News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

record.pt

Jorge Jesus vs. Carlos Carvalhal: Agora é com troféu

Primeira final disputada entre os dois técnicos. Histórico sorri a JJ, mas em 2020/21 foi diferente


Jorge Jesus e Carlos Carvalhal são dois nomes com vasta experiência no futebol português, mas amanhã será a primeira vez que vão estar frente a frente numa final, neste caso, da Taça de Portugal. Ainda assim, são treinadores que se conhecem bastante bem, tendo em conta que já travaram 11 duelos. Curiosamente, o histórico global sorri ao técnico do Benfica, mas a tendência nesta temporada foi bem diferente.

Como pode verificar nas tabelas ao lado, o amadorense, de 66 anos, conseguiu acumular cinco vitórias, sendo que a mais esmagadora aconteceu há mais de 12 anos. JJ ainda orientava o Belenenses e conseguiu bater o seu homólogo, então no V. Setúbal, por 5-0, no Restelo.

Carvalhal, de 55 anos, soma dois triunfos neste confronto particular, já alcançados em 2020/21. O líder dos bracarenses tem conseguido fazer a 'vida negra' ao seu rival desde que voltou à terra natal. O primeiro êxito aconteceu na primeira volta da Liga, com a formação minhota a bater as águias, por 3-2, na Luz. Já em janeiro, atirou os encarnados para fora da Allianz Cup, com um triunfo por 2-1 nas meias-finais (viria a perder no jogo decisivo frente ao Sporting).

Entretanto, no último duelo, Jorge Jesus levou finalmente a melhor, com o Benfica a derrotar o SC Braga, por 2-0, e a ultrapassar precisamente o clube do Minho no terceiro lugar do campeonato.

De resto, além do sucedido esta época, ambos os técnicos estiveram envolvidos noutra decisão, quando se encontraram em 2010. O amadorense estava na sua primeira passagem pelo Benfica e, dessa feita, conseguiu chegar à final da Taça da Liga ao bater o Sporting, de Carlos Carvalhal, com uma vitória esclarecedora (4-1).

Sabor amargo para ambos no dia-chave

Jorge Jesus é um treinador mais experiente em finais da Taça de Portugal em comparação com Carlos Carvalhal, mas tem um registo negativo. O técnico do Benfica conduziu as águias à conquista do troféu em 2013/14, frente ao Rio Ave (1-0), mas tombou nas outras três ocasiões. Perdeu não só pelos encarnados em 2012/13, frente ao V. Guimarães (0-1), mas também pelo Belenenses, em 2006/07, diante do Sporting (0-1), clube que mais tarde treinou e pelo qual também saiu derrotado, em 2017/18, contra o Aves (0-1).

Já Carlos Carvalhal esteve no Jamor em 2001/02 pelo Leixões. O clube de Matosinhos protagonizou uma campanha surpreendente, pois que militava na então 2ª Divisão B, mas perdeu frente ao Sporting (0-1).

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/taca-de-portugal/amp/jorge-jesus-vs-carlos-carvalhal-agora-e-com-trofeu?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16216690949182&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Ftaca-de-portugal%2Fdetalhe%2Fjorge-jesus-vs-carlos-carvalhal-agora-e-com-trofeu

Lipeste

record.pt

António Salvador: «Um clube sustentável com a mesma ambição»

Presidente do SC Braga não faz promessas, mas parte para o sétimo mandato cheio de convicções


António Salvador foi ontem reconduzido para mais um mandato como líder do SC Braga, o sétimo consecutivo desde que, em fevereiro de 2003, assumiu a presidência da SAD. sendo que só acumulou a liderança do clube a partir de abril de 2004.

O presidente exerceu o seu direito de voto ao início da tarde, aproveitando para vincar o que pretende em mais um desafio que tem pela frente. "Não prometo nada", soltou de imediato Salvador quando lhe tocaram na eterna questão do título nacional, algo que não foi possível em ano de centenário do clube. "Os sócios conhecem-me há 18 anos, sabem o percurso feito, nomeadamente na última década. Os sócios e eu sabemos muito bem o que queremos continuar a fazer, que é ter um clube a crescer, sustentável e com a mesma ambição, a fazer cada vez mais. E os sócios podem contar com esta direção para isso nos próximos quatro anos", fez questão de deixar bem claro.

António Salvador gostaria obviamente de começar o novo mandato com a conquista de mais uma Taça de Portugal, repetindo o feito de 2016, 50 anos depois na conquista de 1966.

"Esta é a hora de olharmos para dentro, de esquecermos tudo o que ficou para trás esta temporada e de olharmos para o presente e para o futuro. Estamos a poucos dias de um dos jogos mais importantes da temporada, a final da Taça de Portugal, e o pensamento está apenas na vitória. Queremos muito dar mais uma enorme alegria aos nossos sócios e adeptos, conquistando a 3ª Taça de Portugal da nossa história centenária", registou Salvador no seu discurso ao fim da noite, congratulando-se também pela forma como os "sócios participaram ativamente" no ato eleitoral.

Pouca adesão justificada pela falta de oposição

Se cumprir mais este mandato até ao fim, António Salvador vai ficar 22 anos à frente dos destinos do SC Braga. Ao contrário das últimas eleições em que António Peixoto se apresentou também como candidato, as de ontem resultaram apenas num mero pormenor, pois Salvador era o único candidato. Por aí se explica o reduzido número de sócios votantes, apenas 1.360 num universo de 10.002 associados que estavam em condições de exercer o seu direito. Com 1.072 votos válidos na Lista A, houve ainda 174 em branco e 114 considerados nulos.

Refira-se que a grande parte dos jogadores votaram perto da hora do almoço. Galeno e Tormena foram os primeiros, seguindo-se o treinador Carlos Carvalhal. José Brandão, vice-presidente da Assembleia Geral, congratulou-se com a "adesão dos associados, que fizeram questão de manifestar o seu direito de voto", registando que o "clube mantém a sua vivacidade" e fazendo votos para "uma vitória na final da Taça".

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/antonio-salvador-um-clube-sustentavel-com-a-mesma-ambicao?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16216693258608&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fantonio-salvador-um-clube-sustentavel-com-a-mesma-ambicao

Lipeste

record.pt

Wilson Eduardo deseja vitória do SC Braga na final da Taça de Portugal

O antigo capitão dos minhotos perspetivou o duelo deste domingo, no Estádio Cidade de Coimbra, frente ao Benfica


Wilson Eduardo foi um dos sócios do SC Braga que exerceram o direito de voto e até aproveitou para pagar as quotas até final de 2022. O antigo capitão dos minhotos, que alinhou em Braga durante cinco anos, entre 2015 e 2020, está agora ao serviço do Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, mas fez questão de se deslocar ao Minho "pelo que o presidente representa". "Nunca neguei que ele foi a maior força que tive para vir para Braga, onde fui muito feliz", destacou o extremo, agora com 30 anos, virando a agulha para a final da Taça.

"É um troféu, pode cair para qualquer lado e espero que caia para o lado do SC Braga. Estou de fora, cá estarei para apoiar e desejo que levantem o troféu", registou o internacional angolano, falando de uma "outra motivação neste tipo de jogos que pode fazer a diferença".

"A ansiedade vem sempre ao de cima, mas assim que começa o jogo passa. No final, poder levantar uma taça, como já aconteceu comigo, é um sentimento indescritível. É um jogo que decide um título e os jogadores tudo farão para ganhar", vincou Wilson, que até nem quer saber quem vai marcar: "Qualquer um. Neste momento, como adepto, ficarei feliz com quem marcar. Quero é que o SC Braga vença."

em:https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/wilson-eduardo-deseja-vitoria-do-sp-braga-na-final-da-taca-de-portugal?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

correiodominho.pt

"Temos argumentos para discutir e vencer a Taça de Portugal"

Na véspera de um dos dias mais importantes da história do SC Braga, Carlos Carvalhal deu conta, em declarações à TVI, do espírito e da ambição que se vive no seio do grupo de trabalho.

"Temos a expectativa de vencer a Taça de Portugal e não digo isto de ânimo leve. Essa é a nossa intenção. O sentimento e a vontade são muito grandes. Essa vontade é proporcional à qualidade do nosso jogo", disse, sem esquecer o adversário, que "é bom, tem um grande treinador e uma equipa com jogadores internacionais das melhores selecções do Mundo".
"Mas pelo que fizemos este ano, temos argumentos para discutir e vencer a Taça. É isso que vamos procurar esgrimir deste jogo. O adversário é muito difícil mas queremos muito ganhar", assumiu, no ocaso de uma época na qual o SC Braga se começa a ressentir, física e emocionalmente, dos 52 jogos que, com a final de amanhã, realizou.
"Uma maratona destas deixa sequelas, graves lesões em jogadores importantes. Andámos a jogar no vermelho durante algum tempo. Tivemos sequências de jogos muito grandes com espaços inferiores a 72 horas. Isso teve repercussões na parte final", frisou, prosseguindo. "Identificámos os jogadores que estavam mais sobrecarregados já há três ou quatro semanas e nos últimos jogos esses jogadores já voltaram ao normal. Reavivámos os jogadores no sentido de estarmos em condições de disputar a Taça de Portugal no máximo", assegurou, garantindo que "no Domingo [amanhã], não há cansaço nem nada, mas duas equipas preparadas para discutir uma Taça e temos ambição de a vencer".

Reconhecendo que o percurso até ao momento não foi fácil, Carvalhal puxou uma vez mais dos galões para atribuir mérito à época do SC Braga.
"Tivemos o Leicester, que é uma equipa de primeira linha europeia, o AEK e o Zorya. Superámos esses obstáculos e caímos com a Roma. Tivemos de eliminar Benfica na Taça da Liga e o FC Porto, a duas mãos. Tudo foi conquistado com sangue, suor, lágrimas e com qualidade de jogo. Quem chega aqui e bate-se com adversários de maior qualidade, obviamente que acalenta a possibilidade de vencer uma final", rematou.

em: https://correiodominho.pt/noticias/temos-argumentos-para-discutir-e-vencer-a-taca-de-portugal/131054


Lipeste

record.pt

António Salvador assistiu ao último treino do Sp. Braga antes da final da Taça


Minhotos ultimaram, esta manhã, o duelo de domingo frente ao Benfica


O SC Braga realiza na manhã deste sábado o último treino antes da final da Taça de Portugal, agendada para domingo, às 20h30, frente ao Benfica. António Salvador, ontem reeleito na presidência do clube, assistiu ao apronto no relvado do Estádio Municipal de Braga.

Nos 15 minutos da sessão abertos à comunicação social, Carlos Carvalhal contou com praticamente todo o grupo, à exceção de três jogadores lesionados há longas semanas e que já se sabia que estariam fora das opções para o desafio contra as águias. David Carmo, Francisco Moura e Iuri Medeiros só estarão clinicamente aptos na próxima época e, sem surpresa, falham o duelo com o Benfica. O técnico dos minhotos aproveitou os primeiros minutos do treino para conversar individualmente com alguns futebolistas, nomeadamente Fransérgio, Piazon e Ricardo Horta. 

O Sp. Braga tenta amanhã conquistar a terceira Taça de Portugal do seu historial de cem anos, depois de ter vencido o troféu em 1966, contra o V. Setúbal, e em 2016, ante o FC Porto.

Entretanto, Carlos Carvalhal e um jogador da equipa arsenalista fazem, às 12h30, a antevisão à partida a ter lugar no Estádio Cidade de Coimbra e que será dirigida por Nuno Almeida, do Algarve. A equipa parte às 14h00 para a cidade dos estudantes.

Autor: José Lima

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/salvador-assistiu-ao-ultimo-treino-do-sp-braga-antes-da-final-da-taca?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

bancada.pt

Jesus tem vantagem nos duelos com Carvalhal

Técnicos reencontram-se na final da Taça de Portugal


Jorge Jesus, treinador do Benfica, tem vantagem sobre Carlos Carvalhal, líder do SC Braga, no total dos 11 confrontos futebolísticos entre ambos e em vésperas da primeira final, da Taça de Portugal.

Jesus soma cinco vitórias, contra apenas duas de Carvalhal, num duelo ainda com quatro empates e que teve o primeiro capítulo em 2006/07.

Na prova rainha, trata-se do primeiro encontro, mas, a eliminar, é já o terceiro, depois de dois na Taça da Liga, o mais recente na presente temporada, nas meias-finais, com o SC Braga a vencer o Benfica por 2-1, em Leiria.

Em 20 de janeiro, Abel Ruiz, aos 28 minutos, e Tormena, aos 59, selaram o apuramento dos arsenalistas, enquanto Pizzi, de grande penalidade, aos 45, marcou o tento dos encarnados, que se apresentaram com muitas baixas, culpa da covid-19.

No outro encontro a eliminar, também nas meias-finais da Taça da Liga, mas de 2009/10, a história foi bem diferente, com o Benfica, de Jesus, a golear fora o Sporting, de Carvalhal, por 4-1, num embate marcado pela precoce expulsão de João Pereira.

O jogador que esta época regressou ao Sporting, e que já tinha representado o Benfica, viu o cartão vermelho direto logo aos sete minutos, após uma entrada a matar sobre Ramires.

David Luiz, aos sete minutos, o próprio Ramires, aos 30, Luisão, aos 67, e Óscar Cardozo, aos 90+4, selaram o apuramento do Benfica, que na final bateria o FC Porto por 3-0, enquanto o Liedson marcou para os leões, aos 37.

Com um triunfo para cada lado, o balanço em jogos a eliminar é nulo, mas, no campeonato, a vantagem é clara de Jorge Jesus, que soma quatro triunfos, contra apenas um de Carvalhal, conseguido já esta temporada, na primeira volta.

Em 08 de novembro de 2020, os arsenalistas deram festival na Luz e chegaram a 0-3, com um golo de Iuri Medeiros na primeira parte, aos 38 minutos, e dois de Francisco Moura na segunda, o primeiro aos 50 e o segundo aos 63.

Os encarnados ainda reduziram para a margem mínima, graças a um bis do suplente Seferovic (68 e 86 minutos), e ameaçaram mesmo o empate, mas os comandados de Carlos Carvalhal resistiram e conquistaram os três pontos.

Nos outros jogos para a I Liga, o atual treinador do Benfica não sofreu qualquer desaire e triunfou em quatro ocasiões, a primeira no confronto inaugural, em 2006/07, com Carlos Carvalhal ao comando do Beira-Mar e Jorge Jesus a liderar o Belenenses.

Em 02 de dezembro de 2006, no Estádio Mário Duarte, em Aveiro, José Pedro e Dady escreveram, na primeira parte, o triunfo os azuis (2-1), enquanto Jorge Leitão marcou para os aveirenses, que sofreram o terceiro desaire em três jogos com Carvalhal.

Em 2007/08, Carvalhal transitou para o Vitória de Setúbal, que, à 12.ª ronda, empatou 1-1 com o conjunto do Restelo, que esteve a vencer, com um golo de Weldon, mas foi traído por um autogolo de Rúben Amorim, atual treinador do Sporting.

Na segunda volta, o atual técnico do Benfica logrou, porém, a vingança, já que o Belenenses goleou em casa os sadinos por 5-0, roubando-lhes o quinto lugar, com bis de Weldon e João Paulo e um penálti de José Pedro.

Em 2008/09, com Jesus no SC Braga e Carvalhal no Marítimo, registou-se um empate a um golo na pedreira, num jogo decidido por dois penáltis – Luís Aguiar adiantou os locais, aos 35 minutos, e Bruno restabeleceu o empate, aos 42.

Na temporada seguinte, os dois técnicos defrontaram-se em outras três ocasiões, a primeira ainda com Carlos Carvalhal ao comando do Marítimo.

Na Luz, em encontro da primeira jornada do campeonato, o Benfica, muito reforçado e com Jorge Jesus em estreia, massacrou os insulares, mas só logrou empatar, e com um golo aos 86 minutos, de Weldon, após um penálti de Alonso, aos 25.

Mais de três meses depois, no segundo jogo de Carvalhal pelo Sporting, e primeiro na I Liga, registou-se um empate a zero em Alvalade, em embate da 11.ª jornada.

Já na parte final da época, em 13 de abril de 2010, na Luz, o Benfica superou o Sporting por 2-0, com tentos de Cardozo e do argentino Aimar. Ficou, então, a somar 67 pontos, no primeiro lugar, contra 41 do Sporting, quarto.

O reencontro no campeonato deu-se esta época, com Carvalhal a vencer na Luz e Jesus a responder na Pedreira, onde, em 21 de março, ganhou por 2-0, com tentos de Rafa e Seferovic, ambos depois da expulsão do bracarense Fransérgio, aos 39 minutos.

No domingo, Jorge Jesus e Carlos Carvalhal defrontam-se pela 12.ª vez, na final da edição 2020/21 da Taça de Portugal em futebol, marcada para as 20:30, no Estádio Cidade de Coimbra, à porta fechada, devido à pandemia da covid-19.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/jesus-tem-vantagem-nos-duelos-com-carvalhal



Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Fransérgio: «SC Braga confiante, alegre e bem-disposto» para a final

Jogador do SC Braga «confiante, alegre, bem-disposto» para defrontar o Benfica


Capitão do SC Braga, Fransérgio voltou a falar da final da Taça de Portugal, frente ao Benfica.

O brasileiro afirmou-se «confiante, alegre, bem-disposto para fazer um bom jogo» em Coimbra.

«Ir lá, desfrutar do momento, desfrutar da época, fechar com chave de ouro e trazer a Taça para Braga.
O peso desta taça é enorme. Dá acesso direto à Liga Europa, significa tradição», disse, no estádio dos minhotos.

Quanto a haver um favorito, Fransérgio concluiu: «Os dois. É 50-50. É uma final, e a final tanto pode calhar para o Sp. Braga como para o Benfica. Vamos lá disputar o jogo, procurar a vitória e tentar trazer.»

Quanto ao lado individual, o jogador dos arsenalistas diz que gosta de «focar na tática», no que o treinador quer. «Não gosto de estar no telemóvel, de falar com familiares», concluiu.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/taca-portugal/fransergio-confiante-alegre-e-bem-disposto-para-a-final-da-taca

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«Sabemos o que o Benfica vai fazer e o Benfica sabe o que nós vamos fazer»

Carlos Carvalhal afirmou que as ausências de Lucas Veríssimo e possivelmente de Vertonghen não vão alterar a dinâmica do Benfica.

Jorge Jesus tinha afirmado, em exclusivo à TVI, que a ausência de Luca Veríssimo na final da Taça de Portugal frente ao SC Braga pode alterar o sistema da equipa. Este sábado, no último treino antes da final, o Benfica teve também Vertonghen no ginásio. Mas Carlos Carvalhal não espera grandes surpresas nos encarnados.

«A dinâmica ofensiva do Benfica é muito própria, jogando a quatro ou a três. Por mais jogadores que mudem, isso não se altera porque o Benfica tem um grande treinador, e a dinâmica tem uma impressão digital», disse o técnico arsenalista em conferência de imprensa de antevisão, explicando:

«É aquela dinâmica ofensiva que o Benfica apresenta em função das ideias do seu treinador. Tanto o Benfica de agora, como o Flamengo, como o Benfica do Jorge Jesus na anterior passagem», frisou, apontando: «Sabemos o que o Benfica vai fazer e creio que o Benfica saberá o que nós vamos fazer no jogo.»

O técnico esclareceu depois: «Sabemos o que nos espera, mas isso que não quer dizer que seja fácil. Temos uma tarefa difícil pela frente, mas espero que também criemos uma tarefa difícil para o Benfica.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-de-portugal/sp-braga/sabemos-o-que-o-benfica-vai-fazer-e-o-benfica-sabe-o-que-nos-vamos-fazer

Lipeste

abola.pt

«Vamos para vencer e trazer a Taça para Braga»

Fransérgio fez a antevisão à final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, em partida agendada para este domingo, às 20.30 horas, no Estádio Cidade de Coimbra.

«Estamos confiantes, alegres, bem-dispostos. Queremos fazer um bom jogo e fechar a época com chave de ouro, trazendo a Taça para Braga. O peso desta taça é enorme. Dá vaga à Europa e tem grande tradição», disse o médio brasileiro, que se escusou a atribuir favoritismos: «É 50/50. É uma final que pode calhar para nós ou para o Benfica. Mas vamos para vencer e trazer a Taça para Braga.»

Assumindo que gostaria de jogar com público nas bancadas, Fransérgio deixou ainda um apelo: «Fiquem em casa, sentadinhos no sofá. Esperamos dar-lhes uma grande alegria.»

O médio falou ainda sobre como se prepara em termos individuais para uma final, revelando: «Tento focar-me mais no jogo, nas táticas que o mister passa. Não gosto de estar no telemóvel, de falar com familiares... Fico apenas ligado no jogo.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-05-22/sc-braga-vamos-para-vencer-e-trazer-a-taca-para-braga/891243/471

Lipeste

ojogo.pt

Fransérgio ″desliga″ antes da final: telemóvel de lado e família tem de esperar

Declarações de Fransérgio, médio brasileiro do Braga, na antevisão à final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, com início às 20h30 de domingo.

Estado anímico da equipa: "Confiante, alegre, bem dIsposta para fazer um bom jogo, Desfrutar do momento e fechar a época com chave de ouro, com uma vitória e trazer a taça para Braga."

Mensagem aos adeptos: "O peso da taça é enorme. É uma taça que dá vaga direta à fase de grupos da Liga Europa, a tradição que tem... O Braga quer ganhar. É um jogo onde os adeptos gostaríam de estar e nós gostaríamos de jogar coma adeptos. Não é possível. Fiquem em casa, que se cuidem e curtam no sofá a alegria que lhes vamos dar."

Favorito: "Os dois. 50/50. É uma final e uma final pode calhar para o Braga ou para o Benfica. Vamos procurar a vitória."

Preparação mental do jogador: "Cada um tem a sua preparação. Falo de mim. Tento focar-me mais no jogo mesmo, na tática que o mister passa. Não gosto de estar no telemóvel, não gosto de falar com os familiares. Sou muito assim em todos os jogos, sobretudo numa final. Desligo e tento ligar o modo final. Estar focado 24/48 horas."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/o-foco-de-fransergio-na-final-nao-gosto-de-estar-no-telemovel-de-falar-com-os-familiares-13753817.html

Lipeste

ojogo.pt

Carlos Carvalhal: ″Levámos uma ou duas alfinetadas, talvez de forma injusta″

Treinador do Braga na antevisão da final da Taça de Portugal, agendada para as 20h30 de domingo, no Estádio Cidade de Coimbra.

Dificuldades que espera encontrar? "As dificuldades são as inerentes a jogar com uma equipa de elevada capacidade, muito boa, muito forte, com um grande treinador e grandes jogadores, convocados para as seleções. São as dificuldades normais. As que o Benfica vai encontrar são também grandes de certeza absoluta. Gostamos destes jogos, gostamos de estar presentes. Nas decisões estivemos sempre contra equipas muito boas e na maioria das vezes demos um passo em frente. Agora queremos culminar com a cereja no topo do bolo, fechar com chave de ouro. Queremos vencer a Taça, que é nosso grande objetivo."

Recuperar jogadores: "Fizemos o nosso trabalho já há duas ou três semanas, na recuperação dos jogadores que estavam mais sobrecarregados, e os jogadores já deram essa resposta, deram um passo à frente e disseram que podemos contar com eles."

Momento final da época não tão bem conseguido: "Acho perfeitamente normal, levámos uma ou duas alfinetadas, talvez de forma injusta, perante o que fizemos nesses jogos. Nomeadamente no jogo aqui com o Sporting, que nos afastou um bocadinho, depois houve alguma descompressão. Deu para cuidar de alguns jogadores que estavam legitimamente mais saturados, juntar as tropas e voltar à carga."

O que está para trás não conta: "Quando o árbitro iniciar o jogo, tudo o que esta para trás, o historial dos clubes e da Taça não conta para nada. Conta aqueles 90 minutos, a que equipa estiver mais preparada, com mais equilíbrio emocional, mais focada, vai vencer. Estamos apostados em ser melhores que o adversário para trazer a Taça. Só ali é que conta, o que está para trás não conta absolutamente nada, não joga."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carlos-carvalhal-o-que-esta-para-tras-nao-conta-absolutamente-nada-nao-joga-13753839.html

Lipeste

abola.pt

«Dinâmica ofensiva do Benfica tem uma impressão digital»

Carlos Carvalhal disse que a equipa do SC Braga está preparada para defrontar domingo o Benfica na final da Taça, prevendo dificuldades para os dois lados.

Que dificuldades vai encontrar:

«As dificuldades são inerentes a jogar com equipa de elevada capacidade. Grandes jogadores que são convocados para as suas seleções. O Benfica vai encontrar também grandes dificuldades de certeza absoluta, gostamos destes jogos, gostamos de estar presentes nestas decisões. Demos sempre um passo em frente para as finais e queremos fechar com chave de ouro.»

«Balão perdeu ar» no final da época: «Fizemos o nosso trabalho na recuperação dos jogadores que estavam mais sobrecarregados, já deram a resposta dando passo à frente, podemos contar com eles. Acho normal, no momento em que se fala nisso levámos alfinetadas, talvez de forma injusta, perante o que fizemos nesses jogos. Nomeadamente o jogo aqui com o Sporting, que nos afastou. Mas deu para juntar as tropas e voltar à carga. Quando iniciar o jogo tudo o que está para trás, o historial dos clubes e da própria Taça não conta nada, conta é aqueles 90 minutos, a equipa que estiver mais preparada, com mais o equilíbrio emocional vai vencer o jogo. Que sejamos melhores, é nisso que estamos focados.»

Sistema do Benfica sem Lucas Veríssimo e talvez sem Vertonghen: «O Benfica tem dinâmica própria jogando a 4 ou 3 defesas, a dinâmica ofensiva é sempre a mesma, o funcionamento dos jogadores é basicamente o mesmo. Pode alterar algumas coisas. Estamos preparados para o 442 e para defesa a três, e identificados como faz variações. Mas a dinâmica, porque tem um grande treinador, tem uma impressão digital. É aquela dinâmica ofensiva que apresenta e função das ideias marcadas do treinador. Mas creio que o SC Braga também tem essa marca e isso não se altera por muito que variem os jogadores. Sabemos o que nos espera, o que não quer dizer que seja fácil.

Convocatória especial incluirá os castigados Moura, Medeiros e Carmo» «Vamos fazer convocatória para o jogo, temos plantel extenso em função dos jogadores jovens que estiveram connosco, creio foram seis miúdos que se estrearam. Os lesionados também irão ao jogo, vão viajar connosco, mas para estágio só os que jogarem.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-05-22/sc-braga-dinamica-ofensiva-do-benfica-tem-uma-impressao-digital/891247/471

Lipeste

noticiasaominuto.com

"Vencer a Taça é o nosso grande objetivo"

Treinador do SC Braga lançou jogo com o Benfica.

Carlos Carvalhal esteve, este sábado, em conferência de imprensa para fazer o lançamento da final da Taça de Portugal. Também o médio Fransérgio falou  aos jornalistas.

Carlos Carvalhal 

Convocatória: "Para estágio vão os jogadores que vão estar no jogo. Os lesionados viajam no domingo para estarem junto dos companheiros."

Benfica: "A dinâmica do Benfica é muito própria no ataque, jogando com uma linha defensiva de quatro ou de cinco. Sabemos o que o Benfica vai fazer e acho que o Benfica saberá o que nós vamos fazer no jogo. Tanto o Benfica como o Flamengo do Jorge Jesus. Sabemos o que nos espera, mas isso que não quer dizer que seja fácil. Temos uma tarefa complicada pela frente." 

Época com ponta final menos conseguida: "Acho perfeitamente normal. Tivemos alguns jogos que nos afastaram um bocadinho. Deu para recuperar alguns jogadores saturados e deu para juntar as tropas. Quando o árbitro apitar amanhã, tudo o resto fica para trás. O que contam são os 90 minutos. Quem estiver melhor e com maior equilíbrio mental é quem vai ganhar. O resto fica para trás."

Benfica: "As dificuldades são inerentes de uma equipa com grandes capacidades. São as dificuldades normais contra uma equipa boa. Mas o Benfica também vai encontrar dificuldades. Gostamos de estar nestes jogos. Queremos terminar com a cereja no topo do bolo. Vencer a Taça é o nosso grande objetivo."

Agradecimento: "Deixem-me agradecer a forma como a imprensa nos tratou a nós Braga e a mim. Não um houve um único problema durante esta época e há que ressalvar esse facto. Somos parceiros neste negócio que é o futebol. O Braga fez o seu papel e gostaria de ressalvar a forma como fomos tratados por vocês imprensa."

Fransérgio

Preparação: "Tento focar no jogo e nas táticas do míster. Não gosto de falar com a família ou estar no telemóvel. Gosto de estar focado, ainda mais numa final."

Favorito: "Os dois! (risos) É uma final e nas finais pode calhar para qualquer lado. Nós vamos lá tentar arrancar a vitória."

Peso de ganhar a Taça: "O peso dessa Taça é enorme. É uma Taça que dá vaga na Europa. É uma tradição. Queremos trazer essa Taça para a Braga. Gostaríamos de jogar com adeptos nas bancadas. O que podemos fazer? A pandemia está aí... Fiquem em casa, cuidem-se e fiquem no sofá para ver o jogo."

Equipa confiante: "Estamos confiantes e alegres. Queremos desfrutar o momento, fechar a época com chave de ouro e trazer a Taça para Braga."

em: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1759861/siga-em-direto-a-conferencia-de-imprensa-de-carlos-carvalhal

Lipeste

rtp.pt

Taça de Portugal. Benfica e Braga tentam fugir a época em branco

Benfica e Braga voltam a encontrar-se desta vez pela conquista de um troféu

O Benfica e o Sporting de Braga defrontam-se no domingo em Coimbra à procura de evitar uma época 2020/21 completamente em branco, numa inédita final da 81.ª edição da Taça de Portugal em futebol.

No regresso à Luz, Jorge Jesus prometeu jogar o "triplo" e "arrasar", mas, em vésperas do último jogo da temporada, não conseguiu qualquer troféu e, no campeonato, selou mesmo o pior registo do clube desde 2008/09, com o terceiro lugar.


Por seu lado, o Sporting de Braga também nada conquistou e só ameaçou intrometer-se entre os "grandes" – era segundo à 22.ª jornada -, pois, uma vez mais, foi apenas quarto, numa época em que o terceiro dava acesso às eliminatórias da "Champions".


Os encarnados e os "arsenalistas" nada ganharam e já chegam com uma final perdida, os lisboetas face ao FC Porto (0-2 em Aveiro), na Supertaça Cândido de Oliveira, e os minhotos frente ao Sporting (0-1 em Leiria), na Taça da Liga.


Pelos muitos milhões investidos, a melhor equipa que tem e um historial na prova muito superior - 26-2 em títulos e 38-7 em presenças em finais -, a obrigação de ganhar está toda do lado das "águias", o que vem acompanhado de favoritismo.


Hora de fazer potencializar os trunfos


O momento também está, claramente, do lado dos encarnados, que fecharam a época em bom plano, com um 4-3 que acabou com a invencibilidade do campeão Sporting e um 3-1 em Guimarães, numa boa segunda volta, com 42 pontos, mais do que qualquer equipa.


Pelo contrário, o Sporting de Braga realizou um final de campeonato fraco, com apenas três vitórias - 2-1 em Faro, ao Boavista e ao Moreirense – nos últimos 12 jogos, trajeto a condizer com exibições pouco conseguidas.


Ainda assim, os "arsenalistas" chegam a Coimbra com vantagem no confronto direto, já que venceram por 3-2 na Luz, na primeira volta do campeonato, e por 2-1 em Leiria, nas meias-finais da Taça da Liga, para apenas um desaire, por 2-0, em casa, num jogo em que sofreu os golos após a expulsão de Fransérgio.


Do seu lado, o treinador dos "arsenalistas" tem também uma série de jogadores de qualidade, nomeadamente o argentino Gaitán - que já marcou em duas finais, dando a Taça de Portugal ao Benfica em 2012/13 (1-0 ao Rio Ave) - e regressa ao local onde, em 2016, se despediu em lágrimas dos encarnados.


O conjunto minhoto não está, no entanto, na máxima força, face à ausência de três lesionados de longa duração, casos de David Carmo, Francisco Moura e Iuri Medeiros.


Do lado encarnado, não há, quase desde o início da época, o lateral direito André Almeida e Jorge Jesus também não terá o central Lucas Veríssimo, que se lesionou no jogo da última ronda do campeonato.


Ainda assim, são muitos os trunfos dos dois lados, individuais e coletivos, para resolver o encontro, que, ao contrário do que é tradição, não será uma tarde de festa no Estádio Nacional repleto, mas uma noite sem público em Coimbra.

O Benfica e o Sporting de Braga defrontam-se pelas 20h30 de domingo, no Estádio Cidade de Coimbra, numa inédita final da 81.ª edição da Taça de Portugal em futebol, que será disputada á porta fechada, devido à pandemia da covid-19.

em: https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/taca-de-portugal-benfica-e-braga-tentam-fugir-a-epoca-em-branco_d1322035

Lipeste

6 jogos cheios de emoção e golos entre SL Benfica e SC Braga

Os jogos entre SL Benfica e SC Braga nos últimos dez anos têm sido pautados por emoção e golos, mas com um claro ascendente para a equipa da capital. Para este jogo a odd na Betano para triunfo das águias na Taça é de 1.42 e a dos minhotos é de 2.52.

Em 32 jogos realizados desde a temporada 10/11, o Benfica conquistou o triplo das vitórias dos bracarenses (21 das águias contra sete do SC Braga), sendo que apenas existiram quatro empates.

Como facto estatístico importante, temos de realçar também que, nestes 32 jogos, apenas por uma vez se registou um empate sem golos, num jogo a contar para a meia-final da Taça da Liga, em 2013. A decisão foi então para as grandes penalidades, onde os arsenalistas foram mais competentes e garantiram um lugar na final, que viriam a conquistar frente ao FC Porto.

Outra estatística importante, e que pode ser visível em alguns dos jogos escolhidos, é a grande diferença de golos entre as duas equipas: O SL Benfica tem uma média de 1,97 golos marcados por jogo, contra 0,91 dos bracarenses.

Nesta época, a equipa de Carlos Carvalhal leva vantagem sobre os rivais de Lisboa, com duas vitórias (2-3 para a Liga e 2-1 para a Taça da Liga) e uma derrota no jogo da segunda volta do campeonato, na Pedreira, por 0-2.

Escolhemos então três jogos importantes da última década entre Gverreiros e águias, com três vitórias para cada lado, para dar o pontapé de saída para o que se prevê ser uma excitante Final da Taça de Portugal 20/21.

1. SC Braga 0-4 SL Benfica (19/20): Uma goleada da equipa então campeã nacional sobre um SC Braga que, com Ricardo Sá Pinto no comando, nunca foi rival à altura para o meio-campo dos encarnados. Pizzi, com um bis, foi o grande destaque da partida disputada no Municipal de Braga.


2. SL Benfica 2-3 SC Braga (20/21): Na primeira volta da Liga que agora terminou, o SC Braga foi à Luz bater as águias pela margem mínima, mas onde a equipa de Carvalhal conseguiu estar a vencer por 3-0 perto da hora de jogo. O jovem lateral Francisco Moura foi o herói improvável da partida, marcando por duas vezes.

3.SL Benfica 6-2 SC Braga (18/19): Um dos jogos mais desequilibrados entre ambas as equipas no passado recente. O SL Benfica, a atravessar uma fase menos boa, recebia um SC Braga confiante. Contudo, em campo, a equipa de Rui Vitória foi em tudo superior e bateu de forma clara os arsenalistas.

4.  SL Benfica 1-2 SC Braga  (14/15): No caminho para a final da Taça de Portugal, que perderia nas grandes penalidades frente ao Sporting CP, o SC Braga visitou a Luz nos oitavos de final da prova e conseguiu ser mais forte que a equipa da casa. O SL Benfica até começou melhor, com um golo do inevitável Jonas, mas os bracarenses conseguiram a remontada na segunda parte, com golos de Aderllan Santos e Felipe Pardo.

5. SL Benfica 5-1 SC Braga (15/16): No caminho para o tri, o SL Benfica de Rui Vitória recebeu o SC Braga de Paulo Fonseca num jogo que foi quase de sentido único. A equipa encarnada, embalada pela vitória em Alvalade poucas semanas antes, goleou os minhotos por 5-1, sendo que o golo de honra dos bracarenses foi marcado já nos descontos, por Pedro Santos.

6. SC Braga 1-0 SL Benfica (10/11): Ultrapassados dez anos, acredito que esta continua a ser a vitória mais saborosa da equipa bracarense sobre o SL Benfica. Apesar de não ter sido uma vitória gorda, foi um triunfo que garantiu a primeira final europeia da história dos arsenalistas (descontando as eliminatórias da Intertoto). A equipa de Domingos Paciência tinha perdido por 2-1 na Luz e conseguiu no seu terreno anular a desvantagem e carimbar o seu bilhete para a final de Dublin, onde perdeu frente ao FC Porto.

em: https://bolanarede.pt/nacional/benfica/6-jogos-golos-benfica-sc-braga

Lipeste

scbraga.pt

Carlos Carvalhal: "Queremos fechar com chave de ouro" - Sporting Clube de Braga

No lançamento da final da Taça de Portugal, Carlos Carvalhal teceu vários elogios ao seu adversário, afirmando que o Benfica é uma equipa com "elevada capacidade, grandes jogadores e um grande treinador". O técnico do SC Braga disse ainda que o conjunto arsenalista quer terminar a época a colocar "a cereja no topo do bolo" ao conquistar a prova rainha do futebol português.

Que dificuldades espera frente ao Benfica: "As dificuldades são as inerentes a jogar com uma equipa de elevada capacidade, muito boa, muito forte, com um grande treinador e grandes jogadores, convocados para as seleções. São as dificuldades normais. As que o Benfica vai encontrar são também grandes de certeza absoluta. Gostamos destes jogos, gostamos de estar presentes. Nas decisões estivemos sempre contra equipas muito boas e na maioria das vezes demos um passo em frente. Agora queremos culminar com a cereja no topo do bolo, fechar com chave de ouro. Queremos vencer a Taça, que é nosso grande objetivo."

Momento: "Acho perfeitamente normal, levámos uma ou duas alfinetadas, talvez de forma injusta, perante o que fizemos nesses jogos. Nomeadamente no jogo aqui com o Sporting, que nos afastou um bocadinho, depois houve alguma descompressão. Deu para cuidar de alguns jogadores que estavam legitimamente mais saturados, juntar as tropas e voltar à carga."

Foco: "Quando o árbitro iniciar o jogo, tudo o que esta para trás, o historial dos clubes e da Taça não conta para nada. Conta aqueles 90 minutos, a que equipa estiver mais preparada, com mais equilíbrio emocional, mais focada, vai vencer. Estamos apostados em ser melhores que o adversário para trazer a Taça. Só ali é que conta, o que está para trás não conta absolutamente nada, não joga."

em: https://scbraga.pt/carlos-carvalhal-queremos-fechar-com-chave-de-ouro/