News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste

Correio do Minho








Diário do Minho




Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Pistas para perceber a chave tática que pode decidir o Benfica-SC Braga

O Maisfutebol falou com três analistas para perceber onde pode estar a chave que defina no próximo sábado o confronto que ameaça transformar-se no jogo da época: os três deram ideias diferentes, mas que ajudam a olhar para o que se vai passar no relvado da Luz com mais conhecimento.


Por: Sérgio Pereira

Sábado, 20.30 horas, Estádio da Luz.

Já há data, hora e local, claro, para se disputar aquele que ameaça ser o jogo da época no futebol português. O Benfica recebe o SC Braga e muito da luta pelo título acabará por ser definido pelo que sair deste confronto. Para um lado ou para outro.

Se o Benfica ganhar e entrar nas últimas três jornadas com quatro pontos de avanço, dificilmente não será campeão. Já se perder pontos, antes de jogar em Alvalade, arrisca-se a entrar numa espiral de pressão à qual será seguramente difícil sobreviver.

Ora por isso, o Maisfutebol olha para este jogo com especial atenção e pela perspetiva de três especialistas: três homens habituados a analisar o futebol que vamos vendo em Portugal.

A pergunta é muito simples: que aspeto tático pode ser definir o Benfica-SC Braga?

Os três deram respostas diferentes, embora Pedro Bouças e Diogo Arcelão tenham uma análise com pontos em comum. Pedro Bouças acredita que a chave do jogo, sobretudo olhando para o que foi a deslocação do Sp. Braga a Alvalade, pode estar na capacidade bracarense se pressionar alto e do Benfica em ultrapassar essa pressão alta. Quem ganhar esse duelo, fica em clara vantagem.

Já Diogo Arcelão destaca a importância das transições defensivas, tanto para o Benfica como para o SC Braga, pela capacidade muito forte das duas equipas em situações de igualdade ou superioridade numérica nas saídas rápidas para o ataque.

Já o treinador João Nuno Fonseca destaca a capacidade de Benfica e SC Braga se adaptarem ao que o jogo pede durante a própria partida, pelo que imagina um confronto muito equilibrado e encaixado. Por isso mesmo, aponta às bolas paradas como decisivas para o desfecho.

Vale a pena referir, já agora, que a este propósito o analista Diogo Arcelão considera que vamos poder ver um de dois jogos distintos: ou muito fechado, com as equipas à procura de uma brecha para ganharem num lance isolado, ou então completamente aberto, com muitos ataques rápidos e contra-ataques, para um resultado com vários golos.

«As dinâmicas inicialmente criadas por Roger Schmidt, como o jogo interior, aproveitamento do espaço entrelinhas, dinâmicas do Gonçalo Ramos a arrastar a oposição (com o extremo ou o 10 a atacar o espaço livre) e a construção de jogadas através de superioridade nos corredores laterais já não têm a mesma fluidez e imprevisibilidade do início da época», refere.

«Já o SC Braga apresenta índices de confiança bem acima do adversário e dinâmicas ofensivas muito fortes, tanto em construção pelos corredores laterais como no ataque à profundidade, aproveitando o facto de Abel Ruiz e Banza serem muito fortes nas roturas entre adversários.»

Pedro Bouças, treinador, analista e comentador

Ex-Boavista, Santos, BSad e Futebol Benfica


«O que eu acho que pode ser um fator chave para a resolução do jogo tem a ver com a capacidade de pressão do SC Braga e a capacidade do Benfica para sair dessa pressão. O que é que eu quero dizer com isto? Se recordarmos por exemplo aquilo que o SC Braga fez em Alvalade, é uma equipa que pressiona a campo inteiro e, quando essa pressão resulta, quando consegue recuperar bolas no meio-campo ofensivo, torna-se uma equipa muito perigosa: faz muitos golos dessa forma, porque recupera a bola e fica a atacar só contra os defesas adversários. E aí tem o Ricardo Horta e o Iuri e o próprio Abel Ruiz, que são jogadores que definem com muita qualidade. Por outro lado, se se depara com uma equipa que consegue bater essa primeira pressão, como foi o caso do Sporting, abre-se ali espaço e a equipa que bate a pressão fica a atacar apenas contra os defesas do SC Braga e com muito espaço para correr. Se recordarmos os golos em Alvalade, há mais que um golo em que os jogadores do Sporting têm muito espaço para correr no meio-campo adversário, contra poucos adversários. Portanto, eu acho que essa capacidade que o Benfica demonstrar para, quando a bola estiver nos seus defesas, conseguir sair a jogar batendo os jogadores do SC Braga que vêm pressionar alto, pode decidir muito do jogo. Ou seja, se o SC Braga recuperar bolas nesse momento pode chegar ao golo, se não recuperar está no limbo de poder sofrer golo. Portanto, acho que esse pode ser uma das chaves táticas do jogo: a capacidade de pressão do SC Braga e a capacidade de sair dessa pressão por parte do Benfica. Quem for bem-sucedido nesse momento, acho que está em vantagem.»

João Nuno Fonseca, treinador de futebol

Ex-Reims, Benfica, Nantes e Academia Aspire


«Acho que vai ser um jogo taticamente muito equilibrado, porque as duas equipas têm tido uma consistência bastante grande ao longo da época. Apesar do Benfica ter um ascendente em termos coletivos, vai acabar por impor o seu jogo ofensivo, mas acredito que o jogo vai ser muito importante nas bolas paradas. Acredito que o encaixe das equipas poderá ser quase perfeito, porque tanto o Benfica como o SC Braga demonstram inteligência para se ajustarem ao longo da partida, ainda que do meu ponto de vista, e pelo que têm sido os últimos jogos, o Benfica vai por necessidade impor o seu jogo ofensivo e tentar dominar o encontro. Já o SC Braga estará mais à procura das transições ofensivas rápidas. Mas de qualquer forma, reforço a importância das bolas paradas no que vai ser a definição deste jogo.»

Diogo Arcelão, observador e analista de futebol

Sacavenense, ex-Sporting e Sintrense


«Um dos aspetos específicos que acredito que pode ser decisivo é o trabalho das transições defensivas. Ambas as equipas possuem jogadores muito rápidos e eficazes em ataques com superioridade, e a equipa que apresentar um equilíbrio ofensivo mais eficaz terá mais facilidade na reação à perda da bola e na sua recuperação, não deixando assim o adversário criar oportunidades de golo com superioridade ou igualdade numérica. A defesa dos corredores pode tornar-se muito importante devido à imprevisibilidade das equipas nesse aspeto, com Ricardo Horta e Bruma ou David Neres e João Mário. Por isso a equipa que conseguir defensivamente colocar pelo menos dois homens a defender nos corredores vai ter coberturas garantidas e uma vantagem enorme. Acredito que será um jogo muito equilibrado, no qual os detalhes vão ser decisivos. Acredito, no fundo, que será um jogo muito equilibrado, no qual os detalhes vão ser decisivos para ditar o vencedor, sem esquecer que o estádio cheio a apoiar o Benfica também pode ser importante para a equipa, tornando-se na realidade o 12º jogador.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/analise/benfica/pistas-para-perceber-a-chave-tatica-que-pode-decidir-o-benfica-sp-braga

Lipeste

tribuna.expresso.pt

Artur Jorge: "A maior responsabilidade está da parte do Benfica, que investiu e apostou"

Na conferência de imprensa de antevisão da deslocação à Luz (sábado, 20h30, BTV), o técnico do SC Braga passou a pressão para o lado dos líderes da I Liga, que estão seis pontos à frente dos minhotos. Artur Jorge rejeitou tratar-se do jogo mais importante da história do clube, lembrando que, caso tivesse derrotado o Casa Pia e o Chaves em casa, a sua equipa estaria em primeiro

Abordagem ao jogo

"Aquilo com que mais me preocupo é que o nosso lado competitivo possa estar em destaque. Tem sido esse o caminho que nos tem trazido até hoje, a competitividade e competência que temos tido em cada um dos jogos. Essa competência permite-nos vir de uma sequência de oito jogos, com sete vitórias e um empate, e é essa competitividade que espero ter amanhã. E esperar que possamos ter, como equipa, a determinação, ambição e coragem suficientes para irmos em busca de um jogo bem conseguido e em que procuraremos ganhar, como todos os outros"

Quem é o favorito?

"Diria que, se quisermos colocar aqui algum tipo de responsabilidade, a maior responsabilidade está da parte do Benfica, que investiu e apostou. O que procuraremos é ter a capacidade de ser um Braga forte, determinado e ambicioso e, acima de tudo, olhar para o jogo com a ambição de o vencer"

É um dos jogos mais importantes da história do SC Braga?

"Não, não quero que assim seja. Não quero considerar que seja um jogo mais importante do que os outros que tivemos até aqui. Esta caminhada faz-se do que fizemos até ao dia de hoje. Tivemos percalços, não quero destacar este jogo em termos de época nem o poderei considerar enquanto história porque temos uma história mais rica do que a que se possa destacar apenas num jogo"

SC Braga num excelente momento

"Temos trabalhado para fazer uma ponta final de grande nível, não só em termos exibicionais, mas também de resultados. Não me quero alongar muito na avaliação dos rivais, mas sabemos qual o caminho e o que temos para fazer. Não deveriam esperar menos que um SC Braga forte nesta ponta final. Procuraremos manter isso na ponta final do caminho"

SC Braga perdeu em Alvalade e no Dragão

"O importante para nós é a consistência. Em oito jogos, temos sete vitórias. Se tivéssemos ganho ao Chaves e ao Casa Pia, estaríamos em primeiro lugar"

Condição física de Al Musrati

"Ainda não fiz a convocatória, vou partilhá-la primeiro com os meus jogadores"

em: https://tribuna.expresso.pt/futebol-nacional/2023-05-05-Artur-Jorge-A-maior-responsabilidade-esta-da-parte-do-Benfica-que-investiu-e-apostou-afc8547f

Lipeste

rtp.pt

Números e Curiosidades – Jornada 31 da I Liga

O que vai acontecer nesta 31.ª jornada:

- A 14.ª jornada da 2.ª volta.

- 25.º confronto entre Marítimo e Rio Ave no Funchal.

- Famalicão e Desp. Chaves voltam a defrontar-se 30 anos depois (!) no Minho.

- O 24.º confronto entre Boavista e Estoril no Bessa, o 2.º de forma consecutiva.

- O 7.º confronto entre Santa Clara e Gil Vicente em São Miguel.

- O 66.º clássico vermelho entre o Benfica e o SC Braga no estádio da Luz.

- O 6.º confronto entre Arouca e FC Porto na serra da Freita, o segundo de forma consecutiva.

- O 24.º confronto na Capital do Móvel entre Paços de Ferreira e Sporting, o 4.º de forma consecutiva.

- O 3.º dérbi minhoto entre Vitória SC e Vizela em Guimarães.

- E um encontro inédito, o Casa Pia-Portimonense.

- Armando Evangelista vai completar 70 jogos como treinador na I Liga.

- Armando Evangelista vai passar a ser o treinador com mais jogos pelo Arouca no escalão principal. (vai ultrapassar Pedro Emanuel).

O que poderá acontecer nesta 31.ª jornada:

- O SC Braga vencer pela 3.ª vez, nas últimas 4 épocas, o Benfica na Luz.

- O Braga marcar na Luz pelo 8.º confronto consecutivo.

- O Arouca pontuar pela 1.ª vez na sua história em casa frente ao FC Porto.

- O FC Porto somar a sua 6.ª vitória consecutiva e completar 8 meses sem perder fora de casa.

- O Paços de Ferreira voltar a vencer em casa o Sporting... 10 anos depois.

- O Sporting somar a 11.ª jornada consecutiva sem perder. (É actualmente a equipa que não perde há mais tempo)

- O Gil Vicente chegar aos 600 minutos sem golos (!) (Não marca há 570 minutos). Já é o recorde negativo deste campeonato.

- O Santa Clara voltar às vitórias 1 volta completa depois.

- Estoril somar a 20.ª jornada consecutiva sem empatar. (mais de 1 volta completa)

- Kiko Bondoso (Vizela) completar 65 jogos a jogar consecutivamente na liga.

- Santa Clara sofrer golos pela 15.ª jornada consecutiva.

- A 4.ª jornada consecutiva sem 0-0.

Séries em aberto à entrada para a 31.ª jornada:

- Não marca há mais tempo: Gil Vicente – 570 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo: FC Porto - 180 minutos.

- Não marca há mais tempo em casa: Vitória SC - 320 minutos.

- Não marca há mais tempo fora: Gil Vicente – 300 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo em casa: Chaves – 210 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo fora: FC Porto – 170 minutos.

- Marca há mais jornadas consecutivas: Braga – 5 jornadas.

- Sofre golos há mais jornadas consecutivas: Santa Clara – 14 jornadas.

- Mais jornadas consecutivas sem vencer: Santa Clara - 17 jornadas.

- Mais jornadas sem empatar: Estoril - 19 jornadas.

- Mais jornadas sem perder: Sporting - 10 jornadas.

- Mais vitórias consecutivas: Braga - 5 jornadas.

- Mais empates consecutivos: Ninguém.

- Mais derrotas consecutivas: Gil Vicente – 3 jornadas.

Séries "incríveis":

- Portimonense vê cartões há 107 jornadas consecutivas.

– Estoril não empata um jogo há 19 jornadas.

- Marítimo não empata um jogo há 16 jornadas.

- Gil Vicente não marca 1 golo há 570 minutos.

- Santa Clara não vence em casa há 5 meses.

- Kiko Bondoso (Vizela) joga há 64 jornadas consecutivas na I Liga.

- Sérgio Conceição treina consecutivamente na I Liga há 200 jornadas (!)

Curiosidades:

- 270 jogos até ao momento, 130 vitórias para as equipas visitadas e 92 vitórias para as equipas visitantes (48 empates).

- Estão marcados até ao momento 658 golos (230 de jogadores portugueses).

- Gonçalo Ramos (Benfica) e João Mário (Benfica) são os melhores marcadores do campeonato com 17 golos.

- O resultado mais repetido – 1-0 (75 vezes).

- Totalistas – São ainda 4 jogadores que jogaram todos os minutos do campeonato.

- Já tivemos 100 cartões vermelhos.

- Foram assinalados 103 penáltis (66 convertidos).

- Estádio com mais golos – Luz - 56 golos.

- Estádio com menos golos – Barcelos - 24 golos.

SERÁ?

- Será que o Gil Vicente vai aumentar ainda mais o recorde negativo deste campeonato de não marcar golos? Não marca há 570 minutos (!)

CONTAS

Se o Santa Clara perder e o Marítimo vencer... o Santa Clara desce já nesta jornada.

em:
https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/numeros-e-curiosidades-jornada-31-da-i-liga_d1484248

Lipeste

record.pt

Diogo Fonseca indica o caminho para o sucesso do SC Braga B na "final" frente ao Alverca

Só a vitória permitirá que os arsenalistas continuem a lutar pela subida à 2.ª Liga


Na última jornada da fase de subida da Liga 3, o SC Braga B recebe, este sábado, o Alverca com o objetivo único de vencer, pois só o triunfo garante aos minhotos o 2.º lugar da Série 1 e a consequente presença no play-off frente ao 2.º classificado da Série 2.

"Sabemos que este jogo é uma final e que o Alverca joga com dois resultados. Vamos encarar a partida com máxima seriedade, pois só nos interessa ganhar e conquistar os três pontos", afirmou Diogo Fonseca, médio defensivo que participou em 23 jogos do SC Braga B na presente edição da Liga 3, tendo contribuído com um golo e uma assistência.

"O jogo vai ter 90 minutos e durante esse tempo temos que ter coesão defensiva, aproveitar as oportunidades que criarmos na frente e ser pacientes. Se o fizermos conseguiremos colocar em prática as nossas ideias e dessa forma estaremos mais perto de ganhar e de conseguir o nosso objetivo", prosseguiu o jogador, ainda em declarações à comunicação dos arsenalistas.

O duelo tem pontapé de saída marcado para as 18 horas, no Complexo Desportivo de Fão e os sócios do SC Braga têm entrada gratuita, enquanto os bilhetes para o público em geral têm o custo de 5 euros. Diogo Fonseca, de resto, espera poder contar com a força vinda das bancadas.

"Temos tido bons resultados em casa e queremos somar mais uma vitória. Com o apoio dos nossos adeptos somos mais fortes e contamos com eles para alcançarmos o objetivo de marcar presença na próxima fase", concluiu.

Por Record: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-3/detalhe/diogo-fonseca-indica-o-caminho-para-o-sucesso-do-sp-braga-b-na-final-frente-ao-alverca?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

abola.pt

«A maior responsabilidade está do lado do Benfica»

Por: Carlos Vara

Com oito triunfos e dois empates nos últimos 10 jogos, o SC Braga chega ao encontro com o Benfica no melhor momento da temporada. A equipa treinada por Artur Jorge não perder desde finais de fevereiro, quando foi derrotada em Guimarães para a jornada 22 da Liga, e entretanto foi recuperando margem para a liderança e está agora a seis pontos dos encarnados.

É com essa distância e com os objetivos intactos na corrida à Champions que o guerreiro chega à Luz, mas Artur Jorge não assume qualquer favoritismo para o jogo. «A maior responsabilidade está do lado do Benfica porque investiu e apostou nesta classificação, mas vamos certamente ter um Braga forte e determinado e que vai olhar para o jogo com determinação», diz o treinador dos guerreiros.

Artur Jorge liberta-se da pressão do jogo, portanto, e na mesma linha de pensamento não caracteriza a visita à Luz como um dos jogos mais importantes da história do SC Braga.  «Não quero que assim seja, esta caminhada não se faz de um jogo só, faz-se de um percurso. Nós tivemos alguns percalços mas tivemos sobretudo muitas vitórias e temos uma história muito rica e essa história não se reduz a um jogo», argumenta.

Certo é que o guerreiro vai apresentar-se na Luz altamente motivado e com crença num bom resultado. «Que possamos ter determinação e coragem para ir em busca de um jogo bem conseguido. Vamos à Luz procurar ganhar como fizemos em todos os outros jogos.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2023-05-05/sc-braga-a-maior-responsabilidade-esta-do-lado-do-benfica/986397/471

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«A maior responsabilidade é do Benfica que investiu na sua própria classificação»

O técnico do SC Braga fez a antevisão da visita à Luz, jogo que pode ser decisivo na luta pelo título


Consistência foi a palavra mais utilizada por Artur Jorge, na conferência antes da visita do SC Braga à Luz. O técnico aproveitou ainda aligeirar a pressão da equipa em vésperas do confronto que pode ser importante nas contas do título.

«O nosso lado competitivo esteve em destaque no caminho que nos trouxe onde estamos hoje. Conseguimos ser competitivos e tivemos competência. Essa competência dá-nos o registo de sete vitórias e um empate nos últimos oito jogos. Espero ter essa competitividade amanhã [sábado] e que possamos ter a determinação, ambição e coragem suficientes para irmos em busca de um jogo bem conseguido. Vamos tentar ganhar como nos outros jogos», começou por dizer, em conferência de imprensa.

«Diria que a maior responsabilidade é do Benfica que investiu e apostou na sua própria classificação. Vamos procurar ter um SC Braga forte, determinado, ambicioso e acima de tudo, com capacidade de olhar para o jogo com determinação para o vencer», acrescentou. 

Será este o jogo mais importante da história do SC Braga? Artur Jorge sublinhou que não. «Não é mais importante que os outros. Esta caminhada não se faz de apenas um jogo. Na maioria dos jogos conseguimos ter capacidade para atingirmos os nossos objetivos. Tivemos alguns percalços, não quero destacar este jogo nem no que respeita à época nem à história do SC Braga. Temos uma história mais rica do que apenas este jogo», defendeu. 

O treinador lembrou ainda que se os minhotos tivessem vencido «Desp. Chaves e Casa Pia, clubes não considerados "grandes"» estariam em primeiro lugar e recusou adiantar quem está mais forte dos três da frente nesta reta final.

«Temos trabalhado para fazer uma ponta final de grande nível exibicional e em termos de resultados. Não me quero alongar no que diz respeito à avaliação dos rivais, mas sabemos qual o caminho e o que temos para fazer. Estamos bem e fortes. Disse há umas semanas que não deviam esperar menos do que um SC  Braga forte [nesta reta final]. É o que vamos tentar manter nos quatro jogos finais do campeonato», reforçou.

Al-Musrati saiu com queixas físicas no jogo do último sábado, frente ao Portimonense, e Artur Jorge não adiantou se o líbio estará disponível para o jogo com o Benfica.

Separados seis pontos (com o FC Porto pelo meio), Benfica e SC Braga defrontam-se este sábado, às 20h30, na Luz. 

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/liga/a-maior-responsabilidade-e-do-benfica-que-investiu-na-sua-propria-classificacao

Lipeste

ojogo.pt

"A responsabilidade só está do lado do Benfica, que investiu para a sua classificação"

Artur Jorge fez a antevisão ao jogo frente ao Benfica, da 31.ª jornada da I Liga, agendado para as 20h30 de sábado, no Estádio da Luz.

Artur Jorge foi de curtas palavras, respostas mais sucintas, procurando desfazer ou retirar pressão a um jogo que coloca o Braga numa situação privilegiada para discutir o título até final do Campeonato. Foi, claro, a caraterizar os ingredientes da visita à Luz.

"O que me preocupa é que o nosso lado competitivo possa estar em destaque, é o caminho que temos feito até aqui, para além, naturalmente, da competência. Queremos ser fiéis a esta envolvência de oito jogos com sete vitórias e um empate. É essa competitividade que espero que a equipa tenha amanhã, que não falte ambição e motivação, num jogo bem conseguido e que o possamos ganhar como todos os outros", sublinhou o técnico, pondo de parte qualquer responsabilidade do Braga neste desafio que pode significar, em caso de vitória bracarense, uma aproximação séria do topo da Liga, situada em três pontos para as águias.

"Eu diria que se quiséssemos colocar algum tipo de responsabilidade, essa está do lado do Benfica, que investiu para ter a sua própria classificação. Nós queremos ser fortes, determinados e ambiciosos e olhar o jogo com a determinação de o poder vencer", classificou, não aceitando o rótulo de um jogos mais importantes em nome da afirmação nacional do Braga.

"Não quero que assim seja, não pode ser mais importante que todos os outros que tivemos até aqui. A nossa caminhada não se faz de um jogo, é de um percurso no qual tivemos a capacidade de atingir os objetivos na maioria dos jogos. Não se coloca essa questão histórica, pois o Braga tem uma história muito mais rica que um jogo só", atestou, furtando-se a medir argumentos finais dos três pretendentes ao primeiro lugar.

"Admito que temos trabalhado para isso, para uma reta final de grande nível. Não me quero alongar na motivação dos rivais. Não devemos esperar menos que um Braga forte nesta ponta final", rematou.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/a-responsabilidade-so-esta-do-lado-do-benfica-que-investiu-para-a-sua-classificacao-16299114.html

Lipeste

record.pt

Artur Jorge antecipa jogo na Luz: «A maior responsabilidade está na parte do Benfica»

Treinador do SC Braga assume que encontro de amanhã "não é mais importante do que os outros»


Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, fez esta sexta-feira a antevisão ao jogo com o Benfica, no Estádio da Luz (20h30), num jogo a contar para a 31.ª jornada.

Pesará mais o lado competitivo ou emocional?
"O que mais me preocupa é o lado competitivo, que possa estar em destaque. Tem sido esse o caminho que nos tem trazido onde estamos, para além da competência, com um registo de oito jogos com sete vitórias e um empate.  É essa competitividade que espero, além da determinação e coragem para fazer um jogo bem conseguido e onde procuraremos ganhar".

Algum favorito?
"A maior responsabilidade está na parte do Benfica, que investiu e apostou para isso e está refletido classificação. Quero é um SC Braga forte, determinado, ambicioso e a olhar para o jogo com determinação para o vencer"

Jogo mais importante da história do SC Braga?
"Não quero que assim seja, não considero isso. Este jogo não é mais importante do que os outros. Esta caminhada faz-se de um trajeto e não de um jogo só. Um percurso em que na maioria dos jogos atingimos o objetivo. Não quero destacar este jogo na época nem na história, pois não posso resumir a história do clube, que é muito mais rica, e não se pode resumir um jogo".

Reta final forte e comparação com os rivais:
"Admito que temos trabalho para fazer uma ponta de final de grande nível. Temos conseguido, é um facto, mas não me quero alongar na avaliação dos rivais. Sabemos qual o caminho, o que queremos fazer. Estamos bem, não devemos esperar um Sp. Braga menos forte e vamos procurar manter isso nestes quatro jogos do campeonato".

Derrotas pesadas com grandes fora de casa:
"O importante é a consistência. Se tivéssemos vencido o Chaves e o Casa Pia, equipas que não são denominadas por vocês [jornalistas] como grandes, estaríamos em primeiro lugar". 

Consistência até final: 
"Não tenho dúvidas que queremos isso, porque só assim é que podemos alcançar os objetivos. Temos quatro jogos para evoluir, para crescer e encaramos esta reta final do campeonato com ambição".

Musrati vai a jogo? 
"Ainda não fiz a convocatória e vou partilhá-la com os meus

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/artur-jorge-antecipa-jogo-na-luz-a-maior-responsabilidade-esta-na-parte-do-benfica?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

ojogo.pt

Artur Jorge: "Jogo com o Benfica não é mais importante que outros"

Artur Jorge quer Braga com "ambição e coragem" para ganhar na Luz


O treinador Artur Jorge disse esta sexta-feira esperar um Braga com "ambição e coragem" para ir vencer ao Estádio da Luz o líder Benfica, no sábado, na 31.ª jornada da I Liga.

A quatro jornadas do fim do campeonato, as duas equipas estão separadas por seis pontos, com vantagem para os encarnados, com o FC Porto pelo meio e também interessado no resultado deste jogo.

"O que mais me preocupa é que o nosso lado competitivo possa estar em destaque, tem sido esse o caminho que temos feito e nos trouxe onde estamos hoje, para além da competência. Vimos numa sequência de oito jogos com sete vitórias e um empate, é essa competitividade que espero poder ter amanhã [sábado], com uma equipa determinada, ambição e coragem para fazer um jogo bem conseguido e procurar ganhar, como em todos os outros", disse na conferência de imprensa de antevisão.

Num jogo em que se vão defrontar os melhores ataques caseiros e forasteiros do campeonato, Benfica e Braga, respetivamente, Artur Jorge considera que a "maior responsabilidade" no jogo de sábado pertence ao Benfica, "que investiu e apostou" para estar na posição que ocupa atualmente.

O técnico recusou ainda a possibilidade deste ser o jogo mais importante da história do Braga por poder permitir uma aproximação ainda maior ao líder e, dessa forma, uma mais declarada candidatura a um nunca conseguido título nacional.

"Não quero que assim seja, este jogo não é mais importante que outros, esta caminhada não se fez de um jogo só, mas de um percurso em que, na maioria das vezes, ganhámos, sendo que também tivemos percalços. Mas não quero destacar este jogo na época, muito menos na história [do Braga], porque temos uma história mais rica que não se pode resumir a um jogo", disse.

Artur Jorge não quis fazer comparações com os rivais na luta pelo título, FC Porto e Benfica, mas "admitiu" ter trabalhado para que a equipa pudesse "fazer uma ponta final de grande nível".

"Tem sido um facto, não devemos esperar um Braga menos forte" até ao fim, disse.

Dos seis jogos com os denominados três grandes esta temporada, o Braga venceu um (3-0 ao Benfica), empatou dois (3-3 com o Sporting e 0-0 com o FC Porto, ambos em casa) e somou três derrotas, todas fora (dois 5-0 com o Sporting, para o campeonato e Taça da Liga, e 4-1 com o FC Porto).

Confrontado com esses números, Artur Jorge respondeu que o mais importante "é a consistência", reforçando o atual ciclo positivo de oito jogos seguidos.

"Se tivéssemos ganho ao Chaves e ao Casa Pia [derrotas], clubes que não são denominados grandes por vocês [jornalista], estaríamos em primeiro lugar", disse.

O técnico frisou mesmo a importância da consistência no crescimento do clube.

"Uso essa palavra e trabalho isso desde o primeiro dia, porque sabemos que só dessa forma podemos chegar ao fim do campeonato com os objetivos alcançados. Temos quatro jogos pela frente, com a expectativa de poder crescer e evoluir", disse.

Tormena está de regresso após ter cumprido castigo.

Braga, terceiro classificado, com 71 pontos, e Benfica, primeiro, com 77, defrontam-se a partir das 20:30 de sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa, jogo que será arbitrado por Luís Godinho, da associação de Évora.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/artur-jorge-jogo-com-o-benfica-nao-e-mais-importante-que-outros-16299204.html

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Benfica perdeu em Braga e empatou dérbi na Luz: «Não tem influência»

Treinador dos encarnados, Roger Schmidt, diz que resultados da primeira volta contra os dois adversários teoricamente mais difíceis até final não mexem com o grupo. «Neste ponto da época não faz sentido olhar para trás»


Por: Rafael Vaz

O Benfica recebe o Sporting de Braga no sábado, para a 31.ª jornada da I Liga, no primeiro de quatro jogos até final do campeonato. Os encarnados têm vantagem de quatro pontos para o FC Porto e seis para os minhotos e, depois da receção à equipa de Artur Jorge, visitam Portimão e Alvalade, antes da receção ao Santa Clara.

Na primeira volta, o Benfica perdeu em Braga (3-0) e empatou na receção ao Sporting (2-2) e, se o tipo de resultado se verificar na segunda volta ante os dois adversários, a liderança pode fugir na corrida ao título nacional que escapa desde 2019.

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de sábado, na Luz, Schmidt foi questionado sobre isso e se os resultados da primeira volta contra bracarenses e leões o preocupam, tendo sublinhando que «neste ponto da época não faz sentido olhar para trás».

«Não podemos mudar esses resultados, perdemos e empatámos, não faz sentido pensar nesses jogos, foram há meio ano, ou há cinco meses. Cada jogo tem a sua história, para amanhã não tem impacto. Temos quatro jogos, quatro pontos de vantagem para o FC Porto, seis para o Sporting de Braga, jogamos em casa com eles», começou por dizer, apontando o foco ao jogo, apenas.

«É estar focado nos 90 minutos, todo o barulho à volta e todas as coisas que aconteceram no passado não têm influência no jogo de amanhã. Do primeiro ao último apito, temos de mostrar a nossa qualidade e isso é decisivo para vencer o jogo. Os primeiros jogos contra qualquer das equipas não têm influência», rematou.

O Benfica-SC Braga tem apito inicial marcado para as 20h30 de sábado e arbitragem de Luís Godinho. Siga tudo, ao minuto, no Maisfutebol.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/roger-schmidt/benfica-perdeu-em-braga-e-empatou-derbi-na-luz-nao-tem-influencia

Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste

Correio do Minho






Diário do Minho






Lipeste

academiadasapostas.com

Grande ambiente em perspetiva na Luz, para o que para muitos será o "jogo do título". A poder ficar mais perto do objetivo, o Benfica promete assumir uma postura ofensiva e de comando tático da partida, perante um Braga personalizado na forma de atuar, que não deve deixar de pressionar alto e incomodar a primeira fase de construção das "águias". A qualidade ofensiva das equipas promete vir, assim, ao de cima, pela perspetiva de espaços que poderão aproveitados da melhor forma.

Benfica e SC Braga medem forças no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, num jogo para a 31ª jornada da Liga Portugal Bwin. No último confronto direto para esta edição da liga, a 30‑12‑2022, o Sporting Braga ganhou em casa por (3‑0). O historial de confrontos diretos disputados neste estádio favorece a equipa da casa, que nos últimos 6 jogos ganhou 4 e perdeu 2. De facto, no último confronto neste estádio, para a Liga Portugal Bwin, a 07‑11‑2021, o Benfica ganhou por (6‑1). Os golos do jogo foram marcados por Everton (59' e 52' ), D. Nunez (37' ), A. Grimaldo (2' ) e R. Silva (42' e 45' ) para o Benfica e por R. Horta (12' ) para o SC Braga.

Análise Benfica

Depois de 25 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, a equipa da casa está na 1ª posição, tendo conquistado 74 pontos. No último jogo, ganhou ao Gil Vicente fora por (0‑2), depois de no jogo anterior ter ganho (1‑0) em casa, num jogo contra o Estoril. Para o campeonato, o Benfica conquistou 25 pontos em 30 possíveis, depois de 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 10 jogos que disputou no seu estádio. O seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa há uma tendência para haver golos, já que 12 dos seus últimos 15 jogos para esta competição terminaram com Mais de 2,5 golos. Esta é uma equipa que marca muitas vezes primeiro: abriu o marcador em 23 dos seus últimos 30 jogos para a Liga Portugal Bwin, desses 23 chegou ao intervalo em vantagem em 16 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90' em 22. Em 30 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 6 vezes mas conseguiu dar a volta ao resultado em 3.

A equipa do Benfica tem estado a realizar uma boa campanha na luta pelo seu principal objetivo de temporada, que passa por reconquistar o título de campeão que não vence há três anos. Nesta altura, o conjunto orientado pelo alemão Roger Schmidt ocupa o 1.º lugar da tabela classificativa, com 77 pontos, quatro acima do FC Porto e seis acima do Braga. Depois de ter somado quatro jogos consecutivos sem ganhar, onde perdeu seis pontos no campeonato em apenas duas jornadas, o Benfica recuperou os índices de confiança com a mais recente sequência de duas vitórias seguidas. Depois da reação conseguida frente ao Estoril, pela margem mínima (1-0), os encarnados tornaram a vencer com a folha defensiva limpa fora de portas, batendo com alguma dificuldade o Gil Vicente, por 0-2.

Análise SC Braga

A equipa visitante está atualmente na 3ª posição, com 68 pontos conquistados, depois de 23 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou fora contra o Casa Pia por (0‑1). No último jogo, ganhou em casa contra o Portimonense por (4‑1). Nos últimos 10 jogos fora para o campeonato o SC Braga regista 8 vitórias e 2 derrotas, pelo que conquistou 24 pontos em 30 possíveis. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que conseguiu concretizar em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora para esta competição há uma tendência para haver golos, já que 12 em 15 terminaram com Mais de 2,5 golos no marcador. Em 30 jogos nesta prova, apenas conseguiu 2 reviravoltas nos 8 jogos em que sofreu o primeiro golo. Há 1 período em destaque nos últimos 15 encontros disputados como visitante para esta competição: sofreu 7 dos seus 17 golos entre os minutos (31'‑45').

A equipa do Braga tem estado a realizar um campeonato de bastante segurança e tranquilidade, superando até ligeiramente as expectativas ao envolver-se de forma tão real na luta pelo apuramento para a Liga dos Campeões. Neste momento, o conjunto de Artur Jorge segue no 3.º lugar da tabela classificativa, com 71 pontos, sete acima do Sporting e a dois de distância do FC Porto. Sem perder há 10 jogos consecutivos, onde só empatou em duas ocasiões, a equipa do Braga atravessa um excelente momento de forma, somando cinco vitórias consecutivas na Liga. Depois de confirmar o apuramento para a final da Taça, o Braga recebeu e goleou o Portimonense (4-1), fruto de uma excelente entrada no passado sábado.

Estatísticas

Livestream

em: https://www.academiadasapostas.com/stats/match/portugal/liga-portugal-bwin/benfica/sc-braga/xVym41e8EQRqB/preview

Lipeste

zerozero.pt

Benfica - SC Braga

Será este o jogo do título?


Por: Hugo Filipe Martins

A quatro jornadas do fim, é óbvio que todos os jogos são decisivos, mas nesta fase também há jogos mais decisivos do que outros. Olhando para o calendário dos três candidatos ao título, não há jogo mais decisivo do que este. Por isso, respondemos à pergunta desta antevisão: sim, este é o jogo do título.

O jogo da época

Vai ser encarado dessa forma por Benfica, SC Braga e pelos seus adeptos, embora seja mais importante para a equipa arsenalista, por muito que Artur Jorge tenha atirado a pressão para a equipa lisboeta.

Em caso de derrota, os minhotos têm muito a perder. Não só ficam afastados do título, como ainda podem ficar mais longe do segundo lugar. É certo que os dois primeiros lugares não seriam, à partida, o objetivo primordial da equipa de Artur Jorge, mas chegando a esta fase é impossível não pensar mais além, até porque os resultados desta época dão motivação à equipa bracarense.

SC Braga venceu o Benfica na Liga e eliminou as águias da Taça de Portugal

Depois da pausa do campeonato, o SC Braga foi a primeira equipa a vencer o Benfica de Roger Schmidt, acabando com uma série que tinha tudo para se tornar histórica. Os arsenalistas revelaram-se uma espécie de kryptonite para o técnico alemão, depois de também terem eliminado o Benfica da Taça de Portugal.

Só que agora o jogo é bem diferente. Desde logo porque a partida vai ser disputada no Estádio da Luz, onde se esperam mais de 60 mil adeptos a empurrar a equipa benfiquista, que conseguiu uma importante e moralizadora vitória na última jornada.

Os adeptos das águias acreditam que este é mesmo o jogo do título, tendo em conta a exigência do calendário nas três jornadas derradeiras - há Sporting, mas há também Portimonense e um Santa Clara que até já pode estar despromovido. Por isso, não há dúvidas que o ambiente do Estádio da Luz estará composto ao nível de um jogo grande, que pode marcar em definitivo a época da equipa encarnada.

Os melhores (e disponíveis)

Deixando de parte questões pontuais e motivacionais, importa destacar os intervientes deste espetáculo que é o futebol. Se Roger Schmidt e Artur Jorge têm mérito ao terem levado as suas equipas até aqui, os jogadores são sempre os grandes responsáveis.

E aí, o SC Braga começa a perder.

Al Musrati lesionou-se e vai falhar a partida de sábado

Al Musrati não recuperou de um problema físico que já vinha do jogo com o Portimonense e nem sequer viajou para Lisboa. Uma baixa importante para um SC Braga com perspetivas de se apresentar na máxima força, com Ricardo Horta, tantas vezes associado ao Benfica, a atravessar uma das melhores fases da temporada.

No Benfica, Roger Schmidt já conta com Alexander Bah, que até esteve no banco em Barcelos, e essa é, para já, a grande dúvida no onze benfiquista. Embora o nome de Petar Musa surja cada vez com mais frequência na boca dos adeptos (por mérito do croata, como pode ver aqui), Gonçalo Ramos deve manter-se na equipa titular, tendo em conta a importância da partida.

Os melhores para defrontar os melhores. Sim, é mesmo o jogo do título (e o FC Porto está à espreita)!













em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=474261