News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

pressnet.pt

SC Braga derrota Tondela com bis de Piazon

Um Primeira parte irrepreensível, dos Guerreiros do Minho leva bracarenses ao 2º Lugar da Liga NOS


O SC Braga venceu hoje o Tondela por 4-2, num jogo da 20.ª jornada da I Liga de futebol em que mostrou uma surpreendente frescura física e uma superioridade quase total, só esbatida na parte final.

Piazón (18 e 50 minutos), Ricardo Horta (40) e João Novais (42), este último candidato a um dos golos do ano, marcaram para os bracarenses, que, sobretudo na primeira parte, 'sufocaram' o Tondela, que reduziu por Souley (84) e Jaquité (90+4).PUBLICIDADE

Os minhotos ultrapassam o FC Porto na segunda posição, mas os 'dragões' só jogam na segunda-feira [no reduto do Marítimo], enquanto os beirões voltaram às derrotas e marcam passo no último terço da tabela classificativa.

O Braga vinha de uma derrota caseira (2-0) para a Liga Europa, diante da Roma, na quinta-feira, mas de uma vitória na última jornada (nos Açores, por 1-0, ao Santa Clara) e, apesar dos muitos jogos que tem feito no último mês, mostrou uma disponibilidade física que surpreendeu.

Carlos Carvalhal mexeu em meia equipa, lançando cinco novos jogadores em relação ao jogo europeu, e João Novais, com assistências e um grande golo, e Piazón, que 'bisou', aproveitaram da melhor maneira a oportunidade.

O Tondela até equilibrou o jogo no primeiro quarto de hora, mas, depois, a equipa da casa pegou no jogo.

Aos 18 minutos, João Novais solicitou Galeno na esquerda, este passou por Medioub e assistiu Piazón, que rematou de primeira para o golo inaugural.

Pouco depois, claríssima oportunidade para o Braga, subdividida em três instantes, dois por Abel Ruiz e outro por Ricardo Horta, mas o segundo golo surgiria aos 40 minutos.

Ricardo Horta 'fuzilou' já dentro da área, após mais uma incursão do lado esquerdo e intervenção de Piazón.

Dois minutos depois, chegou o golo da noite, com um 'tiro' fabuloso de muito longe de João Novais, que ainda embateu na barra antes de entrar.

O melhor lance do Tondela na primeira parte só surgiu nos descontos, aos 45+1 minutos, com Mario González a ficar muito perto do golo.

Obviamente insatisfeito, o treinador tondelense, Pako Ayestaran, fez uma tripla substituição logo após o intervalo, mas de pouco valeu, porque foi o Braga a entrar novamente muito forte.

Após novo grande passe de João Novais, Piazón desperdiçou excelente ocasião para dilatar o marcador, aos 48 minutos, mas, aos 50, o brasileiro fez mesmo o quarto tento.

Os 'arsenalistas' só tiraram o pé do acelerador' nos últimos 10/15 minutos e, até aí, podiam ter dilatado o marcador.

Aproveitando a menor intensidade, o Tondela surgiu mais afoito no ataque na parte final e reduziu, por Souley, com um belo remate cruzado (84 minutos). No último lance do jogo, Jaquité rematou de fora da área com violência e a trajetória da bola enganou Matheus (90+4).

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo por quatro bolas a duas frente ao Tondela:

[Segundo lugar] «Não me diz absolutamente nada. Zero. O que me diz é a atitude e o comportamento dos jogadores. É fantástico, no contexto onde estamos, passado 72horas a nossa ressaca europeia foi fazer um dos nossos melhores jogos da época, com brilhantismo, a atacar bem e a defender bem, fazendo golos com bom recorte técnico. Soubemos fazer um grande jogo. Andei em várias conferências a falar na densidade de jogos, as pessoas não me estavam a entender. Nenhuma equipa na Europa nos últimos vinte anos fez a sequência que o Sp. Braga fez. Neste momento sinto-me satisfeito porque as pessoas entendem-me. Dois jogos por semana é diferente de jogar em 72horas. Neste contexto a nossa equipa tem estado brilhante mesmo num campo pesado. Ganhámos bem, merecemos ganhar, fomos fortes e intensos».

[Como é que foi trabalhado mentalmente entre jogos europeus] «É um trabalho conjunto, do departamento médico, de toda a gente. Fazemos trabalho a nível de descompressão do sistema nervoso central, que muitas vezes custa mais a recuperar. Temos as nossas estratégias, não as vou dizer, mas trabalhámos muito isso e os jogadores podem nem o sentir».

[Otimismo para a Roma?] «Fizemos o nosso trabalho, já ninguém se lembra do Castro, das saídas de janeiro, do Carmo, da saída do Viana, da lesão do Iuri, do Francisco Moura. São outras pedras no caminho, mas temos conseguido orientar-nos sempre. Tem sido a nossa vida e estou muito satisfeito. Vamos focar no jogo da Roma, pensando que 72horas vamos jogar na Madeira, mais 72 horas depois vamos jogar para a Taça de Portugal no FC Porto. É fruto da responsabilidade que criámos e temos estado bem em todas as competições».

[Zé Carlos] «O problema do Zé Carlos não é o Zé Carlos, o problema chama-se Esgaio, que é uma máquina, reage muito bem, recupera muito bem e é muito competitivo. O Zé Carlos vai jogar seguramente na quinta-feira, o Esgaio não pode jogar e joga o Zé Carlos em Roma».

Declarações de Pako Ayestarán, treinador do Tondela, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota pesada sofrida por quatro bolas a duas frente ao Sp. Braga:

«No primeiro tempo não estivemos confortáveis em nenhum momento, nem fomos eficazes por fora nem por dentro. Não fomos capazes de fazer o que pedimos à equipa, e o Sp. Braga criou superioridade no lado esquerdo. O resultado na primeira parte foi o que foi porque o Sp. Braga foi muito superior a nós».

[O que é que os jogadores sentem?] «Nunca estivemos confortáveis, a diferença de jogo foi muito grande, tínhamos esperança de poder conseguir fazer algo aqui, mas não foi assim».

[Tondela diferente fora e em casa?] «Creio que hoje foi diferente, mas noutros jogos não foi assim tão diferente. Já tenho falado sobre isso, temos conseguido muito perto de conseguir bons resultados e acabamos por não ser assim tão diferentes fora dos jogos em casa».

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Tondela, 4-2.

Ao intervalo: 3-0.

https://youtu.be/lXBUnTGXcb4

Marcadores:

1-0, Piazón, 18 minutos.

2-0, Ricardo Horta, 40.

3-0, João Novais, 42.

4-0, Piazón, 50.

4-1, Souley, 84.

4-2, Jaquité, 90+4.

Equipas:

– SC Braga:
Matheus, Esgaio, Tormena, Rolando, Borja, Al Musrati (Fransérgio, 58), João Novais, Piazón, Galeno (Sporar, 58), Ricardo Horta (Gaitán, 58) e Abel Ruiz (André Horta, 68).

(Suplentes: Tiago Sá, Zé Carlos, Bruno Rodrigues, Caju, André Horta, Fransérgio, Gaitán, Vítor e Sporar).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Tondela: Trigueira, Medioub (Arcanjo, 46), Enzo Martinez, Ricardo Alves, Tiago Almeida, Pedro Augusto (Rafael Barbosa, 66), João Pedro (Jaquité, 46), Filipe Ferreira, Jhon Murilo (Olabe, 46), Salvador Agra e Mario González (Souley, 79).

(Suplentes: Niasse, Jaquité, Strkalj, Olabe, Mohamed Khacef, Souley, Rafael Barbosa e Arcanjo).

Treinador: Pako Ayestarán.

Árbitro: Tiago Martins (Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Enzo Martinez (22) e Arcanjo (72).

em:
https://pressnet.pt/2021/02/21/sc-braga-derrota-tondela-com-bis-de-piazon/

Lipeste

desporto.sapo.pt

SC Braga vence Tondela e sobe provisoriamente ao segundo lugar

O Sporting de Braga ascendeu hoje, provisoriamente, ao segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Tondela por 4-2, em encontro da 20.ª jornada.

Lucas Piazón, aos 18 e 50 minutos, Ricardo Horta, aos 40, e João Novais, aos 42, marcaram os golos dos 'arsenalistas', que somaram o segundo triunfo consecutivo, enquanto Souley, aos 84, e Jaquité, aos 90+4, faturaram para os forasteiros.

Na classificação, os comandados de Carlos Carvalhal passaram a contar 43 pontos, contra 41 do FC Porto, que joga na segunda-feira no reduto do Marítimo, enquanto o Tondela manteve-se com 21, no 12.º posto.

em:
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sc-braga-goleia-em-tondela-e-sobe-provisoriamente-ao-segundo-lugar

Lipeste

bancada.pt

SC Braga sobe provisoriamente ao segundo lugar ao vencer Tondela

O SC Braga venceu hoje o Tondela por 4-2, num jogo da 20.ª jornada da I Liga de futebol em que mostrou uma surpreendente frescura física e uma superioridade quase total, só esbatida na parte final.

Piazón (18 e 50 minutos), Ricardo Horta (40) e João Novais (42), este último candidato a um dos golos do ano, marcaram para os bracarenses, que, sobretudo na primeira parte, 'sufocaram' o Tondela, que reduziu por Souley (84) e Jaquité (90+4).

Os minhotos ultrapassam o FC Porto na segunda posição, mas os 'dragões' só jogam na segunda-feira [no reduto do Marítimo], enquanto os beirões voltaram às derrotas e marcam passo no último terço da tabela classificativa.

O Braga vinha de uma derrota caseira (2-0) para a Liga Europa, diante da Roma, na quinta-feira, mas de uma vitória na última jornada (nos Açores, por 1-0, ao Santa Clara) e, apesar dos muitos jogos que tem feito no último mês, mostrou uma disponibilidade física que surpreendeu.

Carlos Carvalhal mexeu em meia equipa, lançando cinco novos jogadores em relação ao jogo europeu, e João Novais, com assistências e um grande golo, e Piazón, que 'bisou', aproveitaram da melhor maneira a oportunidade.

O Tondela até equilibrou o jogo no primeiro quarto de hora, mas, depois, a equipa da casa pegou no jogo.

Aos 18 minutos, João Novais solicitou Galeno na esquerda, este passou por Medioub e assistiu Piazón, que rematou de primeira para o golo inaugural.

Pouco depois, claríssima oportunidade para o SC Braga, subdividida em três instantes, dois por Abel Ruiz e outro por Ricardo Horta, mas o segundo golo surgiria aos 40 minutos.

Ricardo Horta 'fuzilou' já dentro da área, após mais uma incursão do lado esquerdo e intervenção de Piazón.

Dois minutos depois, chegou o golo da noite, com um 'tiro' fabuloso de muito longe de João Novais, que ainda embateu na barra antes de entrar.

O melhor lance do Tondela na primeira parte só surgiu nos descontos, aos 45+1 minutos, com Mario González a ficar muito perto do golo.

Obviamente insatisfeito, o treinador tondelense, Pako Ayestaran, fez uma tripla substituição logo após o intervalo, mas de pouco valeu, porque foi o SC Braga a entrar novamente muito forte.

Após novo grande passe de João Novais, Piazón desperdiçou excelente ocasião para dilatar o marcador, aos 48 minutos, mas, aos 50, o brasileiro fez mesmo o quarto tento.

Os 'arsenalistas' só tiraram o pé do acelerador' nos últimos 10/15 minutos e, até aí, podiam ter dilatado o marcador.

Aproveitando a menor intensidade, o Tondela surgiu mais afoito no ataque na parte final e reduziu, por Souley, com um belo remate cruzado (84 minutos). No último lance do jogo, Jaquité rematou de fora da área com violência e a trajetória da bola enganou Matheus (90+4).

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-sobe-provisoriamente-ao-segundo-lugar-ao-vencer-tondela

Lipeste

noticiasaominuto.com

Atenção, Sp. Braga: AS Roma, de Paulo Fonseca, marca passo em Itália

Conjunto giallorossi esteve em vantagem numérica durante mais de meia-hora, mas não soube aproveitar e empatou com o Benevento


Três dias depois de derrotar o Sporting de Braga, por 2-0, na primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, AS Roma regressou à ação no campeonato italiano, mas, desta feita, não foi além de um empate sem golos na visita ao Benevento.

Os homens de Paulo Fonseca não foram capazes de materializar o domínio claro em golos, nem mesmo depois de, aos 57 minutos, Jamil Glik ter visto o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho, deixando os homens da casa reduzidos a dez unidades.

A AS Roma passa, assim, a somar 44 pontos, e arrisca perder a terceira posição da Serie A já esta segunda-feira, bastando para tal que a Juventus, de Cristiano Ronaldo e companhia, vença na receção ao Crotone.

Quanto ao Benevento, regista 25 pontos ao cabo de 23 jornadas, e divide o 12.º lugar da tabela classificativa com Bologna, Udinese e Fiorentina.

em: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1694513/atencao-sp-braga-as-roma-de-paulo-fonseca-marca-passo-em-italia

Lipeste

ojogo.pt

Carlos Carvalhal e o número de jogos: ″Até o meu filho comentou que eu estava a ser chato″

Após vitória com o Tondela (4-2), técnico do Braga, Carlos Carvalhal falou do calendário apertado para a equipa minhota.

Análise do jogo: "Significa que fizemos um grande jogo, um dos melhores jogos da época. Creio que os dois golos, um golo está bem, mas dois... Acho que faz o resultado até um pouco mentiroso. Fizemos um grande jogo, desperdiçámos grandes oportunidades, fomos uma equipa muito segura, muito forte a atacar, muito segura a atender, muito pressionante. Tinha dito isso na antevisão do jogo que a equipa ia estar forte, não ia estar cansada, ia ter energia".

Desabafo com calendário: "E pronto, infelizmente, eu vou ter que dizer isto: eu andei aqui a fazer figura repetitiva, sempre a dizer a mesma coisa, sempre a falar a mesma coisa, e acho que a maior parte das pessoas não entendiam o que eu estava a dizer. Estávamos a jogar a cada três dias, como se fosse normal, 'isso é Inglaterra e tal', não tem nada a ver com isso. Fizemos oito jogos consecutivos, com dois dias de intervalo. Isso não existe... O ZeroZero, felizmente, fez uma análise séria e nos últimos 20 anos não houve nenhuma equipa nos campeonatos europeus que fizesse uma sequência desta. E eu andava a dizer isto e cheguei a ser criticado e tive que andar a repetir. Até meu filho comentou que eu estava a ser chato com isso e eu disse que ninguém me entendia. Felizmente, foi feita a análise. Nos últimos 20 anos, ninguém fez uma sequência daquela".

Elogio à equipa: "E é com esta equipa, a dar continuidade a esta sequência que nós temos feito isto: jogos consecutivos de elevado nível, com recorte técnico, com grandes jogadas, uma equipa sempre coesa, sempre muito inteira no jogo. Evidentemente, fico muito satisfeito com reações a infortúnios como foi o caso da derrota com a Roma, que não nos beliscou minimamente. Soubemos o que fizemos, soubemos as incidências do jogo, mas a reação foi muito boa e, acima de tudo, além da vitória hoje, foram os golos de recorte técnico, as jogadas de recorte técnico que fizemos hoje. Fico muito satisfeito porque o contexto é terrível. Ainda há pouco tempo, vi um colega meu a queixar-se que sentiu a equipa cansada porque fez um jogo ao meio da semana. Eu já levo 14 ou 15 jogos sem treinar, no fundo a recuperar e trabalhar especificamente para cada jogo e já levo isto há quase três meses".

Segundo lugar à condição: "Neste momento é o chip. Agora é tirar o chip e meter o chip da Liga Europa. Temos um jogo a fazer com a Roma, isso que é o mais importante para nós nesta altura. Tentar gerir. Vou dizer isto para me entenderem: vamos jogar na quinta-feira com a Roma, no domingo com o Nacional, na Madeira, e vamos jogar na quarta-feira com o FC Porto a Taça. Mais uma vez, para além da densidade de jogos, vamos estar em pé de desigualdade com os nossos adversários. Tanto com a Roma que não joga hoje, com o Nacional que tem a semana toda para trabalhar e o FC Porto que vai jogar no sábado e nós no domingo: faz toda a diferença três para quatro dias. Mas contem com o Braga, vamos à luta nos jogos todos e provamos hoje que dentro desse contexto estamos sabendo gerir as coisas e estamos muito intensos e ativos a cada jogo".

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carlos-carvalhal-e-o-numero-de-jogos-ate-meu-filho-comentou-que-eu-estava-a-ser-chato-13376574.html

Lipeste

ojogo.pt

Carvalhal revela: ″Trabalhamos muito a descompressão do sistema nervoso central″

Após vitória com o Tondela (4-2), técnico do Braga, Carlos Carvalhal falou do calendário apertado para a equipa minhota e abordou a importância da recuperação

A classificação: "O segundo lugar [à condição] não me diz absolutamente nada, zero, diz-me é a atitude dos jogadores, o seu comportamento. Disse na antevisão que estávamos com energia para fazer um bom jogo e isto, no contexto em que estamos, é extraordinário."

Muitos jogos: "Passadas 72 horas do jogo com a Roma, a ressaca europeia foi fazer um dos melhores jogos da época, com 55/60 minutos num nível elevadíssimo e golos de bom recorte técnico. Podíamos ter feito mais perante um adversário que tem valor e que costuma fazer vida difícil."

Inédito: "Falei muitas vezes na densidade competitiva e agora sabe-se que nenhuma equipa na Europa [dos campeonatos de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal], nos últimos 20 anos, fez a sequência que o Braga fez. Já me sinto satisfeito por fazer que as pessoas me entendam. Foi um comportamento brilhante, acima do excecional, num campo pesado e até algo irregular."

Conjunto: "Tem sido um trabalho conjunto entre equipa técnica, departamento médico e GOA [gabinete de otimização e análise]. Com esta sequência de jogos, o sistema nervoso central é o mais difícil de recuperar, temos as nossas estratégias, não as vou revelar, porque são nossas, mas trabalhamos muito a descompressão do sistema nervoso central."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carvalhal-revela-trabalhamos-muito-a-descompressao-do-sistema-nervoso-central-13376807.html

Lipeste

ojogo.pt

″O problema do Zé Carlos é o Esgaio, que é uma máquina″

Declarações de Carlos Carvalhal após o jogo Braga-Tondela (4-2), da 20.ª jornada da I Liga

Entradas e saídas: "Temos de gerir os jogadores, como o Piazón, que não competia há muito tempo, ou o Gaitán, com pinças, o contexto em que andamos é para ter ruturas e só temos tido lesões traumáticas." Já ninguém se lembra das saídas de janeiro, do Castro, cuja lesão é de média gravidade, do David Carmo, da saída do Bruno Viana, da lesão do Iuri Medeiros e do Moura."

Vai jogar: "O Zé Carlos vai jogar quinta-feira, o Esgaio não pode, porque foi expulso. O problema do Zé Carlos é o Esgaio, que é uma máquina, faz os jogos todos, recupera bem, tem sempre o mesmo nível, e é muito difícil para quem está na sombra".

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/o-problema-do-ze-carlos-e-o-esgaio-que-e-uma-maquina-13376805.html

Lipeste

record.pt

A crónica do Sp. Braga-Tondela, 4-2: o festival de ataque onde todos entram

Grandes golos e para todos os gostos, jogo resolvido ao intervalo e o Tondela a evitar a goleada no fim


O Sp. Braga voltou com naturalidade ao caminho das vitórias e com mais um jogo de encher o olho, um futebol pleno de acutilância, de ataque, profundo e incisivo e que dizimou completamente o Tondela durante a 1ª parte, ao ponto de o jogo estar resolvido ao intervalo.

Carlos Carvalhal incluiu cinco elementos novos em relação ao jogo da Liga Europa de quinta-feira e esse sangue novo foi decisivo na energia que deu a toda a equipa, com a particularidade de ser Galeno o verdadeiro acelerador de partículas, apesar de ter jogado menos de 72 horas antes frente à Roma. O brasileiro 'partiu tudo' num início de jogo fulgurante que resultou no golo de Piazón, assistido com mestria por Galeno, mas podia ter resultado em, pelo menos, mais dois golos, os mesmos que a equipa de Carvalhal conseguiu ainda antes do intervalo por intermédio de Ricardo Horta e João Novais. Mais dois grandes golos dos arsenalistas perante um Tondela que surgiu no jogo fixo num 5x4x1 em momento defensivo e raramente se libertou em profundidade. A equipa de Pako Ayestarán, aliás, só mesmo no último minuto do primeiro tempo criou algum perigo.

O treinador do Tondela ainda mudou o chip tático ao intervalo, fazendo entrar três novas unidades e recolocando a equipa no seu mais habitual 4x3x3, mas o autêntico festival de ataque dos bracarenses parecia imparável e só nos primeiros dez minutos da 2ª parte houve três claras oportunidades. Piazón falhou uma isolado, tal como Ricardo Horta, mas no meio houve o 4-0 por intermédio do brasileiro.

Era o mote para Carvalhal voltar a gerir, mas o orgulho ferido dos beirões ainda resultou numa resposta final com dois golos que evitaram a goleada e para dar razão ao título: todos podem entrar neste festival.

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/amp/a-cronica-do-sp-braga-tondela-4-2-o-festival-de-ataque-onde-todos-entram?usqp=mq331AQSKAFQApgBseW5yMy4n69XsAEg&amp_js_v=a6&amp_gsa=1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&csi=1&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fdetalhe%2Fa-cronica-do-sp-braga-tondela-4-2-o-festival-de-ataque-onde-todos-entram

Lipeste

record.pt

Carlos Carvalhal: «Ninguém na Europa, nos últimos 20 anos, fez a sequência que o Sp. Braga fez»



Carlos Carvalhal, treinador do Sporting de Braga, ficou satisfeito com o triunfo sobre o Tondela, que permitiu aos minhotos atingirem o segundo lugar da Liga, à condição, mas garante que só se foca no comportamento da sua equipa.

"O segundo lugar [à condição] não me diz absolutamente nada, zero, diz-me é a atitude dos jogadores, o seu comportamento. Disse na antevisão que estávamos com energia para fazer um bom jogo e isto, no contexto em que estamos, é extraordinário. Passadas 72 horas do jogo com a Roma, a ressaca europeia foi fazer um dos melhores jogos da época, com 55/60 minutos num nível elevadíssimo e golos de bom recorte técnico. Podíamos ter feito mais perante um adversário que tem valor e que costuma fazer vida difícil. Falei muitas vezes na densidade competitiva e agora sabe-se que nenhuma equipa na Europa [dos campeonatos de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal], nos últimos 20 anos, fez a sequência que o Braga fez. Já me sinto satisfeito por fazer que as pessoas me entendam. Foi um comportamento brilhante, acima do excecional, num campo pesado e até algo irregular", afirmou Carvalhal, no final do encontro.

"Se é um bom prenúncio para Roma? É mais uma mudança de 'chip', vamos focar-nos nesse jogo, na quinta-feira, a pensar que 72 horas depois vamos jogar com o Nacional, na Madeira, vamos chegar domingo já tarde e, 72 horas depois, jogamos como FC Porto, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal", concluiu.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/carlos-carvalhal-o-segundo-lugar-a-condicao-nao-me-diz-absolutamente-nada?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Novais: «Demos uma resposta cabal»

Elogia atitude depois da derrota com a Roma. Único lamento foram os golos sofridos


Depois da derrota em casa frente à Roma, que dificultou e muito a tarefa europeia do Sp. Braga, os arsenalistas não podiam pedir melhor resposta do que uma esclarecedora vitória frente ao Tondela. João Novais assumiu-o e deixou ainda rasgados elogios à atitude que a equipa apresentou depois de um baque complicado a meio da semana.

"Vínhamos de um jogo difícil com a Roma, era importante dar seguimento ao bom campeonato e fizemos isso. Demos uma resposta cabal do que é este grupo e esta equipa, arrisco-me a dizer que foi das melhores primeiras partes da época. Fizemos três golos, podíamos ter feito mais", começou por dizer, lamentando apenas os golos sofridos a acabar.

"A segunda parte foi de alguma gestão. É sempre mau sofrer estes golos, mas é importante realçar a atitude que a equipa demonstrou depois do golpe contra a Roma", reiterou o médio, autor do terceiro tiro certeiro da formação bracarense.

Sobre objetivos para a temporada, nomeadamente relativamente ao pódio, Novais não quis traçar grandes metas, mas assegurou que há uma grande vontade de brilhar dentro do grupo e, acima de tudo, de vencer. "O importante é olhar para cada jogo com o mesmo objetivo: vencer. Seja em que estádio for e com que adversário for", concluiu.

Por Record
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/novais-demos-uma-resposta-cabal?ref=Sp. Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Piazón elogia o coletivo

Criativo foi figura diante do Tondela


Lucas Piazón foi a figura maior do jogo de ontem, ao marcar o primeiro e quarto golos do Sp. Braga e ao estar ligado também ao segundo tento dos arsenalistas. No entanto, após o apito final, o criativo brasileiro dividiu os louros com o coletivo e elogiou a resposta que todos os jogadores deram ao desaire com a Roma.

"Este era um jogo importante depois do jogo difícil na Liga Europa. Era importante ganhar e fizemos um grande jogo. É seguir o nosso caminho agora", apontou Lucas Piazón, em declarações prestadas à Sport TV. Chegado no mercado de janeiro, o ex-Rio Ave já leva três golos ao serviço do Sp. Braga.

Por Record
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/piazon-elogia-o-coletivo?ref=Sp. Braga_DestaquesPrincipais


Lipeste

correiodominho.pt

Guerreiros vencem Tondela e sobem ao segundo lugar
Joana Russo Belo

Segundo lugar à condição, pressão para o FC Porto e uma gestão criteriosa e totalmente eficaz a meio da eliminatória da Liga Europa com a Roma. Depois do desaire de quinta-feira frente aos italianos, Carlos Carvalhal garantiu que a equipa ia responder e não podia ter sido da melhor forma, com uma exibição personalizada, com classe, de tracção no ataque e numa primeira parte avassaladora do SC Braga. Piazón brilhou com dois golos e duas assistências, João Novais apontou um golaço e não fossem os dois golos sofridos ao cair do pano e a exibição dos guerreiros teria sido perfeita.

Num duelo em que o SC Braga confirmou a tendência da história - o Tondela nunca somou pontos na Pedreira -, os arsenalistas entraram fortes, a mandar no jogo, num onze com meia equipa fresca em relação ao duelo com os romanos. Mesmo com cinco mudanças, a atitude manteve-se, perante um Tondela que se apresentou denso com uma linha de cinco defesas, mas que o SC Braga conseguiu quebrar com inteligência. Galeno e Abel Ruiz deram os primeiros avisos e Piázon abriu o marcador após um grande passe de João Novais, que lançou Galeno na esquerda em boa posição para servir o avançado brasileiro.

A pressão bracarense só não voltar a dar frutos mais cedo, porque numa jogada de verdadeiro desperdício nem Abel Ruiz conseguiu bater Trigueira, nem, na recarga, Ricardo Horta acertou no alvo, com a baliza escancarada.
Embalados, os guerreiros foram, totalmente, demolidores no jogo, com combinações entre meio-campo e ataque e uma verticalidade que deixou o Tondela sem margem para reacção. Adivinha-se o avolumar do marcador, o que aconteceu na sequência de um cruzamento rasteiro de Borja e Piazón ofereceu o remate de primeira a Ricardo Horta. Antes do intervalo, ainda ainda tempo para o festejo de um golaço de João Novais. O médio galgou pelo corredor central e lançou uma bomba que só parou no fundo das redes. Grande momento, ao estilo de Novais.

A robustez dos guerreiros traduziu-se nos 64 por cento de posse de bola e em nove remates, cinco dos quais com mira à baliza, perante apenas um remate dos visitantes, dos pés de Mario González.
O SC Braga voltou do balneário com a mesma predisposição atacante e dilatou a vantagem pouco depois do reatamento: jogada de envolvimento, alguma cerimónia no momento do remate, com a bola a sobrar para Piazón rematar cruzado para o bis.
Ricardo Horta também teve a possibilidade de bisar e Carvalhal até conseguiu fazer a gestão da equipa, lançando Gaitán, Fransérgio e Sporar. Do lado do Tondela, as substituições não conseguiram travar o ímpeto dos guerreiros, que apenas nos instantes finais permitiram espaço a Souleymane e Jaquité para marcarem dois golos.

em: https://correiodominho.pt/noticias/guerreiros-vencem-tondela-e-sobem-ao-segundo-lugar/129286

Lipeste

correiodominho.pt

Carlos Carvalhal: "Fizemos um grande jogo, um dos melhores da época"
Joana Russo Belo

É contexto "é terrível", por isso, Carlos Carvalhal voltou a tecer rasgados elogios ao plantel bracarense após a vitória frente ao Tondela. "Fizemos um grande jogo, um dos melhores da época. Creio que os dois golos sofridos faz o resultado até um pouco mentiroso. Desperdiçámos muitas oportunidades, fomos uma equipa muito segura, muito forte a atacar e muito segura a defender, muito pressionante", analisou o técnico do SC Braga, voltando a focar o ciclo intenso de jogos nos últimos meses.

"Andei aqui a fazer figura repetitiva, sempre a falar da mesma coisa e a maior parte das pessoas não entendia o que eu estava a dizer, pensava que andávamos a jogar de três em três dias como toda a gente joga, porque isto é normal em Inglaterra. Nós fizemos oito jogos consecutivos com dois dias de intervalo em cada, isto não existe e o zerozero, felizmente, fez uma análise séria. Nos últimos vinte anos, não houve nenhuma equipa nos campeonatos europeus que fizesse uma sequência destas. Não é em Portugal, é em lado nenhum. Cheguei a ser criticado por andar a dizer isto e tive de me repetir, inclusive o meu filho a dizer-me que já andava a ser chato com isso", frisou Carvalhal.

O treinador diz estarem a viver este ciclo "terrível" com "jogos consecutivos de elevado nível" como aconteceu ontem: "bom recorte técnico, com grandes jogadas, uma equipa muito coesa, sempre inteira no jogo. O que aconteceu com a Roma não nos beliscou minimamente, a reacção foi muito boa e, acima de tudo, registo para além da vitória, os golos e jogadas de recorte técnico de elevado nível, evidentemente que fico satisfeito porque o contexto é terrível". "Ainda há pouco tempo vi um colega meu a dizer que sentiu a equipa cansada, porque fez um jogo a meio da semana, um jogo, eu já levo 14 ou 15 sempre a abrir, sem treinar, só a recuperar e já levo isto há quase três meses", sublinhou.

Quanto ao segundo lugar, não é coisa que preocupe Carvalhal. "O mais importante agora é mudar o chip e pensar no jogo com a Roma. Vamos jogar na quinta- -feira com a Roma, no domingo na Madeira, com o Nacional, e, na quarta, com o FC Porto. Mais uma vez, vamos estar em pé de desigualdade com os nossos adversários, mas contem com o SC Braga, vamos à luta".

em: https://correiodominho.pt/noticias/carlos-carvalhal-fizemos-um-grande-jogo-um-dos-melhores-da-epoca/129287

Lipeste

scbraga.pt

"Fizemos um dos melhores jogos da época" - Sporting Clube de Braga

Após o triunfo sobre o CD Tondela, Carlos Carvalhal mostrou-se extremamente agradado com o desempenho dos seus jogadores, destacando a força que demonstrou nos dois lados do campo.

"Significa que fizemos um grande jogo, um dos melhores jogos da época. Creio que os dois golos, um golo está bem, mas dois... Acho que faz o resultado até um pouco mentiroso. Fizemos um grande jogo, desperdiçámos grandes oportunidades, fomos uma equipa muito segura, muito forte a atacar, muito segura a atender, muito pressionante. Tinha dito isso na antevisão do jogo que a equipa ia estar forte, não ia estar cansada, ia ter energia"."

"E é com esta equipa, a dar continuidade a esta sequência que nós temos feito isto: jogos consecutivos de elevado nível, com recorte técnico, com grandes jogadas, uma equipa sempre coesa, sempre muito inteira no jogo. Evidentemente, fico muito satisfeito com reações a infortúnios como foi o caso da derrota com a Roma, que não nos beliscou minimamente. Soubemos o que fizemos, soubemos as incidências do jogo, mas a reação foi muito boa e, acima de tudo, além da vitória hoje, foram os golos de recorte técnico, as jogadas de recorte técnico que fizemos hoje. Fico muito satisfeito porque o contexto é terrível. Ainda há pouco tempo, vi um colega meu a queixar-se que sentiu a equipa cansada porque fez um jogo ao meio da semana. Eu já levo 14 ou 15 jogos sem treinar, no fundo a recuperar e trabalhar especificamente para cada jogo e já levo isto há quase três meses".

em: https://scbraga.pt/fizemos-um-dos-melhores-jogos-da-epoca/

Lipeste

abola.pt

Bruno Rodrigues a subir escadas
Por Pascoal Sousa

Com o jogo frente ao Tondela a correr sobre rodas para o SC Braga, Carlos Carvalhal concedeu ao central Bruno Rodrigues, de 19 anos, a oportunidade de somar a segunda partida pela equipa principal.

 

Com contrato recentemente renovado até 2025, o titular da equipa B que compete na série A do Campeonato de Portugal fizera a estreia nos AA na vitória por 4-1 dos arsenalistas no terreno do Boavista, entrando aos 90, na 11.ª jornada.

 

Desta vez foi lançado mais cedo, aos 72 minutos, para o lugar de Rolando. Mais uma grande promessa da formação

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-02-22/sc-braga-bruno-rodrigues-a-subir-escadas/880039/471

Lipeste



Lipeste

abola.pt

Raul Silva em gestão física
Por Pascoal Sousa

Raul Silva foi ausência notada no SC Braga no jogo com o Tondela, mas o central não está lesionado. Por causa do calendário saturadíssimo dos bracarenses, o experiente jogador foi colocado na redoma, em gestão física.

 

Raul Silva estará operacional para o próximo desafio, frente à Roma, quinta-feira, para a 2.ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

 

Quem aproveitou a ausência do central foi Rolando, titular frente aos beirões. Também de fora mantém-se o médio Castro, cujo tempo de recuperação apontava para a plena aptidão para o desafio com o Tondela.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-02-22/sc-braga-raul-silva-em-gestao-fisica/880055/471