News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Porque somos Bracarenses?

Started by BRAGA FOREVER, 31 de January de 2007, 19:33

Previous topic - Next topic

BRAGA FOREVER

Eis um exemplo de vida :

"O Pedro tem 8 anos e é sócio do Sporting de Braga, tal como o seu pai e, mesmo vivendo fora de Braga, numa terra de muitos benfiquistas, mantem-se fiel ao seu clube, deslocando-se ao estádio, pelo menos de quinze em quinze dias para acompanhar a sua equipa. Na escola, todos os colegas são benfiquistas, portistas ou sportinguistas e o Pedro habituou-se a perder todas as discussões futebolisticas dos intervalos das aulas à segunda-feira. Mesmo quando o seu Braga obtém grandes resultado no fim de semana anterior a essas fatídicas segundas-feiras, o Pedro perde sempre porque, se é verdade que contra factos não há argumentos, também é verdade que contra uma maioria ofuscada pela cegueira, não há argumentos que valham a ninguém.
A caminho de casa o Pedro imagina-se com a bola nos pés, emblema ao peito, o estádio 1º de Maio a vê-lo jogar e ele... A marcar, a marcar muitos golos. Fantasia acerca dos festejos que irá fazer, os golos que irá marcar, as lágrimas de alegria no momento do golo do título que o próprio irá assinar.Um dia, numa época menos boa do seu clube, influenciado pela cegueira dos amigos e em vésperas de um jogo grande, o Pedro pergunta ao pai:
- Porque é que somos do Braga? Se calhar nunca vamos ser campeões e este ano ainda vamos mas é para a segunda.
O pai explica que mais do que procurar vitórias com o nosso clube, devemos acreditar nele, porque acreditar em algo que é nosso, algo que de certa forma simboliza os nossos valores, a nossa região e os nossos interesses, é acreditar em nós próprios. Torcer por aqueles que ganham, simplesmente porque ganham, é não ter carácter. É procurar vitórias naquilo que não é nosso, é procurar vitórias a todo o custo quando não as temos noutras ocasiões da nossa vida. As vitórias devemos procurá-las no nosso dia-a-dia. No desporto são importantes, sabem bem, mas não são fundamentais ao nosso desenvolvimento e realização enquanto seres humanos.
O Pedro ouviu estas palavras, entendeu o seu pai, mas quando se tem oito anos e se quer ser o maior entre os amigos, as pequenas vitórias são importantes, principalmente as vitórias desportivas.Pensou para si e tomou uma decisão. Deixaria de ser bracarense e passaria a torcer pelo tal clube "grande" que iria visitar o Braga naquele fim de semana. Não comunicou a decisão ao pai, mas sabia que mais tarde ou mais cedo se iria manifestar a favor da sua nova equipa no estádio.
Chega o dia do jogo. Desta vez não levou o cachecol. Sentado na velha pedra do 1º de Maio assistiu calmamente ao aquecimento.
Porém, na altura da entrada em campo das equipas (na altura entrava uma de cada vez), algo insólito aconteceu. O Braga entra em campo, as bandeiras e os cachecóis bracarenses agitavam-se e o Pedro sentiu vergonha de não ter trazido o seu. Sentiu que aquela era a sua equipa, aquele o seu povo, aquela era a sua terra e as lágrimas começaram a correr secretamente pela sua face. Ninguém reparou. Chorou baixinho e jurou nunca mais trair a sua equipa, nunca mais trair o que era seu, o seu povo, a sua cidade, a sua gente.
Os anos passaram e hoje o Pedro tem vinte e cinco anos. O sonho de jogar pelo Braga foi-se desvanecendo talvez pela falta de jeito para representar um clube de tal dimensão e porque a vida o levou para outras opções profissionais. O Pedro agora vive em Braga e continua a ir a todos os jogos do Braga, com o pai e o irmão, e mais do que nunca acredita num Braga campeão. Não vai ser ele a marcar o golo do título. Mas espera estar no estádio a festejar quando esse dia chegar.
Dedico esta história, a minha história, a todos aqueles que acreditam nos seus clubes, nos clubes das suas terras, das suas gentes, das suas raízes, sejam essas pessoas do Braga, do Guimarães, do Boavista, do Porto, do Sporting, do Benfica, de qualquer outro clube. Mas escolham aquilo que é realmente vosso e que vos representa. Ser de Braga e torcer por um dos chamados "grandes" é o mesmo que ser português e torcer pela selecção espanhola ou outra qualquer."

http://www.fr21.blogspot.com

Estou sem palavras...simplesmente espectacular!! :'(
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

disco infiltrator

Perfeito!!!

Não entendo como existem bracarenses adeptos de clubes de Lisboa ou do Porto e conseguem assitir, na sua cidade, aos adeptos desses clubes cantarem "Povo de mer***", Povo de mer***"

Deve ser frustante.....

SimpLe-Kid

Grande história, só é pena que tenhas sido tu a colocar isto no fórum porque desde que mudaste de clube aos 8 para um dos metralhas, nunca mais deixaste.  ;D

Agora a sério, gostei muito, acho que é o que vai na alma de todos nós.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

JR1287

TRINCADO

Anabela

Esse texto já tem algum tempo, mas nunca é demais voltar a ler esse fantástico exemplo!
Grande Pedro!

Miguel Portela

Já tinha lido este texto a algum tempo já foi inclusive foi tópico cá no fórum.
Mas no entanto sempre que o leio da-me o um arrepio na espinha, deixa-me uma lágrima no canto do olho e orgulho dos valores de honestidade pela minha identidade regional.
Saudações Desportivas,
Miguel Portela
[url="https://mipmed.com/"]https://mipmed.com/[/url]

WWW.superbraga.com.
clicar no link "opinião".
Clicar em "crónicas"
EXCELENTE, texto de Ban, forista ou ex:forista(??) do fórum Superbraga.com.
Força Gverreiros

SCBFanatiC

era espalhar este texto e coloca-lo noutros foruns, cafés, etc.
SCB1921 - FORÇA GVERREIROS DO MINHO!

Miguel Portela

Este texto já foi até incluisivamente discutido nas reuniões da associação Braguista, aqui a tempos, como uma forma de passar a nossa mensagem aos mais pequenos.
Saudações Desportivas,
Miguel Portela
[url="https://mipmed.com/"]https://mipmed.com/[/url]

Anabela

Quote from: Miguel Portela on 31 de January de 2007, 20:51
Este texto já foi até incluisivamente discutido nas reuniões da associação Braguista, aqui a tempos, como uma forma de passar a nossa mensagem aos mais pequenos.

Olha que grande ideia!

El_Gavion

Quote from: Zé on 31 de January de 2007, 20:47
WWW.superbraga.com.
Clicar em "crónicas"

Ele é ainda forista,Zé!Só que neste novo fórum registou-se como Pedro Indy e ainda não participou muito,pois está na Guiné a guerrear...quer dizer,a dar aulas, e sabes que a vida no Ultramar não tá fácil!! ;D ;DDe modos que agora tá a espalhar o braguismo lá por terras de África...o braguismo e sabe-se lá mais o quê... ;D
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

Basta de disparates!

Quote from: Zé on 31 de January de 2007, 20:47
WWW.superbraga.com.
Clicar em "crónicas"

Ó tempo
Volta p'ra trás
Trás-me tudo o que perdi ................

Anabela

Por falar em grandiosos textos, onde andam os textos do Cardoso??

jeba

Eu tenho 33 anos e lembro-me de andar na escola e ser como esse Pedro... aliás eu também sou Pedro e como ele sofri muito aos pés dos meus colegas que eram dos outros 3 do costume. Confesso que me emocionei ao ler esse artigo porque me revi nessa história... ENORME até morrer!!!

EMIGRANTE BRAGUISTA

Espectacular até  arrepiei-me ao ler esta historia, Em algumas coisas fez me lembrar a minha "triste" infância mas isso já é outra historia....  :'(
A PAIXAO QUE TENHO POR TI  É MAIOR DE QUE A DISTANCIA QUE NOS SEPARA.

MrCasp

Muito bom o texto!!!
Eu não sou de Braga! Mas, sou do Braga!
Muitas vezes perco as tais "discussões"... Mas, não há nada como ver a nossa equipa (que sentimos ser verdadeiramente nossa) a ganhar!
As pessoas de Braga deviam orgulhar-se da equipa que tão bem representa a cidade!
O que não entendo são aquelas pessoas que são do Braga e do X, Y ou Z... (o ENORME não precisa de adeptos emprestados!)
Eu sou do Braga! E, isso preenche-me...

pamg

Não conhecia esta história, mas é sem duvida, uma grande historia, que deveria servir de exemplo para muita gente e não so para as crianças. Aliás, na minha perspectiva quem devia ler isto era os pais dessas crianças que aos 8 anos ou até menos ja sao deste ou daquele e nao do clube da sua terra, região. Porque se em pequenos ja somos, ou são, por outros, a culpa é das influencias que vêm de cima, a familia...
Quanto a essas pessoas de cá que são por outros, também ja tive das minhas discussões as quais em certa altura paro de responder, ripostar, defender o meu clube, fazer ver essas pessoas que estao erradas, porque a cegueuira é tanta que ficava-se ali horas e horas a discutir sem se chegar a consenso, porque essas pessoas mesmo que o seu clube nao ande bem, nao o conseguem admitir, nem que fazem jogos maus, e são sempre os maiores, sempre!

E ja agora, para o nosso presidente so tenho a dizer: Prefiro o nosso estadio com 7 mil pessoas, que sejam so pelo Braga, do que 15 mil, em que mais de metade é d'outro emblema e vão para o estadio para estarem de radio no ouvido a ouvir o que se passa noutro jogo e a ca*****-se literalmente para o jogo que têm á frente deles.

Um dia venceremos tudo. Discussoes de escola, cafe, trabalho. E o nosso clube andará ainda mais la em cima.

Ana Cunha

Nós somos o Pedro. Pena que nem todos os bracarenses pensem assim. O texto está perfeito!

Ana Cunha

Quote from: SCBFanatiC on 31 de January de 2007, 20:48
era espalhar este texto e coloca-lo noutros foruns, cafés, etc.

Se o autor nos desse permissão, era óptimo! Era como que uma bofetada de luva branca a muitos bi-clubistas cá de Braga.