News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

bolanarede.pt

CD Santa Clara 0-1 SC Braga: O jogo pouco apaixonante...

A CRÓNICA: E OS TRÊS PONTOS VOARAM PARA BRAGA


No dia em que se celebra o Amor, muitos são os apaixonados pelo futebol que adaptaram os seus planos para assistir a mais uma grande partida, a 19ª. Jornada da Primeira Liga, entre CD Santa Clara e SC Braga, com a sua cara metade. O clube açoriano vem motivado duma vitória frente ao Marítimo, na passada Segunda feira e, o Braga com vontade de levar para casa os três pontos que não conseguiu alcançar no último jogo, frente ao FC Porto, que acabou num empate.

O apito inicial soou e a os onze guerreiros começaram a sua batalha. O SC Braga começou por se destacar mais e a chegar à baliza dos açorianos com maior facilidade. Após o canto da equipa bracarense, Carlos Jr. tenta afastar a bola através dum cabeceamento mas acaba por dar a oportunidade ao Braga de fazer o primeiro golo da partida, através de Borja, aos 10 minutos.

Após o golo madrugador, os Bravos Açorianos procuraram sair mais a jogo aquecendo o ambiente por alguns momentos. No entanto, o jogo acabou por ser muito partido, sem muitas oportunidades e com tática pouca trabalhada.

Antes do apito final da primeira parte, o Santa Clara ainda tentou se destacar e conseguiu se desprender e a colocar medo na baliza de Matheus por várias vezes.

Energias recarregadas após o intervalo e um Santa Clara a destacar-se com maior posse de bola. A equipa açoriana acabou por subir um pouco mais as suas linhas ficando por cima na partida e a chegar mais facilmente à baliza do Braga. Este, por sua vez, mostrou-se confortável com o resultado e não fez grande esforço para sair à bola e para fazer mais e melhor. Os bravos Açorianos conseguiram sobressair nesta segunda parte. Fizeram o Braga recuar e defender grande parte da partida, ainda tentaram originar perigo em lances de bola parada mas a bola não entrou. Como só é golo quando a bola entra, quem levou a melhor foi a formação de Carlos Carvalhal que leva os três pontos para braga.

A FIGURA

Borja –
Foi importantíssimo na partida. Deu a vantagem à sua equipa ao marcar o golo madrugador, e único, aos 10 minutos da partida.

O FORA DE JOGO

Shahriar Moghanlou (25) has joined Santa Clara, signing a 3-year deal. The Iranian striker arrives from Paykan F.C. https://t.co/Wk3IH5vTWe

— Liga NOS (EN) (@LigaPTinEN) September 23, 2020
https://twitter.com/LigaPTinEN/status/1308839562400202756?ref_src=twsrc%5Etfw

Shahriar – O avançado da formação de Daniel Ramos, esteve apagado da partida e não segurou muito o jogo.

ANÁLISE TÁTICA – CD SANTA CLARA

O Santa Clara utilizou o seu esquema tático tradicional 4-3-3. Utilizou uma linha de 4 tradicional, Morita e Anderson a controlar miolo e Lincoln actuou como médio mais avançado. Na frente, Ukra pela esquerda, Carlos pela direita e Shahriar como avançado mais fixo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Marco Pereira (4)

Rafael Ramos (6)

Mikel Villanueva (4)

Fábio Cardoso (4)

Mansur (3)

Lincoln (2)

Carlos Jr. (4)

Ukra (3)

Hide (5)

Anderson Carvalho (4)

Shahriyar (2)

SUBS UTILIZADOS

Allano (4)

Rui Costa (3)

Jean Patrick (-)

ANÁLISE TÁTICA – SC BRAGA

O Mister Carlos Carvalhal utilizou o esquema táctico 3-4-1-2. O Braga optou por colocar três centrais, Borja a atual como central pela esquerda e a tentar dar profundidade pelo corredor. Musrati e João Novais no miolo, Galeno e Esgaio deram profundidade pelas alas. Abel Ruiz jogou na frente junto com Ricardo Horta e Fransergio a servi-lo nas costas.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Matheus (4)

Tormena (4)

João Movais (3)

Al Musrati (4)

Abel Ruiz (3)

Ricardo Horta (3)

Borja (5)

Fransérgio (4)

Raul Silva (4)

Ricardo Esgaio (3)

Galeno (4)

✓b]SUBS UTILIZADOS[/b[

Gaitan (3)

Piazon (4)

Sporar (4)

Sequeira (-)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

CD Santa Clara

BnR: Qual a análise que faz à partida?

Daniel Ramos:
Houve uma intenção de andar em bloco medio a controlar a profundidade pois o Braga tem bom jogo interior e profundidade. O golo inicial fez a diferença mas tivemos uma boa reação. Tivemos mais bola, mais capacidade de sair e aproximamo-nos mais da baliza do Braga. Acabamos a primeira parte e começamos bem a segunda. Não me lembro de ver o Braga a defender tanto como hoje, isso também é mérito do Santa Clara. Mérito pela segunda parte que fez. Ainda andamos a rondar o golo na partida mas a bola não entrou. O jogo foi equilibrado, o domínio também mas houve desequilíbrio no resultado.

SC Braga

BnR: Qual a importância deste jogo para o Braga?

Carvalhal:
Era um jogo em que ganhar era importante. Vimos duma sequência de jogos grande e duma carga emocional alta. Isso em recuperações nos jogadores a nível mental. Entramos bem, tivemos 35 minutos de nível elevado. Nos últimos 10 minutos baixamos as linhas, o adversário teve algumas faltas e cantos e tivemos de agarrar. O objetivo, na segunda parte, era fazer mais um golo. Provamos que a nossa equipa tem argumentos de jogar bem, quando tem de defender faz isso muito bem. A equipa foi agressiva, protegemos bem a baliza de Matheus, houve um lance de maior perigo, apesar do ímpeto do Santa Clara soubemos controlar bem o jogo.

em: https://bolanarede.pt/nacional/clubesportugueses/cd-santa-clara-0-1sc-braga-o-jogo-pouco-apaixonante/

Lipeste

comumonline.com

SC Braga consegue três pontos nos Açores

Os minhotos marcaram o único golo da partida aos dez minutos
                                     

O SC Braga deslocou-se este domingo, dia 14 de fevereiro, até Ponta Delgada para enfrentar o CD Santa Clara num jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga NOS. Os minhotos adiantaram-se no marcador nos primeiros minutos da partida, mas sofreram defensivamente até ao cair do pano, com o resultado de 0-1.

O encontro iniciou-se e a formação de Braga criou as primeiras oportunidades de perigo cedo na partida. Após uma ameaça de Fransérgi,o que passou perto da baliza de Marco Pereira, Borja finalmente conseguiu abrir o marcador com um tiro bem colocado de fora da área, aos dez minutos.

O golo deu confiança aos visitantes e a equipa do Minho continuou em controlo do jogo durante grande parte do primeiro tempo. Os últimos minutos da primeira parte viram a equipa da casa a criar algumas oportunidades de golo, mas sem grande perigo para a baliza de Matheus.

Após uns primeiros 45 minutos equilibrados, mas com o SC Braga a ser superior na finalização, o segundo tempo foi dominado pelo Santa Clara tanto em chances de golo como em posse de bola. Após uma oportunidade que alertou a baliza açoriana por João Novais, a equipa da casa dominou o resto da partida.

Desde a construção do jogo a sair do terço defensivo, aos passes para o terço atacante a rasgar a defensiva minhota, os hóspedes tomaram controlo da segunda parte. No entanto, apesar do bom futebol que o Santa Clara exibiu no segundo tempo, a eficácia não esteve à altura, e os bracarenses conseguiram escapar-se com três pontos em território inimigo.

Após esta vitória de 0-1 em Ponta Delgada, a turma de Carlos Carvalhal aproxima-se do FC Porto, que empatou este sábado frente ao Boavista, e fica à distância de um ponto do segundo classificado. O SC Braga vai defrontar, na próxima quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a Roma nos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa.

em: http://www.comumonline.com/2021/02/sc-braga-consegue-tres-pontos-nos-acores/

Lipeste

tribunaexpresso.pt

Braga bate o Santa Clara e aproxima-se do segundo lugar

O Sporting de Braga vence na visita ao Santa Clara, por 1-0, e aproxima-se do FC Porto, que está em segundo no campeonato


O Sporting de Braga venceu este domingo na visita ao Santa Clara, por 1-0, em jogo da 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, aproximando-se do FC Porto, que está em segundo no campeonato.

Nos Açores, o colombiano Cristian Borja, recentemente contratado ao Sporting, marcou o único golo da partida, aos 10 minutos, garantindo o triunfo do Sporting de Braga.

Com esta vitória, o Sporting de Braga está em terceiro, com 40 pontos, a um do FC Porto (que empatou 2-2 com o Boavista) e a oito do líder Sporting, que tem menos um jogo, podendo ser igualado pelo Benfica, quarto, com 37, que joga hoje com o Moreirense.

Já o Santa Clara, que não perdia há quatro jogos (três vitórias e um empate), está em sétimo, com 25.

em: https://tribunaexpresso.pt/futebol-nacional/2021-02-14-Braga-bate-o-Santa-Clara-e-aproxima-se-do-segundo-lugar

Lipeste

ominho.pt

Triunfo do Braga foi um 'voto de recuperação' para David Carmo

Ainda mal tinha aquecido a partida nos Açores, entre Braga e Santa Clara, e já o central Cristian Borja se estreava a marcar pelos 'arsenalistas'. Esse golo bastou para dar a vitória mas foi de igual modo importante para passar uma mensagem: O plantel do SC Braga está com David Carmo.

Os jogadores exibiram a camisola 16 do jovem jogador que ficará afastado do relvado até final da época após uma grave lesão contraída na primeira mão das meias-finais da Taça da Liga, no Municipal, frente ao FC Porto (1-1).

O clube também fez questão de passar a mensagem através das redes sociais, partilhando uma captura do momento.

O atleta, um dos dois do plantel minhoto que se sagrou campeão europeu em 2019 pela seleção nacional, foi operado pelo médico José Carlos Noronha num hospital do Porto, depois de partir a tíbia e perónio da perna direita. Terá agora uma recuperação de quatro meses.

em: https://ominho.pt/triunfo-do-braga-foi-um-voto-de-recuperacao-para-david-carmo/

Lipeste

bancada.pt

SC Braga vence Santa Clara e aproxima-se do segundo lugar

=

O Sporting de Braga venceu hoje o Santa Clara nos Açores, por 1-0, em jogo da 19.ª jornada da I Liga de futebol, numa partida equilibrada e em que a equipa minhota conseguiu a vitória em esforço.

O Sporting de Braga acabou por sair dos Açores com os três pontos devido à boa prestação da equipa na primeira parte e graças a um grande golo de Borja, aos 10 minutos.

Motivado pela possibilidade de se aproximar do FC Porto na tabela classificativa (que empatou sábado com o Boavista a duas bolas), o Sporting de Braga começou melhor o encontro, a assumir a posse de bola e a obrigar o Santa Clara a recuar no terreno.

Aos 10 minutos, a equipa de Carlos Carvalhal iria chegar ao golo, através de um 'golaço' de Borja. O colombiano aproveitou a bola a cair no enfiamento da área após um canto para colocar o Sporting de Braga na frente do marcador com um remate fortíssimo, que 'fuzilou' Marco.

Em vantagem, o Sporting de Braga assumiu o controlo do encontro, trocando a bola ao longo do campo, mas sem imprimir grande intensidade. O Santa Clara, com um futebol previsível e apático, teve sempre dificuldades em chegar com perigo à baliza contrária.

Só nos últimos minutos do primeiro tempo é que a formação de Daniel Ramos procurou imprimir agressividade ao encontro e instalar-se no meio campo contrário. Ainda assim, o conjunto açoriano não conseguiu ultrapassar a defensiva minhota e chegou ao intervalo sem ter conseguido criar uma verdadeira oportunidade de golo na primeira parte.

O Santa Clara apareceu com outra disposição no segundo tempo, mostrando vontade de colocar mais intensidade no encontro e de assumir o domínio da posse de bola.

Os açorianos instalaram-se no meio campo contrário, aproveitando a passividade crescente do Sporting de Braga, que começou a ressentir-se fisicamente dos vários jogos realizados em poucos dias.

Contudo, a equipa de Daniel Ramos só conseguia ameaçar a baliza contrária através de lances de bola parada. Aos 62 minutos, num livre descaído na ala direita, Lincoln efetuou um cruzamento/remate que obrigou Matheus a uma defesa atenta.

Com o passar do tempo, e com as mudanças nas equipas (Carvalhal fez entrar de uma assentada Piazon, Gaitan e Sporar) o jogo tornou-se mais equilibrado, com ambas as equipas a lutar pela posse de bola.

Até ao final do encontro, o Santa Clara ainda forçou o empate, bombardeando várias bolas, que a defesa contrária foi aliviando em esforço, mas o marcador não iria sofrer mais alterações.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-vence-santa-clara-e-aproxima-se-do-segundo-lugar

Lipeste

abola.pt

«Não olhamos muito para a classificação»

Carlos Carvalhal frisou a importância do triunfo diante do Santa Clara (1-0), na 19.ª jornada da Liga. Para o técnico do SC Braga, a chave da vitória esteve na boa entrada em campo.

«Este era um jogo em que era importante vencer, sobretudo depois de uma sequência duas partidas com muita carga emocional [ambos com o FC Porto]. Entrámos muito bem, fizemos o golo, mas depois começámos a baixar um pouco as linhas. Ainda tentámos fazer o segundo golo na etapa complementar, mas o Santa Clara aproveitou o facto de ter o vento pelas costas e empurrou-nos para trás. Dou-lhes esse mérito, mas nós soubemos controlar a partida», explicou.

Com este triunfo, os bracarenses colocaram-se a um ponto do FC Porto, segundo classificado. Uma situação que Carlos Carvalhal não quis dar ênfase.

«Não olhamos muito para a classificação. Pensamos, sim, é nos jogos que temos para competir e ganhar. O próximo é sempre o mais importante», concluiu.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-02-14/sc-braga-nao-olhamos-muito-para-a-classificacao/879153/471

Lipeste

ojogo.pt

Carlos Carvalhal: ″Há um fator neste jogo, a influência do vento forte″

Com o Braga invicto há sete jogos, técnico Carlos Carvalhal elogiou superação da equipa na vitória sobre o Santa Clara e já virou a chave para o jogo contra a Roma, na Liga Europa.

As atenções do SC Braga agora voltam-se totalmente à Liga Europa. Após conquistar a vitória sobre o Santa Clara, no estádio São Miguel, este domingo, o técnico Carlos Carvalhal afirmou que a equipa passa a ter foco total no jogo da próxima quinta-feira, contra a Roma, na Liga Europa.

Análise do jogo:
"Foi um jogo em que era importante vencer. Fundamentalmente este desfecho era importante. Nós vínhamos de uma sequência de jogos grandes, com carga emotiva elevada, não é só ligado ao desgaste físico, mas um desgaste psicológico, de concentração desses jogos que foram os dois últimos. E esse risco tínhamos noção que estávamos a correr. A equipa entrou muito bem. Acho que justificamos naquele momento estar a ganhar 1-0, nos últimos dez minutos da primeira parte começámos a baixar um pouco e relaxar mais do que gostaríamos. Na segunda parte, a intenção era fazer o segundo golo, mas há aqui um fator neste jogo que foi a influência do vento forte nessa segunda parte. Houve o mérito também do Santa Clara, que é uma boa equipa. Muitos cantos, muitas faltas, uma resposta da minha equipa excelente".

Equipa aguerrida:
"Eu já tenho dito isso, a nossa equipa joga bem, pratica um bom futebol, mas é uma equipa que se tiver que agarrar, ser aguerrida e toda a gente se agarrar, a nossa equipa sabe fazer para não sofrer golo. Mesmo com muitas mudanças conseguimos manter-nos bem defensivamente. Não estávamos satisfeitos em não chegar à frente, queríamos mais bolas na frente. E creio que a tónica bateu-se porque a equipa acima de tudo, a ganhar 1-0, procurou defender o resultado. Correu aqui e ali um risco que não gostaríamos de correr. Buscamos corrigir com substituições. Mas pronto, mantivemos o resultado. O Santa Clara tem qualidade, mas mais uma vez o Matheus [guarda-redes] fez grandes defesas, fez grandes defesas. No fundo, conseguimos aquilo que era o mais importante depois dessa sequência que era vencer e conseguimos em um campo muito difícil".

Um ponto do segundo:
"Sim, mas como deve compreender agora fechamos uma janela. Isso tem sido assim: abriu-se a página da Taça Portugal, fechou-se a página da Taça, abriu-se a página do campeonato. Fechamos agora a página do campeonato. E agora vamos à Liga Europa".

Liga Europa:
"Vamos agora ter um grande jogo com o Roma na quinta-feira, isso é o mais importante, é o jogo mais importante das nossas vidas porque é o próximo. Defrontar o adversário e tentar fazer um bom resultado contra uma equipa de topo internacional. Essa é a nossa preocupação, os outros pontos, sinceramente não nos preocupa para já".

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carlos-carvalhal-ha-um-fator-neste-jogo-a-influencia-do-vento-forte-13352388.html

Lipeste

record.pt

A crónica do Santa Clara-Sp. Braga, 0-1: Segurar a bomba de fato-macaco

Borja assinou um golaço e os guerreiros tiveram de suar muito para resistir à reação dos açorianos


Ganharam mais força as recentes palavras de Abel Ruiz ao jornal 'AS', ao ter assumido a Liga dos Campeões como objetivo do Sp. Braga. A vitória de ontem colocou o conjunto de Carlos Carvalhal a apenas um ponto de distância do FC Porto, o atual 2º classificado, o que abre naturais expectativas de ver os guerreiros na luta pelo acesso aos milhões até ao final da temporada. Um cenário que se formou graças a um golaço de Borja – uma bomba! – ainda na madrugada do encontro e a uma resistência defensiva que permitiu segurar o triunfo face à reação ameaçadora e duradoura do Santa Clara.

Os arsenalistas entraram claramente melhores, com a habitual dinâmica coletiva a criar constantes dificuldades aos açorianos, ainda que as oportunidades claras de golo tenham sido poucas. Para lá do golo de Borja, aos 10', houve um disparo de Fransérgio e um lance em que Ricardo Horta podia ter finalizado melhor.

A partir da meia hora, o Santa Clara conseguiu adaptar-se ao jogo e começou, progressivamente, a ter mais bola. Os bons sinais que já estava a demonstrar no último quarto de hora da primeira parte confirmaram-se em todo o segundo período, com Daniel Ramos a ver a sua equipa demonstrar boa capacidade de pressão e exploração dos espaços livres e conseguindo, também, colocar os guerreiros em sentido nas bolas paradas.

O Sp. Braga viu-se encostado ao seu espaço recuado durante muito tempo, mas a sua coesão defensiva também impediu o Santa Clara de criar lances claros de golo. As trocas de Carvalhal não devolveram a equipa à intensidade ofensiva que desejaria e os micaelenses acreditaram até ao fim que poderiam levar algo mais do jogo, até porque podiam beneficiar do fator vento.

Para os minhotos, é um resultado melhor que a exibição, na antecâmara do duelo europeu com a Roma.

em:
https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/amp/a-cronica-do-santa-clara-sp-braga-0-1-segurar-a-bomba-de-fato-macaco?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16133715647617&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fdetalhe%2Fa-cronica-do-santa-clara-sp-braga-0-1-segurar-a-bomba-de-fato-macaco

Lipeste

record.pt

As notas dos jogadores do Sp. Braga frente ao Santa Clara

Borja foi o melhor elemento da equipa orientada por Carlos Carvalhal


BORJA 4
Fez um grande golo de pé esquerdo, que veio a revelar-se decisivo para a equipa. Mas o seu jogo também ficou marcado por corretas intervenções defensivas, demonstrando bom sentido posicional

Matheus (3) - Não falhou quando foi chamado a intervir, em jogo corrido ou na bola parada.

Tormena (3) - Muito trabalho em todo o jogo. Correto pelos ares.

Raúl Silva (3) - Boas ações a travar investidas açorianas.

Esgaio (3) - Boas subidas na etapa inicial. Focado na missão defensiva perante a reação contrária.

João Novais (2) - Bateu o canto que resulta no golo, mas não foi feliz na meia distância e perdeu várias bolas.

Al Musrati (3) - A qualidade do costume no miolo, ainda que por vezes tenha cedido à pressão.

Galeno (3) - Esteve cheio de gás enquanto o Sp. Braga foi melhor. Depois caiu um pouco.

Ricardo Horta (3) - Podia ter decidido melhor aos 36', mas deu apoio defensivo relevante.

Fransérgio (3) - Jogo exigente. Na segunda parte já acusou algum desgaste.

Abel Ruiz (1) - Foi anulado pelos defesas, não tendo protagonizado situações de perigo iminente.

Gaitán (2) - Toques de qualidade sobre a esquerda.

Sporar (1) - Não foi ameaçador.

L. Piazon (2) - Frescura na frente, obrigando os rivais a fazer falta.

Sequeira (1) - Ajudou a fechar a esquerda e viu amarelo.

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/as-notas-dos-jogadores-do-sp-braga-frente-ao-santa-clara?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16133717295428&csi=1&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fas-notas-dos-jogadores-do-sp-braga-frente-ao-santa-clara

Lipeste

record.pt

Carlos Carvalhal: «Era importante ganhar este jogo»

Treinador comenta triunfo do Sp. Braga nos Açores


Carlos Carvalhal não podia estar mais satisfeito com o triunfo (0-1) do Sp. Braga frente ao Santa Clara.

"Era importante ganhar este jogo. Vínhamos de uma sequência grande de jogos, com uma forte carga emocional e existe sempre uma 'ressaca' nestas situações. Fizemos 35 minutos de grande qualidade e entrámos na segunda parte com o objetivo de conseguir fazer o segundo golo, mas o Santa Clara, com o vento a favor, empurrou-nos para trás", afirmou.

"Foi uma resposta excelente da nossa equipa. Praticamos bom futebol mas se tivermos de ser aguerridos sabemos fazê-lo. Hoje foi uma evidência. Não me parece que o Matheus tinha sido chamado a intervir em situações de grande dificuldade. ", acrescentou o treinador dos minhotos.

"Apesar do forte ímpeto do Santa Clara, o qual reconheço e dou mérito ao Santa Clara, acho que nós soubemos controlar bem o jogo até final. Não olhamos muito para classificação, olhamos para os jogos, temos jogos para competir, temos os jogos para ganhar. É o próximo jogo que é sempre o mais importante, o que é bom porque nas diversas competições temos ido longe", concluiu.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/carlos-carvalhal-era-importante-ganhar-este-jogo?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Borja: «Resultado muito importante»

Lateral marcou golaço que deu a vitória ao Sp. Braga


A 'bomba' que saiu do pé esquerdo de Borja deu a vitória ao Sp. Braga nesta visita ao Santa Clara (0-1) e o defesa que trocou o Sporting pelos minhotos no mercado de inverno não poderia estar mais satisfeito com esta estreia a marcar.

"Muito contente com este golo num campo difícil e contra um adversário bastante forte. Conseguimos um resultado muito importante para a nossa equipa", começou por dizer o colombiano à Sport TV, concluindo: "Temos de continuar a trabahar e seguir na perseguição aos lugares cimeiros."

Este foi o primeiro tiro certeiro de Borja com a camisola dos guerreiros do Minho... e o segundo da carreira na Liga NOS. Na temporada passada, o defesa, de 27 anos, marcou um golo frente ao Marítimo, desta feita ao serviço do Sporting.

Por Luís Pedro Silva

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/borja-resultado-muito-importante?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

correiodominho.pt

Petardo de Borja foi antídoto para a monotonia que se seguiu
Ricardo Anselmo

Não foi bonito, mas tremendamente eficaz. Quando a nota artística fica esquecida na gaveta, o pragmatismo e a eficácia têm de estar presentes. O SC Braga entrou com dinâmica, pressionante e disposto a chegar cedo ao(s) golo(s). Conseguiu-o, graças a um momento de inspiração de Borja, o melhor em campo, e no restante da partida, quase nunca bem jogada (de parte a parte), a concentração e o equilíbrio foram as notas dominantes.
As notícias da véspera apimentaram ainda mais a vontade dos guerreiros em somar mais três pontos. A escorregadela do FC Porto (que empatara, em casa, um dia antes, com o Boavista), concedia ao SC Braga, em caso de triunfo nos Açores, uma aproximação importante ao 2.º lugar (há três jornadas a diferença era de cinco pontos e agora é apenas de um ponto).
Privado de David Carmo, Carvalhal decidiu-se pela aposta em Raul Silva para formar o eixo defensivo com Tormena. O facto de Raul Silva ser esquerdino deixa-o em vantagem em relação a Rolando, que passa agora a ser o terceiro da hierarquia, com o jovem Bruno Rodrigues à espreita.

No restante, gestão cirúrgica do técnico arsenalista, em pleno ciclo infernal de jogos, que conhece novo capítulo na próxima quinta-feira: Borja assumiu um lugar na esquerda, Novais regressou ao centro e Abel Ruiz voltou a ser a referência.
A inspiração, essa, deu lugar à transpiração e, desde o golo de Borja, a partida entrou numa espiral negativa de qualidade. Sucederam-se as faltas e as faltinhas, lutou-se muito (sobretudo a meio-campo) e as perdas de bola foram uma constante.
O vento favoreceu uma e outra equipa, mas também condicionou, assim como o relvado, que não pareceu estar em boas condições, o que causa sempre dificuldades a uma equipa, como o Braga, que privilegia um futebol associativo, rendilhado e de pé para pé.
Pouca história há mais para contar: no essencial, mais três pontos e o segundo lugar cada vez mais perto. Venha a Roma!

Borja marca e dedica golo a David Carmo

Assim que marcou o único golo da partida, Borja correu para o banco de suplentes do SC Braga e, juntamente com Fransérgio, exibiu a camisola de David Carmo, num claro sinal de apoio ao jovem central, que se lesionou contra o FC Porto e não joga mais esta época. Recorde-se que o central já foi operado, com sucesso, a uma fractura da tíbia e do perónio da perna direita.

Carlos Carvalhal: "Era muito importante vencer um jogo destes"

Carlos Carvalhal não teve dúvidas em reconhecer que o duelo com os açorianos foi "um jogo em que era importante ganhar, era muito importante vencer", sobretudo depois da "sequência de jogos grandes", com os dois desafios com o FC Porto, "com uma carga emocional alta".
"Entrámos muito bem no jogo. Fizemos 35 minutos de elevado nível. A partir de determinada altura baixámos as linhas, o adversário ganhou uns cantos, duas ou três faltas e tivemos de nos agarrar", admitiu, desmontando a estratégia definida para o segundo tempo.
"A intenção era fazer o segundo golo, mas a realidade é que o Santa Clara, com o vento a favor, empurrou-nos para trás. Globalmente, o trabalho defensivo da minha equipa foi espectacular", frisou, visivelmente satisfeito.
"Reconheço e dou mérito ao Santa Clara pelo ímpeto que teve, mas acho que soubemos controlar bem o jogo até ao final", disse, minimizando a aproximação ao 2.º lugar.
"Não olhámos muito para a classificação. Olhamos para os jogos que temos para ganhar. O próximo jogo é sempre o mais importante, o que é bom, porque temos ido longe nas diversas competições", rematou.

em: https://correiodominho.pt/noticias/petardo-de-borja-foi-antidoto-para-a-monotonia-que-se-seguiu/129124

Lipeste

diariodominho.sapo.pt

SC Braga venceu nos Açores e aproximou-se do segundo lugar

Arsenalistas venceram com um golo de Borja (10′) e estão a apenas um ponto do segundo lugar

O Sporting de Braga venceu hoje na visita ao Santa Clara, por 1-0, em jogo da 19.ª jornada da I Liga e está a apenas um ponto do do FC Porto, que está em segundo no campeonato.

O colombiano Cristian Borja marcou o único golo da partida, aos 10 minutos, garantindo o triunfo da equipa de Carlos Carvalhal

Com esta vitória, o Sporting de Braga está em terceiro, com 40 pontos, a um do FC Porto (que empatou 2-2 com o Boavista) e a oito do líder Sporting, que tem menos um jogo, podendo ser igualado pelo Benfica, quarto, com 37, que joga ainda hoje com o Moreirense.

Já o Santa Clara está em sétimo, com 25 pontos.


em: https://diariodominho.sapo.pt/2021/02/14/sc-braga-venceu-nos-acores-e-aproximou-se-do-segundo-lugar/

Lipeste

noticiasaominuto.com

Sp. Braga sorri nos Açores e já só está a um ponto do FC Porto

=

O Sporting de Braga regressou, este domingo, aos triunfos após os dois empates registados diante do FC Porto (primeiro para o campeonato e depois para a Taça de Portugal), ao bater o Santa Clara, no estádio de São Miguel, por 1-0.

O primeiro e único golo do encontro registou-se logo ao décimo minuto de jogo e teve a assinatura de Cristián Borja, jogador contratado ao Sporting no passado mercado de transferências de inverno, no âmbito da 'operação Paulinho'.

Com este triunfo, o Sporting de Braga passa a somar 40 pontos e, não só se isola provisoriamente na terceira posição da I Liga (o Benfica tem 37 pontos e visita, ainda esta noite, o Moreirense), como ainda reduz para apenas um ponto a distância para o segundo classificado, o FC Porto.

Já o Santa Clara, que não conhecia o sabor da derrota no campeonato português há quase um mês, permanece com 25 pontos e corre o risco de vir a perder o sétimo lugar.

em:
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1689760/sp-braga-sorri-nos-acores-e-ja-so-esta-a-um-ponto-do-fc-porto

Lipeste

noticiasaominuto.com/desporto

Borja estreia-se a marcar pelo Sp. Braga e faz dedicatória especial

Defesa colombiano dedicou tento a David Carmo.

Cristián Borja estreou-se, este domingo, a marcar pelo Sporting de Braga na visita ao Santa Clara, em jogo da 19.ª jornada da I Liga. O defesa colombiano, que trocou o Sporting pela equipa minhota em janeiro, aproveitou uma bola perdida para rematar em força e abriu as contas nos Açores. No final fez questão de mostrar a camisola de David Carmo, companheiro de equipa que recentemente contraiu uma grave lesão. 



em: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1689731/borja-estreia-se-a-marcar-pelo-sp-braga-e-faz-dedicatoria-especial


Lipeste

desporto.sapo.pt

SC Braga vence nos Açores

O Sporting de Braga não desperdiçou o ensejo de aproveitar as 'escorregadelas' do FC Porto na receção ao Boavista (2-2) e do Benfica, em Moreira de Cónegos (1-1), para vencer o Santa Clara, nos Açores, por 1-0, um terreno tradicionalmente difícil.

Fatores decisivos para a vitória foram a excelente prestação dos minhotos na primeira parte e o momento de inspiração do colombiano Cristian Borja, contratado pelo Sporting de Braga em janeiro, no âmbito da transferência de Paulinho para Alvalade, que marcou um grande golo aos 10 minutos.

Borja 'fuzilou' o guarda-redes Marco com um remate potente, aproveitando uma bola que caiu à entrada da área, na sequência de um pontapé de canto.

Na segunda parte, o Santa Clara procurou ir à procura do empate, houve períodos em que forçou os minhotos a defender mais baixo, mas só conseguiu criar perigo em lances de bola parada, deixando a sensação de que o Sporting de Braga teve sempre o jogo sob controlo.

Com este triunfo, a equipa de Portimão subiu ao 11.º lugar, com 19 pontos, enquanto o Gil Vicente ocupa o 16.º e antepenúltimo posto, com 16.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sintese-benfica-escorrega-em-moreira-de-conegos-sc-braga-vence-nos-acores

Lipeste

Esta escapou-me na data da sua  publicação mas mesmo com uns dias de atraso, para quem ainda não leu, vale a pena ler esta análise goalpoint.pt

David Carmo: que voltes depressa a jogar assim

Quis o azar que o "guerreiro" David Carmo se lesionasse com gravidade, na meia-final da Taça de Portugal, precisamente a ensaiar um dos lances que melhor executa: o desarme/bloqueio de remate adversário. A dividida com Luis Díaz interrompeu uma época de afirmação do jovem central de 21 anos ao serviço do Sporting de Braga, o emblema que representa há seis épocas, após passagens por Sanjoanense, Anadia, Benfica, Estarreja e Beira-Mar, ainda na fase inicial da sua formação. O promissor "guerreiro" enfrenta uma paragem prevista de quatro meses.

As melhoras, David Carmo#TaçaDePortugal #SCBFCP pic.twitter.com/dVwFle4Xss
https://t.co/dVwFle4Xss

GoalPoint.pt (@_Goalpoint) February 10, 2021

https://twitter.com/_Goalpoint/status/1359621343591993347?ref_src=twsrc%5Etfw

A melhor forma que encontrámos de lhe desejar um rápido e saudável regresso a um percurso feliz foi precisamente mostrarmos o que e como jogou David Carmo até agora. E é precisamente isso que iremos fazer em seguida.

O aspirador "Rainbow" com que Klopp quer limpar o perigo

Um rapaz português de 21 anos de 1,96m e bom de bola não é um filtro de pesquisa que devolva certamente muitos resultados. David Carmo preenche-os, ao ponto de ter, supostamente, levado o Liverpool de Jürgen Klopp (flagelado por lesões esta época) a tentar levá-lo para a Premier League na última janela de mercado, num negócio que ascenderia a cerca de €24M até ao Verão, por um jogador com um valor de mercado actual de cerca de €8,5M.

[ Os principais números de David Carmo na Liga 20/21 ]

O GoalPoint Rating de David Carmo é um bom exemplo do fim para o qual o usamos: um alerta, seja ele aparentemente positivo ou negativo. Como pode um jogador promissor, que desperta a cobiça de Klopp e Cia, num clube dos que recorre aos analytics (de forma comprovadamente eficaz), apresentar uma "nota" que, apesar de positiva, não impressiona? O contexto.

Em primeiro lugar importa perceber o porquê de David Carmo somar apenas 990 minutos em 1620 possíveis na Liga, e logo aí encontramos as primeiras pistas. Apenas por duas vezes o central não alinhou em dois jogos seguidos, na Liga: a primeira devido a um castigo na sequência do vermelho visto na visita ao rival Vitória SC (à 5ª jornada), e a segunda, pouco depois, por infecção COVID-19, entre a 11ª e a 12ª jornadas. A estes aspectos devemos somar ainda a ausência de acções para golo (apesar do sucesso aéreo, que iremos conferir), a média de faltas cometidas (cerca de três a cada 90′) e consequências disciplinares (dois vermelhos e cinco jogos perdidos por razões disciplinares, em todas as competições), na tentativa de compreender as razões para um rating à primeira inesperado.

Mas quer isto dizer que Carmo não apresenta razões estatísticas que fundamentem o seu "hype"? Claro que não, e é precisamente isso que vamos provar a seguir, demonstrando como um rating deve ser apenas um "alarme" para melhor compreendermos o contexto de um jogador. A verdade é que, apesar das questões acima referidas, David Carmo já é uma autêntica máquina de limpeza de alto rendimento.
Vídeo: https://youtu.be/7Aug1oICiU8


Tinhas a bola? Já não tens

Lembra-se do "hype" em torno do facto de o central holandês Van Dijk ter passado uma época inteira sem conceder um drible? David Carmo não chega a esse ponto, mas anda perto, o que será uma primeira pista para o interesse "red" nos seus serviços. Com 1,7 desarmes a cada 90 minutos, o central bracarense tem outros sete centrais à sua frente, na média desta variável (num ranking liderado por Cláudio Falcão, do Farense), mas apenas um rivaliza com Carmo na eficácia com que executa essa acção: Carmo falha apenas 35% dos desarmes que tenta (contra 31% do pacense Marcelo). Em jeito de comparação fique a saber que o campeão europeu Pepe (FC Porto) se fica nos 36%. E mais: nenhum dos tais sete centrais permite menos dribles a cada 90 minutos do que Carmo (apenas dois nos 990 minutos jogados).

[ Os desarmes (azul) e dribles permitidos (vermelho) por Carmo na Liga até à 18ª jornada ]



Essa bolinha não vai lá chegar

Para lá do desarme, Carmo soma também mapas interessantes na hora de ler e posicionar-se rumo à antecipação das decisões dos adversários, seja na intercepção de passes ou nos (muito) importantes bloqueios de remates, sendo que neste último indicador surge à frente de qualquer outro central, entre as quatro equipas que disputam o pódio da Liga.

| As intercepções de passe e os bloqueios de remate do português |



Pelo ar? O mais certo é ele ganhar

Nem sempre a elevada estatura é sinónimo de jogo aéreo eficaz, mas no caso de Carmo a expectativa confirma-se, seja a atacar ou defender. O central vence 72% dos duelos aéreos defensivos que trava e, na hora de atacar, chega na mesma aos 70%. E a isso junta a frequência com que, sem disputa, procura afastar o perigo da sua área, de cabeça. Novamente em jeito de comparação, e recorrendo a referências dos "grandes": Seba Coates (Sporting) vence 78% dos duelos aéreos defensivos que ganha, enquanto Jan Vertonghen se fica pelos 70%, ambos "aviadores" reconhecidos.

| Os mapas de duelos aéreos (a azul os ganhos) e alívios de cabeça do "guerreiro" |


A melhorar? O aproveitamento da superioridade aérea no jogo ofensivo. Carmo já alvejou as balizas adversárias em nove ocasiões, oito delas de cabeça, entre as quais três enquadradas com a baliza. Faltam, por isso, os golos que poderão casar muito bem com a sua capacidade para chegar mais alto/mais cedo ao esférico.

| Os disparos de Carmo na Liga, oito deles de cabeça |


[/b]Central com mais bola da Liga[/b]

David Carmo é o central da Liga com mais acções com bola (81 a cada 90 minutos). Porquê? Porque é também aquele que soma mais tentativas de passe, sinal claro da responsabilidade que Carvalhal lhe vinha conferindo na saída com bola do Braga. E a verdade é que Carmo executa o gesto com eficácia assinalável (84%), sobretudo porque devemos ter em conta que apresenta também a mais elevada distância média de passe eficaz (22,9 metros), entre todos os centrais da Liga com mais de 810 minutos jogados (50% do tempo de jogo possível).

[ O mapa dos "pontos de partida" dos 756 passes de Carmo na Liga ]

Esta análise deu-nos um gozo especial por duas razões. Em primeiro lugar por exemplificar a forma como relativizamos o nosso GoalPoint Rating e o utilizamos sobretudo como uma ferramenta complementar de "alarmística", motivadora de uma análise mais profunda, tenha o jogador um rating surpreendentemente alto ou inesperadamente médio/baixo. Em segundo lugar porque os dados de David Carmo revelam o tipo de "agulhas no palheiro" analíticas que motivam os "Liverpools" da vida a recorrer à tal "estatística que no Futebol vale o que vale", na hora de fazer "favorite" a um jogador, preparar um embate com um adversário ou reflectir sobre o próprio desempenho individual e colectivo.

Mas para lá disto tudo, o que nos dará maior satisfação sera ver David Carmo regressar, com saúde e pronto a dar continuidade ao bom futebol que "pinta" todos estes grafismos e conclusões. As melhoras campeão, que voltes depressa e bem.

em: https://goalpoint.pt/david-carmo-que-voltes-depressa-a-jogar-assim_106994

Lipeste

observador.pt

Sporting de Braga vence Santa Clara e aproxima-se do segundo lugar

=

Graças ao empate do FC Porto contra o Boavista, no sábado, o Sporting de Braga podia – este domingo – ficar a um ponto do segundo lugar. E os bracarenses não desaproveitaram, vencendo na visita ao Santa Clara, por 1-0. Nos Açores, o colombiano Cristian Borja, recentemente contratado ao Sporting, marcou o único golo da partida, aos 10 minutos, garantindo o triunfo do Sporting de Braga.

Com esta vitória, o Sporting de Braga está em terceiro, com 40 pontos, a um do FC Porto (que empatou 2-2 com o Boavista) e a oito do líder Sporting, que tem menos um jogo, podendo ser igualado pelo Benfica, quarto, com 37, que joga hoje com o Moreirense.

Já o Santa Clara, que não perdia há quatro jogos (três vitórias e um empate), está em sétimo, com 25.

em:
https://observador.pt/2021/02/14/sporting-de-braga-vence-santa-clara-e-aproxima-se-do-segundo-lugar/

Lipeste

scbraga.pt

'Míssil' de Borja decisivo nos Açores - Sporting Clube de Braga

O SC Braga venceu, este domingo, o Santa Clara por 0-1, no Estádio de São Miguel. O conjunto arsenalista efetuou uma boa exibição nos Açores e conquistou mais três pontos importantes na Liga NOS com um golaço de Borja. 

O SC Braga iniciou a partida focado em chegar à vantagem no marcador. Logo aos 10 minutos, Borja efetuou um remate fantástico à entrada da área, estreando-se a marcar com a camisola dos Gverreiros do Minho. Depois do golo,  a formação arsenalista continuou a controlar a partida e dispôs ainda de uma grande oportunidade para fazer golo no primeiro tempo.  Aos 37', Ricardo Esgaio serviu  Ricardo Horta que rematou contra o corpo de  Fábio Cardoso já em posição privilegiado dentro da grande área da formação açoriana. 

             

Na segunda parte, o jogo foi mais equilibrado com ambas as equipas à procura do golo. À passagem do minuto 49', Ricardo Horta atirou forte para uma boa intervenção de Marco. Aos 63', Matheus brilhou ao negar o golo a Lincoln com uma bela defesa. Nota de destaque para o posicionamento defensivo da equipa liderada por Carlos Carvalhal, que não deixou concretizar as várias investidas dos açorianos, o que foi decisivo para a obtenção dos três pontos.

em: https://scbraga.pt/missil-de-borja-decisivo-nos-acores/