News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic








Lipeste

record.pt

Carlos Carvalhal foca feito de... Paulo Fonseca

Desde a final de Dublin só por uma vez o Sp. Braga passou dos '16 avos' e foi precisamente em 2015/16




Carlos Carvalhal não tem só duas garrafas de vinho, como é seu apanágio, preparadas para oferecer a Paulo Fonseca neste especial reencontro marcado para amanhã, no início da discussão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Os dois treinadores não escondem a amizade que os une e que até tem muito que ver com o próprio Sp. Braga, onde Paulo Fonseca cumpriu uma época de grande nível, em 2015/16, que incluiu a conquista da Taça de Portugal, mas também uma bela caminhada europeia que só acabou nos quartos-de-final da Liga Europa. Eliminado pelo Shakhtar Donetsk de Mircea Lucescu e que depois viria a ser seu, Paulo Fonseca foi o treinador do Sp. Braga que chegou mais longe na Europa depois da histórica final de Dublin perdida para o FC Porto, em 2011, com Domingos Paciência.

É precisamente esse o feito que está agora no foco de Carlos Carvalhal que procura, numa primeira instância, ultrapassar esta barreira dos '16 avos' que parece intransponível. Curiosamente, até foi o próprio Carvalhal a contribuir para este estigma, já que em 2011/12, na época pós-Dublin, foi o Besiktas orientado então pelo atual treinador a eliminar o Sp. Braga na primeira eliminatória após a fase de grupos. O mesmo sucedeu, de resto, em 2017/18 e na época passada com os arsenalistas a caírem nos 16 avos-de-final aos pés de Marselha e Rangers. Já em 2016/17, o Sp. Braga não passou da fase de grupos, vencendo apenas um jogo e perdendo os dois que teve contra o Shakhtar Donetsk que já era então orientado por Fonseca.

Em 2015/16, a equipa de Paulo Fonseca eliminou os suíços do Sion e os turcos do Fenerbahçe até cair nos 'quartos'. Para igualar esse percurso, Carvalhal tem de passar a Roma e o adversário que se seguirá nos 'oitavos'.

Sporar na equação e Sequeira no onze


Seguindo a lógica de rotação promovida por Carlos Carvalhal, Sporar deve entrar no onze frente à Roma, já que foi suplente utilizado nos Açores. Nos últimos quatro jogos, o esloveno alinhou a tempo inteiro em dois, com Portimonense e FC Porto (Taça de Portugal), ambos intercalados pelos jogos em que entrou a partir do banco, com os dragões na Liga e ante o Santa Clara. Esta gestão tem sido uma imagem de marca nos últimos tempos, em função da densidade competitiva, a mesma que justifica o regresso de Sequeira ao onze. O esquerdino foi poupado nos Açores, onde alinhou dois minutos e viu o amarelo que o impede de jogar com o Tondela. Assim, joga amanhã e descansa domingo.

em:
https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/carlos-carvalhal-foca-feito-de-paulo-fonseca?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16135482475062&amp_ct=1613548250360&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fcarlos-carvalhal-foca-feito-de-paulo-fonseca

Lipeste

pressreader.com
ojogo.pt

"PAULINHO NÃO ENFRAQUECEU O BRA­GA"

Paulo Fon­se­ca, téc­ni­co da Ro­ma, ava­lia o ad­ver­sá­rio na Li­ga Eu­ro­pa, a Ju­ven­tus, Ti­a­go Pin­to e o mo­men­to do fu­te­bol por­tu­guês


Paulo Fon­se­ca não es­con­de que es­te é um jo­go es­pe­ci­al, mas es­pe­ra sair com uma vi­tó­ria pa­ra en­ca­mi­nhar a eli­mi­na­tó­ria nu­ma pro­va que en­ca­ra jo­go a jo­go e sem pro­mes­sas de lu­tar pe­lo triun­fo fi­nal

Com elo­gi­os ao con­jun­to trei­na­do por Car­los Car­va­lhal, o trei­na­dor dos ro­ma­nos já avi­sou os seus jo­ga­do­res das di­fi­cul­da­des que os aguar­dam fren­te a um ri­val que não vê en­fra­que­ci­do no mer­ca­do.

Es­te re­gres­so a Por­tu­gal e a Bra­ga que sen­ti­men­tos lhe tra­zem?

—Não pos­so ne­gar que é es­pe­ci­al vol­tar a uma ca­sa on­de eu fui mui­to fe­liz. On­de tra­ba­lhei com tan­tas pes­so­as que guar­do no meu co­ra­ção e, na­tu­ral­men­te, re­tor­nar e ver es­sas pes­so­as vai ser um mo­men­to es­pe­ci­al. Ob­vi­a­men­te, va­mos ser ad­ver­sá­ri­os du­ran­te os 90 mi­nu­tos, mas vai ser uma fe­li­ci­da­de enor­me vol­tar a ver as pes­so­as com quem tra­ba­lhei, a mai­or par­te de­las per­ma­ne­ce lá, e vol­tar a um clu­be que me diz mui­to e que é es­pe­ci­al pa­ra mim.

Ti­ran­do es­sa par­te emo­ci­o­nal, co­mo en­ca­ra es­ta par­ti­da do pon­to de vis­ta des­por­ti­vo?

—Te­nho vis­to pra­ti­ca­men­te to­dos os jo­gos do Bra­ga e prin­ci­pal­men­te fren­te ao Spor­ting e con­tra o FC Por­to. Não me sur­pre­en­de por­que tem um ex­ce­len­te plan­tel, um gran­de trei­na­dor e pra­ti­ca um fu­te­bol que me agra­da mui­to. É uma equi­pa ofen­si­va, uma equi­pa que gos­ta de ter a bo­la. Não te­nho a me­nor dú­vi­da, e já aler­tei e vou vol­tar a fa­zê-lo aqui na Ro­ma, que vai ser um jo­go ex­tre­ma­men­te di­fí­cil. Não­a­cre­di­to­em­qual­quer­ti­po de fa­ci­li­da­de. Aqui­lo em que acre­di­to é que va­mos ter um jo­go di­fi­cí­li­mo con­tra uma gran­de equi­pa, não te­nho a me­nor dú­vi­da qu­an­to a is­so.

Nu­ma aná­li­se a es­te Bra­ga, on­de con­si­de­ra que es­tão os pon­tos mais for­tes des­ta equi­pa?

—Acho que a equi­pa do Bra­ga no seu to­do é mui­to for­te. Tem ca­rac­te­rís­ti­cas es­pe­ci­ais, jo­gam de for­ma di­ver­sa nos di­fe­ren­tes cor­re­do­res. É uma equi­pa mui­to pro­fun­da, que sai bem pa­ra o ata­que. Uma equi­pa que gos­ta de ter a bo­la e gos­ta de as­su­mir o co­man­do do jo­go. Não ve­jo, sin­ce­ra­men­te, gran­des de­bi­li­da­des no Bra­ga. É uma equi­pa que de­fen­de bem, que é agres­si­va no mo­men­to de­fen­si­vo e tra­ba­lha mui­to nes­sa fa­se. Co­mo já dis­se an­tes, gos­ta de ter a ini­ci­a­ti­va, ata­can­do de um la­do com o Ga­le­no to­tal­men­te aber­to, do ou­tro com o Es­gaio a pro­je­tar-se, jo­gan­do de for­ma di­ver­sa nos dois cor­re­do­res. É uma equi­pa que, com as su­as mo­vi­men­ta­ções, cria gran­des in­de­fi­ni­ções nas ou­tras equi­pas.

Ten­do em con­ta as ca­rac­te­rís­ti­cas do Bra­ga, pers­pec­ti­va fa­zer al­gum ti­po de mu­dan­ças à for­ma co­mo a Ro­ma ha­bi­tu­al­men­te se apre­sen­ta em cam­po?

—Ob­vi­a­men­te es­ta­mos a pre­pa­rar o jo­go do pon­to de vis­ta es­tra­té­gi­co. Há sem­pre es­pa­ços, mo­vi­men­tos que po­de­mos uti­li­zar em fun­ção da for­ma co­mo o Bra­ga de­fen­de e é is­so que es­ta­mos a pre­pa­rar. Mas aqui­lo que é a nos­sa iden­ti­da­de, os nos­sos prin­ci­pais prin­cí­pi­os não se­rão al­te­ra­dos. Nós não mu­da­re­mos a nos­sa for­ma de jo­gar con­tra ne­nhu­ma equi­pa. Que­re­mos ser sem­pre iguais. Ago­ra, do pon­to de vis­ta es­tra­té­gi­co po­de­mos pre­pa­rar al­gu­mas nu­an­ces do pon­to de vis­ta das mo­vi­men­ta­ções, da pro­*****­ra do es­pa­ço que po­dem ser im­por­tan­tes con­tra uma equi­pa co­mo o Bra­ga.

E o fac­to de o Bra­ga ter fei­to al­gu­mas mu­dan­ças no mer­ca­do de in­ver­no, no­me­a­da­men­te com a saí­da do Paulinho, um jo­ga­dor que ti­nha bri­lha­do na fa­se de gru­pos da Li­ga

"O Bra­ga pra­ti­ca um fu­te­bol que me agra­da mui­to. É uma equi­pa ofen­si­va, uma equi­pa que gos­ta de ter a bo­la. Vai ser um jo­go ex­tre­ma­men­te di­fí­cil" "Um bom re­sul­ta­do é uma vi­tó­ria" "Spo­rar é um ex­ce­len­te jo­ga­dor. Bor­ja tam­bém. Pen­so que não fi­ca­ram en­fra­que­ci­dos com a saí­da de Paulinho" "A par­tir de uma de­ter­mi­na­da fa­se a Li­ga Eu­ro­pa é uma mi­ni Li­ga dos Cam­peões. Tem tan­tas equi­pas for­tes que é di­fí­cil pre­ver o que pos­sa acon­te­cer"

Eu­ro­pa, mu­dou al­go de sig­ni­fi­ca­ti­vo na equi­pa?

—Pro­va­vel­men­te, Spo­rar não tem as mes­mas ca­rac­te­rís­ti­cas do Paulinho, que era um jo­ga­dor já per­fei­ta­men­te iden­ti­fi­ca­do com a equi­pa por es­tar lá há mui­to tem­po. Mas o Spo­rar é um ex­ce­len­te jo­ga­dor tam­bém. De­pois fo­ram bus­car ain­da o Bor­ja, tam­bém ele mui­to bom jo­ga­dor. Per­de­ram tam­bém o Iu­ri Me­dei­ros, por le­são, que era um jo­ga­dor im­por­tan­te pa­ra o Bra­ga. Mas pen­so que não fi­ca­ram en­fra­que­ci­dos com a saí­da do Paulinho. Acho que até se re­for­ça­ram mui­to bem.

Tra­tan­do-se de uma eli­mi­na­tó­ria a du­as mãos, o que po­de con­si­de­rar um bom re­sul­ta­do nes­te pri­mei­ro jo­go em Bra­ga?

—Um bom re­sul­ta­do é uma vi­tó­ria. Mas te­nho ple­na cons­ci­ên­cia que se­rá mui­to di­fí­cil ven­cer em Bra­ga. Mas, ob­vi­a­men­te, um óti­mo re­sul­ta­do se­ria um triun­fo.

Não o con­se­guin­do, con­si­de­ra im­por­tan­te mar­car go­los fo­ra?

—Sim, é im­por­tan­te nes­te ti­po de eli­mi­na­tó­ri­as mar­car go­los fo­ra. So­mos uma equi­pa ofen­si­va e é im­por­tan­te con­se­gui-lo.

A Ro­ma te­ve al­gu­mas le­sões, al­guns pro­ble­mas, en­tre­tan­to vá­ri­os jo­ga­do­res re­gres­sa­ram. Co­mo está nes­te mo­men­to a sua equi­pa pa­ra en­ca­rar es­te em­ba­te da Li­ga Eu­ro­pa?

—Es­ta­mos bem, a equi­pa está mo­ti­va­da, num bom mo­men­to, per­ce­ben­do que vai ter pe­la fren­te um jo­go mui­to di­fí­cil. Es­ta­mos ain­da com al­guns pro­ble­mas na de­fe­sa. Co­mo sa­be, jo­ga­mos com uma li­nha de três de­fe­sas. Nes­te mo­men­to não te­mos o Kum­bul­la nem o Smal­ling, que es­tão le­si­o­na­dos e vão con­ti­nu­ar au­sen­tes. Mas, do meio-cam­po pa­ra a fren­te, te­mos a equi­pa na sua ple­ni­tu­de. Te­mos tam­bém ago­ra o sur­gi­men­to do El Sha­a­rawy, que ain­da não está a cem por cen­to fi­si­ca­men­te, mas já vai fi­car dis­po­ní­vel pa­ra jo­gar con­tra o Bra­ga. Em ter­mos de le­sões é só es­te pro­ble­ma dos de­fe­sas cen­trais.

Es­tão de­fi­ni­ti­va­men­te ul­tra­pas­sa­dos os pro­ble­mas que o le­va­ram a afas­tar Dze­ko da equi­pa?

—Sim, com­ple­ta­men­te, já há al­gum tem­po.

Na épo­ca pas­sa­da a Ro­ma che­gou aos oi­ta­vos de fi­nal da Li­ga Eu­ro­pa, on­de caiu fren­te ao Se­vi­lha nu­ma eli­mi­na­tó­ria que aca­bou por ser jo­ga­da a uma só mão de­vi­do à pan­de­mia. Es­ta épo­ca tra­çou me­tas mais am­bi­ci­o­sas pa­ra a Li­ga Eu­ro­pa?

—Não, não te­mos me­tas de­fi­ni­das. Co­mo eu cos­tu­mo di­zer, a par­tir de uma de­ter­mi­na­da fa­se a Li­ga Eu­ro­pa é uma mi­ni Li­ga­dos Cam­peões. Exis­tem tan­tas equi­pas for­tes que é di­fí­cil pre­ver o que pos­sa acon­te­cer. Nós te­mos é de pen­sar eli­mi­na­tó­ria a eli­mi­na­tó­ria. Ago­ra va­mos ter uma mui­to di­fí­cil e va­mos que­rer ul­tra­pas­sar es­tas eta­pas de uma for­ma sus­ten­ta­da. Mas não há aqui a pro­mes­sa de ven­cer a Li­ga Eu­ro­pa, por­que acho im­pos­sí­vel fa­zer is­so com tan­tas equi­pas for­tes. Ago­ra, que­re­mos che­gar o mais lon­ge pos­sí­vel, ob­vi­a­men­te. O ano pas­sa­do fo­mos eli­mi­na­dos pe­la equi­pa que aca­bou por ser a cam­peã, o Se­vi­lha. Acre­di­to que com mais um ano de tra­ba­lho es­ta­re­mos mais for­tes e ten­ta­re­mos fa­zer me­lhor.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga.html

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210217/281547998598252

Lipeste

zerozero.pt

Paulo Fonseca admite encontro «especial» e traça o raio-x ao Braga de Carvalhal

Arranca esta quinta-feira a fase decisiva da Liga Europa e um dos encontros vai ser em bom português. O SC Braga de Carlos Carvalhal tem pela frente a AS Roma de Paulo Fonseca, antigo técnico dos bracarenses que, em entrevista ao jornal O Jogo admitiu ser «especial voltar a uma casa onde fui muito feliz».

Sem «a menor dúvida» de que vai ser «um jogo extremamente difícil», Paulo Fonseca afiançou que não considera o SC Braga fragilizado depois do mercado de inverno e traçou mesmo o raio-x à equipa arsenalista.

«Tem características especiais, jogam de forma diversa nos diferentes corredores. É uma equipa muito profunda, que sai bem para o ataque. Uma equipa que gosta de ter bola e gosta de assumir o comando do jogo. Não vejo, sinceramente, grandes debilidades no Braga. É uma equipa que defende bem, que é agressiva no momento defensivo e trabalha muito nessa fase. É uma equipa que, com as suas movimentações, cria grandes indefinições nas outras equipas», destacou, admitindo porém que a sua Roma não vai alterar os seus princípios.

Com os problemas com Edin Dzeko completamente ultrapassados, Paulo Fonseca não abordou uma possível candidatura da Roma a vencer a Liga Europa, pensando antes «eliminatória a eliminatória».

Quinta, 18 Fevereiro 2021 - 17:55
Estádio Municipal de Braga
István Kovács

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=313432

Lipeste

zerozero.pt

ONZE ZZ DA JORNADA | Gelson Dala e Boa Morte ao ataque!

Mais uma ronda que chegou ao fim, mais uma oportunidade para conhecermos as principais figuras do Campeonato, neste caso através do «Onze ZZ» da 19.ª jornada. O zerozero reuniu as notas da performance dos jogadores ao longo desta ronda e apresenta-lhe agora os principais destaques.

As notas são atribuídas pelo jornalista que faz o acompanhamento da partida ao minuto e pelo jornalista que assiste ao encontro no estádio, para que o nível de subjetividade seja o mais reduzido possível, e podem ser consultadas no final de todas as partidas, no campo performance presente na ficha de jogo.

Gelson Dala, avançado do Rio Ave, e Aylton Boa Morte, avançado do Santa Clara, são as principais figuras num onze com nove equipas representadas.

Aqui está o «Onze ZZ» da 19.ª jornada [emoji294]

Gelson Dala e Aylton Boa Morte são as principais figuras num onze com nove equipas representadas. Concordas com estas escolhas? [emoji848]

Nota: Podem consultar todas as notas na ficha do próprio jogo, no campo performance. https://t.co/truQdaFQNj
https://twitter.com/zerozeropt/status/1362002880195133444?ref_src=twsrc%5Etfw

Pawel Kieszek
Fahd Moufi
Lazar Rosic
Cristián Borja
Jhon Murillo
João Palhinha
Yaya Sithole
Alberth Elis
Madi Queta
Gelson Dala
Aylton Boa Morte

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=313429

Lipeste

zerozero.pt

«Os Nossos Puskás»: Qual o melhor golo da jornada 19?

A jornada 19 já ficou para trás e chegou a hora do primeiro balanço. Depois de apresentado o «Onze ZZ», é hora de olhamos para os melhores golos da ronda. O zerozero viu e reviu todos os 26 golos e reduziu a escolha a cinco para que escolha agora o vencedor da jornada na rubrica «Os Nossos Puskás».

A nossa viagem começa no arquipélago da Madeira. O Nacional saiu derrotado na receção ao Farense (2x3), mas na história do jogo fica o belíssimo golo de João Vigário.

Seguimos para Portimão. O Portimonense recebeu e goleou o Gil Vicente (4x1), com Aylton Boa Morte em plano de destaque. O extremo apontou um golo fantástico e contribuiu de forma decisiva para o desfecho de glória para os algarvios. Já Beto saltou do banco para também ele deixar a sua marca no jogo.

Nos Açores, o Santa Clara perdeu frente ao SC Braga (0x1), por culpa de um míssil de Cristián Borja. Vale a pena ver e rever esse momento do lateral colombiano.

Por fim, na capital portuguesa, mais concretamente no Estádio de Alvalade, o líder Sporting não vacilou na receção ao Paços de Ferreira (2x0), numa vitória confirmada com um excelente golo de João Palhinha. Estão escolhidos os nomeados, cabe-lhe a si decidir. Na sua opinião, qual foi o melhor?

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=313430


Lipeste

abola.pt

Carvalhal: «Vamos olhos nos olhos com a Roma»

O treinador do SC Braga, Carlos Carvalhal, não tem dúvidas da qualidade da Roma a todos os níveis, mas assegura que sua equipa vai, na quinta-feira, lutar pela vitória, em jogo da Liga Europa.

«Vamos defrontar um grande clube. É uma daquelas equipas que quando tem paragens internacionais o treinador fica quase sozinho. Isso demonstra a qualidade da equipa. Também tem um forte coletivo, um treinador muitíssimo bom e que conhecemos bem. A Roma tem uma dinâmica ofensiva muito forte, mas tem sofrido algumas oscilações defensivas. Está em terceiro no campeonato e vamos defrontar uma equipa de topo do futebol», realçou o treinador dos guerreiros em conferência de imprensa.

O SC Braga tem realizado muitos jogos em pouco tempo.

«Só temos feito treinos de recuperações e temos sobrevivido as contrariedades das saídas e dos jogadores lesionados. Este SC braga tem atletas com grande abnegação e vamos olhos nos olhos com a Roma. Queremos ficar dentro da eliminatória e é isso que estamos apostados em fazer.»

A Roma conta com Paulo Fonseca no comando técnico.

«Sei como a Roma joga e conhecemos ao pormenor os pontos fortes, que são muitos. Também têm algumas vulnerabilidades, como todas as equipas. Com a tecnologia que temos não me parece que exista vantagem de parte a parte.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-02-17/sc-braga-carvalhal-vamos-olhos-nos-olhos-com-a-roma/879454/471

Lipeste

abola.pt

«Queremos explorar as debilidades da Roma»

Melhor marcador do SC Braga nas competições europeias, com 13 golos, Ricardo Horta abordou com ambição o jogo desta quinta-feira com a Roma (17.55 horas).

«É motivo de muito orgulho ser um dos melhores marcadores, mas o foco passa pela equipa. Queremos vencer este jogo, a Roma é uma grande equipa, mas também temos os nossos pontos fortes e queremos vencer», começou por dizer o jogador de 26 anos, deixando a garantia:

«Vamos entrar com o espírito que nos carateriza, sempre com grande vontade de vencer. Podemos prometer grande ambição de vencer este primeiro jogo.»

E nem o calendário congestionado tira forças à ambição dos bracarenses: «São muito jogos, em 30 dias creio que tivemos 10 jogos, mas estamos todos preparados e focados nos nossos objetivos. Há uma grande coesão e isso faz-nos fazer jogos com qualidade.»
 

«Ainda hoje estivemos a ver os últimos detalhes sobre a Roma, vimos as suas debilidades, que sofrem golos após aquela fase de construção, e é isso que vamos tentar explorar. Vamos tentar fazer das fraquezas deles as nossas forças», salientou.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-02-17/sc-braga-queremos-explorar-as-debilidades-da-roma/879453/471

Lipeste

ojogo.pt

Ricardo Horta: ″Sabemos quais as debilidades da Roma e vamos explorá-las″

Avançado do Braga prometeu uma equipa ambiciosa e com um grande espírito de entreajuda na missão de "esquecer" o calendário sobrecarregado

Ricardo Horta foi o jogador escolhido para fazer a antevisão do Braga-Roma da Liga Europa e revelou que os minhotos têm uma estratégia para tentarem aproveitar os pontos fracos da equipa de Paulo Fonseca. "Sabemos que será uma tarefa difícil, porque a Roma é uma grande equipa. No entanto analisámos o adversário e sabemos que sofrem muitos golos com perdas de bola na primeira fase de construção. Vamos tentar explorar esse ponto fraco", adiantou o avançado do Braga.

Garantindo estar "orgulhoso" pelos golos que tem marcado pelos arsenalistas em provas internacionais, Ricardo Horta prometeu uma equipa ambiciosa e com grande espírito de entreajuda para "fintar" o calendário sobrecarregado e ser competitiva no palco europeu. "Em 30 dias tivemos 10 jogos, mas estamos todos preparados e focados no que é o nosso objetivo. Estamos todos prontos para ajudar e as trocas na equipa não alteram a nossa qualidade, pois temos um grande espírito que nos tem permitido continuar com a qualidade demonstrada nos últimos jogos. Vamos entrar em campo com o espírito que nos caracteriza, sempre com grande vontade de vencer. Também somos uma grande equipa, temos grande ambição e vamos ombrear o jogo com a Roma", concluiu.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/ricardo-horta-sabemos-quais-as-debilidades-da-roma-e-vamos-explora-las-13361204.html

Lipeste

ojogo.pt

″Andar a caminhar sobre isto é andar a caminhar sobre arame farpado″

Carlos Carvalhal, treinador do Braga, sobre o apertado calendário de jogos, em conferência de Imprensa de antevisão ao jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, contra a Roma.

Tempo de recuperação: "A realidade é que temos jogado em desvantagem contra quase todos os adversários, menos o FC Porto, em relação ao tempo de recuperação. Não sei se é mais complicado ter só dois dias para recuperar ou ter seis ou sete jogos no mês. Ninguém recupera em três dias. Joga-se de três em três dias, faz-se dois ou três jogos seguidos, mas jogar sempre, quatro, cinco, seis, sete, oito... Os jogadores estão em défice. Não há recuperação completa. Há capacidade de fazer dois, três jogos seguidos, mas quando se entra no quarto já é gravoso. 24 horas fazem toda a diferença. Às vezes vejo comentários completamente ignorantes. Pessoas dizem que em Inglaterra se joga de três em três dias. Não se joga de três em três dias, jogam três, depois quatro. Faz toda a diferença. Jogar de três em três dias penso que é quase único. Apanha os jogadores na linha vermelha, pode provocar lesões e não há recuperações completas. Há muita ignorância sobre o assunto."

Caminhar sobre em arame farpado: "Reportem ao ano passado e digam-me quantas equipas fizeram três jogos seguidos de três em três dias. Eu não vi. Não é normal. O normal é três, quatro dias. Quando jogam na Liga Europa, normalmente os jogos do campeonato passam para a segunda-feira, tem sido o normal, para dar o afastamento. Faz toda a diferença, andar a caminhar sobre isto é andar a caminhar sobre arame farpado e o Braga tem feito isso muito bem, graças ao excelente grupo que tenho, com jogadores de grande caráter."

Roma tem seis jogos num mês: "Vamos jogar contra equipa que tem seis jogos num mês, quando nós temos 10. Qual está mais fresca? Parece-me óbvio. 72h de recuperação, contra quatro ou cinco dias. Não é a diferença da densidade, mas o afastamento entre os jogos.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/andar-a-caminhar-sobre-isto-e-andar-a-caminhar-sobre-arame-farpado-13361265.html

Lipeste

record.pt

Castro falha jogo com a Roma

O médio, que sofreu uma entorse no tornozelo direito, não subiu ao relvado no treino desta quarta-feira



No último treino do Sp. Braga antes da receção à Roma, para a Liga Europa, Castro foi ausência notada na sessão desta quarta-feira. Nos 15 minutos abertos à comunicação social, o médio, que sofreu uma entorse no tornozelo direito, não subiu ao relvado e vai falhar o duelo desta quinta-feira, tal como aconteceu nas últimas três partidas.   

De fora do embate com os italianos estão David Carmo, Moura, Iuri Medeiros e Rui Fonte, todos a recuperar de graves lesões. 

Por José Mário

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/castro-falha-jogo-com-a-roma?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Carlos Carvalhal: «Vamos defrontar uma equipa de topo europeu»

Treinador do Sp. Braga na antevisão ao jogo com a Roma


O Sp. Braga recebe esta quinta-feira (17H55) a Roma de Paulo Fonseca, na 1ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa, e Carlos Carvalhal dá a receita para o embate ante os italianos: "Temos uma grande vontade de fazer bem", disse o técnico dos arsenalistas.

Elogios ao adversário 

Vamos defrontar uma grande equipa, uma equipa que quando há paragens internacionais o treinador fica sozinho. Tem 18 internacionais A e isso demonstra a qualidade desta equipa. Há qualidade individual e coletiva, tem um treinador muitíssimo bom, como identidade muito própria, com dinâmica ofensiva forte. Teve algumas mudanças no setor defensivo e que lhe tem custado alguns golos sofridos. É 3.º no campeonato italiano e vamos defrontar uma equipa de topo europeu. O Sp. Braga tem grande carácter, com jogadores a querer progredir, a aspirar a chegar ao topo do futebol, gente de trabalho, numa equipa que tem uma identidade boa, os jogadores conseguem acreditar nesta ideia. Não evoluiu tanto porque não fazemos um treino aquisitivo, andámos sempre em recuperação. É este Sp. Braga de grande vontade de fazer bem, de olhar olhos nos olhos a Roma e tentar discutir a eliminatória. Queremos ficar em vantagem, mas sabemos que nada fica decidido amanhã.

Vantagem para Paulo Fonseca por ter treinado o Sp. Braga?

Sei como a Roma joga, os pontos fortes, que são muitos, mas tem algumas vulnerabilidades. O Paulo Fonseca também conhecerá virtudes e fraquezas e hoje em dia, com as imagens e os detalhes, não me parece que haja vantagem para ninguém. Duas boas equipas e ambas vão tentar ganhar o jogo, porque não estou a ver a Roma a defender no jogo, pois tem uma matriz ofensiva. Tal como nós... Adivinha-se um grande jogo de futebol. 

Já Ricardo Horta mostra-se ambicioso para o duelo com os romanos.

"Vamos entrar com o espírito que nos caracteriza, sempre com grande vontade de vencer, sabendo que do outro lado está uma equipa muito forte. Há muita ambição de vencer este primeiro jogo". 

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/carlos-carvalhal-vamos-defrontar-uma-equipa-de-topo-europeu?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

scbraga.pt

R. Horta garante "grande vontade de vencer" - Sporting Clube de Braga

Pela frente vai estar um gigante italiano chamado AS Roma, mas nada nem ninguém retira a ambição ao SC Braga.

Ricardo Horta, o senhor UEFA Europa League, lançou a partida com o conjunto italiano e foi porta-voz da ambição da equipa para mais uma batalha europeia.

Há muita qualidade na equipa de Paulo Fonseca, mas também há fragilidades que os Gverreiros pretendem explorar.

Melhor marcador do clube na Europa

"É um motivo de orgulho, mas o foco está naquilo que é a equipa e queremos muito vencer este jogo".

AS Roma

"Analisámos bem a equipa da AS Roma. Ainda hoje estivemos a analisar os últimos detalhes. Sabemos que sofrem muitos golos, sobretudo na primeira fase de construção e é isso que vamos tentar explorar também. Queremos fazer das fraquezas deles as nossas forças e vencer o jogo".

Grupo unido e preparado para as exigências

"São muito jogos. Em trinta dias tivemos dez jogos, mas estamos todos preparados e focados no objetivo. Todos estão prontos para ajudar e quando mexemos a nossa qualidade de jogo não se altera. Temos um grande espírito de equipa, que nos permite responder da forma que temos respondido".

O espírito de sempre

"Vamos entrar com o espírito que nos caracteriza, sempre com grande vontade de vencer. Sabemos que temos do outro lado uma grande equipa, mas vamos fazer tudo para conseguir um resultado positivo em nossa casa, sabendo que ainda há o encontro em casa deles".

em: https://scbraga.pt/r-horta-garante-grande-vonta-de-vencer/