News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estádio Municipal de Braga

Started by ric, 05 de June de 2014, 18:00

Previous topic - Next topic

Lipeste

Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 16:56
Quote from: LS on 04 de October de 2023, 16:33
Mundial 2030 em Portugal.

Vislumbram aqui alguma oportunidade para solucionar o nosso problema?
Com a quantidade de países que vai receber jogos, não me parece que Portugal precise de mais do que 3 estádios.
E esses já existem sem ter de se gastar mais dinheiro dos contribuintes.

Bom bom era o Mundial não vir cá parar, a Portugal, mas se vier estou convencido que o lifting aos estádios metralhas não irá ser barato (claro que dezena(s) de milhões em comparação com as centenas de milhões necessários para a construção de um ou mais estádios é "barato" mas para além desse lifting haverá ainda uma dispendiosa lista de investimentos públicos associados ao Mundial).

joaoPC



Quote from: Lipeste on 04 de October de 2023, 17:22


Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 16:56
Quote from: LS on 04 de October de 2023, 16:33
Mundial 2030 em Portugal.

Vislumbram aqui alguma oportunidade para solucionar o nosso problema?
Com a quantidade de países que vai receber jogos, não me parece que Portugal precise de mais do que 3 estádios.
E esses já existem sem ter de se gastar mais dinheiro dos contribuintes.

Bom bom era o Mundial não vir cá parar, a Portugal, mas se vier estou convencido que o lifting aos estádios metralhas não irá ser barato (claro que dezena(s) de milhões em comparação com os milhões necessários para a construção de um ou mais estádios é "barato" mas para além desse lifting haverá ainda uma dispendiosa lista de investimentos públicos associados ao Mundial).

Num país como Portugal não duvido que se arranje mil e um motivos para criar contratos de ajuste direto e outras artimanhas para por dinheiro ao bolso com a justificação do mundial.
A realidade é que nenhum dos 3 estádios precisa de lifting nenhum para receber jogos do Mundial a não ser que passe a ser requisito ter coberturas completas.

LS

É garantido que vem cá parar.

Com isso é obvio que vai ser injectado muito dinheiro em transportes e aeroportos, nem queriam.

joaoPC



Quote from: LS on 04 de October de 2023, 17:27
É garantido que vem cá parar.

Com isso é obvio que vai ser injectado muito dinheiro em transportes e aeroportos, nem queriam.

O investimento em transportes já nós precisamos há muito tempo.
Não é preciso mundial nenhum para se investir de vez na ferrovia.
Pode ser que tenham como meta finalmente ligar Porto e/ou Lisboa a Madrid com uma ligação de alta velocidade.
Se fizessem isso não precisam de investir em aeroportos. Até porque qualquer investimento que façam, um novo aeroporto não vai estar pronto em 2030.

Lipeste

#2804
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 17:26


Quote from: Lipeste on 04 de October de 2023, 17:22


Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 16:56
Quote from: LS on 04 de October de 2023, 16:33
Mundial 2030 em Portugal.

Vislumbram aqui alguma oportunidade para solucionar o nosso problema?
Com a quantidade de países que vai receber jogos, não me parece que Portugal precise de mais do que 3 estádios.
E esses já existem sem ter de se gastar mais dinheiro dos contribuintes.

Bom bom era o Mundial não vir cá parar, a Portugal, mas se vier estou convencido que o lifting aos estádios metralhas não irá ser barato (claro que dezena(s) de milhões em comparação com os milhões necessários para a construção de um ou mais estádios é "barato" mas para além desse lifting haverá ainda uma dispendiosa lista de investimentos públicos associados ao Mundial).

Num país como Portugal não duvido que se arranje mil e um motivos para criar contratos de ajuste direto e outras artimanhas para por dinheiro ao bolso com a justificação do mundial.
A realidade é que nenhum dos 3 estádios precisa de lifting nenhum para receber jogos do Mundial a não ser que passe a ser requisito ter coberturas completas.
Nem uma "pinturinha"? Nem uma nova tecnologia xpto 3.0? Nem mais e melhores condições para a cs? Nem remodelação dos camarotes? Nem melhoria das acessibilidades?  ...? Nada mesmo?

Tudo somado, seja lá o que for, vão ser dezenas de milhões a sair dos bolsos dos contribuintes.

PAF

Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 17:09
Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.

E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.

Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.

Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.

rpo.castro

Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 17:53
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 17:09
Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.

E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.

Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.

Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.
China não, foram os jogos Olímpicos (e talvez outros escalões ou feminino).
O outro único grande país asiático é a Austrália, mas lá o futebol não é rei.

Podiam fazer o mundial 2034 na América do sul no uruguai,Paraguai, Argentina.

Estes 3 jogos de abertura não fazem sentido. Quando muito faziam apenas o jogo de abertura no estádio Centenário em Montevideo. Agora 3 jogos abertura mais 3 países? 6 seleções a fazerem viagens transatlânticas sem necessidade?

Isso da ferrovia era bom mas duvido que aconteça.
Primeiro precisam de 10.000 estudos para saber se o trajeto melhor entre porto e lisboa é por coimbra, pela Covilhã ou por beja.
Depois primeiro que se faça (é ver o tempo de electrificação da linha do minho ou da beira baixa). Apontava mais pro Centenário da expo 98.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.

joaoPC

Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 17:53
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 17:09
Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.

E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.

Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.

Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.
Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha

rpo.castro

#2808
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 19:42
Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 17:53
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 17:09
Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.

E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.

Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.

Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.
Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha
2 comboios por dia em cada sentido, 80 passageiros em cada comboio (40% da lotação), números em ano recorde.
Isto justifica uma altavelocidade?

Qual a grande razão para justificar um potencial grande movimento de pessoas entre Porto e vigo (que não vejo na A3)? A movida de Vigo? Eles virem ao Ikea?

https://eco.sapo.pt/2023/07/02/comboio-porto-vigo-chega-aos-dez-anos-mais-lento-e-ameacado-por-independencia-espanhola/
Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 19:42
Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 17:53
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 17:09
Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.

E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.

Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.

Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.
Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha
O rpo Castro já respondeu, mas eu acrescento, bilhetes a 30 ou 40euros!
Uma estação em Panoias ou Real, que demora mais a chegar de lá ao centro do que do Porto a Braga. E depois 2 ou 3mil milhões se calhar não chegam.
Melhorar a linha do Minho ok, TGV? Os governantes que ganhem juízo.
Mesmo Porto Lisboa se calhar com melhorias e alargamentos em certas zonas provavelmente resolviam a coisa. Mas aí ainda dou de barato, embora o custo dos bilhetes para a realidade tuga, acho que ficamos a ver os comboios passar.

joaoPC

Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 20:19
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 19:42
Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 17:53
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 17:09
Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.

E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.

Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.

Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.
Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha
2 comboios por dia em cada sentido, 80 passageiros em cada comboio (40% da lotação), números em ano recorde.
Isto justifica uma altavelocidade?

Qual a grande razão para justificar um potencial grande movimento de pessoas entre Porto e vigo (que não vejo na A3)? A movida de Vigo? Eles virem ao Ikea?

https://eco.sapo.pt/2023/07/02/comboio-porto-vigo-chega-aos-dez-anos-mais-lento-e-ameacado-por-independencia-espanhola/
Ui, eu falei de TGV em Porto - Vigo?
Falei que era a única linha com sucesso atualmente por isso não serve para enterrar dinheiro. E se tem pouca utilização é pela entrada de autocarros no mercado liberalizado com preços baixíssimos. Se melhorarem as condições os utilizadores aparecem.
E o comboio também serve para mercadorias, não é só para passageiros.
Para além de ser o meio mais eficiente a nível energético

rpo.castro

Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 21:02
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 20:19
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 19:42
Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 17:53
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 17:09
Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.

E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.

Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.

Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.
Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha
2 comboios por dia em cada sentido, 80 passageiros em cada comboio (40% da lotação), números em ano recorde.
Isto justifica uma altavelocidade?

Qual a grande razão para justificar um potencial grande movimento de pessoas entre Porto e vigo (que não vejo na A3)? A movida de Vigo? Eles virem ao Ikea?

https://eco.sapo.pt/2023/07/02/comboio-porto-vigo-chega-aos-dez-anos-mais-lento-e-ameacado-por-independencia-espanhola/
Ui, eu falei de TGV em Porto - Vigo?
Falei que era a única linha com sucesso atualmente por isso não serve para enterrar dinheiro. E se tem pouca utilização é pela entrada de autocarros no mercado liberalizado com preços baixíssimos. Se melhorarem as condições os utilizadores aparecem.
E o comboio também serve para mercadorias, não é só para passageiros.
Para além de ser o meio mais eficiente a nível energético
Se tivesse pouca utilização por causa dos autocarros, não teria crescido, teria recuado.
A verdade é que cresceu porque baixaram os preços e baixaram os preços porque passaram a ter concorrência. Antes pagavas camarão por tremoços.

Mas ainda assim tens uma procura baixíssima. Então o teu investimento porto vigo não era alta velocidade (que sempre foi o falado) seria o quê? Uma nova linha com o trajeto do TGV mas em comboio normal, que custaria na mesma milhares de milhões não recuperáveis face ao volume passageiros?
Mais anos a andar a fazer festinhas à linha que é o que se tem feito no nosso país?

E não vejo grande relevo no transporte mercadorias porto vigo. Eles têm um bom porto lá. Quem usa o serviço carga ferroviária não é quem transporta 3 ou 4 camiões. São indústrias pesadas como cimenteira, papel, automóvel. Não vejo essas a atravessar a fronteira, ou em quantidade que justifique o aluguer do comboio carga.

Agora de Porto a Lisboa é onde tens a linha congestionada, sendo que tens espaço para crescer a norte do Porto se for possível resolver estrangulamento Ermesinde-Contumil.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

Nós não temos que inventar nada, é olhar para os outros país, ver o que está mal feito, desde logo aqui ao lado em Espanha e não repetir.
Sendo que pelo que fui lendo a maioria das linhas são deficitárias e estamos a falar de cidades, 3,4 5 vezes maiores que as portuguesas.
A eficiência energética é importante, mas é preciso ver a que custo. O radicalismo a que estamos a assistir não faz qualquer sentido.


joaoPC



Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 21:17
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 21:02
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 20:19
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 19:42
Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 17:53
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 17:09
Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.

E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.

Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.

Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.
Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha
2 comboios por dia em cada sentido, 80 passageiros em cada comboio (40% da lotação), números em ano recorde.
Isto justifica uma altavelocidade?

Qual a grande razão para justificar um potencial grande movimento de pessoas entre Porto e vigo (que não vejo na A3)? A movida de Vigo? Eles virem ao Ikea?

https://eco.sapo.pt/2023/07/02/comboio-porto-vigo-chega-aos-dez-anos-mais-lento-e-ameacado-por-independencia-espanhola/
Ui, eu falei de TGV em Porto - Vigo?
Falei que era a única linha com sucesso atualmente por isso não serve para enterrar dinheiro. E se tem pouca utilização é pela entrada de autocarros no mercado liberalizado com preços baixíssimos. Se melhorarem as condições os utilizadores aparecem.
E o comboio também serve para mercadorias, não é só para passageiros.
Para além de ser o meio mais eficiente a nível energético
Se tivesse pouca utilização por causa dos autocarros, não teria crescido, teria recuado.
A verdade é que cresceu porque baixaram os preços e baixaram os preços porque passaram a ter concorrência. Antes pagavas camarão por tremoços.

Mas ainda assim tens uma procura baixíssima. Então o teu investimento porto vigo não era alta velocidade (que sempre foi o falado) seria o quê? Uma nova linha com o trajeto do TGV mas em comboio normal, que custaria na mesma milhares de milhões não recuperáveis face ao volume passageiros?
Mais anos a andar a fazer festinhas à linha que é o que se tem feito no nosso país?

E não vejo grande relevo no transporte mercadorias porto vigo. Eles têm um bom porto lá. Quem usa o serviço carga ferroviária não é quem transporta 3 ou 4 camiões. São indústrias pesadas como cimenteira, papel, automóvel. Não vejo essas a atravessar a fronteira, ou em quantidade que justifique o aluguer do comboio carga.

Agora de Porto a Lisboa é onde tens a linha congestionada, sendo que tens espaço para crescer a norte do Porto se for possível resolver estrangulamento Ermesinde-Contumil.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

"Pode ser que tenham como meta finalmente ligar Porto e/ou Lisboa a Madrid com uma ligação de alta velocidade."

"Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha"

Isto foi o que eu disse. Não entendo como daqui se retira que defendo um investimento no TGV nessa linha.
Depois puxas a notícia que fala em autocarros e eu apenas refiro que se não se deixassem as coisas ao abandono se calhar havia mais utilização. Por algum motivo a renfe quer deixar a CP encostada e começar a usar só eles a linha.

joaoPC



Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 21:34
Nós não temos que inventar nada, é olhar para os outros país, ver o que está mal feito, desde logo aqui ao lado em Espanha e não repetir.
Sendo que pelo que fui lendo a maioria das linhas são deficitárias e estamos a falar de cidades, 3,4 5 vezes maiores que as portuguesas.
A eficiência energética é importante, mas é preciso ver a que custo. O radicalismo a que estamos a assistir não faz qualquer sentido.

Em Espanha? Andas a ler mal. São um caso de sucesso na liberalização nos caminhos de ferro.

https://amp.expresso.pt/economia/2022-03-24-Comboios-privados-conquistam-Espanha-eacc80d4

Não estou a ver onde está o radicalismo

rpo.castro

Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 22:25


Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 21:17
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 21:02
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 20:19
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 19:42
Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 17:53
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 17:09
Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.

E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.

Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.

Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.
Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha
2 comboios por dia em cada sentido, 80 passageiros em cada comboio (40% da lotação), números em ano recorde.
Isto justifica uma altavelocidade?

Qual a grande razão para justificar um potencial grande movimento de pessoas entre Porto e vigo (que não vejo na A3)? A movida de Vigo? Eles virem ao Ikea?

https://eco.sapo.pt/2023/07/02/comboio-porto-vigo-chega-aos-dez-anos-mais-lento-e-ameacado-por-independencia-espanhola/
Ui, eu falei de TGV em Porto - Vigo?
Falei que era a única linha com sucesso atualmente por isso não serve para enterrar dinheiro. E se tem pouca utilização é pela entrada de autocarros no mercado liberalizado com preços baixíssimos. Se melhorarem as condições os utilizadores aparecem.
E o comboio também serve para mercadorias, não é só para passageiros.
Para além de ser o meio mais eficiente a nível energético
Se tivesse pouca utilização por causa dos autocarros, não teria crescido, teria recuado.
A verdade é que cresceu porque baixaram os preços e baixaram os preços porque passaram a ter concorrência. Antes pagavas camarão por tremoços.

Mas ainda assim tens uma procura baixíssima. Então o teu investimento porto vigo não era alta velocidade (que sempre foi o falado) seria o quê? Uma nova linha com o trajeto do TGV mas em comboio normal, que custaria na mesma milhares de milhões não recuperáveis face ao volume passageiros?
Mais anos a andar a fazer festinhas à linha que é o que se tem feito no nosso país?

E não vejo grande relevo no transporte mercadorias porto vigo. Eles têm um bom porto lá. Quem usa o serviço carga ferroviária não é quem transporta 3 ou 4 camiões. São indústrias pesadas como cimenteira, papel, automóvel. Não vejo essas a atravessar a fronteira, ou em quantidade que justifique o aluguer do comboio carga.

Agora de Porto a Lisboa é onde tens a linha congestionada, sendo que tens espaço para crescer a norte do Porto se for possível resolver estrangulamento Ermesinde-Contumil.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

"Pode ser que tenham como meta finalmente ligar Porto e/ou Lisboa a Madrid com uma ligação de alta velocidade."

"Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha"

Isto foi o que eu disse. Não entendo como daqui se retira que defendo um investimento no TGV nessa linha.
Depois puxas a notícia que fala em autocarros e eu apenas refiro que se não se deixassem as coisas ao abandono se calhar havia mais utilização. Por algum motivo a renfe quer deixar a CP encostada e começar a usar só eles a linha.
Queres que volte a repetir o meu último post?
Falas em alta velocidade.
Falas em investir na linha Porto-vigo, sendo que sempre que se fala em investir na linha porto-vigo é em alta velocidade. Se querias falar de um investimento diferente, deverias ter especificado.
Mas qual eravo investimento? Perguntei te e continuas a não responder. Só dizes que não é a alta velocidade.

Dizes que basta criar condições e aparecem.
Depois que não aparecem porque existem autocarros (e a culpa é minha por partilhar o que li).

Tens o Celta há vários anos e não é sucesso. E aumentou os passageiros porque baixou os preços como reação aos autocarros. Ainda assim para uns fantásticos 80 passageiros por comboio, ou seja 160 para lá, 160 para cá. "Sucesso".

A Renfe quer licença. Sim diz que linha porto vigo não é rentável e quer entrar em portugal e ir sozinha ate lisboa, da mesma maneira que opera linhas sozinha em França, em parceria no reino unido, mexico, dallas e arabia saudita e pretende entrar no centro da europa.

Porque é por de repente o comboio melhorar entre porto e vigo vão surgir clientes?
Se dissesses que há clientes que não vão no comboio por falta de alternativa, mas onde estão eles? Na estrada que é o sitio normal onde se pretenda retirar eles não existem, não em numero suficiente. Não tens nenhuma razao para haver um fluxo diario constante de várias centenas de pessoas como existe em braga-lisboa ou Guimarães-lisboa, sobretudo no troco porto lisboa.

Não se criam condições à espera que os clientes surjam por milagre. Tens de criar soluções para os clientes que têm problemas que estão localizados no eixo porto lisboa e nas duas AMP's

Transportes colectivos rodoviários de qualidade movidos a hidrogénio ou combustível sintetico para muitos casos serão soluções muito mais sustentáveis que ferrovias com escassa utilização (como o metro sul do tejo)

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 22:27


Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 21:34
Nós não temos que inventar nada, é olhar para os outros país, ver o que está mal feito, desde logo aqui ao lado em Espanha e não repetir.
Sendo que pelo que fui lendo a maioria das linhas são deficitárias e estamos a falar de cidades, 3,4 5 vezes maiores que as portuguesas.
A eficiência energética é importante, mas é preciso ver a que custo. O radicalismo a que estamos a assistir não faz qualquer sentido.

Em Espanha? Andas a ler mal. São um caso de sucesso na liberalização nos caminhos de ferro.

https://amp.expresso.pt/economia/2022-03-24-Comboios-privados-conquistam-Espanha-eacc80d4

Não estou a ver onde está o radicalismo
Não ando a ler mal não, o TGV não nasceu em Espanha o ano passado. A abertura à concorrência ainda é recente e duvido que esse sucesso se aplique a todas as linhas.
Até há poucos anos atrás todas as linhas eram deficitárias. (embora de gestão pública...)

O radicalismo é achar que o TGV vai ser um milagre e vai resolver todos os problemas da eficiência energética! Esquecendo que o custo pode ser maior que o beneficio.
O radicalismo é ir em "modas" só porque os outros também foram.
Como disse acima não temos que inventar nada, é só ver os erros dos outros e não repetir.

joaoPC



Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 22:51
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 22:25


Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 21:17
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 21:02
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 20:19
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 19:42
Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 17:53
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 17:09
Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.

E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.

Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.

Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.
Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha
2 comboios por dia em cada sentido, 80 passageiros em cada comboio (40% da lotação), números em ano recorde.
Isto justifica uma altavelocidade?

Qual a grande razão para justificar um potencial grande movimento de pessoas entre Porto e vigo (que não vejo na A3)? A movida de Vigo? Eles virem ao Ikea?

https://eco.sapo.pt/2023/07/02/comboio-porto-vigo-chega-aos-dez-anos-mais-lento-e-ameacado-por-independencia-espanhola/
Ui, eu falei de TGV em Porto - Vigo?
Falei que era a única linha com sucesso atualmente por isso não serve para enterrar dinheiro. E se tem pouca utilização é pela entrada de autocarros no mercado liberalizado com preços baixíssimos. Se melhorarem as condições os utilizadores aparecem.
E o comboio também serve para mercadorias, não é só para passageiros.
Para além de ser o meio mais eficiente a nível energético
Se tivesse pouca utilização por causa dos autocarros, não teria crescido, teria recuado.
A verdade é que cresceu porque baixaram os preços e baixaram os preços porque passaram a ter concorrência. Antes pagavas camarão por tremoços.

Mas ainda assim tens uma procura baixíssima. Então o teu investimento porto vigo não era alta velocidade (que sempre foi o falado) seria o quê? Uma nova linha com o trajeto do TGV mas em comboio normal, que custaria na mesma milhares de milhões não recuperáveis face ao volume passageiros?
Mais anos a andar a fazer festinhas à linha que é o que se tem feito no nosso país?

E não vejo grande relevo no transporte mercadorias porto vigo. Eles têm um bom porto lá. Quem usa o serviço carga ferroviária não é quem transporta 3 ou 4 camiões. São indústrias pesadas como cimenteira, papel, automóvel. Não vejo essas a atravessar a fronteira, ou em quantidade que justifique o aluguer do comboio carga.

Agora de Porto a Lisboa é onde tens a linha congestionada, sendo que tens espaço para crescer a norte do Porto se for possível resolver estrangulamento Ermesinde-Contumil.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

"Pode ser que tenham como meta finalmente ligar Porto e/ou Lisboa a Madrid com uma ligação de alta velocidade."

"Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha"

Isto foi o que eu disse. Não entendo como daqui se retira que defendo um investimento no TGV nessa linha.
Depois puxas a notícia que fala em autocarros e eu apenas refiro que se não se deixassem as coisas ao abandono se calhar havia mais utilização. Por algum motivo a renfe quer deixar a CP encostada e começar a usar só eles a linha.
Queres que volte a repetir o meu último post?
Falas em alta velocidade.
Falas em investir na linha Porto-vigo, sendo que sempre que se fala em investir na linha porto-vigo é em alta velocidade. Se querias falar de um investimento diferente, deverias ter especificado.
Mas qual eravo investimento? Perguntei te e continuas a não responder. Só dizes que não é a alta velocidade.

Dizes que basta criar condições e aparecem.
Depois que não aparecem porque existem autocarros (e a culpa é minha por partilhar o que li).

Tens o Celta há vários anos e não é sucesso. E aumentou os passageiros porque baixou os preços como reação aos autocarros. Ainda assim para uns fantásticos 80 passageiros por comboio, ou seja 160 para lá, 160 para cá. "Sucesso".

A Renfe quer licença. Sim diz que linha porto vigo não é rentável e quer entrar em portugal e ir sozinha ate lisboa, da mesma maneira que opera linhas sozinha em França, em parceria no reino unido, mexico, dallas e arabia saudita e pretende entrar no centro da europa.

Porque é por de repente o comboio melhorar entre porto e vigo vão surgir clientes?
Se dissesses que há clientes que não vão no comboio por falta de alternativa, mas onde estão eles? Na estrada que é o sitio normal onde se pretenda retirar eles não existem, não em numero suficiente. Não tens nenhuma razao para haver um fluxo diario constante de várias centenas de pessoas como existe em braga-lisboa ou Guimarães-lisboa, sobretudo no troco porto lisboa.

Não se criam condições à espera que os clientes surjam por milagre. Tens de criar soluções para os clientes que têm problemas que estão localizados no eixo porto lisboa e nas duas AMP's

Transportes colectivos rodoviários de qualidade movidos a hidrogénio ou combustível sintetico para muitos casos serão soluções muito mais sustentáveis que ferrovias com escassa utilização (como o metro sul do tejo)

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Eh pá, continuas a puxar pelo assunto que não foi o que eu disse. Até pus as minhas respostas por ordem...
Vou tentar outra vez

1. Falei na alta velocidade para Madrid

2. Disse que não entendo porque a organização de um mundial há de significar gastar milhões numa linha que já existe e tem sucesso (que tu não concordas que exista). Para responder a este comentário:
"No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro"
O meu argumento é precisamente o contrário, que não é necessário gastar milhões na única linha que já liga Portugal-Espanha com sucesso.

3. Discussão sobre o sucesso ou não da linha depois da tua resposta. Eu defendi a criação de melhores condições para os utilizadores. Por exemplo, preços mais baixos (que já está a ter sucesso com o aumento dos clientes), comboios mais confortáveis, melhores ligações á saída do comboio e uma que tu referiste. Usar essa linha para ir de Corunha a Lisboa.
E está lá na notícia que metes a importância da ligação e oportunidades futuras:
"Na região discute-se também um "projeto-piloto para a implementação, entre Vigo e Viana do Castelo, de um serviço de proximidade para dar resposta aos núcleos habitacionais próximos dos polígonos/parques empresariais e portos de mar; organizar frequências e horários complementares com outros meios de transporte (intermodalidade e interoperacionalidade), realizar investimentos necessários para a melhoria das vias e instalações ferroviárias, articular um serviço tarifário integrado e digitalizar a informação do transporte intermodal""

joaoPC

Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 23:44
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 22:27


Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 21:34
Nós não temos que inventar nada, é olhar para os outros país, ver o que está mal feito, desde logo aqui ao lado em Espanha e não repetir.
Sendo que pelo que fui lendo a maioria das linhas são deficitárias e estamos a falar de cidades, 3,4 5 vezes maiores que as portuguesas.
A eficiência energética é importante, mas é preciso ver a que custo. O radicalismo a que estamos a assistir não faz qualquer sentido.

Em Espanha? Andas a ler mal. São um caso de sucesso na liberalização nos caminhos de ferro.

https://amp.expresso.pt/economia/2022-03-24-Comboios-privados-conquistam-Espanha-eacc80d4

Não estou a ver onde está o radicalismo
Não ando a ler mal não, o TGV não nasceu em Espanha o ano passado. A abertura à concorrência ainda é recente e duvido que esse sucesso se aplique a todas as linhas.
Até há poucos anos atrás todas as linhas eram deficitárias. (embora de gestão pública...)

O radicalismo é achar que o TGV vai ser um milagre e vai resolver todos os problemas da eficiência energética! Esquecendo que o custo pode ser maior que o beneficio.
O radicalismo é ir em "modas" só porque os outros também foram.
Como disse acima não temos que inventar nada, é só ver os erros dos outros e não repetir.

Sabes que ser mais eficiente a nível energético não necessita só de ser pelas alterações climáticas. É mesmo porque fica mais barato transportar o mesmo número de pessoas de uma lado para o outro.
E dou te um exemplo muito simples... os 3k ou 4k braguistas que vão ver a Champions a Madrid, metade iria de comboio se tivessem essa opção em vez de avião ou carro. E ficava mais barato para eles porque era um meio de transporte mais eficiente logo mais barato. Para não falar do transtorno que é andar de avião.

"O radicalismo é achar que o TGV vai ser um milagre e vai resolver todos os problemas da eficiência energética!"

E quem disse isso?
Eu só quero ter a possibilidade de ir a Lisboa e em vez de ter de escolher o autocarro, puder apanhar um comboio que saia a horas, não demore mais que um autocarro e chegue a hora prevista sem correr o risco de ser cancelado.

"Como disse acima não temos que inventar nada, é só ver os erros dos outros e não repetir"

Tens exemplos dos erros?
Eu posso dar mais exemplo de sucesso de investimento na ferrovia.

PAF

Os erros são o anos que o TGV deu prejuízo em Espanha e as linhas que andavam ás moscas. O TGV não é a linha Madrid Barcelona, são 3200km.
é de 2018, mas há por aí dezenas de artigos sobre o TGV espanhol.
https://rr.sapo.pt/artigo/francisco-sarsfield-cabral/2018/07/26/o-grande-fiasco-do-tgv-na-ue/117673/

No resto se fica mais barato e é mais eficiente como toda a gente parece que descobriu agora, (até parece que não existe TGV há mais de 40 anos) os preços serão mais baratos e as pessoas irão optar por esses meios, é isso que se espera. Até agora e salvo o último ano os preços mais baratos não passaram de utopia e a procura foi o que foi. Vamos ver a médio prazo. Não me espantaria estarem a tentar matar a concorrência para depois os preços ficarem no normal que tivemos até aqui ou acabar o contribuinte a subsidiar como habitualmente.
Vão ser os clientes a decidir o que querem.
Acredito que haja linhas rentáveis ou até muito rentáveis, mas não serão todas assim. Quando vejo tudo a apresentar uma coisa como a ultima batata do pacote fico sempre com a pulga atrás da orelha, mais ainda quando falamos de um transporte com décadas de existência.
O pessoal ia daqui a Madrid de TGV se o tivesse? Depende do custo, é isso que importa no fim para a maioria dos clientes, basta ver o sucesso da Ryanair. De carro gastarias 40€ pessoa ou por aí. De comboio num dia de grande procura duvido que o preço fosse esse ou sequer perto.
O comboio será eficiente se tiver pessoas lá dentro... se os lugares andarem vazios lá se vai a eficiência.

O que tu queres dos comboios não tem nada a ver com TGV, tem a ver com gestão. Mas isso para quem manda nem parece interessar discutir.
No fim façam lá o TGV a parar em todas as estações e apeadeiros de meia dúzia de gatos, cá estaremos todos para pagar os desvarios, também são só vários mil milhões.
Por fim, não tenho nada contra a ferrovia, já usei em vários países europeus,  e uso em Portugal de quando em vez. Acho que é um excelente meio de transporte sem dúvida. Mas acho que as decisões de investimento devem ser ponderadas, até porque temos o exemplo do passado.