News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Plantel 2015/2016: ideias

Started by Olho Vivo, 08 de June de 2015, 12:49

Previous topic - Next topic

El Che

Sinceramente se eu entendo a dispensa do Eric Moreno...
Mas sera que nao podiam dizer nada??


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

BrunoSCB21

QuoteJogador Desilusão: Rafa (SC Braga) - Caso estranho. Foi convocado para o Mundial 2014, possui características capazes de fazer a diferença no nosso campeonato, mas a verdade é que não consegue aliar ao seu talento uma regularidade exibicional condizente. Na verdade, está cada vez mais um jogador apenas de contra-ataque, pois quando os adversários lhe retiram o espaço revela sempre grandes dificuldades em encontrar espaços, desequilibrar e definir a melhor solução para dar aos lances. Parece evidente que o estatuto lhe tem valido a manutenção da titularidade, sobretudo numa fase em que Joan Román tem aparecido em grande estilo, mas a verdade é que Paulo Fonseca precisa de um Rafa capaz de dar uma melhor resposta.
in Visão de Mercado

Magicobraga

Quote from: BrunoSCB21 on 25 de August de 2015, 13:39
QuoteJogador Desilusão: Rafa (SC Braga) - Caso estranho. Foi convocado para o Mundial 2014, possui características capazes de fazer a diferença no nosso campeonato, mas a verdade é que não consegue aliar ao seu talento uma regularidade exibicional condizente. Na verdade, está cada vez mais um jogador apenas de contra-ataque, pois quando os adversários lhe retiram o espaço revela sempre grandes dificuldades em encontrar espaços, desequilibrar e definir a melhor solução para dar aos lances. Parece evidente que o estatuto lhe tem valido a manutenção da titularidade, sobretudo numa fase em que Joan Román tem aparecido em grande estilo, mas a verdade é que Paulo Fonseca precisa de um Rafa capaz de dar uma melhor resposta.
in Visão de Mercado

Finalmente as pessoas começam a abrir os olhos.

Olho Vivo

A nossa equipa é Rafa e mais dez! Se evoluiu o que esperava, jogando em espaço curto? Não. Mas seria difícil fazê-lo com treinadores que priviligiaram de forma claríssima um futebol de transições (particularmente, na época passada). Acredito que Rafa evoluirá com PF porque tem qualidade para isso. E até considero que o novo modelo de jogo, potencialmente, poderá beneficiá-lo mais. Tem de aprender quando temporizar e quando acelerar o jogo, quando procurar o espaço e quando oferecer-se para receber a bola. Isso falta-lhe, de facto, e nunca iria aprender a fazê-lo com treinadores que sistematicamente lhe pediam para acelerar sempre o jogo...

Luís Duarte


Olho Vivo

Quote from: Luís Duarte on 25 de August de 2015, 15:26
Quote from: Olho Vivo on 25 de August de 2015, 14:59
A nossa equipa é Rafa e mais dez!

Muito bom ;D

É a minha opinião, nada mais. Não tenho a veleidade de convencer ninguém...

Robalo

Quote from: Olho Vivo on 25 de August de 2015, 15:27
Quote from: Luís Duarte on 25 de August de 2015, 15:26
Quote from: Olho Vivo on 25 de August de 2015, 14:59
A nossa equipa é Rafa e mais dez!

Muito bom ;D

É a minha opinião, nada mais. Não tenho a veleidade de convencer ninguém...

Opiniões, e pelo menos na folha salarial isso é um facto!

rpo.castro

Quote from: Olho Vivo on 25 de August de 2015, 15:27
É a minha opinião, nada mais. Não tenho a veleidade de convencer ninguém...
A equipa está construída à volta dele desde o momento em que saiem Micael e Pardo e não entra ninguém com essas características. Se a prestação/evolução dele tem sido o espectável (pelo treinador e pelos adeptos) isso já é outra questão...

Rafa tem características diferentes de todos os outros, se as conseguir colocar em campo, com clarividencia e decidir correctamente. Se não o conseguir será mais um jogador banal. No entanto é ainda bastante jovem e tem sido afectado pelas mudanças de treinador, posição e modelo tático. Precisa de estabilização e de alguém (PF) que o ensine e o possa pôr a jogar o que poderá jogar. Se falhar, teremos perdido a nossa unidade mais valiosa neste momento.
Quem não sente não é filho de boa gente.

El Che


Quote from: rpo.castro on 25 de August de 2015, 16:19
Quote from: Olho Vivo on 25 de August de 2015, 15:27
É a minha opinião, nada mais. Não tenho a veleidade de convencer ninguém...
A equipa está construída à volta dele desde o momento em que saiem Micael e Pardo e não entra ninguém com essas características. Se a prestação/evolução dele tem sido o espectável (pelo treinador e pelos adeptos) isso já é outra questão...

Rafa tem características diferentes de todos os outros, se as conseguir colocar em campo, com clarividencia e decidir correctamente. Se não o conseguir será mais um jogador banal. No entanto é ainda bastante jovem e tem sido afectado pelas mudanças de treinador, posição e modelo tático. Precisa de estabilização e de alguém (PF) que o ensine e o possa pôr a jogar o que poderá jogar. Se falhar, teremos perdido a nossa unidade mais valiosa neste momento.
Partilho plenamente da tua opinião!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cmcorreia

Quote from: Olho Vivo on 25 de August de 2015, 15:27
Quote from: Luís Duarte on 25 de August de 2015, 15:26
Quote from: Olho Vivo on 25 de August de 2015, 14:59
A nossa equipa é Rafa e mais dez!

Muito bom ;D

É a minha opinião, nada mais. Não tenho a veleidade de convencer ninguém...
A mim não precisas de convencer, porque tenho a mesma opinião... Veremos se este ano evolui naquilo que realmente lhe falta!
Cláudio Correia

Magicobraga

#150
Olho Vivo peço desculpa mas isso não faz sentido, depois de passar 2 anos a ser uma banalidade autentica para nem dizer pior como é que esse jogador pode ser o nosso melhor jogador?

Acho mais que neste momento o Braga é o Djavan e mais 9, o coitado faz o trabalho dele e ainda vai a frente mostrar ao Rafa como é que se ganha linhas de fundo, como se finta, como se centra, basicamente, como é que se joga a extremo.

No futebol teórico (o teu preferido) talvez tenhas razão, no futebol praticado está a léguas disso!


O Rafa que me cale bem calado, que passe a fazer grandes exibições, que marque muitos golos e que dê muitos a marcar mas a minha esperança nisso é 0.

Olho Vivo

Quote from: magicobraga on 25 de August de 2015, 19:43
Olho Vivo peço desculpa mas isso não faz sentido, depois de passar 2 anos a ser uma banalidade autentica para nem dizer pior como é que esse jogador pode ser o nosso melhor jogador?

É a tua opinião que não é, nem de perto nem de longe a minha. Não há qualquer problema em termos opiniões diferentes, nem tenho qualquer veleidade em alterar a tua opinião que, como é patente há muito, parece inabalável. Nem vou acrescentar mais nada porque já tornei clara a minha apreciação quanto ao valor de Rafa.

De resto, gosto de ver futebol. Ponto. Futebol teórico!?!? O que é isso!?!?

Magicobraga

Quote from: Olho Vivo on 26 de August de 2015, 01:16
Quote from: magicobraga on 25 de August de 2015, 19:43
Olho Vivo peço desculpa mas isso não faz sentido, depois de passar 2 anos a ser uma banalidade autentica para nem dizer pior como é que esse jogador pode ser o nosso melhor jogador?

É a tua opinião que não é, nem de perto nem de longe a minha. Não há qualquer problema em termos opiniões diferentes, nem tenho qualquer veleidade em alterar a tua opinião que, como é patente há muito, parece inabalável. Nem vou acrescentar mais nada porque já tornei clara a minha apreciação quanto ao valor de Rafa.

De resto, gosto de ver futebol. Ponto. Futebol teórico!?!? O que é isso!?!?

Por exemplo, o Mossoró teoricamente tinha características de extremo mas na pratica não rendia, o Alan teoricamente tem características de 10 mas na pratica não rende, o Rafa teoricamente tem o que precisa para ser a figura da equipa mas na realidade está longe de o ser. Era isso que eu queria dizer com o futebol teórico, eu entendo o teu pensamente mas na pratica todos sabemos que o Braga está longe de ser Rafa mais 10.

easy_scb

Quote from: magicobraga on 26 de August de 2015, 01:43
Quote from: Olho Vivo on 26 de August de 2015, 01:16
Quote from: magicobraga on 25 de August de 2015, 19:43
Olho Vivo peço desculpa mas isso não faz sentido, depois de passar 2 anos a ser uma banalidade autentica para nem dizer pior como é que esse jogador pode ser o nosso melhor jogador?

É a tua opinião que não é, nem de perto nem de longe a minha. Não há qualquer problema em termos opiniões diferentes, nem tenho qualquer veleidade em alterar a tua opinião que, como é patente há muito, parece inabalável. Nem vou acrescentar mais nada porque já tornei clara a minha apreciação quanto ao valor de Rafa.

De resto, gosto de ver futebol. Ponto. Futebol teórico!?!? O que é isso!?!?

Por exemplo, o Mossoró teoricamente tinha características de extremo mas na pratica não rendia, o Alan teoricamente tem características de 10 mas na pratica não rende, o Rafa teoricamente tem o que precisa para ser a figura da equipa mas na realidade está longe de o ser. Era isso que eu queria dizer com o futebol teórico, eu entendo o teu pensamente mas na pratica todos sabemos que o Braga está longe de ser Rafa mais 10.

Por outro lado, o Rafa está também muito longe do jogador inócuo que todas as tuas opiniões querem transparecer.

Um exercício interessante é ver em 2 anos de Braga quantas vezes Rafa teve um papel ativo nos golos da equipa. Se acrescermos o fantástico trabalho em prol da equipa, creio que veremos que temos um jogador valioso.

Ao Rafa faltará apenas algum trabalho para ser mais constante dentro dos próprios jogos. Ser mais intenso, procurar ser o farol da equipa...ser mais Pardo, o primeiro a levar a equipa para a frente e não passar tantos minutos longe do jogo no que aos termos atacantes diz respeito.

100%SCB

#154
Neste momento o nosso plantel é:

Gr: 3
- Kritsyuk.
- Matheus.
- Tiago Sá.

Defesas: 7
- André Pinto.
- Boly.
- Arghus.
- Ricardo Ferreira.
- Baiano.
- Marcelo Goiano.
- Djavan.

Médios: 5
- Nicola Vukcevic.
- Mauro.
- Pedro Tiba.*
- Alef.
- Luíz Carlos.

Médios-Ala: 5
- Rafa Silva.*
- Pedro Santos.
- Joan Román.
- Alan.
- Fábio Martins.*

Pontas de lança: 5
- Crislan.
- Rodrigo Pinho.
- Nicola Stoiljkovic.
- Ahmed Hassan.
- Rui Fonte.

* jogadores que podem abandonar o clube até ao fecho do mercado.

Jogadores que podem chegar:
- Sérgio Oliveira.
- Filipe Augusto.
- Wilson Eduardo.

Posição com falta de jogadores:

- Defesa lateral esquerdo.


FORÇA BRAGA

BrunoSCB21


100%SCB

O outro era para sugerir este e para analisar o nosso plantel desta epoca que ficara fechado hoje.

Mas se quiserem eliminar estao a vontade eu aqui nao mando nada so escrevo.
FORÇA BRAGA

100%SCB

Inscritos na liga:

Gr: 5
- Kritsyuk.
- Matheus.
- Tiago Sá.*
- Cristiano.
- Mehdi Khayat.

Defesas: 9
- André Pinto.
- Boly.
- Arghus.
- Ricardo Ferreira.
- Pedro Monteiro.
- Baiano.
- Marcelo Goiano.
- Djavan.
-El Yazidi.


Médios: 6
- Nicola Vukcevic.
- Mauro.
- Filipe Augusto.
- Alef.
- Luíz Carlos.
- Pedro Alves.

Médios-Ala: 6
- Rafa Silva.
- Pedro Santos.
- Joan Román.
- Alan.
- Aaron  Ñiguez.
- Wilson Eduardo.

Pontas de lança: 5
- Crislan.
- Rodrigo Pinho.
- Nicola Stoiljkovic.
- Ahmed Hassan.
- Rui Fonte.

* Não sei se o Tiago Sá esta inscrito.
FORÇA BRAGA

BracaraAvgvsta1994

#158
Por acaso tambem acho que temos um plantel superior ao do ano passado. Mais soluções e mais equilíbrio entre sectores.

Mantemos 3/4 da (excelente) defesa do ano passado, acrescentando boly, que deu excelentes sinais neste jogo. Ha ainda o Arghus que, pelo menos para mim, é uma incógnita.
Acredito ainda que o Goiano vai acabar por sentar o baiano. Foi um jogador que pude acompanhar relativamente bem enquanto esteve em coimbra, e acho que tem todas as condições de agarrar o lugar.
Nao sei bem porquê, mas tenho um feeling que o Pedro Santos vai começar a fazer parte deste sector em definitivo.

No meio campo há uma quantidade enorme de opções para os dois lugares centrais. Vuk, Filipe Augusto, Mauro, Alef, Luiz Carlos fazem um bom grupo de jogadores para estes dois postos. Na minha opinião, estamos melhor servidos neste sector que no ano passado. A falta de Danilo não deverá ser muito sentida. Vuk e F.Augusto têm condições para fazer uma ENORME dupla. Ambos com excelente capacidade física, Augusto com melhor toque de bola, Vuk nao sendo nenhum tosco com a bola nos pés.

Nas alas é que creio que o excesso de opções seja mais dificil de gerir. Rafa, Roman, Aarón, Wilson Eduardo, Alan... Pedro Santos.
Quem destes joga e quem se senta?  O Rafa não pode pensar que o lugar é dele por defeito com este leque de opções. Talvez a concorrência lhe faça bem... Talvez lhe faça mal. O tempo o dirá. Qualidade nao falta. Nao há pardo, mas nao ficámos nada mal servidos.

Perdemos o Ruben Micael, mas, verdade seja dita, nao fomos buscar ninguém com as suas características pois nao se encaixam no que é pedido por este sistema.

Pontas de Lança, perdemos dois, excelentes jogadores. Fomos buscar Hassan, que, na minha opinião nos vai fazer esquecer relativamente bem os dois. Deposito tambem grandes esperanças no Stoijljkovic. Do que vi, deu para perceber que tem grande potencial, bom remate, trabalha muito. Os dois brasileiros estão um bocado abaixo destes dois, mas sao novos e boas alternativas. Ainda se estao a adaptar a uma nova realidade. O Rui Fonte, nao conto muito com ele. Deve jogar os mesmos minutos que o Sami jogou no ano passado. Sou assumidamente contra este empréstimo.

Aprecio muito a forma de Paulo Fonseca ver o jogo e como ele está a fazer a equipa jogar. Acho que estamos bem lançados para uma boa época. Quem sabe se não dá para surpreender muita gente. A ver vamos. Eu estou absolutamente agradado com a equipa. Com o que ja mostrou e com o que tem potencial para mostrar.

Olho Vivo

#159
Depois do fecho da janela de inscrições, creio que o plantel que temos tem bastantes soluções. Fica a faltar, de facto, uma alternativa a Djavan na esquerda, ainda que a polivalência de Goiano ofereça alguma segurança (ainda que esteja longe de oferecer a projecção ofensiva de Djavan). Mas não seria a primeira vez que teríamos dois laterais lesionados ou castigados e, portanto, creio que esta é uma debilidade do nosso plantel. Também é verdade que Pedro Santos já por ali passou pontualmente, na época passada. Pode ser que PF também o veja como uma hipótese de última instância para essa posição.

Quanto ao resto, creio que temos um excesso de opções nas alas e na linha da frente. Pelas opções tomadas por PF na definição do plantel que atacará a Liga Europa, reforço essa ideia. Julgo que temos um homem em excesso na linha da frente e também pelo menos um nas alas - mesmo considerando Alan um joker. Posso estar enganado, até porque não tenho qualquer informação privilegiada, mas julgo que esta contratação de Aarón Ñiguez, a custo zero, terá procurado acautelar uma eventual saída de última hora (eventualmente, Rafa). Duvido que seja uma contratação pedida por PF - e não quero dizer com isto que o jogador não tenha valor. Na frente, temos também excesso de opções. A minha visão é a de que Hassan e Rui Fonte são os jogadores que melhor encaixam nas ideias de Paulo Fonseca. Em relação aos restantes, julgo que são contratações sobretudo da responsabilidade do nosso scouting e não tanto do técnico. Ainda assim, começamos a perceber que PF parece ter alguma preferência por Crislan em relação a Stoijljkovic e a Rodrigo Pinho. Pessoalmente, fiquei com boa impressão do sérvio, mas, como e evidente, vê-lo jogar meia dúzia de minutos não é o mesmo que lidar com o jogador todos dias.

Outra perplexidade que tenho é em relação a Alef. Também ele excluído do plantel para a Liga Europa, quase não jogou sequer na pré-temporada. Parece ser o último na hierarquia de médios disponível. É uma situação algo estranha para um jogador que obrigou a algum esforço financeiro e num sector em relação ao qual, se dizia, havia algum défice de qualidade. Mas com Vuk em afirmação e a chegada de Filipe Augusto julgo que essa ideia pode ser afastada.

Quanto à linha defensiva, dando de barato a questão da alternativa a Djavan, continuo a ter algumas dúvidas em relação ao eixo da defesa. Tenho de fazer a ressalva de que conheço mal Boly, ao contrário de outros companheiros deste fórum que acompanharam mais de perto a sua evolução na equipa B. Pelo pouco que lhe vi, já percebi que tem muito melhor saída de bola do que julgava. Por aí, estou descansado. Continuo a ter dúvidas quanto à sua fiabilidade defensiva. Tenho a impressão que é algo duro de rins e lento e com alguns problemas de posicionamento mas não tenho ainda uma opinião definitiva. Preciso de o ver num teste mais sério. De qualquer modo, tenho alguma expectativa também quanto ao valor de Ricardo Ferreira. Não acredito que PF o trouxesse (e ele não veio de graça) se não lhe reconhecesse potencial.

Nas laterais, Djavan à parte, temos opções "apenas" q.b. Não sei se isso chega porque me parece que o papel dos laterais na ideia de jogo de PF é mais exigente - pelo menos no plano ofensivo.

Ainda assim, globalmente, parece-me ser um plantel que dá garantias. Apenas me questiono quanto às dificuldades de gestão de um plantel em que bastantes jogadores com algum valor levarão regularmente "banho de banco" (quando não de bancada).