News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?

Started by Observador, 25 de November de 2019, 10:05

Previous topic - Next topic

Kwanza99

É impressionante o celeuma que esta questão do novo estádio já levantou nas redes sociais, com uma quantidade absurda de gente mal informada e que tem uma aversão platónica ao clube da sua própria cidade.
Nunca fui de alinhar neste discurso, mas realmente esta cidade não merece este clube.
Por mim, mandava f*der todos com muito jeitinho, comprava um terreno, construía um estádio e acabava de vez com esta conversa do "escandalosamente favorecido" e deixar todos os acéfalos a olharem para o "seu" património a apodrecer.
Zauuu ⚔️🔴⚪️

Davide83

Concordo plenamente contigo kwanza ,portugal é  um pais de analfabetos e atrasados . Por isso estamos na cauda da europa , somos o "pais do deita abaixo " , so criticos

PEDRØ XVI

Quote from: Kwanza99 on 04 de November de 2021, 08:55
É impressionante o celeuma que esta questão do novo estádio já levantou nas redes sociais, com uma quantidade absurda de gente mal informada e que tem uma aversão platónica ao clube da sua própria cidade.
Nunca fui de alinhar neste discurso, mas realmente esta cidade não merece este clube.
Por mim, mandava f*der todos com muito jeitinho, comprava um terreno, construía um estádio e acabava de vez com esta conversa do "escandalosamente favorecido" e deixar todos os acéfalos a olharem para o "seu" património a apodrecer.
Ainda ontem no "4ª à grande" do zerozero me revoltei quando ouvi o Zé Pedro, o convidado do Boavista e com quem até costumo concordar, todo indignado com esta situação toda porque o Braga (clube) também tem culpa do estádio que tem, que andou décadas a jogar às custas dos contribuintes e que o crescimento do Braga se deve exclusivamente ao facto de o Braga ter muita folga financeira por não ter despesas nenhumas com o estádio. Ah e depois ainda passou a ideia que quem pagaria (60M) este novo estádio ou remodelação do 1º de Maio não seria o clube mas sim a CMB.
A ideia que querem passar a nível nacional é a que a culpa deste mamarracho é do clube e de que os contribuintes andaram a dar dinheiro para o Braga viver à grande.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Hucry

Quote from: PEDRØ XVI on 04 de November de 2021, 09:47
Ainda ontem no "4ª à grande" do zerozero me revoltei quando ouvi o Zé Pedro, o convidado do Boavista e com quem até costumo concordar, todo indignado com esta situação toda porque o Braga (clube) também tem culpa do estádio que tem, que andou décadas a jogar às custas dos contribuintes e que o crescimento do Braga se deve exclusivamente ao facto de o Braga ter muita folga financeira por não ter despesas nenhumas com o estádio. Ah e depois ainda passou a ideia que quem pagaria (60M) este novo estádio ou remodelação do 1º de Maio não seria o clube mas sim a CMB.
A ideia que querem passar a nível nacional é a que a culpa deste mamarracho é do clube e de que os contribuintes andaram a dar dinheiro para o Braga viver à grande.

É mesmo isso. É a opinião geral e duma grande parte dos concidadãos que habitam nesta cidade, basta ver os fóruns da cidade por facebook fora.

O que mais me rio é aquele pessoal que começa a criticar a notícia que diz "se não for aceite o projeto, Braga pensa construir um estádio noutro local" e o pessoal começa a criticar por gastar dinheiro, pessoal que nem na própria casa manda agora quer mandar no dinheiro dos outros. É só burgessos.

Fernandão

Quote from: rpo.castro on 04 de November de 2021, 08:42
Quote from: Fernandão on 04 de November de 2021, 08:27
Quote from: PAF on 03 de November de 2021, 22:35
Fernandão
O nada de espectacular é um aumento superior a 100% no nº de espectadores atuais! E um estádio que em 100 anos de história nunca estaria cheio semana após semana.
Diria que pior que entrar num estádio megalomano, só mesmo uma megalomania de ter um estádio de 30 mil por exemplo.
Como se os últimos 20 anos não servissem de exemplo para nada.
Sendo que o futuro do futebol em geral não é ter mais espectadores como parece óbvio a toda a gente.

Duas observações.
O Braga teve uma média de +- 15 mil espectadores quando ficámos em 2.º lugar e nos dois anos seguintes, e depois estabilizou nos anos seguintes nos cerca de 11 mil (até ao Covid). Estou certo que lutando pelo título novamente, ou jogando na Champions, temos a obrigação de chegar facilmente à média anual de 15 mil, que é um patamar onde já estivemos, mesmo jogando num estádio 'desconfortável' e 'fora do centro', e 'frio', etc.

Em segundo lugar, estás a confundir capacidade máxima de um estádio, com média de espectadores. Uma média por exemplo de 12 mil obtém-se com jogos de 5/6 mil (devido aos horários de jogos a meio da semana, e/ou menor interesse do jogo e do adversário — que vai continuar a existir jogos desses no novo estádio, seguramente), e jogos de quase lotação máxima, que fazem aumentar a média — ou mesmo jogos que não tiveram lotação máxima (por exemplo, 23 mil — já acima do máximo no novo projeto), permitiu que houvesse um bom encaixe para o clube, com cerca de 10/12 mil adeptos do clube rival. Onde é que vão caber 10/12 mil adeptos do clube rival no novo estádio? 

Num cenário positivo, e que espero que seja real num futuro próximo, imagina que estamos a lutar para o título. Todos concordamos que a procura de lugares no estádio deverá aumentar. O que acontece quando a procura é maior que a oferta? Sobem os preços dos lugares anuais, sobem os preços das quotas, e claro, os preços dos bilhetes para os jogos, porque é assim que as coisas funcionam.

Sim, admito que 20 mil aparenta ser suficiente para a realidade atual (o que não deixa de ser embaraçoso para uma cidade maior e mais importante do que a aldeia de Guimarães), mas poderá não ser suficiente se o clube crescer mais ainda em estatuto e começar a lutar por títulos à séria, como todos acho que gostaríamos que acontecesse. Ou seja, é um número que não equaciona potenciais factores de crescimento, como a obtenção de títulos, ou simplesmente a Liga chegar a acordo com as televisões para um calendário mais fixo. Bastava isso. E sim, também acredito que, em tese, é mais fácil ter boas assistências num estádio com melhor localização e conforto do que o atual (foi essa toda a razão do meu reparo). Mas pelos outros factores que mencionei no meu post, não estou inteiramente convencido por este projeto, porque acho oneroso para o clube nesta altura pós-Covid, mas espero que tenham feito bem os estudos.
Tiveste uma média de quase 15000 numa época única e histórica. Numa época com borlas que conseguiram encher o estádio (que nunca mais se repetiu).
Foste à Liga dos campeões na época seguinte assim como depois com Peseiro e o estádio só fica perto de cheio numa meia final da Liga Europa com muito lampião
Queres fazer um estádio e pagar esse estádio para que os metralhas possam ver o jogo confortavelmente? Metralhas esses que além de serem cada vez menos, foi criada uma limitação ao nº de bilhetes a ceder aos adversários, com apoio de uma grande maioria dos adeptos.

Só te pergunto quantas vezes nestes 18 anos o estádio ultrapassou os 20k e realmente a tendência crescente das assistências. As infraestruturas não são feitas para os picos. Seria insustentável. É feito para a média mais uma margem, não para o triplo da média mais uma margem.
Será que ainda vão pedir o alargamento do Jamor, pois aquilo enche sempre na final da taça.

Não, estás mal informado. Tivemos não uma, mas sim, 3 épocas consecutivas com uma média de cerca de 15 mil espectadores. Os números são públicos, é só consultar. Não foi só as borlas no ano do 2.º lugar, até porque esse nem foi o ano com melhor assistência média, mas sim a época de 2011/12 em que ficámos em 3.º. Portanto, não foi só um "ano único e histórico" e "por causa das borlas" (sic) — parem de apequenar o clube, para isso bastam os outros de fora.

Quanto a termos um estádio para os metralhas virem ver os jogos, os jogos com mais assistências são sempre esses — a realidade do futebol português é que são esses os jogos dão mais receitas aos clubes, e esses picos (como lhes chamas) são importantes. Quanto às assistências estarem a diminuir de ano para ano, no geral, é cedo para analisar o cenário pós-pandemia. Pode ser que o hábito de voltar aos estádios nunca mais volte, mas não vejo as coisas assim, senão nesse cenário até seria ruinoso estarmos a falar em construir novos estádios. Acredito que existe um potencial de crescimento para o nosso clube. 15 mil de média é perfeitamente ajustável à realidade da dimensão do clube, e não é nada de excepcional. Mas isto são questões laterais. A questão fundamental é que um estádio de 60 milhões nunca custa "só" 60 milhões, e como é que isso irá afectar o investimento noutras vertentes importantes para o crescimento do clube. É só quanto a isso que gostaria de saber mais sobre os planos para o futuro por parte desta direção. Mas em todo o caso, perante a resposta da câmara, nem sei se o plano tem pernas para andar. Ainda vai acabar por aparecer outro projeto de estádio de raiz, e ficamos com dois municipais ao abandono.

PAF

Diria que clube e cidade estão bem uns para os outros, o clube está-se a marimbar para a cidade, só se lembra da cidade quando precisa de algum frete e a cidade no geral não quer saber do clube, muitos não nasceram cá, muitos têm outro clube. A relação nunca foi grande coisa.
Mas isto do favorecimento não nasceu do nada, ao longo de décadas o Braga clube serviu para serem realizadas uma quantidade de falcatruas e negociatas que deviam ter dado prisão a muita gente. O Braga em muitos casos foi mesmo escandalosamente "favorecido", entre aspas porque o favorecimento acabou nas mãos de terceiros.
Sendo que a utilização do estádio onde durante 10 anos o Braga nem sequer o protocolo mínimo cumpria (a Câmara pagava tudo) não ajudam nada a que isso mude, sendo que depois houve a doação dos terrenos da academia (que eu concordo), mas que percebo o celeuma criado e agora querem mais uma cedência do estádio. Parece sempre um clube de pedintes... isto num momento em que as pessoas vêm os clubes só a falar em milhões e centenas de milhões como se fossem trocos.
Mesmo esta história do 1º de maio num país decente nunca sairia cá para fora antes de haver um acordo com o Município.
Basicamente é o mesmo que eu fazer uma promoção com a casa do Ronaldo porque gostava de viver lá! Isto na realidade e se formos coerentes soa a anedota.

Basicamente vivemos num país com dirigentes que mais parece um país africano.

Arsenalista

Para mim era tudo muito simples para todas as partes envolvidas: 1º de Maio e respetiva manutenção para a CMB; EMB e respetiva manutenção para o SCB. De outra forma é complicar e colocar em risco a saúde financeira das partes.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

PAF

Quote from: Fernandão on 04 de November de 2021, 08:27
Quote from: PAF on 03 de November de 2021, 22:35
Fernandão
O nada de espectacular é um aumento superior a 100% no nº de espectadores atuais! E um estádio que em 100 anos de história nunca estaria cheio semana após semana.
Diria que pior que entrar num estádio megalomano, só mesmo uma megalomania de ter um estádio de 30 mil por exemplo.
Como se os últimos 20 anos não servissem de exemplo para nada.
Sendo que o futuro do futebol em geral não é ter mais espectadores como parece óbvio a toda a gente.

Duas observações.
O Braga teve uma média de +- 15 mil espectadores quando ficámos em 2.º lugar e nos dois anos seguintes, e depois estabilizou nos anos seguintes nos cerca de 11 mil (até ao Covid). Estou certo que lutando pelo título novamente, ou jogando na Champions, temos a obrigação de chegar facilmente à média anual de 15 mil, que é um patamar onde já estivemos, mesmo jogando num estádio 'desconfortável' e 'fora do centro', e 'frio', etc.

Em segundo lugar, estás a confundir capacidade máxima de um estádio, com média de espectadores. Uma média por exemplo de 12 mil obtém-se com jogos de 5/6 mil (devido aos horários de jogos a meio da semana, e/ou menor interesse do jogo e do adversário — que vai continuar a existir jogos desses no novo estádio, seguramente), e jogos de quase lotação máxima, que fazem aumentar a média — ou mesmo jogos que não tiveram lotação máxima (por exemplo, 23 mil — já acima do máximo no novo projeto), permitiu que houvesse um bom encaixe para o clube, com cerca de 10/12 mil adeptos do clube rival. Onde é que vão caber 10/12 mil adeptos do clube rival no novo estádio? 

Num cenário positivo, e que espero que seja real num futuro próximo, imagina que estamos a lutar para o título. Todos concordamos que a procura de lugares no estádio deverá aumentar. O que acontece quando a procura é maior que a oferta? Sobem os preços dos lugares anuais, sobem os preços das quotas, e claro, os preços dos bilhetes para os jogos, porque é assim que as coisas funcionam.

Sim, admito que 20 mil aparenta ser suficiente para a realidade atual (o que não deixa de ser embaraçoso para uma cidade maior e mais importante do que a aldeia de Guimarães), mas poderá não ser suficiente se o clube crescer mais ainda em estatuto e começar a lutar por títulos à séria, como todos acho que gostaríamos que acontecesse. Ou seja, é um número que não equaciona potenciais factores de crescimento, como a obtenção de títulos, ou simplesmente a Liga chegar a acordo com as televisões para um calendário mais fixo. Bastava isso. E sim, também acredito que, em tese, é mais fácil ter boas assistências num estádio com melhor localização e conforto do que o atual (foi essa toda a razão do meu reparo). Mas pelos outros factores que mencionei no meu post, não estou inteiramente convencido por este projeto, porque acho oneroso para o clube nesta altura pós-Covid, mas espero que tenham feito bem os estudos.

A média de pouco vale, se tiveres 3 jogos com 30 mil e 10 com 10 mil, tens uma média de 15 mil. E por isso vais fazer um estádio de 30 mil quando em 75% das vezes só vais ocupar 30% do mesmo?
O estádio dever servir o clube no dia a dia, não nas excepções.
Se tirares os jogos com  os grandes, e provavelmente Guimarães, e borlas, não devemos ter tido um único jogo com mais de 20mil pessoas nestes quase 20 anos, mesmo nas competições europeias, se tivemos devem-se contar pelos dedos de uma mão.
20 mil chegam e sobram. Sendo que é preferível ter 15 em 20, que 15 em 30. Se tiveres 20 mil até poderás ter escassez de lugares, se tiveres 30 isso vai acontecer quantas vezes? Mesmo em termos de ambiente de estádio penso que nem há comparação possível entre ter 20 mil cheios ou 20 mil em 30 que só são 66%.

Nunca vais ter 15% da cidade no estádio consecutivamente, era bom mas é completamente irrealista.

Kwanza99

Quote from: Arsenalista on 04 de November de 2021, 10:33
Para mim era tudo muito simples para todas as partes envolvidas: 1º de Maio e respetiva manutenção para a CMB; EMB e respetiva manutenção para o SCB. De outra forma é complicar e colocar em risco a saúde financeira das partes.

Ficar com todos os encargos EMB é salvaguardar a saúde financeira do clube?
Um estádio que já se prevê que vá necessitar de custos de manutenção absurdos com as ancoragens e outras estruturas. Um estádio no qual o clube não pode fazer alterações de fundo para melhor acessibilidade, funcionalidades e experiência dos seus principais utilizadores.

Porra, eu já não percebo nada.
Zauuu ⚔️🔴⚪️

Arsenalista

Quote from: Kwanza99 on 04 de November de 2021, 10:50

Um estádio que já se prevê que vá necessitar de custos de manutenção absurdos com as ancoragens e outras estruturas. Um estádio no qual o clube não pode fazer alterações de fundo para melhor acessibilidade, funcionalidades e experiência dos seus principais utilizadores.

Até gostava de saber ao certo que custos são esses com as ancoragens... a ideia com que fiquei na altura foi que essa questão foi utilizada como argumento pela CMB no diferendo que tinha com o Souto Moura em tribunal, de qualquer forma seria necessário quantificar esses custos e compara-los aos custos inerentes da construção/manutenção de um novo estádio...
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

PEDRØ XVI

Quote from: Kwanza99 on 04 de November de 2021, 10:50

Também não consigo perceber quem defende esta opção.
Ficar com um estádio cuja manutenção a curto/médio implicará custos mais elevados do que construir um estádio de raiz e depois não poder fazer coisa nenhuma sem que o sr. arquitecto concorde (que nunca concorda) seria só ruinoso para o clube.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Legião

Tenho para mim que o que realmente preocupa muitos é verem que podemos voltar ao centro da cidade e o clube tornar-se mais forte.

Outro assunto, concordo com quem diz que não faz sentido mudar de estádio para levarmos mais gente e depois fazer um estádio para apenas 20 000. Já o disse aqui, temos cidade, clube e região para um estádio para 30 000, não se está a falar de 40 000 ou 50 000 são 30 000. No limite se não der para fazer agora para 30 000 que façam o estádio de forma a ser possível aumentar a sua capacidade no futuro.

Quando o clube começar a trabalhar os seus adeptos e o braguismo de forma correta acho que alguns vão ficar surpreendidos com o seu crescimento, Braga tem cerca de 200 000 habitantes e é das cidades que mais tem crescido em população segundo os últimos sensos, infelizmente, que eu veja, o clube nada tem feito para captar estes novos bracarenses "adoptivos" já para não falar nas muitas crianças e jovens braguistas de hoje e sócios de amanhã. Acredito que quando fizermos um bom trabalho na estratégia de captação e fidelização de sócios e adeptos as nossas médias vão subir e ultrapassar as melhores que já tivemos.

Nota: Para quem diz que a tendência é ir menos gente e os clubes estão a reduzir aos lugares não acho liquido que seja sempre assim, é ainda uma realidade diferente da nossa mas segundo li na imprensa há uns tempos, por exemplo, creio que era no estádio da Luz estavam a estudar a hipótese de aumentar a capacidade do estádio, não acompanhei o assunto com pormenor mas até se falou em ter uma zona para lugares de pé.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Legião

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

VERMELHO MAGICO

O nosso presidente da camara é um atraso total em todos os sentidos. Para a cidade, para os cidadãos e para o Braga também.

A ideia dele ao não concordar com este projecto do Braga é tentar forçar o clube a comprar o EMB. Só assim se entendem todas as campanhas negativistas desenvolvidas nos ultimos anos em relação ao assunto "EMB".

A CMB, com esta estratégia acéfala, vai acabar por ficar com dois estádios às moscas a dar prejuizos de manutenção colossais. Aí sim vai estar a carregar os municipes com encargos que poderia evitar se o seu presidente mudasse o chip. Mas não dá para mais.

Porque será que a CMB não se opôs também à requalificação da piscina olimpica? Simples. Porque achava que se o Braga concentrasse naquela zona toda a sua actividade acabaria por querer ficar também naquele estádio.

A CMB ajuda o Braga na mesma proporção que ajuda outros clubes e colectividades do concelho. E não ajuda tanto como outras camaras por esse país fora.

COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

PEDRØ XVI

Essa gente do ASPA e demais população, nas suas cabecinhas, devem pensar que o 1º de Maio é uma espécie de coliseu de Roma não?!
É usado pela população? Não. Tem algum uso à excepção dos ocasionais jogos da equipa feminina e atletismo (ambos podem facilmente ser relocados)? Não. Mas é monumento, tem que ficar ali de pé para toda a gente ver cá de fora... não importa os milhões que se tenham que gastar (sem qualquer retorno) para apenas o manter de pé! Aqui não mencionam eles o dinheiro dos contribuintes... esse só vai para dar benesses ao clube...  ::)

PAF

Quote from: VERMELHO MAGICO on 04 de November de 2021, 12:24
O nosso presidente da camara é um atraso total em todos os sentidos. Para a cidade, para os cidadãos e para o Braga também.

A ideia dele ao não concordar com este projecto do Braga é tentar forçar o clube a comprar o EMB. Só assim se entendem todas as campanhas negativistas desenvolvidas nos ultimos anos em relação ao assunto "EMB".

A CMB, com esta estratégia acéfala, vai acabar por ficar com dois estádios às moscas a dar prejuizos de manutenção colossais. Aí sim vai estar a carregar os municipes com encargos que poderia evitar se o seu presidente mudasse o chip. Mas não dá para mais.

Porque será que a CMB não se opôs também à requalificação da piscina olimpica? Simples. Porque achava que se o Braga concentrasse naquela zona toda a sua actividade acabaria por querer ficar também naquele estádio.

A CMB ajuda o Braga na mesma proporção que ajuda outros clubes e colectividades do concelho. E não ajuda tanto como outras camaras por esse país fora.
Quando é que o presidente da Câmara disse que não concordava com o projeto? Ou se quiseres. Já existe sequer algum projeto para além de uma maquete virtual?

Pedro Bala

Apoiarei sempre o nosso clube independentemente de onde ele jogar, mas o pensamento de o SC Braga nunca sair do EMB é francamente deprimente.

frg1983

Quote from: PEDRØ XVI on 04 de November de 2021, 12:42
Essa gente do ASPA e demais população, nas suas cabecinhas, devem pensar que o 1º de Maio é uma espécie de coliseu de Roma não?!
É usado pela população? Não. Tem algum uso à excepção dos ocasionais jogos da equipa feminina e atletismo (ambos podem facilmente ser relocados)? Não. Mas é monumento, tem que ficar ali de pé para toda a gente ver cá de fora... não importa os milhões que se tenham que gastar (sem qualquer retorno) para apenas o manter de pé! Aqui não mencionam eles o dinheiro dos contribuintes... esse só vai para dar benesses ao clube...  ::)

Tudo dito!!

O Estádio primeiro de Maio é um equipamento desportivo, simplesmente isso e somente. Não queiram comparar o mesmo a um coliseu Romano, como disse o anterior forista. Neste momento é um equipamento obsoleto, sem condições dignas e que a sua preservação no molde que está, ia acarretar um investimento completamente estúpido e sem fundamento nenhum para aquilo que é utilizado hoje em dia. Pelo conhecimento que tenho os 10 Milhões de euros é a ponte de um Iceberg de investimento que será necessário só para lhe dar alguma dignidade.

Entendam uma coisa, o dinheiro não vem do ar, quando querem um estádio 1 de Maio da forma que ele é, vem de cada um de nós. Para quê estar a investir o dinheiro público na preservação de um equipamento que neste momento é disfuncional e que a única coisa que se vai conseguir é preservar a pedra e pouco mais.

Saudações Braguistas.

[url="//porbragapelobraga.blogspot.com"]porbragapelobraga.blogspot.com[/url] ..visitem.. Saudações Braguistas

anti-lampioes

Sou a favor de voltamos ao primeiro de Maio com uma condição dos 60milhoes que vão ser investidos que a derrapagem no orçamento previsto seja zero. Pôr no contrato de construção se o orçamento for mais que o previsto seja a empresa que vai construir a pagar. Nao vejo outro sitio na cidade com tão boas acessibilidades como o primeiro de Maio é uma oportunidade unica e não há muito tempo para pensar em um estádio novo, mas pelos vistos vai ficar só no papel que o presidente da câmara de Braga o clube de coração mora em Lisboa e é mais um estarola anti braga.

joaoPC

Mas o Braga não quer o municipal para nada! E muito bem!
Mais vale construir um novo que ficar responsável por aquele pedaço de cimento com relva