News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

bolanarede.pt

SC Braga 2-0 Estoril Praia SAD: Ricardo Horta foi bipolar, mas decisivo

A CRÓNICA: 'TIKI TAKA' ARSENALISTA EM 45 MINUTOS DE ALTA ROTAÇÃO


O SC Braga recebeu e venceu o Estoril Praia SAD por 2-0, num jogo marcado por uma primeira parte de alto nível dos homens da casa e por alguma bipolaridade de Ricardo Horta, que teve final feliz.

Foi exatamente isso: a noite de Ricardo Horta, e a primeira parte não podia ser mais o espelho disso mesmo. Mas nem tudo são contos de fada para o craque português. A entrada no jogo foi muito tremida e danosa para a equipa. Isto, porque Horta conseguiu num espaço de apenas 10 minutos, falhar duas ocasiões flagrantes para faturar.

O primeiro lance de perigo até se «perdoa», porque a mancha de Thiago foi, de facto, muito boa. Contudo, na segunda ocasião, através de uma grande penalidade, era pedido que Horta fizesse melhor – remate muito denunciado e algo fraco – que acabou em mais duelo ganho por parte do guardião brasileiro.

Mas, já diz o ditado: "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Foi o ditado da noite para Ricardo Horta, que depois de duas perdas desoladoras lá conseguiu fazer abanar as redes.

Ao minuto 33, Ricardo Horta inaugurou o marcador num desenho coletivo fantástico por parte do trio ofensivo – Medeiros, Vitinha e Horta. Foi um autêntico 'tiki-taka' que se viria a repetir seis minutos depois. Isto, porque ao minuto 39, os três da frente voltaram a provocar estragos, e tiveram novamente um papel decisivo na construção do golo (e do bis) de Ricardo Horta. Dois golos de rajada, que levaram o SC Braga para o intervalo com uma vantagem ajustada ao que tinha acontecido nos primeiros 45 minutos.

No segundo tempo, a toada mudou com um claro ascendente para o Estoril Praia SAD a partir do minuto 60. Momento que coincidiu com as substituições protagonizadas por Bruno Pinheiro. Depois, para ajudar a este ressuscitar estorilista, Lucas Mineiro acaba por sofrer o segundo amarelo e consequente vermelho, que deixou os homens da casa reduzidos a 10 e com muito que sofrer até final.

Assim foi, ao passo que até final, o SC Braga precisou de sofrer muito para levar de vencido o Estoril Praia SAD, e para não sofrer qualquer tento. 2-0, e o SC Braga pode respirar de alívio no quarto posto da tabela.

A FIGURA

Ricardo Horta bisa e já leva 9 golos na Liga Bwin.
https://twitter.com/CabineSport/status/1467602958166679553?s=20

Ricardo Horta – Dois golos, (já são nove no campeonato) e mais uma partida de elevado nível para o português, que é já uma das principais figuras da história do SC Braga.

O FORA DE JOGO

Braga já terá garantido a contratação de Lucas Mineiro para a próxima temporada

[emoji2786] Record pic.twitter.com/lzhpTOcu0k

https://twitter.com/imatemynameis1/status/1393548133590765571?t=c8fb-mI4Ijc1JhfZSnum_w&s=15

Lucas Mineiro – Deitou por terra a esperança do SC Braga conseguir segurar o jogo com bola e com outra tranquilidade. Uma expulsão evidente, num lance de meter Carvalhal com as mãos na cabeça.

ANÁLISE TÁTICA – SC BRAGA

A equipa orientada por Carlos Carvalhal apresentou-se no seu 3-4-3 habitual, ainda que, o sistema muitas vezes se desdobrava num 3-5-2, com a presença de muitos homens entrelinhas, de forma a destabilizar linha defensiva do Estoril Praia SAD.

Em termos daquilo que foi a preparação para o jogo, os homens da casa procuraram reter ao máximo a posse de bola, e controlar todos os ritmos do jogo, pressionando de forma astuta e veemente a primeira fase de construção do lado visitante.

Do ponto de vista ofensivo, com um futebol bastante emparelhado, a turma bracarense não abdicou de sair curto da primeira fase de construção, e criava jogo, quase sempre de forma paciente, em busca do espaço livre.

11 INICAL E PONTUAÇÕES

Matheus (8)

Paulo Oliveira (6)

Raul Silva (6)

Diogo Leite (6)

Yan Couto (6)

Francisco Moura (6)

Lucas Mineiro (4)

André Horta (6)

Iuri Medeiros (7)

Ricardo Horta (8)

Vitinha (6)

SUBS UTILIZADOS

Gorby (5)

Mario González (5)

Fabiano (6)

Piazón (5)

Chiquinho (6)

ANÁLISE TÁTICA – ESTORIL PRAIA SAD

Alinhando num 4-3-3, os forasteiros só se desinibiram depois do segundo golo caseiro. O técnico Bruno Pinheiro foi algo conservador e 'cedeu', desde cedo, a posse de bola ao adversário.

Defensivamente, a equipa estorilista desmontava-se num 4-5-1, que traduzia bem a forma como Bruno Pinheiro quis, acima de tudo, anular o adversário.

Ofensivamente, a espaços, os forasteiros foram obrigando o SC Braga a baixar linhas e a recuar, não obstante a capacidade de trabalhar sem bola dos bracarense também se tenha superado à capacidade de criação do lado do Estoril.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Thiago Silva (7)

Carles Soria (6)

Patrick William (6)

Nahuel Ferraresi (6)

Joãozinho (6)

Rosier (5)

Francisco Geraldes (5)

Arthur Gomes (6)

André Franco (5)

António Xavier (5)

Rui Fonte (6)

SUBS UTILIZADOS

Chiquinho (6)

Romário Baró (7)

André Clóvis (5)

David Bruno (5)

Bruno Lourenço (6)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Bnr:
Boa noite Míster, já referiu um pouco daquilo que foi a pressão alta e da forma como o SC Braga conseguiu condicionar a primeira fase de construção do Estoril, mas gostaria que abordasse um pouco também como foram desenhados os golos do SC Braga e a forma como conseguiriam criar superioridade numérica. E como tem sido trabalhado este tipo de golos, que foram dois em espaços curtos e o SC Braga conseguiu dois bons golos.

Carlos Carvalhal: "(Sim, deixe-me só dizer já agora que está a falar de futebol e eu quero falar de futebol, gosto de falar de futebol, e eu ironizei porque o SC Braga era uma equipa pouco analisada na minha opinião e lancei um desafio para que fosse feita uma análise ao SC Braga e aceitaram o repto. Deixem-me só dizer que eu não quero ser o mestre da tática nem quero que digam que depois me ando a armar).

Tirando isso, nós preparamos muito bem a pressão na sua primeira fase de construção e nós estávamos inclinados ou tentamos inclinar o jogo para a esquerda, e o Estoril e muito bem o seu treinador tentou levar-nos primeiro para o seu lado direto para depois sair no lado esquerdo. A nossa equipa teve que fazer um reajustamento durante o jogo, porque foi uma componente estratégica que foi alterada ali. Mas soubemos interpretar muito bem aquilo que tinhamos de fazer. Nesse sentido nós ganhamos muitas bolas, quando o adversário está em construção é uma equipa aberta, a partir daí nós temos treinado sim muito o jogo interior, em função do jogo interior dessa combinações que falou há pouco conseguimos estabelecer dois golos."

BnR: Boa noite míster, não sentiu que poderia ter partido para o jogo de forma mais ambiciosa? Do lado de fora deu a sensação que o Estoril partiu muito com o objetivo de anular o SC Braga, e em certo ponto conseguiu, mas depois dos dois golos em particular, não conseguiu dar a resposta que secalhar era desejável, principalmente com homens do meio campo que poderiam ter tido mais tempo com bola.

Bruno Pinheiro: "Apanhamos um SC Braga que nos últimos quatro jogos em casa fez 17 golos e sofreu três. O Estoril é um clube que vem da Segunda Liga e tem um orçamento baixíssimo, são realidades distintas. E começamos pelos treinadores, um treinador que há dois anos estava numa realidade diferente, e que hoje chega aqui a SC Braga e tem muita de vontade de disputar o jogo. Se nos faltou competência? Talvez tenha faltado, mas não foi falta de carácter, nem foi falta de plano de jogo para ganhar."

em: https://bolanarede.pt/nacional/sc-braga-2-0-estoril-praia-sad/

Lipeste

desporto.sapo.pt

SC Braga bate Estoril e 'foge' aos canarinhos na luta pelo 4.º lugar

O SC Braga bateu o Estoril por 2-0, na 13.ª ronda da Primeira Liga. Os minhotos consolidam o quarto lugar no campeonato, aproximando-se do Benfica, que é terceiro.

Com o quarto lugar em disputa, os bracarenses marcaram duas vezes por Ricardo Horta, aos 34 e 39, depois de o mesmo jogador já ter desperdiçado um penálti, num encontro em que a equipa da casa terminou reduzida a 10 jogadores, devido a expulsão de Lucas Mineiro (65).

Esta é a primeira derrota fora de casa do Estoril, nesta edição da Primeira Liga.

Com este triunfo, o segundo consecutivo no campeonato, o Sporting de Braga está em quarto, com 25 pontos, a seis do Benfica, que é terceiro, enquanto o Estoril Praia, que não perdia na I Liga há seis jogos, é quinto, com 21.

em:
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sc-braga-bate-estoril-e-foge-aos-canarinhos-na-luta-pelo-4-o-lugar

Lipeste

pressnet.pt

Sporting de Braga vence Estoril Praia e consolida quarto lugar

O Sporting de Braga venceu, este domingo, o Estoril Praia, por 2-0, em jogo da 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e consolidou o quarto lugar no campeonato, aproximando-se do Benfica, que é terceiro.


Com o quarto lugar em disputa, os bracarenses marcaram duas vezes por Ricardo Horta, aos 34 e 39, depois de o mesmo jogador já ter desperdiçado um penálti, num encontro em que a equipa da casa terminou reduzida a 10 jogadores, devido a expulsão de Lucas Mineiro (65).

Com este triunfo, o segundo consecutivo no campeonato, o Sporting de Braga está em quarto, com 25 pontos, a seis do Benfica, que é terceiro, enquanto o Estoril Praia, que não perdia na Liga há seis jogos, é quinto, com 21.

Declarações do treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, na sala de imprensa do Municipal de Braga, após a vitória por 2-0 ante o Estoril, em jogo da 13.ª jornada da I Liga:

«Ao intervalo estava 2-0, mas falhámos uma grande penalidade, temos mais duas oportunidades para fazer golo. Primeira parte excelente, não demos grandes hipóteses ao Estoril de sair a jogar de trás como gosta. Tivemos paciência, circulámos bem a bola e justificamos, não estar a ganhar 2-0, mas se calhar estar a ganhar por mais e sentenciar. Depois há a expulsão e o jogo mudou, uma equipa como o Estoril é difícil de pressionar com 11 e nós conseguimos fazer com mestria, mas com dez é muito complicado. Tivemos de baixar linhas, aguentar a pressão. Importante também a entrada do Gorby, entrou num momento difícil e esteve bem.»

«É gratificante ter adeptos a um domingo à noite. Trabalham no dia seguinte, estão ao frio, dificuldades em estacionar, terem que ter o seu certificado de vacinas, fazer um teste. Que chatice só para ver um jogo de futebol. Um aplauso para eles e que quinta-feira sejamos muitos mais.»

Declarações do treinador do Estoril, Bruno Pinheiro, na sala de imprensa do Municipal de Braga, após a derrota por 2-0 ante o Estoril, em jogo da 13.ª jornada da I Liga:

Jogo diferente antes e depois da expulsão de Lucas Mineiro:
«Concordo... se estivermos a falar na parte do domínio do jogo. Agora, discordo, na medida em que a expulsão do Lucas é fruto do trabalho feito na primeira parte. A segunda parte é consequência do trabalho da primeira e acabou por dar o domínio. Tivemos alguma infelicidade, se tivéssemos feito um golinho acredito que o jogo entrasse numa dinâmica diferente, infelizmente não conseguimos.»

Enervado no fim com a arca do gelo:«São reações. Assim que acabou o jogo, passou ao lado. Temos de ser assim. É um jogo de emoções. Fiquei incomodado porque depois da expulsão houve pouco jogo. Não culpabilizo o Braga. Acho que às vezes falta um bocadinho de critério. Ou seja, tenho a certeza que se tivesse sido ao contrário, o Thiago teria visto amarelo no primeiro lance em que se atravessa a queimar tempo.»

«O objetivo mínimo é manutenção e isso consegue-se com o 15.º lugar, isso é o objetivo mínimo. Obviamente, não nos queremos restringir a objetivos mínimos. A partir daí, a nossa ambição é andar o mais acima possível, temos como filosofia que se jogarmos mais e melhor do que os adversários iremos ganhar mais vezes.»

Ficha de Jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Estoril Praia, 2-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Ricardo Horta, 34 minutos.

2-0, Ricardo Horta, 39.

Equipas:

– SC Braga:
Matheus, Paulo Oliveira, Raul Silva, Diogo Leite, Yan Couto (Fabiano, 76), André Horta (Chiquinho, 76), Lucas Mineiro, Moura, Iuri Medeiros (Gorby, 72), Ricardo Horta (Piazon, 85) e Vítor Oliveira (Mario González, 72).

(Suplentes: Tiago Sá, Fabiano, Bruno Rodrigues, Gorby, Chiquinho, Roger, Piazon, Abel Ruiz e Mario González).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Estoril Praia: Thiago Silva, Carles Soria (David, 74), Ferraresi, Patrick William, Joãozinho, Rosier, Francisco Geraldes (Romário Baró, 62), André Franco, Xavier (Chiquinho, 62), Arthur (Bruno Lourenço, 83) e Rui Fonte (André Clóvis, 62).

(Suplentes: Dani Figueira, Volnei, Rodrigo Valente, Bruno Lourenço, Gamboa, Romário Baró, David, Chiquinho e André Clóvis).

Treinador: Bruno Pinheiro.

Árbitro: Gustavo Correia (Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Vítor Oliveira (13), Raul Silva (15), Lucas Mineiro (21 e 65), Rui Fonte (49), Carles Soria (57), Romário Baró (71), Gorby (81) e Fabiano (90+6). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Lucas Mineiro (65).

Assistência: 3.416 espetadores.

em: https://pressnet.pt/2021/12/05/sporting-de-braga-vence-estoril-praia-e-consolida-quarto-lugar/

Lipeste

comumonline.com

SC Braga conquista vitória caseira frente ao GD Estoril Praia

A prestação de Ricardo Horta ditou o resultado final
                  

Este domingo, o SC Braga recebeu, em casa, a formação do GD Estoril Praia. No confronto, que encerrou a 13ºjornada da Liga Bwin, os minhotos foram mais eficazes na partida, derrotando o adversário por 2-0.

No primeiro tempo assistiu-se a um jogo repartido entre ambas as equipas, ainda que as oportunidades mais certeiras pertencessem ao SC Braga. Ainda assim, o Estoril Praia entrou em campo consistente e não deu tréguas à equipa minhota. A primeira grande oportunidade de golo para os arsenalistas surgiu ao minuto dez, com Ricardo Horta isolado. No entanto, valeu a defesa do guarda-redes Thiago, da equipa do GD Estoril Praia.

Uma série de amarelos foram exibidos à equipa da casa, incluindo Vitinha aos 12 minutos. Logo de seguida, dois livres foram assinalados na sequência de mais dois amarelos exibidos a Raul Silva e Lucas Mineiro. Ao minuto 21, o árbitro da partida assinalou grande penalidade a favor dos arsenalistas. Apontado por Ricardo Horta, o jogador pontapeou para o canto inferior direito, mas o guardião estorilista negou o primeiro golo do encontro.

Desta vez, ao minuto 33, diante das redes da equipa visitante, Ricardo Horta deixou sem chance o guarda-redes adversário. Assistido por Vitinha, o camisola número 21 apontou o primeiro golo da noite. De olhos postos na baliza, ao minuto 38, Ricardo Horta bisou na partida, concedendo o 2-0 para o SC Braga. Numa combinação entre Vitinha e Iuri Medeiros, o jogador deixou novamente Thiago sem hipóteses.

Iniciada a segunda parte, os minhotos entraram mais seguros e com maior posse de bola, à procura de aumentar a vantagem no marcador. Uma série de boas oportunidades de golo sugiram para os arsenalistas e a defesa do Estoril Praia viu-se obrigada a intervir.

Aos 47 minutos, Iuri Medeiros esteve muito perto de fazer o terceiro, no coração da área. Já aos 55, André Horta tirou as medidas à baliza de Thiago e rematou fora da área, mas a bola saiu ligeiramente ao lado.

Aos 64 minutos, Lucas Mineiro foi expulso da partida, consequência de um segundo amarelo, deixando a formação arsenalista reduzida a dez unidades. Motivados pela vantagem numérica e com as substituições ocorridas na equipa, o Estoril Praia foi progressivamente subindo na partida, mas a defesa bracarense permaneceu atenta.

Matheus foi chamado a intervir, aos 69 minutos,  evitando, por duas vezes, o golo da equipa visitante. Ao longo de toda a segunda parte, o guardião bracarense concedeu, por várias vezes, difíceis defesas.

Com este resultado favorável, o SC Braga mantém-se na quarta posição da tabela classificativa. Com partida agendada para a próxima quinta-feira, a equipa minhota recebe o Estrela Vermelha, para o apuramento para os 16-avos da Liga Europa.

em: https://www.comumonline.com/2021/12/sc-braga-conquista-vitoria-caseira-frente-ao-gd-estoril-praia/

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

SC Braga-Estoril, 2-0 (crónica)

Ricardo Horta e um trio maravilha


De Vitinha e de Iuri Medeiros para Ricardo Horta.

Três nomes. Três pontos. E um coletivo sólido. Simples assim.

O Sporting de Braga conseguiu uma vitória segura sobre o Estoril e sai da jornada 13 da I Liga com o quarto lugar reforçado, com 25 pontos. Fica a seis do pódio – do Benfica – e deixa a equipa de Bruno Pinheiro a quatro pontos de distância.

Parece surpresa constatar, mas esta foi apenas a primeira derrota do Estoril fora – a segunda no campeonato – após quatro triunfos e dois empates fora de portas.

E isso aconteceu por mérito total do SC Braga e à boleia de um bis de Ricardo Horta após duas jogadas fantásticas, combinadas com Iuri Medeiros e Vitinha, para um triunfo moralizador antes de uma jornada europeia importante com o Estrela Vermelha, na quinta-feira.

A noite só não foi mesmo mais segura e plena porque o SC Braga foi obrigado a um esforço maior para gerir os 25 minutos finais, depois da expulsão de Lucas Mineiro por acumulação de amarelos, que lhe custa a ausência no Dragão dentro de uma semana (65m). Mas na reta final houve muito Matheus, os reajustes necessários na equipa e união para selar os três pontos.

O duelo valia o quarto lugar e o SC Braga desde cedo tentou mostrar que queria arrumá-lo. Ainda assim, o Estoril cedo mostrou competência defensiva e boa ocupação de espaços, que foram dificultando a ameaça da equipa de Carlos Carvalhal à baliza de Thiago. Uma ameaça que só surgiu por Ricardo Horta. E quase sempre por ele.

O guarda-redes do Estoril ganhou o primeiro duelo a Horta com uma boa saída (11m) e evitou-lhe a festa mais tarde ao defender um penálti assinalado por carga de Geraldes sobre Yan Couto.

Já por esta altura se via mais SC Braga do que Estoril, que ainda assim não deixou de tentar ferir lá à frente. Avisou num livre estudado e também por Patrick William e Rui Fonte após um canto, mas valeu Matheus para um respirar de alívio antes da eficácia.

Iuri Medeiros bailou sobre Ferraresi e serviu para um passe magistral de Vitinha que isolou Ricardo Horta para a conclusão. Cinco minutos volvidos, inverteram-se os papéis na assistência: Vitinha ganhou bem o lance na esquerda a Soria e cruzou atrasado para um grande passe de primeira de Iuri levar a bola à conclusão fantástica de Horta.

A segunda parte começou por ter mais SC Braga e o 3-0 foi mesmo uma questão de falta de pontaria, por Iuri Medeiros (47m). Bruno Pinheiro tentou mexer com o jogo ao lançar André Clóvis, Romário Baró e Chiquinho, mas o que mexeu mesmo com as contas foi a expulsão de Lucas Mineiro, que levou o Estoril para zonas mais ofensivas com alguma naturalidade e tirou algum do domínio e o controlo que o Sp. Braga estava a ter em campo.

Aí, houve muito Matheus, com uma mão cheia de ações decisivas a manter a folha limpa e o 2-0 no marcador, já com o estreante na I Liga Gorby e com Mario González em campo. Romário Baró ainda levou a bola ao poste e houve um lance para potencial penálti para o Estoril, mas Gustavo Correia foi ver as imagens e assinalou... um fora-de-jogo.

Quem acabou mesmo em grande foi Matheus com mais um enorme voo no último lance, a dar asas a um quarto lugar mais confortável para o SC Braga.
 
em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/ricardo-horta/sp-braga-estoril-2-0-cronica

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

SC Braga-Estoril, 2-0 (destaques)

Ricardo Horta arrumou o quarto

FIGURA: Ricardo Horta


Figura. Protagonista. Ricardo Horta é Sporting de Braga. Sporting de Braga é Ricardo Horta. Um nome cada vez mais incontornável esta época e também na história do clube foi decisivo para os três pontos somados esta noite pela equipa de Carlos Carvalhal, que arruma melhor o quarto lugar após a jornada 13. É certo que ainda desperdiçou um penálti, mas bisou em cinco minutos para decidir o rumo do resultado. E mais: leva já 12 golos esta época, nove deles na I Liga e está, lado a lado com Fran Navarro, a um golo do líder da lista de melhores marcadores, Luis Díaz.

MOMENTO: dança, inteligência e eficácia a abrir vitória (34m)

É difícil definir qual dos dois golos do Sporting de Braga é de maior requinte e execução coletiva, mas o 1-0 é o golo que embala a equipa minhota para a vitória e tem um pouco de tudo. Foi o baile de Iuri Medeiros na cara de Ferraresi, para o passe levar a bola até Vitinha, que deixou de primeira de forma absolutamente inteligente para Ricardo Horta, que concluiu à saída de Thiago. Vitinha viu o que ninguém do Estoril viu e Ricardo Horta estava no sítio certo para desatar o nulo, num 1-0 que tinha ficado adiado no penálti.

OUTROS DESTAQUES

Iuri Medeiros:
está na jogada dos dois golos, fazendo primeiro o passe para a assistência de Vitinha e, a seguir, uma assistência de primeira para Ricardo Horta assinar o 2-0. Exibição bem conseguida, na qual só pecou mesmo por não ter conseguido um golo, que podia ter descansado ainda mais a equipa ao minuto 47.

Vitinha: garra, vontade e talento. O jovem avançado de 21 anos justifica cada vez mais a aposta de Carlos Carvalhal e combinou bem esta noite com Ricardo Horta e Iuri Medeiros na frente. Fez a assistência para o 1-0 já salientada e ganhou com raça o lance na esquerda do ataque, na origem do 2-0.

Romário Baró: entrou solto para a reta final do jogo e ficou mesmo perto do golo do Estoril ao minuto 87, ao levar a bola ao poste.

Matheus: olhando aos últimos 25 minutos, após a expulsão de Lucas Mineiro, foi talvez o homem que mais sobressaiu a nível individual. Fez defesas atrás de defesas – uma mão cheia delas – e manteve o Sporting de Braga com uma vantagem segura até final, não deixando o Estoril nunca pô-la em causa.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/ricardo-horta/sp-braga-estoril-2-0-destaques

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«Tenho altas expectativas com o Romário Baró esta época»

SC Braga-Estoril, 2-0 (reportagem) | Bruno Pinheiro diz que expulsão de Lucas Mineiro resultou do trabalho feito pela sua equipa na primeira parte

Declarações do treinador do Estoril, Bruno Pinheiro, na sala de imprensa do Municipal de Braga, após a derrota por 2-0 ante o Estoril, em jogo da 13.ª jornada da I Liga:

[Jogo diferente antes e depois da expulsão de Lucas Mineiro:] «Concordo... se estivermos a falar na parte do domínio do jogo. Agora, discordo, na medida em que a expulsão do Lucas é fruto do trabalho feito na primeira parte. A segunda parte é consequência do trabalho da primeira e acabou por dar o domínio. Tivemos alguma infelicidade, se tivéssemos feito um golinho acredito que o jogo entrasse numa dinâmica diferente, infelizmente não conseguimos.»

[Romário Baró:] «O Romário tem estado lesionado, nem sequer é convocado, não tem estado disponível. O Romário é um jogador com qualidade tremenda, mas chegou ao Estoril um bocadinho, diria, fragilizado mentalmente e fisicamente. Sofreu uma lesão em treino e hoje aparece em crescente. Tenho altas expectativas com o Romário esta época, um jogador que surpreendeu pela humildade e caráter como pessoa. Vir de um clube grande e chegar ao Estoril e esperar a sua vez para poder mostrar as suas qualidades... Felizmente, com a qualidade e capacidade de trabalho que tem, depois deste calvário, no meio desta lesão, aparece muito bem. Confesso que tenho uma expectativa muito alta em relação ao Romário.»

[Enervado no fim com a arca do gelo:] «São reações. Assim que acabou o jogo, passou ao lado. Temos de ser assim. É um jogo de emoções. Fiquei incomodado porque depois da expulsão houve pouco jogo. Não culpabilizo o Braga. Acho que às vezes falta um bocadinho de critério. Ou seja, tenho a certeza que se tivesse sido ao contrário, o Thiago teria visto amarelo no primeiro lance em que se atravessa a queimar tempo.»

«O objetivo mínimo é manutenção e isso consegue-se com o 15.º lugar, isso é o objetivo mínimo. Obviamente, não nos queremos restringir a objetivos mínimos. A partir daí, a nossa ambição é andar o mais acima possível, temos como filosofia que se jogarmos mais e melhor do que os adversários iremos ganhar mais vezes.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/estoril/tenho-altas-expectativas-com-o-romario-baro-esta-epoca

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Carvalhal: «Não demos grandes hipóteses ao Estoril de sair como gosta»

SC Braga-Estoril, 2-0 (reportagem) | Treinador do SC Braga esclareceu porque é que não quis esmiuçar jogo com o Vizela e atirou questões sobre o Flamengo para o que já tinha dito na antevisão.

Declarações do treinador do SC Braga, Carlos Carvalhal, na sala de imprensa do Municipal de Braga, após a vitória por 2-0 ante o Estoril, em jogo da 13.ª jornada da I Liga:

«Ao intervalo estava 2-0, mas falhámos uma grande penalidade, temos mais duas oportunidades para fazer golo. Primeira parte excelente, não demos grandes hipóteses ao Estoril de sair a jogar de trás como gosta. Tivemos paciência, circulámos bem a bola e justificamos, não estar a ganhar 2-0, mas se calhar estar a ganhar por mais e sentenciar. Depois há a expulsão e o jogo mudou, uma equipa como o Estoril é difícil de pressionar com 11 e nós conseguimos fazer com mestria, mas com dez é muito complicado. Tivemos de baixar linhas, aguentar a pressão. Importante também a entrada do Gorby, entrou num momento difícil e esteve bem.»

«É gratificante ter adeptos a um domingo à noite. Trabalham no dia seguinte, estão ao frio, dificuldades em estacionar, terem que ter o seu certificado de vacinas, fazer um teste. Que chatice só para ver um jogo de futebol. Um aplauso para eles e que quinta-feira sejamos muitos mais.»

[Gestão do jogo após a expulsão:] «A partir do momento em que ficámos com dez obrigamo-nos a um trabalho redobrado, mas penso que fizemos uma boa gestão. Tivemos de fazer um jogo diferente, bloquear os espaços e, a partir daí, tentar sair em transição, o que não estava muito fácil, mas foi o jogo que tínhamos de fazer em função do resultado que estava. Os jogadores foram exemplares. Satisfeitíssimo, contra um adversário que ainda não tinha perdido fora de casa.»

«Eu apesar de estar a ironizar, fui claro em dizer que não queria comentar aquele jogo [ndr: com o Vizela] porque eu não quero ser mestre da tática, nem quero que depois digam que me ando a armar. É que depois foi pegado exatamente pelo lado contrário. Não tem dúvida nenhuma no que eu respondi e fico espantado como se pega num não facto. Eu tinha de dizer isto. Tirando isso obviamente que quero de falar de futebol: preparámos bem a pressão no Estoril. Soubemos interpretar bem. Ganhámos muitas bolas no momento de construção. Temos treinado muito os envolvimentos pelo jogo interior, podíamos ter feito mais [golos]. Reconheço que a nossa equipa é forte nos corredores, mas também estamos a melhorar o jogo por dentro.»

[Conversas com o Flamengo:] «Qualquer pergunta desse género vou reportar-me à antevisão do jogo. Nada a alterar.»

[Lesão do Castro:] «Grave não é, grave foi a lesão do Carmo (risos). É uma situação muscular, o Castro conseguiu completar o último jogo, no dia seguinte sentiu uma pequena dor que se transformou numa dor maior no gémeo. Se vai jogar quinta ou domingo, não sei. Vai depender da forma como ele recuperar. Os que não estiveram não foi por poupanças, não estavam aptos: Tormena, Galeno, Musrati.»

em:https://maisfutebol.iol.pt/liga/carlos-carvalhal/carvalhal-nao-demos-grandes-hipoteses-ao-estoril-de-sair-como-gosta

Lipeste

zerozero.pt

Tiraram as dúvidas em relação ao quarto lugar
João Gonçalo Silva


A grande surpresa do campeonato, que ainda não tinha perdido fora de casa nesta temporada e que chegava a esta jornada sem perder há oito jogos? Para o SC Braga pouco importou porque, para além do desafio de quebrar estes registos, estava ainda o quarto lugar em jogo, que, até há pouco tempo, pertencia ao Estoril.

Os arsenalistas apresentaram-se a alto nível na primeira parte, com domínio quase total, e fizeram dois golos que até poderiam ter sido mais. Lucas Mineiro deixou a equipa em inferioridade numérica na segunda parte e os visitantes cresceram na partida, altura em que Matheus mostrou serviço e segurou a vantagem.

Se não conseguires à primeira...

Desde a última terça-feira, dia em que derrotou o Vizela neste estádio, só uma mudança teve lugar, tanto no alinhamento como no modelo de jogo, com a entrada de Lucas Mineiro para o lugar de Castro. Isto porque tudo o que a equipa de Carvalhal apresentou de bom nesse dérbi, transportou para esta partida. Posse de bola controlada, variação de jogo e uma reação à perda de bola que dificultou muito a saída de bola estorilista.

Do lado oposto, Bruno Pinheiro apostou em André Franco no meio campo, ao invés de Gamboa, que ficou no meio. Se a ideia passava por ter mais bola em zonas adiantadas do terreno, a verdade é que a estratégia acabou por não resultar porque a equipa raramente conseguia chegar ao terceiro terço com critério.

Se Ricardo Horta perdeu os dois primeiros duelos com Thiago Rodrigues, primeiro isolado por um ressalto entre defesas, depois numa grande penalidade defendida, o avançado redimiu-se a partir da meia hora de jogo e logo em dose dupla. O trio de ataque, em destaque nas duas ocasiões, proporcinou jogadas de entendimento capazes de encantar qualquer adepto. Primeiro foi Vitinha na assistência, depois Iuri Medeiros, com combinações que deixaram a defesa estorilista sem resposta.

Quase sem se aperceber, o conjunto de Bruno Pinheiro viu-se com dois golos de desvantagem e teve dificuldades em reagir até ao intervalo.

Expulsão complicou

O recomeço da partida fez prever uma segunda parte semelhante à primeira, com duas boas oportunidades nos primeiros minutos, mas o cartão vermelho mostrado a Lucas Mineiro, por acumulação, visto de forma algo desnecessária, alterou o filme do jogo. Em inferioridade numérica, e já sem grande profundidade no que toca a médios, Carvalhal foi obrigado a lançar Gorby Baptiste, um jovem de 19 anos que apenas tinha cumprido 13 minutos pela equipa principal num jogo da Taça de Portugal.

Quase de forma natural, o Estoril cresceu no jogo, assumiu as despesas e começou a dar trabalho a Matheus, que foi respondendo da melhor forma. André Franco, Romário Baró e Rosier estiveram todos perto do golo, mas falharam com algum azar à mistura. 

Mario González foi lançado para explorar o espaço nas costas da defesa do Estoril, mas também estava em noite menos conseguida e acabou por não conseguir fazer estragos. Para alegria de Carvalhal, o resultado não mais se alterou e o SC Braga distanciou-se no quarto lugar.








em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=344472

Lipeste

zerozero.pt

ONZE ZZ DA JORNADA

Tal como na temporada passada, o zerozero continua esta época a reunir as notas do desempenho dos jogadores ao longo das jornadas de Liga Portugal Bwin e traz-lhe o onze da jornada no final de cada ronda.

Num ronda com menos jogos do que o habitual, destacamos os médios de Sporting, FC Porto e Santa Clara, os três com nota 8. Com avançados a brilhar, - Fran Navarro, Cryzan e Bruno Duarte foram os melhores em campo nos jogos das suas equipas - só sobrou espaço para três defesas, dois deles do Sporting.

Recordamos que as notas são atribuídas pelo jornalista que faz o acompanhamento da partida ao minuto e pelo jornalista que assiste ao encontro no estádio, para que o nível de subjetividade seja o mais reduzido possível, e podem ser consultadas no final de todas as partidas, no campo performance presente na ficha de jogo, sendo que esta época alargamos a avaliação à Liga Portugal SABSEG.

Nota: Nesta jornada, os encontro Vizela x Belenenses SAD e Tondela x Moreirense foram adiados



em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=344534



Lipeste

O Jogo




A Bola


Record






Lipeste

bancada.pt

Programa da sexta e última jornada da fase de grupos da Liga Europa 2021/22

SC Braga procura quinta presença nos 'oitavos' da Liga Europa


O Sporting de Braga procura, na quinta-feira, garantir presença nos oitavos de final da Liga Europa de futebol pela quinta vez, tendo, para isso, de vencer na receção ao Estrela Vermelha, na derradeira jornada do grupo F.

À entrada para a sexta e última ronda, os bracarenses ocupam o segundo lugar, com nove pontos, menos um do que os sérvios (10) e mais um face aos dinamarqueses do Midtjylland (oito), que, na jornada anterior, venceram os minhotos, por 3-2.

Desta forma, o conjunto comandado por Carlos Carvalhal está obrigado a vencer o Estrela Vermelha para 'carimbar' o primeiro posto do grupo e o consequente apuramento para os oitavos de final da Liga Europa.

Se empatar ou perder com os sérvios, o Braga só garantirá o segundo posto se o Midtjylland não vencer na visita aos búlgaros do Ludogorets, que são últimos do grupo, com apenas um ponto, sendo que, em caso de igualdade pontual, os 'arsenalistas' terão vantagem sobre os nórdicos na diferença de golos no confronto direto, tendo em conta que venceram por 3-1 em casa.

Ao contrário do primeiro lugar, a segunda posição dos grupos da Liga Europa não dá qualificação direta para os 'oitavos', mas sim para os 16 avos de final, nos quais os 'vices' da competição vão jogar um 'play-off' com os terceiros classificados da Liga dos Campeões, para definir quem segue em frente na segunda prova mais importante do 'velho continente'.

Já o terceiro posto do grupo obrigará o Sporting de Braga a ser relegado para a Liga Conferência Europa, também aí enfrentando um 'play-off' para os 16 avos de final, com um segundo classificado da mais recente competição europeia de clubes.

Após dois triunfos seguidos para a I Liga, o último sobre o Estoril Praia, que lhes permitiu consolidar a quarta posição do campeonato, os minhotos têm agora a possibilidade de 'agarrar' uma vaga nos oitavos de final da Liga Europa, algo que aconteceu em quatro ocasiões, a última em 2015/16, então sob o comando de Paulo Fonseca, que levou a equipa aos 'quartos' da competição.

Em 2006/07 e 2008/09, ainda na Taça UEFA, o Braga também atingiu os oitavos de final, tal como sucedeu em 2010/11, já na Liga Europa, numa edição na qual disputou e perdeu a final com o FC Porto, em Dublin.

Para lá chegar novamente, a equipa minhota contará com a capacidade goleadora de Ricardo Horta, que volta a estar em plano de evidência esta época, tendo anotado, até ao momento, 12 golos, nove na I Liga – na qual é o segundo melhor marcador – e três na fase de grupos da Liga Europa.

Sporting de Braga e Estrela Vermelha jogam na quinta-feira, a partir das 20:00 (hora de Lisboa), no Estádio Municipal de Braga.

No mesmo dia, outros dois treinadores portugueses vão tentar levar as respetivas equipas aos oitavos de final.

O Spartak de Moscovo, de Rui Vitória, é segundo colocado do grupo C, com sete pontos, menos um do que o líder Leicester (oito) e em igualdade com o Nápoles. Os moscovitas visitam o Legia Varsóvia (seis), enquanto ingleses e transalpinos jogam entre si.

Já no grupo D, o Olympiacos, de Pedro Martins, tem assegurado, pelo menos, o segundo lugar e a continuidade na Liga Europa, restando-lhe saber se segue diretamente para os 'oitavos' ou se ainda vai aos 'play-offs' dos 16 avos de final.

Para 'agarrarem' o primeiro posto, os gregos, com nove pontos, têm de vencer no reduto do já afastado Antuérpia, último, com dois, e esperar que o líder Eintracht Frankfurt (11 pontos) perca em casa do Fenerbahçe (cinco), formação treinada por Vítor Pereira, que está na terceira posição e já relegada para a Liga Conferência Europa.

Programa da sexta e última jornada da fase de grupos da Liga Europa de futebol (horas de Lisboa): 

- Quinta-feira, 09 dez:


Grupo A:

Lyon, Fra - Rangera, Esc, 17:45.

Sparta Praga, Che - Brondby, Din, 17:45.

Grupo B:

Sturm Graz, Aut – Mónaco, Fra, 17:45.

Real Sociedad, Esp – PSV Eindhoven, Hol, 17:45.

Grupo C:

Nápoles, Ita – Leicester City, Ing, 17:45.

Légia Varsóvia, Pol – Spartak Moscovo, Rus, 17:45.

Grupo D:

Fenerbahce, Tur – Eintracht Frankfurt, Ale, 17:45.

Antuérpia, Bel - Olympiacos, Gre, 17:45.

Grupo E:

Marselha, Fra – Lokomotiv Moscovo, Rus, 20:00.

Lázio, Ita - Galatasaray, Tur, 20:00.

Grupo F:

Sporting Braga, Por – Estrela Vermelha, Ser, 20:00.

Ludogorets, Bul - Midtjylland, Din, 20:00.

Grupo G:

Ferencvaros, Hun – Bayer Leverkusen, Ale, 20:00.

Celtic, Esc - Bétis, Esp, 20:00.

Grupo H:

West Ham, Ing – Dinamo Zagreb, Cro, 20:00.

Genk, Bel – Rapid Viena, Aut, 20:00

em: https://bancada.pt/artigos/grandefutebol/programa-da-sexta-e-ultima-jornada-da-fase-de-grupos-da-liga-europa-202122

Lipeste

pt.uefa.com

Europa League: quem precisa do quê para se apurar?

Confirmados nos oitavos-de-final (vencedores de grupo): Bayer Leverkusen, Lyon, Mónaco, West Ham United

Confirmados no "play-off" eliminatório (segundos classificados da fase de grupos e terceiros classificados da UEFA Champions League): Rangers, Real Betis, Borussia Dortmund*, Sheriff*, Zenit*

*Transitam da UEFA Champions League

Garantidos num dos dois primeiros lugares: Eintracht Frankfurt, Galatasaray, Lazio, Olympiacos

Podem terminar em primeiro: Braga, Estrela Vermelha, Leicester City, Midtjylland, Nápoles, Spartak Moscovo

Podem terminar em segundo: Dinamo Zagreb, Genk, Legia Varsóvia, PSV Eindhoven, Real Sociedad

Confirmados no "play-off" eliminatório da UEFA Europa Conference League (terceiro lugar no grupo): Celtic, Fenerbahçe

Não podem terminar nos dois primeiros lugares, mas podem ser terceiros: Brøndby, Lokomotiv Moscovo, Marselha, Rapid Viena, Sparta Praga

Todas as informações neste artigo estão sujeitas a confirmação final por parte da UEFA. Estes exemplos podem não abranger todas as situações potenciais.

As classificações são provisórias até que todos os jogos tenham sido disputados e validados oficialmente pela UEFA.

Grupo A

Jogos: Sparta Praga (4pts) - Brøndby (2), Lyon (15) - Rangers (7)

• Lyon está nos oitavos-de-final como vencedor do grupo.

• Rangers está no "play-off" eliminatório como segundo classificado do grupo.

• Sparta Praga terminará em terceiro se evitar a derrota.

• Brøndby terminará em terceiro se vencer.

Grupo B

Jogos: Real Sociedad (6) - PSV Eindhoven (8), Sturm Graz (1) - Mónaco (11)

• Mónaco classificou-se para os oitavos-de-final como vencedor do grupo.

• PSV terminará em segundo se evitar a derrota.

• Real Sociedad terminará em segundo se vencer.

• Sturm terminará em quarto.

Grupo C

Jogos: Nápoles (7) - Leicester City (8), Legia Varsóvia (6) - Spartak Moscovo (7)

• Leicester terminará em primeiro se vencer ou se os dois jogos terminarem empatados. Leicester terminará em segundo se perder e o outro jogo terminar empatado. Leicester não pode terminar abaixo do terceiro lugar.

• Spartak terminará em primeiro se vencer e o Leicester não. Spartak terminará em segundo se vencer e o Leicester também, ou se os dois jogos terminarem empatados. Spartak terminará em terceiro se empatar e o Nápoles vencer ou se ambos perderem.

• Nápoles terminará em primeiro se vencer e o Spartak não. Nápoles terminará em segundo se vencer e o Spartak também. Nápoles terminará em terceiro se os dois jogos terminarem empatados ou se perder e o Legia não vencer.

• Legia terminará em segundo se vencer. Legia terminará em quarto se não vencer.

Grupo D

Jogos: Fenerbahçe (5) - Eintracht Frankfurt (11), Antuérpia (1) - Olympiacos (9)


• Frankfurt garantiu um dos dois primeiros lugares. Termina em primeiro se evitar a derrota ou se o Olympiacos não vencer.

• Olympiacos garantiu um dos dois primeiros lugares. Termina em primeiro se vencer e o Frankfurt perder.

• Fenerbahçe vai terminar em terceiro e entrar no "play-off" eliminatório da UEFA Europa Conference League.

• Antuérpia terminará em quarto lugar.

Grupo E

Jogos: Lazio (8) - Galatasaray (11), Marselha (4) - Lokomotiv Moscovo (2)


• Galatasaray garantiu um dos dois primeiros lugares. Termina em primeiro se não perder.

• Lazio garantiu um dos dois primeiros lugares. Termina em primeiro se vencer.

• Marselha não consegue terminar um dos dois primeiros lugares. Termina em terceiro e qualifica-se para a UEFA Europa Conference League se não perder.

• Lokomotiv não consegue terminar um dos dois primeiros lugares. Termina em terceiro e qualifica-se para a UEFA Europa Conference League se vencer.

Grupo F

Jogos: Braga (9) - Estrela Vermelha (10), Ludogorets (1) - Midtjylland (8)


• Estrela Vermelha terminará em primeiro se vencer ou se empatar e o Midtjylland não vencer. Estrela Vermelha terminará em segundo se perder e o Midtjylland não vencer, ou se empatar e o Midtjylland vencer.

• Braga terminará em primeiro se vencer. Termina em segundo se não ganhar e o Midtjylland também.

• Midtjylland terminará em primeiro se vencer e o outro jogo terminar empatado. Termina em segundo se vencerem e o outro jogo não terminar empatado.

• Ludogorets terminará em quarto.

Grupo G

Jogos: Celtic (6) - Real Betis (10), Ferencváros (0) - Bayer Leverkusen (13)

• Leverkusen apurou-se para os oitavos-de-final como vencedor do grupo.

• Betis qualificou-se para o "play-off" eliminatório como segundo classificado do grupo.

• Celtic vai terminar em terceiro e disputar o "play-off" eliminatório da UEFA Europa Conference League.

• Ferencváros vai terminar em quarto.

Grupo H

Jogos: West Ham United (13) - Dinamo Zagreb (7), Genk (5) - Rapid Vien (3)

• West Ham apurou-se para os oitavos-de-final como vencedor do grupo.

• Dínamo terminará em segundo se evitar a derrota ou se o Genk não vencer.

• Genk terminará em segundo se vencer e o Dínamo perder. Genk terminará em terceiro se empatar ou se vencer e o Dínamo não perder.

• Rapid não consegue terminar num dos dois primeiros lugares. Termina em terceiro se vencer.

em:
https://pt.uefa.com/uefaeuropaleague/news/026f-13ac831981cc-49748c670947-1000--todas-as-contas-do-apuramento/

Lipeste

pt.uefa.com

UEFA Europa League: O que esperar na Jornada 6

Apenas quatro equipas (Leverkusen, Lyon, Mónaco e West Ham) confirmaram a passagem aos oitavos-de-final à entrada para a Jornada 6 da fase de grupos da UEFA Europa League e há alguns nomes sonantes que vão mesmo ficar de fora.

Como funciona a qualificação para a fase a eliminar

Os oito vencedores de grupos passam directamente aos oitavos-de-final. O "play-off" da fase a eliminar, antes dos oitavos-de-final, será disputado entre os oito segundos classificados da UEFA Europa League e os terceiros classificados da fase de grupos da UEFA Champions League.

Quinta-feira, 9 de Dezembro

Grupo A: Sparta Praga - Brøndby, Lyon - Rangers

Grupo B: Real Sociedad - PSV Eindhoven, Sturm Graz - Mónaco

Grupo C: Légia - Spartak Moscovo, Nápoles - Leicester

Grupo D: Antuérpia - Olympiacos, Fenerbahçe - Frankfurt

Grupo E: Lázio - Galatasaray, Marselha - Lokomotiv Moscovo

Grupo F: Ludogorets - Midtjylland, Braga - Estrela Vermelha

Grupo G: Celtic - Bétis, Ferencváros - Leverkusen

Grupo H: Genk - Rapid Viena, West Ham - Dínamo Zagreb

Destaques

Braga na luta a três no Grupo F


A derrota do Braga no terreno do Midtjylland, na jornada anterior, veio baralhar as contas do Grupo F, uma vez que os dinamarqueses passaram também a entrar na luta a três, da qual faz parte também o Estrela Vermelha, líder da secção com dez pontos. A formação do Minho (nove) tem um confronto directo na disputa pelo apuramento directo para os oitavos-de-final com o Estrela Vermelha e consegue essa vaga se ganhar, ficando em segundo, apurado para o "play-off", se não vencer e o Midtjylland (oito) também não o conseguir.

Quanto ao Estrela Vermelha, terminará em primeiro se vencer ou se empatar e o Midtjylland não vencer, e ficará em segundo se perder e o Midtjylland não vencer, ou se empatar e o Midtjylland ganhar. Confuso? Está tudo em aberto.

Grupo C ao rubro

Nada está decidido no Grupo C, em que dois pontos separam o primeiro do último classificado, e todos os quatro contendores sabem que uma vitória os levará adiante. O Leicester lidera, mas enfrenta uma viagem difícil ao terreno do Nápoles. "É um campo difícil de jogar e será um grande jogo", disse o médio James Maddison. "O Nápoles vai estar certamente preparado porque também quer chegar ao primeiro lugar."

Na ronda anterior, o Nápoles foi surpreendido na neve de Moscovo pelo ao Spartak de Rui Vitória e perdeu por 2-1, resultado que manteve o clube russo na corrida, numa altura em que visita o campo do Légia Varsóvia, na cauda da tabela. "Temos de acreditar", atirou o treinador da equipa polaca, Marek Gołębiewski.

Real Sociedad à procura de afastar o PSV

O Mónaco venceu o Grupo B, mas a Real Sociedad vai tentar ultrapassar o PSV Eindhoven no segundo lugar quando as duas equipas se defrontaram em San Sebastián. A Real precisa de vencer para continuar a sua aventura nesta competição, mas empatou os últimos três jogos europeus no Anoeta.

O defesa Robin Le Normand espera que os adeptos da casa ajudem a Real. "Será uma grande ajuda tê-los connosco quando tivermos de vencer o PSV", disse ao UEFA.com. Entretanto, o médio dos holandeses, Mario Götze, mostra-se optimista, uma vez com a equipa de Bruma e Carlos Vinícius tem vindo a melhorar nos últimos tempos: "Só temos de tentar manter o ritmo."

A seguir

• O sorteio do "play-off" da fase a eliminar está marcado para 13 de Dezembro e vai emparelhar os segundos classificados dos grupos da UEFA Europa League com os oito terceiros dos grupos da UEFA Champions League. Os vencedores destes embates juntam-se depois aos oito vencedores dos grupos da UEFA Europa League no sorteio dos oitavos-de-final, agendado para 25 de Fevereiro do próximo ano.

• Karl Toko Ekambi, do Lyon, vai tentar começar 2022 no topo da lista de marcadores da UEFA Europa League. Com seis remates certeiros até agora, está à frente de Galeno, do Braga, e de Patson Daka, do Leicester. Com a possibilidade de fazer o máximo de pontos no último jogo, em casa com o Rangers, o Lyon, líder do Grupo A, pode tornar-se no décimo clube a terminar uma fase de grupos da UEFA Europa League com 18 pontos.

Datas

O Estadio Ramón Sánchez-Pizjuán, em Sevilha, será o palco da finalGetty Images

Fase a eliminar
13 de Dezembro: Sorteio do "play-off" da fase a eliminar
17 e 24 de Fevereiro: "Play-off" da fase a eliminar
25 de Fevereiro: Sorteio dos oitavos-de-final
10 e 17 de Março: Oitavos-de-final
18 de Março: Sorteio dos quartos-de-final e das meias-finais
7 e 14 de Abril: Quartos-de-final
28 de Abril e 5 de Maio: Meias-finais
18 de Maio: Final (Estadio Ramón Sánchez-Pizjuán, Sevilha)

em:  https://pt.uefa.com/uefaeuropaleague/news/026f-13d83f0ca3b7-e3c19862174e-1000--o-que-esperar-na-jornada-6/

Lipeste

pt.uefa.com

Factos do Braga - Estrela Vermelha

Há muito em jogo quando o Braga receber o Estrela Vermelha, com cada equipa a saber que uma vitória garante os oitavos-de-final, como vencedor do Grupo F.

• O Braga foi destronado do primeiro lugar na quinta jornada, ao perder por 3-2 com o Midtjylland, por culpa de uma grande penalidade nos descontos. O Estrela Vermelha recuperou a posição com um triunfo caseiro por 1-0 sobre o Ludogorets, graças a um espectacular golo de Marko Ivanić aos 57 minutos.

• Com o Ludogorets, que soma apenas um ponto, confirmado na quarta posição, Estrela Vermelha (dez pontos), Braga (nove) e Midtjylland (oito) vão continuar nas competições europeias pós-Natal.

• O Braga terminará em primeiro se vencer o Estrela Vermelha e em segundo se não vencer, tal como o Midtjylland, que visita o Ludogorets. O campeão sérvio também garante o primeiro lugar com uma vitória, ou se empatar e o Midtjylland não vencer. O Estrela Vermelha será segundo classificado se perder e os dinamarqueses não conseguirem vencer, ou se empatar e o Midtjylland vencer.

Confrontos anteriores

• O Estrela Vermelha venceu o Braga por 2-1 em Belgrado na primeira jornada, com uma grande penalidade tardia de Aleksandar Katai a decidir o vencedor, após o primeiro golo europeu do defesa Milan Rodic ter sido cancelado pelo tento de Galeno aos 76 minutos.

• Este é o quinto encontro entre os clubes nas competições da UEFA. Embora o triunfo desta época tenha sido o primeiro do Estrela Vermelha sobre o Braga, a formação de Belgrado tinha levado a melhor na primeira eliminatória da Taça UEFA 2005/06, devido aos golos fora, após dois empates (0-0 c, 1-1 f). O Braga superiorizou-se ao gigante sérvio na fase de grupos da competição dois anos depois, tendo vencido a mais recente partida por 2-0, em casa, para chegar aos 16 avos-de-final sem derrotas, enquanto o Estrela Vermelha ficou pelo caminho ao registar a quarta derrota seguida.

• O Braga ganhou os outros dois encontros frente a adversários sérvios, ao bater o Partizan em casa (2-0) e fora (1-0) na sua estreia na fase de grupos da UEFA Champions League, em 2010/11, época em que chegaria depois à final da UEFA Europa League. Os outros jogos do Estrela Vermelha nas provas europeias frente a adversários portugueses aconteceram na primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1984/85, quando perdeu com o Benfica (3-2 c, 0-2 f).

• O Braga nunca perdeu em casa com adversários sérvios (V2 E1), enquanto o Estrela Vermelha ainda não venceu em Portugal (E1 D2).

Guia de forma

Braga


• O apuramento do Braga para a fase de grupos da UEFA Europa League, a 17ª qualificação europeia do clube nos últimos 18 anos, foi conseguida em duas frentes: com o quarto lugar na Liga portuguesa de 2020/21 e o terceiro triunfo da Taça de Portugal ao bater o Benfica na final, por 2-0. A equipa de Carlos Carvalhal também atingiu os 16 avos-de-final da UEFA Europa League, terminando no segundo lugar do seu grupo com os mesmos pontos do Leicester City, mas com desvantagem no confronto directo, antes de cair frente à Roma (0-2 c, 1-3 f).

• A equipa do norte de Portugal disputa a fase de grupos da UEFA Europa League pela sétima vez – e a sexta nas últimas sete temporadas. O Braga avançou para a fase a eliminar em seis dessas campanhas, embora o seu melhor desempenho tenha ocorrido na época de 2010/11, quando perdeu na final diante dos compatriotas do Porto, após transitar a meio da época da UEFA Champions League.

• O registo do Braga em casa na fase de grupos da UEFA Europa League é V13 E4 D3, sem derrotas nos últimos nove jogos (V6 E3). Marcou mais de um golo nesses nove jogos, 26 no total, prolongando essa sequência com as vitórias sobre Midtjylland (3-1) e Ludogorets (4-2) na presente época.

Estrela Vermelha

• O quarto título consecutivo na Liga sérvia do Estrela Vermelha em 2020/21 foi complementado com a primeira vitória na Taça da Sérvia em nove anos. A primeira "dobradinha" nacional desde 2006/07 coroou também uma temporada na qual também disputou uma dúzia de jogos na Europa, chegando aos oitavos-de-final da UEFA Europa League, fase em que perdeu devido à regra dos golos fora frente ao Milan (2-2 c, 1-1 f).

• A tentativa de o Estrela Vermelha regressar esta época à fase de grupos da UEFA Champions League, na qual competiu em 2018/19 e 2019/20, foi frustrada pelo campeão moldavo Sheriff, vitorioso na terceira pré-eliminatória (1-1 c, 0- 1 f), isto após a equipa de Belgrado ter derrotado o Kairat Almaty na fase anterior (1-2 f, 5-0 c). O Cluj perdeu de forma convincente no "play-off" da UEFA Europa League (4-0 c, 2-1 f), garantindo assim a terceira presença do Estrela Vermelha na fase de grupos. A formação sérvia seguiu em frente como segunda classificada em cada uma das duas campanhas anteriores, 2017/18 e 2020/21.

• O Estrela Vermelha não sofreu golos em seis dos oito jogos fora na fase de grupos da UEFA Europa League (V3 E4 D1), com excepção da derrota por 0-2 no terreno do Hoffenheim na época passada e do empate a um golo com o Midtjylland, já esta época.

Ligações e curiosidades

• O guarda-redes do Braga, Tiago Sá, foi o herói da vitória de Portugal no desempate por grandes penalidades nas meias-finais no Campeonato da Europa de Sub-19 de 2014, na Hungria, frente à Sérvia com Milan Gajić, do Estrela Vermelha.

• Duas das 103 internacionalizações de Stanković, treinador do Estrela Vermelha, aconteceram contra Portugal, ambas como capitão, tendo a Sérvia empatado 1-1 os dois jogos de qualificação para o UEFA EURO 2008.

• O Braga marcou 97 golos na UEFA Europa League, da fase de grupos até à final, e ambiciona tornar-se no 13º clube a marcar 100 na competição - e o terceiro de Portugal, a seguir a Sporting CP (109 golos) e Benfica (102).

• O Estrela Vermelha é um de quatro antigos vencedores da Taça dos Campeões Europeus/UEFA Champions League a competir na fase de grupos da UEFA Europa League. Os outros são: PSV Eindhoven (Grupo B), Marselha, finalista vencido em 1991 (E), e Celtic (G).

• O clube sérvio é um de oito campeões nacionais presentes na fase de grupos da UEFA Europa League 2021/22. Estrela Vermelha e Braga integram o lote de seis vencedores da taça nacional que participam na competição.

em: https://pt.uefa.com/uefaeuropaleague/news/0270-13daf526f5c9-0da4e5947ccc-1000--factos-do-braga-estrela-vermelha/