News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estádio Municipal de Braga

Started by ric, 05 de June de 2014, 18:00

Previous topic - Next topic

joaoPC

Quote from: PAF on 05 de October de 2023, 01:53
Os erros são o anos que o TGV deu prejuízo em Espanha e as linhas que andavam ás moscas. O TGV não é a linha Madrid Barcelona, são 3200km.
é de 2018, mas há por aí dezenas de artigos sobre o TGV espanhol.
https://rr.sapo.pt/artigo/francisco-sarsfield-cabral/2018/07/26/o-grande-fiasco-do-tgv-na-ue/117673/

No resto se fica mais barato e é mais eficiente como toda a gente parece que descobriu agora, (até parece que não existe TGV há mais de 40 anos) os preços serão mais baratos e as pessoas irão optar por esses meios, é isso que se espera. Até agora e salvo o último ano os preços mais baratos não passaram de utopia e a procura foi o que foi. Vamos ver a médio prazo. Não me espantaria estarem a tentar matar a concorrência para depois os preços ficarem no normal que tivemos até aqui ou acabar o contribuinte a subsidiar como habitualmente.
Vão ser os clientes a decidir o que querem.
Acredito que haja linhas rentáveis ou até muito rentáveis, mas não serão todas assim. Quando vejo tudo a apresentar uma coisa como a ultima batata do pacote fico sempre com a pulga atrás da orelha, mais ainda quando falamos de um transporte com décadas de existência.
O pessoal ia daqui a Madrid de TGV se o tivesse? Depende do custo, é isso que importa no fim para a maioria dos clientes, basta ver o sucesso da Ryanair. De carro gastarias 40€ pessoa ou por aí. De comboio num dia de grande procura duvido que o preço fosse esse ou sequer perto.
O comboio será eficiente se tiver pessoas lá dentro... se os lugares andarem vazios lá se vai a eficiência.

O que tu queres dos comboios não tem nada a ver com TGV, tem a ver com gestão. Mas isso para quem manda nem parece interessar discutir.
No fim façam lá o TGV a parar em todas as estações e apeadeiros de meia dúzia de gatos, cá estaremos todos para pagar os desvarios, também são só vários mil milhões.
Por fim, não tenho nada contra a ferrovia, já usei em vários países europeus,  e uso em Portugal de quando em vez. Acho que é um excelente meio de transporte sem dúvida. Mas acho que as decisões de investimento devem ser ponderadas, até porque temos o exemplo do passado.
Pois, mas eu só disse alta velocidade de Madrid a Lisboa ou Porto e não Kms e Kms. O resto é investimento em ferrovia que Portugal bem precisa

rpo.castro

Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 23:49


Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 22:51
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 22:25


Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 21:17
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 21:02
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 20:19
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 19:42
Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 17:53
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 17:09
Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.

E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.

Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.

Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.
Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha
2 comboios por dia em cada sentido, 80 passageiros em cada comboio (40% da lotação), números em ano recorde.
Isto justifica uma altavelocidade?

Qual a grande razão para justificar um potencial grande movimento de pessoas entre Porto e vigo (que não vejo na A3)? A movida de Vigo? Eles virem ao Ikea?

https://eco.sapo.pt/2023/07/02/comboio-porto-vigo-chega-aos-dez-anos-mais-lento-e-ameacado-por-independencia-espanhola/
Ui, eu falei de TGV em Porto - Vigo?
Falei que era a única linha com sucesso atualmente por isso não serve para enterrar dinheiro. E se tem pouca utilização é pela entrada de autocarros no mercado liberalizado com preços baixíssimos. Se melhorarem as condições os utilizadores aparecem.
E o comboio também serve para mercadorias, não é só para passageiros.
Para além de ser o meio mais eficiente a nível energético
Se tivesse pouca utilização por causa dos autocarros, não teria crescido, teria recuado.
A verdade é que cresceu porque baixaram os preços e baixaram os preços porque passaram a ter concorrência. Antes pagavas camarão por tremoços.

Mas ainda assim tens uma procura baixíssima. Então o teu investimento porto vigo não era alta velocidade (que sempre foi o falado) seria o quê? Uma nova linha com o trajeto do TGV mas em comboio normal, que custaria na mesma milhares de milhões não recuperáveis face ao volume passageiros?
Mais anos a andar a fazer festinhas à linha que é o que se tem feito no nosso país?

E não vejo grande relevo no transporte mercadorias porto vigo. Eles têm um bom porto lá. Quem usa o serviço carga ferroviária não é quem transporta 3 ou 4 camiões. São indústrias pesadas como cimenteira, papel, automóvel. Não vejo essas a atravessar a fronteira, ou em quantidade que justifique o aluguer do comboio carga.

Agora de Porto a Lisboa é onde tens a linha congestionada, sendo que tens espaço para crescer a norte do Porto se for possível resolver estrangulamento Ermesinde-Contumil.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

"Pode ser que tenham como meta finalmente ligar Porto e/ou Lisboa a Madrid com uma ligação de alta velocidade."

"Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha"

Isto foi o que eu disse. Não entendo como daqui se retira que defendo um investimento no TGV nessa linha.
Depois puxas a notícia que fala em autocarros e eu apenas refiro que se não se deixassem as coisas ao abandono se calhar havia mais utilização. Por algum motivo a renfe quer deixar a CP encostada e começar a usar só eles a linha.
Queres que volte a repetir o meu último post?
Falas em alta velocidade.
Falas em investir na linha Porto-vigo, sendo que sempre que se fala em investir na linha porto-vigo é em alta velocidade. Se querias falar de um investimento diferente, deverias ter especificado.
Mas qual eravo investimento? Perguntei te e continuas a não responder. Só dizes que não é a alta velocidade.

Dizes que basta criar condições e aparecem.
Depois que não aparecem porque existem autocarros (e a culpa é minha por partilhar o que li).

Tens o Celta há vários anos e não é sucesso. E aumentou os passageiros porque baixou os preços como reação aos autocarros. Ainda assim para uns fantásticos 80 passageiros por comboio, ou seja 160 para lá, 160 para cá. "Sucesso".

A Renfe quer licença. Sim diz que linha porto vigo não é rentável e quer entrar em portugal e ir sozinha ate lisboa, da mesma maneira que opera linhas sozinha em França, em parceria no reino unido, mexico, dallas e arabia saudita e pretende entrar no centro da europa.

Porque é por de repente o comboio melhorar entre porto e vigo vão surgir clientes?
Se dissesses que há clientes que não vão no comboio por falta de alternativa, mas onde estão eles? Na estrada que é o sitio normal onde se pretenda retirar eles não existem, não em numero suficiente. Não tens nenhuma razao para haver um fluxo diario constante de várias centenas de pessoas como existe em braga-lisboa ou Guimarães-lisboa, sobretudo no troco porto lisboa.

Não se criam condições à espera que os clientes surjam por milagre. Tens de criar soluções para os clientes que têm problemas que estão localizados no eixo porto lisboa e nas duas AMP's

Transportes colectivos rodoviários de qualidade movidos a hidrogénio ou combustível sintetico para muitos casos serão soluções muito mais sustentáveis que ferrovias com escassa utilização (como o metro sul do tejo)

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Eh pá, continuas a puxar pelo assunto que não foi o que eu disse. Até pus as minhas respostas por ordem...
Vou tentar outra vez

1. Falei na alta velocidade para Madrid

2. Disse que não entendo porque a organização de um mundial há de significar gastar milhões numa linha que já existe e tem sucesso (que tu não concordas que exista). Para responder a este comentário:
"No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro"
O meu argumento é precisamente o contrário, que não é necessário gastar milhões na única linha que já liga Portugal-Espanha com sucesso.

3. Discussão sobre o sucesso ou não da linha depois da tua resposta. Eu defendi a criação de melhores condições para os utilizadores. Por exemplo, preços mais baixos (que já está a ter sucesso com o aumento dos clientes), comboios mais confortáveis, melhores ligações á saída do comboio e uma que tu referiste. Usar essa linha para ir de Corunha a Lisboa.
E está lá na notícia que metes a importância da ligação e oportunidades futuras:
"Na região discute-se também um "projeto-piloto para a implementação, entre Vigo e Viana do Castelo, de um serviço de proximidade para dar resposta aos núcleos habitacionais próximos dos polígonos/parques empresariais e portos de mar; organizar frequências e horários complementares com outros meios de transporte (intermodalidade e interoperacionalidade), realizar investimentos necessários para a melhoria das vias e instalações ferroviárias, articular um serviço tarifário integrado e digitalizar a informação do transporte intermodal""
Como pode a linha porto vigo ser um sucesso com os numeros apresentados e com um dos operadores a querer sair?

Sucesso tens no corredor porto lisboa, que duvido que a alta velocidade resolva alguma coisa, principalmente se for parar aqui e acolá para fazer a vontade aos autarcas. E depois a questão do preço.  O Alfa não é barato nas horas que interessam ao pessoal. Quanto será o bilhete do TGV contando com concorrência avião e autocarro?

Para a linha do minho, ou porto vigo, com 40% ocupação, 80 passageiros não tens rentabilidade nenhuma, nem com bilhetes caros nem com baratos, muito menos tens espaço para investimento porque não é por criares as condições que crias a necessidade. Ou abrimos um tgv Braga chaves a 5€ e vai estar cheio todos os dias só porque existe?

O problema da ferrovia e quem diz a ferrovia diz o resto é falta de um plano como todo que olhe para as necessidades e as resolva. Só se olham para o que dá votos, para encher o bolso e fazer vontades aos parceiros.

Por isso é que já tinhamos uma 3a autoestrada porto lisboa em construção e o aeroporto de lisboa pode ficar em qualquer lado desde que seja em lado nenhum.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.

joaoPC



Quote from: rpo.castro on 05 de October de 2023, 11:16
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 23:49


Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 22:51
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 22:25


Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 21:17
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 21:02
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 20:19
Quote from: joaoPC on 04 de October de 2023, 19:42
Quote from: PAF on 04 de October de 2023, 17:53
Quote from: rpo.castro on 04 de October de 2023, 17:09
Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.

E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.

Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.

Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.
Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha
2 comboios por dia em cada sentido, 80 passageiros em cada comboio (40% da lotação), números em ano recorde.
Isto justifica uma altavelocidade?

Qual a grande razão para justificar um potencial grande movimento de pessoas entre Porto e vigo (que não vejo na A3)? A movida de Vigo? Eles virem ao Ikea?

https://eco.sapo.pt/2023/07/02/comboio-porto-vigo-chega-aos-dez-anos-mais-lento-e-ameacado-por-independencia-espanhola/
Ui, eu falei de TGV em Porto - Vigo?
Falei que era a única linha com sucesso atualmente por isso não serve para enterrar dinheiro. E se tem pouca utilização é pela entrada de autocarros no mercado liberalizado com preços baixíssimos. Se melhorarem as condições os utilizadores aparecem.
E o comboio também serve para mercadorias, não é só para passageiros.
Para além de ser o meio mais eficiente a nível energético
Se tivesse pouca utilização por causa dos autocarros, não teria crescido, teria recuado.
A verdade é que cresceu porque baixaram os preços e baixaram os preços porque passaram a ter concorrência. Antes pagavas camarão por tremoços.

Mas ainda assim tens uma procura baixíssima. Então o teu investimento porto vigo não era alta velocidade (que sempre foi o falado) seria o quê? Uma nova linha com o trajeto do TGV mas em comboio normal, que custaria na mesma milhares de milhões não recuperáveis face ao volume passageiros?
Mais anos a andar a fazer festinhas à linha que é o que se tem feito no nosso país?

E não vejo grande relevo no transporte mercadorias porto vigo. Eles têm um bom porto lá. Quem usa o serviço carga ferroviária não é quem transporta 3 ou 4 camiões. São indústrias pesadas como cimenteira, papel, automóvel. Não vejo essas a atravessar a fronteira, ou em quantidade que justifique o aluguer do comboio carga.

Agora de Porto a Lisboa é onde tens a linha congestionada, sendo que tens espaço para crescer a norte do Porto se for possível resolver estrangulamento Ermesinde-Contumil.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

"Pode ser que tenham como meta finalmente ligar Porto e/ou Lisboa a Madrid com uma ligação de alta velocidade."

"Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha"

Isto foi o que eu disse. Não entendo como daqui se retira que defendo um investimento no TGV nessa linha.
Depois puxas a notícia que fala em autocarros e eu apenas refiro que se não se deixassem as coisas ao abandono se calhar havia mais utilização. Por algum motivo a renfe quer deixar a CP encostada e começar a usar só eles a linha.
Queres que volte a repetir o meu último post?
Falas em alta velocidade.
Falas em investir na linha Porto-vigo, sendo que sempre que se fala em investir na linha porto-vigo é em alta velocidade. Se querias falar de um investimento diferente, deverias ter especificado.
Mas qual eravo investimento? Perguntei te e continuas a não responder. Só dizes que não é a alta velocidade.

Dizes que basta criar condições e aparecem.
Depois que não aparecem porque existem autocarros (e a culpa é minha por partilhar o que li).

Tens o Celta há vários anos e não é sucesso. E aumentou os passageiros porque baixou os preços como reação aos autocarros. Ainda assim para uns fantásticos 80 passageiros por comboio, ou seja 160 para lá, 160 para cá. "Sucesso".

A Renfe quer licença. Sim diz que linha porto vigo não é rentável e quer entrar em portugal e ir sozinha ate lisboa, da mesma maneira que opera linhas sozinha em França, em parceria no reino unido, mexico, dallas e arabia saudita e pretende entrar no centro da europa.

Porque é por de repente o comboio melhorar entre porto e vigo vão surgir clientes?
Se dissesses que há clientes que não vão no comboio por falta de alternativa, mas onde estão eles? Na estrada que é o sitio normal onde se pretenda retirar eles não existem, não em numero suficiente. Não tens nenhuma razao para haver um fluxo diario constante de várias centenas de pessoas como existe em braga-lisboa ou Guimarães-lisboa, sobretudo no troco porto lisboa.

Não se criam condições à espera que os clientes surjam por milagre. Tens de criar soluções para os clientes que têm problemas que estão localizados no eixo porto lisboa e nas duas AMP's

Transportes colectivos rodoviários de qualidade movidos a hidrogénio ou combustível sintetico para muitos casos serão soluções muito mais sustentáveis que ferrovias com escassa utilização (como o metro sul do tejo)

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Eh pá, continuas a puxar pelo assunto que não foi o que eu disse. Até pus as minhas respostas por ordem...
Vou tentar outra vez

1. Falei na alta velocidade para Madrid

2. Disse que não entendo porque a organização de um mundial há de significar gastar milhões numa linha que já existe e tem sucesso (que tu não concordas que exista). Para responder a este comentário:
"No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro"
O meu argumento é precisamente o contrário, que não é necessário gastar milhões na única linha que já liga Portugal-Espanha com sucesso.

3. Discussão sobre o sucesso ou não da linha depois da tua resposta. Eu defendi a criação de melhores condições para os utilizadores. Por exemplo, preços mais baixos (que já está a ter sucesso com o aumento dos clientes), comboios mais confortáveis, melhores ligações á saída do comboio e uma que tu referiste. Usar essa linha para ir de Corunha a Lisboa.
E está lá na notícia que metes a importância da ligação e oportunidades futuras:
"Na região discute-se também um "projeto-piloto para a implementação, entre Vigo e Viana do Castelo, de um serviço de proximidade para dar resposta aos núcleos habitacionais próximos dos polígonos/parques empresariais e portos de mar; organizar frequências e horários complementares com outros meios de transporte (intermodalidade e interoperacionalidade), realizar investimentos necessários para a melhoria das vias e instalações ferroviárias, articular um serviço tarifário integrado e digitalizar a informação do transporte intermodal""
Como pode a linha porto vigo ser um sucesso com os numeros apresentados e com um dos operadores a querer sair?

Sucesso tens no corredor porto lisboa, que duvido que a alta velocidade resolva alguma coisa, principalmente se for parar aqui e acolá para fazer a vontade aos autarcas. E depois a questão do preço.  O Alfa não é barato nas horas que interessam ao pessoal. Quanto será o bilhete do TGV contando com concorrência avião e autocarro?

Para a linha do minho, ou porto vigo, com 40% ocupação, 80 passageiros não tens rentabilidade nenhuma, nem com bilhetes caros nem com baratos, muito menos tens espaço para investimento porque não é por criares as condições que crias a necessidade. Ou abrimos um tgv Braga chaves a 5€ e vai estar cheio todos os dias só porque existe?

O problema da ferrovia e quem diz a ferrovia diz o resto é falta de um plano como todo que olhe para as necessidades e as resolva. Só se olham para o que dá votos, para encher o bolso e fazer vontades aos parceiros.

Por isso é que já tinhamos uma 3a autoestrada porto lisboa em construção e o aeroporto de lisboa pode ficar em qualquer lado desde que seja em lado nenhum.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Qual é o operador que quer sair?
Eu vejo um a querer entrar e aumentar a oferta da linha.
E os 40% de ocupação dá 1 milhão ano em venda de bilhetes se forem a 10€ cada.

"não é por criares as condições que crias a necessidade"

A necessidade existe senão não havia dezenas de autocarros a fazer o trajeto.

"O problema da ferrovia e quem diz a ferrovia diz o resto é falta de um plano"

[emoji457]

Enorme_Guerreiro

Quote from: PAF on 05 de October de 2023, 01:53
Os erros são o anos que o TGV deu prejuízo em Espanha e as linhas que andavam ás moscas. O TGV não é a linha Madrid Barcelona, são 3200km.
é de 2018, mas há por aí dezenas de artigos sobre o TGV espanhol.
https://rr.sapo.pt/artigo/francisco-sarsfield-cabral/2018/07/26/o-grande-fiasco-do-tgv-na-ue/117673/

No resto se fica mais barato e é mais eficiente como toda a gente parece que descobriu agora, (até parece que não existe TGV há mais de 40 anos) os preços serão mais baratos e as pessoas irão optar por esses meios, é isso que se espera. Até agora e salvo o último ano os preços mais baratos não passaram de utopia e a procura foi o que foi. Vamos ver a médio prazo. Não me espantaria estarem a tentar matar a concorrência para depois os preços ficarem no normal que tivemos até aqui ou acabar o contribuinte a subsidiar como habitualmente.
Vão ser os clientes a decidir o que querem.
Acredito que haja linhas rentáveis ou até muito rentáveis, mas não serão todas assim. Quando vejo tudo a apresentar uma coisa como a ultima batata do pacote fico sempre com a pulga atrás da orelha, mais ainda quando falamos de um transporte com décadas de existência.
O pessoal ia daqui a Madrid de TGV se o tivesse? Depende do custo, é isso que importa no fim para a maioria dos clientes, basta ver o sucesso da Ryanair. De carro gastarias 40€ pessoa ou por aí. De comboio num dia de grande procura duvido que o preço fosse esse ou sequer perto.
O comboio será eficiente se tiver pessoas lá dentro... se os lugares andarem vazios lá se vai a eficiência.

O que tu queres dos comboios não tem nada a ver com TGV, tem a ver com gestão. Mas isso para quem manda nem parece interessar discutir.
No fim façam lá o TGV a parar em todas as estações e apeadeiros de meia dúzia de gatos, cá estaremos todos para pagar os desvarios, também são só vários mil milhões.
Por fim, não tenho nada contra a ferrovia, já usei em vários países europeus,  e uso em Portugal de quando em vez. Acho que é um excelente meio de transporte sem dúvida. Mas acho que as decisões de investimento devem ser ponderadas, até porque temos o exemplo do passado.
Não querendo entrar no resto da discussão porque tenho pouco conhecimento de números e tal (apesar de ser um grande defensor da ferrovia, e não ter dúvidas que o uso iria aumentar muito se a rede fosse extensa e minimamente eficiente, ainda que pudesse levar alguns anos a estabelecer-se - somos um país pouco habituado ao uso do comboio e a transportes públicos no geral, e por isso seria necessária quase uma mudança cultural, mas tenho zero dúvidas que aconteceria -, se houvesse uma linha de comboio direta e minimamente eficiente entre Esposende/Póvoa do Varzim - pela ligação ao metro do Porto - e Guimarães, passando por Barcelos e Braga, a mobilidade entre estas cidades seria muito mais fácil, desde pessoas que trabalham em cidades onde não vivem, aos estudantes universitários, passando pelas idas à praia ao fim-de-semana, etc.), este ponto pareceu-me demasiado redutor. São 40€ de carro se encheres o carro. São 40€ de carro, se tiveres um carro que seja fiável para uma viagem tão longa (e muita gente em Portugal não tem). São 40€ de carro se tiveres gente disposta a conduzir essa distância. Se tivesses uma linha de alta velocidade, a demorar menos tempo a fazer a viagem, num comboio confortável, onde podem ir todos a conviver, a beber uns copos, a ir mijar sempre que necessário, não tenhas dúvidas que muita gente ia preferir essa solução, mesmo que tivesse de pagar mais um bocado. Claro que se fossem 200€ em vez de 40€, a procura ia ser muito menor, a questão é que não é necessário chegar a esses valores, é perfeitamente possível fazer mais barato, pelo menos pelos preços que vejo serem praticados por essa Europa fora. É, acima de tudo, cultural. Eu sou suspeito porque vivo no país com maior densidade de ferrovia da Europa, onde, apesar do serviço estar longe de ser eficiente (raramente pontual, atrasos por vezes gigantes, cancelamentos repentinos, etc.), e de não ser propriamente barato, "toda a gente" usa e os comboios estão frequentemente cheios, porque consegues chegar a todo o lado sem teres de estar preocupado com trânsito, com estacionamento, com conduzir,... E isto aplica-se aos adeptos de futebol também, visto que a maioria dos adeptos alemães se desloca aos jogos fora de comboio, e não existe TGV no país.

Eu percebo os argumentos dos números, e do TGV em concreto, e também não me quero meter nessa discussão. Mas investir na ferrovia é fundamental, não só por "moda" (ridículo apelidar a preocupação ambiental de "moda", mas nem quero entrar por aí), mas para tornar o país mais habitável. Eu acho que as pessoas não têm bem noção da diferença que faria, porque nunca a tiveram, e culturalmente para nós o comboio é visto como pouco prático (basta ver a reação do pessoal à utilização do comboio para o Jamor), mas a nossa visão é que está errada, e não tenho dúvidas que se a população portuguesa experimentasse viver com uma ferrovia que chega a todo o lado, ia adoptá-la com unhas e dentes.

PAF

"Eu acho que as pessoas não têm bem noção da diferença que faria, porque nunca a tiveram, e culturalmente para nós o comboio é visto como pouco prático (basta ver a reação do pessoal à utilização do comboio para o Jamor), mas a nossa visão é que está errada,"
O comboio já existiu em todas as esquinas do país e não foi assim há tantos anos, algumas linhas fecharam já neste século ou perto disso.
O comboio para o jamor era uma anedota no geral, duvido que na Alemanha, França ou outro qualquer país houvesse uma logística destas. Isto simplesmente porque o jamor fica no meio do nada, não fica na capital. Uma coisa seria ter o jogo na Luz por exemplo, não tenho duvidas que a adesão seria muito maior até que os autocarros se calhar. Tal como funcionava para os jogos do Slb na champions. E estamos a falar que foi de borla...Imaginemos a pagar.
Comparar a ferrovia na europa com Portugal não faz muito sentido sentido, porque não há quase nada para comparar. Nas 30 maiores cidades da Alemanha entrariam quantas portuguesas? Se tirarmos as 2 grandes áreas metropolitanas acho que nenhuma. Depois a distancia entre cidades, depois as ligações ao exterior, de Portugal ligas onde? a que países? Há muitas condicionantes.
Eu percebo perfeitamente o quadrilátero aqui no minho, mas tenho as minhas duvidas sobe o sucesso de uma linha a ligar as 4 cidades. Barcelos tem 80 freguesias, Braga 60, as pessoas estão muito dispersas, pequenas ligações dificilmente compensará um comboio. Só mesmo a questão financeira poderá interferir e aí claro com dinheiro de impostos a subsidiar. Eu de carro moro a no máximo20 minutos de Braga, de Famalicão e de Barcelos e Guimarães. De comboio/metro de uma qualquer freguesia chegaria num espaço razoável de tempo a qualquer uma dessas cidades? Teria sempre que usar 2 transportes no mínimo.
Não tenho dúvidas que é necessário fazer alguma coisa, mas tem que ser muito ponderado para daqui a meia dúzia de anos não estar tudo como ficou a ferrovia no passado. O metrobus se funciona como eu penso pode ser uma hipótese.
Por exemplo Braga-Barcelos será que existe gente suficiente para ter tipo20/ 30 ligações diárias de um metro ou comboio? Quantos milhares de pessoas fazem essa ligação diariamente? E a Famalicão? Ou vamos fazer para ter  10 ligações ao dia? Ou nem isso?
Na europa entre as grandes cidades ainda tens médias, como Braga, famalicão, ou Barcelos, em Portugal tens aldeias com 1000 pessoas ou nem isso.
Espero que quem manda tome as melhores decisões com base em algo sustentável.
E quando falo em moda, ou radicalização da sustentabilidade, é no sentido de não se fazer só por fazer porque o comboio é que é o futuro. Ele só é futuro se tiver passageiros... e parece-me que há gente que com ou sem passageiros acha que se deve fazer porque há lá pessoas.
A verdade é que a CP é deficitária, isto mesmo depois de fechar dezenas de linhas que não tinham gente. Vamos ver o que a concorrência traz.

rpo.castro

Portugal é uma linha estreita entre Braga e Lisboa (AML, margem sul incluída). É aí que estão as pessoas, é aí que estão as estradas congestionadas obviamente a ferrovia também congestionada.

A ideia de fazer ferrovia a ligar as redondezas do minho é má. Há falta de densidade populacional. Só Braga e as cidades a sul a têm. Terias meia dúzia de pessoas a viajar entre restantes cidades.
As outras teriam de fazer trajeto significativo de carro e depois de comboio, aumentando significativamente o tempo, a logística e provavelmente os custos dada a curta distância.

Em alternativa fazias uma linha tipo autocarro a parar em todas as aldeias para apanhar toda a gente. Ou um autocarro...um autocarro para zonas com baixa densidade ou baixa população são o mais eficiente, são a melhor solução.

O comboio/metro é para massas. Tem custos elevados de instalação e de operação portanto precisa de transportar enorme volume passageiros.

Em Portugal há a cultura de "não levo o carro até ao Wc porque não passa na porta".
Não é contra a ferrovia é contra o transporte colectivo em favor do comodismo, porque podem.
Quando os custos apertam o transporte publico parece mais interessante.

Por outro lado os transportes públicos são pouco atractivos de raiz
As cidades foram mal desenhadas, construiu se por tudo que é sitio, demasiada gente onde não estava previsto, carros em todo lado.
Obviamente uma viagem de autocarro em Braga é um para arranca. Não há grande hipotese, nem a ideia luminosa de corredor bus da 31 de janeiro.

É preciso tirar carros da cidade, é preciso tirar sobretudo os estacionamentos em 2a fila, o vou só ali, e criar parques como fazem nos grandes eventos como noite branca

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.

GverreirodoMinho

Quote from: rpo.castro on 05 de October de 2023, 15:31
Portugal é uma linha estreita entre Braga e Lisboa (AML, margem sul incluída). É aí que estão as pessoas, é aí que estão as estradas congestionadas obviamente a ferrovia também congestionada.

A ideia de fazer ferrovia a ligar as redondezas do minho é má. Há falta de densidade populacional. Só Braga e as cidades a sul a têm. Terias meia dúzia de pessoas a viajar entre restantes cidades.
As outras teriam de fazer trajeto significativo de carro e depois de comboio, aumentando significativamente o tempo, a logística e provavelmente os custos dada a curta distância.

Em alternativa fazias uma linha tipo autocarro a parar em todas as aldeias para apanhar toda a gente. Ou um autocarro...um autocarro para zonas com baixa densidade ou baixa população são o mais eficiente, são a melhor solução.

O comboio/metro é para massas. Tem custos elevados de instalação e de operação portanto precisa de transportar enorme volume passageiros.

Em Portugal há a cultura de "não levo o carro até ao Wc porque não passa na porta".
Não é contra a ferrovia é contra o transporte colectivo em favor do comodismo, porque podem.
Quando os custos apertam o transporte publico parece mais interessante.

Por outro lado os transportes públicos são pouco atractivos de raiz
As cidades foram mal desenhadas, construiu se por tudo que é sitio, demasiada gente onde não estava previsto, carros em todo lado.
Obviamente uma viagem de autocarro em Braga é um para arranca. Não há grande hipotese, nem a ideia luminosa de corredor bus da 31 de janeiro.

É preciso tirar carros da cidade, é preciso tirar sobretudo os estacionamentos em 2a fila, o vou só ali, e criar parques como fazem nos grandes eventos como noite branca

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk
Mas isso também se torna paradoxal. Não moro no interior porque não há acessibilidade, e ao mesmo tempo não faz sentido construir acessibilidade porque não mora lá ninguém. A pensar assim nada muda.

A única maneira de equilibrar a densidade é criar condições nos sítios onde isso é precário. Aumentar a acessibilidade, a oferta educacional, cultural e de saúde, e não faltará gente disposta a sair do litoral. Mas lá está, sem pessoas nesses sítios não compensa o investimento, e sem investimento não há condições, o que significa que não há pessoas.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

JR1287

Quote from: GverreirodoMinho on 05 de October de 2023, 16:55
Quote from: rpo.castro on 05 de October de 2023, 15:31
Portugal é uma linha estreita entre Braga e Lisboa (AML, margem sul incluída). É aí que estão as pessoas, é aí que estão as estradas congestionadas obviamente a ferrovia também congestionada.

A ideia de fazer ferrovia a ligar as redondezas do minho é má. Há falta de densidade populacional. Só Braga e as cidades a sul a têm. Terias meia dúzia de pessoas a viajar entre restantes cidades.
As outras teriam de fazer trajeto significativo de carro e depois de comboio, aumentando significativamente o tempo, a logística e provavelmente os custos dada a curta distância.

Em alternativa fazias uma linha tipo autocarro a parar em todas as aldeias para apanhar toda a gente. Ou um autocarro...um autocarro para zonas com baixa densidade ou baixa população são o mais eficiente, são a melhor solução.

O comboio/metro é para massas. Tem custos elevados de instalação e de operação portanto precisa de transportar enorme volume passageiros.

Em Portugal há a cultura de "não levo o carro até ao Wc porque não passa na porta".
Não é contra a ferrovia é contra o transporte colectivo em favor do comodismo, porque podem.
Quando os custos apertam o transporte publico parece mais interessante.

Por outro lado os transportes públicos são pouco atractivos de raiz
As cidades foram mal desenhadas, construiu se por tudo que é sitio, demasiada gente onde não estava previsto, carros em todo lado.
Obviamente uma viagem de autocarro em Braga é um para arranca. Não há grande hipotese, nem a ideia luminosa de corredor bus da 31 de janeiro.

É preciso tirar carros da cidade, é preciso tirar sobretudo os estacionamentos em 2a fila, o vou só ali, e criar parques como fazem nos grandes eventos como noite branca

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk
Mas isso também se torna paradoxal. Não moro no interior porque não há acessibilidade, e ao mesmo tempo não faz sentido construir acessibilidade porque não mora lá ninguém. A pensar assim nada muda.

A única maneira de equilibrar a densidade é criar condições nos sítios onde isso é precário. Aumentar a acessibilidade, a oferta educacional, cultural e de saúde, e não faltará gente disposta a sair do litoral. Mas lá está, sem pessoas nesses sítios não compensa o investimento, e sem investimento não há condições, o que significa que não há pessoas.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Estava a aguentar-me para não me meter nesta discussão que, no fim, é essencialmente ideológica e política.
Mas tendo em conta o que foi dito (e aqui cito) não posso deixar de dizer que o GuerreirodoMinho tem toda a razão mas, como à nossa classe política, falta-lhe a coragem para fazer o necessário!
Obviamente que o principal problema do nosso país é a litoralização e o abandono do interior!
Mas nunca se conseguirá convencer um número suficiente de pessoas (1 milhão? 3 milhões?) a ir para Trás-os-Montes, Beira Alta ou Alentejo. É preciso obrigá-las a ir! E é muito fácil (mas ninguém tem coragem para o fazer, basta ver o recuo imediato do governo quando os juízes do Tribunal Constitucional se recusaram a ir para Coimbra ou os funcionários do INFARMED para o Porto; e não era Bragança nem Portalegre!!!): basta fechar as Universidades de Lisboa e do Porto e mudá-las para o interior; ou pegar nos serviços públicos que estão centralizados e Lisboa e levá-los para outros sítios; ou pegar num dos 3 hospitais e 2 maternidades de Coimbra e levar um ou 2 para Viseu e Guarda; ou construir onovo aeroporto em Santarém ou no Entroncamento. É fácil mas ninguém tem tomates para isso...

gverreiro-braga

Boa tarde,
Isso de deslocalizar, serviços públicos não e propriamente fácil, seria mais fácil deslocalizar para interior prisões e quartéis, pois no século XXI não tem lógica terem instalações nas cidades, e reconverter essas instalações em residências para estudantes, o que permitiria repovoar o interior, criar riqueza nessas áreas, retirar pressão sobre habitações, pois havendo residências universitárias deixava de haver centenas de casas a abusar do aluguer aos alunos... se fica caro, pode ficar, mas bastava usar parcerias Público privadas, e mesmo permutas de terrenos por trabalhos...

Somos Braga!

Quote from: GverreirodoMinho on 05 de October de 2023, 16:55
Quote from: rpo.castro on 05 de October de 2023, 15:31
Portugal é uma linha estreita entre Braga e Lisboa (AML, margem sul incluída). É aí que estão as pessoas, é aí que estão as estradas congestionadas obviamente a ferrovia também congestionada.

A ideia de fazer ferrovia a ligar as redondezas do minho é má. Há falta de densidade populacional. Só Braga e as cidades a sul a têm. Terias meia dúzia de pessoas a viajar entre restantes cidades.
As outras teriam de fazer trajeto significativo de carro e depois de comboio, aumentando significativamente o tempo, a logística e provavelmente os custos dada a curta distância.

Em alternativa fazias uma linha tipo autocarro a parar em todas as aldeias para apanhar toda a gente. Ou um autocarro...um autocarro para zonas com baixa densidade ou baixa população são o mais eficiente, são a melhor solução.

O comboio/metro é para massas. Tem custos elevados de instalação e de operação portanto precisa de transportar enorme volume passageiros.

Em Portugal há a cultura de "não levo o carro até ao Wc porque não passa na porta".
Não é contra a ferrovia é contra o transporte colectivo em favor do comodismo, porque podem.
Quando os custos apertam o transporte publico parece mais interessante.

Por outro lado os transportes públicos são pouco atractivos de raiz
As cidades foram mal desenhadas, construiu se por tudo que é sitio, demasiada gente onde não estava previsto, carros em todo lado.
Obviamente uma viagem de autocarro em Braga é um para arranca. Não há grande hipotese, nem a ideia luminosa de corredor bus da 31 de janeiro.

É preciso tirar carros da cidade, é preciso tirar sobretudo os estacionamentos em 2a fila, o vou só ali, e criar parques como fazem nos grandes eventos como noite branca

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk
Mas isso também se torna paradoxal. Não moro no interior porque não há acessibilidade, e ao mesmo tempo não faz sentido construir acessibilidade porque não mora lá ninguém. A pensar assim nada muda.

A única maneira de equilibrar a densidade é criar condições nos sítios onde isso é precário. Aumentar a acessibilidade, a oferta educacional, cultural e de saúde, e não faltará gente disposta a sair do litoral. Mas lá está, sem pessoas nesses sítios não compensa o investimento, e sem investimento não há condições, o que significa que não há pessoas.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Em jeito de provocação posso dizer que um aeroporto em Beja e autoestradas ao nivel do melhor que há na europa na guarda e em Vila Real não fizeram milagres.

A qualidade de vida numa cidade tipo Guarda ou Vila Real é, em geral, superior à qualidade de vida em Lisboa.

O pessoal vai para Lisboa, mas, não é porque lá há aeroporto, autoestradas, metro, etc.

Vão para Lisboa porque é lá que estão os melhores empregos.

Deslocalizar empresas para o interior não é fácil.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

rpo.castro

Quote from: GverreirodoMinho on 05 de October de 2023, 16:55
Quote from: rpo.castro on 05 de October de 2023, 15:31
Portugal é uma linha estreita entre Braga e Lisboa (AML, margem sul incluída). É aí que estão as pessoas, é aí que estão as estradas congestionadas obviamente a ferrovia também congestionada.

A ideia de fazer ferrovia a ligar as redondezas do minho é má. Há falta de densidade populacional. Só Braga e as cidades a sul a têm. Terias meia dúzia de pessoas a viajar entre restantes cidades.
As outras teriam de fazer trajeto significativo de carro e depois de comboio, aumentando significativamente o tempo, a logística e provavelmente os custos dada a curta distância.

Em alternativa fazias uma linha tipo autocarro a parar em todas as aldeias para apanhar toda a gente. Ou um autocarro...um autocarro para zonas com baixa densidade ou baixa população são o mais eficiente, são a melhor solução.

O comboio/metro é para massas. Tem custos elevados de instalação e de operação portanto precisa de transportar enorme volume passageiros.

Em Portugal há a cultura de "não levo o carro até ao Wc porque não passa na porta".
Não é contra a ferrovia é contra o transporte colectivo em favor do comodismo, porque podem.
Quando os custos apertam o transporte publico parece mais interessante.

Por outro lado os transportes públicos são pouco atractivos de raiz
As cidades foram mal desenhadas, construiu se por tudo que é sitio, demasiada gente onde não estava previsto, carros em todo lado.
Obviamente uma viagem de autocarro em Braga é um para arranca. Não há grande hipotese, nem a ideia luminosa de corredor bus da 31 de janeiro.

É preciso tirar carros da cidade, é preciso tirar sobretudo os estacionamentos em 2a fila, o vou só ali, e criar parques como fazem nos grandes eventos como noite branca

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk
Mas isso também se torna paradoxal. Não moro no interior porque não há acessibilidade, e ao mesmo tempo não faz sentido construir acessibilidade porque não mora lá ninguém. A pensar assim nada muda.

A única maneira de equilibrar a densidade é criar condições nos sítios onde isso é precário. Aumentar a acessibilidade, a oferta educacional, cultural e de saúde, e não faltará gente disposta a sair do litoral. Mas lá está, sem pessoas nesses sítios não compensa o investimento, e sem investimento não há condições, o que significa que não há pessoas.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
É uma bola de neve sem dúvida mas isso é um desafio de todos os países e da sociedade moderna.
Para tentar inverter (não resolver) seriam preciso um plano estrutural de várias legislaturas e que não fosse colocado em causa por mudanças de governo, que implicasse criar condições do estado (serviços de saude, educação, tribunais), isenções tributárias e atração de empresas.

Mas por um lado andamos de crise em crise e de cativação em cativação, a despejar migalhas aqui e ali, e por outro seja aqui, na madeira, na espanha, na Itália  ou na Eslováquia interessa é o poder não importa como nem com quem, nem se hoje disse que me demitia em caso de não ter maioria absoluta ou que amnistia nunca. Se for preciso vendem a mãe a mais que um.

Portanto a desertificação do interior do país será um certeza, porque nem os problemas mais simples há colocação do interesse público acima do partidário.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.

Invest NO Braga

#2831
Quote from: LS on 04 de October de 2023, 16:33
Mundial 2030 em Portugal.

Vislumbram aqui alguma oportunidade para solucionar o nosso problema?

Claro que isto podia solucionar o nosso problema a longo prazo, qualquer pessoa com bom senso percebe isso
A questão é que antes disso há outros problemas: poltíticos irrlevantes felizmente de saída e que nunca defenderam a região a nível nacional nem sequer regional, região com baixa massa crítica, e inclusive associados que preferem sonhar com impossibilidades que levariam o clube à ruína ou que pura e simplesmente não gostam do estádio por razões que toda a gente sabe quais são. Isto na semana em que ganhamos num estádio mandado construir por Adolf Hitler e que continua operacional, foi sede da final do mundial 2006 e será sede da final do euro 2024 porque nesse país não se brinca às demolições por caprichos ou birras políticas

Repete-se a ladainha de ultimamente: um estádio admirado por meio mundo, vencedor de prémios internacionais merecidos pela sua beleza e originalidade (sim, caro, pouco confortável no inverno blabla, isso não interessa neste argumento), e facilmente ampliável para 40k espectadores de forma provisória pela óbvio facto de não existir nada por detrás de uma das balizas (existindo inclusive um projecto para isso do próprio arquitecto Souto Moura em caso de necessidade, e isto sem falar noutras possíveis alterações no estádio).
Depois lê-se umas coisas e percebe-se porque é que os romanos diziam que nesta parte da península havia um povo que não se governava nem se deixava governar. E embora a história não seja clara, acho cada vez mais que se referia claramente a Bracara Augusta...Haver quem neste contexto sugira até preferir o estádio do Algarve como quarto estádio português, ou Vigo, não lembra ao diabo. Mas lembra a alguns foristas! E já nem falo do facto de esses estádios, só para referir esses porque há mais nessa situação, também não terem 40k espectadores à partida, aliás Faro tem bancadas provisórias desde a sua inauguração. Mas felizmente isto é uma pequena bolha que a internet e irrelevante na prática

O que é estranho é nada se ouvir e não que Braga mereça ou viesse a conseguir alguma coisa caso demonstrasse interesse. Neste ponto, o que seria obrigatório seria no mínimo demonstrar interesse porque Braga, no contexto português é claramenteo o Sr que se segue no caso de aparecer um quarto estádio, pelo dimensão da cidade, do clube que usa o estádio regularmente etc. O próprio demonstrar de interesse sério seria importante para tentar conseguir a organização ou contrapartidas futuras caso não conseguisse. A ausência para já de alguma movimentação nesse sentido fere o interesse público, sabendo-se o investimento que irá atrair para as cidades do mundial (quer se concorde ou não, vai acontecer) e é pura gestão danosa, também por puro capricho

Sendo um pouco mais positivo, a procissão ainda vai no adro. Um mundial em que entrar e saem países constantemente também ainda vai ter várias mudanças a nível de sedes. Aliás, ao contrário do que é dito na comunicação social as cidades ainda estão muito longe de estarem todas escolhidas, para o mundial 2026 só foram selecionadas definitivamente no ano passado, por isso no caso de 2030 até 2026 tudo pode acontecer. Haja alguma mudança a nível de gestão camarária (que vai acontecer obrigatoriamente), algum interesse do clube (que até pode ser que exista "na sombra"), mesmo pressão do sócio da QSI, ou pura e simplesmente algum sentido de interesse ou mesmo dignidade nacional ao se perceber que toda a gente se mexe menos em Portugal. Marrocos pede seis sedes e parece mesmo que não estão a brincar. Entre outras coisas:

https://maisfutebol.iol.pt/internacional/mundial-2030/mundial-2030-marrocos-quer-final-e-apoia-arabia-saudita-para-2034

Claro que isto está mesmo só no início... com bom senso tudo se resolveria mais facilemente. Se não que se faça a tal revolução no estádio para uns 20 mil e poucos e que nunca, mas nunca se ponha em causa a viabilidade do clube...por capricho e atracção pelo abismo...num momento em que as contas estão melhores do que nunca









Pedro Bala

Não estou a ver porque é que Braga teria de ser o 4° estádio, e espero bem que não seja. O nosso estádio devia ter menos lugares, não devia ter 40 mil.

Se quiserem um 4° estádio que se virem pro Algarve.

Invest NO Braga

Quote from: Pedro Bala on 05 de October de 2023, 23:48
Não estou a ver porque é que Braga teria de ser o 4° estádio, e espero bem que não seja. O nosso estádio devia ter menos lugares, não devia ter 40 mil.

Se quiserem um 4° estádio que se virem pro Algarve.

Podes concordar ou discordar mas já foram dadas razões para isso

Quanto à capacidade...Braga pode ter 40 mil provisoriamente. O algarve tem 30 mil já com as bancadas provisórias desde 2002

Invest NO Braga


Entretanto cada país sulamericano já quer um grupo inteiro com seis jogos cada
E Marrocos já dá seis sedes como certas e pedem mais duas...ou a final

Felizmente está Portugal na candidatura e um local dócil em particular que não sabe valorizar minimamente o que tem

Hucry

Quote from: Invest NO Braga on 06 de October de 2023, 00:01

Entretanto cada país sulamericano já quer um grupo inteiro com seis jogos cada
E Marrocos já dá seis sedes como certas e pedem mais duas...ou a final

Felizmente está Portugal na candidatura e um local dócil em particular que não sabe valorizar minimamente o que tem

Vai ser de rir. Todos a chorar por ter mais jogos.

Desconfio que Portugal vai ter 3 ou 4 jogos.

Pedro Bala

Quote from: Invest NO Braga on 05 de October de 2023, 23:56
Quote from: Pedro Bala on 05 de October de 2023, 23:48
Não estou a ver porque é que Braga teria de ser o 4° estádio, e espero bem que não seja. O nosso estádio devia ter menos lugares, não devia ter 40 mil.

Se quiserem um 4° estádio que se virem pro Algarve.
Podes concordar ou discordar mas já foram dadas razões para isso

Quanto à capacidade...Braga pode ter 40 mil provisoriamente. O algarve tem 30 mil já com as bancadas provisórias desde 2002
Para Braga ter 40 mil provisoriamente é preciso terraplanar todo aquele pequeno monte atrás da baliza Norte. Não me parece grande plano.

E há também razões mais que válidas para "oferecer" o 4º estádio ao Algarve, principalmente o turismo.

Enorme_Guerreiro

Quote from: PAF on 05 de October de 2023, 15:12
"Eu acho que as pessoas não têm bem noção da diferença que faria, porque nunca a tiveram, e culturalmente para nós o comboio é visto como pouco prático (basta ver a reação do pessoal à utilização do comboio para o Jamor), mas a nossa visão é que está errada,"
O comboio já existiu em todas as esquinas do país e não foi assim há tantos anos, algumas linhas fecharam já neste século ou perto disso.
O comboio para o jamor era uma anedota no geral, duvido que na Alemanha, França ou outro qualquer país houvesse uma logística destas. Isto simplesmente porque o jamor fica no meio do nada, não fica na capital. Uma coisa seria ter o jogo na Luz por exemplo, não tenho duvidas que a adesão seria muito maior até que os autocarros se calhar. Tal como funcionava para os jogos do Slb na champions. E estamos a falar que foi de borla...Imaginemos a pagar.
Comparar a ferrovia na europa com Portugal não faz muito sentido sentido, porque não há quase nada para comparar. Nas 30 maiores cidades da Alemanha entrariam quantas portuguesas? Se tirarmos as 2 grandes áreas metropolitanas acho que nenhuma. Depois a distancia entre cidades, depois as ligações ao exterior, de Portugal ligas onde? a que países? Há muitas condicionantes.
Eu percebo perfeitamente o quadrilátero aqui no minho, mas tenho as minhas duvidas sobe o sucesso de uma linha a ligar as 4 cidades. Barcelos tem 80 freguesias, Braga 60, as pessoas estão muito dispersas, pequenas ligações dificilmente compensará um comboio. Só mesmo a questão financeira poderá interferir e aí claro com dinheiro de impostos a subsidiar. Eu de carro moro a no máximo20 minutos de Braga, de Famalicão e de Barcelos e Guimarães. De comboio/metro de uma qualquer freguesia chegaria num espaço razoável de tempo a qualquer uma dessas cidades? Teria sempre que usar 2 transportes no mínimo.
Não tenho dúvidas que é necessário fazer alguma coisa, mas tem que ser muito ponderado para daqui a meia dúzia de anos não estar tudo como ficou a ferrovia no passado. O metrobus se funciona como eu penso pode ser uma hipótese.
Por exemplo Braga-Barcelos será que existe gente suficiente para ter tipo20/ 30 ligações diárias de um metro ou comboio? Quantos milhares de pessoas fazem essa ligação diariamente? E a Famalicão? Ou vamos fazer para ter  10 ligações ao dia? Ou nem isso?
Na europa entre as grandes cidades ainda tens médias, como Braga, famalicão, ou Barcelos, em Portugal tens aldeias com 1000 pessoas ou nem isso.
Espero que quem manda tome as melhores decisões com base em algo sustentável.
E quando falo em moda, ou radicalização da sustentabilidade, é no sentido de não se fazer só por fazer porque o comboio é que é o futuro. Ele só é futuro se tiver passageiros... e parece-me que há gente que com ou sem passageiros acha que se deve fazer porque há lá pessoas.
A verdade é que a CP é deficitária, isto mesmo depois de fechar dezenas de linhas que não tinham gente. Vamos ver o que a concorrência traz.
"O comboio já existiu em todas as esquinas do país"
Não, não existiu, não ao nível que eu estava a sugerir.

"O comboio para o jamor era uma anedota no geral, duvido que na Alemanha, França ou outro qualquer país houvesse uma logística destas. Isto simplesmente porque o jamor fica no meio do nada, não fica na capital."
Duvidas certamente porque não conheces a realidade... O Jamor tem uma estação de comboio a 15min a pé do estádio, está completamente dentro da AML. Da mesma maneira que o Stade de France é em St. Denis e não em Paris, e se vieres de outra cidade francesa, que não seja a norte de Paris, a logística obrigaria-te sempre a mudar de transporte, mas vocês continuam a achar que só em Portugal é que isto acontece e nos outros lados os adeptos são levados de porta a porta. Os dois estádios de Berlim também são bem fora do centro da cidade, ainda na terça-feira demoramos 25-30min de comboio a chegar lá, vindos do centro da cidade. O mesmo acontece com o Signal Iduna Park e a Allianz Arena, por exemplo, ambos são nos arredores da cidade (fazendo a comparação, seria como o Braga ter o estádio em Merelim, por exemplo). Todos os adeptos adversários que se deslocam a Dortmund, chegam de comboio à estação central e depois têm de apanhar um metro até ao estádio, mas em Portugal é uma anedota apanhar um comboio e depois um autocarro...

"Eu percebo perfeitamente o quadrilátero aqui no minho, mas tenho as minhas duvidas sobe o sucesso de uma linha a ligar as 4 cidades. Barcelos tem 80 freguesias, Braga 60, as pessoas estão muito dispersas, pequenas ligações dificilmente compensará um comboio."
Quer dizer, primeiro não se pode comparar Portugal com os outros porque as nossas cidades são pequenas, mas depois afinal as nossas cidades já são "grandes" porque têm muitas freguesias? Eu acho é que tu, tal como o Rpo.castro fez, estás a pensar ao contrário... A questão não é se atualmente há movimento, a questão é que ias criar condições para esse movimento. Se tiveres um comboio que em meia hora (ou 40min, irrelevante) te ponha de Esposende na estação em Braga, vais permitir que muita gente se mude para Esposende, por exemplo. Claro que não se iam mudar dezenas de milhares de pessoas, mas tudo somado, e a mobilidade facilita muito isto. Claro que isto precisa de ter como suporte umas boas redes de transportes públicos locais que liguem as estações de comboio às redondezas, mas este é o caminho para tirar os carros das cidades e para facilitar a mobilidade e acessibilidade. Na Alemanha, não são só as grandes cidades que estão ligadas entre elas, era esse o meu ponto de comparação... Todas as cidades, pequenas, grandes ou médias, estão conectadas à linha férrea, e mesmo lugares mais remotos (os nossos apeadeiros), também lá estão, ligados ao resto.

"Por exemplo Braga-Barcelos será que existe gente suficiente para ter tipo20/ 30 ligações diárias de um metro ou comboio? Quantos milhares de pessoas fazem essa ligação diariamente? E a Famalicão? Ou vamos fazer para ter  10 ligações ao dia? Ou nem isso?"
Isso depois é preciso estudar e ir ajustando o número de carruagens e de ligações. Mas isto para mim é uma má desculpa... Por essa Europa, não faltarão cidades com 300-400mil habitantes e com redes de metros/elétricos, que terão necessariamente menos carruagens, serão menores e menos frequentes que em cidades como Londres, Paris, Nova Iorque, Seul, Tóquio,...
Quanto a Famalicão, só porque tu mencionaste, a ligação já existe... O urbano Porto-Braga já passa em Famalicão, por isso as duas cidades já estão ligadas.

"E quando falo em moda, ou radicalização da sustentabilidade, é no sentido de não se fazer só por fazer porque o comboio é que é o futuro. Ele só é futuro se tiver passageiros... e parece-me que há gente que com ou sem passageiros acha que se deve fazer porque há lá pessoas."
A questão é mais: tem de ser o futuro! E sim, eu acho que se deve fazer porque há lá pessoas... Eu já morei no interior, numa das capitais de distrito com piores acessibilidades de certeza. E depois isto torna-se a pescadinha de rabo na boca: as pessoas saem de lá porque as condições são más, e as condições ficam piores porque há menos pessoas lá. Para contrariar isto, há que criar as condições para que as pessoas fiquem/voltem, e não o contrário, não é a esperar que as pessoas existam/queiram para que se crie.

Enorme_Guerreiro

Quote from: Somos Braga! on 05 de October de 2023, 18:40
Quote from: GverreirodoMinho on 05 de October de 2023, 16:55
Quote from: rpo.castro on 05 de October de 2023, 15:31
Portugal é uma linha estreita entre Braga e Lisboa (AML, margem sul incluída). É aí que estão as pessoas, é aí que estão as estradas congestionadas obviamente a ferrovia também congestionada.

A ideia de fazer ferrovia a ligar as redondezas do minho é má. Há falta de densidade populacional. Só Braga e as cidades a sul a têm. Terias meia dúzia de pessoas a viajar entre restantes cidades.
As outras teriam de fazer trajeto significativo de carro e depois de comboio, aumentando significativamente o tempo, a logística e provavelmente os custos dada a curta distância.

Em alternativa fazias uma linha tipo autocarro a parar em todas as aldeias para apanhar toda a gente. Ou um autocarro...um autocarro para zonas com baixa densidade ou baixa população são o mais eficiente, são a melhor solução.

O comboio/metro é para massas. Tem custos elevados de instalação e de operação portanto precisa de transportar enorme volume passageiros.

Em Portugal há a cultura de "não levo o carro até ao Wc porque não passa na porta".
Não é contra a ferrovia é contra o transporte colectivo em favor do comodismo, porque podem.
Quando os custos apertam o transporte publico parece mais interessante.

Por outro lado os transportes públicos são pouco atractivos de raiz
As cidades foram mal desenhadas, construiu se por tudo que é sitio, demasiada gente onde não estava previsto, carros em todo lado.
Obviamente uma viagem de autocarro em Braga é um para arranca. Não há grande hipotese, nem a ideia luminosa de corredor bus da 31 de janeiro.

É preciso tirar carros da cidade, é preciso tirar sobretudo os estacionamentos em 2a fila, o vou só ali, e criar parques como fazem nos grandes eventos como noite branca

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk
Mas isso também se torna paradoxal. Não moro no interior porque não há acessibilidade, e ao mesmo tempo não faz sentido construir acessibilidade porque não mora lá ninguém. A pensar assim nada muda.

A única maneira de equilibrar a densidade é criar condições nos sítios onde isso é precário. Aumentar a acessibilidade, a oferta educacional, cultural e de saúde, e não faltará gente disposta a sair do litoral. Mas lá está, sem pessoas nesses sítios não compensa o investimento, e sem investimento não há condições, o que significa que não há pessoas.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Em jeito de provocação posso dizer que um aeroporto em Beja e autoestradas ao nivel do melhor que há na europa na guarda e em Vila Real não fizeram milagres.

A qualidade de vida numa cidade tipo Guarda ou Vila Real é, em geral, superior à qualidade de vida em Lisboa.

O pessoal vai para Lisboa, mas, não é porque lá há aeroporto, autoestradas, metro, etc.

Vão para Lisboa porque é lá que estão os melhores empregos.

Deslocalizar empresas para o interior não é fácil.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Um aeroporto que não faz voos comerciais, e auto-estradas com portagens altas não são termo de comparação para a discussão.

PAF

Não faz voos comerciais porque ninguém quer ir para lá nem de borla, se calhar nem a pagar!
As auto estradas já foram quase todas, senão mesmo todas de borla durante décadas e nem mesmo assim o pessoal foi para o interior.
O problema é só um, não há empregos. Mesmo com terrenos de borla, mesmo com incentivos as empresas não vão para lá. Claro que acaba por ser um circulo sem fim, e saber onde começa o problema ou qual a causa principal não será fácil, mas isto começou há décadas muito antes dos problemas que temos hoje. Nos anos 60 as diferenças entre Braga e Vila real provavelmente eram bem menores e já as pessoas fugiam ou para o estrangeiro ou para o litoral.