News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?

Started by Observador, 25 de November de 2019, 10:05

Previous topic - Next topic

PAF

A única coisa que pode ser feita no municipal é na zona dos camarotes, casamentos ou batizados ou algo do género com vista para o campo (e que penso já sofreu bastantes obras). Não há nada naquele estádio que tenha sido pensado para realizar eventos ou ser usado no dia a dia.
De resto tem o espaço debaixo como o vídeo mostra acima (foi a festa de música que eu falei antes), mas que tem condições mínimas, se calhar até se enquandra numas festas alternativas, mas hoje com o Fórum quem se vai meter debaixo de um relvado num espaço semi abandonado? O resto são espaços abertos sem condições mínimas como os espaços debaixo das bancadas, frios, (de tempo e de imagem).
E depois sobra a alameda que é onde tem havido mais eventos, porque é um espaço amplo e suporta bastante gente.

Grandes eventos que dão dinheiro a sério, como podem ser grandes concertos, houve um e não deve ter corrido bem, porque não repetiram.

GALEGO

Quote from: AMartins on 05 de November de 2021, 18:12
Não foi a zona subterrânea (imediatamente por baixo do relvado) que o Salvador conseguiu vedar para ter os carros dos amigos protegidos?...aí não se queixou do arquiteto.
Tampouco o arquitecto se queixou nem mostrou oposição a que nas bancadas nascente superior e poente superior agora existam umas horríveis e anti-estéticas cárceres, ou cadeias (nao se lhe pode denominar de outra forma), para colocar alí aos parvos que aceitem ser controlados ao límite previa obtenção do chamado "cartão do adepto"...

joaoPC

Quote from: SCB Monsul on 05 de November de 2021, 22:27
Mas porque motivo o clube vai gastar 60M em reabilitar um estádio da câmara municipal quando por menos dinheiro faz um de raíz e com mais capacidade?
Porque a cidade e o clube tem de trabalhar em conjunto. É muito melhor para a cidade reabilitar aquele espaço em vez de ter ali umas ruínas com uma pista de atletismo

Depois na ótica do clube, também não é fácil arranjar um espaço para fazer um estádio. Não é só gastar 40M no projeto, é preciso um bom sítio para colocar esse projeto e o 1o de maio parece ser o ideal

Legião

Naturalmente não vamos comparar a zona interior do EMB com o Altice Fórum ou o Theatro Circo, por esse prisma em Braga só se faziam eventos aí. Tenho ido, por exemplo, a eventos no Mosteiro de Tibães, não foi preparado de raiz para isso e eles acontecem, há sítios melhores na cidade? Há, mas não é por isso que correm mal, antes pelo contrário.

Não esquecer também que nem todas as empresas e pessoas têm recursos para ir para o Altice, tem que haver outras ofertas no mercado, depois há também a ligação emocional, não tenho dúvidas que muitos eventos que acontecem no Dragão não é por ser o melhor local do Porto para eventos mas pela ligação emocional que alguns têm ao estádio.

Do meu ponto de vista, numa área do tamanho de um campo de futebol + zona exterior dá para fazer muita coisa, o tipo de eventos que ocorrem, por exemplo, na zona exterior do Altice Fórum e já são alguns, não podiam também ser feitos no EMB imaginando o estádio sem relvado? Creio que sim, se calhar para alguns eventos até era melhor por ter bancadas. Resumindo, ou se tenta fazer algo do EMB ou provavelmente daqui a uns anos vai abaixo, eu prefiro tentar rentabilizar, eventualmente tentar chegar acordo com uma produtora de eventos e ver se é viável, pelo menos antes de tomar essa decisão final.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

PAF

Quote from: joaoPC on 06 de November de 2021, 00:00
Mas porque motivo o clube vai gastar 60M em reabilitar um estádio da câmara municipal quando por menos dinheiro faz um de raíz e com mais capacidade?
Porque a cidade e o clube tem de trabalhar em conjunto. É muito melhor para a cidade reabilitar aquele espaço em vez de ter ali umas ruínas com uma pista de atletismo

Depois na ótica do clube, também não é fácil arranjar um espaço para fazer um estádio. Não é só gastar 40M no projeto, é preciso um bom sítio para colocar esse projeto e o 1o de maio parece ser o ideal
Só em terrenos e acessos podemos facilmente estar a falar 10 milhões de euros se for pensado um novo estádio. Sendo que os acessos por norma sobra sempre para nós contribuintes. Mesmo num 1º de maio renovado não me admirava nada que sobrasse para o Município parte do investimento.

rpo.castro

Quote from: Legião on 06 de November de 2021, 08:45
Naturalmente não vamos comparar a zona interior do EMB com o Altice Fórum ou o Theatro Circo, por esse prisma em Braga só se faziam eventos aí. Tenho ido, por exemplo, a eventos no Mosteiro de Tibães, não foi preparado de raiz para isso e eles acontecem, há sítios melhores na cidade? Há, mas não é por isso que correm mal, antes pelo contrário.

Não esquecer também que nem todas as empresas e pessoas têm recursos para ir para o Altice, tem que haver outras ofertas no mercado, depois há também a ligação emocional, não tenho dúvidas que muitos eventos que acontecem no Dragão não é por ser o melhor local do Porto para eventos mas pela ligação emocional que alguns têm ao estádio.

Do meu ponto de vista, numa área do tamanho de um campo de futebol + zona exterior dá para fazer muita coisa, o tipo de eventos que ocorrem, por exemplo, na zona exterior do Altice Fórum e já são alguns, não podiam também ser feitos no EMB imaginando o estádio sem relvado? Creio que sim, se calhar para alguns eventos até era melhor por ter bancadas. Resumindo, ou se tenta fazer algo do EMB ou provavelmente daqui a uns anos vai abaixo, eu prefiro tentar rentabilizar, eventualmente tentar chegar acordo com uma produtora de eventos e ver se é viável, pelo menos antes de tomar essa decisão final.
Eventos por ligação emocional???

E já agora o que ganha a CMB em retirar um evento do Altice ou do parque estacionamento do Altice para o EMB?
Quem não sente não é filho de boa gente.

SCB Monsul

Quote from: PAF on 06 de November de 2021, 09:43

Só em terrenos e acessos podemos facilmente estar a falar 10 milhões de euros se for pensado um novo estádio. Sendo que os acessos por norma sobra sempre para nós contribuintes. Mesmo num 1º de maio renovado não me admirava nada que sobrasse para o Município parte do investimento.

Mais uma razão, então vai dar ao mesmo esses acessos, sejam onde for. Porque raio o clube vai dispender mais dinheiro e endividar-se mais para reabilitar um imóvel da câmara e que será alugado por 80 anos? A câmara ganha com isso,  clube não ganha desculpem lá.
Existem estádios por essa Europa fora que custaram cerca de 40-50M com capacidade 30 mil pessoas. Bem mais funcionais e melhores do que a reabilitação do 1º de maio.
E aqui estamos a falar numa previsão de 60M sabe-se lá onde vai chegar. Sou completamente contra esta megalomania. Se o 1º de maio é um monumento pode muito bem estar como está ou ir abaixo.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

PAF

Não vai dar ao mesmo porque o 1º de maio já tem os acessos, embora acredito que teriam que ser feitas alterações, mas não de raiz. Podemos estar a falar entre gastar 1 milhão ou 5, não é a mesma coisa.
Isso do alugado por 80 anos não vale de muito, nesses 80 anos o clube terá que fazer mais outro estádio entretanto.
O Braga não tem outro espaço na cidade para fazer um estádio, nem na cidade nem nos arredores diga-se.
Obviamente que o Braga ganha com o 1º de Maio, nem vejo onde possam estar essas dúvidas, tal como ganha alguns milhões por estar no municipal.
Ganha na localização, ganha em não ter que pagar pelos terrenos, ganha em poder construir espaços comerciais que o clube possa rentabilizar, coisa que não tem no municipal.
A maior megalomania de todas seria fazer um novo estádio que não inclua uma solução seja do municipal seja do 1º de maio. Isso nem numa terra de malucos seria admissível!
Em minha opinião a haver um estádio, é obvio que Clube e Câmara estão completamente condenados a entenderem-se, não há outra hipótese possível por muitas teorias que o pessoal possa inventar e por muita confusão politica que possa surgir daí.
O custo de um estádio nunca será muito diferente entre o 1º de maio e outra qualquer solução que pudesse surgir de raiz, a poupança de um seria custo noutro e vice versa.
Os 50 ou 60 milhões neste momento são apenas valores atirados para o ar. Por exemplo se eram 60milhões em fevereiro de 2021, em Novembro facilmente serão 80! E em 2030 é melhor não pensar...

joaoPC

Quote from: SCB Monsul on 06 de November de 2021, 14:41
Quote from: PAF on 06 de November de 2021, 09:43

Mais uma razão, então vai dar ao mesmo esses acessos, sejam onde for. Porque raio o clube vai dispender mais dinheiro e endividar-se mais para reabilitar um imóvel da câmara e que será alugado por 80 anos? A câmara ganha com isso,  clube não ganha desculpem lá.
Existem estádios por essa Europa fora que custaram cerca de 40-50M com capacidade 30 mil pessoas. Bem mais funcionais e melhores do que a reabilitação do 1º de maio.
E aqui estamos a falar numa previsão de 60M sabe-se lá onde vai chegar. Sou completamente contra esta megalomania. Se o 1º de maio é um monumento pode muito bem estar como está ou ir abaixo.
Sejam onde forem? Acho que não percebeste o problema que eu e o outro forista colocamos na tua sugestão...

Vamos fazer um estádio em que local?
Vamos para Fão?

Não é fácil arranjar um espaço com as dimensões necessárias para construir um estádio da dimensão que sugeres, mais difícil fica quando convem que esse local seja acessível aos adeptos bracarenses.

joaoPC

https://dstsa.pt/portfolio/liberdade-street-fashion/

Parece que quando há vontade, em Braga se sabe manter o património e conjugar com funcionalidade. Não é preciso deixar cair de podre

Somos Braga!

Quote from: joaoPC on 07 de November de 2021, 03:33

Parece que quando há vontade, em Braga se sabe manter o património e conjugar com funcionalidade. Não é preciso deixar cair de podre
Péssimo exemplo. Ou excelente exemplo, depende da perspectiva.

Desses edifícios,  ficou apenas a fachada e ainda fizeram acrescentos novos nas fachadas que descaracterizaram as mesmas.

É exatamente o que o braga quer fazer e a CMB parece não aceitar. O Braga quer deitar tudo abaixo e deixar 2 ou 3 elementos da fachada para parecer que é uma recuperação.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

joaoPC

Quote from: Somos Braga! on 07 de November de 2021, 10:29
Quote from: joaoPC on 07 de November de 2021, 03:33

Péssimo exemplo. Ou excelente exemplo, depende da perspectiva.

Desses edifícios,  ficou apenas a fachada e ainda fizeram acrescentos novos nas fachadas que descaracterizaram as mesmas.

É exatamente o que o braga quer fazer e a CMB parece não aceitar. O Braga quer deitar tudo abaixo e deixar 2 ou 3 elementos da fachada para parecer que é uma recuperação.

Por isso é um excelente exemplo
No projeto do Braga, eles querem deixar a entrada intacta e construir um estádio moderno atrás e assim misturar a arquitetura do passado com a funcionalidade e conforto da construção do presente.

Exatamente o que se fez nesse edifício e eu que não sou nenhum expert na questão parece-me que ficou muito bem conseguido.
No caso do estádio não pode/não se quer fazer e vai acabar em ruínas o edificio - uma solução muito boa sem dúvida

Somos Braga!

Em relação a este assunto, NUNCA haverá consenso na cidade.

Se entre nós, aqui no fórum,  que somos todos Braguistas, conhecemos como ninguém as limitações do EMB, há opiniões tão díspares,  imaginem "lá fora".

Este tema será sempre controverso e arma de arremesso político e futebolistico.

Mesmo que o Braga tomasse a pior decisão possivel, tipo comprar o EMB à CMB por imaginemos,  20 milhões.  Para o Braga seria ruinoso, um pessimo equipamento, ficavamos com os encargos futuros da manutenção, etc. Para a cidade seria um grande negócio, via-se livre do mamarracho e ainda faturava uns milhões. Mesmo assim,  a retórica seria que o Braga comprou por 20 um equipamento de 200 milhões e foi altamente favorecido.

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

anti-lampioes

Fazer um de raiz! Comprar o campo das camélias á câmara tem lá espaço suficiente para fazer um estádio já com parque de estacionamento. E câmara já pode gastar 10milhoes no primeiro de Maio para o restaurar.

PAF

Quote from: Somos Braga! on 07 de November de 2021, 10:46
Em relação a este assunto, NUNCA haverá consenso na cidade.

Se entre nós, aqui no fórum,  que somos todos Braguistas, conhecemos como ninguém as limitações do EMB, há opiniões tão díspares,  imaginem "lá fora".

Este tema será sempre controverso e arma de arremesso político e futebolistico.

Mesmo que o Braga tomasse a pior decisão possivel, tipo comprar o EMB à CMB por imaginemos,  20 milhões.  Para o Braga seria ruinoso, um pessimo equipamento, ficavamos com os encargos futuros da manutenção, etc. Para a cidade seria um grande negócio, via-se livre do mamarracho e ainda faturava uns milhões. Mesmo assim,  a retórica seria que o Braga comprou por 20 um equipamento de 200 milhões e foi altamente favorecido.

A falta de consenso aqui no fórum na realidade não existe, ou se quiseres existe mas não tem a  ver com o 1º de maio, nem propriamente em reconhecer as debilidades do municipal, tem a ver com o investimento que é necessário para tal e com as negociatas que normalmente surgem associadas a isto. Ninguém confia nos políticos e nos presidentes de clubes, é esta a realidade.
Se amanhã houvesse a possibilidade de ter o 1º de maio renovado sem onerar a cidade e o clube (mesmo que onerasse em valores menos substanciais do que se fala), haveria alguém no fórum a preferir ficar no municipal atual? Duvido.
Acho que é tudo uma questão de dinheiro e de desconfiança. (fundamentada).
Embora seja obvio que a decisão final nunca será consensual, mas isso é o normal.

As camélias é onde o Braga quer colocar a pista.

Eskol

Alguém sabe se legalmente existe algum impedimento à demolição do EMB, caso a CMB o decida?
Eu não acho que a atual localização do estádio seja má, o problema é a maneira como o estádio e os acessos (não) foram pensados. Dada a problemática do 1º de Maio ser um monumento em vez de um estádio, apanhei-me a pensar se não seria uma boa possibilidade mandar o elefante branco ao chão e aproveitar a área para fazer um estádio em condições.

Um estádio tradicional de 20k lugares com bancadas perto do relvado a toda a volta não ocupa assim tanto espaço. Não seria possível construí-lo "encostado" ao pavilhão utilizando a alameda e os terrenos onde estão os relvados de treino? No lugar onde está o EMB construía-se um parque de estacionamento de tamanho interessante ao estilo do do Minho Center, com 2 ou 3 pisos, aproveitando o declive natural e as atuais entradas do Bairro, S. Martinho e jogadores para servir o parque (teria, claro, de haver uma reformulação das mesmas). Os visitantes entrariam para trás da baliza através de um novo acesso pelo bairro da Taberna Belga, deixando tanto a entrada da Alameda como o parque de estacionamento exclusivos para os adeptos do Braga (nem que os visitantes tenham que andar um bocado a pé para chegar ao estádio, a prioridade neste caso têm sempre de ser os nossos).
Alguns exemplos das possíveis localizações do estádio (utilizei uma versão aumentada do Estadio do Gil para compensar a diferença de lotação):
https://i.ibb.co/CzqXwtK/hipotese-1.jpg
https://i.ibb.co/TWjyjwZ/hipotese-2.jpg
https://i.ibb.co/Jc0J3vd/hipotese-3.jpg
As sugestões são fundamentadas por olhómetro no Google Earth.

Não faço ideia quanto custaria a demolição, a viabilidade do projeto estaria sempre dependente desse fator e de muitos outros, mas gostava que o clube explorasse algo deste género. Afinal, o futuro do EMB sem o Braga é ficar abandonado literalmente a cair podre.

Legião

Quote from: rpo.castro on 06 de November de 2021, 12:27
Quote from: Legião on 06 de November de 2021, 08:45

Eventos por ligação emocional???

E já agora o que ganha a CMB em retirar um evento do Altice ou do parque estacionamento do Altice para o EMB?

Já dei a minha opinião sobre o assunto não vale a pena estar a repetir-me mas respondendo às tuas questões. Sim, eventos por ligação emocional, por exemplo, quando alguém se casa no Dragão, como foi referido no artigo que deixei no tópico, provavelmente é porque tem alguma ligação emocional ao estádio/clube.

Relativamente à pergunta da CMB, isso tens de perguntar aos próprios mas, do meu ponto de vista, podem ser várias as razões, desde as mais simples, como, por exemplo, por motivos de agenda, estando um lugar já reservado há a hipótese de fazer no outro, ou outro tipo de razões como, por exemplo, o tipo de evento resultar melhor no EMB do que na zona exterior do Altice e há eventos que, para mim, que não sou especialista, podem resultar melhor no EMB (preparado para isso) do que na parte exterior do Altice. Um exemplo, ainda há relativamente pouco tempo organizaram em Guimarães, no estádio DAH, o North Music Festival que creio costumava ser organizado na Alfândega do Porto, não sei se correu bem ou mal mas sei que foi feito, se calhar tinham outros sítios na cidade para o fazer e escolheram o estádio.

Se não houver comprador, sou de opinião que se deve tentar rentabilizar o EMB do que deixar simplesmente ao abandono ou pelo menos antes de se chegar à solução de ser deitado abaixo.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

NightHawk

Quote from: Eskol on 07 de November de 2021, 22:17
Alguém sabe se legalmente existe algum impedimento à demolição do EMB, caso a CMB o decida?
Eu não acho que a atual localização do estádio seja má, o problema é a maneira como o estádio e os acessos (não) foram pensados. Dada a problemática do 1º de Maio ser um monumento em vez de um estádio, apanhei-me a pensar se não seria uma boa possibilidade mandar o elefante branco ao chão e aproveitar a área para fazer um estádio em condições.

Um estádio tradicional de 20k lugares com bancadas perto do relvado a toda a volta não ocupa assim tanto espaço. Não seria possível construí-lo "encostado" ao pavilhão utilizando a alameda e os terrenos onde estão os relvados de treino? No lugar onde está o EMB construía-se um parque de estacionamento de tamanho interessante ao estilo do do Minho Center, com 2 ou 3 pisos, aproveitando o declive natural e as atuais entradas do Bairro, S. Martinho e jogadores para servir o parque (teria, claro, de haver uma reformulação das mesmas). Os visitantes entrariam para trás da baliza através de um novo acesso pelo bairro da Taberna Belga, deixando tanto a entrada da Alameda como o parque de estacionamento exclusivos para os adeptos do Braga (nem que os visitantes tenham que andar um bocado a pé para chegar ao estádio, a prioridade neste caso têm sempre de ser os nossos).
Alguns exemplos das possíveis localizações do estádio (utilizei uma versão aumentada do Estadio do Gil para compensar a diferença de lotação):
https://i.ibb.co/CzqXwtK/hipotese-1.jpg
https://i.ibb.co/TWjyjwZ/hipotese-2.jpg
https://i.ibb.co/Jc0J3vd/hipotese-3.jpg
As sugestões são fundamentadas por olhómetro no Google Earth.

Não faço ideia quanto custaria a demolição, a viabilidade do projeto estaria sempre dependente desse fator e de muitos outros, mas gostava que o clube explorasse algo deste género. Afinal, o futuro do EMB sem o Braga é ficar abandonado literalmente a cair podre.

Creio que o EMB está também ele classificado como monumento, pelo que também não pode ser demolido.

Mas a ideia também não me parece descabida. A localização não é assim tão má, com um estádio todo fechado e mais pequeno resolvia-se o problema do frio excessivo e, principalmente, das acessibilidades. E dependendo da configuração até se poderia colocar uma via a toda a volta (em vez de se colar ao pavilhão) para permitir maior fluidez de trânsito e haveria mais sítios para parque de estacionamento.

Faria também muito mais sentido ter todo o "Universo Braga" ali.

LS

Vamos ser a cidade mundial museu de estádios [emoji1308]

Que nem Roma...

Pena é nenhum ter condições para espetáculos no sec XXI, nomeadamente futebol.

Fernandão

Quote from: LS on 08 de November de 2021, 10:30
Vamos ser a cidade mundial museu de estádios [emoji1308]

Que nem Roma...

Pena é nenhum ter condições para espetáculos no sec XXI, nomeadamente futebol.

Dois estádios que são jóias arquitetónicas indesmentíveis. De facto, pena não servirem para se jogar futebol, mas é a realidade que temos...  :-[

Tal como escreveu o Paf, e eu também já tinha dito, o meu problema é mesmo o investimento (sempre previsto em baixa — lembro que o EMB inicialmente iria custar também 65 milhões! Já ninguém se lembra), quando ainda agora apresentámos prejuízo no exercício de 20/21.

Eu já sei o que a casa gasta: qualquer investimento desta natureza vai servir de desculpa renovada durante vários anos para não gastar muito dinheiro em jogadores, ou ter que vender mais ainda, para pagar a dívida das infra-estruturas. Entretanto, alguns vão seguramente enriquecer pessoalmente com o investimento em betão, mas também convém não esquecer que a criação de espaços multiusos, com restauração, escritórios, etc., seria óptimo para o clube.

Enfim, construir um 3.º estádio de raiz seria errado por múltiplas razões — mas a principal é que seria incompreensível para toda a gente como é que ficam dois estádios municipais (monumentais, cada um à sua maneira) ao abandono e a apodrecer. E demoli-los também não é possível, por serem considerados património cultural ou whatever. A solução passará sempre por melhorar significativamente um dos estádios já existentes.