News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?

Started by Observador, 25 de November de 2019, 10:05

Previous topic - Next topic

NightHawk

#260
Alguns pontos em relação ao que foi sendo dito atrás.

O estádio Olímpico de Berlim é um mau exemplo, tanto que o Hertha já equaciona construir um novo estádio há muito tempo ao lado do Olímpico: https://www.coliseum-online.com/hertha-berlin-stadium-2025/ e https://www.herthabsc.com/en/club/herthas-fussballstadion. Precisamente porque querem um estádio só para futebol, mais pequeno e com bancadas perto do relvado. Aliás as razões deles com o Olímpico são as mesmas do Braga no conjunto dos 2 estádios: o 1º de maio mesmo remodelado não serve pelas bancadas serem afastadas do relvado e levar a uma experiência e ambiente piores, o EMB para além dos problemas de acessibilidades às bancadas superiores (que têm paralelo com o olímpico ser demasiado grande) não permite que o Braga explore o espaço economicamente. E por coincidência estão com o mesmo tipo de imbróglios com o governo de Berlin que não quer o novo estádio ao lado do outro e o Hertha já "ameaçou" ir para fora da cidade.

Sobre a centralidade do 1º de Maio, é um tema complexo. Em linha reta para o centro histórico é quase igual ao EMB, mas na prática é muito diferente devido ao tipo de acessos. Ainda assim, não me parece que isso faça tanta diferença porque os adeptos não vêm do centro mas sim das freguesias à volta. E sobre o 1º de Maio os problemas de acessibilidades e estacionamento são os mesmos ou ainda piores que o EMB. Porque eu bem me lembro das filas intermináveis de trânsito em Lomar e Ferreiros em dias de jogo, e em dias bons ter que estacionar o carro literalmente dentro do acampamento de ciganos que havia ao lado da sede do Arsenal, em dias maus nem aí nem no antigo parque de exposições - agora Forum Braga, muitas vezes tinha que ser ao longo da estrada nacional que vai para Nogueira. Tal como o EMB, o 1º de Maio não tem uma circular à volta nem tem espaço para estacionamento perto, mesmo que construam mais uns lugares na nova obra.

andromeda123

Quote from: Edgar1921 on 03 de November de 2021, 14:12
Já que se fez um estudo para requalificar o Primeiro de Maio porque não fazer um estudo de quanto ficaria todas as obras que o Municipal precisa para oferecer as melhores condições possíveis?

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk



Isso nunca será possível, pois tem de passar pelo o Arquiteto Souto Moura toda e qualquer intervenção que se pretenda fazer no estádio. E como ele já afirmou algumas vezes, não tem intenção de mudar o que quer que seja. Nada contra, uma vez que aquilo foi projectado para ser uma obra de arte e que se podesse lá jogar á bola como consequência, não como finalidade! O SCB se pretende um espaço que vá de encontro as suas reais necessidades e pretensões acho mesmo que tem de construir um estádio de raiz! O Municipal é intocável no que a mudanças estéticas diga respeito

SEMPRESCB

Quote from: NightHawk on 03 de November de 2021, 15:00
Alguns pontos em relação ao que foi sendo dito atrás.

O estádio Olímpico de Berlim é um mau exemplo, tanto que o Hertha já equaciona construir um novo estádio há muito tempo ao lado do Olímpico: https://www.coliseum-online.com/hertha-berlin-stadium-2025/ e https://www.herthabsc.com/en/club/herthas-fussballstadion. Precisamente porque querem um estádio só para futebol, mais pequeno e com bancadas perto do relvado. E por coincidência estão com o mesmo tipo de imbróglios com o governo de Berlin que não quer o novo estádio ao lado do outro e o Hertha já "ameaçou" ir para fora da cidade.
O 1º de Maio tem apenas um topo que pode muito bem albergar os adeptos adversários (tal como o fazia nos últimos anos da sua utilização) onde aí pode ser considerada a maior limitação (na distancia) para ver futebol. Nas laterais sinceramente acho que para quem vê aí o jogo é um pouco irrelevante se estão em cima do campo ou com uma pista olímpica pelo meio. O exemplo que dei do Olímpico de Berlim foi apenas para referir que uma pista no estádio não tem forçosamente que ficar mal esteticamente nesse caso na minha opinião fica bem bonita. Aliás o próprio estádio de Coimbra para mim é um estádio bonito e moderno mesmo com a pista e das vezes em que lá estive não tive problemas para ver os jogos. Sinceramente não me parece que esteja aqui o problema.

JR1287

Quote from: AMartins on 03 de November de 2021, 13:23
Quote from: JR1477 on 03 de November de 2021, 13:13
Quote from: andromeda123 on 03 de November de 2021, 13:08
Continuo a achar uma loucura tudo isto, mas a avançar que seja para um novo de raiz, (pelo preço de 60M) pois aí será feito algo á nossa verdadeira medida, contudo o local nunca será melhor que o actual municipal, em virtude dos terrenos necessários para um projecto desta envergadura não estarem disponiveis no centro da cidade, uma vez que esse é um dos argumentos mais usados para a saída do municipal, o facto da descentralização do mesmo. Acredito até, que tudo isto é retórica politíca e o projecto vai mesmo avançar e o Ricardo Rio apenas está a fazer bluff para não parecer conivente com o projecto, ou o SCB nunca avançaria com um projecto e respectivos custos do mesmo.
Eu acho que também é um pouco de política, mas não no sentido que lhe queres dar. Acho que já é a preparação da campanha autárquica de 2025... Mas só o futuro o dirá.
Campanha autárquica de quem? Do RR?
O RR já não se pode recandidatar mais nenhuma vez, não é por aí.

O surgimento desta questão nesta altura, e sabendo-se que a câmara actual não apoia este projecto (já o tinha dito quando o assunto começou a ser falado, por altura das eleições do clube), é um preparar do jogo a querer ganhar posição para o futuro. O lobby da construção sempre teve muita influência em Braga, que perdeu nos últimos anos. E a obra de remodelação do 1° de Maio traria necessariamente mais obras atrás naquela zona, quer públicas quer privadas. Uma câmara que garanta a realização da obra, e de outras conexas (já estou a ver o parque de campismo a desaparecer, e os terrenos do antigo clube de caçadores...), terá certamente o apoio dos empreiteiros.
Note-se que mesmo dentro dos partidos vai haver lutas internas para escolher os candidatos e 3 anos e tal não é assim tanto tempo para influenciar escolhas e ver quem nos dá jeito que ganhasse... Mesmo no PSD há quem apoie este projecto e quem não apoie (no PS não sei mas acreditoque seja igual), e já é altura de começar a contar espingardas e preparar apoios para quando for necessário escolher.
De futuro veremos quem apoia e quem não apoia este projecto e quem, por isso, será apoiado pelos empreiteiros.

AMartins

Quote from: JR1477 on 03 de November de 2021, 15:33
Quote from: AMartins on 03 de November de 2021, 13:23
Quote from: JR1477 on 03 de November de 2021, 13:13
Quote from: andromeda123 on 03 de November de 2021, 13:08
Continuo a achar uma loucura tudo isto, mas a avançar que seja para um novo de raiz, (pelo preço de 60M) pois aí será feito algo á nossa verdadeira medida, contudo o local nunca será melhor que o actual municipal, em virtude dos terrenos necessários para um projecto desta envergadura não estarem disponiveis no centro da cidade, uma vez que esse é um dos argumentos mais usados para a saída do municipal, o facto da descentralização do mesmo. Acredito até, que tudo isto é retórica politíca e o projecto vai mesmo avançar e o Ricardo Rio apenas está a fazer bluff para não parecer conivente com o projecto, ou o SCB nunca avançaria com um projecto e respectivos custos do mesmo.
Eu acho que também é um pouco de política, mas não no sentido que lhe queres dar. Acho que já é a preparação da campanha autárquica de 2025... Mas só o futuro o dirá.
Campanha autárquica de quem? Do RR?
O RR já não se pode recandidatar mais nenhuma fez... É um preparar do jogo a querer ganhar posição. O lobby da construção sempre teve muita influência em Braga, que perdeu nos últimos anos. E a obra de remodelação do 1° de Maio traria necessariamente mais obras atrás naquela zona, quer públicas quer privadas. Uma câmara que garanta a realização da obra, e de outras conexas (já estou a ver o parque de campismo a desaparecer, e os terrenos do antigo clube de caçadores...), terá certamente o apoio dos empreiteiros. E mesmo dentro dos partidos vai haver lutas internas para escolher os candidatos. 3 anos e tal não é assim tanto tempo para influenciar escolhas e ver quem nos dá jeito que ganhasse... Mesmo no PSD há quem apoie este projecto e quem não apoie (no PS não sei), e já é altura de começar a contar espingardas e preparar apoios.
Pois, por isso estranhei.
Acho que mais do que campanha é a tentativa de saída airosa do RR no que respeita à questão do EMB e da demagógica treta da "venda do estádio". Ninguém o quer nem dado...nem o SCB.

O AS falou na assembleia geral da posição da autarquia...anda tudo em modo de auscultação.

JR1287

Quote from: AMartins on 03 de November de 2021, 15:46
Quote from: JR1477 on 03 de November de 2021, 15:33
Quote from: AMartins on 03 de November de 2021, 13:23
Quote from: JR1477 on 03 de November de 2021, 13:13
Quote from: andromeda123 on 03 de November de 2021, 13:08
Continuo a achar uma loucura tudo isto, mas a avançar que seja para um novo de raiz, (pelo preço de 60M) pois aí será feito algo á nossa verdadeira medida, contudo o local nunca será melhor que o actual municipal, em virtude dos terrenos necessários para um projecto desta envergadura não estarem disponiveis no centro da cidade, uma vez que esse é um dos argumentos mais usados para a saída do municipal, o facto da descentralização do mesmo. Acredito até, que tudo isto é retórica politíca e o projecto vai mesmo avançar e o Ricardo Rio apenas está a fazer bluff para não parecer conivente com o projecto, ou o SCB nunca avançaria com um projecto e respectivos custos do mesmo.
Eu acho que também é um pouco de política, mas não no sentido que lhe queres dar. Acho que já é a preparação da campanha autárquica de 2025... Mas só o futuro o dirá.
Campanha autárquica de quem? Do RR?
O RR já não se pode recandidatar mais nenhuma fez... É um preparar do jogo a querer ganhar posição. O lobby da construção sempre teve muita influência em Braga, que perdeu nos últimos anos. E a obra de remodelação do 1° de Maio traria necessariamente mais obras atrás naquela zona, quer públicas quer privadas. Uma câmara que garanta a realização da obra, e de outras conexas (já estou a ver o parque de campismo a desaparecer, e os terrenos do antigo clube de caçadores...), terá certamente o apoio dos empreiteiros. E mesmo dentro dos partidos vai haver lutas internas para escolher os candidatos. 3 anos e tal não é assim tanto tempo para influenciar escolhas e ver quem nos dá jeito que ganhasse... Mesmo no PSD há quem apoie este projecto e quem não apoie (no PS não sei), e já é altura de começar a contar espingardas e preparar apoios.
Pois, por isso estranhei.
Acho que mais do que campanha é a tentativa de saída airosa do RR no que respeita à questão do EMB e da demagógica treta da "venda do estádio". Ninguém o quer nem dado...nem o SCB.

O AS falou na assembleia geral da posição da autarquia...anda tudo em modo de auscultação.
Política local no seu "melhor"... Sempre à custa dos munícipes, e neste caso dos sócios, pois alguém teve de pagar o projecto e o vídeo. E não devem ter sido baratos! E certamente em vão...

Pedro Bala

Um aspecto a favor do 1° de Maio, que penso ainda ninguém referiu, é que a zona do estádio é muito mais convidativa a passar por lá tempo antes e depois do jogo. Há muitos mais cafés e todo um parque onde fazer tempo até à hora do jogo. O EMB em comparação é uma desolação.

rpo.castro

Quote from: SEMPRESCB on 03 de November de 2021, 10:57
A CMB estima em 10M em obras de requalificação o Braga aponta para 60M na reconstrução do estádio. Será que a coisa não pode ficar por ali a meio? E o clube assumir esses custos com a doação dos terrenos?

Sinceramente eu não percebo nada de arquitectura e de requalificações mas a estrutura do actual 1º de Maio é algo que me agrada não me incomoda nada a pista que era tão usual nos estádios de antigamente. Será que uma requalificação da estrutura, colocação de cadeiras, uns camarotes e uma cobertura não poderia ficar mais em conta? Um estádio que ainda hoje acho uma boa inspiração é o de Berlim e a pista de atletismo dá lhe um brilho especial.
1º problema de aproveitar o estádio como está é pouco poderes aproveitar o espaço por baixo, seja para efeitos comerciais, seja mesmo espaços para wc e restauração, o que implica no conforto de quem assiste.
2º problema seria a lotação. Colocando cadeiras quantos lugares tens (não esquecer do espaço que imprensa iria ocupar). Depois não tens camarotes e lugares corporate que são obrigatórios para um estádio moderno.
3º Não sei se o custo seria mais barato. Da minha parca experiência, construir algo de raíz (ou quase) é muito mais fácil de teres de construir uma estrutura independente e que se sustente (cobertura).

O EMB implica gastar muito dinheiro só para o manter de pé. Quaisquer obras que se façam para melhorar o conforto serão sempre paliativos por terem colado o raio do estádio à pedra: não tem circulação à volta, uma das entradas, a mais perto da cidade, é por ruelas do bairro. Ficará sempre a sensação de ser um mau estádio.

A obras no 1º de Maio, infelizmente levarão ao mesmo cenário, porque o estádio em termos de acesso e estacionamento não é grande coisa. Acresce o custo elevadíssimo que terá para uma clube da nossa dimensão e com as receitas que tem.
Para o Braga só vejo uma despesa enorme e solução má seja qual for.

Para a cidade, como disse tem 2 monos que precisa de se livrar. O SCB que aceitasse os 2 estádios que a CMB fazia o embrulho na hora.
Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

Quote from: bstrider on 03 de November de 2021, 17:51
Em relação a estacionamentos e acessos em volta do 1° de Maio, creio que seja mais fácil de implementar mais linhas de autocarro especiais como já hoje existem (pouca oferta e ainda relativamente pouca procura). É um local mais central, podem vir autocarros da zona de Lomar, Fujacal, Picoto, Nogueira, Avenida da Liberdade, Rua dos Barbosas. Só tem de haver vontade das várias partes: adeptos, Câmara e Clube. Usar até os pólos comerciais que existem para fazerem transfers, como o Eleclerc, Minho center. E mesmo fazer o percurso 1° de Maio-Avenida Central a pé para quem não tiver outra solução para apanhar autocarro não é assim tão penoso como subir a avenida de São Martinho toda como muitas vezes vejo no final dos jogos. É claro que se vai aumentar ainda mais o trânsito numa zona que já é muito movimentada a partir das 17:30, mas no EMB é a mesma coisa, mas com ainda menos acessos e alternativas.
Os transportes públicos é uma questão importante e vai ser cada vez mais. O municipal é zero nisso. Isso interligado com o estacionamento. Quem vai das aldeias é impossível ver um jogo no municipal.
Embora o estacionamento não seja grande coisa no 1-maio, só o fórum dá logo 100/0 ao municipal ao garantir Lugar para mais de 10% das pessoas que vão a um jogo normal, calculando 2 pessoas por carro.
O resto são ruas ainda assim muito mais acessíveis que qualquer uma no municipal, excepção ao bairro que fica ali à mão. O resto diria que estacionar na quinta pedagógica ou estacionar na quinta da capela por exemplo, ou pela André Soares ou dona Maria fiquemos mais longe num que noutro. E em termos de chegar ao estádio nem há comparacao possível, e já nem falo em ir para a bancada poente. Quase diria que estacionar no Minho center não é muito diferente do que muitos já estacionam num jogo com mais gente.

Viriato

Quote from: SEMPRESCB on 03 de November de 2021, 10:57
A CMB estima em 10M em obras de requalificação o Braga aponta para 60M na reconstrução do estádio. Será que a coisa não pode ficar por ali a meio? E o clube assumir esses custos com a doação dos terrenos?

Sinceramente eu não percebo nada de arquitectura e de requalificações mas a estrutura do actual 1º de Maio é algo que me agrada não me incomoda nada a pista que era tão usual nos estádios de antigamente. Será que uma requalificação da estrutura, colocação de cadeiras, uns camarotes e uma cobertura não poderia ficar mais em conta? Um estádio que ainda hoje acho uma boa inspiração é o de Berlim e a pista de atletismo dá lhe um brilho especial.

Engraçado que se fale tanto desse estádio quando o herta já há muito que de lá quer sair, e até já tem planos para um novo estádio, precisamente pelo formato dele.

GverreirodoMinho

O engraçado é que alguns problemas que aqui se colocam ao Municipal (falta de acessos/estacionamento, zona de convívio antes/depois dos jogos) foram algumas das razões dadas para construir a cidade desportiva.

Agora que já está construída, isso pouco importa. Ao Salvador ninguém o impede de construir! Não dá para renovar o 1°? É fazer um vídeo a dizer que o futuro está no 3°! Onde? Isso pouco importa, o que importa é construir.

E se (apenas depois da construção, claro!) viermos a descobrir que o novo também fica deslocado, e que não resolveu problemas nenhuns, fácil: é construir outro. Só a tentar é que se aprende.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Sócio 2669.

GverreirodoMinho

Já agora pergunto: porquê agora? Porquê, depois de gastos sei eu lá quantos milhões já nas redondezas do Municipal naquele que é o maior investimento da história do clube, há tanta urgência em sair do Municipal?

Os problemas que o estádio apresenta não apresentava já antes da obra? Porque não apresentar, antes da construção da cidade, um projecto em que se construí-se um estádio novo, com a cidade desportiva já nas redondezas desse estádio?

Será que não é porque dá mais jeito a quem lá está fazer obras atrás de obras, com muita pouca investigação por detrás do propósito delas?

Alguém sabe se foram feitos estudos antes de convidarem a Iva Domingues para um vídeo todo bonitinho, em relação às vantagens e desvantagens de mudarmos de sítio, ou isso vê-se só depois da construção?

Qual é a percentagem de aumento de espectadores por ano que se pensam ganhar com a mudança? De que forma melhora o trânsito da zona/cidade? A mobilidade é melhor, como e porquê? Vai tudo a pé, é? Toda a gente que desde 2003 se mudou para Gondizalves, Palmeira, Gualtar, Lamaçães, etc, vão a pé para o centro? E essas onde estacionam? No Altice? E se houver lá eventos?

Alguém acredita que alguma destas coisas estão devidamente estudada? Porque eu tenho muitas dúvidas.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

PEDRØ XVI

Quote from: GverreirodoMinho on 03 de November de 2021, 19:44
Já agora pergunto: porquê agora? Porquê, depois de gastos sei eu lá quantos milhões já nas redondezas do Municipal naquele que é o maior investimento da história do clube, há tanta urgência em sair do Municipal?
Porque daqui a poucos anos o contrato (2030) para uso do EMB acaba.
Vai-se esperar por 2030 para se começar a pensar onde vamos jogar é?
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

GverreirodoMinho

Quote from: PEDRØ XVI on 03 de November de 2021, 19:46
Quote from: GverreirodoMinho on 03 de November de 2021, 19:44
Já agora pergunto: porquê agora? Porquê, depois de gastos sei eu lá quantos milhões já nas redondezas do Municipal naquele que é o maior investimento da história do clube, há tanta urgência em sair do Municipal?
Porque daqui a poucos anos o contrato (2030) para uso do EMB acaba.
Vai-se esperar por 2030 para se começar a pensar onde vamos jogar é?
Ah, mas em 2016 não se sabia a data do fim do contracto, é?

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

Fernandão

Quote from: GverreirodoMinho on 03 de November de 2021, 19:44
Já agora pergunto: porquê agora? Porquê, depois de gastos sei eu lá quantos milhões já nas redondezas do Municipal naquele que é o maior investimento da história do clube, há tanta urgência em sair do Municipal?

Os problemas que o estádio apresenta não apresentava já antes da obra? Porque não apresentar, antes da construção da cidade, um projecto em que se construí-se um estádio novo, com a cidade desportiva já nas redondezas desse estádio?

Será que não é porque dá mais jeito a quem lá está fazer obras atrás de obras, com muita pouca investigação por detrás do propósito delas?

Alguém sabe se foram feitos estudos antes de convidarem a Iva Domingues para um vídeo todo bonitinho, em relação às vantagens e desvantagens de mudarmos de sítio, ou isso vê-se só depois da construção?

Qual é a percentagem de aumento de espectadores por ano que se pensam ganhar com a mudança? De que forma melhora o trânsito da zona/cidade? A mobilidade é melhor, como e porquê? Vai tudo a pé, é? Toda a gente que desde 2003 se mudou para Gondizalves, Palmeira, Gualtar, Lamaçães, etc, vão a pé para o centro? E essas onde estacionam? No Altice? E se houver lá eventos?

Alguém acredita que alguma destas coisas estão devidamente estudada? Porque eu tenho muitas dúvidas.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Quanto ao crescimento do número de espectadores, o que sei é não estão a contar com nada de espetacular se projetam um estádio para 20 mil espectadores.

Eu entendo que há interesses imobiliários em jogo, mas se o plano do clube é pagar integralmente o estádio — coisa que, pelo menos, nem Sporting e Benfica fizeram (estão lá enterrados muitos milhões dos pobres dos contribuintes, e créditos a fundo perdido) —, que dinheiro vai sobrar para reforçarmos o plantel, de forma a conseguirmos discutir o campeonato com os 3 clubes grandes, ou será que são duas coisas completamente separadas e sou eu que estou a ver mal? Posso não estar a ter uma visão muito optimista, mas receio que o "sonho de sermos campeões" era só conversa de marketing para o centenário, e agora a direção já mudou as agulhas para outras prioridades.

Isto inquieta-me como adepto, porque os vídeos são muito sedutores, e eu também sinto a nostalgia do 1.º Maio porque morava na Av. Liberdade, mas pressinto que a obra não vai ser a galinha dos ovos de ouro que estão a propagandear, e o mais certo é a dívida do estádio ficar para as direções posteriores (por norma, nenhum estádio de 60 milhões custa "só" 60 milhões), mas já não vai ser problema do Salvador que, ele e outros, irão lucrar com certeza.

PEDRØ XVI

Quote from: GverreirodoMinho on 03 de November de 2021, 21:06
Quote from: PEDRØ XVI on 03 de November de 2021, 19:46
Quote from: GverreirodoMinho on 03 de November de 2021, 19:44
Já agora pergunto: porquê agora? Porquê, depois de gastos sei eu lá quantos milhões já nas redondezas do Municipal naquele que é o maior investimento da história do clube, há tanta urgência em sair do Municipal?
Porque daqui a poucos anos o contrato (2030) para uso do EMB acaba.
Vai-se esperar por 2030 para se começar a pensar onde vamos jogar é?
Ah, mas em 2016 não se sabia a data do fim do contracto, é?

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Ora se em 2016 não se falou isso significa que não se deve falar nunca, é isso?
É melhor esperar por 2030 e depois lá se pensa em fazer alguma coisa em cima do joelho...
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

PAF

Fernandão
O nada de espectacular é um aumento superior a 100% no nº de espectadores atuais! E um estádio que em 100 anos de história nunca estaria cheio semana após semana.
Diria que pior que entrar num estádio megalomano, só mesmo uma megalomania de ter um estádio de 30 mil por exemplo.
Como se os últimos 20 anos não servissem de exemplo para nada.
Sendo que o futuro do futebol em geral não é ter mais espectadores como parece óbvio a toda a gente.

joaoPC

Quote from: Fernandão on 03 de November de 2021, 21:11
Quote from: GverreirodoMinho on 03 de November de 2021, 19:44
Já agora pergunto: porquê agora? Porquê, depois de gastos sei eu lá quantos milhões já nas redondezas do Municipal naquele que é o maior investimento da história do clube, há tanta urgência em sair do Municipal?

Os problemas que o estádio apresenta não apresentava já antes da obra? Porque não apresentar, antes da construção da cidade, um projecto em que se construí-se um estádio novo, com a cidade desportiva já nas redondezas desse estádio?

Será que não é porque dá mais jeito a quem lá está fazer obras atrás de obras, com muita pouca investigação por detrás do propósito delas?

Alguém sabe se foram feitos estudos antes de convidarem a Iva Domingues para um vídeo todo bonitinho, em relação às vantagens e desvantagens de mudarmos de sítio, ou isso vê-se só depois da construção?

Qual é a percentagem de aumento de espectadores por ano que se pensam ganhar com a mudança? De que forma melhora o trânsito da zona/cidade? A mobilidade é melhor, como e porquê? Vai tudo a pé, é? Toda a gente que desde 2003 se mudou para Gondizalves, Palmeira, Gualtar, Lamaçães, etc, vão a pé para o centro? E essas onde estacionam? No Altice? E se houver lá eventos?

Alguém acredita que alguma destas coisas estão devidamente estudada? Porque eu tenho muitas dúvidas.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Quanto ao crescimento do número de espectadores, o que sei é não estão a contar com nada de espetacular se projetam um estádio para 20 mil espectadores.

Eu entendo que há interesses imobiliários em jogo, mas se o plano do clube é pagar integralmente o estádio — coisa que, pelo menos, nem Sporting e Benfica fizeram (estão lá enterrados muitos milhões dos pobres dos contribuintes, e créditos a fundo perdido) —, que dinheiro vai sobrar para reforçarmos o plantel, de forma a conseguirmos discutir o campeonato com os 3 clubes grandes, ou será que são duas coisas completamente separadas e sou eu que estou a ver mal? Posso não estar a ter uma visão muito optimista, mas receio que o "sonho de sermos campeões" era só conversa de marketing para o centenário, e agora a direção já mudou as agulhas para outras prioridades.

Isto inquieta-me como adepto, porque os vídeos são muito sedutores, e eu também sinto a nostalgia do 1.º Maio porque morava na Av. Liberdade, mas pressinto que a obra não vai ser a galinha dos ovos de ouro que estão a propagandear, e o mais certo é a dívida do estádio ficar para as direções posteriores (por norma, nenhum estádio de 60 milhões custa "só" 60 milhões), mas já não vai ser problema do Salvador que, ele e outros, irão lucrar com certeza.
Nada de espetacular? Seria um aumento de mais de 100% caso o estádio encha

Fernandão

Quote from: PAF on 03 de November de 2021, 22:35
Fernandão
O nada de espectacular é um aumento superior a 100% no nº de espectadores atuais! E um estádio que em 100 anos de história nunca estaria cheio semana após semana.
Diria que pior que entrar num estádio megalomano, só mesmo uma megalomania de ter um estádio de 30 mil por exemplo.
Como se os últimos 20 anos não servissem de exemplo para nada.
Sendo que o futuro do futebol em geral não é ter mais espectadores como parece óbvio a toda a gente.

Duas observações.
O Braga teve uma média de +- 15 mil espectadores quando ficámos em 2.º lugar e nos dois anos seguintes, e depois estabilizou nos anos seguintes nos cerca de 11 mil (até ao Covid). Estou certo que lutando pelo título novamente, ou jogando na Champions, temos a obrigação de chegar facilmente à média anual de 15 mil, que é um patamar onde já estivemos, mesmo jogando num estádio 'desconfortável' e 'fora do centro', e 'frio', etc.

Em segundo lugar, estás a confundir capacidade máxima de um estádio, com média de espectadores. Uma média por exemplo de 12 mil obtém-se com jogos de 5/6 mil (devido aos horários de jogos a meio da semana, e/ou menor interesse do jogo e do adversário — que vai continuar a existir jogos desses no novo estádio, seguramente), e jogos de quase lotação máxima, que fazem aumentar a média — ou mesmo jogos que não tiveram lotação máxima (por exemplo, 23 mil — já acima do máximo no novo projeto), permitiu que houvesse um bom encaixe para o clube, com cerca de 10/12 mil adeptos do clube rival. Onde é que vão caber 10/12 mil adeptos do clube rival no novo estádio? 

Num cenário positivo, e que espero que seja real num futuro próximo, imagina que estamos a lutar para o título. Todos concordamos que a procura de lugares no estádio deverá aumentar. O que acontece quando a procura é maior que a oferta? Sobem os preços dos lugares anuais, sobem os preços das quotas, e claro, os preços dos bilhetes para os jogos, porque é assim que as coisas funcionam.

Sim, admito que 20 mil aparenta ser suficiente para a realidade atual (o que não deixa de ser embaraçoso para uma cidade maior e mais importante do que a aldeia de Guimarães), mas poderá não ser suficiente se o clube crescer mais ainda em estatuto e começar a lutar por títulos à séria, como todos acho que gostaríamos que acontecesse. Ou seja, é um número que não equaciona potenciais factores de crescimento, como a obtenção de títulos, ou simplesmente a Liga chegar a acordo com as televisões para um calendário mais fixo. Bastava isso. E sim, também acredito que, em tese, é mais fácil ter boas assistências num estádio com melhor localização e conforto do que o atual (foi essa toda a razão do meu reparo). Mas pelos outros factores que mencionei no meu post, não estou inteiramente convencido por este projeto, porque acho oneroso para o clube nesta altura pós-Covid, mas espero que tenham feito bem os estudos.

rpo.castro

Quote from: Fernandão on 04 de November de 2021, 08:27
Quote from: PAF on 03 de November de 2021, 22:35
Fernandão
O nada de espectacular é um aumento superior a 100% no nº de espectadores atuais! E um estádio que em 100 anos de história nunca estaria cheio semana após semana.
Diria que pior que entrar num estádio megalomano, só mesmo uma megalomania de ter um estádio de 30 mil por exemplo.
Como se os últimos 20 anos não servissem de exemplo para nada.
Sendo que o futuro do futebol em geral não é ter mais espectadores como parece óbvio a toda a gente.

Duas observações.
O Braga teve uma média de +- 15 mil espectadores quando ficámos em 2.º lugar e nos dois anos seguintes, e depois estabilizou nos anos seguintes nos cerca de 11 mil (até ao Covid). Estou certo que lutando pelo título novamente, ou jogando na Champions, temos a obrigação de chegar facilmente à média anual de 15 mil, que é um patamar onde já estivemos, mesmo jogando num estádio 'desconfortável' e 'fora do centro', e 'frio', etc.

Em segundo lugar, estás a confundir capacidade máxima de um estádio, com média de espectadores. Uma média por exemplo de 12 mil obtém-se com jogos de 5/6 mil (devido aos horários de jogos a meio da semana, e/ou menor interesse do jogo e do adversário — que vai continuar a existir jogos desses no novo estádio, seguramente), e jogos de quase lotação máxima, que fazem aumentar a média — ou mesmo jogos que não tiveram lotação máxima (por exemplo, 23 mil — já acima do máximo no novo projeto), permitiu que houvesse um bom encaixe para o clube, com cerca de 10/12 mil adeptos do clube rival. Onde é que vão caber 10/12 mil adeptos do clube rival no novo estádio? 

Num cenário positivo, e que espero que seja real num futuro próximo, imagina que estamos a lutar para o título. Todos concordamos que a procura de lugares no estádio deverá aumentar. O que acontece quando a procura é maior que a oferta? Sobem os preços dos lugares anuais, sobem os preços das quotas, e claro, os preços dos bilhetes para os jogos, porque é assim que as coisas funcionam.

Sim, admito que 20 mil aparenta ser suficiente para a realidade atual (o que não deixa de ser embaraçoso para uma cidade maior e mais importante do que a aldeia de Guimarães), mas poderá não ser suficiente se o clube crescer mais ainda em estatuto e começar a lutar por títulos à séria, como todos acho que gostaríamos que acontecesse. Ou seja, é um número que não equaciona potenciais factores de crescimento, como a obtenção de títulos, ou simplesmente a Liga chegar a acordo com as televisões para um calendário mais fixo. Bastava isso. E sim, também acredito que, em tese, é mais fácil ter boas assistências num estádio com melhor localização e conforto do que o atual (foi essa toda a razão do meu reparo). Mas pelos outros factores que mencionei no meu post, não estou inteiramente convencido por este projeto, porque acho oneroso para o clube nesta altura pós-Covid, mas espero que tenham feito bem os estudos.
Tiveste uma média de quase 15000 numa época única e histórica. Numa época com borlas que conseguiram encher o estádio (que nunca mais se repetiu).
Foste à Liga dos campeões na época seguinte assim como depois com Peseiro e o estádio só fica perto de cheio numa meia final da Liga Europa com muito lampião
Queres fazer um estádio e pagar esse estádio para que os metralhas possam ver o jogo confortavelmente? Metralhas esses que além de serem cada vez menos, foi criada uma limitação ao nº de bilhetes a ceder aos adversários, com apoio de uma grande maioria dos adeptos.

Só te pergunto quantas vezes nestes 18 anos o estádio ultrapassou os 20k e realmente a tendência crescente das assistências. As infraestruturas não são feitas para os picos. Seria insustentável. É feito para a média mais uma margem, não para o triplo da média mais uma margem.
Será que ainda vão pedir o alargamento do Jamor, pois aquilo enche sempre na final da taça.
Quem não sente não é filho de boa gente.