News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Assembleia Geral - 7 de Outubro - 21h00

Started by Luís Duarte, 24 de September de 2015, 12:43

Previous topic - Next topic

A.COSTA

Estive presente, com decisão de última hora. Ainda bem que fui.

Senti-me esclarecido. A apresentação foi bastante cuidada, incluindo o Engenheiro (João Varanda), o Arquiteto e o Financeiro, que explicaram em detalhe (dentro do possível) o projeto.

Segui-se a intervenção de António Salvador, que foi bastante aplaudida (apesar de estar doente).

Quatro sócios colocaram diversas questões e seguiram-se as respostas (possíveis ou desejadas, depende do prisma em que são analisadas).

Por fim discursou o Presidente Ricardo Rio, que me surpreendeu pela positiva. Discurso fluído, aparentemente sem preparação prévia, com coerência de ideias e que entusiasmou a sala diversas vezes. Na minha opinião, foi o melhor orador da noite.

A votação foi esclarecedora e a maioria esmagadora votou favoravelmente, com 6 ou 7 pessoas a optarem pela abstenção.

A Assembleia foi se sala cheia e houve pessoas que nem entraram. Não pensei que fosse tanta gente e, pelos vistos, quem preparou a reunião magna também não. Foi um sinal claro de vitalidade do clube.

O futuro começou a ser preparado. A ver se as palavras de rigor e transparência se concretizam na prática. O clube vai ficar certamente maior. O clube somos nós os sócios, como foi sublinhado na assembleia.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

rpo.castro

Quote from: darkshines on 08 de October de 2015, 12:11
Muito sinceramente não me parece dificil de todo conseguir arranjar financiamento na ordem dos 10 milhões.

Trata-se de um projecto brutal e tenho a certeza que não faltarão parceiros a querer fazer parte do mesmo.

Financiamento:
- Voltar a vender o naming do estadio
- Tentar vender o naming da academia
- vender o nome das bancadas : deixar de ser Bancada Nascente e Poente, e passar a ser Bancada " Google" e Bancada " Samsung".

Só com esta fonte de receita destas 3 variáveis facilmente tenho a certeza que conseguimos uma excelente receita quase suficiente para pagar 50% do custo deste novo projecto.

Estamos a vender activos intangiveis e por um determinado prazo, logo não há problema nenhuma para o clube!

Muito sinceramente face à dimensão do projecto, tenho a certeza absoluta que parceiros/investidores não faltarão!
Arranjar patrocinadores é tão fácil que não temos um na camisola
Quem não sente não é filho de boa gente.

darkshines

#62
Quote from: Layne Staley on 08 de October de 2015, 12:14
Só faltava dizeres que a CGD ia pagar-nos a academia como fez a um determinado clube.

As coisas não são bem assim...

Nós temos é que ser inteligentes o suficiente para tentar rentabilizar ao maximo os nossos activos.

Se é a CGD ou BPI ou a NASA, que interessa? Se for um parceiro interessante e que traga capital...temos é que aproveitar!


darkshines

Quote from: rpo.castro on 08 de October de 2015, 12:48
Quote from: darkshines on 08 de October de 2015, 12:11
Muito sinceramente não me parece dificil de todo conseguir arranjar financiamento na ordem dos 10 milhões.

Trata-se de um projecto brutal e tenho a certeza que não faltarão parceiros a querer fazer parte do mesmo.

Financiamento:
- Voltar a vender o naming do estadio
- Tentar vender o naming da academia
- vender o nome das bancadas : deixar de ser Bancada Nascente e Poente, e passar a ser Bancada " Google" e Bancada " Samsung".

Só com esta fonte de receita destas 3 variáveis facilmente tenho a certeza que conseguimos uma excelente receita quase suficiente para pagar 50% do custo deste novo projecto.

Estamos a vender activos intangiveis e por um determinado prazo, logo não há problema nenhuma para o clube!

Muito sinceramente face à dimensão do projecto, tenho a certeza absoluta que parceiros/investidores não faltarão!
Arranjar patrocinadores é tão fácil que não temos um na camisola

Tenho a certeza que patrocinadores não faltam, não pagam é o que pedimos. Quantos exemplos de grandes clubes queres que não tem patrocinador na camisola? Ainda há uns dias saiu precisamente um artigo no Visao de Mercado sobre o Valencia onde afirmam que tem bastantes ofertas mas nenhuma bate os 10milhões euros por época.



Robalo


barinho

#66
Quote from: Robalo on 08 de October de 2015, 15:07
Começou a campanha eleitoral?

Foi isso que pensei. Gosto muito do Pli, é um braguista como há muito muito poucos mas desde que se retirou que parece que anda sempre a fazer campanha. Se ele quiser ser presidente do Braga terá todas as condições para o ser e o apoio de muitos braguistas mas acho que ainda é muito muito cedo para isso.

magico_scbraga

Quote from: barinho on 08 de October de 2015, 15:12
Quote from: Robalo on 08 de October de 2015, 15:07
Começou a campanha eleitoral?

Foi isso que pensei. Gosto muito do Pli, é um braguilha como há muito muito poucos mas desde que se retirou que parece que anda sempre a fazer campanha. Se ele quiser ser presidente do Braga terá todas as condições para o ser e o apoio de muitos braguilhas mas acho que ainda é muito muito cedo para isso.

É legítimo que o Pli queira começar a preparar terreno para uma eventual campanha. Nem acho justo que o ataquem por querer fazê-lo. Da sua genuinidade não tenho eu quaisquer dúvidas. Não é um daqueles que gostam de, à boleia do Braga, ir aparecendo, só porque convém. E, se ele um dia for Presidente do Braga, estarei eu mais do que descansado.
Ele, como qualquer um de nós, só quer o bem do clube. É um braguista inquestionável. E teve uma intervenção que, para todos os efeitos, só revelou que está preparado para a abordagem aos temas que nos são caros. Deu, assim como os outros três sócios, um grande contributo. E não esteve bem o Salvador quando, incomodado com algumas questões, a que acabou por se furtar, atacou o Pli, dizendo que ele é um putativo candidato, querendo com isso descredibilizar a sua intervenção. Como se, pelo simples facto de ser candidato, se devesse abster de questionar!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Casimiro9

É legítimo? O presidente do SCB e a maior parte dos sócios, que o seguem como carneiros, convivem muito mal com a massa crítica.

Bem hajas Pli!


magico_scbraga

Quote from: Casimiro9 on 08 de October de 2015, 16:02
É legítimo? O presidente do SCB e a maior parte dos sócios, que o seguem como carneiros, convivem muito mal com a massa crítica.

Bem hajas Pli!



Eu não sei o que se passa com o amigo Casimiro, mas eu disse, precisamente, que era legítimo. Saberá o significado de legítimo, presumo eu!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Mais Norte

#70
Desculpem a extensão do texto, mas não resisti.

Após um apanhado rápido na Net, espero que sejam dados actualizados, fica um resumo daquilo que será o nosso Centro de Formação em comparação com as estruturas idênticas da concorrência Benfica, Sporting, Porto e Guimarães no que a campos diz respeito:

- SC Braga:

. 5 campos, sendo dois de relva sintética. Dois deles poderão ser utilizados para competições, sendo um o mini-estádio.
. Um "meio-campo" para treino de GR´s
. Mesmo ao lado teremos os dois campos de treino da equipa A e o estádio da Pedreira.
Juntamos, desta forma, num espaço equilibrado, oito campos de futebol.

- Benfica: três relvados e três sintéticos

- Porto: 5 campos, sendo quatro de relva comum e um de relva natural. Tem
também um campo de treinos para GR´s.

- Sporting: 6 campos, três de relva natural e três em relva sintética

- Guimarães: 5 campos, 4 em relva natural e 1 sintético, mais um mini-campo sintético.

A estrutura que está prevista para o SC Braga está, assim, perfeitamente ao nível das restantes, com a vantagem de poder dispor, logo ao lado, dos espaços do estádio.

A política de gestão dos campos será semelhante à daqueles clubes e não me parece que daí advenha qualquer problema de maior. Os calendários dos jogos terão que ser ajustados para que possam ser geridos sem inaceitáveis sobreposições, cumprindo os regulamentos.

Quanto aos custos, como já tinha expresso noutro post, teria sido muito importante avançar mais dados.

No entanto, não é difícil ter uma ideia aproximada dos encargos financeiros mensais que vamos ter, por exemplo, com a primeira fase, considerando, à partida, que vamos contratar um empréstimo pela totalidade dos 5 M€ e que não teremos parceiro (pior cenário).

Utilizei um simulador de Crédito Pessoal disponível na NET: busca por "SIMULADOR DO CRÉDITO PESSOAL" que remete para o Plano Nacional de Formação Financeira. Admito ser fiável. Não se trata de um crédito pessoal e, no caso de SC Braga, vai ser constituída uma hipoteca. Terá comissões que vão ser negociadas e seguros que também terão que ser ponderados, razão pela qual a simulação que fiz é meramente indicativa do "grosso" que vamos ter que pagar mensalmente. Por outro lado, a simulação inclui os encargos próprios do crédito pessoal no cálculo da TAEG.

Tinha projectado, antes da AG, um valor aproximado, pelo prazo de 12 anos, que me parece ser o mais adequado. Penso que deveria ser negociada a possibilidade de liquidar antecipadamente o empréstimo, sem penalização, total ou parcialmente, se a nossa liquidez o permitir.

Assim:

- Valor do Empréstimo: 5 000 000 €;

- Prazo: 12 anos, 144 meses;

- Taxa de Juro Anual Nominal: Euribor 6 M + spread de 6% = 0,028 + 6% = 6,028%
   (falta saber se é negociada uma taxa fixa ou se será indexada)
Parece-me um spread próximo daquele que é possível obter mas admito que seja superior;

- Taxa Anual Efectiva Global (TAEG): 6,574%, inclui os encargos que o simulador considerou para o crédito pessoal e que serão necessariamente diferentes no caso do SC Braga;

- Juros totais do empréstimo: 2 115 871,10 €;

- Custo total do empréstimo: 7 115 871,10 €, expurguei o valor dos encargos do crédito pessoal que o simulador fornecia;

- Prestação mensal: 49 415,70 € se não houver variação da Taxa de Juro.

Se o spread fosse, por exemplo 7%, a prestação mensal subiria para 52 246,63 €.

Espero estar a dar uma informação que esteja próxima de realidade.

Quanto aos restantes custos penso que são quantificáveis com maior realismo quando todo o projecto estiver completamente definido, assim como a análise custo/benefício de deixar de correr para dez lugares quase ao mesmo tempo.

Acredito que as economias de escala garantidas pela concentração dos locais de treino e de jogos vão permitir uma redução muito substancial dos custos. Muito mau seria se assim não fosse.

Foi nestes  pressupostos, entre outros, que votei a favor do Centro de Formação.

Quanto ao resto, espero que agora os sócios percebam a importância das AG´s. Participem e não deixem o ónus das decisões só para alguns. Todos temos que aprender dizendo presente.

FORÇA SC BRAGA.




BracaraAvgvsta1994

Casimiro, isto não é o facebook, não precisas de postar imagens em tudo o que dizes   ;)

tiago1992

Quote from: barinho on 08 de October de 2015, 15:12
Quote from: Robalo on 08 de October de 2015, 15:07
Começou a campanha eleitoral?

Foi isso que pensei. Gosto muito do Pli, é um braguista como há muito muito poucos mas desde que se retirou que parece que anda sempre a fazer campanha. Se ele quiser ser presidente do Braga terá todas as condições para o ser e o apoio de muitos braguistas mas acho que ainda é muito muito cedo para isso.

Acho engraçado o "após se retirar". Será dificil de perceber que enquanto atleta do clube o Pli estava mais do que condicionado para puder exercer o seu papel de sócio?

Sabem qual foi o mal do Pli? Foi ter assumido o seu sonho (sem nunca dizer que será candidato num futuro próximo), passando a ser considerado um alvo a abater... Porque o nosso clube é neste momento liderado por gente, que como o casimiro diz e muito bem, convivem mal com quem tem ideias contrárias as deles. Alguem reparou na constante cara de desprezo do Salvador perante as dúvidas dos sócios? E sim isso não é de agora sempre o fez!!!! A cereja no topo do bolo foi o ataque final que fez a um sócio do clube!!!!

O presidente do nosso clube ontem demonstrou que tem medo da concorrência. Tem medo de quem lhe possa fazer frente e questionar as ideias que ele tem como corretas. Ontem por momentos pensei estar na assembleia errada e ter como presidente um boneco que foi para a tvi24 fazer figuras tristes. Com aquele ataque foi o que o Salvador fez: figuras tristes...

barinho

***** mas eu ataquei o Pli de alguma maneira? Só disse que acho que pelas suas intervenções ele parece já estar meio em campanha e ainda acho que é cedo porque isto não é só gostar do clube e pronto, é preciso muita coisa e acho que ele ainda não estará preparado. Porque quanto ao resto o braguismo dele é inatacável e quando estiver pronto será de certeza absoluta um magnífico presidente.

magico_scbraga

Quote from: barinho on 08 de October de 2015, 17:22
***** mas eu ataquei o Pli de alguma maneira? Só disse que acho que pelas suas intervenções ele parece já estar meio em campanha e ainda acho que é cedo porque isto não é só gostar do clube e pronto, é preciso muita coisa e acho que ele ainda não estará preparado. Porque quanto ao resto o braguismo dele é inatacável e quando estiver pronto será de certeza absoluta um magnífico presidente.

Talvez me tenha expressado mal. Quando falei em ataques, tinha em mente a forma como o Salvador lhe respondeu.
Quanto a ele estar, ou não, preparado, essa é uma questão a que ninguém saberá responder. Sei é que ele tem de começar por algum lado. Está a começar agora. E bem. Sem ataques pessoais, sem descer o nível, o que, sinceramente, já esperava.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

rpo.castro



Quote from: darkshines on 08 de October de 2015, 13:17
Quote from: rpo.castro on 08 de October de 2015, 12:48
Arranjar patrocinadores é tão fácil que não temos um na camisola

Tenho a certeza que patrocinadores não faltam, não pagam é o que pedimos. Quantos exemplos de grandes clubes queres que não tem patrocinador na camisola? Ainda há uns dias saiu precisamente um artigo no Visao de Mercado sobre o Valencia onde afirmam que tem bastantes ofertas mas nenhuma bate os 10milhões euros por época.
Ter potenciais patrocinadores que estariam dispostos a pagar apenas uma pequena parte do que se pretende e não ter patrocinadores é exactamente a mesma coisa. Uma questão de semântica.

Se fosse ter por ter até o zé das bifanas poderia ser patrocinador

Se a marca Braga não é suficientemente atractiva para manter o valor do patrocínio na camisola, se não se conseguiu arranjar substituto para a AXA, como é que se pensa que de um momento para o outro aparece alguém para o naming da academia só porque o Braga quer?
Quem não sente não é filho de boa gente.

comandantX

Como qualquer Braguista desejo o melhor para o nosso clube. Porém, ja vi muita megalomania ser concetizada neste pais em geral e em PARTICULAR no nosso concelho. Basta olhar para os dois lados da Alameda. Um estádio que rebentou o orçamento por todos os lados e que vai demorar muito tempo a ser pago e com juros e um mastodonte/piscinas que nem chegou a ser concluído. Por isso é normal os receios dos encargos em que o SCB se está meter.
Basta ver os exemplos de outros clubes: Sporting endividou-se até a juba. Porto e Benfica viram o que aconteceu e resolveram de outra forma. Com dinheiros públicos pela CGD e CM Gaia (pagam uma renda ridicula pelo que li em tempos). Muito mais haveria para escrever mas este assunto da que pensar quando o SCB parece que nem os ordenados dos jardineiros do EMB tem de suportar. Corrijam se eu estiver errado. E quanto a financiamento com patrocínios e namings para suportar custos de exploração...em que mundo vivem na actualidade?
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

barinho

Quote from: magico_scbraga on 08 de October de 2015, 17:34
Quote from: barinho on 08 de October de 2015, 17:22
***** mas eu ataquei o Pli de alguma maneira? Só disse que acho que pelas suas intervenções ele parece já estar meio em campanha e ainda acho que é cedo porque isto não é só gostar do clube e pronto, é preciso muita coisa e acho que ele ainda não estará preparado. Porque quanto ao resto o braguismo dele é inatacável e quando estiver pronto será de certeza absoluta um magnífico presidente.

Talvez me tenha expressado mal. Quando falei em ataques, tinha em mente a forma como o Salvador lhe respondeu.
Quanto a ele estar, ou não, preparado, essa é uma questão a que ninguém saberá responder. Sei é que ele tem de começar por algum lado. Está a começar agora. E bem. Sem ataques pessoais, sem descer o nível, o que, sinceramente, já esperava.

Não me estava a referir propriamente a ti  ;). E por algum lado terá certamente que começar mas quando ele for para lá o melhor para ele e para nós é que esteja completamente preparado porque alguém como ele merece ficar na história como um dos nossos grandes presidentes.

kiko scb

O desprezo do Salvador? Eu diria mais o ar de gozo, a atitude de gozão e falta de profissionalismo com que abordou os temas, já que se preocupou mais em rir, conversar e mexer no telemóvel em vez de tratar dos temas com maior seriedade, mas quando há quem lhe prepare os textos e os discursos está tudo dito. Sempre deu o nome, mas as cabeças pensantes sempre foram outras.
Ainda expressou um "gabo a coragem do caro associado", pelo facto deste ter subido ao palco para exercer o seu direito de questionar o que bem lhe apeteceu. Coragem? A atitude arrogante e intimidatória com que trata quem o questiona é absolutamente ridícula e só denoto uma coisa com isso... MEDO.

Como disse ontem às pessoas que estavam comigo, como trabalho que fez e faz só lhe tenho a agradecer por tudo o que fez pelo clube. Como pessoa é completamente desprezível, é um bronco e um lavrador autêntico.
Soube bem dar a volta à grande maioria das questões e não respondeu em concreto aquilo que lhe foi perguntado. E a cereja no topo do bolo foi quando perante 3 questões pertinentes que o PLI colocou, sem qualquer ratoeira ou matreirice, procurou sempre esmiúça-lo e vincar que este um dia ia usufruir do seu legado caso ganhasse as eleições. E não é pela simpatia ou amizade que tenho com o nosso ex-guarda-redes, mas neste caso específico preocupou-se mais com guerras pessoais em vez do tema e da seriedade com que todas as questões lhe foram efectivamente colocadas!

Como a grande maioria, sinto uma grande preocupação com este passo e com tudo o que o envolve. E se tem parceiros, como disse que tinha num plano B, porque recorrer à banca como plano A?

Pé Ligeiro

Quote from: Mais Norte on 08 de October de 2015, 16:51
Desculpem a extensão do texto, mas não resisti.

Após um apanhado rápido na Net, espero que sejam dados actualizados, fica um resumo daquilo que será o nosso Centro de Formação em comparação com as estruturas idênticas da concorrência Benfica, Sporting, Porto e Guimarães no que a campos diz respeito:

- SC Braga:

. 5 campos, sendo dois de relva sintética. Dois deles poderão ser utilizados para competições, sendo um o mini-estádio.
. Um "meio-campo" para treino de GR´s
. Mesmo ao lado teremos os dois campos de treino da equipa A e o estádio da Pedreira.
Juntamos, desta forma, num espaço equilibrado, oito campos de futebol.

- Benfica: três relvados e três sintéticos

- Porto: 5 campos, sendo quatro de relva comum e um de relva natural. Tem
também um campo de treinos para GR´s.

- Sporting: 6 campos, três de relva natural e três em relva sintética

- Guimarães: 5 campos, 4 em relva natural e 1 sintético, mais um mini-campo sintético.

A estrutura que está prevista para o SC Braga está, assim, perfeitamente ao nível das restantes, com a vantagem de poder dispor, logo ao lado, dos espaços do estádio.

A política de gestão dos campos será semelhante à daqueles clubes e não me parece que daí advenha qualquer problema de maior. Os calendários dos jogos terão que ser ajustados para que possam ser geridos sem inaceitáveis sobreposições, cumprindo os regulamentos.

Quanto aos custos, como já tinha expresso noutro post, teria sido muito importante avançar mais dados.

No entanto, não é difícil ter uma ideia aproximada dos encargos financeiros mensais que vamos ter, por exemplo, com a primeira fase, considerando, à partida, que vamos contratar um empréstimo pela totalidade dos 5 M€ e que não teremos parceiro (pior cenário).

Utilizei um simulador de Crédito Pessoal disponível na NET: busca por "SIMULADOR DO CRÉDITO PESSOAL" que remete para o Plano Nacional de Formação Financeira. Admito ser fiável. Não se trata de um crédito pessoal e, no caso de SC Braga, vai ser constituída uma hipoteca. Terá comissões que vão ser negociadas e seguros que também terão que ser ponderados, razão pela qual a simulação que fiz é meramente indicativa do "grosso" que vamos ter que pagar mensalmente. Por outro lado, a simulação inclui os encargos próprios do crédito pessoal no cálculo da TAEG.

Tinha projectado, antes da AG, um valor aproximado, pelo prazo de 12 anos, que me parece ser o mais adequado. Penso que deveria ser negociada a possibilidade de liquidar antecipadamente o empréstimo, sem penalização, total ou parcialmente, se a nossa liquidez o permitir.

Assim:

- Valor do Empréstimo: 5 000 000 €;

- Prazo: 12 anos, 144 meses;

- Taxa de Juro Anual Nominal: Euribor 6 M + spread de 6% = 0,028 + 6% = 6,028%
   (falta saber se é negociada uma taxa fixa ou se será indexada)
Parece-me um spread próximo daquele que é possível obter mas admito que seja superior;

- Taxa Anual Efectiva Global (TAEG): 6,574%, inclui os encargos que o simulador considerou para o crédito pessoal e que serão necessariamente diferentes no caso do SC Braga;

- Juros totais do empréstimo: 2 115 871,10 €;

- Custo total do empréstimo: 7 115 871,10 €, expurguei o valor dos encargos do crédito pessoal que o simulador fornecia;

- Prestação mensal: 49 415,70 € se não houver variação da Taxa de Juro.

Se o spread fosse, por exemplo 7%, a prestação mensal subiria para 52 246,63 €.

Espero estar a dar uma informação que esteja próxima de realidade.

Quanto aos restantes custos penso que são quantificáveis com maior realismo quando todo o projecto estiver completamente definido, assim como a análise custo/benefício de deixar de correr para dez lugares quase ao mesmo tempo.

Acredito que as economias de escala garantidas pela concentração dos locais de treino e de jogos vão permitir uma redução muito substancial dos custos. Muito mau seria se assim não fosse.

Foi nestes  pressupostos, entre outros, que votei a favor do Centro de Formação.

Quanto ao resto, espero que agora os sócios percebam a importância das AG´s. Participem e não deixem o ónus das decisões só para alguns. Todos temos que aprender dizendo presente.

FORÇA SC BRAGA.

Há duas coisas que me preocupam. Uma é o spread ser 6%, o que vai fazer com que se pague uma pipa de massa em juros. A outra é ser dito que a obra arranca daqui por 30 dias ("A primeira fase é para arrancar de imediato, dentro de 30 dias, no mês de Novembro e contamos ter tudo pronto no final desta época, em Julho"), sabendo-se que em 30 dias é impossível fazer um concurso. É necessário elaborar um caderno de encargos, nomear um juri para o concurso e enviar pedidos de propostas a empresas que tenham capacidade de realizar uma obra desta envergadura em 8 meses. O pedido de proposta estipulará um prazo para as empresas responderem, de forma a que estas possam analisar o caderno de encargos. Haverá um período para esclarecimentos e depois farão as suas contas sobre custos e responderão ao pedido de proposta. Recebidas as propostas das várias empresas consultadas será necessário o juri reunir para aceitar as propostas, validando a sua correção/exequibilidade, analisar essas mesmas propostas, classificá-las e ordená-las, seguindo os critérios do caderno de encargos. Depois será comunicado às empresas concorrentes o resultado da adjudicação. Antes disso ainda poderá haver necessidade de estabelecer um período de negociação com uma ou mais empresas.
Parece-me que alguém está a querer andar depressa de mais...
BRAGA SEMPRE MAIS!