News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SCBRAGA - 3 vs Estoril - 2 --> Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 14 de September de 2013, 23:12

Previous topic - Next topic

GALEGO

Quote from: Karl on 16 de September de 2013, 01:21
Para lembrar velhos tempos, quando ele marcou e nos trouxe para uma final europeia não é o ponto, mas para ver a celebração desta noite mostrou-nos claramente uma coisa .. Ele quer jogar .. ele precisa para jogar .. Ele tem o sangue que corre vermelho .. ele vive para jogar para Braga .. E podia ver na sua resposta emocional que nada lhe dá mais prazer .. Eu me pergunto se Jesualdo viu .. A emoção .. a resposta da multidão .. o que ele significa para nós ... E o que ele significa para o clube e os adeptos.. Pode haver jogadores que estão melhor no esquema tático de Jesualdo, mas para os adeptos ele representa o que todos nós queremos, que é alguém que está disposto a colocar tudo na linha, na busca pela vitória .. Estes são os jogadores que querem ver .. Que vivem pela emoção (e habilidade) e vai fazer de tudo para ganhar ... Ele é "o fã de futebol que joga em campo" .. O fã de futebol que está no mesmo nível que a multidão .. Ele sofre como nós sofremos .. Ele joga com o coração, como nós apoiamos com nossos corações .. Deixá-lo jogar! Braga precisa Custodio! Um guerreiro no campo de batalha a cada minuto de cada jogo

OK. Completamente dacordo com todo o referido pelo amigo Karl
TODOS SOMOS CUSTÓDIO!!

200% Braga - B3

Jogo emotivo e um espetáculo estragado!
Baiano parece-me que nem toca no adversário e é expulso. A partir deste momento qualquer análise acerca da exibição da equipa fica descredibilizada. É de realçar a resposta dada a jogar com 10 contra 11, pois demos a volta ao resultado (mas Éder e Luiz Carlos valem por 2 cada um e acabamos por jogar em vantagem na mesma!) frente a um conjunto muito bom e muito bem orientado. Acabámos a sofrer, já em vantagem numérica (obrigado Gerso), mas por mim, desculpa-se depois de tão boa resposta, houve uma quebra física e, depois do 3-2 (Santos ficou a a olhar para o Luís Leal a desmarcar-se) também anímica, voltando o fantasma de Barcelos a pairar um bocadinho nas cabeças dos jogadores. Vale pelos 3 pontos, pela demonstração de força contra a adversidade, pelo Éder e pelo Luíz Carlos e também pelo regresso, e que regresso do Custódio!

Não consigo deixar de lamentar comentários do tipo "temos defesa esquerdo!" tanto pelos sucessivos (desculpáveis) erros de posicionamento e tempo de corte (há um lance na 1ª parte em que ele tenta antecipar uma tabela, correndo para o jogador que iria receber o passe e deixa o homem completamente só subir pela linha que apesar de perceber a inteligência daquele médio antecipando a combinação, deixa de ser inteligência quando não é médio mas sim lateral;), como também pelo facto de "já termos aqui encontrado o nosso lateral esquerdo", quando este é um médio de qualidade e com imenso potencial!

PS: A entrada de Edinho em vez de Hugo Vieira para o lugar do Éder quero acreditar que tenha sido para não desmoralizar o jogador. Tacticamente, a opção só podia ser o Hugo Vieira.

200% Braga - B3

#102
Quote from: A.COSTA on 16 de September de 2013, 00:51
Depois do que vi nesta jornada fiquei bastante apreensivo. As razões:

1- No Algarve os lagartos fazem o 0-1 num claro fora de jogo. O resto nem vi ...

2- Em Braga, em pleno AxA, o Capela roubou descaradamente o Braga, em especial na 1ª parte. O penalti é claramente fora da área e a seguir há 1 penalti claro a favor do Braga que não foi marcado. Na 2ª parte o árbitro, consciente da porcaria que tinha feito, 'compenseou' no lance do 2-1, provavelmente iludido.

Se as coisas continuarem assim vai ser fácil levar os lagartos ao 3º lugar, com o andor da comunicação social a ajudar e de que maneira. Há cada vez menos vergonha em Portugal...


Facto: Dos 4 defesas que jogaram a maior parte deste jogo, 3 deles jogavam há 1 ano na 2ª divisão (Tomás, Santos e Luís Silva que nem defesa é). É preciso que a equipa cresça,mas com vitórias.
Penso que não devemos contribuir ainda mais para este peditório! Teorias da conspiração, jogos controlados por árbitros... até pode haver verdade nisso, mas se assim é, se vamos encarar um conjunto de jogos desta maneira, cada pequeno erro que seja realmente inocente que um árbitro cometa, vai ser mais uma acção premeditada e mais uma de muitas páginas na longa conspiração contra o Braga. Páginas que lidas por um portista serão interpretadas como uma conspiração contra o Porto, por um benfiquista serão uma conspiração contra o Benfica, etc. etc.

Parece-me errado, estarmos a olhar as coisas desta forma a priori, mesmo que haja (que há) muitas razões para o fazer!

Aproveito para analisar a arbitragem de hoje e, com o devido distanciamento emocional, não acho que tenha sido um roubo descarado!
Expulsou o Baiano num lance de difícil análise, mesmo com as imagens televisivas não é muito fácil ter certezas se há ou não falta! A mim não me parece, mesmo! A falta, a existir, é claramente fora da área mas reparei que o árbitro seguiu a indicação do fiscal de linha.
O tal "penalty" julgo que seja por suposta "mão na bola" do defesa do Estoril e, na minha opinião não existe falta pois parece-me que ele joga a bola com o ombro e, mesmo que seja com o braço, ele tem o braço bem junto ao corpo! Além de tudo, é um ressalto à queima.
Na segunda parte, consciente ou não, acredito e espero que não, acabou por expulsar (bem) o Yohan Tavares e marcar penalty punindo mais uma falta fora da área.
Muitos cartões, 3 expulsões justas (considerando que há falta de Baiano, como Capela considerou!)
Na minha opinião, 2 erros graves que acabaram por se anular. O 1º é de difícil análise, o 2º, propositadamente ou não, trouxe alguma justiça. Não vejo roubo neste jogo!

barinho

De difícil análise é o do Éder porque se torna difícil de ver onde acaba a falta.A do Baiano é fácil,são 2 metros fora!Assim como há claro movimento do defesa do Estoril para controlar a bola com o braço e assim como a entrada sobre o Éder não teve outra intenção que não fosse ceifar o jogador e tentar inferiorizá-lo.

E se é certo que muitos erros de arbitragem resultam apenas de incompetência,distração ou mau julgamento,também é verdade que há décadas que são sempre os mesmo a ser mais beneficiados e são sempre os mesmos a ser mais prejudicados.Não podemos ver conspirações em tudo mas também  não vamos ser anjinhos

200% Braga - B3

Falei em difícil análise na questão de haver ou não falta. A haver é claramente fora da área e considerei como um erro grave. O claro movimento do jogador do Estoril não me diz nada se tiver tocado a bola com o ombro ou mesmo com o braço estando ele junto ao corpo (pois não o pode arrancar para jogar futebol). A entrada sobre o Éder é dura sim, mas não me parece que seja caso de vermelho directo. Pelo menos eu, se fosse ao contrário, acharia exagerado. Se fosse caso para vermelho, o Nem aqui há uns aninhos não acabava um jogo.  ;D
Não gostei da arbitragem do João Capela, foi uma autêntica trapalhada. Mas não acho que tenhamos sido roubados.

Quote from: barinho on 16 de September de 2013, 02:55
E se é certo que muitos erros de arbitragem resultam apenas de incompetência,distração ou mau julgamento,também é verdade que há décadas que são sempre os mesmo a ser mais beneficiados e são sempre os mesmos a ser mais prejudicados.Não podemos ver conspirações em tudo mas também  não vamos ser anjinhos
Precisamente. De acordo. O problema é que o discurso da conspiração já é um discurso gasto, é sempre a mesma coisa. Todos se queixam do mesmo e ninguém tem total razão. O futebol nada ganha com este constante ambiente. É claro que há erros e há "erros"! Mas os "erros" por si só não ganham campeonatos. Agarremo-nos a tudo o resto! Àquilo que nós podemos fazer. Parece-me exagerado estar a criar hipotéticos cenários baseando-nos em hipotéticos "erros" que podem muito bem ser apenas erros. É verdade que fomos "educados" a pensar assim, pois temos sido prejudicados, mas mesmo assim não me parece correcto e muito menos saudável.

200% Braga - B3

Quote from: A.COSTA on 16 de September de 2013, 01:46
Queria acrescentar mais 1 lance aos descritos pelo 'barinho':

- Com o resultado em 3-1, o RAFA fez uma boa jogada pela direita, entra na área e sofre falta clara (após 2 tenativas falhadas). Esse lance poderia ter evitado o sofrimento final e daria provavelmente um colorido diferente ao resultado.
Não tinha lido este comentário e não me lembrei deste lance na análise que fiz. Neste caso, também fiquei com a ideia que o Rafa sofreu falta.

jolive75

Quote from: vasco soares on 15 de September de 2013, 22:13
Quote from: enormeBRAGA on 15 de September de 2013, 21:56
Quote from: jolive75 on 15 de September de 2013, 21:02
Quote from: Alfarrábio on 15 de September de 2013, 21:00
Perdemos contra 9 quando estava 0-0.

Temos o penalti da reviravolta quando estamos com 1 a menos.

Alguém descodifica isto?
isso é futebol...na sua essência pura.
se fossem sempre os melhores a ganhar, perdia a sua piada...

Uma vez, ainda se aceita, duas já começa a preocupar. Hoje correu bem, Santos corta em cima da linha e ainda consegue "evitar o canto". Caso contrário, estaríamos aqui a ter outra discussão. Não sei se a equipa assume como garantido o resultado, ou se se amedrontam, mas após o 2º golo do Estoril, desaparecemos completamente do jogo. Recordo aqui um lance, em que, salvo erro Custódio alivia a bola, e o único jogador do Braga que subiu foi Rafa. Os restantes ficaram para trás com receio, digo eu. Há que trabalhar, e mentalizar os jogadores que com mais um, temos de ter a bola.

  Jesualdo leu mal a 3a substituição, após o "estouro" natural do Eder, não podia entrar um "poste"- Edinho.
  Pedia-se um jogador que fosse mais versátil, afinal de contas nos so tinha-mos 10 jogadores e o Estoril 9, portanto havia 3 jogadores a menos em campo no total e muito espaço pa cobrir e percorrer. Mas parece-me que a teimosia de Jesualdo ,mais uma vez, não o levou a tomar a melhor opção, sim Hugo Vieira era o homem que o jogo pedia. Espaço para jogar, necessidade de segurar mais a bola, mas continuar com algum faro de baliza era o que precisávamos, mas pronto, palavras para quê...

Era o Yazalde a entrar, nao o Edinho,...mas como o primeira já cá não está...

Carvalhinha

Estava a ver que as coisas iam correr mal. O Capela fez uma arbitragem digna de circo, fez uns números muito bem estudados. O primeiro penalty é inexistente, o Baiano não lhe faz nada, e aquilo foi fora da grande área. Não muito mais tarde não viu uma mão/um braço do jogador do Estoril dentro da grande área. Sempre que alguém do Estoril reclamasse, o homem do apito não hesitava e marcava falta. Melhorou um bocado as suas atitudes na segunda parte, mas o caldo já estava entornado. Feia, foi uma arbitragem feia. Naquela falta ao João Pedro (o que tinha acabado de entrar), era falta para vermelho directo. Foi uma falta por trás, mortal ao Éderzito. De resto, o Braga ganhou, e ganhou bem. Grande golo de Alan, grande entrada de Custódio. Não sabemos é jogar contra nove, mas isso... ainda vamos a tempo de corrigir.

Nakamura

Caro "200% BRAGA - B3"

Percebo o que queres dizer: não nos podemos focar nas conspirações das arbitragens contra nós, e temos que apesar disso nos desunhar em campo para sair de lá com a vitória (contra a vontade deles).

Mas é difícil.... Como dizia o Nuno Gomes "os jogadores são humanos, como as pessoas"! ;D

E o facto de termos acabado por ganhar a partida, não dá para esquecer a atitude de Capela:
- o "Mais Futebol" - o tal que se anuncia como "jornal isento" - faz a sua crónica com o título: "Alan e dois pénaltis fantasma". Até admito que se possa considerar dois pénaltis fantasma, mas tem que se salientar a enorme diferença que é marcar um pénalti no início do jogo, pondo uma equipa em vantagem e a jogar com mais um - entregando o jogo nas mãos do Estoril - do que apitar um pénalti que compense eventualmente essa injustiça com outra idêntica, mas já perto dos 60 minutos! Não é a mesma coisa: no meio desta palhaçada houve uma equipa que jogou metade da partida com menos 1 jogador!! E que teve que lutar contra uma enorme montanha que Capela lhe pôs pela frente!
Aliás, mesmo que tivesse marcado falta e expulsado o Baiano (isso ainda que muito forçadamente), o Estoril não tinha marcado o pénalti (não tinha ficado tão confortavelmente na frente da partida e do marcador)!
E a falta é pelo menos 2 metros antes da área! Não dá para alegar dúvidas!!

O problema é que o A. COSTA tem razão:
a lagartagem este ano está a ser empurrada por tudo e todos: televisões, jornais, adeptos e árbitros.
É verdade que têm um excelente treinador (como bem sabemos), mas são os novos "meninos bonitos" do futebol português. É o romantismo desta época: do clube que só com tostões e empenho dos seus dirigentes e adeptos dá luta aos grandes. É o novo "David" da fábula David contra Golias... É a nova moda!
TEREMOS MUITOS PROBLEMAS: é que não foi só o golo em fora-de-jogo a desbloquear-lhes a partida com o Olhanense (que o A. COSTA muito bem recorda): lembrem-se que já contra o Benfas o primeiro golo da partida (do Montero) é fora-de-jogo!!
Portanto, já é um filme que se começa a repetir.

E também concordo com o Olho Vivo (mais uma excelente análise): o central que entrou do Estoril, entrou com o objectivo de neutralizar o ÉDER!!
O que eu berrei na A4 (fui o único que grite continuei a gritar, sozinho, por mais 2 ou 3 vezes) "Palhaços joguem à bola!!" Não se faz...
Porque o objectivo do fulano foi por demais evidente!!
Isto não se faz... a um colega profissional, que vem de uma lesão de quase um ano! E internacional pelo nosso país! Não se faz!! Era evidentemente vermelho direto: entrada por trás, claramente para lesionar o jogador e sem qualquer intenção de jogar a bola!! Para o deixar marcado.

O Braga deveria reagir publicamente a estas agressões ao Éder: uma espécie de "deixem jogar o Éder!", desmascarando esta nojeira montada pelo treinador do Estoril!

E desmascarar a arbitragem assassina do Capela (a que nos conseguimos sobrepôr) - mas não deixa de ser grave, pela montanha que nos pôs pela frente e que tivemos que dobrar!

Mas, mais uma vez, fica demonstrado que não somos ninguém no futebol português... mas também que não temos qualquer estratégia de comunicação inteligente na comunicação social!

miguel_afonso

#109
O que se passou neste jogo não me surpreende, assim como o nosso percurso até ao momento também não, julgo que a equipa até tem superado as minhas expectativas...
Somos neste momento a par do Paços, Estoril, Vitoria, Rio Ave uma equipa que luta pela Europa. Quanto mais cedo admitir-mos a nossa realidade, melhor.
Somos uma equipa em construção e pelo que eu tenho visto, estou de acordo com as palavras de Jesualdo, se dermos tempo e tranquilidade á equipa, teremos no futuro próximo uma grande equipa.

Lembro que entramos em campo com 5 jogadores novos, 3 deles productos da nossa equipa B e mais um miúdo de 20 anos e outro de 23.
Esta equipa que está em 3º lugar a 2 pontos do Benfica, se equipasse de outra cor, seria capa de jornais, elogiando o trabalho do Professor em criar jogadores...

A grande diferença entre este jogo e o do Gil não foi a garra ou a vontade, mas sim a organização e o facto de termos em campo os dois melhores jogadores da equipa: Alan e Eder, que sozinhos fabricaram dois golos.

Por isso vamos lá ter calma, vamos perceber a nossa realidade, a dos nossos jogadores e sobretudo vamos apoiar esta equipa que eu acredito nos dará muitas alegrias...


GALEGO

Caros amigos :

vivemos um tempo de agitaçao, de revolta, de sensaçoes dispares, de altos e baixos, de tremer e ao tempo afirmarse; uma equipa que vive a revoluçao que o Braga experimenta este verao, é uma equipa que precisa de tempo para chegar até um nível aceitável. Mas temos um problema : somos o Braga, temos um certo estatuto obtido desde os sucessos dos anos anteriores e... queremos vernos aí, na ribalta, tendo uma palavra que dizer sempre no nosso poder.

É por tudo isto e máis que nos, os propios adeptos, vivemos um tanto revoltados -que nao disconformes, entendo eu- com a realidade dos jogos que vamos disputando, com o "shock" da eliminaçao da Europa, com o fracaso de Barcelos...
E sentimos, como braguistas ferrenhos, umas sensaçoes extranas no corpo, como de vacío, como de falta de algo que nos era própio...

Nos mesmos, como a propia equipa, precisamos de un processo de adaptaçao á realidade nova. Temos que estar preparados para máis algum fracaso, mais algum jogo onde os falhanços sejam máis que os acertos... É a dinàmica propia duma equipa em construçcao, ainda que para nos, os adeptos, esta realidade seja difícil de confrontar, um sapo difícil de engolir...

Mas devemos ver que temos uma equipa onde os jogadores, individualmente, nao sao inúteis. É gente com qualidade. Com capacidade para evoluir notável, á que falta únicamente entroncar dentro de uma dinámica de equipa adequada. Mas isto precisa de tempo.

Ora bem : ontem, o Pardo já mostrou muita máis confianza. Teve coisas muito importantes. É um jogador de enorme potencia, capaz de atravesar um muro... Gostei imenso do respeto que tem pelo Alan, e de cómo o Alan -a diferença do Micael, que por vezes fez boicot- da ao Pardo a participaçao necesaria no jogo.

O jogo do Alan foi admirável. Ele foi -com a idade que tem- o verdadeiro revulsivo para dar a volta ao resultado. Há que valorar e muito como mostrou sabiduría e capacidade para situar ordem e concerto nos 3/4 de campo...

Depois : o futebol práctico, eficaz, de tiralíneas, do Luis Silva. Este rapaz, que eu já conhecía desde há tempo, lidou ontem com duas posiçoes absolutamente dispares, produto da "cafrada" arbitral que nos deixou com 10. E acreditou que tem a cabeça muito bem mobilada...

Do Eder gostei da súa verticalidade, da sua capacidade para desfazer defensas... Qué vamos dizer deste admirável avançado que temos, que nao tenhamos dito tantas vezes!. Lástima que estará com nos só esta época, porque é lógico que o levem a correr... Mas devemos disfrutar do seu futebol mentres com nos esté!.

Do Luiz Carlos pouco que engadir ao dito por tantos foristas. Eu, desde aquele repaso que o Paços nos deu no nosso propio estadio Axa, onde Luiz Carlos foi elemento fundamental, poucas dúbidas tinha deste jogador. É um titular indiscutível. O bom jogador, o jogador que já está maduro e no melhor momento, mírase desde o primeiro momento. Esse é o seu caso...

O Maurinho é uma agradável confirmaçao. É um prazer ver a este rapaz ir e vir, com esa tranquilidade, com esa capacidade de control, de visao da jogada e do pase medido... Mas temos um problema : o Custódio. É um símbolo para o Braga; e estando bem o Custódio, deve jogar o Custódio, que tem ainda um valor engadido; que se é necesário pode ir arriba e meter a cabeça com resultado de golo como máis duma vez tem acontecido, a última ontem... Sei que é um problema. Mas melhor é ter dois medios assim, que só um... Ainda bem, o Maurinho pode fazer em certos jogos, contra o Benfica, Porto, Sporting... fora da casa, de cao-policía, acompanhando ao Custódio, como já tem feito no final da época anterior alguma vez...

Para mim, os problemas máis urgentes, no nosso Braga, sao atrás, na defensa... Certo que ontem partíamos sem lateral esquerdo ao que se uníu a cafrada arbitral... Mas o que aconteceu nos minutos fináis do jogo nao é lógico...
Mesmo o Eduardo a mostrar aquela inseguridade... O guarda-redes va ter que se aplicar máis e fazer horas extra de treino com o Vital. É uma excelente pessoa, tem grande amor ao Braga, é também um símbolo. Mas no Braga nao podemos viver dos nomes e sim dos homens. Deve e tem condiçoes para melhorar o seu estado actual que nao é o melhor e nao deve continuar por donde está a ir...
No eixo da defensa deve voltar o Paulo Vinícius. Sen máis. E jogando com ele, o que melhor esté dos demáis centrais, em cada momento.
Já nos laterais haverá que aguardar a ter ao servio recuperado, para que o nível de competiçao com o Baiano acabe por beneficiar á equipa. E na esquerda... pois a ver qué passa... O Joazinho deve melhorar, tem corpo para ser um grande defensa esquerdo, mas a cabeça ainda é um tanto infantil... E o Eldersson se fosse inteligente para ver o seu futuro como é debido, ademáis de andar com as músicas dos "muslim brothers", podía assinar o contratinho que o Braga lhe sitúa diante, centrarse no esforço continuado, fazer uma grande época aquí e chegado junio, sair para um clube inglés adequado em vez de andar com os turcos em falencia e demáis opçoes de meio pelo...

Ainda uma palavra de elogio e estímulo para o Tomás Dabó. Ele representa os valores da equipa B, o esforço por crescer, a entrega sem límites... É muito jovem, ainda tem que evoluir -tem que agrandar o seu corpo, a súa musculatura, muito trabalho de gimnasio por diante-; mas tem ganas, muitos desejos de ser alguem... E isto é o que importa. Foi o jogador que máis aplaudí ontem, porque é o jogador que máis necesita -de todos- ser apoiado quando está em campo.

En fim, agora que já temos arranjado todo, agora que já fizemos de treinador, scouting, director desportivo, tal e qual... resumimos :

ESTÁ A ACONTECER MÁIS OU MENOS O QUE ERA DE PREVER PARA UM OBSERVADOR NEUTRAL.

ACONTECEU O QUE OS BRAGUISTAS NAO QUERIAMOS QUE ACONTECESE.

AGORA QUE JA ACONTECEU, SO TEMOS UM CAMINHO : APOIAR ESTA EQUIPA, EMPURRAR MUITO ESTA GENTE, PORQUE PODEMOS TER UMA ESTRUCTURA MUITO IMPORTANTE Á VOLTA DE UNS MESES...

O TRASCENDENTE PARA ESTE BRAGA VA SER NA PRÓXIMA ÉPOCA.
NESTA, VAMOS DISFRUTAR VENDO CRESCER E EVOLUIR UMA EQUIPA QUE AINDA VA DAR MOMENTOS MUITO INTERESANTES...

NAO REPAREM PARA OS LUGARES DO PODIUM.
NAO TENHAM CIUMES DO SCP SE NESTA EPOCA VA PARA CHAMPIONS POR MERITOS PROPIOS, GOLOS EM FORA DE JOGO, ESCRIBAS A BARRER O SEU CAMINHO...

FIQUEM DESCANSADOS. NOS ESTAMOS A CONSTRUIR UM FUTURO.
E ISSO NAO SE CONSEGUE EM DOIS DÍAS...
MAS TENHAM A CERTEZA DE QUE O VAMOS CONSEGUIR : E MAIS PRONTO (ANTES) QUE TARDE...


sedas

Quote from: 200% Braga - B3 on 16 de September de 2013, 02:12
Jogo emotivo e um espetáculo estragado!
Baiano parece-me que nem toca no adversário e é expulso. A partir deste momento qualquer análise acerca da exibição da equipa fica descredibilizada. É de realçar a resposta dada a jogar com 10 contra 11, pois demos a volta ao resultado (mas Éder e Luiz Carlos valem por 2 cada um e acabamos por jogar em vantagem na mesma!) frente a um conjunto muito bom e muito bem orientado. Acabámos a sofrer, já em vantagem numérica (obrigado Gerso), mas por mim, desculpa-se depois de tão boa resposta, houve uma quebra física e, depois do 3-2 (Santos ficou a a olhar para o Luís Leal a desmarcar-se) também anímica, voltando o fantasma de Barcelos a pairar um bocadinho nas cabeças dos jogadores. Vale pelos 3 pontos, pela demonstração de força contra a adversidade, pelo Éder e pelo Luíz Carlos e também pelo regresso, e que regresso do Custódio!

Não consigo deixar de lamentar comentários do tipo "temos defesa esquerdo!" tanto pelos sucessivos (desculpáveis) erros de posicionamento e tempo de corte (há um lance na 1ª parte em que ele tenta antecipar uma tabela, correndo para o jogador que iria receber o passe e deixa o homem completamente só subir pela linha que apesar de perceber a inteligência daquele médio antecipando a combinação, deixa de ser inteligência quando não é médio mas sim lateral;), como também pelo facto de "já termos aqui encontrado o nosso lateral esquerdo", quando este é um médio de qualidade e com imenso potencial!

PS: A entrada de Edinho em vez de Hugo Vieira para o lugar do Éder quero acreditar que tenha sido para não desmoralizar o jogador. Tacticamente, a opção só podia ser o Hugo Vieira.

Eu também gosto mais de ver o Luis Silva a meio-campo, mas apesar de algumas falhas o Luis Silva pode viver um processo semelhante ao que viveu o Salino.. Tem todas as condições e toda a classe para isso..

Quanto ao PS: Concordo a 100%.. Ontem com o Hugo Vieira provavelmente não tínhamos vivido aquele sufoco final..

Mas a ganhar 3-1 era importante não desmotivar 1 jogador em quem o Jesualdo já demonstrou que confia bastante..

sedas

Quote from: Olho Vivo on 16 de September de 2013, 01:29
Se aos 16 minutos de jogo me tivessem dito que venceríamos por 3-2, teria tido dificuldade em acreditar. Foi uma vitória importante, difícil, com reviravolta no marcador em condições adversas. E teria sido inteiramente justa... se o jogo tivesse tido apenas 85 minutos. Aliás, creio que a equipa tinha já interiorizado, por essa altura, que o jogo estava ganho - e, talvez por isso, viu-se e desejou-se para sair do campo com os três pontos, quando percebeu que afinal ainda havia jogo.

O que valorizo? A capacidade de adaptação às condições adversas do jogo, após a expulsão de Baiano. Não foi fácil, perante uma boa equipa, com uma circulação de bola muito boa (tomáramos nós!). Foi preciso abnegação, paciência e a qualidade de Éder e Alan para colocar as coisas numa situação menos complicada para nós. Depois do 2-1 e do equilíbrio numérico, a equipa conseguiu jogar mais em todo o campo e conseguiu oportunidades para o 3-1 que acabou por realmente surgir a pouco mais de quinze minutos do fim, já em vantagem numérica.

O que me desgostou? O que vi a seguir. Uma equipa incapaz de fazer uso da vantagem numérica. Somos uma equipa que tem pouca capacidade de circulação de bola, que não sabe descansar com bola - que é um defeito, genericamente, das equipas de Jesualdo. Talvez a intranquilidade ditada pelos últimos resultados tenha vindo à superfície mas isso não explica tudo. Concordo, também, que a última substituição (ditada por condicionalismos físicos) não foi feliz. Edinho não tem capacidade para segurar a bola - que era o necessário na altura. Tínhamos outras possibilidades - nomeadamente Hugo Vieira - embora admita que a equipa teria de assumir outro perfil. Mas, com espaço,  acredito que Vieira poderia fazer estragos.

NOTAS:

i. De Capela prefiro não falar, um desastre!

ii. O central do Estoril que entrou a meio da segunda parte (João Pedro?) não escondeu as suas intenções: acabadinho de entrar, ceifou autenticamente Éder, por trás, e deixou-o marcado para o resto do jogo. O seu contributo foi inestimável para a quase-recuperação da sua equipa.

iii. Em jogos como este, em que é preciso sobretudo guardar a bola, não era muito mais útil ter Yazalde no banco do que Edinho? Enfim...

iv. Gostei bastante do Luís Silva, mesmo adaptado a lateral. Não foi uma exibição completamente limpa, mas duvido que, no nosso plantel, alguém fizesse melhor do que ele fez. E não concordo que ele tenha dado demasiada liberdade nas suas costas na fase final do jogo. O seu posicionamento era o correcto, a sua obrigação era fechar por dentro. O que era necessário era que, o nosso banco percebesse a movimentação do adversário (inclinar o jogo para a nossa direita e depois lançar longo para o flanco contrário) e incumbisse alguém de impedir que esses lançamentos longos saíssem com precisão, pressionando o "lançador".

Para segurar a bola ontem faltou-nos o jogador que melhor o faz que orienta a equipa nesse tipo de jogo, e que com algumas fintas vai ganhando faltas, provocando os adversários e desgastando-os: Ruben Micael..

Mas não podemos querer tudo, eu pessoalmente prefiro o jogo mais directo com transições rápidas como fizemos ontem ao jogo mastigado de posse de bola e circulação que temos quando temos o Micael em campo..

Provavelmente com Micael em campo ontem na posição de vencedores não teríamos tido tanta dificuldade e teríamos segurado a bola, mas quando estávamos a perder duvido que tivéssemos tido capacidade de dar a volta ao jogo..

São opções que o Jesualdo tem de tomar..

Já agora estas opções tem de ter também em conta as diferenças entre Custódio e Mauro que ontem se viram claramente.

Com Mauro o jogo é mais mastigado com mais troca de bola a meio-campo, com Custódio o futebol da equipa fica mais directo com mais passes longos para os flancos (ainda ontem fez 4 ou 5 passes fantásticos)..

Pessoalmente preferia ver a equipa jogar de uma forma mais directa e com transições mais rápidas, que foi o tipo de jogo que nos levou a crescer e a chegar por exemplo a Dublin, mas entendo que haja alguma vontade de jogar "à grande" com posse de bola e circulação.

O que é certo é que neste momento temos jogadores para jogar das 2 formas, mas há que definir quanto antes o modelo que se pretende adoptar e especializar a equipa nele,  para que a equipa possa ser o mais eficaz possível e sejam evitados alguns dissabores como o que podia ter acontecido ontem se o Santos não fosse tirar a bola quando ela esteve prestes a entrar..

boneli

Quote from: GALEGO on 16 de September de 2013, 09:59
Caros amigos :

vivemos um tempo de agitaçao, de revolta, de sensaçoes dispares, de altos e baixos, de tremer e ao tempo afirmarse; uma equipa que vive a revoluçao que o Braga experimenta este verao, é uma equipa que precisa de tempo para chegar até um nível aceitável. Mas temos um problema : somos o Braga, temos um certo estatuto obtido desde os sucessos dos anos anteriores e... queremos vernos aí, na ribalta, tendo uma palavra que dizer sempre no nosso poder.

É por tudo isto e máis que nos, os propios adeptos, vivemos um tanto revoltados -que nao disconformes, entendo eu- com a realidade dos jogos que vamos disputando, com o "shock" da eliminaçao da Europa, com o fracaso de Barcelos...
E sentimos, como braguistas ferrenhos, umas sensaçoes extranas no corpo, como de vacío, como de falta de algo que nos era própio...

Nos mesmos, como a propia equipa, precisamos de un processo de adaptaçao á realidade nova. Temos que estar preparados para máis algum fracaso, mais algum jogo onde os falhanços sejam máis que os acertos... É a dinàmica propia duma equipa em construçcao, ainda que para nos, os adeptos, esta realidade seja difícil de confrontar, um sapo difícil de engolir...

Mas devemos ver que temos uma equipa onde os jogadores, individualmente, nao sao inúteis. É gente com qualidade. Com capacidade para evoluir notável, á que falta únicamente entroncar dentro de uma dinámica de equipa adequada. Mas isto precisa de tempo.

Ora bem : ontem, o Pardo já mostrou muita máis confianza. Teve coisas muito importantes. É um jogador de enorme potencia, capaz de atravesar um muro... Gostei imenso do respeto que tem pelo Alan, e de cómo o Alan -a diferença do Micael, que por vezes fez boicot- da ao Pardo a participaçao necesaria no jogo.

O jogo do Alan foi admirável. Ele foi -com a idade que tem- o verdadeiro revulsivo para dar a volta ao resultado. Há que valorar e muito como mostrou sabiduría e capacidade para situar ordem e concerto nos 3/4 de campo...

Depois : o futebol práctico, eficaz, de tiralíneas, do Luis Silva. Este rapaz, que eu já conhecía desde há tempo, lidou ontem com duas posiçoes absolutamente dispares, produto da "cafrada" arbitral que nos deixou com 10. E acreditou que tem a cabeça muito bem mobilada...

Do Eder gostei da súa verticalidade, da sua capacidade para desfazer defensas... Qué vamos dizer deste admirável avançado que temos, que nao tenhamos dito tantas vezes!. Lástima que estará com nos só esta época, porque é lógico que o levem a correr... Mas devemos disfrutar do seu futebol mentres com nos esté!.

Do Luiz Carlos pouco que engadir ao dito por tantos foristas. Eu, desde aquele repaso que o Paços nos deu no nosso propio estadio Axa, onde Luiz Carlos foi elemento fundamental, poucas dúbidas tinha deste jogador. É um titular indiscutível. O bom jogador, o jogador que já está maduro e no melhor momento, mírase desde o primeiro momento. Esse é o seu caso...

O Maurinho é uma agradável confirmaçao. É um prazer ver a este rapaz ir e vir, com esa tranquilidade, com esa capacidade de control, de visao da jogada e do pase medido... Mas temos um problema : o Custódio. É um símbolo para o Braga; e estando bem o Custódio, deve jogar o Custódio, que tem ainda um valor engadido; que se é necesário pode ir arriba e meter a cabeça com resultado de golo como máis duma vez tem acontecido, a última ontem... Sei que é um problema. Mas melhor é ter dois medios assim, que só um... Ainda bem, o Maurinho pode fazer em certos jogos, contra o Benfica, Porto, Sporting... fora da casa, de cao-policía, acompanhando ao Custódio, como já tem feito no final da época anterior alguma vez...

Para mim, os problemas máis urgentes, no nosso Braga, sao atrás, na defensa... Certo que ontem partíamos sem lateral esquerdo ao que se uníu a cafrada arbitral... Mas o que aconteceu nos minutos fináis do jogo nao é lógico...
Mesmo o Eduardo a mostrar aquela inseguridade... O guarda-redes va ter que se aplicar máis e fazer horas extra de treino com o Vital. É uma excelente pessoa, tem grande amor ao Braga, é também um símbolo. Mas no Braga nao podemos viver dos nomes e sim dos homens. Deve e tem condiçoes para melhorar o seu estado actual que nao é o melhor e nao deve continuar por donde está a ir...
No eixo da defensa deve voltar o Paulo Vinícius. Sen máis. E jogando com ele, o que melhor esté dos demáis centrais, em cada momento.
Já nos laterais haverá que aguardar a ter ao servio recuperado, para que o nível de competiçao com o Baiano acabe por beneficiar á equipa. E na esquerda... pois a ver qué passa... O Joazinho deve melhorar, tem corpo para ser um grande defensa esquerdo, mas a cabeça ainda é um tanto infantil... E o Eldersson se fosse inteligente para ver o seu futuro como é debido, ademáis de andar com as músicas dos "muslim brothers", podía assinar o contratinho que o Braga lhe sitúa diante, centrarse no esforço continuado, fazer uma grande época aquí e chegado junio, sair para um clube inglés adequado em vez de andar com os turcos em falencia e demáis opçoes de meio pelo...

Ainda uma palavra de elogio e estímulo para o Tomás Dabó. Ele representa os valores da equipa B, o esforço por crescer, a entrega sem límites... É muito jovem, ainda tem que evoluir -tem que agrandar o seu corpo, a súa musculatura, muito trabalho de gimnasio por diante-; mas tem ganas, muitos desejos de ser alguem... E isto é o que importa. Foi o jogador que máis aplaudí ontem, porque é o jogador que máis necesita -de todos- ser apoiado quando está em campo.

En fim, agora que já temos arranjado todo, agora que já fizemos de treinador, scouting, director desportivo, tal e qual... resumimos :

ESTÁ A ACONTECER MÁIS OU MENOS O QUE ERA DE PREVER PARA UM OBSERVADOR NEUTRAL.

ACONTECEU O QUE OS BRAGUISTAS NAO QUERIAMOS QUE ACONTECESE.

AGORA QUE JA ACONTECEU, SO TEMOS UM CAMINHO : APOIAR ESTA EQUIPA, EMPURRAR MUITO ESTA GENTE, PORQUE PODEMOS TER UMA ESTRUCTURA MUITO IMPORTANTE Á VOLTA DE UNS MESES...

O TRASCENDENTE PARA ESTE BRAGA VA SER NA PRÓXIMA ÉPOCA.
NESTA, VAMOS DISFRUTAR VENDO CRESCER E EVOLUIR UMA EQUIPA QUE AINDA VA DAR MOMENTOS MUITO INTERESANTES...

NAO REPAREM PARA OS LUGARES DO PODIUM.
NAO TENHAM CIUMES DO SCP SE NESTA EPOCA VA PARA CHAMPIONS POR MERITOS PROPIOS, GOLOS EM FORA DE JOGO, ESCRIBAS A BARRER O SEU CAMINHO...

FIQUEM DESCANSADOS. NOS ESTAMOS A CONSTRUIR UM FUTURO.
E ISSO NAO SE CONSEGUE EM DOIS DÍAS...
MAS TENHAM A CERTEZA DE QUE O VAMOS CONSEGUIR : E MAIS PRONTO (ANTES) QUE TARDE...


Ontem fui ao jogo mas só agora é que vi os golos e lances na tv. Na minha opinião Capela teve mal ao marcar os penaltis e bem nas 3 expulsões. Mesmo assim ficou um penalti por marcar na grande área do Estoril por mão de um jogador do Estoril. Muito fraquinho este Capela.

Relativamente ao jogo ia dizer o mesmo que o amigo Galego. Boa análise Galego.

A todos aqueles que tem expectativas altas acho que deveriam ter calma porque esta equipa é muito diferente da do ano passado. Mas vejo ali muito potencial e jogadores jovens. O Sporting este ano está mais forte o que te torna o pódio mais difícil, mas não impossível.
Só gostei de ver o Braga a jogar contra o Paços de resto tem sido tudo muito sofrido e esta defesa deixa muito a desejar e tem que ser melhorada.

Não sou nem nunca fui adepto de crucificar treinadores no inicio da época muito menos de assobiar. Dou o beneficio da duvida ao JF e tenho convicção e confiança que vamos melhorar.

De salutar 3 jogadores em campo que vieram das B.
Uma palavra de apreço ao Luís Silva, que para quem anda distraído não é defesa esquerdo e que teve de ser adaptado. Para a idade ( 20 ANOS) que tem já mostra uma maturidade tática no MEIO CAMPO e não tenho duvidas que nos vai dar grandes alegrias. O Tomaz mais uma vez também esteve bem e aos poucos e poucos mostra mais confiança a atacar.
Custódio sempre Guerreiro, mas ser Guerreiro não quer dizer fisicamente bem. Quem diz que ele merece de caras jogar a titular em minha opinião as coisas não são assim tão claras.
Continuar a trabalhar a defesa e vamos apoiar os nossos Guerreiros porque estamos a construir uma equipa para o futuro.

Bom dia

Olho Vivo

Quote from: sedas on 16 de September de 2013, 11:06
Para segurar a bola ontem faltou-nos o jogador que melhor o faz que orienta a equipa nesse tipo de jogo, e que com algumas fintas vai ganhando faltas, provocando os adversários e desgastando-os: Ruben Micael..

Mas não podemos querer tudo, eu pessoalmente prefiro o jogo mais directo com transições rápidas como fizemos ontem ao jogo mastigado de posse de bola e circulação que temos quando temos o Micael em campo..

Provavelmente com Micael em campo ontem na posição de vencedores não teríamos tido tanta dificuldade e teríamos segurado a bola, mas quando estávamos a perder duvido que tivéssemos tido capacidade de dar a volta ao jogo..

São opções que o Jesualdo tem de tomar..

Já agora estas opções tem de ter também em conta as diferenças entre Custódio e Mauro que ontem se viram claramente.

Com Mauro o jogo é mais mastigado com mais troca de bola a meio-campo, com Custódio o futebol da equipa fica mais directo com mais passes longos para os flancos (ainda ontem fez 4 ou 5 passes fantásticos)..

Pessoalmente preferia ver a equipa jogar de uma forma mais directa e com transições mais rápidas, que foi o tipo de jogo que nos levou a crescer e a chegar por exemplo a Dublin, mas entendo que haja alguma vontade de jogar "à grande" com posse de bola e circulação.

O que é certo é que neste momento temos jogadores para jogar das 2 formas, mas há que definir quanto antes o modelo que se pretende adoptar e especializar a equipa nele,  para que a equipa possa ser o mais eficaz possível e sejam evitados alguns dissabores como o que podia ter acontecido ontem se o Santos não fosse tirar a bola quando ela esteve prestes a entrar..

Não vejo as coisas desta forma. Reconheço que há jogadores mais talhados para um futebol de posse do que outros. Mas não acho que uma equipa tenha de ser só de transições ou só de posse. Penso que pode e deve saber jogar de acordo com as circunstâncias dos jogos. Era este saber, a meu ver, o grande acrescento do Braga de Jardim - que para mim foi a nossa equipa mais equilibrada. dos últimos anos.

Admito, evidentemente, que sendo este Braga uma equipa em construção, possa faltar tempo de trabalho para chegar a este ponto. Mas nós sabemos que as equipas de Jesualdo não se sentem cómodas jogando em posse de bola. Penso que é isto que explica o porquê das dificuldades em jogar em vantagem numérica.

Por outro lado, não concordo com a ideia de que com Custódio tenhamos de jogar um futebol mais directo. O facto de um jogador ser capaz no passe longo é, pelo contrário, um acrescento. Acrescenta variedade e alguma imprevisibilidade ao nosso jogo. E a verdade é que, nesta equipa, Custódio é dos poucos (o único?) que o consegue fazer com alguma qualidade. Falta muitas vezes alguém que vire o jogo e que obrigue o adversário a desposicionar-se, sobretudo quando este está todo acantonado lá atrás. Jogar em posse não é o mesmo que jogar sempre curto.

Rui Silva

Do jogo de ontem quero destacar dois pontos fundamentais (já outros foram destacados com os quais eu concordo):

Ponto 1: Santos volta a garantir 2 pontos nos minutos finais. Depois de no jogo com o Belenenses ter marcado nos descontos, conseguindo a vitória que parecia difícil, ontem impediu o golo do Estoril (que parecia certo) e garantiu a nossa vitória...

Ponto 2: No momento em que o Braga sofre o 2º golo, momento em que os jogadores precisavam de apoio por parte dos adeptos, principalmente por tudo o que tinham feito até aí, o que os Bracarenses/Braguistas deram aos jogadores foi um coro de assobios, deixando-os ainda mais nervosos e intranquilos.

Eu pergunto:

Se nesse momento a resposta dos adeptos tivesse sido a de apoiar, os jogadores não se sentiriam mais tranquilos e daí para a frente não se teria passado pelos apuros que se passou?

Os assobios nesse momento ajudaram a equipa do Braga ou do Estoril?

Eskol

Quote from: Rui Silva on 16 de September de 2013, 12:05
Do jogo de ontem quero destacar dois pontos fundamentais (já outros foram destacados com os quais eu concordo):

Ponto 1: Santos volta a garantir 2 pontos nos minutos finais. Depois de no jogo com o Belenenses ter marcado nos descontos, conseguindo a vitória que parecia difícil, ontem impediu o golo do Estoril (que parecia certo) e garantiu a nossa vitória...

Ponto 2: No momento em que o Braga sofre o 2º golo, momento em que os jogadores precisavam de apoio por parte dos adeptos, principalmente por tudo o que tinham feito até aí, o que os Bracarenses/Braguistas deram aos jogadores foi um coro de assobios, deixando-os ainda mais nervosos e intranquilos.

Eu pergunto:

Se nesse momento a resposta dos adeptos tivesse sido a de apoiar, os jogadores não se sentiriam mais tranquilos e daí para a frente não se teria passado pelos apuros que se passou?

Os assobios nesse momento ajudaram a equipa do Braga ou do Estoril?

x2

O Santos é capaz de ser a par de Éder o nosso maior trunfo

Quanto aos assobios, não é bonito de se ver e também achei que com muito apoio a equipa não passaria por tanto aperto

sedas

Quote from: Olho Vivo on 16 de September de 2013, 12:02
Quote from: sedas on 16 de September de 2013, 11:06
Para segurar a bola ontem faltou-nos o jogador que melhor o faz que orienta a equipa nesse tipo de jogo, e que com algumas fintas vai ganhando faltas, provocando os adversários e desgastando-os: Ruben Micael..

Mas não podemos querer tudo, eu pessoalmente prefiro o jogo mais directo com transições rápidas como fizemos ontem ao jogo mastigado de posse de bola e circulação que temos quando temos o Micael em campo..

Provavelmente com Micael em campo ontem na posição de vencedores não teríamos tido tanta dificuldade e teríamos segurado a bola, mas quando estávamos a perder duvido que tivéssemos tido capacidade de dar a volta ao jogo..

São opções que o Jesualdo tem de tomar..

Já agora estas opções tem de ter também em conta as diferenças entre Custódio e Mauro que ontem se viram claramente.

Com Mauro o jogo é mais mastigado com mais troca de bola a meio-campo, com Custódio o futebol da equipa fica mais directo com mais passes longos para os flancos (ainda ontem fez 4 ou 5 passes fantásticos)..

Pessoalmente preferia ver a equipa jogar de uma forma mais directa e com transições mais rápidas, que foi o tipo de jogo que nos levou a crescer e a chegar por exemplo a Dublin, mas entendo que haja alguma vontade de jogar "à grande" com posse de bola e circulação.

O que é certo é que neste momento temos jogadores para jogar das 2 formas, mas há que definir quanto antes o modelo que se pretende adoptar e especializar a equipa nele,  para que a equipa possa ser o mais eficaz possível e sejam evitados alguns dissabores como o que podia ter acontecido ontem se o Santos não fosse tirar a bola quando ela esteve prestes a entrar..

Não vejo as coisas desta forma. Reconheço que há jogadores mais talhados para um futebol de posse do que outros. Mas não acho que uma equipa tenha de ser só de transições ou só de posse. Penso que pode e deve saber jogar de acordo com as circunstâncias dos jogos. Era este saber, a meu ver, o grande acrescento do Braga de Jardim - que para mim foi a nossa equipa mais equilibrada. dos últimos anos.

Admito, evidentemente, que sendo este Braga uma equipa em construção, possa faltar tempo de trabalho para chegar a este ponto. Mas nós sabemos que as equipas de Jesualdo não se sentem cómodas jogando em posse de bola. Penso que é isto que explica o porquê das dificuldades em jogar em vantagem numérica.

Por outro lado, não concordo com a ideia de que com Custódio tenhamos de jogar um futebol mais directo. O facto de um jogador ser capaz no passe longo é, pelo contrário, um acrescento. Acrescenta variedade e alguma imprevisibilidade ao nosso jogo. E a verdade é que, nesta equipa, Custódio é dos poucos (o único?) que o consegue fazer com alguma qualidade. Falta muitas vezes alguém que vire o jogo e que obrigue o adversário a desposicionar-se, sobretudo quando este está todo acantonado lá atrás. Jogar em posse não é o mesmo que jogar sempre curto.

Compreendo esta posição mas acho que neste momento, de construção da equipa antes demais deve haver uma "especialização" num dos modelos para depois sim se poder trabalhar o outro com sucesso..

Quando Jardim chegou a Braga a equipa vinha de uma época fantástica com uma final Europeia e com o modelo de transições rápidas mais do que trabalhado, o que permitiu a Jardim trabalhar também a posse.

Jardim teve de refazer toda a defesa (e fê-lo muito bem), mas do meio-campo para a frente a equipa estava praticamente montada..

Neste momento a situação é diferente.. O Peseiro deu cabo do trabalho de anos e partiu-se para a  construção de uma nova equipa, que na minha opinião só poderá render se trabalhar a sério um dos modelos de jogo antes de pensar em partir para o outro..

Neste aspecto acho que será mais fácil (e mais eficaz) trabalhar o das transições rápidas, que é aliás o modelo preferido pelo Jesualdo..

Olho Vivo

Quote from: sedas on 16 de September de 2013, 12:21
Compreendo esta posição mas acho que neste momento, de construção da equipa antes demais deve haver uma "especialização" num dos modelos para depois sim se poder trabalhar o outro com sucesso..

Quando Jardim chegou a Braga a equipa vinha de uma época fantástica com uma final Europeia e com o modelo de transições rápidas mais do que trabalhado, o que permitiu a Jardim trabalhar também a posse.

Jardim teve de refazer toda a defesa (e fê-lo muito bem), mas do meio-campo para a frente a equipa estava praticamente montada..

Neste momento a situação é diferente.. O Peseiro deu cabo do trabalho de anos e partiu-se para a  construção de uma nova equipa, que na minha opinião só poderá render se trabalhar a sério um dos modelos de jogo antes de pensar em partir para o outro..

Neste aspecto acho que será mais fácil (e mais eficaz) trabalhar o das transições rápidas, que é aliás o modelo preferido pelo Jesualdo..

Mesmo que isto possa ser defensável, não justifica que a equipa não tenha capacidade para manter um pouco mais a posse de bola em situações de vantagens no marcador e numérica. Ontem, depois do 3-1, das duas uma: ou se tentava ter mais bola, obrigando o adversário a correr atrás dela (e, neste caso, não faria grande sentido fazer sair Alan, a menos que por dificuldades físicas); ou se recuavam as linhas, apostando no contra-ataque (e, nesse caso, a entrada de Edinho, não seria a melhor opção).

Sinceramente, penso que quer o nosso banco quer os onze em campo foram algo sobranceiros e julgaram que o jogo estava ganho. Quase nos custou caro. Que sirva de lição para o futuro.

Jcm

Se calhar este não é o tópico mais indicado para escrever isto mas aqui vai...

Não costumo escrever no forum mas após 4 jornadas ( e 1 eliminatória para a liga europa) chego á conclusão que o braga  retrocedeu 5 anos.. devido á não ida á liga dos campeões este ano ( fruto da estupidez da época passada). Na minha opinião na época passada tinhamos o melhor plantel de sempre!   E com o que temos agora acho que o melhor que podemos fazer é atingir o 4ºLugar.. Existem vários jogadores que precisam de tempo para se adaptar,  para crescer, para dar frutos. Dependemos muito do EDER!! A meu ver é o nosso melhor jogador e único capaz de fazer a diferença. O falhanço da época passada travou o nosso natural crescimento..

Cumprimentos Braguistas