News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

O Jogo



A Bola




Record


JN



Correio do Minho

Diário do Minho



Lipeste

zerozero.pt

Já se conhecem os árbitros da próxima jornada da Liga Bwin

A FPF divulgou, esta manhã, as equipas de arbitragem para os encontros da 30ª jornada da Liga Portugal Bwin. Destaque para Fábio Veríssimo, Rui Costa, Manuel Oliveira e André Narciso que vão dirigir Benfica, Porto, Sporting e Braga, respetivamente.

O duelo entre gilistas e águias vai ter Hélder Malheiro no VAR, enquanto que a receção dos leões ao Famalicão vai ter Bruno Esteves. Por outro lado, no dérbi da invicta, entre dragões e boavisteiros, Cláudio Pereira vai ser o vídeo-árbitro a par de João Pinheiro, que terá as mesmas funções no confronto entre minhotos e Portimonense. 

Nota ainda para a 'troca' de árbitros entre Benfica e Porto, relativamente à última jornada. Fábio Veríssimo esteve presente no duelo dos azuis e brancos em Paços de Ferreira enquanto que Rui Costa dirigiu a partida entre encarnados e Estoril Praia.

Conheça aqui os árbitros da jornada 30:

Rio Ave FC-FC Arouca

Árbitro: Ricardo Baixinho
Assistentes: Bruno Jesus e Hugo Coimbra
4.º árbitro: Diogo Rosa
VAR: Hugo Miguel
AVAR: Francisco Pereira

Marítimo M.-Vitória SC
Árbitro: António Nobre
Assistentes: Nélson Pereira e José Mira
4.º árbitro: Bruno Vieira
VAR: Gustavo Correia
AVAR: Tiago Costa

- SC Braga-Portimonense SC
Árbitro: André Narciso
Assistentes: Paulo Brás e Vasco Marques
4.º árbitro: Hugo Silva
VAR: João Pinheiro
AVAR: João Afonso

FC Vizela-FC Paços de Ferreira
Árbitro: Cláudio Pereira
Assistentes: André Almeida e Sérgio Jesus
4º árbitro: David Silva
VAR: Luís Ferreira
AVAR: Inácio Pereira

GD Chaves-Casa Pia AC
Árbitro: Carlos Macedo
Assistentes: Fábio Silva e André Costa
4.º árbitro: Carlos Teixeira
VAR: Luís Godinho
AVAR: Pedro Mota

Gil Vicente FC-SL Benfica
Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques
4.º árbitro: Hélder Carvalho
VAR: Hélder Malheiro
AVAR: José Luzia

Estoril Praia-CD Santa Clara
Árbitro: Nuno Almeida
Assistentes: André Campos e Pedro Felisberto
4.º árbitro: Marcos Brazão
VAR: Vasco Santos
AVAR: Luís Costa

FC Porto-Boavista FC
Árbitro: Rui Costa
Assistentes: Nuno Manso e João Bessa Silva
4.º árbitro: Iancu Vasilica
VAR: Cláudio Pereira
AVAR: Sérgio Jesus

Sporting CP-FC Famalicão
Árbitro: Manuel Oliveira
Assistentes: Carlos Campos e Hugo Santos
4.º árbitro: José Bessa
VAR: Bruno Esteves
AVAR: Hugo Ribeiro

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=471035

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga: Casa Pia-SC Braga é o jogo com mais tempo útil da 29.ª jornada

São a terceira e quarta equipa com melhores percentagens de tempo útil, só atrás de Sporting e Benfica

O Casa Pia-Sporting de Braga é o jogo com mais tempo útil da 29.ª jornada da I Liga. Teve um total de 62,96 por cento de tempo útil, correspondente a 60 minutos e 28 segundos,[/b] de acordo com a atualização estatística feita pela Liga, esta quinta-feira.

Com cinco jornadas para o final do campeonato, o Casa Pia segue como a terceira equipa com maior percentagem de tempo útil de jogo (57,9 por cento), relativa a uma média de 57 minutos e três segundos de tempo útil por jogo (98m32s minutos de tempo de jogo total). Já o SC Braga é a quarta equipa nesse capítulo, com 57,88 por cento, valor correspondente a uma média de tempo útil de jogo de 57 minutos e 12 segundos (98m49s minutos de tempo de jogo total).

A equipa que segue no topo do tempo útil de jogo é o Sporting (59,27 por cento, relativo a 58m16s de tempo útil por jogo, de uma média de tempo de jogo total de 98m18s). Em segundo lugar segue o Benfica, com uma percentagem de 58,41 por cento, correspondente a 57m04s de tempo útil de jogo, de uma média de tempo de jogo total de 97m42s.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/casa-pia/liga-casa-pia-sp-braga-e-o-jogo-com-mais-tempo-util-da-29-jornada

Lipeste

#12223
maisfutebol.iol.pt

Do Porto com Mourinho ao «vice» Braga e ao Sporting: «A gente pode sempre fazer melhor, mas fui feliz»

Destinos encontra Evaldo, o lateral esquerdo que fez uma longa carreira em Portugal. Jogou na inauguração do Estádio do Dragão, foi campeão nacional e iniciou um percurso com muitas memórias para contar. Da luta pelo título em Braga em 2010, «prejudicada» pelo caso do túnel com o Benfica, à passagem por Alvalade quando o clube não tinha a estabilidade que tem hoje. Com uma passagem marcante pela Corunha pelo meio


Por: Berta Rodrigues

DESTINOS é uma rubrica do Maisfutebol: recupera personagens e memórias das décadas de 80, 90 e 00s, marcantes no nosso futebol. Viagens carregadas de nostalgia e saudosismo, sempre com bom humor e imagens inesquecíveis.

Evaldo chegou a Portugal para jogar pelo FC Porto B em 2003/04 e no meio daquela época dourada de todas as conquistas José Mourinho deu-lhe as primeiras oportunidades. Foi titular na inauguração do Estádio do Dragão e ainda entrou em campo na penúltima jornada da Liga, para se sagrar campeão nacional. Na conversa com o Maisfutebol, o lateral que prosseguiria uma longa carreira no futebol português começa por falar sobre esses primeiros tempos e sobre a confiança que Mourinho lhe passou.

Trocou o FC Porto pelo Marítimo quando Pepe fez o percurso inverso. Destacou-se na Madeira e depois fez parte de um grande SC Braga que seria vice-campeão nacional. E que podia ter ido mais longe naquela época, diz, recordando como o caso do túnel de Braga com o Benfica «prejudicou a equipa», que perdeu Vandinho por castigo durante três meses. Lembra que o crescimento do Braga já tinha começado ainda antes disso e tem sido sustentado até esta temporada, com a equipa de novo na luta pelos lugares da frente.

No verão de 2010 o Sporting contratou-o. Era um período conturbado em Alvalade, que terminou com a rescisão depois de não ter aceitado renovar, num processo que ainda não consegue explicar bem. Mas a ligação ao Sporting ficou para sempre, inclusivamente através dos filhos.

Pelo meio jogou no Deportivo e da Corunha ficou um gesto marcante de solidariedade dos companheiros, quando a equipa vivia com vários meses de salários em atraso.

Ainda jogou no Gil Vicente, no Moreirense e no Cova da Piedade e foi jogador-treinador no Atlético da Malveira, antes de decidir parar, porque não tinha tempo para a família. Está a fazer a formação de treinador, porque ainda «sente falta» do futebol.

Como começou o seu percurso no futebol?

Eu nasci em Minas Gerais, numa cidade chamada Rio Piracicaba. Comecei a jogar no Democrata de Sete Lagoas em 1998. Depois em 1999 fui para o Rio Branco, em São Paulo, jogar no campeonato de aspirantes. Correu bem em São Paulo, voltei para Minas Gerais e assinei pela base do Cruzeiro. Fiquei lá durante dois anos e meio. Depois fui emprestado para o Irati, no Paraná. Fomos campeões de juniores e houve interesse do Athletico Paranaense. Acertaram entre eles e passei a representar o At. Paranaense, de 2001 até 2003.

Ficou longe da família desde muito novo, não foi?

Nós somos oito irmãos. Eu sou o caçula dos homens, além de mim só tem uma moça. A minha mãe nunca deixava os meus irmãos mais velhos sair de casa. A gente era de uma cidade pequena e ela nunca deixou. Só que através do futebol as portas foram-se abrindo. Quando jogava na equipa da cidade havia olheiros e tive o primeiro convite para sair e representar o Valerio Esporte Clube, mas ela não me deixou ir. Então apareceu o convite do Democrata e o Zé Carlos, que jogou no Cruzeiro e no Guarani, foi lá a casa e conversou com a minha mãe. Ela lá me deixou seguir a minha vida.

No Athletico Paranaense vivia na academia do clube?

Sim. O Athletico já tinha uma grande estrutura. Na academia não faltava nada para a gente, era só mesmo treinar e fazer o nosso melhor. Joguei alguns jogos, depois fui disputar a Taça a São Paulo pelos juniores e foi aí que veio o convite do FC Porto.

Os responsáveis do FC Porto foram vê-lo?

O senhor Joaquim Pinheiro e o engenheiro Luís Gonçalves tinham ido ao Brasil ver um avançado chamado Eduardo Rato e gostaram da minha prestação. Então, vim para Portugal. Vim eu, o Eduardo Rato e o David, defesa central. Viemos os três para a equipa B.

Passou uma época no FC Porto B mas foi chamado várias vezes à equipa principal e jogou na inauguração do Estádio do Dragão. Como é que surgiu essa oportunidade?

Eu tinha feito um jogo de pré-época já contra o Groningen, em Vila do Conde. A inauguração do estádio foi a segunda vez. Sempre que o José Mourinho precisava ia buscar a gente na equipa B. Treinei com eles várias vezes. Quando havia paragens da seleção também estava sempre lá com eles. Ele chamava alguns de nós para completar o grupo.

O que é que o Mourinho lhe disse da primeira vez que falou consigo?

Ele falava muito com a gente. Ensinou-nos muita coisa. Quando íamos jogar, ele conversava com a gente, passava confiança para a gente poder desempenhar o nosso futebol. Sou muito grato a ele, porque deu-me a primeira oportunidade de fazer parte de uma equipa sénior, de estar no balneário. Aprendi muita coisa. Naquele ano a equipa do FC Porto era muito forte. Estar ali a fazer parte era gratificante de mais.

Também estava lá o Sérgio Conceição. Como se lembra dele?

É do jeito que ele mostra até hoje. Sempre foi isso, não querer perder e querer sempre mais. A gente vê o sucesso que ele tem agora e já é dele mesmo, trabalhar, incentivar os colegas e mostrar uma ideia fixa.

Na inauguração do Dragão houve um espetáculo de magia. Vocês apareceram lá no meio sem ninguém ver, lembra-se? Como é que foi isso?

(Risos) Não posso contar porque é segredo...

É magia...

É magia...

E foi a estreia do Messi. Mas na altura isso não chamou muito a atenção, pois não?

Não, porque no Barcelona tinha outro extremo, o Santamaría. Ele jogou pelo lado direito. Ele é que era o craque das camadas jovens, só se falava dele. Do Messi não se falava.

Depois ainda foi campeão pelo FC Porto...

Em janeiro o União da Madeira também queria que eu fosse para lá por empréstimo, só que na época o FC Porto não me deixou sair. Continuei no FC Porto, depois voltei a jogar no campeonato contra o Rio Ave.

O que é que o Mourinho lhe disse quando o lançou com o Rio Ave?

Ele disse-me: 'É merecido, pela época que você tem feito. Desfruta.'

Acompanhou à distância a final da Liga dos Campeões e a vitória do FC Porto?

Sim. Acho que só foram à Alemanha os jogadores que estavam inscritos. Nós já estávamos de férias.

Depois apareceu a transferência para o Marítimo.

Sim. Eles estavam interessados no Pepe. E eu, o Tonel e o Ferreira, lateral-direito, fomos para o Marítimo.

Foi envolvido no negócio do Pepe?

Sim.

Foi no Marítimo que se afirmou e começou a jogar com regularidade...

No primeiro ano joguei no meio-campo, como segundo médio. A equipa tinha se classificado para a Liga Europa, era um grupo fantástico, com jogadores muito bons. O Silas, o mister Van der Gaag, o Chainho, depois chegou nesse ano o Pena, o Tonel também. Era uma equipa muito forte. No ano seguinte já voltei para a defesa. Nas últimas três épocas joguei quase todos os jogos. No último ano, com o mister Lazaroni, as coisas também correram muito bem. Ficámos em quinto lugar, classificámo-nos para a Liga Europa.

E como foi viver na Madeira?

Eu gostava de mais. Foram quatro anos bem vividos. É um paraíso, tempo bom o ano todo.

Foi essa última época no Marítimo que chamou a atenção do SC Braga?

Quando acabou o campeonato um agente, o Ronny Rosenthal, veio até à ilha e levou-me para conhecer o Borussia Moenchengladbach. Estive lá uma semana com eles, só que não chegaram a acordo. Quando voltei para Portugal ligou-me o Carlos Freitas, a apresentar o projeto do Braga e do Jorge Jesus. Gostei do projeto, eles acertaram com o clube e acertaram comigo depois e as coisas aconteceram.

Como foi trabalhar com o Jorge Jesus?

É um treinador diferente porque ele ensina. Os treinadores que cobram o máximo é porque veem em você melhoramentos, acham que você é capaz. Às vezes os jogadores não aceitam isso, acham que está cobrando de mais. Mas está cobrando porque ele sabe que você pode dar mais. O Jesus sempre foi assim, como o Mourinho era assim e ainda é. Quer tirar o máximo dos jogadores. O Sérgio também acho que faz o mesmo. Talvez tenha jogadores que não gostam muito desse estilo. Na verdade ninguém gosta, mas é importante. Acho que é isso que o Jesus faz à maneira dele. Ele ensina a posicionar em campo se você não souber, ensina várias coisas que são importantes hoje.

Lembra-se de algum episódio especial nos treinos?

Não, isso não posso contar. Isso deixo para o Cândido Costa. Já o ouvi contar bastantes histórias, deixa ele continuar a contar... Ele tem um jeito engraçado.

(...)

em: https://maisfutebol.iol.pt/destinos/evaldo/do-porto-com-mourinho-ao-vice-braga-e-ao-sporting-a-gente-pode-sempre-fazer-melhor-mas-fui-feliz

Lipeste

(...)

Na segunda época estiveram a lutar pelo título e conseguiram o segundo lugar, até hoje a melhor classificação do SC Braga.

O Braga já vinha fazendo boas épocas com o Jesualdo. Depois foi a sequência desse trabalho. Um ano depois de nós sermos vice-campeões o Braga chegou à final da Liga Europa. Tinha todas as condições para ganhar. O Braga evoluiu muito nos últimos anos e este ano está a fazer de novo uma excelente campanha. Mérito da estrutura que o Braga montou e já vem quase com 18 anos de sucesso desportivo e de vendas. O resultado está aí.

E agora está de novo na luta...

Acho que eles têm mostrado nos últimos jogos que têm toda a capacidade de lutar pelo título. É difícil, este ano tem o Benfica e o FC Porto, mas vai ser assim todos os anos, mais o Sporting. Mas eles estão bem lançados para tentar objetivos maiores. Devem estar a pensar jogo a jogo, procurar sempre terminar aquela partida e pensar na próxima. É o pensamento correto. Quem sabe, se surgir a oportunidade eles podem chegar na última jornada ainda a lutar pelo título.

Como viveram aquela época em que chegaram ao segundo lugar? Há muita pressão na reta final?

Na minha opinião, nós fomos prejudicados quando houve aquela briga envolvendo Benfica e Braga no estádio do Braga.

Os castigos depois do túnel...

Sim, os castigos. Nós perdemos o melhor jogador que tínhamos, que era o Vandinho, durante três ou quatro meses. Fez uma grande falta para a gente. Ele tinha um peso muito grande, estava no Braga há seis anos. Eu acho que aí sim, a gente começou a perder. Na primeira volta a gente terminou em primeiro, abriu uma certa vantagem. Depois desses tumultos, que não tiveram a mesma penalização em relação aos jogadores do Benfica que também estiveram nessa briga, nós fomos prejudicados. A pressão sempre houve e sempre haverá, a mística do FC Porto, do Benfica e do Sporting é muito grande em Portugal. Eles montam sempre estruturas ótimas para brigar pelo título. Mas aquele ano podia ser diferente. Tivemos dois empates, o Benfica também tinha ainda um confronto com a gente e ganhou. Mas para nós o que prejudicou foi o Vandinho ter ficado suspenso tanto tempo. Ele era o nosso capitão e ficar sem ele três, quatro meses, foi muito difícil.

Foi a sua época no Braga que o levou ao Sporting. Como é que recebeu a notícia de que o Sporting queria contratá-lo?

Fiquei muito feliz. por voltar a uma equipa grande. Tinha estado no FC Porto, não tinha jogado muito mas aprendi como funciona na prática. A mística do FC Porto ensina muita coisa. Foi muito bom.

E como foi a adaptação ao Sporting?

A primeira época no Sporting individualmente foi boa, jogava quase sempre. Acho que hoje o Sporting tem uma estrutura muito diferente do que tinha no passado. Mas sempre que falo disso digo que o principal responsável por as coisas não terem corrido bem sou eu. São os atletas. O clube dava-nos todas as condições, mas as coisas às vezes não corriam bem. Mas no primeiro ano conseguimos ficar ainda em terceiro lugar. O Paulo Sérgio saiu, o mister Couceiro assumiu e conseguiu dar uma levantada no grupo, que estava caído. No final fomos a Braga ganhar e fomos terceiros.

Na temporada seguinte voltou a encontrar o Domingos, que tinha sido o seu treinador em Braga, mas a época correu mal.

Nessa época trocaram muitos atletas, acho que da época anterior ficaram só seis ou oito jogadores. Fizeram investimento em jogadores de nível, trouxeram um treinador de nível, fizeram um investimento para ir buscar o título. Acho que nesse ano o problema foi a gente não ter formado uma equipa vencedora. Depois o Domingos saiu, veio o mister Sá Pinto. Acho que até podia ter fechado bem, se tivéssemos ganho a Taça de Portugal. Nós estivemos nas meias-finais da Liga Europa, chegámos à final da Taça. Apesar de tudo, podíamos ter coroado a época pelo menos com um título. O que fica marcado no futebol são os títulos.

A final da Taça com a Académica marcou?

Sim, porque se tivéssemos ganhado a Taça talvez hoje se olhasse para aquela época de forma diferente. Não foi tudo perdido, o elenco do Sporting era muito bom, mas quando não se ganha as coisas têm outro peso. Depois disso o Sporting mudou, com a troca de presidente. E quando voltou a trocar e teve uma direção nova ganhou uma estabilidade maior e conseguiu voltar a ser campeão nacional e a ganhar títulos importantes.

Não havia essa estabilidade no tempo em que lá passou?

Não, não havia.

Que recordações  guarda do Sporting?

As melhores possíveis. O Sporting foi importante na minha vida. É um clube onde somos bem acolhidos, bem tratados, um clube que vive de objetivos e de títulos. Não conseguimos na minha época, mas o Sporting nunca deixou a gente na mão. Os meus filhos são todos do Sporting, eles vivem intensamente o Sporting. Eu jogo nos veteranos do Sporting. E o meu filho mais novo, que tem oito anos, também faz parte dos quadros do Sporting.

Na terceira época não tinha espaço no Sporting e foi emprestado ao Deportivo. Como foi essa experiência?

Também aprendi. E aprendi a valorizar tudo o que temos em Portugal. Aqui tem respeito pelas pessoas, por não inventar coisas negativas em relação a você. E em Espanha inventam-se umas coisas que talvez não sejam verdade.

Na imprensa?

Sim. Eles buscam coisas onde não existem. Quando eu cheguei, falaram que fizeram um investimento grande no clube, e os jornais falavam sempre a mesma coisa. Que o clube fez um grande investimento e os jogadores precisavam fazer não sei o quê. Isso afeta a gente, porque você pega o jornal e vê uma notícia que não é verdade. As pessoas julgam-te por isso. Mas tinha um balneário top. A minha esposa estava à espera do meu segundo filho. Nós ficámos seis meses sem receber. E os jogadores todos deram-me uns cartões, uns vouchers para comprar roupa para os meus filhos. Isso foi uma coisa que me marcou também, esse grupo foi top.

A equipa juntou-se para lhe dar esses cartões?

O grupo todo, sim. Eu perguntei e falaram que lá faziam isso sempre que alguém ia ser pai. É gratificante, porque eles pensavam sempre no próximo. A primeira vez que tive uma lesão na perna também foi lá. Fiquei quatro meses parado. Mas gostei muito de estar na Corunha, é meio como Braga, chuva o tempo todo...

Depois não fez parte das opções do Sporting na época seguinte e rescindiu. Como foi esse processo?

Acho que fiquei até março. Estava a treinar à parte. O presidente Bruno de Carvalho queria que eu renovasse mais um ano. O meu empresário na época, Renato Moura, falou que não ia acontecer. Só jogava no Sporting se renovasse mais um ano. O mister Leonardo Jardim falou que contava comigo. Só tinha o Jefferson para a posição. Mas eu tinha de renovar. Como não aconteceu, o presidente disse: 'Já que você não renova, a partir de amanhã pode se apresentar na equipa B.' Fiquei a treinar com o Abel durante um tempo e depois fui treinar à parte até chegar o dia da rescisão do contrato.

Quais foram os motivos para não renovar?

Para falar verdade, nem sei o motivo. Quando se tem empresário, está-se um pouco na mão deles. Para mim era interessante, estava com 32 anos. Não digo que foi prejudicial para a minha carreira, mas fiquei um ano parado.  Ainda assim, eu podia ter feito parte do grupo e depois no fim da época sair. Mas o presidente falou que não ia deixar ninguém jogar se não renovasse.

Qual foi a explicação que o seu empresário lhe deu?

Nós ficámos na Corunha seis meses sem receber, depois tinha que entrar na justiça para receber, para tentar receber lá, tinha de tratar disso, havia umas confusões e ele não chegou a acordo. Depois disso eu não trabalhei mais com esse empresário. Até hoje a gente fala-se muito pouco. Para mim não foi bom ficar um ano sem jogar, foi muito difícil. O jogador tem de estar sempre em atividade, tentando fazer o melhor que possa. Mas mesmo assim consegui que o Gil Vicente me abrisse as portas.

Ainda conseguiu jogar com regularidade no Gil Vicente e depois no Moreirense.

Exatamente.

E depois como surgiu a ligação ao Cova da Piedade?

Eu fui para o Cova porque o Cova tinha boas condições e montou uma equipa para se manter na II Liga. Estava lá o Silas, o Pedro Alves, o Marco Bicho. Começámos muito bem, depois tivemos uma quebra no fim mas conseguimos manter-nos. Fui muito feliz nos três anos que estive no Cova. Foram todos muito corretos.

Depois no Atlético da Malveira chegou a ser jogador e treinador ao mesmo tempo, não foi?

Foi. Foi uma experiência boa também, mas eu também ajudo a minha esposa na empresa dela. Treinar, jogar e estar na empresa, não tinha tempo para os filhos. Nos primeiros seis meses, com a ajuda do Marco Caneira, as coisas até correram bem. Depois o Marco saiu, fiquei sozinho. O Marco também estava lá como jogador e o grupo tinha mais respeito. No segundo ano as coisas não estavam a correr bem, os meus filhos reclamavam que não estavam comigo e eu disse ao presidente que era melhor não continuar. Ele queria que eu continuasse a jogar, mas eu disse que não dava para continuar a jogar, por causa dos horários.

Então optou por terminar a carreira?

Sim. Agora vou procurar um novo objetivo, treinar na formação ou fazer parte de uma equipa técnica. Estou a tirar o nível 2 de treinador. Hoje é muito concorrido. Parece quando comecei a jogar à bola. Ia fazer testes, havia muitos candidatos e ficavam dois ou três. Hoje o treinador também está assim. Tem um monte sobrando. (Risos)

O seu objetivo é ser treinador?

Estou a tentar. Quem está no meio do futebol, tentar sair não é fácil. Da minha infância até aos 39 anos, eu passei 26 anos no futebol. É muito tempo. Sair assim de uma hora para outra fica difícil. A gente sente falta.

Que balanço faz da sua carreira?

Só tenho de agradecer a todos os clubes onde passei. A forma como fui recebido, as amizades que fiz. A gente pode sempre fazer melhor, mas fui muito feliz. Hoje tento passar o que aprendi para o meu filho, que também está a tentar uma carreira. Tento passar a experiência que tenho, que nem sempre as coisas vão correr como queremos, mas tem de se manter focado e trabalhar forte que as coisas acontecem.

Qual foi o melhor elogio que recebeu de um treinador?

Acho que o elogio maior é ter trabalhado com tantos treinadores bons e ter aprendido muito com eles. Elogios, um dia ele vai dar elogios e no outro dia dá uma dura. (Risos) Elogios, duras, eles vão aparecer, tem de continuar com o seu foco.

Qual foi o adversário mais difícil que teve pela frente? Consegue escolher um, entre os jogadores que defrontou?

Peguei muitos jogadores bons. Portugueses, difíceis de marcar, tinha muitos. Em Portugal tinha o Quaresma, o Di María, o Hulk, jogadores que realmente davam trabalho. Em Espanha ainda joguei contra o Cristiano Ronaldo também. Mas não havia nenhum adversário fácil.

Eram todos difíceis?

Sempre. O futebol é assim, às vezes a gente acha que vai ser fácil mas não é. Quando você se assusta, passa dificuldades muito grandes e não consegue fazer um bom jogo. No Cova da Piedade era a mesma coisa. Pegávamos as equipas B com meninos novos, muito talento. No Sporting tinha o Matheus, depois havia o Galeno, o Jota. Jogadores difíceis e novos... A gente nunca pode dizer que é fácil.


em: https://maisfutebol.iol.pt/destinos/evaldo/do-porto-com-mourinho-ao-vice-braga-e-ao-sporting-a-gente-pode-sempre-fazer-melhor-mas-fui-feliz

Lipeste


Lipeste


Lipeste

Correio do Minho




Diário do Minho


Lipeste


Lipeste

rtp.pt
Números e Curiosidades – Jornada 30 da I Liga

Sérgio Conceição vai completar nesta 30.ª jornada, 200 jogos consecutivos no escalão principal, todos pelo FC Porto. É atualmente o treinador há mais tempo consecutivo no escalão principal.

O que vai acontecer nesta 30.ª jornada:

- O 200.º jogo de Sérgio Conceição como treinador do FC Porto (na I Liga) e todos de forma consecutiva.

- A 13.ª jornada da 2.ª volta do campeonato.

- O 60.º dérbi da Invicta, Porto como visitado, entre FC Porto e Boavista.

- O 22.º confronto entre Gil Vicente e Benfica em Barcelos, o 4.º de forma consecutiva.

- O 10.º confronto entre Sporting e Famalicão em Alvalade.

- O 5.º confronto entre Rio Ave e Arouca em Vila do Conde, voltam a encontrar-se na I Liga em Vila do Conde... 6 anos depois.

- O 42.º clássico no Funchal entre o Marítimo e o Vitória SC, as 5.ª e 6.ª equipas respectivamente há mais tempo consecutivo no campeonato.

- O 2.º confronto entre Vizela e Paços de Ferreira, no Minho.

- Também o 2.º confronto na história entre o Estoril e o Santa Clara na Amoreira (duelo de "aflitos").

- O 20.º confronto no Minho entre SC Braga e Portimonense.

- E um encontro inédito, o Desp. Chaves–Casa Pia.

- O 30.º jogo de Roger Schmidt como treinador na I Liga.

- O 50.º jogo de César Peixoto como treinador na I Liga.

O que poderá acontecer nesta 30.ª jornada:

- A 100.ª expulsão deste campeonato. (estão 98)

- 0 100.º penalti assinalado. (estão 98)

- O Portimonense voltar a vencer em Braga... 41 anos depois. (Não ganha desde 1982)

- O Braga vencer em casa o Portimonense pela 8.ª época consecutiva.

- O Boavista voltar a vencer o dérbi da Invicta no Dragão... 19 anos depois.

- O FC Porto vencer no campeonato pela 5.ª jornada consecutiva.

- O Famalicão vencer pela 2.ª vez na sua história em Alvalade.

- O Sporting somar a 10.ª jornada consecutiva sem perder (é actualmente a equipa que não perde há mais tempo)

- O Gil Vicente voltar a vencer o Benfica em casa... 22 anos depois!

- O Benfica vencer pela 5.ª época consecutiva em Barcelos.

- O Gil Vicente chegar aos 500 minutos sem golos (!) (Não marca há 480 minutos). Poderá bater o recorde negativo do Portimonense (530 minutos)

- O Arouca chegar às 9 jornadas consecutivas sem perder.

- O Santa Clara somar 1 volta inteira sem vencer. (17 jornadas)

- Estoril somar a 19.ª jornada consecutiva sem empatar. (1 volta completa)

- Kiko Bondoso (Vizela) completar 64 jogos a jogar consecutivamente na liga.

- Santa Clara sofrer golos pela 14.ª jornada consecutiva.

- O Vitória SC somar a sua 4.ª derrota consecutiva.

- O Sporting somar a 4.ª jornada consecutiva sem ver cartões (!)

- O Arouca somar a 3.ª jornada consecutiva sem qualquer canto (!)

Séries em aberto à entrada para a 30.ª jornada:

- Não marca há mais tempo: Gil Vicente – 480 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo: SC Braga - 220 minutos.

- Não marca há mais tempo em casa: Vitória SC - 320 minutos.

- Não marca há mais tempo fora: Gil Vicente – 300 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo em casa: Gil Vicente – 270 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo fora: FC Porto – 170 minutos.

- Marca há mais jornadas consecutivas: Arouca – 6 jornadas.

- Sofre golos há mais jornadas consecutivas: Santa Clara – 13 jornadas.

- Mais jornadas consecutivas sem vencer: Santa Clara - 16 jornadas.

- Mais jornadas sem empatar: Estoril - 18 jornadas.

- Mais jornadas sem perder: Sporting - 9 jornadas.

- Mais vitórias consecutivas: Braga - 4 jornadas.

- Mais empates consecutivos: Chaves – 1 jornada.

- Mais derrotas consecutivas: Vitória SC – 3 jornadas.

Séries "incríveis":

- Portimonense vê cartões há 106 jornadas consecutivas.

– Estoril não empata um jogo há 18 jornadas.

- Marítimo não empata um jogo há 15 jornadas.

- Gil Vicente não marca 1 golo há 480 minutos.

- Vitória SC vem com 3 derrotas consecutivas.

- Santa Clara não vence em casa há 5 meses.

- Kiko Bondoso (Vizela) joga há 63 jornadas consecutivas na I Liga.

- Sérgio Conceição treina consecutivamente na I Liga há 199 jornadas (!)

- Arouca marca há 6 jornadas consecutivas.

- Sporting não vê cartões há 280 minutos. (3 jornadas completas)

- Arouca não tem um canto a favor há 200 minutos. (2 jornadas completas)

Curiosidades:

- 261 jogos até ao momento, 124 vitórias para as equipas visitadas e 89 vitórias para as equipas visitantes (48 empates).

- Estão marcados até ao momento 626 golos (223 de jogadores portugueses).

- Gonçalo Ramos (Benfica) e João Mário (Benfica) são os melhores marcadores do campeonato com 17 golos.

- O resultado mais repetido – 1-0 (72 vezes).

- Totalistas – São ainda 4 jogadores que jogaram todos os minutos do campeonato.

- Já tivemos 98 cartões vermelhos.

- Foram assinalados 98 penaltis (63 convertidos).

- Estádio com mais golos – Luz - 56 golos.

- Estádio com menos golos – Barcelos - 22 golos.

SERÁ?

- Será que o Gil Vicente vai bater o recorde negativo deste campeonato de não marcar golos? Não marca há 480 minutos. (recorde é do Portimonense com 530 minutos)

CONTAS

Aconteça o que acontecer nesta jornada... nada fica resolvido. Ainda não pode haver campeão, nem descidas de divisão.

Sérgio Conceição

- Vai completar nesta jornada... 200 jogos consecutivos no escalão principal, todos pelo FC Porto.

- É actualmente o treinador há mais tempo consecutivo no escalão principal (!).

Treinadores há mais tempo no mesmo clube no escalão principal:

1.º - Sérgio Conceição (Porto) – 199 jogos

2. º - Paulo Sérgio (Portimonense) – 111 jogos

3.º - Ruben Amorim (Sporting) – 108 jogos

4.º - Petit (Boavista) – 96 jogos

5.º - Armando Evangelista (Arouca) – 63 jogos

em: https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/numeros-e-curiosidades-jornada-30-da-i-liga_d1482719


Lipeste

ominho.pt

Artur Jorge quer bater recorde de pontos do SC Braga

O treinador Artur Jorge disse hoje que o SC Braga vai bater a sua melhor pontuação de sempre na I Liga de futebol e frisou a ambição de fazer desta "uma época de referência" no clube.

Em terceiro lugar no campeonato, a dois pontos do segundo classificado, o FC Porto, e a seis do líder Benfica, e na luta pela conquista da Taça de Portugal, para cuja final se apuraram esta semana, os minhotos podem ainda bater alguns recordes internos, nomeadamente o de melhor registo pontual no principal escalão do futebol nacional.

Foi com Abel Ferreira como treinador que, em 2017/18, o SC Braga atingiu o recorde absoluto de pontos (75) e Artur Jorge mostrou total confiança em que vai bater essa marca – conta 68, com cinco jornadas e 15 pontos por disputar.

"Vamos bater esse registo este ano, seguramente. Queremos fazer desta uma época de referência na história do SC Braga, mas sempre com serenidade, ambição e equilíbrio nos cinco jogos que faltam, abordando cada um deles com foco total", disse, na conferência de imprensa de antevisão da receção ao Portimonense, no sábado, da 30.ª jornada da I Liga.

Os bracarenses somam seis triunfos e um empate nas últimas sete jornadas e, entre elas, alcançaram ainda o apuramento para a final da Taça de Portugal, diante do Nacional, da II Liga (vitória fora por por 5-0 e empate 2-2 em casa).

Artur Jorge quer manter o registo desses últimos jogos nas próximas "cinco finais" do campeonato, para vencer um Portimonense que "vem de dois resultados muito positivos" e três jogos seguidos a somar pontos (duas vitórias e um empate), tendo a manutenção quase assegurada.

O treinador destacou a coesão defensiva dos algarvios, frisando que o SC Braga terá "também que ser muito eficaz" para vencer.

"O Portimonense foi das equipas que mais dificuldades tivemos para vencer na primeira volta [2-1], é uma equipa trabalhada há muito tempo com o Paulo [Sérgio], está completamente enraizada na sua ideia. Queremos criar dificuldades a uma equipa que defende bem, com a mesma dinâmica de sempre. Temos sido uma equipa muito ofensiva e com muitos golos marcados", notou.

Questionado sobre se jogar antes dos outros candidatos ao título, FC Porto e Benfica, é uma vantagem, o treinador preferiu notar apenas que, em caso de vitória, o Braga passa para a segunda posição, à condição.

"Jogamos à frente de várias equipas, entre as quais o FC Porto e o Benfica. Vamos procurar vencer o nosso jogo, sabendo que, se ganharmos, passamos para o segundo lugar à condição", disse.

Após o empate 2-2 com o Nacional, na terça-feira, que confirmou o apuramento para a final no Jamor, o treinador apontou algum "relaxamento" dos jogadores como justificação para ter perdido a vantagem de dois golos que os minhotos chegaram a ter.

"Tivemos o cuidado de chamar à atenção para o que foram os últimos 20 minutos, sendo que estávamos a jogar em função de um resultado que era muito confortável, tínhamos a eliminatória em 7-0. Mas, nem eu, nem os atletas, ficámos satisfeitos com o resultado, porque a exibição agradou-me dado o contexto. Sabemos o porquê desse descuido que não nos permitiu ganhar, o que para nós era fundamental", disse.

Matheus, Al Musrati, André Horta e Álvaro Djaló estão à 'bica', pelo que se virem um cartão amarelo ante o Portimonense falham a deslocação ao Estádio da Luz, na jornada seguinte, para defrontar o Benfica, mas o técnico referiu não estar preocupado com isso.

"Muito honestamente, não me preocupa nada. A minha preocupação é que possam ter um bom desempenho. Não antecipo o jogo seguinte, o foco está totalmente neste jogo com o Portimonense", assegurou.

SC Braga, terceiro classificado, com 68 pontos, e Portimonense, 13.º, com 33, defrontam-se a partir das 15:30 de sábado, no Estádio Municipal de Braga, num jogo que será arbitrado por André Narciso, da associação de Setúbal.

em: https://ominho.pt/artur-jorge-quer-bater-recorde-de-pontos-do-sc-braga/

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Artur Jorge: «Vamos bater o melhor registo de pontos este ano»

Treinador do SC Braga definiu como meta ultrapassar o recorde de pontos alcançado por Abel Ferreira em 2017/18


Artur Jorge está determinado em fazer história e em conduzir o SC Braga para a melhor pontuação da sua história no primeiro escalão. Na antevisão da receção ao Portimonense, o treinador frisou a ambição de fazer desta «uma época de referência» no clube.

Atualmente no terceiro lugar do campeonato, a dois pontos do segundo classificado, o FC Porto, e a seis do líder Benfica, e na luta pela conquista da Taça de Portugal, para cuja final se apuraram esta semana, os minhotos podem ainda bater alguns recordes internos, nomeadamente o de melhor registo pontual no principal escalão.

Foi com Abel Ferreira como treinador que, em 2017/18, o SC Braga atingiu o recorde absoluto de pontos (75) e Artur Jorge mostrou total confiança em que vai bater essa marca: conta atualmente com 68 pontos, com cinco jornadas e 15 pontos por disputar.

«Vamos bater esse registo este ano, seguramente. Queremos fazer desta uma época de referência na história do SC Braga, mas sempre com serenidade, ambição e equilíbrio nos cinco jogos que faltam, abordando cada um deles com foco total», disse o treinador na antevisão do jogo da 30.ª jornada da Liga.

Os bracarenses somam seis triunfos e um empate nas últimas sete jornadas e, entre elas, alcançaram ainda o apuramento para a final da Taça de Portugal, diante do Nacional, da II Liga.

Artur Jorge quer manter o registo desses últimos jogos nas próximas «cinco finais» do campeonato, para vencer um Portimonense que «vem de dois resultados muito positivos» e três jogos seguidos a somar pontos, tendo a manutenção praticamente assegurada.

O treinador destacou a coesão defensiva dos algarvios, frisando que o SC Braga terá «também que ser muito eficaz» para poder vencer.

«O Portimonense foi das equipas que mais dificuldades tivemos para vencer na primeira volta [2-1], é uma equipa trabalhada há muito tempo com o Paulo [Sérgio], está completamente enraizada na sua ideia. Queremos criar dificuldades a uma equipa que defende bem, com a mesma dinâmica de sempre. Temos sido uma equipa muito ofensiva e com muitos golos marcados», notou.

Questionado sobre se jogar antes dos outros candidatos ao título, FC Porto e Benfica, é uma vantagem, o treinador preferiu notar apenas que, em caso de vitória, o SC Braga passa para a segunda posição.

«Jogamos à frente de várias equipas, entre as quais o FC Porto e o Benfica. Vamos procurar vencer o nosso jogo, sabendo que, se ganharmos, passamos para o segundo lugar à condição», disse.

Depois do empate 2-2 com o Nacional, na terça-feira, que confirmou o apuramento para a final no Jamor, o treinador apontou algum «relaxamento» dos jogadores como justificação para ter perdido a vantagem de dois golos que os minhotos chegaram a ter.

«Tivemos o cuidado de chamar à atenção para o que foram os últimos 20 minutos, sendo que estávamos a jogar em função de um resultado que era muito confortável, tínhamos a eliminatória em 7-0. Mas, nem eu, nem os atletas, ficámos satisfeitos com o resultado, porque a exibição agradou-me dado o contexto. Sabemos o porquê desse descuido que não nos permitiu ganhar, o que para nós era fundamental», comentou.

Matheus, Al Musrati, André Horta e Álvaro Djaló estão em risco de falhar a deslocação ao Estádio da Luz, na jornada seguinte, para defrontar o Benfica, mas o técnico referiu não estar preocupado com isso.

«Muito honestamente, não me preocupa nada. A minha preocupação é que possam ter um bom desempenho. Não antecipo o jogo seguinte, o foco está totalmente neste jogo com o Portimonense», assegurou ainda.

O SC Braga recebe o Portimonense este sábado, a partir das 15h30, no Estádio Municipal de Braga.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/liga/artur-jorge-vamos-bater-o-melhor-registo-de-pontos-este-ano

Lipeste

record.pt

Cinco jovens da formação do SC Braga às ordens de Artur Jorge

Semana de trabalho teve várias novidades


A pouco e pouco, Artur Jorge tem reforçado a presença de juventude nos treinos do SC Braga. Esta semana, o técnico voltou a dar sinais nesse sentido, ao chamar cinco jovens aos trabalhos.

Foram eles Nuno Patrício, dos sub-17, Tomás Marques e Diego Rodrigues, dos sub-19, e Rodrigo Macedo e Djibril, dos sub-23.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/cinco-jovens-da-formacao-do-sp-braga-as-ordens-de-artur-jorge?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Artur Jorge quer pressionar o FC Porto: «Vencer e passar para o 2.º lugar»

Treinador do SC Braga confrontado com o facto de jogar um dia antes dos dragões e umas horas antes do Benfica


O SC Braga vai entrar em cena, nesta jornada da Liga, primeiro do que os rivais que persegue na tabela. Os minhotos jogam às 15h30 deste sábado, o Benfica às 20h30 e o FC Porto só têm jogo no domingo à tarde.

Ora, Artur Jorge foi confrontado com este cenário de competir primeiro do que os dois da frente e a hipótese de colocar pressão sobre os rivais. "A vantagem é podermos jogar e fazer o nosso trabalho. Se ganharmos ficaremos em 2.º à condição. Vamos procurar vencer o nosso jogo para passar para 2º lugar", disse.

Reta final da época: "Estamos numa ponta final onde temos que ter a capacidade de poder manter o mesmo registo. Temos essas cinco finais para o campeonato e prevejo o jogo de amanhã com expectativa em função do que queremos e podemos fazer. Queremos vencer sabendo que do outro lado está um adversário que vem de resultados positivos."

Jogar um dia antes do FC Porto: "A vantagem é podermos jogar e fazer o nosso trabalho. Se ganharmos ficaremos em 2.º à condição. Mas nada foge do que queremos enquanto desempenho e resultado, apesar de jogar à frente de várias equipas, entre elas o FC Porto e o Benfica. Vamos procurar vencer o nosso jogo para passar para 2º."

Eventual relaxamento contra Nacional: "Tivemos o cuidado de chamar a atenção para o que foram os últimos 20 minutos, em função de um resultado que era confortável. A eliminatória teve um score de 7-2, chegamos à final e sabemos porque aconteceu esse descuido [o empate 2-2 na 2ª mão]. Vamos agora pensar em bater o registo de mais pontos conquistados pelo Sp. Braga na 1.ª Liga. Queremos fazer uma época de referência e estamos no bom caminho, com a mesma ambição e podermos pensar em cada um dos jogos em fazer os pontos necessários."

Solidez defensiva do Portimonense: "Teremos de ser eficazes. O Portimonense foi das equipas que mais dificuldades nos criou na primeira volta. O Paulo Sérgio está há muito tempo com a equipa e tem a sua ideia enraizada. Teremos de ter a capacidade de ter um bom desempenho ofensivo para vencer e conquistar os 3 pontos."

Por José Santos

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/artur-jorge-quer-pressionar-o-fc-porto-vencer-e-passar-para-o-2-lugar?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Quarteto do SC Braga 'à bica' para o Benfica: «Não me preocupa nada...»

Artur Jorge tranquilo com o alerta amarelo que paira sobre Matheus, André Horta, Al Musrati e Álvaro Djaló


Matheus, Al Musrati, André Horta e Álvaro Djaló estão em risco de exclusão no SC Braga, pelo que falharão a partida da 31.ª jornada, em casa do Benfica, se forem admoestados com cartão amarelo no jogo deste sábado à tarde, diante do Portimonense. Mas Artur Jorge está tranquilo em relação a isso.

"Não me preocupa nada e vamos tentar que possam ter um bom desempenho amanhã. Não estamos preocupados em função da possibilidade de estar a antecipar um jogo posterior. O foco está totalmente direcionado para o jogo com o Portimonense e conto com esses quatro jogadores", afirmou o treinador dos arsenalistas, em conferência de imprensa.

Por José Santos

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/quarteto-do-sp-braga-a-bica-para-o-benfica-nao-me-preocupa-nada?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

abola.pt

«Queremos fazer desta uma época de referência»

Por: Carlos Vara

O SC Braga parte para as últimas cinco jornadas da Liga em posição Champions e nada longe de bater a melhor pontuação de sempre na Liga, assumida em 2017/18 com 75 pontos contabilizados. Neste momento, os guerreiros somam 68 pontos na tabela, a margem para superar 2017/18 é bastante boa e Artur Jorge considera que o SC Braga vai fechar o ano em grande estilo.

«Vamos bater esse registo, queremos fazer desta época uma época de referência na história do SC Braga. Com serenidade, ambição e equilíbrio vamos atingir os nossos objetivos e deixar marcas que ficarão para a história», assegura o treinador.

Para manter essa aspiração, o SC Braga tem de vencer o Portimonense na jornada 30 e Artur Jorge reconhece que a missão dos guerreiros não será fácil. «O Portimonense é equipa muito sólida e eficaz, lembro-me que tivemos muitas dificuldades para vencer o jogo da primeira volta», salienta o técnico, destacando a liderança de Paulo Sérgio.

Os guerreiros entram em campo este sábado antes dos rivais diretos e Artur Jorge encontra no calendário um possível aliado. «Vamos procurar vencer o nosso jogo e passar para segundo lugar à condição», observa o treinador dos guerreiros.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2023-04-28/sc-braga-queremos-fazer-desta-uma-epoca-de-referencia/985571/471

Lipeste

#12237
ojogo.pt

Artur Jorge: "Temos a oportunidade de passarmos para segundo lugar..."

Declarações de Artur Jorge na véspera do Braga-Portimonense (15h30), partida da 30ª jornada da Liga Bwin


O Braga e o jogo com o Portimonense:

"Estamos numa ponta final onde temos de ter a capacidade de tentar manter o registo que temos vindo a ter até então. Perspetivo, desde já, o jogo de amanhã com expectativa em função daquilo que queremos fazer, vamos procurar ser uma equipa igual a nós próprios, procurar vencer, sabendo que do outro lado está um Portimonense que vem de dois resultados muito positivos e, portanto, teremos que ser um equipa forte desde o primeiro minuto para sermos superiores."

Primeiro candidato ao título a jogar:

"Para nós, vantagem é nós jogarmos e fazermos o nosso trabalho e se ganharmos temos a oportunidade de, mais uma vez, passarmos para segundo lugar à condição, e será sempre importante para aquilo que são as nossas ambições, mas que não fogem ao registo que queremos enquanto desempenho e resultado final. Independentemente de jogarmos na frente de várias equipas, entre as quais FC Porto e Benfica, vamos procurar vencer o nosso jogo para conseguirmos passar para segundo lugar, em função da ordem dos jogos."

Quatro jogadores em risco de exclusão (Matheus, Al Musrati, André Horta e Djaló):

"Não me preocupa nada, a minha preocupação é que possam ter um bom desempenho amanhã. O foco está no jogo frente ao Portimonense e é nesse sentido que vamos pensar, sabendo que contamos com esses quatro jogadores amanhã e que possam estar no seu melhor para ajudarem a equipa."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/artur-jorge-temos-a-oportunidade-de-passarmos-para-segundo-lugar-a-condicao-16261328.html

Lipeste

ojogo.pt

Artur Jorge: "Queremos fazer uma época de referência no Braga"

Declarações de Artur Jorge, na antevisão do Braga-Portimonense da jornada 30 da Liga Bwin (sábado às 15h30)


Relaxamento na segunda parte frente ao Nacional:

"Tivemos o cuidado de chamar a atenção para aquilo que foram os últimos 20 minutos a jogar em função de um resultado que nos era muito confortável, não nos podemos esquecer que tivemos a eliminatória 7-0, mas nem eu nem os meus atletas ficamos satisfeitos, acima de tudo, com o resultado porque a exibição, tendo em conta aquilo que foi o próprio contexto, agradou-nos, mas terminar esse jogo com 7-2 e chegar à final da Taça de Portugal, percebemos a razão de ter havido esse descuido."

Ultrapassar registos anteriores (75 pontos no campeonato):

"Vamos bater esse registo seguramente porque queremos fazer desta época, uma época de referência no Braga. Estamos no bom caminho, no bom caminho tendo em conta aquilo que tem sido os registos, mas sempre com a mesma serenidade, com a mesma ambição, mas também com equilíbrio para pensarmos nos cinco jogos que faltam para atingirmos os objetivos e, consequentemente, registos e marcas que ficarão para a história."

Eficácia frente ao Portimonense:

"Temos de ser eficazes, não só, mas também, até porque o Portimonense foi uma das equipas que maior dificuldade nos causou na primeira volta. É uma equipa trabalhada há muito tempo pelo Paulo Sérgio, o que permite que a equipa esteja completamente enraizada na sua ideia. É uma equipa que acaba por se encaixar na equipa contrária, espero que isso aconteça e nós teremos de ter missões em determinados jogadores e posições que são importantes para aquilo que é o nosso desempenho."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/artur-jorge-queremos-fazer-uma-epoca-de-referencia-no-braga-16261363.html

Lipeste

ojogo.pt

Quatro jogadores do Braga em risco de falhar Benfica: "Honestamente? Não me preocupa nada"

Artur Jorge assinala que o Braga vai bater a melhor pontuação de sempre na I Liga Bwin e frisa a ambição de fazer desta "uma época de referência" no clube.

Em terceiro lugar no campeonato, a dois pontos do segundo classificado, o FC Porto, e a seis do líder Benfica, e na luta pela conquista da Taça de Portugal, para cuja final se apuraram esta semana, o Braga pode ainda bater alguns recordes internos, nomeadamente o de melhor registo pontual no principal escalão.

Foi com Abel Ferreira como treinador que, em 2017/18, o Braga atingiu o recorde absoluto de pontos (75) e Artur Jorge mostrou total confiança em que vai bater essa marca - conta 68, com cinco jornadas e 15 pontos por disputar.

"Vamos bater esse registo este ano, seguramente. Queremos fazer desta uma época de referência na história do Sporting de Braga, mas sempre com serenidade, ambição e equilíbrio nos cinco jogos que faltam, abordando cada um deles com foco total", disse o treinador Artur Jorge, na conferência de imprensa de antevisão da receção ao Portimonense, no sábado, da 30.ª jornada da I Liga.

Os bracarenses somam seis triunfos e um empate nas últimas sete jornadas e, entre elas, alcançaram ainda o apuramento para a final da Taça de Portugal, diante do Nacional, da II Liga (vitória fora por por 5-0 e empate 2-2 em casa).

Artur Jorge quer manter o registo desses últimos jogos nas próximas "cinco finais" do campeonato, para vencer um Portimonense que "vem de dois resultados muito positivos" e três jogos seguidos a somar pontos (duas vitórias e um empate), tendo a manutenção quase assegurada.

O treinador destacou a coesão defensiva dos algarvios, frisando que o Sporting de Braga terá "também que ser muito eficaz" para vencer.

"O Portimonense foi das equipas que mais dificuldades tivemos para vencer na primeira volta [2-1], é uma equipa trabalhada há muito tempo com o Paulo [Sérgio], está completamente enraizada na sua ideia. Queremos criar dificuldades a uma equipa que defende bem, com a mesma dinâmica de sempre. Temos sido uma equipa muito ofensiva e com muitos golos marcados", notou.

Questionado sobre se jogar antes dos outros candidatos ao título, FC Porto e Benfica, é uma vantagem, o treinador preferiu notar apenas que, em caso de vitória, o Sporting de Braga passa para a segunda posição, à condição.

"Jogamos à frente de várias equipas, entre as quais o FC Porto e o Benfica. Vamos procurar vencer o nosso jogo, sabendo que, se ganharmos, passamos para o segundo lugar à condição", disse.

Após o empate 2-2 com o Nacional, na terça-feira, que confirmou o apuramento para a final no Jamor, o treinador apontou algum "relaxamento" dos jogadores como justificação para ter perdido a vantagem de dois golos que os minhotos chegaram a ter.

"Tivemos o cuidado de chamar à atenção para o que foram os últimos 20 minutos, sendo que estávamos a jogar em função de um resultado que era muito confortável, tínhamos a eliminatória em 7-0. Mas, nem eu, nem os atletas, ficámos satisfeitos com o resultado, porque a exibição agradou-me dado o contexto. Sabemos o porquê desse descuido que não nos permitiu ganhar, o que para nós era fundamental", disse.

Matheus, Al Musrati, André Horta e Álvaro Djaló estão à bica, pelo que se virem um cartão amarelo ante o Portimonense falham a deslocação ao Estádio da Luz, na jornada seguinte, para defrontar o Benfica, mas o técnico referiu não estar preocupado com isso.

"Muito honestamente, não me preocupa nada. A minha preocupação é que possam ter um bom desempenho. Não antecipo o jogo seguinte, o foco está totalmente neste jogo com o Portimonense", assegurou.

Braga, terceiro classificado, com 68 pontos, e Portimonense, 13.º, com 33, defrontam-se a partir das 15h30 de sábado, no Estádio Municipal de Braga, num jogo que será arbitrado por André Narciso, da associação de Setúbal.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/quatro-jogadores-do-braga-em-risco-de-falhar-benfica-honestamente-nao-me-preocupa-nada-16261741.html