News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Primeira Liga - Nossos adversários

Started by Fernando Marques, 11 de August de 2019, 16:16

Previous topic - Next topic

Lipeste

A classificação final da Liga 19/20... segundo os analytics

Neste momento não sabemos quando (ou sequer se) voltaremos a ver a bola rolar, na Liga NOS 19/20. Mas isso não significa que não exista todo um histórico estatístico da prova até agora, que nos permite não só contar e entender como ela decorreu, como até projectar qual será o seu desfecho, caso sejam disputadas as jornadas em falta.

Isso foi precisamente o que fez a equipa de analytics do nosso parceiro estatístico, a Opta (agora denominada como Stats Perform), ao simular estatisticamente a classificação final da Liga 19/20. Antes mesmo de mostrarmos (e comentarmos) os resultados, eis alguns pormenores metodológicos que importa ter em conta:

O modelo aplicado estima a probabilidade de desfecho de cada jogo (vitória, derrota ou empate) tendo em conta a qualidade ofensiva e defensiva de cada equipa.

A qualidade ofensiva e defensiva de cada equipa é quantificada com base em quatro anos de resultados obtidos, com os resultados mais recentes a terem um peso relativo mais elevado.

O modelo considera também a qualidade do adversário contra o qual uma equipa marca ou permite um golo, premiando (ou penalizando) esse facto de forma proporcional.

A simulação de jogos futuros baseia-se numa previsão de golos decorrente da aplicação da distribuição de Poisson, com as qualidades ofensiva e defensiva de ambas as equipas a servirem de inputs.

Por fim, o modelo assenta na realização de 10000 simulações do desfecho da época, de modo a estimar a probabilidade de cada equipa terminar em cada posição da tabela.

Clarificados os detalhes metodológicos, é hora de revelar o resultado deste exercício, seguido das nossas notas e comentários.



O gráfico não mostra resultados que traduzam uma probabilidade inferior a 0,5% de uma equipa terminar num determinado lugar da classificação, de modo a garantir uma melhor leitura do gráfico. Clique para ampliar.


Mesmo tendo em conta a proximidade classificativa entre "dragões" e "águias", o FC Porto é o mais provável vencedor da Liga 19/20 (57%), chegando aos 83 pontos, o segundo registo pontual mais baixo de um campeão nos últimos anos (desde 14/15), superior apenas aos 82 pontos com que os "encarnados" arrecadaram o título de 16/17.

A eventual distância final de um ponto entre Porto e Benfica será, a confirmar-se, a mais curta entre os dois primeiros classificados da Liga desde 12/13, quando os "dragões" terminaram (também) à frente das "águias".

Ao terminar com 82 pontos, o Benfica aumentaria para cinco as vezes que o segundo classificado da prova terminou com 80 ou mais pontos, nas últimas seis edições.

A probabilidade de o Sporting CP falhar o assalto ao terceiro lugar é de cerca de 70%. A confirmar-se esta previsão os "leões" falhariam o pódio pela primeira vez desde 2012/13.

No sentido inverso, o SC Braga apresenta cerca de 68% de probabilidades de terminar no terceiro lugar da Liga, um desfecho que lhe escapa desde a época 11/12.

Apesar de uma segunda volta menos vistosa, a simulação coloca o Famalicão num sétimo lugar final. Se tal suceder, o "Fama" será a primeira equipa desde 12/13 (Estoril) a terminar nos primeiros sete lugares da prova na mesma época em que sobe ao primeiro escalão.

No extremo da tabela encontramos Portimonense e Aves, os claros candidatos estatísticos à despromoção, neste momento.


Estarão as previsões da Opta/Stats Perform correctas?
Só o tempo o dirá, e quando o disser isso será um óptimo sinal, em todos os sentidos, seja qual for o desfecho.

em: https://goalpoint.pt/a-classificacao-final-da-liga-19-20-segundo-os-analytics_88078

rpo.castro

Quote from: Quim on 16 de April de 2020, 13:10
Quote from: Cão Vadio on 16 de April de 2020, 12:43
Quote from: rpo.castro on 15 de April de 2020, 19:18
off topic: Rampa da Falperra 2020 cancelada. Só iria se realizar em Outubro (e não em Maio, para acolher o Masters) mas já foi cancelada (voltará em 2021 se houver condições).
Tb ouvi á pouco, no entanto não entendo bem esta decisão...!! E era apenas em Outubro! Com base nisto, como é possível pensar no futebol de volta, seja em Agosto ou em Setembro? Já para não falar nos planos para o resto desta época á porta fechada. No mínimo estranho!!

Tem mais a ver com os campeonatos europeus do que com a própria prova. O Masters reúne todos os campeões. Se não houver campeonato, não há campeões. Penso que tem mais a ver com isso
Sim, pelos vistos a FIA cancelou todo o campeonato Europeu.
Os planos para 2020 passam para 2021: Masters na Falperra em Outubro e Boticas no lugar da Falperra.
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Alemanha e Itália: jogos de futebol que se venham a realizar até ao final 2020 serão sem adeptos.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Sérgio Gonçalves

Quote from: rpo.castro on 17 de April de 2020, 18:25
Alemanha e Itália: jogos de futebol que se venham a realizar até ao final 2020 serão sem adeptos.
E aqui também vai ser.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Sócio nº 2014

tiago1992

Quote from: Sérgio Gonçalves on 17 de April de 2020, 20:08
Quote from: rpo.castro on 17 de April de 2020, 18:25
Alemanha e Itália: jogos de futebol que se venham a realizar até ao final 2020 serão sem adeptos.
E aqui também vai ser.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Rídiculo

joaoPC

Quote from: tiago1992 on 17 de April de 2020, 22:55
Quote from: Sérgio Gonçalves on 17 de April de 2020, 20:08
Quote from: rpo.castro on 17 de April de 2020, 18:25
Alemanha e Itália: jogos de futebol que se venham a realizar até ao final 2020 serão sem adeptos.
E aqui também vai ser.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Rídiculo
Realmente é preferível por em risco a vida de milhões de pessoas

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk


Lipeste

Grupo de Trabalho de Marketing trabalha na retoma

Foram discutidas, por videoconferência, questões comerciais e possíveis medidas para o regresso das competições

O Grupo de Trabalho de Marketing, composto por representantes da Sociedades Desportivas que disputam as competições profissionais e da Liga Portugal, esteve reunido esta quarta-feira, através de videoconferência, com o principal objetivo de preparar a retoma das competições.

A ordem de trabalhos passou pela definição de linhas gerais, de forma uníssona, de um conjunto de medidas com a finalidade de se minimizarem as perdas de receitas. Neste âmbito foi abordado o tema dos direitos televisivos e da compensação de patrocinadores e parceiros, bem como o tipo de operações de Marketing que estão inerentes a uma possível continuidade das competições à porta fechada.

No final da reunião, Susana Rodas, a Diretora Executiva de Marketing, Comercial e Business Development da Liga Portugal deixou claro "que a partilha de ideias e de princípios entre a Liga Portugal e os responsáveis de Marketing das Sociedades Desportivas da Liga NOS e da LigaPro é fundamental." "Esta é uma das alturas mais difíceis que juntos ultrapassamos. Foi muito importante este alinhamento estratégico em questões críticas nas áreas comerciais e de marketing", acrescentou.

em: https://www.ligaportugal.pt/pt/epocas/20192020/noticias/institucional/grupo-de-trabalho-de-marketing-trabalha-na-retoma/

Lipeste



"O Sporting está completamente estrangulado", afirma Soares Franco 

O ex-presidente do Sporting relembra que o futebol "está a viver uma situação de força maior"

O antigo presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, falou sobre o atraso do clube leonino no pagamento da primeira tranche da transferência de Rúben Amorim ao SC Braga.

Em declarações ao jornal 'Record', o ex-dirigente refere que esta situação não pode ser analisada de forma isolada e "compreende" o porquê do Sporting não ter conseguido pagar ao clube minhoto.

"Se o Governo legislou para se suspenderam as ações que havia em tribunal, por que é que os contratos dos jogadores não poderão estar em 'suspensão'? Não só ao Rúben Amorim, mas a todos os outros pagamentos que estão a vencer nesta fase de exceção", indicou Soares Franco.

Em relação às contas do clube leonino e não tem dúvidas: a banca já está "arrependida" de não ter aprovado a proposta de reestruturação financeira.

Como tal, Soares Franco considera que o Sporting está "completamente estrangulado".

"Estou a falar da recompra da dívida, pois, pelos contratos que tem com a banca, o Sporting está completamente estrangulado. Nenhum outro banco empresta dinheiro, sabendo que uma percentagem das receitas á canalizada para o Novo Banco e o Millennium BCP", afirmou.

Na passada quarta-feira, os leões oficializaram à CMVM o avanço para o 'lay-off' que abrange cerca de 95% dos colaboradores do clube, esperando reduzir os custos com o pessoal em cerca de 40%.

Para Soares Franco, as medidas tomadas pela direção de Frederico Varandas revelaram "transparência" por parte do conselho diretivo, lembrando que estamos a passar por um período invulgar, face à pandemia da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

"O futebol está a viver uma situação excecional e de força maior", salientou o ex-presidente.

em: https://bancada.pt/futebol/portugal/soares-franco-compreende-a-falha-do-pagamento-ao-sc-braga-relativo-a-amorim

Viriato



com uma classe politica desta não admira que o país esteja no esgoto

Cão Vadio

Quote from: Viriato on 19 de April de 2020, 14:03


com uma classe politica desta não admira que o país esteja no esgoto
Mesmo! Coitadinho do sporting, não pode pagar devido á actual situação. E o credor??? Que se fod@, n ão é! O que interessa é o clube deles manter-se vivo e de pé.
Metem-me nojo estes comentários de gente de merd@, que só diz isto por ineteresse.

Guerreiro03

Quote from: Cão Vadio on 19 de April de 2020, 14:43
Quote from: Viriato on 19 de April de 2020, 14:03


com uma classe politica desta não admira que o país esteja no esgoto
Mesmo! Coitadinho do sporting, não pode pagar devido á actual situação. E o credor??? Que se fod@, n ão é! O que interessa é o clube deles manter-se vivo e de pé.
Metem-me nojo estes comentários de gente de merd@, que só diz isto por ineteresse.
Diz muito da classe política que esses dois bonecos chamados Pires de Lima e Poiares Maduro terem sido Ministros no tempo da Troika , onde imperava uma brutal austeridade , mas onde havia dinheiro para injetar em bancos que perdoaram milhões em dívida a esse clube.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Lipeste

No espaço de comentário semanal que Marques Mendes tem na SIC adiantou que a I Liga deverá reiniciar em Junho para concluir as dez jornadas que faltam disputar nos meses de Junho e de Julho, os jogos ou serão à porta fechada ou com uma redução muito significativa de espectadores (se não for boi é vaca)...adiantou também que a próxima temporada terá inicio no mês de Setembro... concluiu o tema dizendo que, segundo os números da Liga, o futebol, com esta paragem, já teve um dano na ordem dos €300M a €400M (raramente fala de futebol mas como costuma estar sempre muito bem informado e muitas vezes funciona como caixa de ressonância...).

AMartins

#272
Quote from: Lipeste on 19 de April de 2020, 21:49
No espaço de comentário semanal que Marques Mendes tem na SIC adiantou que a I Liga deverá reiniciar em Junho para concluir as dez jornadas que faltam disputar nos meses de Junho e de Julho, os jogos ou serão à porta fechada ou com uma redução muito significativa de espectadores (se não for boi é vaca)...adiantou também que a próxima temporada terá inicio no mês de Setembro... concluiu o tema dizendo que, segundo os números da Liga, o futebol, com esta paragem, já teve um dano na ordem dos €300M a €400M (raramente fala de futebol mas como costuma estar sempre muito bem informado e muitas vezes funciona como caixa de ressonância...).

Todos gostam de atirar pegamonstros à parede a ver se colam...este mais parece um papagaio.

Lipeste

Quote from: AMartins on 20 de April de 2020, 00:38
Quote from: Lipeste on 19 de April de 2020, 21:49
No espaço de comentário semanal que Marques Mendes tem na SIC adiantou que a I Liga deverá reiniciar em Junho para concluir as dez jornadas que faltam disputar nos meses de Junho e de Julho, os jogos ou serão à porta fechada ou com uma redução muito significativa de espectadores (se não for boi é vaca)...adiantou também que a próxima temporada terá inicio no mês de Setembro... concluiu o tema dizendo que, segundo os números da Liga, o futebol, com esta paragem, já teve um dano na ordem dos €300M a €400M (raramente fala de futebol mas como costuma estar sempre muito bem informado e muitas vezes funciona como caixa de ressonância...).

Todos gostam de atirar pegamonstros à parede a ver se colam...este mais parece um papagaio.
Relativamente à data de regresso da Liga o PM, em entrevista ao Expresso, disse o mesmo.

Lipeste

O povo está saturado de nada ter para fazer...com a irritação crescente e com tanto tempo disponível para dar atenção ao panorama político nacional, ao desemprego, à crise económica e a algumas medidas de austeridade que brevemente começarão a ser tomadas, antes que comece a apontar agulhas à governança,  convém dar-lhe alguma distração o mais breve possível...o "nosso" PM não dorme, também ele está ansioso pelo regresso da bola, não vá o povo começar dar importância ao que verdairamente importa...venha bola!

Lipeste

Liga alemã de regresso a 8 de maio...

Lipeste



"Não me vou pronunciar muito", sublinha Graça Freitas sobre regressos no futebol

Diretora da DGS sublinha que foram dadas indicações às entidades que gerem o futebol

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, não se quer alongar em grandes comentários sobre o regresso de alguns clubes aos treinos e também a ideia de retomar o campeonato português em breve.

"Não me vou pronunciar muito, porque é uma questão muito complexa", referiu Graça Freitas, nesta terça-feira, em conferência de imprensa.

A responsável da DGS reitera que "vai ter de ser analisado nos próximos dias, nos próximos tempos, entre a Liga de Clubes e as regras que a DGS institui para a população em geral".

Graça Freitas lembra que é necessário olhar para as regras e perceber como estas "se aplicam para evitar que exista um aumento de propagação e contágio da doença".

O Sporting regressou ao trabalho, na segunda-feira, na Academia, em Alcochete, com muitas medidas de restrição por causa do novo coronavírus.

Na semana passada, foi o Nacional, equipa da II Liga portuguesa de futebol, que regressou aos treinos, sendo, na altura, a primeira equipa portuguesa a fazê-lo, após a suspensão das competições face à pandemia originada pela covid-19.

Sónia Carneiro, diretora executiva e coordenadora da Liga, já revelou que está certa de que o futebol irá regressar em breve "mesmo que à distância". (https://bancada.pt/futebol/portugal/futebol-regressara-em-breve-mesmo-que-a-distancia-diz-sonia-carneiro)

A Liga de Clubes, lideradada por Pedro Proença, espera retomar em breve a I e a II Liga, esperando que o fim da época desportiva possa ocorrer em campo e não na secretaria.

em: https://bancada.pt/futebol/portugal/nao-me-vou-pronunciar-muito-diz-graca-freitas-sobre-regressos-no-futebol


_________________


Futebol regressará em breve "mesmo que à distância", garante Sónia Carneiro

Diretora da Liga salienta que "atletas terão que ser progressivamente reinseridos"

Sónia Carneiro, diretora executiva e coordenadora da Liga, está certa de que o futebol irá regressar em breve "mesmo que à distância".

A dirigente do organismo que gere as competições profissionais em Portugal realça que a "retoma do futebol não se poderá fazer de um dia para o outro" e nesse sentido lembra que "os atletas terão que ser progressivamente reinseridos" no capítulo competitivo.

Sónia Carneiro destaca ainda que o organismo liderado por Pedro Proença moveu-se sempre pela convicção de uma "retoma da época" e agora essa convicção é ainda maior.

"Estamos convictos de que isso acontecerá brevemente", informa a diretora da Liga de Clubes, em artigo de opinião no jornal 'O Jogo', apelando a uma união geral das várias entidades que fazem parte desta indústria.

"A bola vai voltar a rolar, os adeptos vão voltar a apoiar", vaticinou Sónia Carneiro, esperando que os relvados possam preencher-se com "alegria" e com "as cores do talento dos jogadores".

As competições nacionais profissionais estão suspensas, sendo que outros campeonatos, em Portugal, já foram dados como terminados em consequência da Covid-19.

A Liga de Clubes, lideradada por Pedro Proença, espera retomar em breve a I e a II Liga, esperando que o fim da época desportiva possa ocorrer em campo e não na secretaria.

De resto, a UEFA tem pedido aos clubes e federações que procurem soluções para que a edição 2019/20 dos campeonatos chege ao fim, sempre e quando reunindo condições de segurança.

em: https://bancada.pt/futebol/portugal/futebol-regressara-em-breve-mesmo-que-a-distancia-diz-sonia-carneiro

tiago1992

Futebol sem adeptos não faz sentido...está medida só vem provar que o mesmo é cada vez mais feito para os adeptos do sofá e que só lhes interessa o lado financeiro...Gostava de ver o meu clube insurgir-se contra isso mas sei que é uma utopia...

rpo.castro

Quote from: tiago1992 on 21 de April de 2020, 18:02
Futebol sem adeptos não faz sentido...está medida só vem provar que o mesmo é cada vez mais feito para os adeptos do sofá e que só lhes interessa o lado financeiro...Gostava de ver o meu clube insurgir-se contra isso mas sei que é uma utopia...
A Alemanha e a Itália já tinham avisado que em 2020, futebol só sem adeptos. Outros desportos, como a NBA, a F1 ou o tenis sabem que terá de ser assim. E mesmo ontem o presidente da UEFA veio dizer a verdade de Lapalisse: ou é futebol sem adeptos ou não haverá futebol.

Na minha perspectiva e olhando só para mim e ignorando tudo o resto, prefiro não ter futebol do que à porta fechada: não o consigo assistir e acho que temos uma competição totalmente artificial e sem significado.
Mas sei que qualquer empresa não pode continuar a existir estando um ano sem ter receitas.
Por mim esta época já estaria terminada (como terminou para a maior parte das equipas e para outras modalidades), para se começar uma com tempo e folga suficiente para possíveis novos surtos. Por outro lado nesta fase de que ainda não se sabe como vai evoluir o virus, evitar que se aumento o contágio entre jogadores. Algumas medidas vão ser levantadas mas a vida não vai já voltar ao normal, e se as pessoas não tiverem essa consciência, todas estas semanas terão sido em vão.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste

UEFA garante «forte recomendação» para terminar as principais competições nacionais (UEFA)

A UEFA reuniu, esta terça-feira, por videoconferências, com as 55 federações-membro, tendo deixado a forte recomendação para que sejam retomadas as competições a nível interno, apresentando ao mesmo tempo várias opções em termos de calendarização.

Eis o comunicado na íntegra:

«A UEFA reuniu hoje as 55 federações-membro por videoconferência e apresentou uma atualização das opções analisadas pelos dois grupos de trabalho criados em meados de março.  

 Uma variedade de opções de calendário foi apresentada, cobrindo tanto os jogos das competições nacionais dos clubes como das seleções a nível internacional.

 O financiamento das Associações Nacionais através do programa HatTrick da UEFA também foi discutido com a UEFA reiterando o seu compromisso de cumprir os pagamentos às federações membro, conforme planejado.

 Houve uma forte recomendação para terminar as principais competições nacionais, embora se entenda que pode haver alguns casos especiais. Com isto em mente, a UEFA está atualmente desenvolvendo algumas diretrizes sobre a participação nas suas competições internacionais a nível de clubes, a fim de ajudar as suas federações-membro no caso de cancelamento dos seus campeonatos os taças..

 Quaisquer desenvolvimentos sobre os tópicos acima serão anunciados após o Comité Executivo da UEFA na quinta-feira.»

em: https://www.abola.pt/nnh/2020-04-21/uefa-uefa-garante-forte-recomendacao-para-terminar-as-principais-competicoes-na/840740