News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Hora de decisões: que treinador em 2014/2015?

Started by GALEGO, 17 de April de 2014, 04:05

Previous topic - Next topic

easy_scb

Quote from: Braga United on 15 de May de 2014, 00:13
Quote from: José Soares on 14 de May de 2014, 12:40
Quote from: Bracaraugustano on 14 de May de 2014, 11:47
O SC Braga-Futebol, SAD informa que não irá proceder à renovação do contrato do treinador Jorge Paixão. O SC Braga agradece todo o empenho e profissionalismo demonstrado por Jorge Paixão, e respectiva equipa técnica, ao longo dos últimos meses em que assumiu o comando técnico do Clube e deseja as maiores felicidades ao treinador no futuro, quer no plano profissional, quer no plano pessoal.

O SC Braga-Futebol, SAD informa ainda que dentro em breve será anunciado o nome do treinador para a temporada 2014/15.



A Administração do SC Braga-Futebol, SAD

in scbraga.pt

Julgo que ninguém porá em causa a dedicação e o empenho que colocou ao serviço da equipa. Quanto à qualidade como treinador e perfil para lidar com um plantel tão desequilibrado...os resultados também ficaram à vista. Com Jesualdo não faríamos pior. Infelizmente foi mais um dos equívocos de Salvador.

O que nos reserva o futuro? Tudo aponta para Nuno Espírito Santo. Se fosse outro provavelmente já teria sido anunciado. Pelo que vejo tem o mérito de motivar os jogadores. Quanto aos resultados a coisa já não é tão perfeita. Afinal de contas o seu grande mérito foi ter privado o Braga de duas finais (uma delas com ajuda do árbitro). Nada que outros também não tenham conseguido, pois esta época, só para o campeonato, perdemos 13 jogos e empatamos 7!O pior é que o Rio Ave ainda fez pior e ficou a 5 pontos do Braga, com 14 derrotas e 8 empates. Foi o segundo pior ataque da prova, a par com o Olhanense, tendo marcado apenas 21 golos (o Braga a jogar como jogou marcou 39) e sofreu 35.Se isto é prenúncio de grande treinador...

Para voltar a motivar quem anda tão desanimado julgo que só dois nomes entusiasmariam a maioria dos bracarenses: Domingos e Marco Silva.
Ora aqui esta aqui alguem iluminado, para quem tem duvidas, aqui esta descrita  a perfomance do mosca-morta NES, com numeros e tudo, so nao ve quem nao quiser... desastrosa performance, hegou a duas finais eliminando o Braga de q todos no queixamos este ano, convenhamos, era o q mais faltava contratar este cromo...

Atenção que a aposta do treinador do Rio Ave recaiu nas duas meias finais. Abdicou claramente do campeonato desde muito cedo para que a equipa estivesse pronta e fresca para os 3 jogos. Daí que não me pareça uma análise que conclua o que quer que seja sobre o trabalho do treinador.

Braga1921

OJOGO : Braga recebe 1 milhão por Edinho.

magico_scbraga

Quote from: Olho Vivo on 15 de May de 2014, 02:16
Gostaria de perguntar a quem diz que o clube está nas mãos de empresários, quando é que isso começou? Ou Jesualdo (desejado, na altura, pela maioria dos adeptos) também foi imposto!? Ou mesmo Peseiro!?

A esmagadora maioria dos adeptos que aqui escreve não tem conhecimentos para avaliar a capacidade de um treinador. Não se indignem com esta minha tirada porque eu desde já me confesso incluído no grupo. O facto de um treinador ter sucesso no passado não é um atestado de competência e sobretudo não é uma garantia de êxito futuro, do mesmo modo que o facto de numa situação um treinador não ter sido bem-sucedido não é sinónimo de incompetência. É claro que para quem está "de fora", como a maior parte de nós, não resta alternativa senão olhar para o passado. Temos todo o direito de, nessa base, formar nossa opinião mas devemos ter a humildade de perceber que ela tem fundamentos muito ténues.

NES!? Confesso que tenho dúvidas da sua capacidade de trabalhar as suas equipas em organização ofensiva. Quanto aos restantes momentos do jogo, os cinco(!) jogos que fizeram contra nós bastaram para atestar (para mim!) a competência da sua equipa. Confio que ele seja capaz de reproduzir cá esse bom trabalho, se for ele o escolhido.

Como sabemos, a ideia de que o clube está a ser tomado de assalto por empresários é sempre veiculada quando os resultados não aparecem. Na falta de razões para uma época tão desastrada, uns atacam o Presidente, outros atacam os jogadores e há agora uma nova vaga de adeptos que entende que a culpa cabe aos empresários.
Ignorando que todos têm a sua quota-parte de responsabilidade. E ignorando que os erros cometidos não são, necessariamente, o resultado da falta de rectidão moral de quem gere o clube.
Não há dirigente que nunca tenha errado, por muito convicto que estivesse da bondade das suas decisões. O Salvador, que já aqui critiquei por determinadas decisões, não é excepção à regra.
Acumulamos erros durante esta época e o resultado foi o descalabro que vimos, é verdade, mas épocas houve em que, apesar de boas prestações, também cometemos diversos erros.
Só que, por os resultados aparecerem, quase ninguém colocou em causa a bondade da actuação do nosso Presidente (ex: em 2010/2011 contratámos brasileiros a torto e a direito, tendo metade deles sido dispensado no mercado de inverno). E o cenário, agora, mudou porque os resultados tardam em aparecer.
E, a propósito dos empresários, diria apenas que nem o mais purista deve ignorar o papel que eles desempenham no futebol. E a influência que o Jorge Mendes exerce junto do nosso Presidente não é necessariamente má. Antes pelo contrário, parece-me que quase sempre Jorge Mendes é um atestado de qualidade, nomeadamente, dos jogadores que aqui vêm parar.
É que, se há empresários que tentam vender "gato por lebre", Jorge Mendes não se enquadra nesse perfil. E não por acaso é considerado o melhor empresário do mundo.
Não apenas o mais influente empresário, mas o melhor. E talvez por isso tenha tanta influência.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Anabela

Venha quem vier só espero que tenha tempo para trabalhar e mostrar trabalho.
Desenganem-se aqueles que pensam que é só chegar aqui e, pumba, começar a ganhar.
Nada disso! Há um longo percurso pela frente, principalmente na construção de um plantel em condições e a baixo custo.

El Che

Quote from: magico_scbraga on 15 de May de 2014, 03:17
Quote from: Olho Vivo on 15 de May de 2014, 02:16
Gostaria de perguntar a quem diz que o clube está nas mãos de empresários, quando é que isso começou? Ou Jesualdo (desejado, na altura, pela maioria dos adeptos) também foi imposto!? Ou mesmo Peseiro!?

A esmagadora maioria dos adeptos que aqui escreve não tem conhecimentos para avaliar a capacidade de um treinador. Não se indignem com esta minha tirada porque eu desde já me confesso incluído no grupo. O facto de um treinador ter sucesso no passado não é um atestado de competência e sobretudo não é uma garantia de êxito futuro, do mesmo modo que o facto de numa situação um treinador não ter sido bem-sucedido não é sinónimo de incompetência. É claro que para quem está "de fora", como a maior parte de nós, não resta alternativa senão olhar para o passado. Temos todo o direito de, nessa base, formar nossa opinião mas devemos ter a humildade de perceber que ela tem fundamentos muito ténues.

NES!? Confesso que tenho dúvidas da sua capacidade de trabalhar as suas equipas em organização ofensiva. Quanto aos restantes momentos do jogo, os cinco(!) jogos que fizeram contra nós bastaram para atestar (para mim!) a competência da sua equipa. Confio que ele seja capaz de reproduzir cá esse bom trabalho, se for ele o escolhido.

Como sabemos, a ideia de que o clube está a ser tomado de assalto por empresários é sempre veiculada quando os resultados não aparecem. Na falta de razões para uma época tão desastrada, uns atacam o Presidente, outros atacam os jogadores e há agora uma nova vaga de adeptos que entende que a culpa cabe aos empresários.
Ignorando que todos têm a sua quota-parte de responsabilidade. E ignorando que os erros cometidos não são, necessariamente, o resultado da falta de rectidão moral de quem gere o clube.
Não há dirigente que nunca tenha errado, por muito convicto que estivesse da bondade das suas decisões. O Salvador, que já aqui critiquei por determinadas decisões, não é excepção à regra.
Acumulamos erros durante esta época e o resultado foi o descalabro que vimos, é verdade, mas épocas houve em que, apesar de boas prestações, também cometemos diversos erros.
Só que, por os resultados aparecerem, quase ninguém colocou em causa a bondade da actuação do nosso Presidente (ex: em 2010/2011 contratámos brasileiros a torto e a direito, tendo metade deles sido dispensado no mercado de inverno). E o cenário, agora, mudou porque os resultados tardam em aparecer.
E, a propósito dos empresários, diria apenas que nem o mais purista deve ignorar o papel que eles desempenham no futebol. E a influência que o Jorge Mendes exerce junto do nosso Presidente não é necessariamente má. Antes pelo contrário, parece-me que quase sempre Jorge Mendes é um atestado de qualidade, nomeadamente, dos jogadores que aqui vêm parar.
É que, se há empresários que tentam vender "gato por lebre", Jorge Mendes não se enquadra nesse perfil. E não por acaso é considerado o melhor empresário do mundo.
Não apenas o mais influente empresário, mas o melhor. E talvez por isso tenha tanta influência.
Sem qualquer duvida! partilho destas duas opiniões!

barinho

Depois ao primeiro passe errado no primeiro minuto do primeiro jogo já estão a insultar e a assobiar.Inacreditável como o homem ainda não chegou e já o insultam.Esses são os primeiros a falar mal por tudo e por nada,parecendo às vezes querer que as coisas corram mal só para terem razão.Mas se correm bem depois ficam de bico calado.Deixem as pessoas trabalhar,deixem-se de arranjar teorias do arco da velha e conspirações.Sejam do Braga nos bons e maus momentos.

LeonelP

Já escrevi e volto a escrever. Aquando da vida de Domingos e Jardim não faltavam posts a dizer mal. No entanto quando foi a vez de Peseiro e Jesualdo foi essencialmente ao contrário. Portanto, toda a gente cascar no NES só pode ser bom pronuncio.

eduardo_manulo

Depois de ver este vídeo, a minha alma pede para viver tudo de novo:

https://www.youtube.com/watch?v=1-BDaq9gniA
Quem não sente, não entende! SCB1921@

rapson

#468
foi a nossa melhor epoca...que orgulho, espero voltar a ver o Braga la em cima, e apoio o NES na vinda para Braga e que faça um bom trabalho
Quem não, sente não entende...

Zav

Ao que parece NES é a forte hipótese e será apresentado para a semana.
Se for ele que venha, é ele o meu treinador, é ele o treinador do meu clube.
Portanto só me resta apoiar.

A opinião que tenho dele é que consegue organizar bem uma equipa a nível defensivo, e joga em contra-ataque.
Um estilo à Domingos Paciência.

Vamos ver o que vem aí...

SEMPRE MÁGICO BRAGA!

Braga1921

O NES com outras armas , poderá montar uma equipa com tracção mais à frente , mas com boa atitude defensiva. Principalmente trazendo 3 pilares da equipa do Rio Ave.

Provavelmente terça deve ser apresentado , 1 dia depois da final da Taça.

andre.s.c.Braga


rapson

Quote from: andre.s.c.Braga on 15 de May de 2014, 13:45
Quote from: eduardo_manulo on 15 de May de 2014, 11:31
Depois de ver este vídeo, a minha alma pede para viver tudo de novo:

https://www.youtube.com/watch?v=1-BDaq9gniA
Domingos  :'( volta pff

Alguem ja dizia: "Nunca voltes onde ja foste feliz", olha o que aconteceu a jesualdo...
Quem não, sente não entende...

Pedro A.

Quote from: rapson on 15 de May de 2014, 13:54
Quote from: andre.s.c.Braga on 15 de May de 2014, 13:45
Quote from: eduardo_manulo on 15 de May de 2014, 11:31
Depois de ver este vídeo, a minha alma pede para viver tudo de novo:

https://www.youtube.com/watch?v=1-BDaq9gniA
Domingos  :'( volta pff

Alguem ja dizia: "Nunca voltes onde ja foste feliz", olha o que aconteceu a jesualdo...
Isso são tretas, não há nada que me prove que só que uma pessoa volta a um clube onde foi feliz tem que obrigatoriamente correr mal!
Se a pessoa for competente e tiver os recursos necessários para o que foi proposto tem tudo para correr bem, o resto das superstições é como o próprio nome diz, são meras superstições muito à base de ditados antigos sem qualquer fundamento que os provem.

PMPF

Quote from: andre.s.c.Braga on 15 de May de 2014, 13:45
Quote from: eduardo_manulo on 15 de May de 2014, 11:31
Depois de ver este vídeo, a minha alma pede para viver tudo de novo:

https://www.youtube.com/watch?v=1-BDaq9gniA
Domingos  :'( volta pff

Até me vem as lagrimas aos olhos. Não acredito mas era uma verdadeira "BOMBA" se o Domingos assina se pelo nosso clube. Era um verdadeiro sismo em Braga.

José Soares

Também eu queria ter a alegria de ver novamente Domingos a treinar o Braga. Mas não acredito que tal aconteça, pois se assim fosse certamente já teria sido apresentado como treinador.

Já não tenho grandes dúvidas de que será Nuno Espírito Santo. E já disse que não me parece grande escolha e fundamentei com factos (os resultados do Rio Ave na presente época). É a minha opinião e vale tanto como outra qualquer. Julgo que o Braga merece mais. Aliás, quero sempre o melhor para o Braga. E não me parece que esse seja o melhor treinador, de entre os disponíveis, para relançar o Braga para os lugares que merece. E os demais votantes deste tópico também não estão muito entusiasmados (apenas 12 votos em 257).

O que mais me espanta são aqueles que sempre se indignam com quem ousa escolher e discordar das escolhas de quem manda, ainda que fundamente as suas críticas. São logo acusados de serem uns eternos descontentes, de parecer que gostam de ver o Braga mal para terem razão, etc, etc. Discurso tantas vezes repetido e quase sempre pelos mesmos. São uns eternos agradecidos a quem um dia lhes fez bem, mas são incapazes de ter espírito crítico e apontar os erros e os absurdos que nos fizeram chegar a este estado de coisas.  Se as coisas correm mal ficam de bico calado. Nem mesmo depois de as pessoas apresentarem os resultados do seu trabalho são capazes de as criticar. A meu ver estes são os adeptos que menos bem querem ao Braga, pois tudo aceitam sem serem capazes de exigir o melhor para o nosso clube. Quer apoiando quando há motivos para isso, quer criticando quando eles também existem, estamos todos a contribuir para o engrandecimento do nosso Braga. E digo NOSSO porque me parece que alguns querem que seja só deles. E isso não posso aceitar. Ser do Braga nos bons e maus momentos é discutir alternativas e apontar caminhos, ainda que estes não sejam os que oficialmente são defendidos pelo poder instalado. Se apenas pudermos dizer amém, então este site transforma-se em algo parecido com o site oficial do clube. Ser do Braga não é ter fé em tudo quanto a direcção do clube faz. Não se trata de uma religião ou de deixar fazer quem sabe. Para ter opinião basta pensar. O problema é que aquilo que os adeptos pensam ou podem pensar não é tido nem achado por quem comanda os destinos do clube. E não é só em eleições que os sócios devem ser ouvidos e consideradas as suas opiniões. E também os adeptos, mesmo que não sejam sócios, são importantes para o engrandecimento do Braga. O desprezo por uns e outros tem levado ao afastamento dos bracarenses do AXA e da equipa. Por isso me parece que seria importante apresentar um treinador que empolgasse novamente os bracarenses. E, como já disse, e resulta dos resultados deste tópico, há dois (ou três) que me parecem apresentar esse perfil. Se sou mau bracarense por dizer que NES não é o treinador que eu e a maioria dos bracarenses escolheriam, espero poder estar cá também a elogiar os bons resultados que venha a alcançar. Oxalá.

barinho

Já estou habituado a essas tuas indirectas e discursos elaborados,assim como estou habituado a que sejas dos primeiros a dizer mal de alguém que chega ao clube antes ainda de ter pisado a relva,com o argumento de "não é com Sílvio,Rafas,Ewertons ou jogadores e treinadores de equipas pequenas que lá vamos".Por isso não és grande exemplo, já me passa ao lado.

Nakamura

#477
Concordo com o que diz o José Soares: nem sempre dizer "Amen" significa que se goste mais do clube.
Também não serão os que criticam sempre... mas temos que ter alguma capacidade crítica.
Cada um é livre de ter as suas opiniões, desde que minimamente fundamentadas.
Quanto ao Domingos: está no meu coração e só tenho mesmo medo que o seu regresso destrua as fantásticas memórias com que ficámos (Sevilha, Dublin, etc). Depois do Jesualdo... fiquei com receio de um eventual mau regresso. Mas obviamente que teria o meu apoio total e incondicional - de "corpo e alma" como costuma dizer-se.

Estou à vontade quer quanto ao Presidente, quer quanto a treinadores: já disse bem e já disse mal do Salvador (publicitei aqui o meu voto nele, por achar que não deveria sair à primeira contrariedade de um projecto, do qual foi o principal autor). Mas agora começa a esgotar os créditos: ando muito preocupado com as terríveis escolhas feitas nas 2 últimas épocas (e muito em particular na última), sobretudo - como várias vezes já aqui escrevi - esta sua política de "comprar um camião de jogadores jovens e supostamente baratos" para ver se sai dali um bom - daí que tenhamos qualidade fraca no plantel, mas uma legião de jogadores emprestados (que muitas vezes o único jogo onde sobressaem... é contra o próprio Braga!).
Acho que Salvador tem que mudar de rumo/estratégia: ir retendo mais 1 ou 2 épocas os jogadores mais jovens e com talento provado (Santos, Rafa, eventualmente Éder se não se valorizar no mundial) e juntar-lhes, em pontos estratégicos, poucos mas bons valores (cirurgicamente escolhidos, como era costume do Braga) a ver se cria a espinha dorsal de uma boa equipa - o resto sim, compor com os nossos jovens (aproveitar o melhor da prata da casa) e ter um treinador que disfarce esses pontos menos fortes e consiga retirar o melhor dos nossos jovens - chegando a conquistas com a garra típica dos guerreiros (ai, aquela garra...há quantos anos... voltem Moisés, Vandinho, Luis Aguiar, Mossoró... enfim :-[ ).
Repare-se que o Benfas também tem que vender, mas manteve sempre Luisão, p.ex. E o F.C.P. manteve até hoje Fernando (e de certeza que ambos tiveram boas ofertas).
Não pode vender-se apenas para os negócios: tem que se conciliar o dinheiro com o manter de uma espinha dorsal da equipa. Não tenho visto isso (nem nada que se pareça).

Quanto aos treinadores: sempre tive por hábito apoiar as escolhas (mesmo de Peseiro).
NES será o primeiro do qual discordo.
E de facto o Olho Vivo tem razão: há aqui adeptos que não têm competência "profissional" para avaliar as reais capacidades de um treinador, no qual obviamente me incluo (até pelos fracassos no apoio a Peseiro e Jesualdo... ainda bem que Domingos correu bem).
Mas temos sempre as nossas competências "de bancada" (e por isso somos meros adeptos e não profissionais).
Dito isto, não gosto do NES! Pronto!
Não apenas pela forma como se portou diante do Braga nesta época (sem consideração pelo clube e sem a dignidade que se exigia ainda que defendesse o seu emblema);
Mas sobretudo porque acho que o grande ónus do Braga é ter que jogar como um grande, ter que assumir o jogo como um dos grandes contra equipas fechadas e o trabalho do NES não me ter mostrado isso.
Mas, siga para bingo! Apoiarei sempre o meu clube (ainda que não goste da contratação deste ou daquele).
E não o digo para depois dizer "eu bem avisei". Acho que nunca o fiz quanto a treinadores (ou mesmo jogadores). Simplesmente acho que é uma opção errada.

Quanto ao clube estar nas mãos de empresários: disse-o porque acho verdadeiramente olímpica e sem outra justificação a quantidade de "barretes" que foram enfiados ao Braga este ano! INCRÍVEL!

O que se passou com o Braga este ano - muitas incompreensíveis e terrivelmente más escolhas - não terá paralelo nos últimos anos no nosso clube. Foi a destruição de um plantel. Estivemos ao nível dos piores anos do zzzzbording!

Vão-me dizer que o Presidente é que faz as escolhas e que é o mesmo - A sério?
Vão-me dizer que de repente os profissionais do Braga do scouting ficaram ceguinhos para contratarem aquela lista interminável de jogadores - cujo nome não vale a pena repetir?
O culpado dos barretes foi o Jesualdo? Sim, num ou noutro caso, mas... em tantos??

E sim... tenho bastante dificuldade em perceber o "papel do empresário" no futebol (na verdade, acho que é "papel" a mais).
Sei que temos que lidar com o mundo que temos (e não o que desejaríamos)... mas também temos que equilibrar os pratos da balança e não "dar o ouro todo ao bandido", pois há muitos sem qualquer amor ao clube (ao contrário do que alguns aqui parecem querer indicar) e que unicamente SE SERVEM do Braga, sem qualquer interesse particular em ajudar o clube.

Pé Ligeiro

Quote from: José Soares on 15 de May de 2014, 17:13
Também eu queria ter a alegria de ver novamente Domingos a treinar o Braga. Mas não acredito que tal aconteça, pois se assim fosse certamente já teria sido apresentado como treinador.

Já não tenho grandes dúvidas de que será Nuno Espírito Santo. E já disse que não me parece grande escolha e fundamentei com factos (os resultados do Rio Ave na presente época). É a minha opinião e vale tanto como outra qualquer. Julgo que o Braga merece mais. Aliás, quero sempre o melhor para o Braga. E não me parece que esse seja o melhor treinador, de entre os disponíveis, para relançar o Braga para os lugares que merece. E os demais votantes deste tópico também não estão muito entusiasmados (apenas 12 votos em 257).

O que mais me espanta são aqueles que sempre se indignam com quem ousa escolher e discordar das escolhas de quem manda, ainda que fundamente as suas críticas. São logo acusados de serem uns eternos descontentes, de parecer que gostam de ver o Braga mal para terem razão, etc, etc. Discurso tantas vezes repetido e quase sempre pelos mesmos. São uns eternos agradecidos a quem um dia lhes fez bem, mas são incapazes de ter espírito crítico e apontar os erros e os absurdos que nos fizeram chegar a este estado de coisas.  Se as coisas correm mal ficam de bico calado. Nem mesmo depois de as pessoas apresentarem os resultados do seu trabalho são capazes de as criticar. A meu ver estes são os adeptos que menos bem querem ao Braga, pois tudo aceitam sem serem capazes de exigir o melhor para o nosso clube. Quer apoiando quando há motivos para isso, quer criticando quando eles também existem, estamos todos a contribuir para o engrandecimento do nosso Braga. E digo NOSSO porque me parece que alguns querem que seja só deles. E isso não posso aceitar. Ser do Braga nos bons e maus momentos é discutir alternativas e apontar caminhos, ainda que estes não sejam os que oficialmente são defendidos pelo poder instalado. Se apenas pudermos dizer amém, então este site transforma-se em algo parecido com o site oficial do clube. Ser do Braga não é ter fé em tudo quanto a direcção do clube faz. Não se trata de uma religião ou de deixar fazer quem sabe. Para ter opinião basta pensar. O problema é que aquilo que os adeptos pensam ou podem pensar não é tido nem achado por quem comanda os destinos do clube. E não é só em eleições que os sócios devem ser ouvidos e consideradas as suas opiniões. E também os adeptos, mesmo que não sejam sócios, são importantes para o engrandecimento do Braga. O desprezo por uns e outros tem levado ao afastamento dos bracarenses do AXA e da equipa. Por isso me parece que seria importante apresentar um treinador que empolgasse novamente os bracarenses. E, como já disse, e resulta dos resultados deste tópico, há dois (ou três) que me parecem apresentar esse perfil. Se sou mau bracarense por dizer que NES não é o treinador que eu e a maioria dos bracarenses escolheriam, espero poder estar cá também a elogiar os bons resultados que venha a alcançar. Oxalá.

Assino por baixo
BRAGA SEMPRE MAIS!

LS

Quote from: Pé Ligeiro on 15 de May de 2014, 18:41
Quote from: José Soares on 15 de May de 2014, 17:13
Também eu queria ter a alegria de ver novamente Domingos a treinar o Braga. Mas não acredito que tal aconteça, pois se assim fosse certamente já teria sido apresentado como treinador.

Já não tenho grandes dúvidas de que será Nuno Espírito Santo. E já disse que não me parece grande escolha e fundamentei com factos (os resultados do Rio Ave na presente época). É a minha opinião e vale tanto como outra qualquer. Julgo que o Braga merece mais. Aliás, quero sempre o melhor para o Braga. E não me parece que esse seja o melhor treinador, de entre os disponíveis, para relançar o Braga para os lugares que merece. E os demais votantes deste tópico também não estão muito entusiasmados (apenas 12 votos em 257).

O que mais me espanta são aqueles que sempre se indignam com quem ousa escolher e discordar das escolhas de quem manda, ainda que fundamente as suas críticas. São logo acusados de serem uns eternos descontentes, de parecer que gostam de ver o Braga mal para terem razão, etc, etc. Discurso tantas vezes repetido e quase sempre pelos mesmos. São uns eternos agradecidos a quem um dia lhes fez bem, mas são incapazes de ter espírito crítico e apontar os erros e os absurdos que nos fizeram chegar a este estado de coisas.  Se as coisas correm mal ficam de bico calado. Nem mesmo depois de as pessoas apresentarem os resultados do seu trabalho são capazes de as criticar. A meu ver estes são os adeptos que menos bem querem ao Braga, pois tudo aceitam sem serem capazes de exigir o melhor para o nosso clube. Quer apoiando quando há motivos para isso, quer criticando quando eles também existem, estamos todos a contribuir para o engrandecimento do nosso Braga. E digo NOSSO porque me parece que alguns querem que seja só deles. E isso não posso aceitar. Ser do Braga nos bons e maus momentos é discutir alternativas e apontar caminhos, ainda que estes não sejam os que oficialmente são defendidos pelo poder instalado. Se apenas pudermos dizer amém, então este site transforma-se em algo parecido com o site oficial do clube. Ser do Braga não é ter fé em tudo quanto a direcção do clube faz. Não se trata de uma religião ou de deixar fazer quem sabe. Para ter opinião basta pensar. O problema é que aquilo que os adeptos pensam ou podem pensar não é tido nem achado por quem comanda os destinos do clube. E não é só em eleições que os sócios devem ser ouvidos e consideradas as suas opiniões. E também os adeptos, mesmo que não sejam sócios, são importantes para o engrandecimento do Braga. O desprezo por uns e outros tem levado ao afastamento dos bracarenses do AXA e da equipa. Por isso me parece que seria importante apresentar um treinador que empolgasse novamente os bracarenses. E, como já disse, e resulta dos resultados deste tópico, há dois (ou três) que me parecem apresentar esse perfil. Se sou mau bracarense por dizer que NES não é o treinador que eu e a maioria dos bracarenses escolheriam, espero poder estar cá também a elogiar os bons resultados que venha a alcançar. Oxalá.

Assino por baixo
x3