News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste


Lipeste

JN

___


Até o líder ale­mão cai aos pés dos guer­rei­ros

Braga segue na senda vito­ri­osa e soma sétimo tri­unfo con­se­cutivo, desta vez, sobre o pri­meiro clas­si­fi­cado da Bun­des­liga. Viti­nha assume o papel de herói e lança a eufo­ria nas ban­ca­das

1-0 BRAGA-UNION BERLIN


LIGA EUROPA Um guer­reiro não desiste e luta até ao fim, venha quem vier. É esta ideia que define o Braga de Artur Jorge, que vol­tou a ven­cer (1-0) na Liga Europa, desta vez frente ao Union Ber­lin, líder do cam­pe­o­nato ale­mão, e atin­giu a marca das 50 vitó­rias na com­pe­ti­ção. Nos últi­mos 15 minu­tos, Viti­nha, com ins­tinto de mata­dor, deu a vitó­ria aos arse­na­lis­tas, que lide­ram o Grupo D com seis pon­tos, os mes­mos do St. Gil­loise.

Artur Jorge pro­mo­veu algu­mas mexi­das no onze base, com as entra­das de Racic, Álvaro Djaló e Paulo Oli­veira. O pri­meiro a ame­a­çar a baliza dos arse­na­lis­tas foi mesmo Diogo Leite, defesa cen­tral que na época pas­sada ves­tiu a

cami­sola dos minho­tos, empres­tado pelo F. C. Porto. O jogo foi bem dis­pu­tado, com o Braga a gerir os rit­mos e a con­se­guir che­gar à área con­trá­ria, mas sem perigo.

O segundo tempo come­çou com um espe­tá­culo de luzes dos adep­tos do Union Ber­lin, que acen­de­ram vários "very-lights" (alguns até acer­ta­ram nos segu­ran­ças), mas a luz bra­ca­rense foi a que mais bri­lhou no final do jogo. As entra­das de André Horta e Iuri Medei­ros mexe­ram com a par­tida, ofe­re­cendo mais velo­ci­dade no cen­tro do campo.

Das ban­ca­das vinha o calor que os arse­na­lis­tas pre­ci­sa­vam para che­gar ao golo. André Horta entrou e foi deci­sivo: rema­tou de fora da área para defesa de Ron­now, mas a bola sobrou para Viti­nha, que numa ante­ci­pa­ção à ponta de lança, rema­tou cer­teiro, garan­tindo uma vitó­ria impor­tante aos minho­tos.

O Braga somou, assim, a sétima vitó­ria con­se­*****­tiva em todas as com­pe­ti­ções, a segunda em dois jogos na Liga Europa. O cená­rio é posi­tivo para os bra­ca­ren­ses ultra­pas­sa­rem a fase de gru­pos da com­pe­ti­ção, visto que já somam mais seis pon­tos que o Malmo e Union Ber­lin. Na pró­xima jor­nada, a seis de outu­bro, rece­bem os bel­gas do St. Gil­loise, naquela que será mais uma opor­tu­ni­dade para dar um passo rumo aos oita­vos de final.

BRAGA Matheus, Fabi­ano, Tor­mena, Paulo Oli­veira, Sequeira, Racic (André Horta, 60), Al Mus­rati, Ricardo Horta, Álvaro Djaló (Iuri Medei­ros, 60), Viti­nha (Cas­tro, 86) e Banza (Abel Ruiz, 70)

Trei­na­dor Artur Jorge

UNION BERLIN Fre­de­rik Ron­now, Robin Kno­che (Jamie Lewe­ling, 82), Paul Jaec­kel, Diogo Leite, Julian Ryer­son, András Scha­fer (Genki Hara­gu­chi, 68), Janik Habe­rer (Kevin Beh­rens, 82), Rani Khe­dira, Tymo­teusz Puchacz (Chris Trim­mel, 64), She­raldo Bec­ker (Tim Skarke, 82) e Jor­dan Sie­bat­cheu

Trei­na­dor Urs Fis­cher

LOCAL Está­dio Muni­ci­pal de Braga

TEMPO Ameno RELVADO Bom

ESPECTADORES 17 782

ÁRBITRO Filip Glova (Eslo­vá­quia) ASSISTENTES Daniel Pola­cek e Peter Bed­nar
VAR Marco Guida

AO INTERVALO 0-0

GOLO Viti­nha (76)

AMARELOS András Scha­fer (27), Banza (45+3), André Horta (71), Kevin Beh­rens (90), Reyer­son (90+3)

Viti­nha con­ti­nua a mos­trar que é uma peça essen­cial. Incan­sá­vel durante 90 minu­tos, mos­trou ins­tinto mata­dor e resol­veu a par­tida.

Ricardo Horta esteve quase sem­pre escon­dido do jogo. Somou várias más rece­ções e deci­sões ine­fi­ca­zes. É capaz de mais e melhor.

Boa arbi­tra­gem de Filip Glova. O eslo­vaco foi asser­tivo e con­se­guiu con­tro­lar o encon­tro, estando bem na amos­tra­gem dos car­tões ama­re­los.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220916/282424173070851

Lipeste

#11422
JN

___

"Pro­*****­rá­mos sem­pre a vitó­ria"

Artur Jorge Trei­na­dor do Braga


"Na segunda parte, tive­mos mais bola e equi­li­brá­mos mais o duelo. Na parte final, fize­mos a dife­rença, o resul­tado sor­riu para nós por­que tam­bém tra­ba­lhá­mos bem. Pro­*****­rá­mos sem­pre a nossa opor­tu­ni­dade e a vitó­ria. Fomos muito pres­si­o­nan­tes e, na defesa, esti­ve­mos a um nível bas­tante ele­vado"

em:
https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220916/282437057972739


Lipeste

JN

___

"Golo muito impor­tante para a equipa" Viti­nha Avan­çado do Braga


"O golo foi muito impor­tante para mim, mas ainda mais para a equipa. Na pri­meira parte, mos­trá­mos garra e, após o inter­valo, mos­trá­mos ainda mais. No Braga, temos pro­ces­sos bem vin­ca­dos, as coi­sas têm cor­rido bem por­que tam­bém temos tra­ba­lhado bem. Sub-21? Estou muito feliz por ter sido cha­mado"

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220916/282415583136259

Lipeste

JN

___

Ban­cada em cha­mas


No final do jogo, os adep­tos do Union Ber­lin mos­tra­ram mau per­der e pega­ram fogo a uma parte da ban­cada. Os ale­mães jun­ta­ram as cadei­ras para aumen­tar as cha­mas, que foram pron­ta­mente apa­ga­das pelos bom­bei­ros.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220916/282857964767747

Lipeste

JN

___

Minuto 65 de silên­cio


Os adep­tos do Braga fize­ram, ao minuto 65, um momento de silên­cio em home­na­gem aos tra­ba­lha­do­res fale­ci­dos víti­mas das más con­di­ções de tra­ba­lho na pre­pa­ra­ção do Mun­dial 2022, no Catar.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220916/282853669800451

Lipeste

JN

___

Al Mus­rati


● Braga

● Médio

● 26 anos

● Não é, por natu­reza, um gole­a­dor, mas o líbio fez toda a dife­rença com o Rio Ave. Abriu o mar­ca­dor e o cami­nho para a quinta vitó­ria seguida do Braga no cam­pe­o­nato. Impres­cin­dí­vel nesta e nas últi­mas tem­po­ra­das, é um ver­da­deiro ás de trunfo nos minho­tos.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220916/282492892547587

Lipeste

pressnet.pt

Vitinha dá 50.ª vitória ao Sporting de Braga na Liga Europa

Um golo de Vitinha deu hoje ao Sporting de Braga uma importante vitória sobre os alemães do Union Berlim, líderes da Bundesliga, por 1-0, que permite continuar no primeiro lugar do grupo D da Liga Europa.


Vitinha, aos 77 minutos, fez o único golo de um jogo em que o Sporting de Braga soube sofrer e defender na primeira parte, alcançando a sétima vitória consecutiva em todas as competições e a sua 50.ª na Taça UEFA/Liga Europa, excetuando as conseguidas nas fases preliminares desta competição – caso contrário seriam 60 triunfos.

Os três pontos 'cavam' um fosse de seis pontos para a equipa germânica e para os suecos do Malmö, que perderam com os belgas do St. Gilloise (3-2), segundos, também com seis pontos.

Artur Jorge fez três alterações à equipa que iniciou o jogo com o Rio Ave, na última jornada da I Liga (vitória por 3-2), trocando Bruno Rodrigues, André Horta e Iuri Medeiros por Paulo Oliveira, Racic e Álvaro Djaló.

O líder da Bundesliga entrou melhor, muito pressionante, e já depois de algumas ameaças, Siebatcheu serviu Becker, que tentou levantar a bola sobre Matheus, mas o guarda-redes defendeu bem com uma palmada (14) – no canto sequente, Diogo Leite cabeceou ao poste (15).

O Sporting de Braga falhava muitos passes e só um 'esticão' de Álvaro Djaló (15) e um remate muito por cima, mas em boa posição, de Ricardo Horta (22) criaram algum perigo.

A equipa bracarense, contudo, não conseguia libertar-se da pressão adversária e ligar uma jogada com princípio, meio e fim.

O Union Berlim controlava a partida e joga mais no meio-campo minhoto, mas a melhor ocasião da primeira parte seria do Sporting de Braga, com Vitinha a conduzir um rápido contra-ataque e a servir Banza, mas o remate do avançado francês foi defendido pelo guardião dinamarquês do Union Berlim (45+1).

Racic é outro tipo de médio em relação a André Horta, que vinha sendo uma peça fulcral no Sporting de Braga, jogando e fazendo jogar, e a equipa minhota ressentiu-se disso.

André Horta foi, por isso, sem surpresa, um dos primeiros jogadores que Artur Jorge fez entrar, juntamente com Iuri Medeiros (saíram Racic e Álvaro Djaló, 60), e estaria mais tarde no lance do golo.

Os dois jogadores elevaram a qualidade de jogo do Sporting de Braga, sendo que o Union Berlim também caiu muito na segunda parte – só aos 48 minutos criou perigo com um remate cruzado de Reyerson.

Artur Jorge lançou Abel Ruiz para o lugar do apagado Banza (70), mas seria Vitinha a fazer o único golo da partida, numa recarga muito oportuna, após defesa incompleta de Ronnow a um forte remate de André Horta (77).

O internacional sub-21 esteve perto de bisar pouco depois, mas depois de correr muitos metros com a bola, não teve a força nem o discernimento necessários e permitiu a defesa ao guarda-redes (81).

O técnico do Union Berlim, Urs Ficher, lançou três jogadores de uma assentada, mas tardiamente, e o assalto final não teve consequências.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1570515574257766400?t=JvHowHhrtv3bgsl00ogoiw&s=01

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sporting de Braga, após a vitória frente ao Union Berlim (1-0), em jogo da segunda jornada do grupo D da Liga Europa, que decorreu hoje em Braga.

"Considero que foi um triunfo tão difícil quanto justo. Foi um jogo muito equilibrado, entre duas equipas intensas, um jogo mais físico e menos pensado na primeira parte, por isso com menos oportunidades de golo, nós tivemos a do Banza para fazer o primeiro.

Na segunda parte, com a entrada do André Horta e do Iuri Medeiros tivemos mais critério com bola. A equipa que começou foi para poder jogar esse tipo de jogo mais físico.

A chave do jogo terá estado na eficácia, fizemos o golo e vencemos diante de uma equipa muito difícil de ultrapassar e competente.

A equipa mostrou maturidade, mas também tem a ver com o que falámos com os jogadores. Tivemos uma solidez defensiva muitíssimo boa, não permitimos grandes oportunidades ao adversário, fomos uma equipa pragmática, discutimos o jogo conforme ele pedia e vencemos com mérito e justiça.

Sobre o Vitinha, digo que o trabalho compensa. Seleção A? Ele faz parte da seleção sub-21, que é o patamar imediatamente abaixo. Hoje, o selecionador Fernando Santos disse que ele tem estado em destaque nesta fase do campeonato e poderá ser uma das opções para o Mundial2022. Nesta altura, tudo lhe é possível, desde que ele trabalhe e queira.

[Sete vitórias em oito jogos] Aceito que as expectativas possam ser imensas. Temos tido o cuidado de, internamente, não entrarmos na onda de euforia. Estamos satisfeitos com o trabalho que temos feito, que tem exigido muito de nós e, com isso, temos tido os resultados que procuramos. Lutaremos em todos os jogos para ganhar.

[Intensidade do futebol alemão/português] Esse tema seria interessante para discutirmos, mas não é num pós-jogo que consigo resumir a minha ideia sobre isso. Também somos uma equipa intensa. Hoje, tivemos pela frente uma equipa igualmente intensa, que tem mostrado isso na liga alemã, mas fomos mais capazes para ganhar".

Declarações de Matheus, jogador do Sporting de Braga, após a vitória frente ao Union Berlim (1-0), em jogo da segunda jornada do grupo D da Liga Europa, que decorreu em Braga.

"Conseguimos uma vitória importante, aqui em casa temos de ser uma fortaleza e continuar com os pés no chão, porque ainda há muito para acontecer.

O nosso objetivo é jogo a jogo. Não adianta pensar no final se ainda estamos no meio da caminhada, temos que continuar a trabalhar, dedicando-nos ao máximo, jogando olhos nos olhos todos os adversários e procurando a vitória em todos os jogos.

Muita gente fala de sorte, mas dá muito trabalho. Trabalhar é o segredo, trabalho contínuo do dia-a-dia, esse é o segredo".

Declarações de Sequeira, defesa do SC Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (1-0) frente ao Union Berlin:

[Segredo da vitória frente ao Union Berlin] «Penso que o segredo foi o trabalho e a dedicação, o espírito de grupo de toda a equipa. Tentámos ganhar o jogo até ao último minuto».

[Melhores na segunda parte] «Na primeira parte não conseguimos impor o nosso jogo, eles têm uma excelente equipa, organizados, depois na segunda parte tivemos mais iniciativa e o golo faz justiça ao que fizemos».

[Seis pontos, primeiro lugar no grupo] «O objetivo é entrar em cada jogo para vencer e ficar em primeiro lugar no grupo. Essa é a ambição do Sp. Braga nesta competição. O próximo jogo será importante, vamos tentar vencê-lo».

[Expetativas] «Essas expetativas trazem responsabilidade e temos de estar preparados, continuar a trabalhar. Ainda há muitos aspetos a trabalhar e vamos continuar da mesma forma».

Declarações de Urs Fischer, treinador do Union Berlim, após a derrota frente ao Sporting de Braga (0-1), em jogo da segunda jornada do grupo D da Liga Europa, que decorreu hoje em Braga.

"Obviamente que não estamos felizes, não é o resultado que estávamos à espera de conseguir e qualquer derrota é má. Controlámos bem o jogo nos 90 minutos e não concedemos oportunidades ao Braga e nós tivemos bastantes ocasiões de golo, principalmente sendo um jogo fora, mas não conseguimos atingir o que queríamos.

Na segunda parte, a equipa perdeu alguma força física, mas globalmente fez um bom jogo".

Ficha de Jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Union Berlim, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Vitinha, 77 minutos.

Equipas:

– SC Braga:
Matheus, Fabiano, Tormena, Paulo Oliveira, Sequeira, Racic (André Horta, 60), Al Musrati, Ricardo Horta, Álvaro Djaló (Iuri Medeiros, 60), Vitinha (Castro, 86) e Banza (Abel Ruiz, 70).

(Suplentes: Tiago Sá, Serdar Saatçi, Dinis Pinto, Bruno Rodrigues, Borja, Castro, Gorby, André Horta, Rodrigo Gomes, Diego Lainez, Iuri Medeiros, Abel Ruiz).

Treinador: Artur Jorge.

– Union Berlim: Frederik Ronnow, Robin Knoche (Jamie Leweling, 82), Paul Jaeckel, Diogo Leite, Julian Ryerson, András Schafer (Genki Haraguchi, 68), Janik Haberer (Kevin Behrens, 82), Rani Khedira, Tymoteusz Puchacz (Chris Trimmel, 64), Sheraldo Becker (Tim Skarke, 82) e Jordan Siebatcheu.

(Suplentes: Lennart Grill [GR], Yannic Stein [GR], Tim Maciejewski, Kevin Behrens, Tim Skarke, Niko Giesselmann, Genki Haraguchi, Chris Trimmel, Aljoscha Kemlein e Jamie Leweling)

Treinador: Urs Ficher.

Árbitro: Filip Glova (Eslováquia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para András Schafer (27), Banza (45+3), André Horta (71), Kevin Behrens (90), Reyerson (90+3).

Assistência: 17.782 espetadores.

em: https://pressnet.pt/2022/09/15/vitinha-da-50-a-vitoria-ao-sporting-de-braga-na-liga-europa/

Lipeste

zerozero.pt

SC Braga volta a vencer na Europa

Não há desafio que os assuste


Por Miguel Amaral

Adversário difícil e que demorou a ser ultrapassado pelo SC Braga, que, ainda assim, deu mais uma forte resposta. Frente a um organizado e intenso Union Berlin, o golo de Vitinha na entrada para a reta final permitiu aos minhotos baterem o líder da Bundesliga (1-0) e solidificarem o favoritismo de terminar no primeiro lugar o grupo D da Liga Europa.

As entradas de André Horta e Iuri Medeiros acabaram por mudar o rumo do jogo, com Artur Jorge a perceber cedo a necessidade da sua equipa ser agitada do banco. Seis pontos em dois jogos dão conforto para o que resta nesta fase da competição.

Dificuldades notórias

Desafio interessante para o SC Braga desde cedo, com os minhotos a sentirem bastantes problemas para colocarem em prática o seu habitual futebol durante o primeiro tempo. De forma esperada, o adversário apareceu agressivo nos duelos e pressionante, intensidade que deixou os homens de Artur Jorge desconfortáveis.

Faltou ligação entre setores nos Gverreiros - Racic tem de ganhar andamento -, enquanto a dupla de ataque do Union Berlin causava problemas à defesa da casa. Jordan Siebatcheu e Sheraldo Becker faziam estragos no capítulo físico e na velocidade, com o segundo a apenas ver o golo negado devido a uma excelente mancha de Matheus.

Na sequência, Diogo Leite ficou muito perto de marcar no regresso à Pedreira. O ataque do SC Braga tinha problemas para aparecer e apenas perto do descanso surgiu perigo, com Banza a não converter após passe de Vitinha em lance rápido. Muito para retificar por Artur Jorge ao intervalo, num forte teste à capacidade Arsenalista de reação à adversidade.

Energia chegou do banco

O SC Braga apareceu melhor no reatamento, no entanto, o jogo continuou complicado. Dificuldades para os minhotos desmontarem a organização alemã, com o Union a não precisar de muito para chegar até zonas de finalização - nota para um remate perigoso de Julian Ryerson.

Atento, Artur Jorge não demorou a mexer. As entradas de André Horta e Iuri Medeiros tiveram o condão de ´acordar` a equipa da casa, com a pressão a aumentar e o Union Berlin menos confortável no relvado. Acabou por ser num remate do médio que os Gverreiros chegaram ao desejado golo, através de uma recarga atenta do sempre irrequieto Vitinha.

Até ao final, algum sofrimento em situações de bola parada, mas o triunfo ficou mesmo na Pedreira. Há condições para o SC Braga também ser um caso sério nesta competição.








em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=391112

Lipeste

zerozero.pt

As figuras do SC Braga - Union Berlin

Frieza de gladiador desequilibrou a batalha


Saiba quem foram os destaques do SC Braga x Union Berlin (1-0), a contar para a 2ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.

Avançado
22 anos
Vitinha

Gladiador oportunista


Demonstrou a habitual faceta de gladiador do ataque arsenalista. Não deslumbrou, mas esforçou-se por oferecer linhas de passe, para montar as usuais jogadas com Horta & companhia. À ponta de lança, apareceu no sítio certo, à hora exata, para carimbar um triunfo tão oportuno, como a finalização que efetuou.

Médio
26 anos
Al Musrati

Tanque pleno de critério


Ao nível que tem habituado os adeptos bracarenses, o internacional líbio foi uma autêntica muralha a estancar o fluxo de jogo do Union Berlin, sobretudo durante a primeira parte. Leu o jogo como ninguém e foi a referência arsenalista, tanto na hora de pausar o jogo, como na de efetuar passes a rasgar para os colegas.
 
Defesa
30 anos
Paulo Oliveira

Patrão de ferro


Era o jogador com mais nome do quarteto defensivo arsenalista e fez jus aos créditos, ao lado de Tormena. Liderou o setor defensivo como ninguém, sempre com a concentração e o sentido posicional ajustados ao nível que a Liga Europa exige. Foi o elemento de maior sobriedade, nos aperto criados pelos germânicos, durante a primeira parte.

Avançado
26 anos
Jordan Siebatcheu

Farol de perigo


Deixou a Pedreira em suspenso, logo nos primeiros 5', quando obrigou Matheus a uma grande defesa, embora o lance tenha sido anulado. Primou pelo entendimento com Siebatcheu e fez valer da sua velocidade e capacidade física para pôr à prova a atenção dos centrais do Braga, que não tiveram descanso, no primeiro tempo. Foi o espelho do perigo alemão.

Médio
24 anos
Uros Racic

Corpo estranho


Tinha a missão de substituir André Horta e, ainda que não tem as mesmas caraterísticas do médio português, demonstrou alguma apatia na agressividade que deveria ter imprimido. Esteve seguro no capítulo do passe, mas não deu o condimento ofensivo que Artur Jorge certamente queria para o desafio. 

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=391144

Lipeste

zerozero.pt

Braga venceu Union Berlin por 1-0

Artur Jorge elogia equipa: «Estivemos num nível muitíssimo bom»


O SC Braga recebeu e venceu o Union Berlin por 1-0 e somou o segundo triunfo no Grupo D da Liga Europa. No final do encontro, Artur Jorge mostrou-se feliz com a exibição e deixou elogios à equipa.

«Sabíamos que íamos ter uma primeira parte mais física, tal como se veio a confirmar. Acabámos por corresponder a essa exigência do jogo. Na segunda parte fomos uma equipa que teve mais bola e conseguiu equilibrar a situação em relação às oportunidades. Tivemos a vontade, a ocasião do Banza. Foi um jogo muito equilibrado, todo ele. Acabámos por, na parte final, face àquilo que foi a eficácia, conseguir fazer um golo e a diferença. Tal como previ, foi um jogo disputado, intenso e sorriu para nós», começou por dizer o técnico bracarense.

«Procurámos ser uma equipa pressionante desde o primeiro minuto. Sabíamos que o adversário também o era. Aquilo que procurámos e tentámos fazer foi conseguir ter a nossa oportunidade. O ataque fez a diferença e, coletivamente, do ponto de vista defensivo, estivemos num nível muitíssimo bom.»

Sobre Racic, titular esta noite, Artur Jorge explicou: «Fomos tentando perceber qual era a reação do Racic. Felizmente, ficou bem e acabou por conseguir fazer o jogo até onde nós quisemos.»

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=391135


Lipeste

rtp.pt

Números e Curiosidades - Jornada 7

Conheça as curiosidades que vão acontecer na jornada número sete da I Liga de futebol profissional.

O que vai acontecer nesta 7ªjornada:

- O confronto entre as equipas mais a Sul e Norte de Portugal continental, Portimonense – Desp. Chaves.

- O 8º confronto em Portimão entre Portimonense e Chaves. Voltam a defrontar-se ... 3 anos
depois.

- O 6º confronto em São Miguel entre Santa Clara e Paços, o 4º de forma consecutiva.

- O 12º confronto entre Gil Vicente e Rio Ave em Barcelos.

- O 28º confronto entre Estoril e FC Porto na Amoreira, o segundo de forma consecutiva.

- O 3º derby minhoto entre o Braga e o Vizela em Braga.

- O 43º confronto na Luz entre Benfica e Marítimo, (1º contra o último)

- O 6º confronto na serra da Freita entre o Arouca e o Vitória SC.

- O 60º clássico no Bessa entre Boavista e Sporting. Jogam há 9 anos consecutivos.

- E um encontro inédito na I liga, o Casa Pia – Famalicão.

- Paulo Sérgio vai completar 190 jogos na I liga como treinador

- João Henriques vai completar 120 jogos na I liga como treinador.

O que poderá acontecer nesta jornada:

- O Portimonense voltar a vencer em casa o Chaves ... 33 anos depois.

- O Paços conseguir a sua primeira vitória de sempre nos Açores

- O Rio Ave voltar a marcar um golo em Barcelos ... 8 anos depois (!)

- Estoril e Porto marcarem ambos pelo 9º confronto consecutivo nos jogos entre si (!).
Nos últimos 8 confrontos na Amoreira houve golos sempre para as duas equipas.

- Estoril voltar a vencer em casa o FC Porto ... 45 anos depois.

- Boavista voltar a vencer em casa o Sporting ... 14 anos depois.

- O Arouca conseguir vencer em casa pela 1ª vez na sua história o Vitória.

- O Marítimo voltar a pontuar na Luz ... 13 anos depois. Últimos 12 anos... 12 vitórias do Benfica

- Paços e Marítimo pontuarem pela 1ª vez no campeonato.

- O SC Braga continuar invicto no campeonato e continuar a ser o melhor ataque.

- O FC Porto somar a 17ª jornada consecutiva sem empatar.

- O Famalicão ver cartões pela 109ª jornada consecutiva (!) e aumentar este seu recorde de sempre de jornadas consecutivas a ver cartões.

- Paços sofrer golos pela 12ª jornada consecutiva.

- Casa Pia chegar aos 300 minutos sem sofrer golos em casa.

- Benfica somar a 8ª vitória consecutiva no campoenato

Séries em aberto à entrada para a 7.ª jornada:

- Não marca há mais tempo: Famalicão – 250 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo: FC Porto - 230 minutos.

- Não marca há mais tempo em casa: Gil Vicente - 185 minutos.

- Não marca há mais tempo fora: Famalicão – 270 minutos (desde época passada).

- Não sofre golos há mais tempo em casa: Casa Pia – 210 minutos

- Não sofre golos há mais tempo fora: Benfica - 550 minutos (desde época passada).

- Marca há mais jornadas consecutivas: FC Porto – 9 jornadas.

- Sofre golos há mais jornadas consecutivas: Paços – 11 jornadas.

- Mais jornadas consecutivas sem vencer: Paços - 11 jornadas.

- Mais jornadas sem empatar: FC Porto - 16 jornadas.

- Mais jornadas sem perder: Benfica - 7 jornadas.

- Mais vitórias consecutivas: Benfica - 7 jornadas.

- Mais empates consecutivos: Ninguém

- Mais derrotas consecutivas: Paços – 8 jornadas.

Séries "incríveis":

- Famalicão vê cartões há 108 jornadas consecutivas.

- FC Porto não perde em casa há 1 ano e 11 meses. (desde 3 Outubro 2020)

– FC Porto não empata um jogo há 16 jornadas.

- Santa Clara não vence fora há 8 meses.

- Benfica não sofre golos fora de casa há 550 minutos.

Curiosidades:

- 54 jogos até ao momento, 23 vitórias para as equipas visitadas e 23 vitórias para as equipas visitantes (8 empates).

- Estão marcados até ao momento 134 golos (43 de jogadores portugueses).

- Banza (bra) é o melhor marcador do campeonato com 5 golos

- Foram assinalados 17 penaltis, 9 convertidos e 8 falhados.

- Já tivemos 23 cartões vermelhos

- Estádio com mais golos – Braga - 12 golos.

- Estádio com menos golos – Jamor - 2 golos

em: https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/numeros-e-curiosidades-jornada-7_d1433444

Lipeste

rtp.pt

Antevisão da 7.ª jornada da I Liga

O Benfica defende a liderança da I Liga no domingo na receção ao Marítimo, último classificado, numa sétima jornada em que FC Porto e Sporting têm deslocações aos terrenos de Estoril e Boavista, respetivamente.

O Sporting de Braga, que aparece nesta altura no segundo posto como o principal perseguidor dos 'encarnados', recebe o Vizela, também no domingo, no encontro que fecha a ronda.

Após novo triunfo na temporada, o 12.º seguido, perante a Juventus (2-1), em Turim, para a Liga dos Campeões, o Benfica recebe no Estádio do Luz o lanterna-vermelha Marítimo, emblema em crise, sem qualquer ponto no campeonato e único que já mudou a sua equipa técnica, com a entrada de João Henriques para o lugar de Vasco Seabra.

Por isso, os madeirenses parecem o adversário 'perfeito' para a equipa de Roger Schmidt continuar 100% vitoriosa na atual temporada em todas as provas, incluindo na I Liga, já com o campeão FC Porto a três pontos e o Sporting a oito.

João Mário e Gonçalo Ramos, que falharam o triunfo na última ronda no campo do Famalicão (1-0) devido a castigo, deverão estar de regresso no Benfica, num encontro em que o Marítimo, além de somar apenas derrotas, vai subir ao relvado da Luz com a pior defesa do campeonato (17 golos sofridos).

Mas, há outros números que parecem complicar ainda mais a tarefa dos madeirenses: desde 2009 que saíram sempre derrotados da Luz e sofreram quatro goleadas nas últimas cinco deslocações, a mais pesada em 2021/22, por 7-1.

À espera de um 'renascimento' do Marítimo, ou de um dia menos inspirado do Benfica, estarão FC Porto e Sporting, que atuam ambos no sábado, e o Sporting de Braga, que está a fazer uma inicio de época sensacional, com cinco vitórias (com algumas goleadas à mistura) e um empate, seguindo no segundo posto a apenas dois pontos do Benfica.

A equipa de Artur Jorge, devido ao duelo de hoje com o Union Berlim, para a Liga Europa, deverá fazer algumas alterações no 'onze' principal, devido a questões físicas, perante um Vizela que soma apenas cinco pontos, no 15.º lugar, e que vem de cinco jogos seguidos sem vencer (três derrotas e dois empates).

No sábado, o FC Porto vai tentar esquecer no Estoril uma das piores noites europeias da sua história (derrota 4-0 com o Club Brugge no Dragão para a 'Champions') e regressar aos triunfos, no terreno do atual oitavo classificado.

Esse encontro está agendado para as 18:00, com Sporting e Boavista a entrar pouco depois em campo, às 20:30, no Estádio do Bessa, num duelo entre dois antigos campeões nacionais.

Tal como o Benfica e ao contrário do FC Porto, os 'leões' aparecem motivados após uma surpreendente vitória sobre o Tottenham (2-0) na Liga dos Campeões, mas continuam impossibilitados de 'relaxar' da I liga devido à larga distância que lá levam para a liderança, perante um Boavista a efetuar um campeonato bastante interessante, aparecendo com surpresa no quarto posto, com 12 pontos, mais dois que o rival lisboeta.

A sexta ronda arranca na sexta-feira no Algarve, com o Portimonense (quinto) a receber o Desportivo de Chaves (10.ª), num duelo entre equipas que sofreram derrotas na última jornada.

Programa da sétima jornada:

Sexta-feira

Portimonense - Desportivo de Chaves, 20:15

Sábado

Santa Clara - Paços de Ferreira, 14:30 locais (15:30, horas de Lisboa)

Gil Vicente - Rio Ave, 15:30

Estoril Praia - FC Porto, 18:00

Boavista – Sporting, 20:30

Domingo

Arouca - Vitória de Guimarães, 15:30

Benfica – Marítimo, 18:00

Casa Pia – Famalicão, 18:00

Sporting de Braga – Vizela, 20:30

em: https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/antevisao-da-7a-jornada-da-i-liga_d1433116

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga Europa: SC Braga é o único clube sem golos sofridos nos grupos

Minhotos com registo único entre 32 clubes. Entre todas as provas da UEFA, tem a companhia de mais sete clubes, um deles o Sporting


O Sporting de Braga é, depois da segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, o único de 32 clubes sem qualquer golo sofrido nesta fase da competição.

Os minhotos mantiveram-se sem qualquer golo sofrido depois de mais uma quinta-feira europeia, que terminou com um triunfo caseiro por 1-0 ante o Union Berlim, na segunda jornada do grupo D. Na primeira, os comandados de Artur Jorge tinham ganho ao Malmo, na Suécia, por 2-0.

Todos os restantes 31 clubes já sofreram pelo menos um golo, incluindo Arsenal e PSV Eindhoven, que ainda têm o jogo da segunda jornada por disputar.

O guarda-redes Matheus tem, por isso, um registo único até ao momento na fase de grupos da prova.

Sporting e mais seis nas restantes provas da UEFA

O Sporting de Braga é nesta altura caso único na fase de grupos da Liga Europa, mas há mais sete clubes nas restantes provas da UEFA a manterem folha limpa quanto aos golos sofridos. Quatro deles são na Liga dos Campeões e três na Liga Conferência.

Um dos quatro clubes na Champions é outro português, o Sporting, que ainda não sofreu qualquer golo na prova, depois das vitórias ante o Eintracht Frankfurt (0-3) e Tottenham (2-0). Os leões são acompanhados neste registo pelo Club Brugge, Bayern Munique e Real Madrid.

Na Liga Conferência, há três clubes que ainda não sofreram qualquer golo na fase de grupos: Basaksehir, Anderlecht e Gent.

No total destes oito clubes, três são belgas, dois portugueses, um espanhol, um turco e um alemão.

em: https://maisfutebol.iol.pt/uefa/sp-braga/liga-europa-sp-braga-e-o-unico-clube-sem-golos-sofridos-nos-grupos

Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste