News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

www.zerozero.pt

Minhotos venceram jogo de apresentação

Prontos para o ataque

Humberto Ferreira

O SC Braga venceu o Celta de Vigo, no jogo de apresentação aos sócios, por 2-1. Um jogo recheado de emoções: Bons golos, boa imagem dos novos jogadores, incerteza até ao fim e ainda um reforço apresentado durante o intervalo.

Artur Jorge prometeu quebrar com o sistema vigente em Braga. Para ele uma defesa faz-se a quatro. Fiel à sua ideia, até porque como antigo jogador fez a carreira a jogar só com um companheiro ao lado, os guerreiros de Artur Jorge montaram-se a jogar dessa forma.

No entanto, a subida dos laterais foi mal compensada com apenas um médio defensivo. Apesar de ter pulmão para andar muito, Al Musrati não tem o poder da omnipresença e sem companhia para auxiliar a defesa, o Celta de Vigo aproveitou para colocar Matheus à prova. O guarda-redes do SC Braga conseguiu evitar males maiores. De assinalar a defesa apertada ao remate de Óscar Rodríguez e ainda emenda à desmarcação de Baeza.

Ataque bem oleado

Se na defesa, o SC Braga ainda tem arestas para limar, no ataque os homens de Artur Jorge demonstraram fortes ligações. Mesmo tendo começado com duas caras novas, Banza e Alvaro Djaló, os minhotos tiveram grande definição.

Banza conseguiu na sequência de uma dessas jogadas, mas até ao intervalo, o francês poderia ter dilatado a vantagem, com um remate de calcanhar sublime, mas Iván Villar defendeu em dificuldade.

Os arsenalistas apresentaram várias fórmulas para chegar à baliza galega, com grande predominância para o flancos, mas foi através das  bolas paradas que a equipa de Artur Jorge mais causou impacto. Iuri Medeiros em duas situações quase marcou, mas em ambas falhou o alvo.

Reforço tirou o esforço

Com toda a certeza não foi a apresentação de Lainez que tirou vigor à equipa minhota para a segunda parte, mas o certo é que os galegos aproveitaram uma entrada em falso para serem mais dominantes.

Talvez trazendo, também, as ideias mais frescas o Celta chegou ao empate, depois de uma falha tremenda de Matheus. Iago Aspas, o suspeito do costume, não se fez rogado e igualou o desafio. A equipa de Artur Jorge teve alguma dificuldade em voltar a entrar no jogo.

O jogo é, ainda, de pré-temporada e como tal o SC Braga foi fazendo ajustes, mas a frescura não era a mesma. O Celta foi levando o jogo para o caminho que quis, com maior presença no meio ofensivo.

Banco seguro

No meio do plano que trouxe para o jogo, o SC Braga mexeu e do banco veio frescura e vontade de mostrar valor. Apesar de terem sido muitas mexidas, a equipa minhota ficou a ser, literalmente, outra. Mais dominante, mais rápida e mais viva.

Rodrigo Gomes foi aquele que mais quis mostrar que é mais um. O extremo deixou Galán com a cabeça em água. Mesmo a terminar fez um golo de antologia, que acabou por selar o triunfo do SC Braga.

Os minhotos dão por terminada a pré-temporada e agora focam-se no campeonato. A ronda inaugural é frente ao Sporting, em casa.






Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=376978


Lipeste

zerozero.pt

Uma horta que dá bons frutos
Humberto Ferreira

Os principais destaques do jogo SC Braga - Celta de Vigo, partida de apresentação, que os minhotos venceram por 2-1.

Rodrigo Gomes
Avançado
19 anos

Chamaram-lhe Messi da Pedreira


Qualquer semelhança com o astro argentino é mera coincidência, até porque Rodrigo Gomes joga de pé direito, no entanto o golo que selou o triunfo do SC Braga fez-lhe ganhar este título. Na verdade o novo camisola 7 do SC Braga não sentiu o peso do número de craque, tal como a desilusão de começar o jogo no banco. Bastaram 15 minutos em campo para demonstrar a Artur Jorge que vai ter que contar com ele para a temporada. Agitador, desequilibrador, não teve medo de enfrentar adversários. Arriscou e ganhou.

Sikou Niakaté
Defesa
23 anos

Imperial


O Braga encontrou em Niakaté uma excelente solução para a saída de David Carmo. O central francês demonstrou rapidez, capacidade de antecipação, foi forte nos duelos e até mais duro quando os lances obrigaram. Ainda teve a capacidade de, na sequência de um canto, revelar bom toque de bola. Ficou na retina.

Víctor Gómez
Defesa
22 anos

Aventureiro


Víctor Gómez não teve medo de atacar, mas a ligação com Iuri Medeiros, ou outro companheiro que lhe apareça à frente, ainda requer treino, até porque é preciso defender. O lateral é forte no lado ofensivo, mas atrás revelou algumas lacunas.

André Horta
Médio
25 anos

Carregador de Piano


André Horta voltou a ser um verdadeiro pulmão dos minhotos. O médio teve a capacidade de jogar a intensidade muito elevada e estar muito próximo da primeira fase de construção, mas também nas zonas de maior perigo de ataque. Apesar das mudanças táticas, o médio esteve bem e soube colmatar as alterações com naturalidade.

Ricardo Horta
Avançado
27 anos

Mais do mesmo... Bom


Dizer que Ricardo Horta passou ao lado do jogo é quase uma blasfémia. É verdade que houve outros jogadores a serem mais preponderantes, mas o capitão arsenalista surgiu mais descaído na linha e foi, durante a primeira parte, o principal acelerador do jogo, ajudando a que Djaló e Banza se evidenciassem. Foi essencialmente a levar o jogo para o ataque.

Simon Banza
Avançado
25 anos

Goleador


O avançado francês, se continuar com este registo, pode ser um caso sério em Braga, tal é o volume ofensivo dos minhotos. O reforço fez um golo, obrigou o guarda-redes a duas defesas apertadas. Foram três flagrantes e sempre com olhos na baliza. Um valor seguro e o toda a gente sabia disso, depois da época em Famalicão.

Álvaro Djaló
Avançado
22 anos

Promete


Artur Jorge sabe bem o que tem dentro de casa e Djaló sabe bem o que o treinador quer. O avançado espanhol, que está no Minho há algumas temporadas jogou de início e fez uma excelente dupla com Banza. Lutador e batalhador, nunca deixou um lance a meio, não sei intimidou depois de Hugo Mallo se ter picado com ele e teve o golo nos pés. Boa imagem.

Iuri Medeiros
Avançado
28 anos

Podia ter feito mais


É um pouco mordaz colocar Iuri Medeiros no bolso, depois do extremo ter feito uma assistência e colecionado bons recortes técnicos, mas a fasquia nele é maior. Medeiros foi demasiado permissivo no capítulo defensivo. Deixou sempre a equipa em posição frágil. Serve de reflexão, até porque a concorrência vai estar sempre à perna.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=376997

Lipeste

ominho.pt

SC Braga bate Celta de Vigo na apresentação aos sócios (com golaço de Rodrigo Gomes)

O SC Braga venceu hoje o Celta de Vigo, por 2-1, a pouco mais de uma semana do início da I Liga de futebol, no jogo de apresentação aos seus adeptos marcado pelo grande golo de Rodrigo Gomes.

O Braga fez globalmente um bom teste no último particular antes da receção ao Sporting (07 de agosto), na primeira jornada da I Liga, com uma primeira parte mais ativa que a segunda, mas foi neste período que surgiu o momento do jogo.

Banza, ex-Famalicão, fez o primeiro golo da partida, aos 23 minutos, o veterano Iago Aspas, com uma carreira quase toda ligada ao Celta de Vigo, empatou no início da segunda parte (49), mas um espetacular golo de Rodrigo Gomes (86) deu a vitória aos bracarenses.

https://twitter.com/Trivela_FR/status/1553126392342237190?t=cO5ddkiVoWzwfXhSNkGuag&s=01

O Braga apresentou-se com três reforços no 'onze' inicial – Victor Gómez, Niakaté e Banza – e uma 'subida' da equipa B, Álvaro Djaló.

A equipa agora orientada por Artur Jorge (também ele ascendeu da equipa secundária dos minhotos) apresentou-se num '4x4x2' e deu bons sinais na primeira parte, tendo-lhe pertencido o controlo da partida durante a maior parte desse período.

No segundo tempo, com o empate do Celta de Vigo e as muitas substituições operadas, os 'arsenalistas' caíram de produção, mas o fabuloso golo do jovem Rodrigo Gomes (19 anos) valeu o 'bilhete', num jogo em que o empate também se ajustaria.

Os primeiros remates perigosos pertenceram aos minhotos, por Iuri Medeiros e Ricardo Horta (14 e 15), mas foi o Celta de Vigo a ficar mais perto de marcar pouco depois, por Baeza – valeu a rápida saída de Matheus (19).

Contudo, foi a turma de Artur Jorge a marcar primeiro, com Banza, de cabeça, a aproveitar da melhor maneira um mau corte de Oscar após investida de Iuri Medeiros pela direita (23).

Dez minutos depois, quase surgiu o empate para a equipa galega, mas Hugo Mallo desaproveitou a assistência de Franco Cervi, antigo jogador do Benfica, da esquerda.

A segunda parte abriu com um remate forte de André Horta de fora da área para defesa difícil de Ivan (46), mas o empate do Celta de Vigo chegou pouco depois, por Iago Aspas, que só empurrou, num lance em que Matheus tem muita responsabilidade ao não conseguir segurar um cabeceamento de Joseph Aidoo, após um canto.

Pouco depois da hora de jogo, os treinadores começaram a mexer nas equipas e o ritmo ressentiu-se, sobretudo no Braga.

O Celta de Vigo foi mais perigoso na etapa complementar e, aos 81 minutos, ficou muito perto do segundo golo, mas Kevin Vazquez, isolado, atirou ao lado.

Cinco minutos depois, Rodrigo Gomes tirou da 'cartola' um lance mágico: fintou o primeiro adversário para o interior da área e depois rodopiou sobre o segundo, ficando na cara do guardião contrário e 'picando' a bola sobre este.

Logo a seguir, Swedberg atirou ao poste, gorando o empate ao Celta de Vigo (88).

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Celta de Vigo, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Banza, 23 minutos.

1-1, Iago Aspas, 49.

2-1, Rodrigo Gomes, 86.

Equipas:

– SC Braga:
Matheus, Victor Gómez, Tormena, Niakaté, Sequeira, Al Musrati, André Horta, Iuri Medeiros, Ricardo Horta, Álvaro Djaló e Abel Ruiz.

Jogaram ainda: Paulo Oliveira, Castro, Abel Ruiz, Vitinha, Tiago Sá, Fabiano, Gorby, Rodrigo Gomes e Borja.

Treinador: Artur Jorge.

– Celta de Vigo: Ivan, Hugo Mallo, Joseph Aidoo, Unai Nunez, Javi Galán, Solari, Oscar, Renato Tapia, Franco Cervi, Iago Aspar e Baeza.

Jogaram ainda: Fran Beltrán, Kevin Vazquez, Luca de la Torre, Miguel, Gabri Veiga, Carlos Dominguez e Swedberg.

Treinador: Eduardo Coudet.

Árbitro: Carlos Macedo (Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Tormena (07), Banza (27), Unai (30), André Horta (53), Niakaté (61), Gabri Veiga (90).

Assistência: 10.241 espetadores.

em: https://ominho.pt/sc-braga-bate-celta-de-vigo-na-apresentacao-aos-socios/

Lipeste

record.pt

Marcelo Goiano: «Se Ricardo Horta sair, será uma perda muito grande para o SC Braga»

Antigo capitão dos guerreiros foi uma das figuras presentes no jogo das lendas, no Braga Day


Marcelo Goiano, antigo lateral-direito que foi capitão do SC Braga, foi um dos convidados a participar no jogo das lendas, na tarde deste sábado, numa das muitas iniciativas do 'Braga Day'. Utilizando o terceiro equipamento do SC Braga, hoje divulgado, mas mantendo o 87 nas costas, como fez na passagem pelos arsenalistas, Goiano falou sobre a atualidade, não fugindo ao assunto Ricardo Horta.

"Hoje mesmo falei com o Alan sobre isso. Todos sabemos da qualidade dele, que pode decidir um jogo a qualquer momento e, se ele sair, vai ser uma perda muito grande para o SC Braga", apontou, tendo ainda frisado a alegria de rever caras conhecidas.

"Foi bom reviver amigos, colegas, vestir novamente a camisola do Sp. Braga e sentir o carinhos dos adeptos. O título? Falar disso é complicado... Há três equipas com muito grandeza no futebol português e não é fácil bater de frente com eles, mas o SC Braga está no caminho certo e logo, logo vai conseguir esse título que tanto almeja", apontou Marcelo Goiano, tendo ainda deixado um olhar sobre o que será a nova época dos arsenalistas.

"A expetativa para a nova temporada é boa. O SC Braga manteve uma boa base da época passada, o Artur Jorge está a fazer um bom trabalho e ontem viu-se que já tem um modelo de jogo. Acredito que vai ser uma época bem conseguida", apontou.

No jogo das lendas, que terminou com 14-12 favorável à equipa que vestiu com o traje principal do SC Braga, alinharam Artur Correia, Hugo, João Cardoso, João Tomás, Edinho, Paulo Jorge, Alan, Marcelo Goiano, Andrés Madrid, Fernando Pires, Zé Roberto, Barroso, Evaldo, Jaime Júnior, Quim e Eduardo. António Caldas e Manuel Cajuda foram os treinadores de serviço.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/marcelo-goiano-se-ricardo-horta-sair-sera-uma-perda-muito-grande-para-o-sp-braga?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Manuel Cajuda aponta à luta pelo pódio: «O 4.º lugar já é pouco para o SC Braga»

Treinador deixou elogios a Artur Jorge, que foi seu jogador nos guerreiros


Manuel Cajuda foi um dos convidados para o jogo das lendas, no Braga Day que se realiza este sábado no centro de Braga. Um homem com um passado relevante ao serviço do clube arsenalista, tendo inclusive treinado o atual técnico da equipa principal, Artur Jorge.

"Gostava que corresse muito bem a época ao SC Braga. Isto não tem nada a ver com o Artur Jorge, que foi meu jogador e capitão, de quem sou amigo e a quem desejo tudo de bom, mas se eu fosse treinador do SC Braga eu assumiria claramente a luta pelos três primeiros lugares", começou por dizer.

"Não estou a dizer que ia ser campeão, mas tinha a obrigação, com estas condições, de lutar pelos três primeiros lugares. Preferia que no final do ano dissessem 'tu falhaste' do que dar hipóteses às pessoas de me chamarem cobarde. Os 4.ºs lugares do SC Braga não me dizem nada, apesar de serem classificações de honra. Eu fiz dois com a lojinha dos 300, e queria ver mesmo o SC Braga a lutar pelos três primeiros lugares. Acho que o 4.º lugar já é pouco para o SC Braga", assinalou Manuel Cajuda, de 71 anos, tendo comentado a subida de Artur Jorge à equipa principal.

"A escolha, não pelo valor do Artur Jorge, surpreendeu-me porque foi uma coisa muito rápida. Mas, não importa ter muitos conhecimentos, importa ter conhecimentos e, acima de tudo, pô-los em prática. Depois, depende de muitas condicionantes nas áreas da metodologia de treino. Condições e jogadores o Artur tem, ficaria muito triste se ele não conseguir porque sou muito amigo dele", referiu Cajuda.

Por fim, e porque tanto se fala de Ricardo Horta, o treinador deu a sua opinião sobre o impacto que poderá ter a eventual saída do capitão dos minhotos: "Ninguém sabe, isto é um desporto coletivo, um jogador sozinho não influencia os outros. Se o SC Braga perder o Ricardo Horta, perde um grande jogador, a questão será reestruturar toda a organização em função de novos jogadores porque importa é o coletivo."

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/manuel-cajuda-aponta-a-luta-pelo-podio-o-4-lugar-ja-e-pouco-para-o-sp-braga?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

ojogo.pt

Equipa B do Braga vence teste particular contra o Celta de Vigo B

Golos marcados por Miguel Falé e Yan Said. Segunda vitória em quatro jogos para a equipa comandada por Custódio Castro


No quarto teste de preparação, o Braga B venceu pela segunda vez na pré temporada, batendo a equipa B do Celta de Vigo, por 2-1.

Os golos dos comandados de Custódio Castro foram marcados por Miguel Falé e por Yan Said. Para os galegos faturou Lauti.

Onze do Braga B: Bernardo Fontes; Guilherme Soares, Rodrigo Beirão, Miguel Vilela, André Ferreira, Vasco Moreira, Pizzuto, Schurrle, Costinha, Miguel Falé, Eduardo Ribeiro.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/equipa-b-do-braga-vence-teste-particular-contra-o-celta-de-vigo-b--15059939.html

Lipeste

abola.pt

Equipa B venceu por 2-1 os jovens do Celta de Vigo

Em duelo de equipas B, o SC Braga derrotou o Celta de Vigo, jogo de preparação realizado esta manhã na Cidade Desportiva. Curiosamente, o resultado foi o mesmo daquele que se verificou no embate de ontem entre as formações principais: 2-1 para os guerreiros.


Foi mais um bom teste para o conjunto orientado por Custódio Castro, com os bracarenses a adiantarem-se no marcador num livre direto à entrada da área, convertido por Miguel Falé, aos 11 minutos. Ainda na primeira parte, Lauti igualou a partida para os galegos, mas os minhotos fixaram o resultado através de Yan Said, perto do fim.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-07-30/sc-braga-equipa-b-venceu-por-2-1-os-jovens-do-celta-de-vigo/951150/471

Lipeste


Lipeste

JN

___

"Con­fi­ança máxima para fazer grande época"

Antó­nio Sal­va­dor quer inten­si­fi­car a união entre cidade e clube, trans­por­tando a mul­ti­dão que encheu o cen­tro no "Braga Day" para jogos na Pedreira


"Con­fi­ança máxima" na estru­tura e nos atle­tas para "fazer uma grande época". As pala­vras per­ten­cem a Antó­nio Sal­va­dor, que falou à tele­vi­são do clube durante o "Braga Day", evento pro­mo­ci­o­nal que jun­tou desde manhã cedo e até ao final da noite milha­res de adep­tos do Braga na Praça da Repú­blica, junto à ave­nida Cen­tral, para verem, de perto, os atle­tas das diver­sas moda­li­da­des, com natu­ral des­ta­que para os de fute­bol, cujas equi­pas (sub-23, B, femi­nina e prin­ci­pal) foram sendo apre­sen­ta­das à nume­rosa pla­teia.

A fechar a festa, subiu ao palco o plan­tel às ordens de Artur Jorge, tendo sido cha­ma­dos 28 joga­do­res, inclu­indo já a última con­tra­ta­ção, o inter­na­ci­o­nal mexi­cano Diego Lai­nez. O "Braga Day" já não se rea­li­zava há dois anos por causa da pan­de­mia de covid-19 e Antó­nio Sal­va­dor des­ta­cou a impor­tân­cia da comu­nhão com os adep­tos. "O grande obje­tivo deste dia é unir as pes­soas ao clube, acre­dito muito que pos­sa­mos estar todos uni­dos, clube e cidade. Que­re­mos muito esta comu­nhão. Que­re­mos levar esta mul­ti­dão de gente para os nos­sos jogos em casa", salie­n­tou.

Para o diri­gente, o "Braga Day" é aquilo de que o clube pre­cisa para reu­nir "a famí­lia bra­ca­rense". "É esta a vivên­cia do Braga. Tam­bém se des­tina aos nos­sos emi­gran­tes bra­ca­ren­ses, que estão de volta nesta altura, esta festa tam­bém é para eles", con­cluiu.

LEÃO NO ARRANQUE

A pró­xima época começa já den­tro de uma semana, a 7 de agosto, com a rece­ção ao Spor­ting na pri­meira jor­nada, e Antó­nio Sal­va­dor mos­tra ambi­ção numa "grande época". "Esta­mos con­fi­an­tes em fazer uma grande época em todas as moda­li­da­des, temos con­fi­ança máxima nas nos­sas estru­tu­ras e em todos os atle­tas", afir­mou o líder minhoto.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220731/282621741469340

Lipeste

JN

___

Saída de Ricardo Horta é "perda muito grande"


Sob calor tór­rido, decor­reu o "Jogo das Len­das" entre anti­gos joga­do­res do Braga, como João Tomás, Bar­roso, Quim, Edu­ardo, Alan ou Mar­celo Goi­ano. O late­ral bra­si­leiro, que ter­mi­nou a car­reira na última época, abor­dou a even­tual saída de Ricardo Horta. "Todos sabe­mos da qua­li­dade dele, que pode deci­dir um jogo a qual­quer momento. Se ele sair, vai ser uma perda muito grande para o Braga". Para Goi­ano, lutar pelo título "é com­pli­cado. Há três equi­pas com muito gran­deza no fute­bol por­tu­guês [F. C. Porto, Spor­ting e Ben­fica] e não é fácil bater de frente com eles, mas o Braga está no cami­nho certo e logo, logo vai con­se­guir esse título que tanto almeja", disse.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220731/282617446502044

Lipeste

O Jogo

___


Antó­nio Sal­va­dor aposta em "grande época"

Na reu­nião da "famí­lia bra­ca­rense", o líder do Braga ape­lou ao forte apoio dos adep­tos


O Braga des­ceu ao cen­tro da cidade para abra­çar os adep­tos e as mani­fes­ta­ções de cari­nho foram recí­pro­cas, com todos os atle­tas do clube a serem for­te­mente sau­da­dos. O grande momento do "Braga Day", evento que havia sido inter­rom­pido por causa da pan­de­mia, foi o des­file de todos os pro­fis­si­o­nais da equipa prin­ci­pal, depois de Antó­nio Sal­va­dor ter pro­je­tado uma tem­po­rada memo­rá­vel. "Esta­mos pre­pa­ra­dos para fazer uma grande época, em todas as áreas. Tenho con­fi­ança máxima nos nos­sos atle­tas . Com o apoio dos nos­sos adep­tos, acre­di­ta­mos que pode­mos fazer uma grande época", tes­te­mu­nhou o pre­si­dente do Braga, em decla­ra­ções pres­ta­das à comu­ni­ca­ção do clube, ao mesmo tempo que pis­cava o olho aos adep­tos. Pre­sente no evento, Manuel Cajuda pro­pôs que o Braga assuma a can­di­da­tura a um dos três do pódio. "Se fosse trei­na­dor do Braga, assu­mi­ria cla­ra­mente a luta pelos três pri­mei­ros luga­res. Não estou a dizer que ia ser cam­peão, mas tinha a obri­ga­ção, com estas con­di­ções, de lutar por isso. Pre­fe­ria que no final dis­ses­sem 'tu falhaste' do que dar hipó­te­ses às pes­soas de me cha­ma­rem cobarde. Os quar­tos luga­res do Braga não me dizem nada", ati­rou.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220731/282166474935912

Lipeste

#10371
O Jogo

___


HERNÂNI CONVENCE E DEVERÁ RENOVAR

Extremo cau­sou boa impres­são durante a fase de pre­pa­ra­ção e esca­pou à dis­pensa. Segue para a nova época inclu­ído, de vez, no grupo


Há muito iden­ti­fi­cado com os jovens valo­res das equi­pas secun­dá­rias, Artur Jorge injeta mais san­gue novo na prin­ci­pal. Her­nâni será opção para as alas, enquanto Álvaro Djaló con­tará como avan­çado.

As sus­pei­tas de que Her­nâni pare­cia ace­le­rar neste verão para uma impor­tante pro­mo­ção tinham con­sis­tên­cia. O extremo luso-gui­ne­ense, de 21 anos, vol­tou a con­quis­tar Artur Jorge durante a fase de pre­pa­ra­ção, depois de ter sido fre­quen­te­mente uti­li­zado na equipa B em 2021/22, sob o comando do mesmo trei­na­dor, e passa a figu­rar, em defi­ni­tivo, na prin­ci­pal, ao con­trá­rio de Fran­cisco Moura, em vias de ser empres­tado, Gui­lherme e Schürrle, ambos devol­vi­dos aos bês, e ainda de Dinis Rodri­gues, con­du­zido para os sub-23. Ape­sar de não fal­ta­rem boas opções para as alas, sec­tor que até foi refor­çado muito recen­te­mente com o inter­na­ci­o­nal mexi­cano Diego Lai­nez (empres­tado pelo Bétis de Sevi­lha), Her­nâni tem carac­te­rís­ti­cas que agra­dam a Artur Jorge e poderá tor­nar-se numa sur­presa já esta época, embora a sua inte­gra­ção impli­que tempo de matu­ra­ção.

Con­cor­rente direto de gente de qua­li­dade, como são os casos de Ricardo Horta, Iuri Medei­ros, Roger e até de Rodrigo Gomes (autor de um golo mag­ní­fico no par­ti­cular com o Celta de Vigo), terá de aguar­dar paci­en­te­mente por uma opor­tu­ni­dade, mas o Braga já depo­sita nele gran­des espe­ran­ças, tudo apon­tando, por isso, para que o joga­dor renove a liga­ção ao clube, válida, por enquanto, até 2024. Se Her­nâni encai­xará como ala no sis­tema de 4x4x2 pre­co­ni­zado pelo novo trei­na­dor, já Álvaro Djaló con­tará como avan­çado. O joga­dor espa­nhol, outro "velho" conhe­cido do trei­na­dor, com con­trato até 2025, cos­tuma sen­tir-se como peixe den­tro de água a par­tir do flanco esquerdo, mas a faci­li­dade com que surge na área a fina­li­zar ou a assis­tir os com­pa­nhei­ros fará com que apa­reça mais vezes na frente, ao lado de outro avan­çado. Seme­lhante com­bi­na­ção veri­fi­cou-se, por exem­plo, frente ao Celta, com Djaló pró­ximo de Banza.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220731/282157885001320

em:
https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220731/281496460037736

em:
https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220731/282153590034024

Lipeste

O Jogo

___

A COMPETITIVIDADE EXIGE MAIS ADEPTOS LOCAIS
Passe de Letra Miguel Pedro


Cele­brou-se ontem mais um "Braga Day". Depois de três anos de inter­regno pandé­mico, o evento vol­tou em força ao cora­ção da cidade de Braga. Anun­ci­ado como "a festa da famí­lia Guer­reira", o "Braga Day" ( que usa este angli­cismo na nomen­cla­tura, o que, para mim, não é nada feliz; além disso, afi­gura-se-me que a forma gra­ma­ti­cal­mente cor­reta seria "Braga's Day), é muito mais do que uma mera festa. Insere-se numa estra­té­gia mais ampla da admi­nis­tra­ção da SAD e da dire­ção do clube de ten­tar anga­riar mais e mais adep­tos para a cole­ti­vi­dade. Adep­tos ver­da­dei­ros, que sejam só pelo Braga.

A admi­nis­tra­ção da SAD tem-se des­do­brado em esfor­ços para tal, mas os resul­ta­dos não têm sido os que seriam expec­tá­veis. Para além da Aca­de­mia e con­se­quente aposta na for­ma­ção como âncora do sucesso des­por­tivo e finan­ceiro, a SAD tem, agora, bata­lhado por con­ven­cer os sta­kehol­ders do fute­bol (clu­bes, estru­tu­ras diri­gen­tes, jor­na­lis­tas) de que se torna neces­sá­rio alte­rar os pres­su­pos­tos do modelo com­pe­ti­tivo, por forma a bene­fi­ciar a pró­pria moda­li­dade. Isto por­que todos sabe­mos que o facto de cerca de 90% dos adep­tos de fute­bol pre­fe­ri­rem os três habi­tu­ais ditos "gran­des" do que os clu­bes onde resi­dem ou nas­ce­ram é uma ques­tão cul­tu­ral, e – diga-se – muito pró­pria de Por­tu­gal. Basta com­pa­rar esta­tís­ti­cas de outros cam­pe­o­na­tos: o Brent­ford FC, último clas­si­fi­cado do cam­pe­o­nato inglês da época pas­sada, teve uma média de espe­ta­do­res de cerca de 17 mil, o que o colo­ca­ria em 4º lugar nas médias por­tu­gue­sas. Ou o FC Español, que nem sequer foi a nenhuma com­pe­ti­ção euro­peia, ficando a meio da tabela no cam­pe­o­nato do país vizi­nho, que teve média de 18 mil espe­ta­do­res.

Em Por­tu­gal, abaixo do 5º clas­si­fi­cado, nenhum clube chega sequer perto dos 10 mil espe­ta­do­res de média. É, por isso, um tra­ba­lho para todos os envol­vi­dos: aumen­tar a com­pe­ti­ti­vi­dade da liga por­tu­guesa impõe, neces­sa­ri­a­mente, a cri­a­ção e aumento de novos adep­tos locais. E tal só se opera com uma mudança (lenta) de men­ta­li­da­des e de cul­tura. Sem isso, não há com­pe­ti­ti­vi­dade pos­sí­vel, e o cam­pe­o­nato será sem­pre bipo­la­ri­zado entre os três que lutam para ganhar o título e os outros que só lutam. Daí a impor­tân­cia deste "Braga Day", para cha­mar para junto do clube a comu­ni­dade bra­ca­rense e afir­mar que é neste clube que se jun­tam, por um lado, a his­tó­ria e a tra­di­ção da cidade e, por outro, se cons­trói um futuro para todos os bra­ca­ren­ses que gos­tam do des­porto.

Aumen­tar a com­pe­ti­ti­vi­dade da liga por­tu­guesa impõe, neces­sa­ri­a­mente, a cri­a­ção e aumento de novos adep­tos locais.

É neste clube que se jun­tam, por um lado, a his­tó­ria e a tra­di­ção da cidade e, por outro, se cons­trói um futuro para todos os bra­ca­ren­ses que gos­tam do des­porto.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220731/281951726571112

Lipeste

scbraga.pt

SC Braga Day | 5ª Edição

O Braga Day regressou ao mais alto nível. Mais de 35 mil Gverreiros marcaram presença e pintaram a Avenida Central de Braga de vermelho e branco.

O evento iniciou-se bem cedo com muitas atividades ligadas às várias modalidades do Clube. 

Durante o dia, Rodrigo Gomes, Vitinha e Roger distribuíram sorrisos e autógrafos aos adeptos e realizou-se o Jogo das Lendas na Arena dos Gverreiros. 

Ao final da tarde, Zé Amaro apaixonou os bracarenses e HMB agitou a Avenida Central com o seu soul.

Caiu a noite e o mar vermelho vibrou com a subida ao palco da Equipa B, de Sub-23 e de Futebol Feminino. O momento alto estava guardado para o final, quando a equipa principal se apresentou à Legião.

Foi um dia de puro braguismo, no qual a união e a ambição estiveram sempre presentes.

em: https://scbraga.pt/sc-braga-day-5a-edicao/

Lipeste


Lipeste


Lipeste

ominho.pt

Multidão no SC Braga Day. Salvador quer ver o mesmo "nos jogos em casa"

"Queremos muito esta comunhão"


O presidente do SC Braga, António Salvador, manifestou hoje "confiança máxima" na estrutura e nos atletas para "fazer uma grande época", elogiando a participação dos adeptos no SC Braga Day, comemorado este sábado após dois anos de interregno.

A temporada começa com a receção ao Sporting na primeira jornada, em 07 de agosto, e António Salvador mostrou confiança "em fazer uma grande época em todas as modalidades".

"Temos confiança máxima, total, nas nossas estruturas e em todos os atletas", afirmou o líder dos arsenalistas à margem do 'SC Braga Day', evento de promoção do clube no centro da cidade com múltiplas atividades desde manhã cedo e concluído com a apresentação da equipa principal de futebol.

O 'SC Braga Day' já não se realizava há dois anos por causa da pandemia de covid-19 e António Salvador destacou a importância da comunhão com os adeptos.

"O grande objetivo deste dia é unir as pessoas ao clube, acredito muito que possamos estar todos unidos, clube e cidade. Queremos muito esta comunhão. Queremos levar esta multidão de gente para os nossos jogos em casa", disse.

em: https://ominho.pt/multidao-no-sc-braga-day-salvador-quer-ver-o-mesmo-nos-jogos-em-casa/

Lipeste


Lipeste

O Jogo

___


Lai­nez abriu as por­tas do México

Redes soci­ais do clube ganha­ram 65 mil segui­do­res em 24 horas

Reforço para a nova época, Diego Lai­nez é um fenó­meno de popu­la­ri­dade nas redes. Cada publi­ca­ção que par­ti­lha motiva, em média, 300 mil inte­ra­ções e já se tor­nou num cha­ma­riz para o Braga


●●● De um dia para o outro, e  a um ritmo impres­si­o­nante, as redes soci­ais do Braga con­quis­ta­ram 65 mil novos segui­do­res. Só o per­fil de Ins­ta­gram, uma das mais popu­la­res, pas­sou de 184 mil para 206 mil "ami­gos" e os ges­to­res das redes não têm dúvi­das de que tama­nho cres­ci­mento ficou a dever-se à che­gada do mexi­cano Diego Lai­nez, empres­tado pelo Bétis de Sevi­lha por uma época, com opção de com­pra de 7 milhões de euros. Com 20 inter­na­ci­o­na­li­za­ções pela sele­ção prin­ci­pal do México, o joga­dor for­mado e pro­je­tado pelo Amé­rica é um fenó­meno de popu­la­ri­dade entre mexi­ca­nos e espa­nhóis, somando mais segui­do­res na sua página do"Insta "(1,5 milhões) do que a do Braga, com 206 mil, isto depois desta ter regis­tado um cres­ci­mento de 22 mil novos "ami­gos" em pouco menos de 24 horas, como con­se­quên­cia da ofi­ci­a­li­za­ção de Lai­nez.

Seme­lhante impacto só tem para­lelo com o inte­resse que des­per­tou a con­tra­ta­ção do egíp­cio Has­san há sete anos. O avan­çado tam­bém arras­tou legi­ões de segui­do­res para as dife­ren­tes redes soci­ais dos minho­tos, embora por núme­ros infe­ri­o­res, numa altura em que con­ta­bi­li­zava 1,1 milhões de ami­gos no Ins­ta­gram, menos qua­tro­cen­tos mil do que soma Diego Lai­nez, que não se limita a par­ti­lhar fotos com peque­nas men­sa­gens. Para abso­luta satis­fa­ção dos fãs e adep­tos que vai con­quis­tando por onde passa, o cra­que mexi­cano já tem alguma expe­ri­ên­cia na pro­du­ção de vídeos e, a exem­plo da gene­ra­li­dade dos atle­tas sul-ame­ri­ca­nos, não pres­cinde do Twit­ter para assi­na­lar alguns dos melho­res momen­tos da car­reira.

A 13 de julho, par­ti­lhou uma foto em que surge ao lado do ex-ben­fi­quista Raúl Jimé­nez, atu­al­mente no Wol­verhamp­ton, numa con­cen­tra­ção da Sele­ção do México; já nos últi­mos dois dias, pos­tou fil­mes da sua apre­sen­ta­ção na Pedreira, no inter­valo do jogo com o Celta, e do pri­meiro treino pelos arse­na­lis­tas. Em média, cada publi­ca­ção sus­cita 300 mil "gos­tos".

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220801/281530819777658

Lipeste

O Jogo

___

DADOS

1,5 MILHÕES


Per­fil de Ins­ta­gram de Diego Lai­nez conta com mais segui­do­res (1,5 milhões) do que o do Braga (206 mil).

2 CLUBES

Em Por­tu­gal, só o Ben­fica (dois milhões) e FC Porto (2,1 milhões) somam mais segui­do­res na mesma rede social que o mexi­cano. O Spor­ting, com 1,3 milhões, tem menos.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220801/281822877553786