News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Porque somos Bracarenses?

Started by BRAGA FOREVER, 31 de January de 2007, 19:33

Previous topic - Next topic

cardoso

Espero que a publicação deste texto sirva de exemplo para que outros foristas, que também são capazes de produzir bons textos, mandem para lá os escritos!!
Temos de "evangelizar os pagãos" e os jornais são o melhor meio! O superbraga tem o seu mérito mas o DM é lido diariamente por 60.000 pessoas, segundo estudo recente da Merktest. É muita gente para "converter".

aurelio

Quote from: andre_carneiro on 05 de May de 2007, 13:02
Pessoalmente sou bracarense porque nasci no S. Marcos  ;)

Mas quanto a ser Braguista já é outra coisa.
Opção própria muito incentivada por querer lutar pelo que é da nossa terra.
Eu como a maior parte dos braguista fomos criados num ambiente que ser do Braga era segunda opção que nunca se impunha a ser de um dos grandes... infelizmente a maior parte do publico braguista foi criado assim como eu e é de louvar os que com idade para ter pensamento próprio e não seguir o que os outros fazem opta por torcer por um clube como o braga.
O que eu acho é que isto vai mudar pois os filhos desta nova geração já vão ser criados como o Pedro e o manto Braguista não vai parar de aumentar.

Assim seja ou melhor, amen!

braga2007

Nao podia dar uma ajudinha para isso,cardoso? se achar que os textos merecem ser publicados, fale com os directores do DM. agradecia imenso. ;) ;)

cardoso

Quote from: braga2007 on 06 de May de 2007, 21:09
Nao podia dar uma ajudinha para isso,cardoso? se achar que os textos merecem ser publicados, fale com os directores do DM. agradecia imenso. ;) ;)

Não é preciso, acredita! ;)

jeba

SOU BRACARENSE POR ISTO QUE SE PASSOU HJ... 30.000 A APOIAR O ENORME

Quote from: cardoso on 04 de May de 2007, 18:07
Quote from: F_BAPTISTA on 04 de May de 2007, 14:43
Já disse o que tinha a dizer sobre este tópico, mas nunca é de mais referir que é uma pedrada no charco!

Quanto ao escrever para os jornais, não sei se é assim tão fácil como disse o cardoso. Eu por acaso até acho que, se há coisa que tenho jeito é para a escrita e como tal falei com um cunhado meu jornalista se ele não me arranjava uma coluna num jornal, já que ele conhecia o meio. A coluna tanto podia ser sobre futebol, politica, ou até poesia (o diario do minho publica poesia), mas ele disse-me que não era facil e estava tudo tomado pelas forças vivas da cidade. Por isso, não me parece que o que o Cardoso referiu seja mesmo assim.

Baptista, eu apenas falei com base na minha experiencia pessoal e na do Zé. Não conheciamos o pessoal do DM de lado nenhum e eles publicavam tudo. talvez tenha sido a sorte de nessa altura eles terem mais espaço, não sei...
mas lembro-me do Rui Alex, por exemplo (que deixou de vir ao fórum :( ) . Ele enviou um texto e foi publicado uns dias depois... talvez seja uma questão de oportunidade...
agora essa frase das "forças vivas da cidade..." não, não faz qualquer sentido no que diz respeito ao desporto do DM! Se reparares, os cronistas regulares do desporto no DM (eu, o Abilio Peixoto, o Covas, o A. Mendes e o Carlos Dias estamos bem longe de integrar as vorças vivas da cidade :)

Confirmo o que disse o Cardoso.
Ainda me lembro dos primeiros textos que enviamos. Eu e o Cardoso, no início enviamos uns textos mas com receio que nunca os publicassem. Os primeiros publicaram-nos num espaço designado de "pontos de vista"... posteriormente, e como pontualmente continuavamos a enviar textos, o director contactou-nos para saber da disponibilidade de colaborar regularmente... então os textos começaram a ser enquadrados nas páginas reservadas à opinião de cronistas DM.
Eu saí... e o Cardoso continua.
Meus amigos... um bom cronista não é aquele que elabora um excelente, um brilhante, formidável texto, num momento de inspiração. O bom cronista é aquele que elabora, semana após semana, bons textos e, semana após semana, mantém um padrão de bom nível. O Cardoso conseguiu, e consegue, semana apoós semana, textos oportunos e de boa qualidade. Não é para todos!!!!
Força Gverreiros

Kilo

Também já tive um textinho meu publicado no DM! Já lá foi há uns anitos! Na altura do negócio do Tiago, do Armando e do parolo!

Pena é que hoje, olhando para o artigo, não concordo com quase nada do que escrevi!  ;D ;D ;D ;D ;D

pp

E depois do jogo de ontem,ainda pensam no artigo, e ou querem só 10.000 em vez de 30.000
vamos lá acordar e fazer mais alguma coisinha,em vez de se fecharem nessa mania do 100% e depois descaem a dizer mal só de um dos 3 metralhas...haja coerençia!!! viva o braga

BRAGUISTA 100%

NOS NAO SOMOS PAROLOS
OS OUTROS E QUE SAO !!!! ;D ;D

E TB PQ SOMOS INTELIGENTES !!!
Sporting Clube de Braga - love it or leave it.

slb + fcp + scp = LIXO

Ricardo Gonçalves

Porque e simplesmente o clube k aprendi a gostar desde pequeno, por ser o da minha cidade e por ser o clube do meu pai...Mas principalment por m ter dado mts alegrias... AMO-T MAGICO BRAGA

estilus

Epá... concordo. Se és de Braga sê do Braga, como eu nasci em Guimaraes e sou vitoriano. Acredita que se assim fosse o estadio do braga seria pequeno...
Felicidades e abraço para Braga

Brigadas Vermelhas

Quote from: estilus on 09 de May de 2007, 15:51
Epá... concordo. Se és de Braga sê do Braga, como eu nasci em Guimaraes e sou vitoriano. Acredita que se assim fosse o estadio do braga seria pequeno...

Afinal somos do mesmo clube! o Clube da nossa terra...
Quem não pensa assim; são parolos, pobres de espírito, e infieis...

APOIA O CLUBE DE FUTEBOL D TUA TERRA
[url="http://img371.imageshack.us/img371/8597/brigforum"]http://img371.imageshack.us/img371/8597/brigforum[/url]

Luna

Nasci em Braga, vivo em Braga, sou bracarense.
...é claro que sou braguista!

Porque havemos de ser de outro clube senão o da nossa cidade?!? 
Porque ganaham mais vezes? Porque são mais noticiados? Porque são mais populares? Porque têm mais dinheiro? Porque são favorecidos? etc... Só por isso? Mais nada?
Mas, esses clubes são de uma terra distante, alheia à nossa vida quotidiana... Nós não somos de lá!
...e vamos desatar a torcer pelo clube de uma terra onde não nascemos, não vivemos e que nem sequer nos diz respeito???  Isso faz algum sentido?

A.COSTA

Quote from: Brigadas Vermelhas on 09 de May de 2007, 15:55

Então e os inúmeros braguistas que não são de Braga? É que são mesmo muitos. Se fossem braguistas só os de Braga que gostam do SCBraga o EMB registaria "enchentes" de 5 mil pessoas.

Além do mais parece-me muito redutor restringir o ser braguista a ser bracarense. Há muitos bracarenses que não são e nunca serão braguistas e há muitos braguistas que nunca foram e nunca serão bracarenses.  :o :o :o :o :o

Gostaria que muito mais gente gostasse do SCBraga e o acompanhasse sempre. Mas temos que respeitar a liberdade de escolha das pessoas.  ;) :o ;) :o ;) :o

nota: por definição bracarense refere-se a um natural (nascido) ou habitante de Braga. Gostar do SCBraga é uma coisa diferente dessa definição. Claramente.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Ricard8

Não nasci em Braga e nunca vivi em Braga... Sou Braguista...
Isso quer dizer que sou parolo???????

Obrigado.

Nelson

Concordo 100% com a apologia de sermos pelo clube da nossa própria terra, embora tenha de respeitar a ideia de cada um.
Sou sócio do Braga há quase trinta anos e também não compreendo o que motiva uma pessoa a ser de um clube de uma terra distante, só prque é grande. Isto não se passa nos principais países europeus (Alemanha, Itália, etc).
Julgo que uma das razões por que algumas pessoas são por clubes de sítios que por vezes nem conhecem, casos do SLB, etc., é que essas pessoas precisam de encher o ego com qualquer coisa "superior". Salvo raras excepções, são pessoas que têm alguma frustação na vida, algum complexo de inferioridade e necessitam de se "afirmar" sendo por um clube que a pequenez do nosso país também fez grande.
Por isso, cada vez mais admiro as pessoas que são bairristas q.b.

Ricard8

Quote from: Nelson on 09 de May de 2007, 20:12
Concordo 100% com a apologia de sermos pelo clube da nossa própria terra, embora tenha de respeitar a ideia de cada um.
Sou sócio do Braga há quase trinta anos e também não compreendo o que motiva uma pessoa a ser de um clube de uma terra distante, só prque é grande. Isto não se passa nos principais países europeus (Alemanha, Itália, etc).
Julgo que uma das razões por que algumas pessoas são por clubes de sítios que por vezes nem conhecem, casos do SLB, etc., é que essas pessoas precisam de encher o ego com qualquer coisa "superior". Salvo raras excepções, são pessoas que têm alguma frustação na vida, algum complexo de inferioridade e necessitam de se "afirmar" sendo por um clube que a pequenez do nosso país também fez grande.
Por isso, cada vez mais admiro as pessoas que são bairristas q.b.

Ou então são de um clube grande pelas mesmas razões que eu sou Braguista: está nos genes, lol, ou se calhar é só devido a "educação futebolistica" que recebi.

Brigadas Vermelhas

Quote from: Ricard8 on 09 de May de 2007, 20:04

Não nasci em Braga e nunca vivi em Braga... Sou Braguista...
Isso quer dizer que sou parolo???????

Obrigado.
Isso depende, se a terra de onde tu és tiver um clube minimamente competitivo (na minha opiniião 1ª liga, 2ªs ligas) acho que sim, és parolo!
Agora se isso não acontecer acho que fizeste a  escolha certa.
Mas isto é só a minha opinião que vale tanto quanto a tua!
Um abraço
[url="http://img371.imageshack.us/img371/8597/brigforum"]http://img371.imageshack.us/img371/8597/brigforum[/url]

Gambit

Por mais que se diga e escreva, esta discussão não leva a lado nenhum.
Acho de mau tom estar a chamar parolos e afins a outras pessoas só porque têm ideias/paixões distintas das nossas.
Cada um é do clube que é por razões que, a grande maioria das vezes, lhe são alheias, que o transcendem.
Quem defende que quem é de Braga tem que ser do SC Braga não gosta de saber que noutras cidades há adeptos do SC Braga? Claro que gosta.
Mas isto vai contra a lógica de cada um ser do clube da sua cidade...
É como eu já antes tinha escrito: as paixões não se escolhem!!

Nelson

Não quero fazer de advogado de ninguém, mas o braguista que se sentiu com essa do "parolo" tem razão e sendo adepto do Braga é braguista como qualquer outro.
Interpreto essa do "parolo" mais dirigida àqueles que são adeptos de qualquer dos 3 "metralhas" só porque eles ganham campeonatos e são esses próprios adeptos que mais hostilizam o clube da terra.
De qualquer maneira temos que concordar que "paixões não se escolhem"
Um Abraço