News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

record.pt

Nova derrapagem do SC Braga está a custar bem caro

Equipa tem quebrado na parte final da Liga nos últimos anos e com reflexos na classificação


O SC Braga está a viver uma fase de derrapagem no campeonato e que já lhe custou bem caro, com a equipa a ter caído do 2º lugar para o 4º nas últimas nove jornadas e a estar praticamente arredado da luta pelo pódio. Mas esta realidade não é inédita no clube minhoto, tendo os bracarenses passado por quebras semelhantes em quase todas as últimas sete temporadas, o que tem atrasado uma mais efetiva intromissão na luta entre os três maiores clubes do país.

Em 2014/15 e em 2015/16 os guerreiros perderam a hipótese de lutar pelo 3º lugar do campeonato na última dezena de jornadas; em 2016/17 os oito pontos somados nas oito partidas finais resultaram na perda do 4º lugar para o rival V. Guimarães; em 2017/18, os minhotos terminaram no 4º posto mas com recorde de pontos e golos na Liga; em 2018/19 a soma de nove pontos em 24 possíveis na reta final também custou a presença no pódio. Na época passada, a perda de terreno na luta pelo 3º lugar custou o lugar ao técnico Custódio e já com Artur Jorge ao leme a equipa conseguiu atingir o 3º lugar no último jogo.

A quebra de produção nesta campanha (10 pontos em 27 possíveis) gerou um clima de apreensão nos arsenalistas, não só pelas consequências já visíveis na tabela, como também pelo risco de chegar à final da Taça de Portugal, no dia 23, longe das melhores condições anímicas. Os minhotos têm três jogos para dar uma sapatada na crise antes dessa final diante do Benfica.

Galeno regressa à titularidade

A forma como Galeno mexeu com o jogo diante do P. Ferreira deve levar Carlos Carvalhal a promover o seu regresso à titularidade no encontro com o Gil Vicente. Mas o técnico também deve fazer outras mexidas no onze, após duras críticas à exibição da equipa na 1.ª parte: tirou Piazon aos 36' e ao intervalo deixou Castro, André Horta e Rui Fonte no balneário.

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/nova-derrapagem-do-sp-braga-esta-a-custar-bem-caro?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16205483064486&amp_ct=1620548309530&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fnova-derrapagem-do-sp-braga-esta-a-custar-bem-caro

Lipeste

record.pt

Carlos Carvalhal: «Estamos a tempo de escrever a página mais brilhante do SC Braga»

Treinador espera uma "reação de compromisso" no jogo com o Gil Vicente


Carlos Carvalhal espera uma "reação de compromisso" do SC Braga no jogo deste domingo com o Gil Vicente (Estádio Cidade de Barcelos, 20 horas), depois de uma exibição ante o P. Ferreira que o próprio não se inibiu de reprovar. O treinador espera um conjunto arsenalista com "ambição" para o que falta disputar da época e acredita que os seus jogadores ainda podem fazer as delícias dos adeptos, apontando à final da Taça de Portugal. 

Resposta da equipa:

"Espero uma reação positiva, de compromisso e ambição. Não que dizer que não houvesse atitude, mas ela vale pelo coletivo. Isso faz com que ela seja positiva e não a atitude individual. Conversámos, a equipa trabalhou bem e agora espero que haja uma reação".

Gil Vicente: 

"É uma equipa muito bem organizada, o Ricardo está a fazer um excelente trabalho, é uma equipa defensivamente muito organizada, sai bem para transições, mas estamos apostados em conseguir os três pontos. Estamos motivados, focados e queremos reagir bem ao último jogo".

Questão cultural: 

"O SC Braga tem de andar sempre com a mesma pressão e ela passa por tentar vencer os jogos todos. Vi um estudo em que o SC Braga não terminou bem as épocas nos últimos oito ou nove anos. Quando assim é, passa a ser cultural e temos de ultrapassar essas barreiras que existem. Queremos mudar isto, terminar de forma diferente e sair por cima do campeonato. Temos de saber ultrapassar essa questão que será já cultural. E isso tem de ser trabalhado. Decaímos um bocadinho, muito se calhar, mas temos capacidade para dar a volta. Andámos até no 2.º lugar, não conseguimos estabilizar e temos de perceber porquê. Isso passa pela cultura da exigência. A pontuação não é significativa para o que se possa alcançar, mas a motivação de defender esta camisola é maior que tudo".

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/carlos-carvalhal-estamos-a-tempo-de-escrever-a-pagina-mais-brilhante-do-sp-braga?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16205485720758&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fcarlos-carvalhal-estamos-a-tempo-de-escrever-a-pagina-mais-brilhante-do-sp-braga

Lipeste

bancada.pt

SC Braga tem "situações a ultrapassar culturalmente", avisa Carvalhal

"Temos que ultrapassar essa barreira, mudar essa realidade", frisa o treinador


O treinador Carlos Carvalhal disse hoje que o Sporting de Braga não tem um problema físico, mas que há "situações a ultrapassar culturalmente", frisando que ainda vai a tempo de escrever "a página mais brilhante da sua história".

Na conferência de imprensa de antevisão da deslocação ao terreno do Gil Vicente, domingo, na 32.ª jornada da I Liga de futebol, o treinador abordou a série negativa da equipa nas últimas jornadas - três jogos seguidos sem ganhar e apenas duas vitórias nas últimas nove rondas.

Para Carlos Carvalhal, existem "situações a ultrapassar culturalmente", lembrando que, nos últimos 10 anos, o Sporting de Braga tem quebrado várias vezes nas derradeiras 10 jornadas.

"Temos que ultrapassar essa barreira, mudar essa realidade. Queremos acabar de forma diferente do que o Braga fez nos últimos 10 anos e sair por cima no campeonato. Decaímos um bocado e assumimos essa responsabilidade, mas temos capacidade para dar a volta. Andámos em segundo lugar, mas não nos conseguimos estabilizar nessas posições e temos que ver porquê. Podemos fazer melhor e isso passa pela cultura da exigência. Quando a pontuação já não é significativa, a motivação de defender o Sporting de Braga tem que ser maior do que tudo", disse.

Questionado sobre se pondera ter um plantel mais extenso na próxima época, para estar mais preparado para eventuais ciclos competitivos densos, como aconteceu esta temporada, Carlos Carvalhal respondeu que não, porque o projeto do clube também "passa pela formação".

"Esperando que não tenhamos uma época com características como esta, com lesões graves em jogadores chave, isso sobrecarregou quatro ou cinco jogadores, mas na altura olhámos para o rendimento desportivo e a equipa estava a ganhar em catadupa. Neste momento, a fadiga já não se coloca, já aliviámos três ou quatro jogadores, até em termos mentais. Acabou a conversa da fadiga, agora é a conversa do foco, da ambição e de acabar a época bem. Estamos a tempo de escrever a página mais brilhante do Sporting de Braga em 100 anos de história", disse, numa alusão à eventual conquista da Taça de Portugal, frente ao Benfica.

O treinador frisou que o motivo da queda de produção da equipa é psicológico e não físico.

"Isto é tudo mental, não temos um problema de cariz físico na equipa, não houve um jogador com quebras físicas durante um jogo. Como é possível decair desta forma depois da exibição com o Rio Ave, mesmo sem termos feito um grande jogo, uma das melhores exibições da época com o Boavista, um jogo de elevada entrega e atitude com o Sporting? Tem a ver com o foco, temos que mudar de mentalidade, de cultura e de exigência, de abordar todos os jogos para ganhar, independentemente da classificação ou da pontuação", disse.

Depois das críticas à equipa, após o empate caseiro com o Paços de Ferreira (1-1), Carlos Carvalhal assumiu o "repto" lançado, mas frisou que "ninguém está de fora".

"Há sempre ilações a tirar nos jogos e tirámos muitas neste jogo. Os jogadores jogaram o jogo cada um por si e isso tem que ser criticado", frisou.

Já com Al Musrati disponível, após cumprir castigo, Carlos Carvalhal disse esperar uma "reação positiva [da equipa], de compromisso e de ambição".

"Já dissecámos o jogo do Paços de Ferreira e, sobretudo na primeira parte, não quer dizer que não tivesse havido atitude, mas o futebol é um desporto coletivo e a atitude passa pela ligação entre todos os elementos", disse.

O treinador considerou que o Gil Vicente "é uma equipa muito bem organizada" e que o seu técnico, Ricardo Soares, "está a fazer um trabalho muito bom", que colocou já os gilistas praticamente a salvo da descida de divisão.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 59 pontos, e Gil Vicente, 11.º, com 35, defrontam-se a partir das 20:00 de domingo, no Estádio Cidade de Barcelos, jogo que será arbitrado por André Narciso, da associação de Setúbal.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-tem-situacoes-a-ultrapassar-culturalmente-avisa-carvalhal

Lipeste

bancada.pt

"Só a um nível elevadíssimo" o Gil Vicente poderá vencer o SC Braga, diz Soares

Treinador dos galos salienta que "a manutenção ainda não está garantida".

O treinador Ricardo Soares advertiu hoje que o Gil Vicente deve estar a um "nível elevadíssimo" para ter hipóteses de derrotar o Sporting de Braga no domingo, em jogo da 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Após o triunfo sobre o Marítimo (1-0), que deixou a formação de Barcelos no 11.º lugar, com 35 pontos, mais cinco do que o 16.º classificado, o Boavista, em posição de 'play-off' de permanência, o técnico gilista avisou que a "manutenção ainda não está garantida" e mostrou-se certo de que os seus pupilos vão "entrar para ganhar", frente a uma equipa com "muita qualidade".

"É um jogo difícil. Vamos jogar contra uma equipa que, em grande parte da época, foi considerada a que melhor futebol praticava em Portugal. É uma equipa bem orientada. Nos últimos jogos, o resultado final não esteve de acordo com o que tem feito ao nível exibicional. (...) Vamos encontrar um adversário extremamente difícil. Só a um nível elevadíssimo poderemos vencer", disse, na antevisão ao duelo, agendado para as 20:00.

Para o 'timoneiro' do Gil Vicente, o Sporting de Braga, quarto classificado do campeonato, com 59 pontos, é uma "equipa superior" à sua, com "muita competência e "jogadores de grande potencial e qualidade", bem treinados por Carlos Carvalhal, mas lembrou que o seu grupo também "qualidade" para tentar jogar de igual para igual com os 'arsenalistas'.

"A minha equipa gosta de ter a bola, tem um futebol positivo, gosta de ser protagonista do jogo. O adversário é perigoso e superior, mas a ambição de encarar o Braga 'olhos nos olhos' ninguém nos vai tirar, mesmo podendo ter menos tempo de posse de bola", projetou.

Ricardo Soares frisou, aliás, que o Gil Vicente tem demonstrado uma "grande evolução" na segunda volta - é a sétima equipa com mais pontos nesse período, com 19 - e sofreu "derrotas completamente enganadoras", pelo que pretende "continuar a somar pontos" para obter a melhor classificação possível.

Ciente de que o Sporting de Braga é uma "equipa paciente", que faz da "circulação e da posse de bola o seu ADN", mas também perigosa no "passe atrasado" para a área e no ataque à profundidade, o técnico rejeitou que o opositor possa desvalorizar o próximo jogo, por ter a classificação praticamente definida e ter ainda por disputar a final da Taça de Portugal, com o Benfica, em 23 de maio.

"Conheço muito bem o Carlos Carvalhal. Fui treinado por ele [no Vizela, em 2000/01]. Na altura, já tinha um planeamento muito à frente. Os jogadores à sua disposição só estão neste patamar fruto da forma de ser. São jogadores que dão tudo e têm grande ambição. Não espero facilidades de maneira nenhuma", disse.

O treinador do Gil disse ainda que Pedro Marques, apesar de já treinar, está em dúvida para domingo e realçou que o avançado, de 22 anos, emprestado pelo Sporting, se distingue pela combatividade, ao passo que Samuel Lino, autor do golo da vitória na Madeira, é um jogador "rápido" e "forte no um para um", que precisa de ser "refinado".

O Gil Vicente, 11.º classificado da I Liga, com 35 pontos, recebe o Sporting de Braga, quarto, com 59, em jogo da 32.ª jornada, agendado para as 20:00 de domingo, no Estádio Cidade de Barcelos, com arbitragem de André Narciso, da Associação de Futebol de Setúbal.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/so-a-um-nivel-elevadissimo-o-gil-vicente-podera-vencer-o-sc-braga-diz-soares

Lipeste

zerozero.pt

Ataque final

"O sítio dos Gverreiros" é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

O futebol em Braga já conheceu melhores dias, durante esta época, uma vez que os resultados positivos andam distantes da Pedreira. Houve um declínio dos comandados de Carlos Carvalhal que bem poderia ser objeto de estudo, uma vez que essa queda de rendimento coincidiu com o abrandamento do calendário desportivo.

Os últimos tempos não têm sido fáceis e são uma benesse para aqueles que fazem das redes sociais e dos fóruns os seus espaços de escape, vociferando sempre que o SC Braga não ganha, o que tem acontecido com uma frequência indesejável, nos últimos tempos.

Numa análise mais fria, com o distanciamento possível, direi que alguns jogadores essenciais da equipa bracarense estão a pagar a fatura da acumulação de jogos ao longo da época, o que se traduz num rendimento claramente abaixo do que eles são capazes de ter. De uma forma direta, são exemplos deste desgaste, que conduziu a um sub-rendimento demasiado notório, nomes como o de Esgaio, Sequeira, Galeno, Fransérgio e Ricardo Horta. Ora, é gente a mais para uma equipa só e isso faz com que a vertente ofensiva se ressinta de modo evidente, que leva a que jogadores como Abel Ruiz, Lucas Piazon ou mesmo Sporar, pareçam muito longe do que podem render ofensivamente em prol da equipa. É que os resultados positivos ajudam muito na superação das dificuldades e nesta fase negativa os erros individuais e os equívocos coletivos aparecem facilmente.

O SC Braga vinha de duas derrotas consecutivas, em casa frente ao Sporting e na Madeira frente ao Marítimo, em jogos em que a frescura mental dos atletas poderia ter proporcionado dois triunfos, tal foi a superioridade aparente em campo. E foi nesse contexto negativo que recebeu, na Pedreira, o Paços de Ferreira, cuja fase negra da época terminara na jornada anterior, graças a um triunfo difícil frente ao B SAD. Era o tónico que faltava para libertar a equipa, que surgiu em Braga revigorada e em bom plano.

O jogo frente aos castores foi das piores exibições da época da equipa "brácara", com o primeiro tempo a revelar-se um verdadeiro equívoco, onde o coletivo ficou no banco de suplentes, com tudo o que isso traz de negativo à equipa. Não admirava nada, nem ninguém, que o Paços de Ferreira chegasse ao intervalo a vencer, perante um adversário que não passava de uma caricatura do passado. Os sinais de insatisfação foram dados com o início do segundo tempo, altura em que o treinador bracarense já tinha promovido quatro alterações, com a equipa a apresentar ligeiras melhorias, numa fase em que piorar era difícil.

No final registou-se um empate a um golo, cujo dado mais positivo foi arrumar definitivamente a questão do quarto lugar, o que permitirá, por certo, um tempo de gestão e preparação da final da Taça de Portugal, através da revitalização da equipa, que a guie a patamares de confiança e exibicionais já patenteados na presente temporada. Existe agora um contexto favorável a um profícuo ataque final ao que resta da temporada, onde incluo os restantes jogos da liga portuguesa, como é evidente, pois o passado já nos mostrou que focar apenas no jogo da final de Coimbra pode ser uma péssima ideia. Uma palavra de apreço para o Paços de Ferreira que talvez tenha sido a equipa que mais fez em Braga e que menos permitiu fazer aos arsenalistas, o que mostra a sua condição de surpresa positiva da época, mesmo com uma queda de rendimento no passado recente.

Aos adeptos apelo a que se unam, porque adversários já existem muitos, fora da esfera do clube. É nos momentos de maiores dificuldades que a equipa deve sentir o apoio daqueles que dela devem fazer parte, pois só juntos seremos mais fortes. É preciso mostrar, inequivocamente, que "aqui tem de ser Braga".

em: https://www.zerozero.pt/coluna.php?id=1527

Lipeste

zerozero.pt

os árbitros da jornada

Esta jornada da Liga NOS pode ser decisiva para a entrega do título de campeão nacional e os jogos do Sporting e FC Porto, frente ao Boavista e Farense, respetivamente, surgem em destaque, sendo que já foram anunciados os árbitros responsáveis pelos mesmos.

Dos dois, os dragões são os primeiros a entrar em campo, na segunda-feira, sendo que tudo o que não seja uma vitória «entrega» oficialmente o título aos leões. A partida frente ao Farense será dirigida por Tiago Martins, que será auxiliado por Pedro Mota e Hugo Ribeiro e por Nuno Almeida no VAR. EM caso de vitória dos azuis e brancos, tudo poderá ficar decidido no dia seguinte, na receção do Sporting ao Boavista, que ficará a cargo de Luís Godinho, acompanhado dos assistentes Rui Teixeira e Valter Rufo e por Bruno Esteves no VAR.

Eis os árbitros escolhidos para esta jornada:

FC Paços de Ferreira-Marítimo

Árbitro: João Pinheiro
Assistentes: Tiago Costa e Nuno Eiras
4.º árbitro: Rui Lima
VAR: Hugo Miguel
AVAR: Bruno Jesus

Gil Vicente FC-SC Braga

Árbitro: André Narciso
Assistentes: Paulo Brás e Marco Vieira
4.º árbitro: João Malheiro Pinto
VAR: Vasco Santos
AVAR: João Bessa Silva

Portimonense SC-Moreirense FC
Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Bruno Rodrigues e Pedro Martins
4.º árbitro: Flávio Lima
VAR: Vasco Santos
AVAR: João Bessa Silva

FC Porto-SC Farense
Árbitro: Tiago Martins
Assistentes: Pedro Mota e Hugo Ribeiro
4.º árbitro: Cláudio Pereira
VAR: Nuno Almeida
AVAR: André Campos

CD Santa Clara-Rio Ave FC
Árbitro: Hugo Miguel
Assistentes: Bruno Jesus e Ricardo Santos
4.º árbitro: Ricardo Baixinho
VAR: Gustavo Correia
AVAR: Inácio Pereira

CD Tondela-Belenenses SAD
Árbitro: Iancu Vasilica
Assistentes: Nélson Cunha e Tiago Mota
4.º árbitro: João Casegas
VAR: Hugo Silva
AVAR: Nélson Pereira

CD Nacional-SL Benfica
Árbitro: Rui Costa
Assistentes: Nuno Manso e Álvaro Mesquita
4.º árbitro: David Silva
VAR: André Narciso
AVAR: Paulo Brás

Sporting CP-Boavista FC
Árbitro: Luís Godinho
Assistentes: Rui Teixeira e Valter Rufo
4.º árbitro: Dinis Gorjão
VAR: Bruno Esteves
AVAR: Rui Cidade

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=322250

Lipeste

academiadasapostas.com

Numa reta final de campeonato onde tem sentido dificuldades para garantir a mesma motivação de outrora, até porque a sua trajetória está praticamente definida, o Braga procura voltar às vitórias, perante um Gil Vicente motivado na luta pela sobrevivência. A jogar em casa, a equipa de Ricardo Soares deverá dificultar a tarefa aos bracarenses sobretudo no plano defensivo, por via de uma atuação organizada e articulada nos vários momentos da partida, ficando assim mais perto de poder surpreender e desafiar o favoritismo dos bracarenses.

Gil Vicente e Braga enfrentam‑se no Estádio Cidade de Barcelos, num jogo para a 32ª jornada da Primeira Liga. o Sporting Braga ganhou em casa por (1‑0) da última vez que se enfrentaram nesta edição da liga, a 26‑01‑2021. O registo de confrontos diretos recentes favorece a equipa visitante, que nos últimos 4 jogos ganhou 2 e empatou 2. A condição casa/fora merece atenção especial, já que embora este seja um jogo entre 9º e 4º da classificação geral, na verdade é um confronto entre o 16º classificado em jogos em casa e o 4º como visitante.

Análise Gil Vicente

A equipa da casa está atualmente na 9ª posição, com 35 pontos conquistados, depois de 10 vitórias, 5 empates e 16 derrotas. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Farense por (0‑0). No último, ganhou fora contra o Marítimo por (0‑1). Curiosamente, esta é uma equipa que tem conseguido melhores resultados fora do que em casa, pois conquistou 17 pontos como visitante e apenas 15 no seu estádio. Para o campeonato, o Gil Vicente conquistou 8 pontos em 30 possíveis, depois de 2 vitórias, 2 empates e 6 derrotas nos últimos 10 jogos que disputou no seu estádio. Nos encontros disputados no seu estádio para o campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45' foi o 0‑0, que se verificou em 8 dos seus 15 jogos. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para poucos golos, já que 10 dos seus últimos 15 jogos para esta competição terminaram com Menos de 2,5 golos. Em 31 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 13 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Nos últimos 15 jogos em casa para esta competição há 1 período que se destaca: sofreu 6 dos seus 16 golos entre os minutos (76'‑90').

A equipa do Gil Vicente tem feito um campeonato relativamente equilibrado na luta pela permanência e chega a esta jornada a ocupar o 11.º lugar da tabela classificativa, com registo de 35 pontos, os mesmos do Tondela (com menos um jogo) e seis acima da zona de descida, ainda que à condição. Depois de uma série de três jogos consecutivos sem ganhar, que sucedeu a um ciclo com a melhor sequência de resultados da época (quatro vitórias em cinco jogos, incluindo triunfo, por 1-2, na visita ao Benfica), o conjunto orientado por Ricardo Soares voltou finalmente a ganhar, dando passo importante para o seu objetivo na última quarta-feira. Na visita ao Marítimo, o Gil Vicente venceu (0-1) com golo solitário de Samuel Lino (32'), fazendo vir ao de cima a capacidade de entreajuda e sofrimento até final.

Análise Braga

Depois de 18 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, a equipa visitante está na 4ª posição, tendo conquistado 59 pontos. No último jogo, empatou com o Paços de Ferreira em casa por (1‑1), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Marítimo, por (1‑0). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, já que conquistou resultados semelhantes em casa e fora. Nos últimos 10 jogos fora para o campeonato o Braga regista 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, pelo que conquistou 17 pontos em 30 possíveis. A equipa permitiu golos ao adversário em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição, pelo que não tem estado muito forte defensivamente. Em 31 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 12 vezes e apenas conseguiu 2 reviravoltas. Nos últimos 15 jogos fora para esta competição há 2 períodos que se destacam: marcou 11 dos seus 25 golos entre os minutos (16'‑30'); sofreu 6 dos seus 17 golos entre os minutos (76'‑90').

A equipa do Braga passou a maior parte do tempo neste campeonato na luta por uma das vagas de acesso à Liga dos Campeões da próxima época, mas tem visto esse objetivo esfumar-se nas últimas semanas. No 4.º lugar da tabela classificativa, com 59 pontos, a oito do Benfica, quando já só faltam nove pontos por disputar, a equipa comandada por Carlos Carvalhal tem vantagem de 10 pontos para o Paços de Ferreira, pelo que é altamente provável que garanta a entrada direta na Liga Europa e não saia do 4.º posto até final. Nas últimas nove jornadas, o Braga venceu apenas duas vezes, chegando a este jogo após uma sequência de três jogos consecutivos sem ganhar. Na última quarta-feira, os "guerreiros" empataram, a 1-1, na receção ao Paços de Ferreira, chegando ao empate de "penalty" (78', por Galeno) já perto do fim.

em: https://www.academiadasapostas.com/stats/match/portugal/primeira-liga/gil-vicente/sporting-braga/jJzZxBOA6QR0v/preview

Lipeste

Jornal de Notícias


Sal­va­dor no trei­no e ape­lo à cul­tu­ra da exigência

Pre­si­den­te dá o to­que a reu­nir, pa­ra mudar o rumo. Quarta ten­ta­ti­va pa­ra su­pe­rar 2019/20


António Sal­va­dor es­te­ve on­tem no trei­no da equipa ar­se­na­lis­ta, na vés­pe­ra do dér­bi mi­nho­to, em Bar­ce­los, com o Gil Vi­cen­te, pa­ra a 32.ª jornada da Liga.

O pre­si­den­te do Bra­ga es­tá aten­to à atualidade da equipa, que não vence há três jogos e tem só du­as vi­tó­ri­as nos úl­ti­mos no­ve de­sa­fi­os, sen­do que, mais do que aca­bar o campeonato de uma for­ma con­sen­tâ­nea com o que os guer­rei­ros fi­ze­ram em gran­de par­te da épo­ca, im­por­ta tocar a reu­nir, fa­zer a in­tros­pe­ção sobre o que não tem cor­ri­do bem e mo­ti­var as hos­tes, na mi­ra da fi­nal da Ta­ça de Por­tu­gal, a dis­pu­tar, den­tro de 15 di­as, em Coim­bra, com o Benfica.

"De­caí­mos um bocado e as­su­mi­mos es­sa res­pon­sa­bi­li­da­de, mas te­mos ca­pa­ci­da­de pa­ra dar a vol­ta", dis­se Car­los Car­va­lhal, na an­te­vi­são do jo­go de hoje, lem­bran­do ser usu­al, nas úl­ti­mas épo­cas, o Bra­ga bai­xar de ren­di­men­to na re­ta fi­nal.

Pa­ra o trei­na­dor dos bra­ca­ren­ses, a equipa não tem um pro­ble­ma fí­si­co, mas "há situações a ul­tra­pas­sar cul­tu­ral­men­te", sa­li­en­tou.

"Po­de­mos fa­zer me­lhor e is­so pas­sa pe­la cul­tu­ra da exigência. Quan­do a pon­tu­a­ção já não é sig­ni­fi­ca­ti­va [o quar­to lu­gar es­tá garantido e há pou­cas hi­pó­te­ses de ain­da chegar ao ter­cei­ro], a mo­ti­va­ção de de­fen­der o Bra­ga tem que ser maior do que tudo", fri­sou.

Com 59 pon­tos, o Bra­ga es­tá a um pon­to de igua­lar o re­gis­to de 2019/20, podendo, em ca­so de triun­fo hoje, su­pe­rar uma fas­quia que tem su­ces­si­va­men­te adi­a­do, desde o jo­go com o Sporting, con­tan­do, ain­da, com os de­sa­fi­os fren­te a Ma­rí­ti­mo e Pa­ços de Ferreira.

GILISTAS QUA­SE A CE­LE­BRAR

Com 35 pon­tos e no 11.º lu­gar, o Gil Vi­cen­te, em ca­so de êxi­to no jo­go de hoje, se­la pra­ti­ca­men­te a per­ma­nên­cia. Ri­car­do So­a­res, téc­ni­co da equipa de Bar­ce­los avi­sa que o ob­je­ti­vo "ain­da não es­tá garantido", sen­do ne­ces­sá­rio "en­trar pa­ra ga­nhar", fren­te a uma equipa com "mui­ta qualidade".

em:
https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20210509/282411287193460

Lipeste

rtp.pt

Números e Curiosidades – Jornada 32

- Sporting pode ser campeão e Nacional descer de divisão

O que vai acontecer na 32.ª jornada (antepenúltima):

- Vamos ter o 22º confronto na Capital do Móvel entre o Paços e Marítimo.

- Moreirense viaja a Portimão pela 4ª época consecutiva

- Vamos ter 2 derbys minhotos

- O 8º derby do Minho entre o Vitória SC e o Famalicão em Guimarães

- E o 20º derby em Barcelos entre o Gil Vicente e o Sporting Braga

- O 3º confronto consecutivo entre Tondela e Belenenses SAD

- O 4º confronto entre o Santa Clara e o Rio Ave em São Miguel

- O 20º Nacional - Benfica na Choupana

- O Regresso do Farense à invicta para defrontar o FC Porto ... 19 anos depois, o primeiro jogo de sempre do Farense no Dragão.

- E o 58º clássico entre o Sporting e o Boavista em Alvalade

- O jogo 210 de Carlos Carvalhal como treinador na I liga

- O jogo 80 de Jorge Costa na I liga como treinador


O que poderá acontecer nesta jornada:

- O Sporting campeão nacional. Podem conquistar o seu 19º título de campeão ... 19 anos depois (!)

- A descida do NACIONAL à II LIGA.

- O FC Porto assegurar matematicamente o 2º lugar e o Benfica o 3º.

- O Sporting aumentar o seu recorde de sempre e somar a 32ª jornada consecutiva sem perder, NUNCA em 87 campeonatos nacionais o conseguiu.

- O Boavista voltar a vencer em Alvalade ... 45 anos depois.

- O Boavista voltar a marcar 1 golo em Alvalade... 6 épocas depois (!) (últimos 5 confrontos ... zero golos marcados)

- O Farense pontuar pela 1ª vez na sua história na invicta (!) (23 jogos ... 23 derrotas)

- O Benfica vencer pela 7ª vez consecutiva na Choupana e carimbar a descida do Nacional (!)

- Ruben Amorim aumentar o seu recorde de invencibilidade e chegar às 32 jornadas consecutivas sem perder num campeonato (!)

- Sérgio Conceição também bater o seu recorde pessoal sem derrotas no campeonato, e somar a 26ª jornada consecutiva sem perder

- O Rio Ave somar a 10ª jornada consecutiva sem vencer, é actualmente a equipa que não vence há mais tempo no campeonato

- O Famalicão ver a cartolina amarela pela 66.ª jornada consecutiva (!)

- O Benfica marcar pela 12ª jornada consecutiva


Séries em aberto à entrada para a 32.ª jornada:

- Não marca há mais tempo: Rio Ave – 220 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo: Sporting - 310 minutos.

- Não marca há mais tempo em casa: Gil Vicente - 220 minutos.

- Não marca há mais tempo fora: Moreirense – 200 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo em casa: Vitória – 190 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo fora: Sporting - 270 minutos.

- Marca há mais jornadas consecutivas: Benfica – 11 jornadas.

- Sofre golos há mais jornadas consecutivas: Tondela – 10 jornadas.

- Mais jornadas consecutivas sem vencer: Rio Ave - 9 jornadas.

- Mais jornadas sem empatar: Marítimo - 10 jornadas.

- Mais jornadas sem perder: Sporting - 31 jornadas.

- Mais vitórias consecutivas: Sporting - 3 jornadas.

- Mais empates consecutivos: Farense – 3 jornadas.

- Mais derrotas consecutivas: Marítimo – 1 jornada.


Séries "incríveis":

- Famalicão vê cartões há 65 jornadas consecutivas.

- Estádio do SC Braga não vê um 0-0 há 5 anos e 7 meses (4 outubro 2015).

- Moreirense ainda não venceu em casa em 2021

- Sporting não perde FORA há 9 MESES.

- Kieszek joga há 65 jornadas consecutivas.

- Ruben Amorim continua sem perder em casa para a I liga, 25 jogos - 0 derrotas

- Marítimo não empata 1 jogo há 10 jornadas (!)

- Edwards (VSC) jogou todos os jogos deste campeonato e continua sem ver nenhum cartão amarelo (!)


Curiosidades:

- 279 jogos até ao momento, 115 vitórias para as equipas visitadas e 91 vitórias para as equipas visitantes (73 empates).

- Estão marcados até ao momento 659 golos (226 de jogadores portugueses).

- Seferovic (Ben) e Pedro Gonçalves (Spo) são os melhores marcadores do campeonato com 18 golos

- Seferovic já bisou por 6 vezes ... Pedro Gonçalves por 5 vezes.

- FC Porto tem o melhor ataque com 62 golos.

- Sporting tem a melhor defesa, com 15 golos sofridos.

- 71 cartões vermelhos mostrados, em 279 jogos.

- 99 penaltis assinalados, 70 convertidos

- 1-0, o resultado mais repetido, já aconteceu por 55 vezes.

- Estádio com mais golos – Dragão - 45 golos.

- Estádio com menos golos – Vila do Conde - 27 golos.


Sabia que:

- O Sporting é a equipa com mais golos portugueses? (34)

- O Braga já teve 17 jogadores diferentes neste campeonato a marcar golos?

- O Moreirense ainda não venceu em casa em 2021?

- O Rio Ave é actualmente a equipa que há mais tempo não vence no campeonato?

- O Marítimo é a equipa com mais cartões amarelos no campeonato? (96)

- O Benfica é a equipa com mais cantos? (190)

ATENÇÃO para esta jornada:

- SPORTING pode garantir título de campeão

- FC PORTO pode garantir o 2º lugar

- NACIONAL pode descer de divisão.

- Famalicão ... Portimonense... Gil Vicente ... Tondela....Belenenses SAD ... Santa Clara e Moreirense podem garantir a manutenção MATEMATICAMENTE

- Quem NUNCA ficará a salvo nesta jornada, Marítimo, Rio Ave, Boavista e

em: https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/numeros-e-curiosidades-jornada-32_d1318564





Lipeste



Lipeste

zerozero.pt

Os ausentes da jornada 32

Lesionados, castigados e em dúvida para esta jornada


De partida para a 32ª jornada, olhamos para aqueles que não vão poder estar (castigados, lesionados ou outras razões de impedimento) e para os que ainda são dúvida.

Em qualquer altura, pode ver aqui a atualização dos jogadores na folha de ausências do campeonato.

Paços de Ferreira x Marítimo 09/05 15:00 SportTv 1

Paços de Ferreira: Mohamed Diaby (Rotura tendão de aquiles); David Sualehe (Lesão);

Marítimo: Sassá (Lesão); Milson (Covid19); Renê Santos (Série Amarelos); Jean Irmer (Série Amarelos); Charles Silva (Em dúvida);

Gil Vicente x SC Braga 09/05 20:00 SportTv 1

Gil Vicente:
Alaa Abbas (Lesão Joelho); João Afonso (Em dúvida); Pedro Marques (Lesão Muscular);

SC Braga: Francisco Moura (Lesão Joelho); Iuri Medeiros (Lesão Joelho); David Carmo (Lesão);

Portimonense x Moreirense 10/05 18:00 SportTv 2

Portimonense: Lucas Fernandes (Lesão); Ewerton Pereira (Em dúvida); Luquinha (Em dúvida); Fahd Moufi (Série Amarelos);

Moreirense: Pedro Amador (Lesão Joelho); Pedro Nuno (Lesão Joelho); Derik Lacerda (Lesão); Mateus Pasinato (Fratura); Ibrahima Camará (Série Amarelos);

FC Porto x Farense 10/05 20:15 SportTv 1

FC Porto: Mouhamed Mbaye (Lesão); Jesús Corona (Lesão); Sérgio Oliveira (Série Amarelos);

Farense: Rafael Defendi (Fratura); Nikola Stojiljkovic (Lesão Muscular); Hugo Seco (Em dúvida); Brian Mansilla (Em dúvida); Miguel Bandarra (Lesão); André Pinto (Em dúvida);

CD Tondela x Belenenses SAD 11/05 16:00 SportTv 3

CD Tondela: Jhon Murillo (Em dúvida);

Belenenses SAD: Miguel Cardoso (Em dúvida); Mateo Cassierra (Em dúvida);

Santa Clara x Rio Ave 11/05 16:00 SportTv 1

Santa Clara: Júlio Romão (Lesão Joelho); Marco Pereira (Série Amarelos); Pierre Sagna (Expulsão); Nené (Expulsão);

Rio Ave: Júnio Rocha (Lesão); Nikola Jambor (Lesão); André Pereira (Lesão); Tarantini (Expulsão);

Nacional x Benfica 11/05 18:00 SportTv 2

Nacional: Daniel Guimarães (Lesão); Francisco Ramos (Lesão); Marco Matias (Lesão); Vincent Thill (Lesão); Kalindi Souza (Lesão); João Camacho (Lesão Muscular);

Benfica: André Almeida (Lesão Joelho); Andreas Samaris (Lesão); Tiago Araújo (Fratura); Jardel (Lesão); Diogo Gonçalves (Série Amarelos);

Sporting x Boavista 11/05 20:30 SportTv 1

Sporting: Bruno Tabata (Entorse); Tiago Tomás (Entorse); Pedro Porro (Em dúvida);

Boavista: Miguel Reisinho (Lesão); Javi García (Lesão Muscular); Ricardo Mangas (Em dúvida);

V. Guimarães x FC Famalicão 12/05 20:15 SportTv 1

V. Guimarães: Joseph Amoah (Lesão Muscular); Nicolas Tié (Lesão); Mikel Agu (Lesão Joelho); Jacob Maddox (Lesão Muscular); Abdul Mumin (Lesão Joelho); Easah Suliman (Expulsão);

FC Famalicão: Bruno Jordão (Lesão Muscular);

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=322304

Lipeste

zerozero.pt

20 curiosidades sobre o Gil Vicente x SC Braga

Gil Vicente e SC Braga defrontam-se pelas 20h, em jogo a contar para a 32.ª Jornada da Liga NOS, numa partida que coloca frente a frente o 4.º e o 11.º da classificação geral, com 24 pontos a separá-los. Conheça as principais curiosidades do desafio.

Gil Vicente e SC Braga defrontaram-se por 64 vezes, com clara vantagem dos bracarenses, que somam 37 vitórias, contra 11 triunfos dos gilistas
 

O SC Braga apresenta vantagem nos duelos frente ao Gil Vicente em Barcelos: em 30 jogos, soma 12 vitórias, enquanto os gilistas ganharam em nove ocasiões
 

40.º jogo entre Gil Vicente e SC Braga na Liga NOS, com oito vitórias dos gilistas e 19 triunfos dos bracarenses
 

O SC Braga não perde frente ao Gil Vicente há sete jogos
 

A última vitória do Gil Vicente sobre o SC Braga foi em 2013/14, quando venceu por 1-0
 

Na época passada, as duas equipas empataram no Estádio Cidade de Barcelos a um golo
 

Na 1.ª volta, o SC Braga venceu por 1-0
 

O Gil Vicente não perde há dois jogos
 

O Gil Vicente não sofreu golos nos dois últimos jogos
 

Em casa, o Gil Vicente não ganha há três jogos
 

O Gil Vicente não marcou nos dois únicos jogos realizados em casa
 

Em casa, o Gil Vicente só venceu um dos cinco últimos jogos
 

O Gil Vicente perdeu mais de metade dos jogos realizados em casa nesta edição da Liga NOS: oito derrotas em 15 jogos
 

O SC Braga não perde há três jogos
 

Nos seis últimos jogos, o SC Braga só venceu um
 

O SC Braga sofre golos há quatro jogos
 

O SC Braga vem de uma derrota fora de casa, a única nos seis últimos jogos
 

Fora de casa, o SC Braga não marcou nos dois últimos jogos
 

Carlos Carvalhal venceu os dois jogos realizados frente a Ricardo Soares
 

Ricardo Soares nunca ganhou ao SC Braga, após quatro jogos (um empate e três derrotas)
 
em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=322330

Lipeste

scbraga.pt

Gverreiros dividem pontos em Barcelos - Sporting Clube de Braga

O SC Braga empatou (1-1), este domingo, frente ao Gil Vicente em jogo correspondente à 32ª jornada da Liga NOS.  Os Gverreiros do Minho criaram mais oportunidades de golo ao longo da partida, mas não conseguiram conquistar os três pontos em Barcelos.

O SC Braga iniciou melhor o encontro. Logo aos 9 minutos, após uma jogada coletiva fantástica, Ricardo Horta abriu o ativo. Três minutos depois, o conjunto arsenalista teve perto de aumentar a vantagem com Galeno a atirar a centímetros da barra. Ao minuto 29, a equipa da casa conseguiu chegar ao empate no marcador por intermédio de Gonçalves. A cinco minutos do tempo de descanso, Fransérgio colocou o esférico a passar a centímetros do poste da baliza defendida por Denis.

No segundo tempo, o SC Braga continuou a ser a equipa mais perigosa em campo. À passagem do minuto 50, Galeno atirou uma bomba à malha lateral da baliza gilista.  Aos 62', Al Musrati cruzou com conta, peso e medida para Bruno Rodrigues que cabeceou forte para uma defesa atenta de Denis. Ao minuto 82', Sporar, em posição privilegiada, não conseguiu finalizar com sucesso o cruzamento de Sequeira.  Até ao final da partida, os Gverreiros fizeram de tudo para chegar à vitória, mas não conseguiram encontrar o caminho certo para o golo. 

em: https://scbraga.pt/gverreiros-dividem-pontos-em-barcelos/

Lipeste

scbraga.pt

"Fizemos tudo para vencer, só faltaram os golos"

Após o duelo com o Gil Vicente FC, Carlos Carvalhal mostrou-se desiludido com o resultado, mas extremamente satisfeito com a exibição da equipa. A falta de eficácia como único aspeto negativo.

"Primeira parte de grande nível. Com oportunidades de golos, com muita bola... Numa das primeiras vezes que foi à nossa baliza, o Gil Vicente marcou. Tivemos sempre o controlo do jogo e conseguimos fazer tudo para vencer, menos marcar golos".

em:;https://scbraga.pt/fizemos-tudo-para-vencer-so-faltaram-os-golos/