontro às pessoas , procura-las mesmo. Culpar a cidade, os horários (que são efetivamente uma mxrdx), os putos que não largam a playstatio, etc, não adianta nada. Urge meter pés ao caminho, não copiar modelos e arranjar gente que pense fora da caixa.

Pelo menos o treinador atual já tem uma visão muito boa e idealizada do que o clube deve ser...à que arranjar mais gente assim.

rpo.castro

Quote from: Fernandão on 28 de May de 2021, 08:51
Estive a ver as médias de espectadores dos clubes da Liga Portuguesa nos últimos anos. Na época em que ficámos em 2.º lugar, tivemos uma média de 14.274 (refiro-me à média só na Liga Sagres, como se chamava na altura). Na época seguinte, 14.509. Na época de 2011/12, tivemos uma média de 15.169 (superior ao bitória nesse ano), depois baixámos para 12 mil na época seguinte, e depois estabilizámos nos 10 mil. Na última época antes do Covid (2018/19), tivemos uma média na Liga Nós de 12 mil adeptos. Os espanhóis, por contraste, tiveram uma média de 18.249, segundo os números oficiais.

Sim, os miúdos hoje têm mais actividades e distrações, mas ao mesmo tempo hoje a relação da cidade com o clube já é de maior orgulho do que no tempo que falei. E o pessoal da aldeia de Guimarães não tem outras distrações, é isso?

Muitos miúdos hoje não gostam de futebol, and so what? Há 30 e tal anos, posso te garantir que muitos miúdos em Braga não ligavam nenhuma à bola também. Dizes que "todos tinham clube"... havia pessoal que dizia que era do Benfica ou do Sporting, mas não se sentava para ver um jogo de futebol na televisão. As coisas não são diferentes hoje.

Pelos números que dei acima, dizer-se que não temos potencial para chegar aos 20 mil parece-me manifestamente exagerado. Não acontece de um dia para o outro, isso não... Mas se já tivemos épocas com 14 e 15 mil de média, 20 mil de target é ambicioso mas não é irreal. Portanto, não vamos agora ser como os "velhos do Restelo", e dizer que tudo agora é impossível
Da geração que pertenço (85) a 1ª pergunta da altura era "de que clube és". Toda a gente jogava à bola e sabia-se os jogadores de cor, até porque ali por 90-92 os planteis eram mais estáveis. Timofte, Kostadinov, o João Pinto (do Porto), o Veloso, o Mats Magnusson. Os cromos de futebol saíam nos iogurtes da Longa Vida. Havia o futebol ao domingo à tarde no canal 1, e sábado à tarde havia liga inglesa na tv2 (Alan Shearer era o meu ídolo). Mais tarde pareceu a SIC que transmitia alguns jogos de espanha (acho que da taça) e Ronaldo era o fenómeno, que toda a gente falava das arrancadas e dos golos.

Antes só precisavas de algo que rolasse. As mochilas, uma porta, 2 árvores, faziam de baliza. Agora quem joga futebol está tudo em escolinhas.
Tivemos um aumento de público em épocas que demos um passo gigante. Agora nem com uma época a terminar em 3º se consegue. Mesmo olhando para a campanha 2010/11, qual foi o jogo que tivemos o estádio realmente cheio? Com o Benfica (25k). Com o liverpool tiveste apenas 12k, que foi um valor que tiveste em muitos jogos de cartaz com o Shakhtar ou o Partizan. Mesmo Celtic, Sevilha, Arsenal, Dinamo kiev (1/4 final) não chegavas aos 20k. Na época anterior tiveste algumas borlas e o estádio encheu. Com as borlas recentes, nem notas diferenças na assistência.

O mundo mudou mas para já o futebol aqui no burgo e o Braga, mudaram, mas muito menos, e não estão a consegui acompanhar.
O Braga day é uma excelente iniciativa, mas não pode ficar limitada a 1 dia por ano. Ao longos dos anos pessoas daqui, sem qualquer experiencia profissional na área vão deixando centenas de ideias de aproximação do clube aos futuros adeptos, como ainda agora o REG107 fala por exemplo de eventos ou corridas organizados pelo clube. A Cidade de Braga tem na última década se tornado atrativa para o turismo com imensas iniciativas/eventos. A presença do Braga é regra geral incipiente senão ausente de todo.

Não é deitar culpas, é perceber que tudo à tua volta mudou, e que tens de mudar e trabalhar imenso, só para manteres o nível que tens. Falar em duplicar as assistências parece me ridículo. Até a renovação do 1º Maio só propõe 20k lugares. Chegam e sobram, assim como no EMB podem fechar a nascente superior para sempre.
Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

Fernandão
O putos de hoje não se sentam a ver jogos na TV sabes porquê? Porque eles nem sequer dão na tv em geral. Só dão em circuito fechado. Mesmo os que se podiam sentar deixaram de o fazer, agora queres ver pagas. Há muito mais distanciamento da modalidade do que existia antes.
O Guimarães tem o mesmo problema do Braga, as assistências deles já está mais que provado são completamente aldrabadas, têm mais gente que o Braga, mas a diferença é cada vez mais residual e nem é porque o Braga cresce, é porque eles vão perdendo. Sendo verdade que há um histórico deles de ligação ao clube mais acentuado que em Braga. Se nada for feito todos vão perder.
As assistências dos nossos anos dourados mesmo assim são completamente enviesadas, se tiveres 3 pessoas, uma  ganhar 1500 e as outras zero, em média os 3 ganham 500. Aqui é o mesmo tiveste alguns jogos com 25 mil e 2 ou 3 acima de 20 penso eu, isso no final atira a média para cima. Mas no final sobra pouco mais que nada, porque a sustentação dos valores foi zero. Nós hoje se tivéssemos 10 mil certos já seria bom, mesmo nos jogos com Aroucas e afins, no final a média seria de 12, 13 14mil provavelmente. Mas estamos com problemas em ter esses 10, quanto mais pensar em 20 e pior ainda em 30. O estádio deve ser feito para o dia a dia, não para as exceções. A Juventus fez um estádio novo para 41mil pessoas, acho que isto é uma visão de futuro de um clube de topo mundial.
Neste momento ter muitos mais adeptos, mesmo que seja só da boca para fora, não se está a repercutir em mais gente no estádio, diria que estranhamente. A culpa é do Braga e das estruturas do futebol em geral. Antes mesmo os bi clubistas iam ver o Braga (era a ocupação de domingo à tarde), agora nem sequer os braguistas vão... isto diz muito do que a sociedade mudou nos últimos 20anos.

Hucry

#208
Eu acho que ao dia de hoje, os mais jovens já não ligam tanto ao futebol... vejo isso pelo meu irmão e pelo grupo de amigos dele (e jogavam quase todos futebol em crianças nas camadas jovens do Merelinense, Frossos ou Dume), todos na casa dos 18 anos e são quase todos do Braga.. mas uma mão chega para contar os jogos que viram do Braga este ano na televisão, quando lhes arranjava bilhetes, ninguém queria. O desinteresse é um pouco geral pela sociedade mais nova.

Lembro-me de ir para a rodovia para os campos de 5 e ter 5/6 equipas à nossa frente para entrar, agora com o covid isso desapareceu... mas mesmo antes disso, já não era  mesma coisa.

Fernandão

Quote from: PAF on 28 de May de 2021, 12:50
Fernandão
O putos de hoje não se sentam a ver jogos na TV sabes porquê? Porque eles nem sequer dão na tv em geral. Só dão em circuito fechado. Mesmo os que se podiam sentar deixaram de o fazer, agora queres ver pagas. Há muito mais distanciamento da modalidade do que existia antes.
O Guimarães tem o mesmo problema do Braga, as assistências deles já está mais que provado são completamente aldrabadas, têm mais gente que o Braga, mas a diferença é cada vez mais residual e nem é porque o Braga cresce, é porque eles vão perdendo. Sendo verdade que há um histórico deles de ligação ao clube mais acentuado que em Braga. Se nada for feito todos vão perder.
As assistências dos nossos anos dourados mesmo assim são completamente enviesadas, se tiveres 3 pessoas, uma  ganhar 1500 e as outras zero, em média os 3 ganham 500. Aqui é o mesmo tiveste alguns jogos com 25 mil e 2 ou 3 acima de 20 penso eu, isso no final atira a média para cima. Mas no final sobra pouco mais que nada, porque a sustentação dos valores foi zero. Nós hoje se tivéssemos 10 mil certos já seria bom, mesmo nos jogos com Aroucas e afins, no final a média seria de 12, 13 14mil provavelmente. Mas estamos com problemas em ter esses 10, quanto mais pensar em 20 e pior ainda em 30. O estádio deve ser feito para o dia a dia, não para as exceções. A Juventus fez um estádio novo para 41mil pessoas, acho que isto é uma visão de futuro de um clube de topo mundial.
Neste momento ter muitos mais adeptos, mesmo que seja só da boca para fora, não se está a repercutir em mais gente no estádio, diria que estranhamente. A culpa é do Braga e das estruturas do futebol em geral. Antes mesmo os bi clubistas iam ver o Braga (era a ocupação de domingo à tarde), agora nem sequer os braguistas vão... isto diz muito do que a sociedade mudou nos últimos 20anos.

Eu também fiz a ressalva na minha primeira mensagem sobre o tema que ninguém sabe o que vai ser o futebol pós-Covid. Será que nos tornámos todos adeptos de sofá, e só vamos aparecer nas grandes ocasiões (para celebrar títulos, apuramentos para a Champions, ou algo assim?). O Português gosta é de festejos.

Se a tendência do futebol mundial for uma diminuição de adeptos nos estádios, como referiste, então chapéu! Nada a fazer! No entanto, se houver um ressurgimento do gosto de ir à bola, da malta maluca que segue a equipa para onde for preciso — então aí subir de 12 mil para +15 mil não é nada de mais. Estas coisas não dependem da vontade individual minha ou deste ou daquele; o futebol é uma manifestação coletiva — o adepto é uma maria-vai-com-as-outras; o pessoal tende a ir na "onda", ao fim e ao cabo  :P Se não houver entusiasmo da parte dos amigos, ficamos em casa, a ver na inacio tv.

Já muitas vezes estive para desistir de acompanhar o futebol por ser tão tóxico nas suas instituições, protagonistas, comunicação social, e até nos próprios adeptos (esta cultura de insulto fácil, só porque sim; a falta de cultura para saber perder com elevação, ou de saber ganhar com humildade). Por isso, não posso criticar os jovens por terem melhores entretenimentos, hoje em dia, essa é que é a verdade  :-[

reg107

Quote from: Fernandão on 28 de May de 2021, 13:41
Quote from: PAF on 28 de May de 2021, 12:50
Fernandão
O putos de hoje não se sentam a ver jogos na TV sabes porquê? Porque eles nem sequer dão na tv em geral. Só dão em circuito fechado. Mesmo os que se podiam sentar deixaram de o fazer, agora queres ver pagas. Há muito mais distanciamento da modalidade do que existia antes.
O Guimarães tem o mesmo problema do Braga, as assistências deles já está mais que provado são completamente aldrabadas, têm mais gente que o Braga, mas a diferença é cada vez mais residual e nem é porque o Braga cresce, é porque eles vão perdendo. Sendo verdade que há um histórico deles de ligação ao clube mais acentuado que em Braga. Se nada for feito todos vão perder.
As assistências dos nossos anos dourados mesmo assim são completamente enviesadas, se tiveres 3 pessoas, uma  ganhar 1500 e as outras zero, em média os 3 ganham 500. Aqui é o mesmo tiveste alguns jogos com 25 mil e 2 ou 3 acima de 20 penso eu, isso no final atira a média para cima. Mas no final sobra pouco mais que nada, porque a sustentação dos valores foi zero. Nós hoje se tivéssemos 10 mil certos já seria bom, mesmo nos jogos com Aroucas e afins, no final a média seria de 12, 13 14mil provavelmente. Mas estamos com problemas em ter esses 10, quanto mais pensar em 20 e pior ainda em 30. O estádio deve ser feito para o dia a dia, não para as exceções. A Juventus fez um estádio novo para 41mil pessoas, acho que isto é uma visão de futuro de um clube de topo mundial.
Neste momento ter muitos mais adeptos, mesmo que seja só da boca para fora, não se está a repercutir em mais gente no estádio, diria que estranhamente. A culpa é do Braga e das estruturas do futebol em geral. Antes mesmo os bi clubistas iam ver o Braga (era a ocupação de domingo à tarde), agora nem sequer os braguistas vão... isto diz muito do que a sociedade mudou nos últimos 20anos.

Eu também fiz a ressalva na minha primeira mensagem sobre o tema que ninguém sabe o que vai ser o futebol pós-Covid. Será que nos tornámos todos adeptos de sofá, e só vamos aparecer nas grandes ocasiões (para celebrar títulos, apuramentos para a Champions, ou algo assim?). O Português gosta é de festejos.

Se a tendência do futebol mundial for uma diminuição de adeptos nos estádios, como referiste, então chapéu! Nada a fazer! No entanto, se houver um ressurgimento do gosto de ir à bola, da malta maluca que segue a equipa para onde for preciso — então aí subir de 12 mil para +15 mil não é nada de mais. Estas coisas não dependem da vontade individual minha ou deste ou daquele; o futebol é uma manifestação coletiva — o adepto é uma maria-vai-com-as-outras; o pessoal tende a ir na "onda", ao fim e ao cabo  :P Se não houver entusiasmo da parte dos amigos, ficamos em casa, a ver na inacio tv.

Já muitas vezes estive para desistir de acompanhar o futebol por ser tão tóxico nas suas instituições, protagonistas, comunicação social, e até nos próprios adeptos (esta cultura de insulto fácil, só porque sim; a falta de cultura para saber perder com elevação, ou de saber ganhar com humildade). Por isso, não posso criticar os jovens por terem melhores entretenimentos, hoje em dia, essa é que é a verdade  :-[

O futebol tem hoje um dilema ao estilo Salas Cinema Vs Netflix.
Ou oferece algo mais, ou a televisão vai continuar a ganhar. Vivemos na era do Já. É tudo na hora. Quem conhece a malta mais nova sabe que eles nem o jogo na tv querem ver. Eles querem é ter na palma da mão os Insights mais importantes. Depois em conversa fazem o resto do filme do jogo.

Como é que se oferece mais e se inverte isto? Não faço ideia.

Uma coisa é certa, não é com eventos com acesso exclusivo às elites, sejam elas da cidade, do futebol ou da politica.

Pedro Bala

O Guimarães tem a massa adepta que tem porque até há pouco tempo (início deste século) eram o 5° melhor clube em Portugal atrás dos grandes e Boavista. Tiveram uma grande década de 80 e 90.

É incrível como raramente vejo alguém referir isto. Como se o Vitória fosse a mediocridade que agora é desde sempre.

Crescimento da massa adepta anda de mão dada com o sucesso desportivo. No caso deles não foi diferente, por muito que eles tentem passar essa ideia. A diferença é que o crescimento deles foi há décadas e o nosso, para além de ser mais recente, ainda não parou.

Eskol

Na minha opinião há dois fatores muito importantes que contribuiram na última década para uma diminuição geral das assistências em Braga (e na generalidade do futebol português).

Descredibilização das entidades que gerem os diversos órgãos nacionais de futebol. Exceptuando os adeptos dos 3 porquinhos que estão sempre contentes desde que ganhem, há um enorme sentimento de cansaço na restante população em relação ao futebol português. Muita gente aqui no fórum sabe do que estou a falar. Quantos já não tiveram vontade de mandar o futebol português para aquele sitio onde o Sol não brilha? A única coisa que me segura é a minha ligação emocional ao Braga. Se não fosse tão forte, só de longe a longe poria os pés no estádio. Continuava a ser adepto do Braga e a gostar do clube, mas não me ia chatear nem interessar tanto pelo dia-a-dia.

Emigração. Braga é a cidade mais jovem do país e estamos num ciclo perpetual de crise económica. Os jovens são a fatia da população que mais emigra e houve uma enorme debandada como resultado da última crise (para além do "sangramento" que é constante mesmo quando as coisas não estão tão mal). Não tenho dúvidas que só aí perdemos centenas, talvez milhares, de adeptos fiéis que estavam no estádio faça chuva ou faça Sol.


reg107

Quote from: Pedro Bala on 28 de May de 2021, 15:22
O Guimarães tem a massa adepta que tem porque até há pouco tempo (início deste século) eram o 5° melhor clube em Portugal atrás dos grandes e Boavista. Tiveram uma grande década de 80 e 90.

É incrível como raramente vejo alguém referir isto. Como se o Vitória fosse a mediocridade que agora é desde sempre.

Crescimento da massa adepta anda de mão dada com o sucesso desportivo. No caso deles não foi diferente, por muito que eles tentem passar essa ideia. A diferença é que o crescimento deles foi há décadas e o nosso, para além de ser mais recente, ainda não parou.
Acho muito redutor associar os resultados à massa adepta. Aliás sendo assim, seremos um caso de estudo, porque nos últimos 20 anos o crescimento é notório a todos os níveis. 4 Taças, uma final europeia e no entanto, somos os mesmos sistematicamente, mais mil menos mil.
Com os resultados aparecem adeptos, sem dúvida, quando os resultados não corresponderem ou se tornarem banais (vai começar a acontecer isso com a conquista de taças, como aconteceu com o quarto lugar), facilmente esses adeptos se vão. Queremos mesmo apostar neste tipo de estratégia?

Não gosto de comparações com o vitória, até porque são realidades tão distintas que é impossível sequer establecer termo de comparação, Qualquer conversa com adeptos deles (estudei lá cinco anos de 1999 a 2004) começa e acaba no argumento dos adeptos. Aquilo funciona ao contrário, o clube é que é fã dos adeptos. Depois, convivem bem (estupidamente bem) com o estilo entifada, "quem não é dos nossos é inimigo. Morte ao inimigo, aos infieis". São formas de estar. Só por isso, nem sequer aceito qualquer tipo de argumentos que nos comparem a eles. Que fiquem lá com a jihad deles.

Já o disse aqui. Para mim o sentimento de pertença arrasta multidões. Nos anos noventa os adeptos eram conhecidos, havia uma casota para as cotas (Zona5 Adão), havia a figura do cobrador que ía às empresas, etc. Eu sei que os tempos modernos não são assim e que o mundo é global. Mas está nas mãos do clube fazer com esse sentimento se pertença volte. Não bastam chamadas telefónicas em ano de eleições com discurso ensaiado "Você é um sócio muito importante no clube". É preciso andar no meio dos adeptos, literalmente. Há alguns anos havia por aí uns jantares superbraga (nunca fui a nenhum), mas do que me lembro dos relatos que eram postos aqui, convidavam (alguém do forum) jogadores/treinadores. Está na hora do clube fazer esse papel, não tem que ser jantares nem mega eventos.
Uma coisa tão simples como os treinos abertos ao público, aquele treino de recuperação pós jogos europeus por exemplo. Lembro-me que se faziam com Jesus (lembro-me a seguir ao jogo com o Milan por exemplo e de alguns no tempo do Domingos), até isso caiu em desuso.

tiago1992

Quote from: Magicobraga on 28 de May de 2021, 01:10
Exato, os putos de hoje até gostam do clube mas não tem a cultura de ir ao estádio.

Conheço muita gente que é maluca pelo Braga e não mete o pé no estádio.

E vivem essa maluqice como? É uma pergunta sem segundas intenções, apenas gostava de perceber como isso é possivel.

Magicobraga

#215
Quote from: tiago1992 on 28 de May de 2021, 19:21
Quote from: Magicobraga on 28 de May de 2021, 01:10
Exato, os putos de hoje até gostam do clube mas não tem a cultura de ir ao estádio.

Conheço muita gente que é maluca pelo Braga e não mete o pé no estádio.

E vivem essa maluqice como? É uma pergunta sem segundas intenções, apenas gostava de perceber como isso é possivel.

Vivem pra eles, vem os jogos todos na TV e aí de quem fale mal do Braga a beira deles.

Já eu sou tenho que ir aos jogos todos, meto os pés pelas mãos para o fazer, as pessoas chamam me maluco mas sou assim desde pequeno.

joaoPC

Quote from: Magicobraga on 28 de May de 2021, 19:33


Quote from: tiago1992 on 28 de May de 2021, 19:21
Quote from: Magicobraga on 28 de May de 2021, 01:10
Exato, os putos de hoje até gostam do clube mas não tem a cultura de ir ao estádio.

Conheço muita gente que é maluca pelo Braga e não mete o pé no estádio.

E vivem essa maluqice como? É uma pergunta sem segundas intenções, apenas gostava de perceber como isso é possivel.

Vivem pra eles, vem os jogos todos na TV e aí de quem fale mal do Braga a beira deles.
Muita gente aprendeu a amar um clube longe do estádio.
Basta pensares nos adeptos que conheces que apoiam clubes de outras cidades.

Pedro Bala

Quote from: reg107 on 28 de May de 2021, 16:59
Quote from: Pedro Bala on 28 de May de 2021, 15:22
O Guimarães tem a massa adepta que tem porque até há pouco tempo (início deste século) eram o 5° melhor clube em Portugal atrás dos grandes e Boavista. Tiveram uma grande década de 80 e 90.

É incrível como raramente vejo alguém referir isto. Como se o Vitória fosse a mediocridade que agora é desde sempre.

Crescimento da massa adepta anda de mão dada com o sucesso desportivo. No caso deles não foi diferente, por muito que eles tentem passar essa ideia. A diferença é que o crescimento deles foi há décadas e o nosso, para além de ser mais recente, ainda não parou.
Acho muito redutor associar os resultados à massa adepta. Aliás sendo assim, seremos um caso de estudo, porque nos últimos 20 anos o crescimento é notório a todos os níveis. 4 Taças, uma final europeia e no entanto, somos os mesmos sistematicamente, mais mil menos mil.
Com os resultados aparecem adeptos, sem dúvida, quando os resultados não corresponderem ou se tornarem banais (vai começar a acontecer isso com a conquista de taças, como aconteceu com o quarto lugar), facilmente esses adeptos se vão. Queremos mesmo apostar neste tipo de estratégia?

Não gosto de comparações com o vitória, até porque são realidades tão distintas que é impossível sequer establecer termo de comparação, Qualquer conversa com adeptos deles (estudei lá cinco anos de 1999 a 2004) começa e acaba no argumento dos adeptos. Aquilo funciona ao contrário, o clube é que é fã dos adeptos. Depois, convivem bem (estupidamente bem) com o estilo entifada, "quem não é dos nossos é inimigo. Morte ao inimigo, aos infieis". São formas de estar. Só por isso, nem sequer aceito qualquer tipo de argumentos que nos comparem a eles. Que fiquem lá com a jihad deles.

Já o disse aqui. Para mim o sentimento de pertença arrasta multidões. Nos anos noventa os adeptos eram conhecidos, havia uma casota para as cotas (Zona5 Adão), havia a figura do cobrador que ía às empresas, etc. Eu sei que os tempos modernos não são assim e que o mundo é global. Mas está nas mãos do clube fazer com esse sentimento se pertença volte. Não bastam chamadas telefónicas em ano de eleições com discurso ensaiado "Você é um sócio muito importante no clube". É preciso andar no meio dos adeptos, literalmente. Há alguns anos havia por aí uns jantares superbraga (nunca fui a nenhum), mas do que me lembro dos relatos que eram postos aqui, convidavam (alguém do forum) jogadores/treinadores. Está na hora do clube fazer esse papel, não tem que ser jantares nem mega eventos.
Uma coisa tão simples como os treinos abertos ao público, aquele treino de recuperação pós jogos europeus por exemplo. Lembro-me que se faziam com Jesus (lembro-me a seguir ao jogo com o Milan por exemplo e de alguns no tempo do Domingos), até isso caiu em desuso.

Estás no teu direito de achar redutor, mas em Portugal não há clubes com adeptos que não sejam bons agora ou não tenham sido bons no passado (e até clubes que têm vindo a ser bons como o Rio Ave contam com massas adeptas patéticas). Isto não é Inglaterra ou Alemanha.

As comparações aos bitós são inevitáveis visto que são o nosso rival, são de uma "cidade" aqui ao lado e são praticamente o único clube português de uma dimensão semelhante à nossa (talvez esteja a ser injusto para o Boavista ao dizer isto).

E sendo verdade que eles trabalharam o aspecto social do clube durante muito tempo melhor que nós, também é verdade que durante muito tempo eles simplesmente foram um clube melhor que o nosso, que fazia campeonatos no geral muito melhores, ia mais longe nas taças, ocasionalmente à Europa, dava alguma luta aos grandes e Boavista, etc. Consequentemente arrastou para si mais apoio; é normal, é o que nos tem acontecido há alguns anos e ainda vamos demorar algum tempo para colher os frutos desse crescimento. Penso que à data de hoje eles ainda têm mais 3ºs lugares que nós por exemplo (o que é notável tendo em conta que no século XXI não fizeram nada de jeito no campeonato - exceptuando o ano do 3º).

O Vitória era um bom clube há 30/40 anos atrás e ainda hoje isso se repercute na sua massa adepta (tanto que por aqueles lados reina muita falta de noção em relação ao que o clube deles realmente é neste momento). Estas coisas demoram o seu tempo.

joaoPC

Venho só aqui deixar a mensagem passada pelo Carvalhal que se aplica aqui ao fórum também. Sinto que a equipa sofreu muito com as críticas que foram feitas no terço final e isso deu para constatar por exemplo no que o Matheus disse no final do jogo. Acho que a falta de adeptos no estádio para dar o empurrão nos maus momentos também não ajudou

Carvalhal:
"Hoje em dia, a minoria é sempre mais ruidosa. Tens 80 por cento das pessoas do teu lado, a apoiar, e 20 por cento que, circunstancialmente, são críticas, e fazem barulho, porque são mais emocionais", destacou Carlos Carvalhal, deixando ainda um apelo.

"O meu apelo é que os 80 por cento das pessoas que são mais racionais que se manifestem também, que deem a sua opinião nos momentos menos bons, que façam barulho e façam força pela positiva, e não deixem que a minoria dos adeptos mais emocional tome conta de formar uma opinião, porque isso pode levar a alguma perturbação e isso não é positivo para as equipas, traz desequilíbrios", disse.

rpo.castro

Quote from: Magicobraga on 28 de May de 2021, 19:33
Quote from: tiago1992 on 28 de May de 2021, 19:21
Quote from: Magicobraga on 28 de May de 2021, 01:10
Exato, os putos de hoje até gostam do clube mas não tem a cultura de ir ao estádio.

Conheço muita gente que é maluca pelo Braga e não mete o pé no estádio.

E vivem essa maluqice como? É uma pergunta sem segundas intenções, apenas gostava de perceber como isso é possivel.

Vivem pra eles, vem os jogos todos na TV e aí de quem fale mal do Braga a beira deles.

Já eu sou tenho que ir aos jogos todos, meto os pés pelas mãos para o fazer, as pessoas chamam me maluco mas sou assim desde pequeno.
Foi nas redes sociais do SC Braga ou do Mundo Braguista que meteram aquele video de um miudo de Coimbra que é doido pelo Braga e conseguiu ver a camioneta no domingo?
Eu sou um forte adepto da Ferrari e os únicos Ferraris (de competição) que vi foram em exposição ou equipas semi-amadoras geridas pela AF Corse.
Quem não sente não é filho de boa gente.