News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Plantel 2015/2016: ideias

Started by Olho Vivo, 08 de June de 2015, 12:49

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Com a contratação de Rui Fonte, considerando as ideias que Paulo Fonseca tem vindo a mostrar querer implementar (atendendo aos particulares de pré-temporada), creio que continua a faltar-nos essencialmente um outro ponta-de-lança. Ao contrário da maioria(?) dos colegas de forum, creio que este empréstimo pode fazer sentido, ainda que, como é óbvio, preferisse que tivéssemos a possibilidade de ficarmos com o jogador em definitivo. Na minha leitura, com dois avançados acabados de aterrar, vindos do Brasil (ainda que tenha havido certamente o aval do nosso scouting), com a preferência por um sistema que obriga a dois avançados com alguma mobilidade, são necessários mais dois jogadores. Um deles, até pelo que se vai percebendo dos relatos da imprensa quanto a Crislan e a Rodrigo Pinho, tem de ser um jogador igualmente móvel,com capacidade para jogar neste 4-4-2, mas deve ser também um jogador com capacidade para actuar numa posição mais isolada num sistema alternativo (eventualmente com mais um médio no apoio). Esse jogador (que a meu ver poderia ser Zé Luís, caso não tivesse sido - bem - vendido) tem de ser uma contratação certeira e não será fácil porque exigirá certamente um investimento significativo, à nossa dimensão. Acredito que é essa a peça que ainda falta no nosso plantel.

É assim que compreendo a chegada de Rui Fonte por empréstimo. É um jogador que Paulo Fonseca conhece bem, que a meu ver encaixa como uma luva no que ele pretende para o seu 4-4-2, pela sua mobilidade e capacidade para se relacionar com o resto da equipa no processo de construção - o que dá algumas garantias caso haja problemas de adaptação com os dois avançados brasileiros que já temos. É um jogador por outro lado que não exige investimento. Como disse acima, a capacidade de investimento que nos resta(?) deve estar centrada na aquisição de um ponta-de-lança com as características que acima descrevi. Fonte é uma boa solução, considerando o modelo de jogo que PF pretende implementar, e que não obriga a mais investimento. Não sei se terá sido essa a racionalidade por detrás desta transferência mas, para mim, faz sentido.

Como tinha perspectivado antes da silly season, era importante manter um ponta-de-lança, particularmente Zé Luís. Se ele tem permanecido no plantel, ninguém estaria aqui a discutir esta questão com a premência que tem acontecido. Zé Luís seria um dois em um: um jogador capaz de jogar acompanhado (porque evoluiu imenso a jogar em apoio) ou mais isolado. Não foi possível - e não recrimino a nossa SAD por o ter transferido nas circunstâncias em que tal aconteceu. Mas é verdade que sem ele (nem Éder), temos de encontrar boas soluções... imediatas.

Quanto ao resto, não compreendo como muitos falam em mais alas. A menos que haja dúvidas quanto à qualidade, temos opções mais do que suficientes: Rafa, Fábio Martins, Pedro Santos, Roman e possivelmente Potker e... Alan, possivelmente beneficiado pelo novo enquadramento táctico.

Tenho algumas dúvidas em relação à qualidade do meio-campo. Temos gente em número suficiente mas não sei se dão totais garantias. Ainda não percebi bem o que pretende PF destes homens, nem conheço a valia, por exemplo, de Alef.

Na defesa e na baliza, melhor ou pior, penso que estamos fechados. Assim, fundamental é a aquisição do "tal" ponta-de-lança. Eventualmente, poder-se-á contratar mais um médio, dependendo da avaliação que for feita do nosso meio-campo (e a possibilidade de jogar num sistema alternativo).

Braga Champ

Subscrevo.
E acredito realmente que chegará mais um avançado e um médio... talvez para entrarem logo no 11.
Braga Sempre

Legião

#102
Deixo aqui esta análise que me parece interessante, dá para tirar um pouco a ideia que por vezes se tem de que temos um orçamento/investimento no plantel muito superior a outras equipas além dos estarolas, na prática não é bem assim.


Em www.facebook.com/goalpoint.pt?fref=ts

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Gverreiro2014

Quote from: Old School on 02 de August de 2015, 17:49
Deixo aqui esta análise que me parece interessante, dá para tirar um pouco a ideia que por vezes se tem de que temos um orçamento/investimento no plantel muito superior a outras equipas além dos estarolas, na prática não é bem assim.


Em www.facebook.com/goalpoint.pt?fref=ts
O robalo ja tinha colocado essa imagem mas obrigado na mesma.
Junta-te á nossa legião,
e serás um campeão.

Legião

Sorry, não vi que já tinha sido colocada.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Robalo

Estou um pouco desiludido com o Pedro Santos....

Do pouco que jogou em Vila de Conde e contra o Lille mostrou muito pouco....

É pena pois este ano deve começar a titular e pode ainda ser a sua epoca de afirmação como intocável...pois a qualidade esta la....

NightHawk

Eu duvido muito desses números onde supostamente o Guimarães investiu 2 milhões em contratações... até porque não vejo em que jogadores eles gastaram isso.

Parece-me barrete ou, então, fundos. Alegadamente nós também compramos o Danilo por 9 milhões na época passada... Começamos a época com a fama de termos investido "milhões" no plantel quando era tudo $$ do Jorge Mendes...

Invest NO Braga

Quote from: Robalo on 04 de August de 2015, 15:07
Estou um pouco desiludido com o Pedro Santos....

Do pouco que jogou em Vila de Conde e contra o Lille mostrou muito pouco....

É pena pois este ano deve começar a titular e pode ainda ser a sua epoca de afirmação como intocável...pois a qualidade esta la....

Ainda vai haver dispensas para esse lado da equipa... se a prioridade é contratar um jogador para aí, então Pedro Santos ou Fábio Martins devem estar na calha para o empréstimo...

ombaiz

Quote from: Axa on 05 de August de 2015, 02:43
Quote from: Robalo on 04 de August de 2015, 15:07
Estou um pouco desiludido com o Pedro Santos....

Do pouco que jogou em Vila de Conde e contra o Lille mostrou muito pouco....

É pena pois este ano deve começar a titular e pode ainda ser a sua epoca de afirmação como intocável...pois a qualidade esta la....

Ainda vai haver dispensas para esse lado da equipa... se a prioridade é contratar um jogador para aí, então Pedro Santos ou Fábio Martins devem estar na calha para o empréstimo...

Julgo que Fábio Martins deverá ser para manter...Pelo menos entre os dois será o que tem maior margem de progressão e terá a sua oportunidade...

Já Pedro Santos também não me convenceu...

sedas

Esta questão dos capitães podia ter sido gerida de outra forma..

Se Alan e Santos eram indiscutíveis e o André Pinto parece ter o perfil indicado para isso o 4º deveria ter sido Rafa, apesar de Mauro e Baiano terem mais anos de casa..

Era uma forma de o comprometer ainda mais com o grupo e de reforçar a sua presença como um dos jogadores mais decisivos na equipa, neste momento provavelmente o mais decisivo.

E este factor, juntamente com a motivação de chegar ao Europeu ou aos jogos Olímpicos poderia ser um dos factores que levasse o Rafa a explodir verdadeiramente esta época.

E justificar esta decisão nem seria assim tão difícil pois apesar de não ser um dos homens com mais anos de casa deve ser um dos jogadores do plantel com mais jogos no clube, pelo menos a titular é-o garantidamente..

Olho Vivo

#110
Se é verdade que estamos a tentar contratar Nélson Oliveira a título definitivo (com partilha do passe com o Benfica), isso significa que provavelmente algum dos homens da frente acabará por sair. O mesmo digo em relação às alas, se há realmente intenção de contratar mais alguém (ainda que, neste capítulo, tenha dúvidas de que isso aconteça e duvide dessa necessidade a menos que se trata de um craque). Digo o mesmo em relação ao meio-campo. Neste sector, ainda falta perceber o que vale Alef - mas desconfio, pela escassa utilização (mesmo descontando as limitações físicas), que não terá a importância que Danilo teve na época passada. Admito que falte neste plantel quem faça as vezes de um Sérgio Oliveira (depois Rúben Pinto) no Paços da época passada ou de Josué na primeira passagem de PF por Paços (ainda que nessa altura a estrutura fosse diferente). Tinha alguma expectativa (e algumas dúvidas) sobre se Battaglia poderia ser esse homem, mas pelo andar da carruagem, PF parece não ver nele essa capacidade. Acho, honestamente, que deveríamos transferir Tiba, caso haja essa possibilidade, porque não vejo lugar para ele nesta estrutura, a não ser, talvez, adaptado a uma ala (ou numa estrutura alternativa). Também me agradaria muito uma outra solução mais ofensiva para as laterais - porque, nesta estrutura, a largura ofensiva tem frequentemente de ser dada por eles (e só Djavan tem realmente esse perfil, Baiano apenas "quebra o galho"). Mas, é evidente, já temos um plantel bastante extenso, mesmo que não entre ninguém, julgo que haverá saídas e, portanto, atendendo às limitações que temos em termos de recursos, acho que teremos de nos governar com o que temos.

Cmcorreia

Vou aproveitar este tópico para fazer uma breve antevisão do que espero da nossa época na Liga! (peço desde já desculpa pelo of-topic, mas não existe nenhum tópico para isto).

Começando pelo princípio, só vi um jogo (Lille), logo a minha análise vai partir do que observei! Assim parto para esta época com expectativas moderadas, mas com convicção que vamos conseguir alcançar um lugar de acesso às competições europeias (ser 4º ou 5º pode não fazer diferença neste aspeto, dependendo do vencedor da taça, sendo que é melhor ficar em 4º do que em 5º!).
Infelizmente, e face aquilo (mt pouco) que vi dos 3 estarolas e face ao investimento que têm feito, sonhar com mais do que isto é sonhar demasiado alto, mas não duvido que se houver uma nesga de oportunidade o plantel/equipa técnica tudo irá fazer para a agarrar!
Julgo que entramos numa nova era do nosso clube, menos investimento, plantel com "nomes" menos consagrados, equipa técnica com ideias de jogo (modelos, dinâmicas e disposição tática) completamente distintas dos últimos 2 anos, somando isto tudo acho que iremos sentir neste início de época algumas (senão mesmo muitas) dificuldades, e não me admiro se os resultados não forem excelentes, penso até que podemos ter alguns dissabores (um pouco à imagem do que sucedeu na época do LJ). Estes 2 primeiros meses da época vão ser difíceis, mas espero que os resultados sejam satisfatórios, e que se note de jogo para jogo um maior assimilar das novas ideias, espero ver evolução, caso contrário é de começar a ficar preocupado (mesmo que até tenhamos bons resultados).
Contudo a avaliar pelo que vi com o Lille estamos no caminho certo, para com muito trabalho, alcançar o trilho dos bons resultados, o modelo que foi apresentado, é difícil de interpretar e requer bastante pratica (treino) e bastante comprometimento por parte dos jogadores, e humildade para aprenderem aquilo que a equipa técnica lhes propõem, sejam eles (jogadores) capazes de estar focados no trabalho diário, e não tenho duvidas que no final estaremos todos satisfeitos com os resultados!

Resumindo, ciente das dificuldades que teremos de início, mas com confiança de um futuro risonho!

Falando um pouco dos jogadores, acho que temos um plantel que serve perfeitamente para os nossos objectivos, que tem jogadores com qualidade, embora alguns um pouco inexperientes.
A defesa (incluindo GR) está estabilizada, e apesar de não achar que temos os melhores do mundo, e que até podíamos, mesmo no nosso contexto, ter um pouco mais de qualidade individual, acho que o que temos é garante de boa prestação. Vejo alguma apreensão com as laterias defensivas, eu dentro do nosso contexto acho que não estamos tão mal como muitos dizem, é lógico que preferia ter melhor, mas Tiago Gomes e Goiano, para suplentes acho que servem perfeitamente, e não acho que estejamos numa época de comprar suplentes!

O meio campo idealizado por PF, não é totalmente do meu agrado, preferia jogar com um jogador mais fixo (vulgo 6) em vez do duplo pivot (no fundo preferia ver um 4-1-3-2 do que um 4-4-2 mais clássico), e tudo por acho que jogar com duplo pivot requer muito mais trabalho e conhecimentos/rotinas entre os jogadores em organização defensiva, pois os 2 que ali jogam têm de estar sempre tb preocupados com as movimentações do colega, o que pode causar algumas falhas. Espero sinceramente, que optando por este modelo, que pelo menos não os coloque a jogar lado a lado, ficando sempre um mais recuado do que outro!
Acho que temos jogadores competentes nessa área do terreno, mesmo dando de barato que Alef é desconhecido, e Tiba e Luiz Carlos são relativamente fracos na entrega da bola! Neste ponto, e como alguém já disse não descartava vender Tiba, pelo qual tanto ansiei ver em Braga, mas que me tem desiludido um pouco (a sua evolução tem sido zero)! Mesmo assim se fosse possível (e sempre tendo em conta que vendíamos alguém) tentava contratar outro jogador para esta parte do terreno. E tenho esperanças que Battaglia pegue de estaca neste meio campo, tem tudo para isso (talvez lhe falte um pouco de nervo/intensidade, mas tb cabe a ele e ao treinador lhe dar isso, vide entrevista de M. Leal do Moreirense sobre o mesmo).

Nas alas acho que estamos bem, e eu apostava sem medos em Fábio Martins, é jovem, não é perfeito, mas só jogado, só errando é que vai evoluir (o mesmo para todos os outros jogadores), Alan acho que neste modelo dá uma boa retaguarda. Fala-se que ainda tentamos mais um extremo (talvez com características um pouco diferentes), vamos lá ver se o mesmo vai cair aqui ou não, mas não acho fundamental!
Uma palavra para o Rafa, tem muito para crescer (se não o fizer não vai passar de uma promessa), principalmente ao nível da tomada de decisão (e isto só com muito treino, e com muita vontade de aprender e evoluir), mesmo assim (e tirando Alan desta equação) é o nosso melhor jogador tecnicamente, ponha ele as suas qualidades em jogo, e teremos jogador (neste modelo de extremos mais interiores deposito grandes esperanças numa grande época).

Os avançados, são neste particular uma incógnita. Do que vi e conheço Fonte (raios parta o empréstimo!!!) é o melhor e vai ser uma surpresa para muitos, tenha ele sorte com as lesões!
Não queria, porque não aprecio as suas qualidades, e acho que não encaixam neste modelo, o Nelson Oliveira, quantos aos outros 3 é esperar para ver, mas o Pinho não pareceu nada mal!
Mas reconheço que é o sector mais duvidoso e que causa mais apreensão!

Resumindo, porque isto já vai longo, acho que temos equipa técnica e matéria prima suficiente para atingir os objectivos, infelizmente acho que não dará para mais que isso, espero ver bom futebol e valorizar jogadores!
Cláudio Correia

Sérgio Gonçalves

cmcorreia, não vi até agora qualquer jogo, tendo apenas lido comentários. O Braga tem jogado com duplo pivot? E os outros médios? Jogam como interiores ou alas tradicionais? Dos dois avançados há um mais fixo ou são ambos moveis?

Faz-me confusão a presença quase sagrada do Luiz Carlos em detrimento, por exemplo, do Tiba. O Tiba é um jogador de progressão e tem a tal intensidade que falas. Sem duvida que a ausência do Battaglia é a principal nota de destaque pela negativa desta pré-época e fico surpreendido porque li que na época passada destacou-se no Moreirense a desempenhar estas funções.

Quanto ao ataque não conheço nenhum dos avançados da equipa, mas o Nelson era uma excelente aquisição. O Nelson tem tudo para ser um grande avançado, só precisa de saber uma coisa, que não joga sozinho! Assimilando isto terá lugar destacado na seleção nacional. O Nelson saiu dos juniores a ser o maior, habituou-se a resolver os problemas todos sozinho, mas no futebol sénior isso não chega. Se viesse para Braga eu ficava contente. Se viesse a titulo definitivo ainda mais.
Sócio nº 2014

rpo.castro

Sobre esta época, o meu desejo é que em 2016-17, o treinador seja Paulo Fonseca.
Primeiro seria sinónimo de objectivos conseguidos (+/-) e depois finalmente poderia haver continuidade de trabalho em vez de perdermos tempo e dinheiro a regressar à estaca zero.

O que temos, dá-me esperança para conseguirmos os objectivos (4º lugar e 16 avos da LE), comece a equipa a carburar (o arranque não será suave).
Quem não sente não é filho de boa gente.

easy_scb

O Evandro não foi utilizado no jogo de apresentação do Porto. Marçal sairá do Benfica igualmente.

Estou preocupado com o plantel. Não me parece que tenhamos jogadores com características para um 4x4x2 clássico. De entre 4 laterais apenas 2 têm as características ideias (e para o treinador armas 1). Não temos um médio com capacidade de assumir a batuta. Temos alas demasiado objetivos sem capacidade de contribuírem para adaptar o esquema a outras variantes de jogo como o reforço a meio-campo.

Penso que temos plantel para um losango. Tiba é um jogador com formação de ala e poderia ser um fantástico interior direito. Mesmo Battaglia poderia entrar como o médio box to box mais pela esquerda. Apesar de nenhum ser um primor técnico, as coisas poderiam resultar pelas várias alternativas para saída de bola.

Com o esquema atual, tendo extremos como médios ala, e Luiz Carlos como cérebro da equipa, as coisas podem não resultar bem.

El Che

E vocês insistem em dar porrada no Luis Carlos, se ele está a jogar em detrimento de outros é porque está a fazer melhor a função que o Paulo Fonseca deseja!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Pé Ligeiro

Quote from: El Che on 10 de August de 2015, 16:03
E vocês insistem em dar porrada no Luis Carlos, se ele está a jogar em detrimento de outros é porque está a fazer melhor a função que o Paulo Fonseca deseja!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

O Luís Carlos é tecnicamente limitado. É bom a destruir jogo, mas fraco a construir. A qualidade de passe dele é fraca.
BRAGA SEMPRE MAIS!

rpo.castro

Quote from: easy_scb on 10 de August de 2015, 15:42
O Evandro não foi utilizado no jogo de apresentação do Porto. Marçal sairá do Benfica igualmente.

Estou preocupado com o plantel. Não me parece que tenhamos jogadores com características para um 4x4x2 clássico. De entre 4 laterais apenas 2 têm as características ideias (e para o treinador armas 1). Não temos um médio com capacidade de assumir a batuta. Temos alas demasiado objetivos sem capacidade de contribuírem para adaptar o esquema a outras variantes de jogo como o reforço a meio-campo.

Penso que temos plantel para um losango. Tiba é um jogador com formação de ala e poderia ser um fantástico interior direito. Mesmo Battaglia poderia entrar como o médio box to box mais pela esquerda. Apesar de nenhum ser um primor técnico, as coisas poderiam resultar pelas várias alternativas para saída de bola.

Com o esquema atual, tendo extremos como médios ala, e Luiz Carlos como cérebro da equipa, as coisas podem não resultar bem.
Por acaso gosto mais do 4-4-2 losango, e concordo que os jogadores até teriam à partida mais características para esse esquema. No entanto é mais difícil de montar e exige ainda maior rigor tático dos jogadores. Se PF nunca o tiver utilizado acho que é arriscado fazer-lo logo na 1ª época cá.
Quem não sente não é filho de boa gente.

JRGR

Resumindo: temos uma equipa mais equilibrada do que a da época passada mas inferior!
Na época passada com uma equipa mais equilibrada tínhamos ganho a taça (minha convicção). Com mais um Pardo, Rúben, Danilo e Djavan as coisas teriam sido diferentes! Até mesmo a questão do 3º lugar!
Não temos dinheiro... mas apostamos em "cavalos" errados algumas vezes...
Só desejo que a época nos corra de feição e que seja o ponto de partida para a estabilização!

Cmcorreia

Quote from: Sérgio Gonçalves on 10 de August de 2015, 13:39
cmcorreia, não vi até agora qualquer jogo, tendo apenas lido comentários. O Braga tem jogado com duplo pivot? E os outros médios? Jogam como interiores ou alas tradicionais? Dos dois avançados há um mais fixo ou são ambos moveis?

Sim na minha óptica tem jogado com duplo pivot, pois nenhum dos 2 se assume como médio mais defensivo, vão alternando entre si, ora está um mais adiantado pegando o outro no jogo mais atrás, ora está o outro. No jogo do Lille pelo menos foi assim (confesso que na segunda parte e em especial após as substituições estive pouco atento!!)
Não que não possa funcionar bem jogar com os dois lado a lado, mas acho mais difícil de interpretar esse sistema (era uma das coisas que não gostava no ano passado com SC), mas tb depende muito das dinâmicas tanto ofensivas como defensivas, com bom treino admito que possa funcionar, mas prefira um meio campo mais ao estilo JJ, um mais fixo (que na 1º fase de construção encaixa nos centrais) e o outro mais solto! Mas eu não sou treinador, e falar é fácil, pensar nestas nuances todas e operacionalizar isto tudo no treino deve dar uma trabalheira, e não é para todos certamente! 

Os outros médios não são extremos, no fundo são médios ala, que jogam (quando em posse) muito no interior entre linhas (aparecendo alternadamente).
Os 2 avançados (sendo um o Fábio Martins) pareceu-me que a intenção era serem  ambos móveis, procurando tb muito o jogo interior.
No fundo pareceu-me que PF quer que todos os jogadores da frente participem na fase de construção e que depois apareçam a finalizar.
A largura será dada (quase exclusivamente) pelos laterais, sendo que Djavan está como peixe na água, Baiano (que eu considero um jogador bastante fiável, sim eu sei que tb lhe para o relógio!!) irá como é normal nele começar a crescer com o decorrer da época (desde que aqui está que tem sido assim)

Quote from: Sérgio Gonçalves on 10 de August de 2015, 13:39
Faz-me confusão a presença quase sagrada do Luiz Carlos em detrimento, por exemplo, do Tiba. O Tiba é um jogador de progressão e tem a tal intensidade que falas. Sem duvida que a ausência do Battaglia é a principal nota de destaque pela negativa desta pré-época e fico surpreendido porque li que na época passada destacou-se no Moreirense a desempenhar estas funções.

O problema do Tiba, é o mesmo do Luiz Carlos, é a entrega da bola, tem uma percentagem baixa de passes correctos, como já disse desiludiu-me um pouco, ao contrário da maioria não vejo grande diferença entre ele e Luiz Carlos (mesmo assim se calhar apostava no Tiba), mas quem eu acho que devia jogar (mesmo que desse algumas abébias) era o Battaglia (Alef para já não deve contar muito), mas como eu não treino os jogadores, tenho de dar o benefício da dúvida ao PF, ele de certeza que escolhe quem lhe dá mais garantias


Quote from: Sérgio Gonçalves on 10 de August de 2015, 13:39Quanto ao ataque não conheço nenhum dos avançados da equipa, mas o Nelson era uma excelente aquisição. O Nelson tem tudo para ser um grande avançado, só precisa de saber uma coisa, que não joga sozinho! Assimilando isto terá lugar destacado na seleção nacional. O Nelson saiu dos juniores a ser o maior, habituou-se a resolver os problemas todos sozinho, mas no futebol sénior isso não chega. Se viesse para Braga eu ficava contente. Se viesse a titulo definitivo ainda mais.

Esse é efectivamente o grande problema do Nelson (lá está um dos problemas da formação), não lhe deram estímulos diferentes, resolvia sempre da mesma forma, e sempre com sucesso, porque era mais forte que os outros, e pensa que o futebol é como era, e que se teve sucesso daquela maneira agora tb tem de ter, mas os contextos e os adversários são muito diferentes, e ele agora já não sobressai. Tu acreditas que ele pode mudar, eu depois destes anos todos e passando por diferentes treinadores, e não notando nenhuma mudança de comportamento, tenho dúvidas que mude!
Cláudio Correia