News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estádio Municipal de Braga

Started by ric, 05 de June de 2014, 18:00

Previous topic - Next topic

Enorme_Guerreiro

Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 10:45
Não faz voos comerciais porque ninguém quer ir para lá nem de borla, se calhar nem a pagar!
As auto estradas já foram quase todas, senão mesmo todas de borla durante décadas e nem mesmo assim o pessoal foi para o interior.
O problema é só um, não há empregos. Mesmo com terrenos de borla, mesmo com incentivos as empresas não vão para lá. Claro que acaba por ser um circulo sem fim, e saber onde começa o problema ou qual a causa principal não será fácil, mas isto começou há décadas muito antes dos problemas que temos hoje. Nos anos 60 as diferenças entre Braga e Vila real provavelmente eram bem menores e já as pessoas fugiam ou para o estrangeiro ou para o litoral.
Ninguém quer ir para lá porque depois não tem como chegar a lado nenhum! Porque Beja nem auto-estrada tem, comboio só tem uma linha com 3 ou 4 comboios por dia, a gasóleo (!!!), que só te levam de Beja a Casa Branca, que é um apeadeiro no meio do nada, onde passa o IC Évora-Lisboa, que é a única ligação que tens de Beja ao resto do país. Ou isso ou Rede expressos, que mesmo assim tem poucas ligações (a dificuldade que é chegar de Beja ao Algarve de transportes públicos, estando ali tão perto, é surreal!).

As auto-estradas não levam pessoas para o interior, claro que não, porque mantém as pessoas dependentes dos carros. O meu ponto é: se tivesses um comboio bom, fiável, que em 30-45min te pusesse no centro de Lisboa/Porto/Braga/Coimbra/..., permitindo-te morar numa moradia num meio mais rural e barato, se calhar havia muito mais gente a fazê-lo. E se mais gente morasse mais para o interior, mais procura era criada, e mais interesse surgia em gerar oferta nesses lados.

"As auto estradas já foram quase todas, senão mesmo todas de borla durante décadas e nem mesmo assim o pessoal foi para o interior."
Mas o interior está a ficar mais desertificado ou não? Se esse problema se está a agravar cada vez mais, quando as ligações ferroviárias se foram perdendo e as auto-estradas se começaram a pagar, não será esse exatamente um sinal de que talvez com boa ferrovia e auto-estradas grátis o problema seria menor? É que o teu argumento parece ser: já era difícil manter as pessoas no interior, por isso vamos ***** para as que ainda lá estão e forçá-las ainda mais a ter de sair de lá. Que sentido isso faz?

RcRb2

Quote from: Enorme_Guerreiro on 06 de October de 2023, 11:10
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 10:45
Não faz voos comerciais porque ninguém quer ir para lá nem de borla, se calhar nem a pagar!
As auto estradas já foram quase todas, senão mesmo todas de borla durante décadas e nem mesmo assim o pessoal foi para o interior.
O problema é só um, não há empregos. Mesmo com terrenos de borla, mesmo com incentivos as empresas não vão para lá. Claro que acaba por ser um circulo sem fim, e saber onde começa o problema ou qual a causa principal não será fácil, mas isto começou há décadas muito antes dos problemas que temos hoje. Nos anos 60 as diferenças entre Braga e Vila real provavelmente eram bem menores e já as pessoas fugiam ou para o estrangeiro ou para o litoral.
Ninguém quer ir para lá porque depois não tem como chegar a lado nenhum! Porque Beja nem auto-estrada tem, comboio só tem uma linha com 3 ou 4 comboios por dia, a gasóleo (!!!), que só te levam de Beja a Casa Branca, que é um apeadeiro no meio do nada, onde passa o IC Évora-Lisboa, que é a única ligação que tens de Beja ao resto do país. Ou isso ou Rede expressos, que mesmo assim tem poucas ligações (a dificuldade que é chegar de Beja ao Algarve de transportes públicos, estando ali tão perto, é surreal!).

As auto-estradas não levam pessoas para o interior, claro que não, porque mantém as pessoas dependentes dos carros. O meu ponto é: se tivesses um comboio bom, fiável, que em 30-45min te pusesse no centro de Lisboa/Porto/Braga/Coimbra/..., permitindo-te morar numa moradia num meio mais rural e barato, se calhar havia muito mais gente a fazê-lo. E se mais gente morasse mais para o interior, mais procura era criada, e mais interesse surgia em gerar oferta nesses lados.

"As auto estradas já foram quase todas, senão mesmo todas de borla durante décadas e nem mesmo assim o pessoal foi para o interior."
Mas o interior está a ficar mais desertificado ou não? Se esse problema se está a agravar cada vez mais, quando as ligações ferroviárias se foram perdendo e as auto-estradas se começaram a pagar, não será esse exatamente um sinal de que talvez com boa ferrovia e auto-estradas grátis o problema seria menor? É que o teu argumento parece ser: já era difícil manter as pessoas no interior, por isso vamos ***** para as que ainda lá estão e forçá-las ainda mais a ter de sair de lá. Que sentido isso faz?

Muito errada a tua visão do aeroporto de Beja PAF.
Um aeroporto no nosso país não é para servir apenas uma cidade ou distrito, tem que servir uma região ou mesmo metade do país.
Ninguém questiona porque Beja não tem autoestrada a porta quando outras cidades alentejanas têm com Évora ou Elvas que nem capital de distrito é? Comboio, a linha do Alentejo está a ser modernizada, mas ninguém pensou numa ligação a Beja devido ao aeroporto? Autoestrada, porque a A26 ficou parada apenas a 10/25 km do aeroporto? Porque a E802 ficou por concluir a 5km da cidade (ainda este verão passei por aí e quando tudo é plano e os terrenos estão vedados para a sua construção é estranho vires numa via rápida recente e de repente passa a nacional logo a chegares a cidade quando o trânsito é maior)? Sabem o que coincide tudo? Construção do aeroporto, desde a construção desse terminal esses projetos pararam, sem uma razão válida aparente, sabem qual a desculpa daqueles que estão contra o aeroporto de Beja? falta de ligações, agora pergunto, porque não terminaram as ligações? por ordens de quem? porquê? falta de verbas quando se construiam ao mesmo tempos milhares de km em autoestradas menos necessárias?  A construção desse terminal foi um erro de alguém contra os lobbies do nosso país, parar com a autoestrada foi a única forma que arranjaram de desculpa para manter o aeroporto fechado, o problema começa quando os voos privados com destino a lisboa já pousam lá e começam as criticas a aparecer.
Beja com autoestrada + linha de comboio direto a lisboa são cerca de 1.30h de distância. Tempo de distancia aceitavel para voos da easyjet ou ryanair e deixavam a portela para quem paga bem por voos em companhias premium.

PAF

Quote from: Enorme_Guerreiro on 06 de October de 2023, 10:12
Quote from: PAF on 05 de October de 2023, 15:12
"Eu acho que as pessoas não têm bem noção da diferença que faria, porque nunca a tiveram, e culturalmente para nós o comboio é visto como pouco prático (basta ver a reação do pessoal à utilização do comboio para o Jamor), mas a nossa visão é que está errada,"
O comboio já existiu em todas as esquinas do país e não foi assim há tantos anos, algumas linhas fecharam já neste século ou perto disso.
O comboio para o jamor era uma anedota no geral, duvido que na Alemanha, França ou outro qualquer país houvesse uma logística destas. Isto simplesmente porque o jamor fica no meio do nada, não fica na capital. Uma coisa seria ter o jogo na Luz por exemplo, não tenho duvidas que a adesão seria muito maior até que os autocarros se calhar. Tal como funcionava para os jogos do Slb na champions. E estamos a falar que foi de borla...Imaginemos a pagar.
Comparar a ferrovia na europa com Portugal não faz muito sentido sentido, porque não há quase nada para comparar. Nas 30 maiores cidades da Alemanha entrariam quantas portuguesas? Se tirarmos as 2 grandes áreas metropolitanas acho que nenhuma. Depois a distancia entre cidades, depois as ligações ao exterior, de Portugal ligas onde? a que países? Há muitas condicionantes.
Eu percebo perfeitamente o quadrilátero aqui no minho, mas tenho as minhas duvidas sobe o sucesso de uma linha a ligar as 4 cidades. Barcelos tem 80 freguesias, Braga 60, as pessoas estão muito dispersas, pequenas ligações dificilmente compensará um comboio. Só mesmo a questão financeira poderá interferir e aí claro com dinheiro de impostos a subsidiar. Eu de carro moro a no máximo20 minutos de Braga, de Famalicão e de Barcelos e Guimarães. De comboio/metro de uma qualquer freguesia chegaria num espaço razoável de tempo a qualquer uma dessas cidades? Teria sempre que usar 2 transportes no mínimo.
Não tenho dúvidas que é necessário fazer alguma coisa, mas tem que ser muito ponderado para daqui a meia dúzia de anos não estar tudo como ficou a ferrovia no passado. O metrobus se funciona como eu penso pode ser uma hipótese.
Por exemplo Braga-Barcelos será que existe gente suficiente para ter tipo20/ 30 ligações diárias de um metro ou comboio? Quantos milhares de pessoas fazem essa ligação diariamente? E a Famalicão? Ou vamos fazer para ter  10 ligações ao dia? Ou nem isso?
Na europa entre as grandes cidades ainda tens médias, como Braga, famalicão, ou Barcelos, em Portugal tens aldeias com 1000 pessoas ou nem isso.
Espero que quem manda tome as melhores decisões com base em algo sustentável.
E quando falo em moda, ou radicalização da sustentabilidade, é no sentido de não se fazer só por fazer porque o comboio é que é o futuro. Ele só é futuro se tiver passageiros... e parece-me que há gente que com ou sem passageiros acha que se deve fazer porque há lá pessoas.
A verdade é que a CP é deficitária, isto mesmo depois de fechar dezenas de linhas que não tinham gente. Vamos ver o que a concorrência traz.
"O comboio já existiu em todas as esquinas do país"
Não, não existiu, não ao nível que eu estava a sugerir.

"O comboio para o jamor era uma anedota no geral, duvido que na Alemanha, França ou outro qualquer país houvesse uma logística destas. Isto simplesmente porque o jamor fica no meio do nada, não fica na capital."
Duvidas certamente porque não conheces a realidade... O Jamor tem uma estação de comboio a 15min a pé do estádio, está completamente dentro da AML. Da mesma maneira que o Stade de France é em St. Denis e não em Paris, e se vieres de outra cidade francesa, que não seja a norte de Paris, a logística obrigaria-te sempre a mudar de transporte, mas vocês continuam a achar que só em Portugal é que isto acontece e nos outros lados os adeptos são levados de porta a porta. Os dois estádios de Berlim também são bem fora do centro da cidade, ainda na terça-feira demoramos 25-30min de comboio a chegar lá, vindos do centro da cidade. O mesmo acontece com o Signal Iduna Park e a Allianz Arena, por exemplo, ambos são nos arredores da cidade (fazendo a comparação, seria como o Braga ter o estádio em Merelim, por exemplo). Todos os adeptos adversários que se deslocam a Dortmund, chegam de comboio à estação central e depois têm de apanhar um metro até ao estádio, mas em Portugal é uma anedota apanhar um comboio e depois um autocarro...

"Eu percebo perfeitamente o quadrilátero aqui no minho, mas tenho as minhas duvidas sobe o sucesso de uma linha a ligar as 4 cidades. Barcelos tem 80 freguesias, Braga 60, as pessoas estão muito dispersas, pequenas ligações dificilmente compensará um comboio."
Quer dizer, primeiro não se pode comparar Portugal com os outros porque as nossas cidades são pequenas, mas depois afinal as nossas cidades já são "grandes" porque têm muitas freguesias? Eu acho é que tu, tal como o Rpo.castro fez, estás a pensar ao contrário... A questão não é se atualmente há movimento, a questão é que ias criar condições para esse movimento. Se tiveres um comboio que em meia hora (ou 40min, irrelevante) te ponha de Esposende na estação em Braga, vais permitir que muita gente se mude para Esposende, por exemplo. Claro que não se iam mudar dezenas de milhares de pessoas, mas tudo somado, e a mobilidade facilita muito isto. Claro que isto precisa de ter como suporte umas boas redes de transportes públicos locais que liguem as estações de comboio às redondezas, mas este é o caminho para tirar os carros das cidades e para facilitar a mobilidade e acessibilidade. Na Alemanha, não são só as grandes cidades que estão ligadas entre elas, era esse o meu ponto de comparação... Todas as cidades, pequenas, grandes ou médias, estão conectadas à linha férrea, e mesmo lugares mais remotos (os nossos apeadeiros), também lá estão, ligados ao resto.

"Por exemplo Braga-Barcelos será que existe gente suficiente para ter tipo20/ 30 ligações diárias de um metro ou comboio? Quantos milhares de pessoas fazem essa ligação diariamente? E a Famalicão? Ou vamos fazer para ter  10 ligações ao dia? Ou nem isso?"
Isso depois é preciso estudar e ir ajustando o número de carruagens e de ligações. Mas isto para mim é uma má desculpa... Por essa Europa, não faltarão cidades com 300-400mil habitantes e com redes de metros/elétricos, que terão necessariamente menos carruagens, serão menores e menos frequentes que em cidades como Londres, Paris, Nova Iorque, Seul, Tóquio,...
Quanto a Famalicão, só porque tu mencionaste, a ligação já existe... O urbano Porto-Braga já passa em Famalicão, por isso as duas cidades já estão ligadas.

"E quando falo em moda, ou radicalização da sustentabilidade, é no sentido de não se fazer só por fazer porque o comboio é que é o futuro. Ele só é futuro se tiver passageiros... e parece-me que há gente que com ou sem passageiros acha que se deve fazer porque há lá pessoas."
A questão é mais: tem de ser o futuro! E sim, eu acho que se deve fazer porque há lá pessoas... Eu já morei no interior, numa das capitais de distrito com piores acessibilidades de certeza. E depois isto torna-se a pescadinha de rabo na boca: as pessoas saem de lá porque as condições são más, e as condições ficam piores porque há menos pessoas lá. Para contrariar isto, há que criar as condições para que as pessoas fiquem/voltem, e não o contrário, não é a esperar que as pessoas existam/queiram para que se crie.
Claro que todos os alemães vão para os seus estádios mudando 2 ou 3 vezes de transporte, andando 15 minutos a pé com o seu merendeiro e as suas grades de cerveja!
Com que então as cidades são grandes porque têm 60 ou 80 freguesias? Grande conclusão que retiraste, quando o que fica óbvio daí é simplesmente é impossível ter um transporte que consiga abranger todas essas freguesias sem ter um prejuízo gigantesco.
Dizes que num passado não existiram linhas de comboio em todas as esquinas, a não ser que queiras levar o comboio a sítios onde não existe gente, não vejo que mapa de comboios queres inventar hoje para o futuro que não tenha já no passado existido com uma ou outra alteração.
O que tu queres fazer é completamente insustentável quer no imediato quer daqui a 100 anos. As linhas custam centenas de milhões a fazer e custam milhões a manter.
Uma linha Braga Esposende teria 1000 pessoas por dia a circular? Mesmo que fossem mais duvido que fosse minimamente sustentável.
Na europa há cidades com 300 ou 400mil pessoas com metro? Claro que há. Em Portugal fora da área metropolitanas não há nem uma cidade com essa população! A cidade maior será Braga e nem a 200mil pessoas chega. Sendo que Braga até nem é muito grande em termos de área ao contrário de Barcelos por exemplo.
Dimensionar redes de transportes para zonas onde existem apenas umas centenas de pessoas é uma tarefa herculana.
Mesmo os comboios que ligam as capitais de distrito não sei se são todas rentáveis aos dias de hoje. Claro que nas grandes áreas urbanas, com grande densidade populacional é fácil justificar a construção e ter uma gestão sustentável, mas em meios menores a situação muda muito.
Não conheço bem o estrangeiro para poder falar, pelo que me abstenho disso, mas a realidade portuguesa vou conhecendo.
Na realidade as pessoas saíram de muitas das cidades do interior quando ainda tinham comboio e continuaram a sair quando tinham autoestradas.
A ligação Famalicão Braga é capaz de ser um bom exemplo, é ver o nº de pessoas que se desloca especificamente de Braga-famalicão-Braga de comboio, com sorte cabem todas num autocarro da TUB.
Volto a repetir, o comboio é uma excelente meio de locomoção, mas só é viável em pouco mais de uma dúzia de cidades em Portugal, sob pena de acontecer o mesmo que no passado.

PAF

Um dia o aeroporto (ou Beja) terá autoestrada  e vão poder descobrir que afinal ele vai continuar vazio ou com um número de voos residual.
De Beja a Lisboa são 174km a Faro são 156.
Quantos aeroportos na europa (ou se calhar no mundo) ficam a essa distância dos seus destinos finais, tendo em conta que a maioria das pessoas não ficaria por Beja?
Isto tendo por conta que existe um aeroporto em Lisboa e outro em Faro.
Quantos portugueses (ou Bracarenses) até hoje foram apanhar um voo a santiago de Compostela em vez de ir para o Porto?
Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?
O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias.

Pedro Bala

Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 11:33
Quote from: Enorme_Guerreiro on 06 de October de 2023, 10:12
Quote from: PAF on 05 de October de 2023, 15:12
"Eu acho que as pessoas não têm bem noção da diferença que faria, porque nunca a tiveram, e culturalmente para nós o comboio é visto como pouco prático (basta ver a reação do pessoal à utilização do comboio para o Jamor), mas a nossa visão é que está errada,"
O comboio já existiu em todas as esquinas do país e não foi assim há tantos anos, algumas linhas fecharam já neste século ou perto disso.
O comboio para o jamor era uma anedota no geral, duvido que na Alemanha, França ou outro qualquer país houvesse uma logística destas. Isto simplesmente porque o jamor fica no meio do nada, não fica na capital. Uma coisa seria ter o jogo na Luz por exemplo, não tenho duvidas que a adesão seria muito maior até que os autocarros se calhar. Tal como funcionava para os jogos do Slb na champions. E estamos a falar que foi de borla...Imaginemos a pagar.
Comparar a ferrovia na europa com Portugal não faz muito sentido sentido, porque não há quase nada para comparar. Nas 30 maiores cidades da Alemanha entrariam quantas portuguesas? Se tirarmos as 2 grandes áreas metropolitanas acho que nenhuma. Depois a distancia entre cidades, depois as ligações ao exterior, de Portugal ligas onde? a que países? Há muitas condicionantes.
Eu percebo perfeitamente o quadrilátero aqui no minho, mas tenho as minhas duvidas sobe o sucesso de uma linha a ligar as 4 cidades. Barcelos tem 80 freguesias, Braga 60, as pessoas estão muito dispersas, pequenas ligações dificilmente compensará um comboio. Só mesmo a questão financeira poderá interferir e aí claro com dinheiro de impostos a subsidiar. Eu de carro moro a no máximo20 minutos de Braga, de Famalicão e de Barcelos e Guimarães. De comboio/metro de uma qualquer freguesia chegaria num espaço razoável de tempo a qualquer uma dessas cidades? Teria sempre que usar 2 transportes no mínimo.
Não tenho dúvidas que é necessário fazer alguma coisa, mas tem que ser muito ponderado para daqui a meia dúzia de anos não estar tudo como ficou a ferrovia no passado. O metrobus se funciona como eu penso pode ser uma hipótese.
Por exemplo Braga-Barcelos será que existe gente suficiente para ter tipo20/ 30 ligações diárias de um metro ou comboio? Quantos milhares de pessoas fazem essa ligação diariamente? E a Famalicão? Ou vamos fazer para ter  10 ligações ao dia? Ou nem isso?
Na europa entre as grandes cidades ainda tens médias, como Braga, famalicão, ou Barcelos, em Portugal tens aldeias com 1000 pessoas ou nem isso.
Espero que quem manda tome as melhores decisões com base em algo sustentável.
E quando falo em moda, ou radicalização da sustentabilidade, é no sentido de não se fazer só por fazer porque o comboio é que é o futuro. Ele só é futuro se tiver passageiros... e parece-me que há gente que com ou sem passageiros acha que se deve fazer porque há lá pessoas.
A verdade é que a CP é deficitária, isto mesmo depois de fechar dezenas de linhas que não tinham gente. Vamos ver o que a concorrência traz.
"O comboio já existiu em todas as esquinas do país"
Não, não existiu, não ao nível que eu estava a sugerir.

"O comboio para o jamor era uma anedota no geral, duvido que na Alemanha, França ou outro qualquer país houvesse uma logística destas. Isto simplesmente porque o jamor fica no meio do nada, não fica na capital."
Duvidas certamente porque não conheces a realidade... O Jamor tem uma estação de comboio a 15min a pé do estádio, está completamente dentro da AML. Da mesma maneira que o Stade de France é em St. Denis e não em Paris, e se vieres de outra cidade francesa, que não seja a norte de Paris, a logística obrigaria-te sempre a mudar de transporte, mas vocês continuam a achar que só em Portugal é que isto acontece e nos outros lados os adeptos são levados de porta a porta. Os dois estádios de Berlim também são bem fora do centro da cidade, ainda na terça-feira demoramos 25-30min de comboio a chegar lá, vindos do centro da cidade. O mesmo acontece com o Signal Iduna Park e a Allianz Arena, por exemplo, ambos são nos arredores da cidade (fazendo a comparação, seria como o Braga ter o estádio em Merelim, por exemplo). Todos os adeptos adversários que se deslocam a Dortmund, chegam de comboio à estação central e depois têm de apanhar um metro até ao estádio, mas em Portugal é uma anedota apanhar um comboio e depois um autocarro...

"Eu percebo perfeitamente o quadrilátero aqui no minho, mas tenho as minhas duvidas sobe o sucesso de uma linha a ligar as 4 cidades. Barcelos tem 80 freguesias, Braga 60, as pessoas estão muito dispersas, pequenas ligações dificilmente compensará um comboio."
Quer dizer, primeiro não se pode comparar Portugal com os outros porque as nossas cidades são pequenas, mas depois afinal as nossas cidades já são "grandes" porque têm muitas freguesias? Eu acho é que tu, tal como o Rpo.castro fez, estás a pensar ao contrário... A questão não é se atualmente há movimento, a questão é que ias criar condições para esse movimento. Se tiveres um comboio que em meia hora (ou 40min, irrelevante) te ponha de Esposende na estação em Braga, vais permitir que muita gente se mude para Esposende, por exemplo. Claro que não se iam mudar dezenas de milhares de pessoas, mas tudo somado, e a mobilidade facilita muito isto. Claro que isto precisa de ter como suporte umas boas redes de transportes públicos locais que liguem as estações de comboio às redondezas, mas este é o caminho para tirar os carros das cidades e para facilitar a mobilidade e acessibilidade. Na Alemanha, não são só as grandes cidades que estão ligadas entre elas, era esse o meu ponto de comparação... Todas as cidades, pequenas, grandes ou médias, estão conectadas à linha férrea, e mesmo lugares mais remotos (os nossos apeadeiros), também lá estão, ligados ao resto.

"Por exemplo Braga-Barcelos será que existe gente suficiente para ter tipo20/ 30 ligações diárias de um metro ou comboio? Quantos milhares de pessoas fazem essa ligação diariamente? E a Famalicão? Ou vamos fazer para ter  10 ligações ao dia? Ou nem isso?"
Isso depois é preciso estudar e ir ajustando o número de carruagens e de ligações. Mas isto para mim é uma má desculpa... Por essa Europa, não faltarão cidades com 300-400mil habitantes e com redes de metros/elétricos, que terão necessariamente menos carruagens, serão menores e menos frequentes que em cidades como Londres, Paris, Nova Iorque, Seul, Tóquio,...
Quanto a Famalicão, só porque tu mencionaste, a ligação já existe... O urbano Porto-Braga já passa em Famalicão, por isso as duas cidades já estão ligadas.

"E quando falo em moda, ou radicalização da sustentabilidade, é no sentido de não se fazer só por fazer porque o comboio é que é o futuro. Ele só é futuro se tiver passageiros... e parece-me que há gente que com ou sem passageiros acha que se deve fazer porque há lá pessoas."
A questão é mais: tem de ser o futuro! E sim, eu acho que se deve fazer porque há lá pessoas... Eu já morei no interior, numa das capitais de distrito com piores acessibilidades de certeza. E depois isto torna-se a pescadinha de rabo na boca: as pessoas saem de lá porque as condições são más, e as condições ficam piores porque há menos pessoas lá. Para contrariar isto, há que criar as condições para que as pessoas fiquem/voltem, e não o contrário, não é a esperar que as pessoas existam/queiram para que se crie.
Claro que todos os alemães vão para os seus estádios mudando 2 ou 3 vezes de transporte, andando 15 minutos a pé com o seu merendeiro e as suas grades de cerveja!
Com que então as cidades são grandes porque têm 60 ou 80 freguesias? Grande conclusão que retiraste, quando o que fica óbvio daí é simplesmente é impossível ter um transporte que consiga abranger todas essas freguesias sem ter um prejuízo gigantesco.
Dizes que num passado não existiram linhas de comboio em todas as esquinas, a não ser que queiras levar o comboio a sítios onde não existe gente, não vejo que mapa de comboios queres inventar hoje para o futuro que não tenha já no passado existido com uma ou outra alteração.
O que tu queres fazer é completamente insustentável quer no imediato quer daqui a 100 anos. As linhas custam centenas de milhões a fazer e custam milhões a manter.
Uma linha Braga Esposende teria 1000 pessoas por dia a circular? Mesmo que fossem mais duvido que fosse minimamente sustentável.
Na europa há cidades com 300 ou 400mil pessoas com metro? Claro que há. Em Portugal fora da área metropolitanas não há nem uma cidade com essa população! A cidade maior será Braga e nem a 200mil pessoas chega. Sendo que Braga até nem é muito grande em termos de área ao contrário de Barcelos por exemplo.
Dimensionar redes de transportes para zonas onde existem apenas umas centenas de pessoas é uma tarefa herculana.
Mesmo os comboios que ligam as capitais de distrito não sei se são todas rentáveis aos dias de hoje. Claro que nas grandes áreas urbanas, com grande densidade populacional é fácil justificar a construção e ter uma gestão sustentável, mas em meios menores a situação muda muito.
Não conheço bem o estrangeiro para poder falar, pelo que me abstenho disso, mas a realidade portuguesa vou conhecendo.
Na realidade as pessoas saíram de muitas das cidades do interior quando ainda tinham comboio e continuaram a sair quando tinham autoestradas.
A ligação Famalicão Braga é capaz de ser um bom exemplo, é ver o nº de pessoas que se desloca especificamente de Braga-famalicão-Braga de comboio, com sorte cabem todas num autocarro da TUB.
Volto a repetir, o comboio é uma excelente meio de locomoção, mas só é viável em pouco mais de uma dúzia de cidades em Portugal, sob pena de acontecer o mesmo que no passado.
E quantas se deslocam de Fmalicão-Braga-Famalicão? Braga não é só a população residente, também é todos aqueles que vivem fora da cidade mas que cá trabalham.

PAF

Obviamente o movimento Braga-Famalicão Braga, incluía o seu inverso. A análise tem que ser sempre dessa forma.

RcRb2

Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 11:43
Um dia o aeroporto (ou Beja) terá autoestrada  e vão poder descobrir que afinal ele vai continuar vazio ou com um número de voos residual.
De Beja a Lisboa são 174km a Faro são 156.
Quantos aeroportos na europa (ou se calhar no mundo) ficam a essa distância dos seus destinos finais, tendo em conta que a maioria das pessoas não ficaria por Beja?
Isto tendo por conta que existe um aeroporto em Lisboa e outro em Faro.
Quantos portugueses (ou Bracarenses) até hoje foram apanhar um voo a santiago de Compostela em vez de ir para o Porto?
Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?
O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias.
Mais um erro. As distâncias deste gênero de passageiros nao se medem em Km mas em tempo. 1.30h é tempo normal. Tens aeroportos em capitais europeias fora da cidade, mais perto em km mas que levam 2h para chegares aos centros das cidades.
Só em PT é que não podemos ter um aeroporto a funcionar, já construído, a 1.30h da capital porque é "longe". Um aeroporto a 1.30h de Lisboa e a 1.30h do centro turístico do alvarve é longe? Com ligações e vontade era um aeroporto de apoio ótimo a esses 2 destinos.
Vejo pessoas de Braga a apanhar voos na portela se stress. Vejo pessoas de Braga a apanhar voos em compostela, 2h? Vejo pessoas de Coimbra, Bragança ou Valença a apanhar voos no Porto. Tudo a mais de 1.30h de distância, algum problema? Porque para o resto do país não pode ser problema apanhar voos longe, mas para Lisboa não podem?
Vejo pessoas a irem pra Londres ou Paris em lowcost e não se queixam de fazer 2h de transfers para o centro dessas capitais, mas em Lisboa tem que ser mesmo lá a 10 minutos porquê?

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk


PAF

Quote from: RcRb2 on 06 de October de 2023, 13:46
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 11:43
Um dia o aeroporto (ou Beja) terá autoestrada  e vão poder descobrir que afinal ele vai continuar vazio ou com um número de voos residual.
De Beja a Lisboa são 174km a Faro são 156.
Quantos aeroportos na europa (ou se calhar no mundo) ficam a essa distância dos seus destinos finais, tendo em conta que a maioria das pessoas não ficaria por Beja?
Isto tendo por conta que existe um aeroporto em Lisboa e outro em Faro.
Quantos portugueses (ou Bracarenses) até hoje foram apanhar um voo a santiago de Compostela em vez de ir para o Porto?
Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?
O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias.
Mais um erro. As distâncias deste gênero de passageiros nao se medem em Km mas em tempo. 1.30h é tempo normal. Tens aeroportos em capitais europeias fora da cidade, mais perto em km mas que levam 2h para chegares aos centros das cidades.
Só em PT é que não podemos ter um aeroporto a funcionar, já construído, a 1.30h da capital porque é "longe". Um aeroporto a 1.30h de Lisboa e a 1.30h do centro turístico do alvarve é longe? Com ligações e vontade era um aeroporto de apoio ótimo a esses 2 destinos.
Vejo pessoas de Braga a apanhar voos na portela se stress. Vejo pessoas de Braga a apanhar voos em compostela, 2h? Vejo pessoas de Coimbra, Bragança ou Valença a apanhar voos no Porto. Tudo a mais de 1.30h de distância, algum problema? Porque para o resto do país não pode ser problema apanhar voos longe, mas para Lisboa não podem?
Vejo pessoas a irem pra Londres ou Paris em lowcost e não se queixam de fazer 2h de transfers para o centro dessas capitais, mas em Lisboa tem que ser mesmo lá a 10 minutos porquê?

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk
Quais são esses aeroportos? Fiquei curioso.
Pessoal de Braga a ir entrar a Compostela? 10 pessoas por ano?
No resto as pessoas procuram o aeroporto mais perto, é simples. Só em exceção vão entrar a outros aeroportos. Até há gente que vai entrar a Madrid, mas pegar nas exceções para fazer disso uma regra. O pessoal de Bragança obviamente vai entrar ao Porto, não tem opção melhor e mais perto.
pessoal vai entrar a Lisboa? Sim, se não tiver outra opção.
Querer fazer disso regra só mesmo quem quer inventar utopias que não existem em mais lado nenhum.
Ah e tal, as distancias medem-se em tempo e não em Km, mas os km dão para fazer sem se perder tempo?
Uma pessoa que tenha possibilidade de viagem para Lisboa alguma vez vai para Beja? A não ser que haja uma diferença abismal de preço que o justifique.
Eu devo ser uma pessoa estranha, em mais de 40 países visitados acho que o mais longe que fiquei de uma cidade deve ter sido 60/70km. Mas se há quem ache normal 170km, quem sou eu para dizer o contrário.

Enorme_Guerreiro

Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 11:33
Quote from: Enorme_Guerreiro on 06 de October de 2023, 10:12
Quote from: PAF on 05 de October de 2023, 15:12
"Eu acho que as pessoas não têm bem noção da diferença que faria, porque nunca a tiveram, e culturalmente para nós o comboio é visto como pouco prático (basta ver a reação do pessoal à utilização do comboio para o Jamor), mas a nossa visão é que está errada,"
O comboio já existiu em todas as esquinas do país e não foi assim há tantos anos, algumas linhas fecharam já neste século ou perto disso.
O comboio para o jamor era uma anedota no geral, duvido que na Alemanha, França ou outro qualquer país houvesse uma logística destas. Isto simplesmente porque o jamor fica no meio do nada, não fica na capital. Uma coisa seria ter o jogo na Luz por exemplo, não tenho duvidas que a adesão seria muito maior até que os autocarros se calhar. Tal como funcionava para os jogos do Slb na champions. E estamos a falar que foi de borla...Imaginemos a pagar.
Comparar a ferrovia na europa com Portugal não faz muito sentido sentido, porque não há quase nada para comparar. Nas 30 maiores cidades da Alemanha entrariam quantas portuguesas? Se tirarmos as 2 grandes áreas metropolitanas acho que nenhuma. Depois a distancia entre cidades, depois as ligações ao exterior, de Portugal ligas onde? a que países? Há muitas condicionantes.
Eu percebo perfeitamente o quadrilátero aqui no minho, mas tenho as minhas duvidas sobe o sucesso de uma linha a ligar as 4 cidades. Barcelos tem 80 freguesias, Braga 60, as pessoas estão muito dispersas, pequenas ligações dificilmente compensará um comboio. Só mesmo a questão financeira poderá interferir e aí claro com dinheiro de impostos a subsidiar. Eu de carro moro a no máximo20 minutos de Braga, de Famalicão e de Barcelos e Guimarães. De comboio/metro de uma qualquer freguesia chegaria num espaço razoável de tempo a qualquer uma dessas cidades? Teria sempre que usar 2 transportes no mínimo.
Não tenho dúvidas que é necessário fazer alguma coisa, mas tem que ser muito ponderado para daqui a meia dúzia de anos não estar tudo como ficou a ferrovia no passado. O metrobus se funciona como eu penso pode ser uma hipótese.
Por exemplo Braga-Barcelos será que existe gente suficiente para ter tipo20/ 30 ligações diárias de um metro ou comboio? Quantos milhares de pessoas fazem essa ligação diariamente? E a Famalicão? Ou vamos fazer para ter  10 ligações ao dia? Ou nem isso?
Na europa entre as grandes cidades ainda tens médias, como Braga, famalicão, ou Barcelos, em Portugal tens aldeias com 1000 pessoas ou nem isso.
Espero que quem manda tome as melhores decisões com base em algo sustentável.
E quando falo em moda, ou radicalização da sustentabilidade, é no sentido de não se fazer só por fazer porque o comboio é que é o futuro. Ele só é futuro se tiver passageiros... e parece-me que há gente que com ou sem passageiros acha que se deve fazer porque há lá pessoas.
A verdade é que a CP é deficitária, isto mesmo depois de fechar dezenas de linhas que não tinham gente. Vamos ver o que a concorrência traz.
"O comboio já existiu em todas as esquinas do país"
Não, não existiu, não ao nível que eu estava a sugerir.

"O comboio para o jamor era uma anedota no geral, duvido que na Alemanha, França ou outro qualquer país houvesse uma logística destas. Isto simplesmente porque o jamor fica no meio do nada, não fica na capital."
Duvidas certamente porque não conheces a realidade... O Jamor tem uma estação de comboio a 15min a pé do estádio, está completamente dentro da AML. Da mesma maneira que o Stade de France é em St. Denis e não em Paris, e se vieres de outra cidade francesa, que não seja a norte de Paris, a logística obrigaria-te sempre a mudar de transporte, mas vocês continuam a achar que só em Portugal é que isto acontece e nos outros lados os adeptos são levados de porta a porta. Os dois estádios de Berlim também são bem fora do centro da cidade, ainda na terça-feira demoramos 25-30min de comboio a chegar lá, vindos do centro da cidade. O mesmo acontece com o Signal Iduna Park e a Allianz Arena, por exemplo, ambos são nos arredores da cidade (fazendo a comparação, seria como o Braga ter o estádio em Merelim, por exemplo). Todos os adeptos adversários que se deslocam a Dortmund, chegam de comboio à estação central e depois têm de apanhar um metro até ao estádio, mas em Portugal é uma anedota apanhar um comboio e depois um autocarro...

"Eu percebo perfeitamente o quadrilátero aqui no minho, mas tenho as minhas duvidas sobe o sucesso de uma linha a ligar as 4 cidades. Barcelos tem 80 freguesias, Braga 60, as pessoas estão muito dispersas, pequenas ligações dificilmente compensará um comboio."
Quer dizer, primeiro não se pode comparar Portugal com os outros porque as nossas cidades são pequenas, mas depois afinal as nossas cidades já são "grandes" porque têm muitas freguesias? Eu acho é que tu, tal como o Rpo.castro fez, estás a pensar ao contrário... A questão não é se atualmente há movimento, a questão é que ias criar condições para esse movimento. Se tiveres um comboio que em meia hora (ou 40min, irrelevante) te ponha de Esposende na estação em Braga, vais permitir que muita gente se mude para Esposende, por exemplo. Claro que não se iam mudar dezenas de milhares de pessoas, mas tudo somado, e a mobilidade facilita muito isto. Claro que isto precisa de ter como suporte umas boas redes de transportes públicos locais que liguem as estações de comboio às redondezas, mas este é o caminho para tirar os carros das cidades e para facilitar a mobilidade e acessibilidade. Na Alemanha, não são só as grandes cidades que estão ligadas entre elas, era esse o meu ponto de comparação... Todas as cidades, pequenas, grandes ou médias, estão conectadas à linha férrea, e mesmo lugares mais remotos (os nossos apeadeiros), também lá estão, ligados ao resto.

"Por exemplo Braga-Barcelos será que existe gente suficiente para ter tipo20/ 30 ligações diárias de um metro ou comboio? Quantos milhares de pessoas fazem essa ligação diariamente? E a Famalicão? Ou vamos fazer para ter  10 ligações ao dia? Ou nem isso?"
Isso depois é preciso estudar e ir ajustando o número de carruagens e de ligações. Mas isto para mim é uma má desculpa... Por essa Europa, não faltarão cidades com 300-400mil habitantes e com redes de metros/elétricos, que terão necessariamente menos carruagens, serão menores e menos frequentes que em cidades como Londres, Paris, Nova Iorque, Seul, Tóquio,...
Quanto a Famalicão, só porque tu mencionaste, a ligação já existe... O urbano Porto-Braga já passa em Famalicão, por isso as duas cidades já estão ligadas.

"E quando falo em moda, ou radicalização da sustentabilidade, é no sentido de não se fazer só por fazer porque o comboio é que é o futuro. Ele só é futuro se tiver passageiros... e parece-me que há gente que com ou sem passageiros acha que se deve fazer porque há lá pessoas."
A questão é mais: tem de ser o futuro! E sim, eu acho que se deve fazer porque há lá pessoas... Eu já morei no interior, numa das capitais de distrito com piores acessibilidades de certeza. E depois isto torna-se a pescadinha de rabo na boca: as pessoas saem de lá porque as condições são más, e as condições ficam piores porque há menos pessoas lá. Para contrariar isto, há que criar as condições para que as pessoas fiquem/voltem, e não o contrário, não é a esperar que as pessoas existam/queiram para que se crie.
Claro que todos os alemães vão para os seus estádios mudando 2 ou 3 vezes de transporte, andando 15 minutos a pé com o seu merendeiro e as suas grades de cerveja!
Com que então as cidades são grandes porque têm 60 ou 80 freguesias? Grande conclusão que retiraste, quando o que fica óbvio daí é simplesmente é impossível ter um transporte que consiga abranger todas essas freguesias sem ter um prejuízo gigantesco.
Dizes que num passado não existiram linhas de comboio em todas as esquinas, a não ser que queiras levar o comboio a sítios onde não existe gente, não vejo que mapa de comboios queres inventar hoje para o futuro que não tenha já no passado existido com uma ou outra alteração.
O que tu queres fazer é completamente insustentável quer no imediato quer daqui a 100 anos. As linhas custam centenas de milhões a fazer e custam milhões a manter.
Uma linha Braga Esposende teria 1000 pessoas por dia a circular? Mesmo que fossem mais duvido que fosse minimamente sustentável.
Na europa há cidades com 300 ou 400mil pessoas com metro? Claro que há. Em Portugal fora da área metropolitanas não há nem uma cidade com essa população! A cidade maior será Braga e nem a 200mil pessoas chega. Sendo que Braga até nem é muito grande em termos de área ao contrário de Barcelos por exemplo.
Dimensionar redes de transportes para zonas onde existem apenas umas centenas de pessoas é uma tarefa herculana.
Mesmo os comboios que ligam as capitais de distrito não sei se são todas rentáveis aos dias de hoje. Claro que nas grandes áreas urbanas, com grande densidade populacional é fácil justificar a construção e ter uma gestão sustentável, mas em meios menores a situação muda muito.
Não conheço bem o estrangeiro para poder falar, pelo que me abstenho disso, mas a realidade portuguesa vou conhecendo.
Na realidade as pessoas saíram de muitas das cidades do interior quando ainda tinham comboio e continuaram a sair quando tinham autoestradas.
A ligação Famalicão Braga é capaz de ser um bom exemplo, é ver o nº de pessoas que se desloca especificamente de Braga-famalicão-Braga de comboio, com sorte cabem todas num autocarro da TUB.
Volto a repetir, o comboio é uma excelente meio de locomoção, mas só é viável em pouco mais de uma dúzia de cidades em Portugal, sob pena de acontecer o mesmo que no passado.
"Claro que todos os alemães vão para os seus estádios mudando 2 ou 3 vezes de transporte, andando 15 minutos a pé com o seu merendeiro e as suas grades de cerveja!"
A questão é que tu estás a ser irónico, mas é exatamente isso que acontece!!! Eu moro na Alemanha, e ao fim-de-semana essa é a imagem mais comum nos transportes públicos: milhares de adeptos de futebol a irem para os jogos das suas equipas. Da Bundesliga até às ligas regionais, isto é super comum e o comboio é de longe o meio de transporte mais usado para jogos fora, de muito longe mesmo! E os adeptos da equipa da casa, que fazem a viagem mais curta, vêm com uma/duas cervejas na mão, ou um saquito. Os adeptos que vêm de fora, sim, trazem efetivamente grades nos comboios e depois carregam-nas para fora dali, é uma imagem bastante comum mesmo! E no fim do jogo, os adeptos da casa, que jogam em estádios maiores que os nossos, à vontade uns 80% deles vai embora de metro/comboio, o que, como podes imaginar, demora mais de 1h a escoar tanta gente, em carruagens apinhadas. Ainda na terça-feira, mais de 2h depois do jogo acabar, os comboios do estádio para a estação central de Berlim ainda vinham todos cheios de adeptos do Union. Mas claro, sou eu que estou a inventar, se calhar...
Pega este vídeo, uma reportagem sobre os problemas gerados pelos adeptos de futebol nos comboios (como é que era um problema se eles não viajam de comboio?): https://www.ardmediathek.de/video/report-mainz/fussballfans-veraengstigen-zugreisende-und-zerstoeren-bahnwaggons/das-erste/Y3JpZDovL3N3ci5kZS8xNDczMzc1Mg

"Com que então as cidades são grandes porque têm 60 ou 80 freguesias?"
Obviamente que não, por isso que pus as aspas... Tu é que dizes que as nossas cidades não são comparáveis porque são muito pequenas, mas depois ter 60 ou 80 freguesias é um impedimento. Como se o facto de nós dividirmos os munícipios quase por quarteirões fosse assim tão importante...

"O que tu queres fazer é completamente insustentável quer no imediato quer daqui a 100 anos."
Insustentável é ter um carro por pessoa a circular, isso é que é insustentável...

"Uma linha Braga Esposende teria 1000 pessoas por dia a circular?"
O teu problema é que tu estás a individualizar rotas! A linha Braga-Esponsende seria a mesma de Braga-Barcelos, de Braga-Guimarães, e possivelmente extensível até mais longe. Ou seja, tinhas as 1000 pessoas que iam de Braga a Esposende, mais 1500 de Barcelos a Esposende, mais 1500 de Barcelos a Braga, mais 1500 de Braga a Guimarães, e por aí fora. Da mesma maneira que o suburbano de Lisboa vai até Sintra, mas 95% das pessoas sai a meio do caminho antes de chegar a Sintra propriamente dita...
E o número de pessoas por dia a circular será maior, se as alternativas existirem e forem eficientes. Se as alternativas não existem, óbvio que não tens tanta gente a circular.

"Na europa há cidades com 300 ou 400mil pessoas com metro? Claro que há. Em Portugal fora da área metropolitanas não há nem uma cidade com essa população!"
Mas eu estava a defender a criação de metros noutras cidades portuguesas? Ou estava só a dar um exemplo de que o mesmo tipo de infraestrutura pode existir a escalas diferentes? Mas também te posso dizer que há cidades com população menor que Braga e com bons metros/elétricos...

"Não conheço bem o estrangeiro para poder falar, pelo que me abstenho disso, mas a realidade portuguesa vou conhecendo."
Eu conheço algumas realidades fora de Portugal, e quantas mais conheço, mais me convenço que algumas destas coisas iriam melhorar substancialmente a qualidade de vida em Portugal. Para mim é atualmente um suplício a dificuldade que tenho de me movimentar como deve ser em Braga, e mesmo eu sabendo que a rede da TUB deve ser das melhores do país em termos de área de cobertura. Mas andar num autocarro, que fica preso no trânsito, faz curvas (anda uma pessoa aos tombos lá dentro), faz fila para entrar, etc., já me aflige.
E sim, pode ser injusto comparar com cidades alemãs de 500 ou 600mil habitantes. Mas e se eu comparar com a qualidade das ligações de cidades menos populadas que Braga? Tipo Brugge e Leuven na Bélgica, Basileia na Suíça, Arnhem, Venlo, Nijmegen e muitas outras nos Países Baixos, Pisa e Bérgamo em Itália, entre várias outras. Claro que nós estamos condicionados a estar num canto da Europa, mas dentro deste canto, podíamos e devíamos poder mexer-nos mais facilmente.

"A ligação Famalicão Braga é capaz de ser um bom exemplo, é ver o nº de pessoas que se desloca especificamente de Braga-famalicão-Braga de comboio, com sorte cabem todas num autocarro da TUB."
Mais uma vez, este é o raciocínio errado, é indiferente quantas pessoas fazem Braga-Famalicão de comboio, tal como é indiferente quantas fazem Mazagão-Couto de Cambeses. O que interessa é quantas usam a linha Braga-Porto, quer comecem em Braga e saiam no Porto, quer entrem/saiam em qualquer outra estação pelo caminho. São as linhas Braga-Porto e Guimarães-Porto que tornam tão fácil às pessoas de Ermesinde e Rio Tinto, por exemplo, chegarem ao Porto. Será que se justifica uma linha Rio Tinto-Porto? Se calhar não, mas a linha maior proporciona a estas pessoas essa possibilidade. E o mesmo se aplicaria à linha horizontal que eu dei como exemplo.

Enorme_Guerreiro

Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 11:43
Um dia o aeroporto (ou Beja) terá autoestrada  e vão poder descobrir que afinal ele vai continuar vazio ou com um número de voos residual.
De Beja a Lisboa são 174km a Faro são 156.
Quantos aeroportos na europa (ou se calhar no mundo) ficam a essa distância dos seus destinos finais, tendo em conta que a maioria das pessoas não ficaria por Beja?
Isto tendo por conta que existe um aeroporto em Lisboa e outro em Faro.
Quantos portugueses (ou Bracarenses) até hoje foram apanhar um voo a santiago de Compostela em vez de ir para o Porto?
Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?
O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias.
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 14:16
Quote from: RcRb2 on 06 de October de 2023, 13:46
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 11:43
Um dia o aeroporto (ou Beja) terá autoestrada  e vão poder descobrir que afinal ele vai continuar vazio ou com um número de voos residual.
De Beja a Lisboa são 174km a Faro são 156.
Quantos aeroportos na europa (ou se calhar no mundo) ficam a essa distância dos seus destinos finais, tendo em conta que a maioria das pessoas não ficaria por Beja?
Isto tendo por conta que existe um aeroporto em Lisboa e outro em Faro.
Quantos portugueses (ou Bracarenses) até hoje foram apanhar um voo a santiago de Compostela em vez de ir para o Porto?
Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?
O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias.
Mais um erro. As distâncias deste gênero de passageiros nao se medem em Km mas em tempo. 1.30h é tempo normal. Tens aeroportos em capitais europeias fora da cidade, mais perto em km mas que levam 2h para chegares aos centros das cidades.
Só em PT é que não podemos ter um aeroporto a funcionar, já construído, a 1.30h da capital porque é "longe". Um aeroporto a 1.30h de Lisboa e a 1.30h do centro turístico do alvarve é longe? Com ligações e vontade era um aeroporto de apoio ótimo a esses 2 destinos.
Vejo pessoas de Braga a apanhar voos na portela se stress. Vejo pessoas de Braga a apanhar voos em compostela, 2h? Vejo pessoas de Coimbra, Bragança ou Valença a apanhar voos no Porto. Tudo a mais de 1.30h de distância, algum problema? Porque para o resto do país não pode ser problema apanhar voos longe, mas para Lisboa não podem?
Vejo pessoas a irem pra Londres ou Paris em lowcost e não se queixam de fazer 2h de transfers para o centro dessas capitais, mas em Lisboa tem que ser mesmo lá a 10 minutos porquê?

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk
Quais são esses aeroportos? Fiquei curioso.
Pessoal de Braga a ir entrar a Compostela? 10 pessoas por ano?
No resto as pessoas procuram o aeroporto mais perto, é simples. Só em exceção vão entrar a outros aeroportos. Até há gente que vai entrar a Madrid, mas pegar nas exceções para fazer disso uma regra. O pessoal de Bragança obviamente vai entrar ao Porto, não tem opção melhor e mais perto.
pessoal vai entrar a Lisboa? Sim, se não tiver outra opção.
Querer fazer disso regra só mesmo quem quer inventar utopias que não existem em mais lado nenhum.
Ah e tal, as distancias medem-se em tempo e não em Km, mas os km dão para fazer sem se perder tempo?
Uma pessoa que tenha possibilidade de viagem para Lisboa alguma vez vai para Beja? A não ser que haja uma diferença abismal de preço que o justifique.
Eu devo ser uma pessoa estranha, em mais de 40 países visitados acho que o mais longe que fiquei de uma cidade deve ter sido 60/70km. Mas se há quem ache normal 170km, quem sou eu para dizer o contrário.

Realmente, ou vives bem e podes pagar para os aeroportos mais caros, ou então não tens mesmo noção...

"Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?"
Eu conheço vários, e ainda agora para o jogo em Madrid vi várias pessoas a sugerirem ir por Vigo. Da próxima vez que usares o aeroporto do Porto, sugiro-te que vás à zona do GetBus (autocarro que faz a ligação a Braga e Guimarães) e vejas os outros autocarros que saem desse mesmo cais, porque há pelo menos duas linhas para a Galiza, uma delas até à Corunha, se não me engano (não tenho certeza disto, que fique claro).

"O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias."
"Quais são esses aeroportos? Fiquei curioso."
Utopias??? Queres nomes?
- Paris-Beauvais: 1h15 de autocarro até à entrada de Paris, 1h50 se quiseres ir, por exemplo, para Notre-Dame, bem no centro da cidade.
- Paris-Vatry: 2h15 de carro. Para transportes, só com 45min de TGV e depois taxi...
- Londres-Luton: 1h20 até ao centro de Londres (usei a Tower Bridge como referência), de comboio.
- Londres-Stanstead: 1h15 de comboio até ao centro de Londres (Tower Bridge novamente).
- Londres-Southend: 1h20 de comboio até ao centro de Londres (Tower Bridge).
- Frankfurt-Hahn: 2h10 de autocarro até ao centro de Frankfurt.
- Dusseldorf-Weeze: 1h30 de autocarro+comboio até ao centro de Dusseldorf.
- Bruxelas-Charleroi: 1h20 de autocarro+comboio até ao centro de Bruxelas.
- Munique: 1h de comboio até ao centro da cidade.
- Milão-Bérgamo: 1h35 de autocarro até Milão.

Isto só na Europa central, nem sequer vou falar de Ásia ou América... E isto para não falar da quantidade de outros aeroportos que são usados como suporte sem ter o nome do verdadeiro destino associado (exemplos: Girona para Barcelona, Viena para Bratislava, entre muitos outros).

"Uma pessoa que tenha possibilidade de viagem para Lisboa alguma vez vai para Beja? A não ser que haja uma diferença abismal de preço que o justifique."
Normalmente o ponto é mesmo esse: a diferença de preço costuma justificar, ou os voos para Lisboa estão cheios e Beja surgiria como alternativa. Eu já fui várias vezes a Paris desde Portugal, e também prefiro viajar para Orly ou Charles de Gaulle, mas de vez em quando lá tinha que me sujeitar a Beauvais, que remédio...

"No resto as pessoas procuram o aeroporto mais perto, é simples. Só em exceção vão entrar a outros aeroportos."
Não, não é simples! Se o aeroporto mais perto só tiver TAP, KLM, Lufthansa, Iberia, AirFrance, etc., e o outro a 1h de distância tiver Ryanair, Easyjet, Wizzair, Transavia e Eurowings, vais ver se o que fica a 1h de distância não está cheio na mesma... Eu sei do que falo, porque faço muito isso! Tenho um aeroporto a 20min de casa, e voo maioritariamente doutro a mais de 1h de casa, porque a diferença de preço é gigante!

PAF

Obviamente as linhas são o somatório de todos os locais por onde passam, mas se não tens ninguém ou quase ninguém pelo meio e nalguns casos nem nas pontas o como queres sustentar o trajeto? A linha continua a ser amplamente deficitária.
Só consegues assegurar uma linha minimamente decente com milhões de passageiros. Pelo que percebo é isso que tens na Alemanha porque no geral as cidades são maiores.
Em Portugal também há muitos trajetos que têm futuro, a população está concentrada em pouca área.
Espero que não estejam à espera de construir para depois vir a descobrir o obvio em Portugal em certas zonas.
No resto...
É tão insustentável ter um carro por pessoa como ter um metro ou comboio à porta de cada freguesia, vila ou cidade.
Até porque a pessoa não consegue aceder ao transporte sem ter um carro em muitos locais... é este o problema das 60 ou das 80 freguesias.

Enorme_Guerreiro

Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 15:54
Obviamente as linhas são o somatório de todos os locais por onde passam, mas se não tens ninguém ou quase ninguém pelo meio e nalguns casos nem nas pontas o como queres sustentar o trajeto? A linha continua a ser amplamente deficitária.
Só consegues assegurar uma linha minimamente decente com milhões de passageiros. Pelo que percebo é isso que tens na Alemanha porque no geral as cidades são maiores.
Em Portugal também há muitos trajetos que têm futuro, a população está concentrada em pouca área.
Espero que não estejam à espera de construir para depois vir a descobrir o obvio em Portugal em certas zonas.
No resto...
É tão insustentável ter um carro por pessoa como ter um metro ou comboio à porta de cada freguesia, vila ou cidade.
Até porque a pessoa não consegue aceder ao transporte sem ter um carro em muitos locais... é este o problema das 60 ou das 80 freguesias.
Como assim não tens quase ninguém? Esposende, Barcelos, Braga e Guimarães juntos têm mais de meio milhão de habitantes... Claro que não vai ser toda a gente a usá-los, da mesma maneira que os urbanos do Porto não são usados por todos os seus residentes, ou em qualquer outro lado. Mas para mim, uma população base de meio milhão de pessoas justifica claramente a existência de um meio de transporte que ligue estas pessoas.

Na Alemanha têm isso nas cidades maiores e nas mais pequenas... Deixo aqui o mapa da linha férrea alemã:


Como podes imaginar, isto não são só grandes cidades que estão ligadas, a rede chega a quase todo o lado... Por isso que se fores funcionário público e tiveres uma viagem de trabalho, o modo "default" de viagem é o comboio! Se quiseres levar o teu carro, tens de apresentar uma justificação fundamentada para não ires de comboio (mais por problemas de seguro que outra coisa), e os voos nacionais são quase proibidos (tens de justificar, mas por norma serão recusados, isto mais por questões ambientais). Eu não sou funcionário público, mas sei.

"É tão insustentável ter um carro por pessoa como ter um metro ou comboio à porta de cada freguesia, vila ou cidade."
Não, não é igual. Mas eu não disse que era para ter um metro ou comboio em todo o lado, ou disse? Eu não estou a dizer para fazer uma linha de comboio até ao Gerês, ou a Cabeceiras, pois não?

"Até porque a pessoa não consegue aceder ao transporte sem ter um carro em muitos locais... é este o problema das 60 ou das 80 freguesias."
Claro, por isso que eu disse que tinha de ser acompanhado por boas redes de transportes locais. Mas ainda que exista necessidade do carro, muitas vezes isso já é vantajoso. Imagina que vives na Apúlia, tens de conduzir 10min até à estação de comboio em Esposende, deixas lá o carro e vens de comboio para Braga trabalhar. Segundo o ViaMichelin, da Apúlia a Braga são 7,33€ de gastos, ou seja, 15€ por dia, pondo em números redondos. Ora, 5 dias por semana, ao fim de 4 semanas (um mês normal tem sempre uns dias mais que 4 semanas, mas ignoremos isso) são 300€. Será que tendo um comboio, mesmo que o passe mensal fosse caro (100€, imaginemos), será que não compensava? Será que não haveria muita gente interessada? Eu acho que havia...

PAF

Em vez de teorias, vamos por um caminho mais simples... A realidade.
Quem aqui neste fórum já foi apanhar um avião a Vigo, Santiago ou Corunha?
Quem aqui neste fórum algum dia já demorou 2horas a chegar ao seu destino num aeroporto mundial? Indo obviamente para a principal cidade?
Exceptuando situacoes excepcionais de trânsito.
A resposta à primeira devem caber numa mão, à 2 devem ser zero.
No resto nenhum dos aeroportos citados se aproxima sequer do de Beja a nenhum nível no que respeita à ligação. A não ser que em Lisboa os autocarros e comboios passem a andar pelo ar também.

Sobre o aeroprto de Beja há por aí centenas de artigos, é só lê-los.

RcRb2

Quote from: Enorme_Guerreiro on 06 de October de 2023, 15:50
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 11:43
Um dia o aeroporto (ou Beja) terá autoestrada  e vão poder descobrir que afinal ele vai continuar vazio ou com um número de voos residual.
De Beja a Lisboa são 174km a Faro são 156.
Quantos aeroportos na europa (ou se calhar no mundo) ficam a essa distância dos seus destinos finais, tendo em conta que a maioria das pessoas não ficaria por Beja?
Isto tendo por conta que existe um aeroporto em Lisboa e outro em Faro.
Quantos portugueses (ou Bracarenses) até hoje foram apanhar um voo a santiago de Compostela em vez de ir para o Porto?
Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?
O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias.
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 14:16
Quote from: RcRb2 on 06 de October de 2023, 13:46
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 11:43
Um dia o aeroporto (ou Beja) terá autoestrada  e vão poder descobrir que afinal ele vai continuar vazio ou com um número de voos residual.
De Beja a Lisboa são 174km a Faro são 156.
Quantos aeroportos na europa (ou se calhar no mundo) ficam a essa distância dos seus destinos finais, tendo em conta que a maioria das pessoas não ficaria por Beja?
Isto tendo por conta que existe um aeroporto em Lisboa e outro em Faro.
Quantos portugueses (ou Bracarenses) até hoje foram apanhar um voo a santiago de Compostela em vez de ir para o Porto?
Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?
O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias.
Mais um erro. As distâncias deste gênero de passageiros nao se medem em Km mas em tempo. 1.30h é tempo normal. Tens aeroportos em capitais europeias fora da cidade, mais perto em km mas que levam 2h para chegares aos centros das cidades.
Só em PT é que não podemos ter um aeroporto a funcionar, já construído, a 1.30h da capital porque é "longe". Um aeroporto a 1.30h de Lisboa e a 1.30h do centro turístico do alvarve é longe? Com ligações e vontade era um aeroporto de apoio ótimo a esses 2 destinos.
Vejo pessoas de Braga a apanhar voos na portela se stress. Vejo pessoas de Braga a apanhar voos em compostela, 2h? Vejo pessoas de Coimbra, Bragança ou Valença a apanhar voos no Porto. Tudo a mais de 1.30h de distância, algum problema? Porque para o resto do país não pode ser problema apanhar voos longe, mas para Lisboa não podem?
Vejo pessoas a irem pra Londres ou Paris em lowcost e não se queixam de fazer 2h de transfers para o centro dessas capitais, mas em Lisboa tem que ser mesmo lá a 10 minutos porquê?

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk
Quais são esses aeroportos? Fiquei curioso.
Pessoal de Braga a ir entrar a Compostela? 10 pessoas por ano?
No resto as pessoas procuram o aeroporto mais perto, é simples. Só em exceção vão entrar a outros aeroportos. Até há gente que vai entrar a Madrid, mas pegar nas exceções para fazer disso uma regra. O pessoal de Bragança obviamente vai entrar ao Porto, não tem opção melhor e mais perto.
pessoal vai entrar a Lisboa? Sim, se não tiver outra opção.
Querer fazer disso regra só mesmo quem quer inventar utopias que não existem em mais lado nenhum.
Ah e tal, as distancias medem-se em tempo e não em Km, mas os km dão para fazer sem se perder tempo?
Uma pessoa que tenha possibilidade de viagem para Lisboa alguma vez vai para Beja? A não ser que haja uma diferença abismal de preço que o justifique.
Eu devo ser uma pessoa estranha, em mais de 40 países visitados acho que o mais longe que fiquei de uma cidade deve ter sido 60/70km. Mas se há quem ache normal 170km, quem sou eu para dizer o contrário.

Realmente, ou vives bem e podes pagar para os aeroportos mais caros, ou então não tens mesmo noção...

"Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?"
Eu conheço vários, e ainda agora para o jogo em Madrid vi várias pessoas a sugerirem ir por Vigo. Da próxima vez que usares o aeroporto do Porto, sugiro-te que vás à zona do GetBus (autocarro que faz a ligação a Braga e Guimarães) e vejas os outros autocarros que saem desse mesmo cais, porque há pelo menos duas linhas para a Galiza, uma delas até à Corunha, se não me engano (não tenho certeza disto, que fique claro).

"O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias."
"Quais são esses aeroportos? Fiquei curioso."
Utopias??? Queres nomes?
- Paris-Beauvais: 1h15 de autocarro até à entrada de Paris, 1h50 se quiseres ir, por exemplo, para Notre-Dame, bem no centro da cidade.
- Paris-Vatry: 2h15 de carro. Para transportes, só com 45min de TGV e depois taxi...
- Londres-Luton: 1h20 até ao centro de Londres (usei a Tower Bridge como referência), de comboio.
- Londres-Stanstead: 1h15 de comboio até ao centro de Londres (Tower Bridge novamente).
- Londres-Southend: 1h20 de comboio até ao centro de Londres (Tower Bridge).
- Frankfurt-Hahn: 2h10 de autocarro até ao centro de Frankfurt.
- Dusseldorf-Weeze: 1h30 de autocarro+comboio até ao centro de Dusseldorf.
- Bruxelas-Charleroi: 1h20 de autocarro+comboio até ao centro de Bruxelas.
- Munique: 1h de comboio até ao centro da cidade.
- Milão-Bérgamo: 1h35 de autocarro até Milão.

Isto só na Europa central, nem sequer vou falar de Ásia ou América... E isto para não falar da quantidade de outros aeroportos que são usados como suporte sem ter o nome do verdadeiro destino associado (exemplos: Girona para Barcelona, Viena para Bratislava, entre muitos outros).

"Uma pessoa que tenha possibilidade de viagem para Lisboa alguma vez vai para Beja? A não ser que haja uma diferença abismal de preço que o justifique."
Normalmente o ponto é mesmo esse: a diferença de preço costuma justificar, ou os voos para Lisboa estão cheios e Beja surgiria como alternativa. Eu já fui várias vezes a Paris desde Portugal, e também prefiro viajar para Orly ou Charles de Gaulle, mas de vez em quando lá tinha que me sujeitar a Beauvais, que remédio...

"No resto as pessoas procuram o aeroporto mais perto, é simples. Só em exceção vão entrar a outros aeroportos."
Não, não é simples! Se o aeroporto mais perto só tiver TAP, KLM, Lufthansa, Iberia, AirFrance, etc., e o outro a 1h de distância tiver Ryanair, Easyjet, Wizzair, Transavia e Eurowings, vais ver se o que fica a 1h de distância não está cheio na mesma... Eu sei do que falo, porque faço muito isso! Tenho um aeroporto a 20min de casa, e voo maioritariamente doutro a mais de 1h de casa, porque a diferença de preço é gigante!
Obrigado pelos exemplos que deste ao PAF.
As pessoas ou desconhecem ou não querem perceber como funcionam os voos como neste caso o PAF.
Eu não me importo de pagar 10/20€ de transferes e perder 2h quando poupo 150€ num voo na Easyjet em vez de vir pela Lufthansa, exceto as horas saio a ganhar em €.
Sim, conheço algumas pessoas, aliás este verão muitas que foram apanhar voos a compostela pra destinos espanhóis, muito mais baratos que no porto e sim, compensa a viagem, o tempo e o parque de estacionamento para uma semana.

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk


PAF



Quote from: Enorme_Guerreiro on 06 de October de 2023, 16:23
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 15:54
Obviamente as linhas são o somatório de todos os locais por onde passam, mas se não tens ninguém ou quase ninguém pelo meio e nalguns casos nem nas pontas o como queres sustentar o trajeto? A linha continua a ser amplamente deficitária.
Só consegues assegurar uma linha minimamente decente com milhões de passageiros. Pelo que percebo é isso que tens na Alemanha porque no geral as cidades são maiores.
Em Portugal também há muitos trajetos que têm futuro, a população está concentrada em pouca área.
Espero que não estejam à espera de construir para depois vir a descobrir o obvio em Portugal em certas zonas.
No resto...
É tão insustentável ter um carro por pessoa como ter um metro ou comboio à porta de cada freguesia, vila ou cidade.
Até porque a pessoa não consegue aceder ao transporte sem ter um carro em muitos locais... é este o problema das 60 ou das 80 freguesias.
Como assim não tens quase ninguém? Esposende, Barcelos, Braga e Guimarães juntos têm mais de meio milhão de habitantes... Claro que não vai ser toda a gente a usá-los, da mesma maneira que os urbanos do Porto não são usados por todos os seus residentes, ou em qualquer outro lado. Mas para mim, uma população base de meio milhão de pessoas justifica claramente a existência de um meio de transporte que ligue estas pessoas.

Na Alemanha têm isso nas cidades maiores e nas mais pequenas... Deixo aqui o mapa da linha férrea alemã:


Como podes imaginar, isto não são só grandes cidades que estão ligadas, a rede chega a quase todo o lado... Por isso que se fores funcionário público e tiveres uma viagem de trabalho, o modo "default" de viagem é o comboio! Se quiseres levar o teu carro, tens de apresentar uma justificação fundamentada para não ires de comboio (mais por problemas de seguro que outra coisa), e os voos nacionais são quase proibidos (tens de justificar, mas por norma serão recusados, isto mais por questões ambientais). Eu não sou funcionário público, mas sei.

"É tão insustentável ter um carro por pessoa como ter um metro ou comboio à porta de cada freguesia, vila ou cidade."
Não, não é igual. Mas eu não disse que era para ter um metro ou comboio em todo o lado, ou disse? Eu não estou a dizer para fazer uma linha de comboio até ao Gerês, ou a Cabeceiras, pois não?

"Até porque a pessoa não consegue aceder ao transporte sem ter um carro em muitos locais... é este o problema das 60 ou das 80 freguesias."
Claro, por isso que eu disse que tinha de ser acompanhado por boas redes de transportes locais. Mas ainda que exista necessidade do carro, muitas vezes isso já é vantajoso. Imagina que vives na Apúlia, tens de conduzir 10min até à estação de comboio em Esposende, deixas lá o carro e vens de comboio para Braga trabalhar. Segundo o ViaMichelin, da Apúlia a Braga são 7,33€ de gastos, ou seja, 15€ por dia, pondo em números redondos. Ora, 5 dias por semana, ao fim de 4 semanas (um mês normal tem sempre uns dias mais que 4 semanas, mas ignoremos isso) são 300€. Será que tendo um comboio, mesmo que o passe mensal fosse caro (100€, imaginemos), será que não compensava? Será que não haveria muita gente interessada? Eu acho que havia...

Obviamente se tiveres o transporte aumentas a mobilidade, e se penalizares a utilização do carro aumentas a procura por transportes. Isso é factual.
Agora tenho dúvidas que consigamos ter algo sustentável a longo prazo ligando as várias cidades do Minho, mais ainda com uma dinâmica de movimentos que seja funcional para as pessoas. Não é ter 4 autocarros por dia de Vigo para o aeroporto e com isso dizer que há procura. Não chega a 200pessoas dia. Toda a gente sabe que há procura, mas a procura tem que ter dimensão.
Basta olhar para as dificuldades dos tub ou das empresas públicas de transportes no geral financeiramente.
E em todo o caso acho que é urgente criar algo entre Braga e Guimarães, o que existe é deplorável.

reg107

Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 16:34
Em vez de teorias, vamos por um caminho mais simples... A realidade.
Quem aqui neste fórum já foi apanhar um avião a Vigo, Santiago ou Corunha?
Quem aqui neste fórum algum dia já demorou 2horas a chegar ao seu destino num aeroporto mundial? Indo obviamente para a principal cidade?
Exceptuando situacoes excepcionais de trânsito.
A resposta à primeira devem caber numa mão, à 2 devem ser zero.
No resto nenhum dos aeroportos citados se aproxima sequer do de Beja a nenhum nível no que respeita à ligação. A não ser que em Lisboa os autocarros e comboios passem a andar pelo ar também.

Sobre o aeroprto de Beja há por aí centenas de artigos, é só lê-los.

Não respondendo diretamente ao que perguntas vou só dar o exemplo da empresa onde trabalho.
Temos regularmente que viajar, sobretudo na Europa e menos frequentemente para outros continentes. No meu caso nunca vou para grandes cidades (normalmente para zonas no meio de nenhures) pelo que têm sempre que escolher o aeroporto que sirva as localidades onde vamos. Em todas as viagens que fiz, já lhes perdi a conta, nunca o critério distância foi o principal. Foi sempre o custo das viagens, mesmo com os clientes a serem responsáveis por esses custos. Grande parte das vezes isso traduz-se em mais 3/4 horas ao volante quando existem aeroportos a metade da distância, não raras vezes até sou obrigado a fazer escala em Lisboa porque fica bem mais barato que apanhar voo direto.
Não acredito que nas outras empresas, sobretudo as que "obrigam" os trabalhadores a viajar, seja muito diferente.

Percebo e em parte concordo com o que dizes, mas construir ou pensar em construir uma novo aeroporto sem esgotar a capacidade instalada é coisa de País rico. Beja é a solução? Não, mas neste momento e com o dinheiro que temos seria a mais razoável e com menor investimento.
Um aeroporto deve ser pensado para quem vem e quais os principais motivos pelos quais vêm. No nosso caso será mais ou menos consensual que o grosso será turismo e grande fatia em Low Cost. Quem viaja assim, normalmente não se preocupa se fica a 150 ou a 80km dos sitios onde quer ir, assume que vai ter que usar mais meios de transporte, pelo menos comigo é assim. Se oferecessem condições muito vantajosas aos operadores low cost, não tenho dúvidas que Beja seria um ótimo complemento ao aeroporto de Lisboa.

PAF

Quote from: RcRb2 on 06 de October de 2023, 16:40
Quote from: Enorme_Guerreiro on 06 de October de 2023, 15:50
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 11:43
Um dia o aeroporto (ou Beja) terá autoestrada  e vão poder descobrir que afinal ele vai continuar vazio ou com um número de voos residual.
De Beja a Lisboa são 174km a Faro são 156.
Quantos aeroportos na europa (ou se calhar no mundo) ficam a essa distância dos seus destinos finais, tendo em conta que a maioria das pessoas não ficaria por Beja?
Isto tendo por conta que existe um aeroporto em Lisboa e outro em Faro.
Quantos portugueses (ou Bracarenses) até hoje foram apanhar um voo a santiago de Compostela em vez de ir para o Porto?
Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?
O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias.
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 14:16
Quote from: RcRb2 on 06 de October de 2023, 13:46
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 11:43
Um dia o aeroporto (ou Beja) terá autoestrada  e vão poder descobrir que afinal ele vai continuar vazio ou com um número de voos residual.
De Beja a Lisboa são 174km a Faro são 156.
Quantos aeroportos na europa (ou se calhar no mundo) ficam a essa distância dos seus destinos finais, tendo em conta que a maioria das pessoas não ficaria por Beja?
Isto tendo por conta que existe um aeroporto em Lisboa e outro em Faro.
Quantos portugueses (ou Bracarenses) até hoje foram apanhar um voo a santiago de Compostela em vez de ir para o Porto?
Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?
O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias.
Mais um erro. As distâncias deste gênero de passageiros nao se medem em Km mas em tempo. 1.30h é tempo normal. Tens aeroportos em capitais europeias fora da cidade, mais perto em km mas que levam 2h para chegares aos centros das cidades.
Só em PT é que não podemos ter um aeroporto a funcionar, já construído, a 1.30h da capital porque é "longe". Um aeroporto a 1.30h de Lisboa e a 1.30h do centro turístico do alvarve é longe? Com ligações e vontade era um aeroporto de apoio ótimo a esses 2 destinos.
Vejo pessoas de Braga a apanhar voos na portela se stress. Vejo pessoas de Braga a apanhar voos em compostela, 2h? Vejo pessoas de Coimbra, Bragança ou Valença a apanhar voos no Porto. Tudo a mais de 1.30h de distância, algum problema? Porque para o resto do país não pode ser problema apanhar voos longe, mas para Lisboa não podem?
Vejo pessoas a irem pra Londres ou Paris em lowcost e não se queixam de fazer 2h de transfers para o centro dessas capitais, mas em Lisboa tem que ser mesmo lá a 10 minutos porquê?

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk
Quais são esses aeroportos? Fiquei curioso.
Pessoal de Braga a ir entrar a Compostela? 10 pessoas por ano?
No resto as pessoas procuram o aeroporto mais perto, é simples. Só em exceção vão entrar a outros aeroportos. Até há gente que vai entrar a Madrid, mas pegar nas exceções para fazer disso uma regra. O pessoal de Bragança obviamente vai entrar ao Porto, não tem opção melhor e mais perto.
pessoal vai entrar a Lisboa? Sim, se não tiver outra opção.
Querer fazer disso regra só mesmo quem quer inventar utopias que não existem em mais lado nenhum.
Ah e tal, as distancias medem-se em tempo e não em Km, mas os km dão para fazer sem se perder tempo?
Uma pessoa que tenha possibilidade de viagem para Lisboa alguma vez vai para Beja? A não ser que haja uma diferença abismal de preço que o justifique.
Eu devo ser uma pessoa estranha, em mais de 40 países visitados acho que o mais longe que fiquei de uma cidade deve ter sido 60/70km. Mas se há quem ache normal 170km, quem sou eu para dizer o contrário.

Realmente, ou vives bem e podes pagar para os aeroportos mais caros, ou então não tens mesmo noção...

"Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?"
Eu conheço vários, e ainda agora para o jogo em Madrid vi várias pessoas a sugerirem ir por Vigo. Da próxima vez que usares o aeroporto do Porto, sugiro-te que vás à zona do GetBus (autocarro que faz a ligação a Braga e Guimarães) e vejas os outros autocarros que saem desse mesmo cais, porque há pelo menos duas linhas para a Galiza, uma delas até à Corunha, se não me engano (não tenho certeza disto, que fique claro).

"O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias."
"Quais são esses aeroportos? Fiquei curioso."
Utopias??? Queres nomes?
- Paris-Beauvais: 1h15 de autocarro até à entrada de Paris, 1h50 se quiseres ir, por exemplo, para Notre-Dame, bem no centro da cidade.
- Paris-Vatry: 2h15 de carro. Para transportes, só com 45min de TGV e depois taxi...
- Londres-Luton: 1h20 até ao centro de Londres (usei a Tower Bridge como referência), de comboio.
- Londres-Stanstead: 1h15 de comboio até ao centro de Londres (Tower Bridge novamente).
- Londres-Southend: 1h20 de comboio até ao centro de Londres (Tower Bridge).
- Frankfurt-Hahn: 2h10 de autocarro até ao centro de Frankfurt.
- Dusseldorf-Weeze: 1h30 de autocarro+comboio até ao centro de Dusseldorf.
- Bruxelas-Charleroi: 1h20 de autocarro+comboio até ao centro de Bruxelas.
- Munique: 1h de comboio até ao centro da cidade.
- Milão-Bérgamo: 1h35 de autocarro até Milão.

Isto só na Europa central, nem sequer vou falar de Ásia ou América... E isto para não falar da quantidade de outros aeroportos que são usados como suporte sem ter o nome do verdadeiro destino associado (exemplos: Girona para Barcelona, Viena para Bratislava, entre muitos outros).

"Uma pessoa que tenha possibilidade de viagem para Lisboa alguma vez vai para Beja? A não ser que haja uma diferença abismal de preço que o justifique."
Normalmente o ponto é mesmo esse: a diferença de preço costuma justificar, ou os voos para Lisboa estão cheios e Beja surgiria como alternativa. Eu já fui várias vezes a Paris desde Portugal, e também prefiro viajar para Orly ou Charles de Gaulle, mas de vez em quando lá tinha que me sujeitar a Beauvais, que remédio...

"No resto as pessoas procuram o aeroporto mais perto, é simples. Só em exceção vão entrar a outros aeroportos."
Não, não é simples! Se o aeroporto mais perto só tiver TAP, KLM, Lufthansa, Iberia, AirFrance, etc., e o outro a 1h de distância tiver Ryanair, Easyjet, Wizzair, Transavia e Eurowings, vais ver se o que fica a 1h de distância não está cheio na mesma... Eu sei do que falo, porque faço muito isso! Tenho um aeroporto a 20min de casa, e voo maioritariamente doutro a mais de 1h de casa, porque a diferença de preço é gigante!
Obrigado pelos exemplos que deste ao PAF.
As pessoas ou desconhecem ou não querem perceber como funcionam os voos como neste caso o PAF.
Eu não me importo de pagar 10/20€ de transferes e perder 2h quando poupo 150€ num voo na Easyjet em vez de vir pela Lufthansa, exceto as horas saio a ganhar em €.
Sim, conheço algumas pessoas, aliás este verão muitas que foram apanhar voos a compostela pra destinos espanhóis, muito mais baratos que no porto e sim, compensa a viagem, o tempo e o parque de estacionamento para uma semana.

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Quote from: RcRb2 on 06 de October de 2023, 16:40
Quote from: Enorme_Guerreiro on 06 de October de 2023, 15:50
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 11:43
Um dia o aeroporto (ou Beja) terá autoestrada  e vão poder descobrir que afinal ele vai continuar vazio ou com um número de voos residual.
De Beja a Lisboa são 174km a Faro são 156.
Quantos aeroportos na europa (ou se calhar no mundo) ficam a essa distância dos seus destinos finais, tendo em conta que a maioria das pessoas não ficaria por Beja?
Isto tendo por conta que existe um aeroporto em Lisboa e outro em Faro.
Quantos portugueses (ou Bracarenses) até hoje foram apanhar um voo a santiago de Compostela em vez de ir para o Porto?
Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?
O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias.
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 14:16
Quote from: RcRb2 on 06 de October de 2023, 13:46
Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 11:43
Um dia o aeroporto (ou Beja) terá autoestrada  e vão poder descobrir que afinal ele vai continuar vazio ou com um número de voos residual.
De Beja a Lisboa são 174km a Faro são 156.
Quantos aeroportos na europa (ou se calhar no mundo) ficam a essa distância dos seus destinos finais, tendo em conta que a maioria das pessoas não ficaria por Beja?
Isto tendo por conta que existe um aeroporto em Lisboa e outro em Faro.
Quantos portugueses (ou Bracarenses) até hoje foram apanhar um voo a santiago de Compostela em vez de ir para o Porto?
Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?
O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias.
Mais um erro. As distâncias deste gênero de passageiros nao se medem em Km mas em tempo. 1.30h é tempo normal. Tens aeroportos em capitais europeias fora da cidade, mais perto em km mas que levam 2h para chegares aos centros das cidades.
Só em PT é que não podemos ter um aeroporto a funcionar, já construído, a 1.30h da capital porque é "longe". Um aeroporto a 1.30h de Lisboa e a 1.30h do centro turístico do alvarve é longe? Com ligações e vontade era um aeroporto de apoio ótimo a esses 2 destinos.
Vejo pessoas de Braga a apanhar voos na portela se stress. Vejo pessoas de Braga a apanhar voos em compostela, 2h? Vejo pessoas de Coimbra, Bragança ou Valença a apanhar voos no Porto. Tudo a mais de 1.30h de distância, algum problema? Porque para o resto do país não pode ser problema apanhar voos longe, mas para Lisboa não podem?
Vejo pessoas a irem pra Londres ou Paris em lowcost e não se queixam de fazer 2h de transfers para o centro dessas capitais, mas em Lisboa tem que ser mesmo lá a 10 minutos porquê?

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk
Quais são esses aeroportos? Fiquei curioso.
Pessoal de Braga a ir entrar a Compostela? 10 pessoas por ano?
No resto as pessoas procuram o aeroporto mais perto, é simples. Só em exceção vão entrar a outros aeroportos. Até há gente que vai entrar a Madrid, mas pegar nas exceções para fazer disso uma regra. O pessoal de Bragança obviamente vai entrar ao Porto, não tem opção melhor e mais perto.
pessoal vai entrar a Lisboa? Sim, se não tiver outra opção.
Querer fazer disso regra só mesmo quem quer inventar utopias que não existem em mais lado nenhum.
Ah e tal, as distancias medem-se em tempo e não em Km, mas os km dão para fazer sem se perder tempo?
Uma pessoa que tenha possibilidade de viagem para Lisboa alguma vez vai para Beja? A não ser que haja uma diferença abismal de preço que o justifique.
Eu devo ser uma pessoa estranha, em mais de 40 países visitados acho que o mais longe que fiquei de uma cidade deve ter sido 60/70km. Mas se há quem ache normal 170km, quem sou eu para dizer o contrário.

Realmente, ou vives bem e podes pagar para os aeroportos mais caros, ou então não tens mesmo noção...

"Ou quantos chegaram a Vigo para vir para Braga em vez de irem para o Porto? Zero?"
Eu conheço vários, e ainda agora para o jogo em Madrid vi várias pessoas a sugerirem ir por Vigo. Da próxima vez que usares o aeroporto do Porto, sugiro-te que vás à zona do GetBus (autocarro que faz a ligação a Braga e Guimarães) e vejas os outros autocarros que saem desse mesmo cais, porque há pelo menos duas linhas para a Galiza, uma delas até à Corunha, se não me engano (não tenho certeza disto, que fique claro).

"O pessoal vai para Beja e depois gasta 20 ou 30€ para cada lado para andar mais 1h30 ou 2horas de transportes? Utopias."
"Quais são esses aeroportos? Fiquei curioso."
Utopias??? Queres nomes?
- Paris-Beauvais: 1h15 de autocarro até à entrada de Paris, 1h50 se quiseres ir, por exemplo, para Notre-Dame, bem no centro da cidade.
- Paris-Vatry: 2h15 de carro. Para transportes, só com 45min de TGV e depois taxi...
- Londres-Luton: 1h20 até ao centro de Londres (usei a Tower Bridge como referência), de comboio.
- Londres-Stanstead: 1h15 de comboio até ao centro de Londres (Tower Bridge novamente).
- Londres-Southend: 1h20 de comboio até ao centro de Londres (Tower Bridge).
- Frankfurt-Hahn: 2h10 de autocarro até ao centro de Frankfurt.
- Dusseldorf-Weeze: 1h30 de autocarro+comboio até ao centro de Dusseldorf.
- Bruxelas-Charleroi: 1h20 de autocarro+comboio até ao centro de Bruxelas.
- Munique: 1h de comboio até ao centro da cidade.
- Milão-Bérgamo: 1h35 de autocarro até Milão.

Isto só na Europa central, nem sequer vou falar de Ásia ou América... E isto para não falar da quantidade de outros aeroportos que são usados como suporte sem ter o nome do verdadeiro destino associado (exemplos: Girona para Barcelona, Viena para Bratislava, entre muitos outros).

"Uma pessoa que tenha possibilidade de viagem para Lisboa alguma vez vai para Beja? A não ser que haja uma diferença abismal de preço que o justifique."
Normalmente o ponto é mesmo esse: a diferença de preço costuma justificar, ou os voos para Lisboa estão cheios e Beja surgiria como alternativa. Eu já fui várias vezes a Paris desde Portugal, e também prefiro viajar para Orly ou Charles de Gaulle, mas de vez em quando lá tinha que me sujeitar a Beauvais, que remédio...

"No resto as pessoas procuram o aeroporto mais perto, é simples. Só em exceção vão entrar a outros aeroportos."
Não, não é simples! Se o aeroporto mais perto só tiver TAP, KLM, Lufthansa, Iberia, AirFrance, etc., e o outro a 1h de distância tiver Ryanair, Easyjet, Wizzair, Transavia e Eurowings, vais ver se o que fica a 1h de distância não está cheio na mesma... Eu sei do que falo, porque faço muito isso! Tenho um aeroporto a 20min de casa, e voo maioritariamente doutro a mais de 1h de casa, porque a diferença de preço é gigante!
Obrigado pelos exemplos que deste ao PAF.
As pessoas ou desconhecem ou não querem perceber como funcionam os voos como neste caso o PAF.
Eu não me importo de pagar 10/20€ de transferes e perder 2h quando poupo 150€ num voo na Easyjet em vez de vir pela Lufthansa, exceto as horas saio a ganhar em €.
Sim, conheço algumas pessoas, aliás este verão muitas que foram apanhar voos a compostela pra destinos espanhóis, muito mais baratos que no porto e sim, compensa a viagem, o tempo e o parque de estacionamento para uma semana.

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Claro que eu não sei como funcionam os voos nem conhecia nenhum daqueles aeroportos! Só devo ter marcado nos últimos anos praí uns 200voos ou mais.
2horas de transfer? Mas onde na Europa é que tens 2h de transfer para as principais cidades?
Se algum for 2horas, de Beja serão 3h ou 4h para Lisboa. Em relação a quase todos os aeroportos citados Beja fica ao dobro ou mesmo triplo da distância.
Pessoal de Braga a entrar em Compostela? Deve existir com certeza, a sua relevancia em números no aeroporto deve rondar os zero. Como existe a entrar em Vigo essencialmente para escalas em Madrid, a sua relevância continua ser a mesma, perto de zero.
A quase totalidade viaja do Porto é esta a realidade.




joaoPC



Quote from: PAF on 06 de October de 2023, 16:34
Em vez de teorias, vamos por um caminho mais simples... A realidade.
Quem aqui neste fórum já foi apanhar um avião a Vigo, Santiago ou Corunha?
Quem aqui neste fórum algum dia já demorou 2horas a chegar ao seu destino num aeroporto mundial? Indo obviamente para a principal cidade?
Exceptuando situacoes excepcionais de trânsito.
A resposta à primeira devem caber numa mão, à 2 devem ser zero.
No resto nenhum dos aeroportos citados se aproxima sequer do de Beja a nenhum nível no que respeita à ligação. A não ser que em Lisboa os autocarros e comboios passem a andar pelo ar também.

Sobre o aeroprto de Beja há por aí centenas de artigos, é só lê-los.

Não fui porque não era mais barato.
Mas nós últimos dois anos fiz 4 viagens de avião e procurei sempre em Vigo.
Duas fiz por Lisboa que até é mais longe que Vigo por isso acho que conta para o exemplo

Quim

E as prometidas obras do estádio, quando serão conhecidas?
Não levem a mal, mas se querem discutir a ferrovia e os aeroportos têm o Skyscraper.

rpo.castro

Densidade populacional.
Ter 500.000 habitantes por si só não diz nada.

O comboio é uma óptima solução...para determinados locais. Para outros será o autocarro. Num país assimétrico como o nosso faz pouco sentido pegar em exemplos do contexto de outros lados.

Outra coisa que achei que já tinhamos aprendido era que não se criam coisas à espera que depois apareçam as pessoas tipo geração espontânea.


Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.