News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SC Braga 1-1 vs Moreirense - 10-4-2016 - 20H30 - Pré e Pós-jogo

Started by A.COSTA, 02 de April de 2016, 22:59

Previous topic - Next topic

Lateralus

Em boa verdade, podíamos ter vencido, face ao volume de jogo apresentado e às oportunidades criadas. Contudo, a nossa atitude não se coadunou com esse desígnio e acaba por ser um castigo merecido o resultado final. Não se prende tanto com os jogadores utilizados, pois a maioria dos jogadores está identificado com os processos de jogo, apesar de não ser aconselhável jogar com tantas "segundas linhas" ao mesmo tempo.
Mas a atitude displicente deixa muito a desejar e espero que não se volte a repetir. Convém encarar os jogos com vontade de vencer. É da máxima importância garantir o quarto lugar e fazê-lo o mais depressa possível, para dar tempo para preparar a final da Taça com o máximo de tempo possível.

guerreiro1921

Quote from: Chairman Meow on 11 de April de 2016, 20:21
Quote from: Coelho SCB on 11 de April de 2016, 20:18
Quote from: Luso on 11 de April de 2016, 16:28
Quote from: kaspanamona on 11 de April de 2016, 16:12
- Adeptos como o de ontem nas primeiras cadeiras do sector A4 são muito difíceis de encontrar. Durante o jogo à chuva, sem guarda-chuva, sozinho e com os pingos (penso que do caleiro) a caírem-lhe por cima várias vezes, é de louvar. Mesmo quando lhe diziam para subir mais um pouco para assim fugir da chuva, o mesmo mantinha-se por aqueles lugares, à chuva.
Achei piada a uma altura em que até colocou o cachecol por cima do capuz, tanta era a água que lhe caía.
O que tem isso de louvar? Eu achei ridículo só...
Aquilo é que é ser crente
Num jogo onde havia tantos lugares secos para ocupar não faz sentido nenhum estar no seu sitio a apanhar com a chuva e a arriscar-se a ficar doente. Não se trata de serem mais fieis ou não, trata-se sim de senso comum. Ninguém é mais fiel que outro só porque apanha chuva quando podia estar abrigado...

Vou dar-vos o meu exemplo:
Tenho cadeira anual e vou sempre para o meu lugar, quer chova, quer dê sol, quer esteja la o meu primo. Não se trata de ser fiel ou maluco, trata-se de ser o meu lugar. É o sítio onde gosto mais de ver o jogo, onde me sinto mais confortável e feliz.

EternoAmorSCB

As opiniões neste fórum raramente são do meu agrado, muito menos quando perdemos, já que vem para aqui uns iluminados que se lembram de dizer tudo e mais alguma coisa sobre a equipa, jogadores, etc.
Pior do que isso, do que eu já me sentir mal com o que leio de adeptos do NOSSO clube, é ainda ter que levar com os adeptos dos outros clubes porque se vêm para aqui rir de nós, por termos um fórum aberto.

O clube está a crescer, e nós? Quanto tempo mais vai ser preciso para termos um fórum nosso e não um fórum partilhado com antis e com jornaleiros?
Pensem um bocadinho, ter isto aberto em nada nos beneficia, antes pelo contrário. Prejudica-nos a nós adeptos, prejudica a equipa, prejudica toda a gente. Não vamos ser mais "únicos" do que ninguém por ter isto aberto, nem precisamos de ser. Seremos sempre os melhores da forma que somos, entre nós.
Somos guerreiros, somos do minho.

Legião

Algumas notas:

- Como o mister referiu foi um jogo cheio de contrariedades, mesmo assim fizemos o suficiente para vencer, temos de melhorar a eficácia.

- Nota negativa para as lesões, se calhar até foi o pior do jogo, vamos aguardar notícias.

- Segundo dados da Liga, 6520 espectadores, com o temporal que estava até pensei que seriam menos, parabéns a todos os presentes.

- Josué, apesar de não ser o seu melhor jogo mostrou mais uma vez que veio para somar, gostava de o ver por cá mais tempo.

- Aaron, também acho que tem qualidade e se tivéssemos o 4º lugar mais seguro talvez até tivesse mais oportunidades.

- Felipe Augusto, não tem sido feliz, tem de mostrar mais.

- Argus, esforçado mas sem muito ritmo, também não tem sorte com as lesões.

- Stefanovic é bom guarda-redes e mostrou mais uma  vez que pode ir para voos mais altos, contudo só não queimou mais tempo porque já tinha 4 amarelos e mais um não jogava com os lagartos, teve bem na conferência de imprensa.

- É triste ver a leviandade como muitos tratam o clube e certos jogadores após um resultado menos positivo. Nos grandes momentos somos todos uma família, nos momentos difíceis é o que se vê, eu não trato assim a minha família, memória curta.

- Rio Ave está a vencer o Guimarães por 2 - 0 vai também ficar a 6 de nós, não podemos facilitar.

- Gostei de ver mais um vez um forte apoio no final do jogo à equipa, assim como aconteceu depois do empate em Arouca,  derrota na Luz e contra o Shakhtar, seria excelente reforçar esta imagem de marca do clube, que como diz a canção "só quero que sues a camisola", para quem não percebeu os adeptos não estão a festejar derrotas estão a mostrar à equipa que também estão com ela nos momentos difíceis, é isto, entre outras coisas, que nos diferencia.

- Sublinho o pedido feito em cima por um forista, é altura de ter o fórum "fechado" só para braguistas, cada vez se torna mais irrespirável.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

guerreiro1921

Quote from: Old School on 11 de April de 2016, 21:54
Algumas notas:

- Como o mister referiu foi um jogo cheio de contrariedades, mesmo assim fizemos o suficiente para vencer, temos de melhorar a eficácia.

- Nota negativa para as lesões, se calhar até foi o pior do jogo, vamos aguardar notícias.

- Segundo dados da Liga, 6520 espectadores, com o temporal que estava até pensei que seriam menos, parabéns a todos os presentes.

- Josué, apesar de não ser o seu melhor jogo mostrou mais uma vez que veio para somar, gostava de o ver por cá mais tempo.

- Aaron, também acho que tem qualidade e se tivéssemos o 4º lugar mais seguro talvez até tivesse mais oportunidades.

- Felipe Augusto, não tem sido feliz, tem de mostrar mais.

- Argus, esforçado mas sem muito ritmo, também não tem sorte com as lesões.

- Stefanovic é bom guarda-redes e mostrou mais uma  vez que pode ir para voos mais altos, contudo só não queimou mais tempo porque já tinha 4 amarelos e mais um não jogava com os lagartos, teve bem na conferência de imprensa.

- É triste ver a leviandade como muitos tratam o clube e certos jogadores após um resultado menos positivo. Nos grandes momentos somos todos uma família, nos momentos difíceis é o que se vê, eu não trato assim a minha família, memória curta.

- Rio Ave está a vencer o Guimarães por 2 - 0 vai também ficar a 6 de nós, não podemos facilitar.

- Gostei de ver mais um vez um forte apoio no final do jogo à equipa, assim como aconteceu depois do empate em Arouca,  derrota na Luz e contra o Shakhtar, seria excelente reforçar esta imagem de marca do clube, que como diz a canção "só quero que sues a camisola", para quem não percebeu os adeptos não estão a festejar derrotas estão a mostrar à equipa que também estão com ela nos momentos difíceis, é isto, entre outras coisas, que nos diferencia.

- Sublinho o pedido feito em cima por outro forista, é altura de ter o fórum "fechado" só para braguistas, cada vez se torna mais irrespirável.

Mais uma vez, uma excelente analise do Old School.
Como em 99,9% das vezes concordo a 100% com as analises deste forista. É com quem mais me identifico.

Lipeste

Quote from: PAF on 11 de April de 2016, 11:47
Quote from: Lipeste on 11 de April de 2016, 02:56
Também não vi o mesmo jogo que a maioria, nem o festival de golos falhados de que falam...vi sim uma equipa com muita bola mas com poucas soluções ofensivas e baixa intensidade de jogo, com muito jogo interior e quase nenhum exterior, com dificuldade em servir o PL que até joga bem de cabeça mas que raramente viu a bola ser-lhe cruzada...se falhamos uma grande penalidade (duvidosa) eles viram um golo limpo ser-lhes anulado, se Stojiljkovic e Rafa tiveram duas  oportunidades claras para marcar também eles tiveram dois contra ataques em que poderiam ter feito  golos, se o Wilson marcasse golos como os que falha não estava aqui.

Este jogo é mais um a confirmar uma tendência que vai já para  além das nossas prestações entre jogos europeus...nos últimos 12 jogos para todas as competições conseguimos 3V 5E 4D ... nos últimos 7 jogos da I Liga fizemos apenas 9 pontos fruto de 2V 3E 2D marcamos 10 golos e sofremos 13 que correspondem a quase metade do total de golos sofridos nas 29 jornadas já disputadas (até à jornada 22 tínhamos 15 GS, nas últimas 7 sofremos 13)...são dados que a mim me deixam apreensivo porque ainda há grandes objectivos para cumprir e canecos para conquistar, dados que deverão merecer toda a atenção de PF que não é avestruz e ao contrário do discurso não pode estar satisfeito com esta tendência.

Tal como grandes equipas, com planteis muito superiores ao nosso, acabam muitas vezes por sucumbir e perder campeonatos quando acham que recorrendo a uma rotatividade exagerada tem capacidade para jogar em todas as frentes ao mais alto nível também nós, pelo mesmo motivo, esta época, perdemos uma grande oportunidade de lutar pelo pódio e assim podermos novamente ter acesso à LC que vale muitíssimo mais que qualquer prestação na LE que não seja vence-la (será que é mais "facil" e provável vencer uma LE do que ficar no pódio da nossa I Liga?).

Apesar da qualidade do nosso futebol ser incomparávelmente superior ao da época passada a vetdade é que isso não se está a traduzir em mais pontos conquistados porque, em minha opinião, fizemos uma gestão da I Liga muito questionável...sempre foi minha convicção que poderíamos vir a ter condições de nos intrometermos na luta pelo pódio mas erradamente  colocamos todo o foco na LE em detrimento desse objectivo maior que era o terceiro lugar (os resultados do fcp só vem confirmar o quão possível e provável era concretizar esse objectivo se dele não tivéssemos desistido tão cedo e por isso, em função de tanta rotatividade,  perdido tantos pontos caseiros e fora de portas com equipas muitíssimo inferiores à nossa e algumas até candidatas à descida).

Lipeste, podes achar que o Braga jogou pouco e que teve poucas soluções ofensivas (eu também acho), que foi trapalhão, etc mas o festival de golos falhados acho que é inegável, no mínimo 6 ou 7 golos feitos foram falhados. Quando na 5ªf o pessoal dizia que falhamos muitos golos (e eu dizia que não), é comparar com ontem, acho que nem há comparação.
Por ter havido um festival de golos falhados não quer dizer que a equipa tem jogado bem, que fizemos um bom jogo ou que estamos no bom caminho, bem longe disso. (aqui concordo contigo).
Quanto à questão do 3º lugar, é verdade que podíamos estar mais perto do Porto, mas para ficar em 3º teríamos que fazer perto dos 70 pontos, teríamos que fazer a 2ª ou 3ª melhor época de sempre, assim à 1ªvista parece-me demais para esta equipa. Sendo certo que a champions traz alguns milhões, eles também não são assim tão certos, pois para chegar ao bolo grande temos que passar a pré eliminatória, não sendo cabeças de série. Neste momento certo é que estávamos na liga europa e tínhamos que aproveitar, isto é que era certo, estar a apostar só no 3º lugar que sempre foi incerto e do qual estivemos quase sempre longe parece-me um risco demasiado elevado. Sendo pior ainda que nos obrigava a perder ou ser eliminados na liga europa com equipas medianas ou nem isso como era o caso do Sion. Se formos realistas a mais nesta liga europa, podemos ter estes 2 jogos com o Shaktar. Com os turcos podíamos ser eliminados, mas tínhamos que fazer os jogos e sinceramente não me estou a imaginar a joga-los com as nossas segundas linhas. Essa aposta que falas na liga europa quase podemos dizer na realidade que é uma aposta pouco mais que residual no total da época. Podíamos era ter mandado a Taça da liga ás urtigas, isso sim e jogamos alguns dos jogos com os nossos melhores jogadores.
PAF, não disse que deveriamos e nunca direi que deveremos desistir da LE em prol do campeonato nem o seu contrário, digo sim que deveríamos ter feito uma gestão mais criteriosa e equilibrada quer na europa quer na I Liga de forma a não  colocarmos nenhuma dessas duas frentes para segundo plano.

Quanto ao terceiro lugar e aos 70 pontos bastaria somar os pontos perdidos com empates caseiros e transformar apenas um dos muitos empates fora, ou Moreirense ou Setúbal ou Bessa ou Arouca, para tal se verificar (já dou de barato seis derrotas e os restantes quatro empates)...cada um terá a sua opinião mas na minha, considerando o nosso orçamento (em comparação por exemplo com o do Arouca que  dispõem de 1/5 do nosso) e a qualidade do plantel, ainda que com lacunas, estamos a fazer um campeonato aquém das nossas possibilidades e por isso um pouco desapontante, só não o é para quem acha que em 29 jornadas ter menos vitórias que empates e derrotas é estar a fazer uma boa Liga...para voltarmos a sacar um pódio será quase sempre necessário verificar-se a conjugação de dois factores, fazermos uma média de dois pontos por jogo e esperarmos que, pelo menos, um dos metralhas colapse, esta época verificou-se o segundo factor e pena foi que, "por opção técnica", fruto de uma rotatividade que, pelo exagero, desde inicio duvidei, ainda que em determinado momento me tenha deixado iludir, tenhamos falhado o primeiro.

PAF

Lipeste essa gestão que falas ia ser sempre critica ou alvo de falhas graves.
Se jogasses com os melhores na liga, na liga europa eras eliminado, é uma prova em que não há hipoteses para uma falha mesmo mínima que seja, se jogares com os melhores na liga europa, na ligas ias pagar a factura em alguns jogos. Se dividisses o mal pelas aldeias falhavas nas 2 frentes, não tenho duvidas nenhumas disso.

Nada garante que mesmo tendo poupado na liga europa os resultados na liga fossem muito melhores, desde logo fora de casa onde fomos sempre muito irregulares. Desde logo porque na época teríamos sempre um períodos menos bons. Alguns resultados menos bons aconteceriam sempre quer em casa quer fora.
Dizes, bastaria transformar os pontos perdidos em casa em vitórias... o problema é mesmo esse, isso é impossível! Nem sei se à excepção de ontem houve mais algum jogo em que perdemos pontos unicamente e só por causa da liga europa em casa. Nunca ganhamos os jogos todos, infelizmente nem nada lá perto por norma mesmo em casa. Perder, 8/10 pontos numa época em casa será quase sempre o normal. Mesmo o sporting perdeu 9 e o Benfica perdeu 6 até agora em casa, o porto 10.
Convém não esquecer que o Porto perdeu em casa com o último por exemplo, se tivesse mais pressionado e a lutar pelo 3º lugar taco a taco perderia? Não sabemos. E andamos sempre relativamente longe do Porto. Estar a apostar tuda na liga estando longe do 3º seria também um tiro no escuro, claro que agora depois do Porto perder jogos com clubes como o tondela, tudo parece que seria fácil, mas em minha opinião não o seria.
Mas isto é tudo unicamente e só futurologia.
Lutariamos pelo 3º lugar? Provavelmente sim, mas ia ser sempre muito complicado. Em minha opinião mesmo sem alguns jogos da liga europa seria, não digo impossível, mas muito, muito dificil chegar aos 70 pontos ou mesmo aos 68, e sem isso não sei se chegaríamos ao 3º lugar.

Eu estou totalmente de acordo coma  estratégia do clube, acho que foi a correcta e a que melhor defende os interesses do clube, internamente e externamente. Podia correr mal, mas felizmente não correu, fizemos uma liga europa extraordinária. Na liga vamos com certeza atingir o objectivo, pode não ser completo se não melhorarmos a classificação do ano passado, mas acho que terá atenuantes.

kiko scb

Também concordo que o fórum devia ser restrito Já está mais do que na hora...

Satmar

Este jogo deixou-me um enorme amargo de boca. A mim, já enjoa esta história do 4.º lugar. Já devia estar mais que "morto". Apenas duas ou três notas rápidas:

1. O Braga fez quase tudo para ganhar, mas fê-lo por vezes mal. Stefanovic fez uma boa exibição, mas a falta de qualidade na hora de rematar... por favor. A diferença vê-se nesses pormenores.

2. Que se passa com Djavan? Ostracizado? Ringstad foi um elemento diria "nulo" para não apelidar de outra coisa. Penso que até pode render mais, mas não com este ritmo. Fiquei estupefacto com a sua incapacidade para defender e atacar. Jogamos a menos muito mais tempo do que os 20 minutos finais.

3. Parabéns a Paulo Fonseca pela grande qualidade de futebol que tem permitido ao nosso clube fazer boas exibições. Mas atenção, a história conta-se com os desfecho final. Mister, não chegar ser uma época de quase....

Quanto ao resto, triste pelas lesões, mas confiante num Braga cada vez melhor. Eu acredito que o futuro pode ser risonho.
Força Guerreiros!!!

A.COSTA

Votação encerrada. Eleito MGP .... BOLY.



Parabéns Gverreiro.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Armando Coelho

Quote from: PAF on 11 de April de 2016, 23:18
Lipeste essa gestão que falas ia ser sempre critica ou alvo de falhas graves.
Se jogasses com os melhores na liga, na liga europa eras eliminado, é uma prova em que não há hipoteses para uma falha mesmo mínima que seja, se jogares com os melhores na liga europa, na ligas ias pagar a factura em alguns jogos. Se dividisses o mal pelas aldeias falhavas nas 2 frentes, não tenho duvidas nenhumas disso.

Nada garante que mesmo tendo poupado na liga europa os resultados na liga fossem muito melhores, desde logo fora de casa onde fomos sempre muito irregulares. Desde logo porque na época teríamos sempre um períodos menos bons. Alguns resultados menos bons aconteceriam sempre quer em casa quer fora.
Dizes, bastaria transformar os pontos perdidos em casa em vitórias... o problema é mesmo esse, isso é impossível! Nem sei se à excepção de ontem houve mais algum jogo em que perdemos pontos unicamente e só por causa da liga europa em casa. Nunca ganhamos os jogos todos, infelizmente nem nada lá perto por norma mesmo em casa. Perder, 8/10 pontos numa época em casa será quase sempre o normal. Mesmo o sporting perdeu 9 e o Benfica perdeu 6 até agora em casa, o porto 10.
Convém não esquecer que o Porto perdeu em casa com o último por exemplo, se tivesse mais pressionado e a lutar pelo 3º lugar taco a taco perderia? Não sabemos. E andamos sempre relativamente longe do Porto. Estar a apostar tuda na liga estando longe do 3º seria também um tiro no escuro, claro que agora depois do Porto perder jogos com clubes como o tondela, tudo parece que seria fácil, mas em minha opinião não o seria.
Mas isto é tudo unicamente e só futurologia.
Lutariamos pelo 3º lugar? Provavelmente sim, mas ia ser sempre muito complicado. Em minha opinião mesmo sem alguns jogos da liga europa seria, não digo impossível, mas muito, muito dificil chegar aos 70 pontos ou mesmo aos 68, e sem isso não sei se chegaríamos ao 3º lugar.

Eu estou totalmente de acordo coma  estratégia do clube, acho que foi a correcta e a que melhor defende os interesses do clube, internamente e externamente. Podia correr mal, mas felizmente não correu, fizemos uma liga europa extraordinária. Na liga vamos com certeza atingir o objectivo, pode não ser completo se não melhorarmos a classificação do ano passado, mas acho que terá atenuantes.


Lembro-me de fazermos uma época quase perfeita em casa, apenas consentimos um empate na totalidade dos jogos caseiros, foi precisamente contra a Naval no ano do campeonato dos túneis. Em contrapartida, na 2ª volta, naquela deslocação memorável, foram aviados com 5 golos. Por isso é que também estivemos na luta pelo título até ao último suspiro.

PAF

Armando eu lembrava-me dessa época, escrevi "nada lá perto por norma" unicamente por esse motivo, porque havia excepção à norma.

rpo.castro

Quote from: PAF on 13 de April de 2016, 00:35
Armando eu lembrava-me dessa época, escrevi "nada lá perto por norma" unicamente por esse motivo, porque havia excepção à norma.
Essa foi uma época a todos os níveis excepcional, não só pela luta pelo título e classificação histórica, mas nessa época apenas consentimos 3 derrotas, e tudo conseguido com uma grande equipa que a nível individual não terá sido a mais virtuosa. Ainda assim contamos com Porto e Sporting enfraquecidos o que este ano só aconteceu ao porto e só mais recentemente. De resto a nível de derrotas só com jardim e jesus (6) tivemos um nº bastante baixo.

A grande diferença a nível de calendário que vejo é a eliminação precoce da da Liga Europa, pois na taça chegamos aos 1/4 (portanto menos 2 jogos) e na taça da Liga ficamos na fase grupos (os mesmos 3 jogos, até ao momento). Não me recordo mas é provável que nos 2 últimos jogos da taça da liga tenhamos rodado equipa já que na 1ª jornada perdemos com o Sporting.

O que o Lipeste defende é na prática o que JJ disse que ia fazendo: para se focar no campeonato há que esquecer tudo o resto. Mas até o Sporting só desdenhou a europa quando foi relegado para a Liga Europa, e mesmo aí deve ter achado que com os menos utilizados conseguiria passar. Quando chegou ao fim e tinha hipóteses de passar usou a melhor equipa. Na taça também não desistiram. A única que realmente relegaram para 3º plano foi a Taça da Liga.

Ainda assim estão atrás de uma equipa que apostou em todas as frentes. E perderam a liderança após serem eliminados da europa. Portanto da teoria à prática vai sempre uma grande distância.

Por outro lado, o que se pretende para este Braga? porque se desistimos da Europa para lutar pelo 3º lugar, chegamos ao Play-off da Champions, não temos pontos, não temos experiência europeia, portanto vamos só marcar presença? Relegados para a Liga Europa jogamos com a equipa B para nova luta pelo 3º?
As taças internas que são sempre um objectivo, pois títulos temos poucos, devem ser colocados de lado para lutarmos pelo 3º?

As nossas épocas de ouro vêm em sequência de 3 excelentes campanhas europeias 1/8-1/16-1/8. Acho que o nosso caminho passa por aqui, cimentar a nossa posição como equipa europeia, cimentar o ranking e conquistar algumas taças. A luta pelo 3º lugar estará sempre dependente das escolhas que fizermos e do desfalecimento de 1 dos grandes.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste

Porque carga d'água é que temos que jogar com uma equipa B na europa para sermos mais competitivos internamente? Temos sim é que nos apresentar o mais competitivos possível em ambas as provas e gerir o plantel de forma bem diferente, com menos mexidas...nesta vertente, rotatividade exagerada, em que todos tem que jogar por decreto (menos o Alef) mais para apasiguar o balneário do que para gerir o esforço dos jogadores não partilho as ideias de PF.

rpo.castro

Quote from: Lipeste on 13 de April de 2016, 11:20
Porque carga d'água é que temos que jogar com uma equipa B na europa para sermos mais competitivos internamente? Temos sim é que nos apresentar o mais competitivos possível em ambas as provas e gerir o plantel de forma bem diferente, com menos mexidas...nesta vertente, rotatividade exagerada, em que todos tem que jogar por decreto (menos o Alef) mais para apasiguar o balneário do que para gerir o esforço dos jogadores não partilho as ideias de PF.
A nossa equipa até é a que tem apresentado menos rotatividade! Quer comparando com as outras equipas quer com o Braga de outros anos. As alterações de jogo para jogo têm sido poucas, e só recentemente quando o cansaço foi notório houve uma grande rotação (belenenses por exemplo).

Todas as equipas têm de fazer rotação. Porque ninguém é de ferro e precisámos de alternativas para quando os impedimentos surgem. Quantos pontos perdemos jogando com a melhor equipa?
Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste

Quote from: rpo.castro on 13 de April de 2016, 11:27
Quote from: Lipeste on 13 de April de 2016, 11:20
Porque carga d'água é que temos que jogar com uma equipa B na europa para sermos mais competitivos internamente? Temos sim é que nos apresentar o mais competitivos possível em ambas as provas e gerir o plantel de forma bem diferente, com menos mexidas...nesta vertente, rotatividade exagerada, em que todos tem que jogar por decreto (menos o Alef) mais para apasiguar o balneário do que para gerir o esforço dos jogadores não partilho as ideias de PF.
A nossa equipa até é a que tem apresentado menos rotatividade! Quer comparando com as outras equipas quer com o Braga de outros anos. As alterações de jogo para jogo têm sido poucas, e só recentemente quando o cansaço foi notório houve uma grande rotação (belenenses por exemplo).

Todas as equipas têm de fazer rotação. Porque ninguém é de ferro e precisámos de alternativas para quando os impedimentos surgem. Quantos pontos perdemos jogando com a melhor equipa?
Tu perguntas "Quantos pontos perdemos jogando com a melhor equipa?" e eu pergunto quantos pontos perdemos sem apresentar o nosso melhor onze por opção técnica? Correndo o risco de errar por pouco ou quase nada diria que quase todos os pontos perdidos aconteceram precisamente sem o nosso melhor onze em campo, será só coincidência?

Pergunto ainda quantas vezes repetimos o mesmo onze em jogos consecutivos?

Qual é a nossa dupla de centrais?

Quantos jogos foi poupado Vukcevik para depois fazer 90' ao serviço da sua selecção e porque motivo só fez 15J para campeonato e apenas 12J como titular?

Será que não é questionável o nosso melhor jogador e aquele que a qualquer momento pode fazer a diferença ter feito apenas 18J como titular (cerca de 1700M em 2610M possíveis) e ter começado no banco para ser suplente utilizado em 8J (nos outros três não calçou)? Em mais de metade desses 11J não vencemos mas certamente não passará de uma coincidência.   

Porque motivo P. Santos, no seu melhor momento de forma de sempre, foi preterido por Alan entre a jornada seis e a quinze tendo feito nesse intervalo pouco mais que 90'? Curiosamente esses 10J traduziram-se em 4V 5E (Arouca, Porto, Moreirense, Paços e Setúbal) e 1D.

Também acho que os jogadores não são de ferro e que em determinados momentos não haverá como fugir a alguma rotação mas aquilo a que assistimos esta temporada foi muito mais que isso até porque a filosofia de PF relativamente a esse aspecto não se prende tanto com a gestão de esforço dos jogadores mas sim com a gestão do balneário de forma a agradar a todos eles e assim evitar possíveis atritos. Este tipo de gestão chega para ficar em quarto lugar mas não chega, como é nossa obrigação, para abrir um fosso para as equipas que vem atrás de nós nem para encurtar distâncias para os três metralhas. Não percebo nada do treino nem da gestão de um balneário mas estou convencido que PF será tão melhor treinador quanto mais cedo perceber que não pode agradar a gregos e a troianos, ser líder é ter a capacidade de tomar decisões difíceis mantendo todo o plantel focado, principalmente aqueles pouco jogam...será que alguém acredita que PF com esta politica de rotatividade, principalmente na Liga interna, alguma vez resistiria como treinador de um dos três metralhas? Sobram vários dedos de uma mão para contar as equipas europeias com capacidade para que o seu treinador possa não repetir um onze e distribuir minutos por todo plantel como os que PF tem distribuído na Liga sem que os custos na tabela classificativa se façam notar, basta recordar o fcp da temporada passada que com um plantel de luxo perdeu um campeonato graças a uma de politica de rotatividade semelhante.

Para que fique claro não estou a contestar a continuidade de PF até porque me agrada o modelo de jogo que implementou...desejo a sua continuidade (salvo uma hecatombe) tal como desejo e torço que na próxima temporada aposte com bastante mais continuidade naquele que se venha a mostrar o nosso melhor onze, incluindo a aposta numa dupla de centrais e não numa tripla que, em minha opinião, em nada contribui para a consolidação do processo defensivo e inicio da construção ofensiva.

rpo.castro

Quote from: Lipeste on 13 de April de 2016, 17:46
Tu perguntas "Quantos pontos perdemos jogando com a melhor equipa?" e eu pergunto quantos pontos perdemos sem apresentar o nosso melhor onze por opção técnica? Correndo o risco de errar por pouco ou quase nada diria que quase todos os pontos perdidos aconteceram precisamente sem o nosso melhor onze
[/quote]
Qual é o nosso melhor onze então?
Agora até é mais fácil dizer porque a época está praticamente a acabar e temos os dados todos.
Jogadores que quebraram, como Alan começaram a época em grande. Jogadores que agora estão bem no início não o estiverem assim tão bem. E quantas vezes tivemos de mexer por não ter opção? Jogar com adaptações por exemplo na lateral?

Acho que não há um único jogador que tenha sido poupado aqui no fórum. Nem Rafa.

Criar rotinas de jogo e manter os jogadores motivados também não é importante. Isso é apenas evitar criar atritos nos jogadores. Não é apenas uma face da moeda: rotatividade tem de existir ou contínua em doses pequenas ou total em determinados momentos.

Falas em 15, 18J. Mas nós não jogámos só para o campeonato. jogámos 4 competições, e nas 4 apresentamos o melhor onze. usámos um 11 de reserva apenas com belenenses.

Abrir o tal fosso no campeonato (e já agora qual a diferença de terminar em 4º com 6 pts sobre o 5º ou com 16?) é simples: deixamos as outras 3 competições para os menos utilizados e logo se vê no que dá. Porque querer jogar com os mesmos 2 vezes por semana é querer sol na eira e chuva no naval. Eu também queria ir às compras com menor rotatividade do meu dinheiro mas não há milagres.
Quem não sente não é filho de boa gente.