News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Anderlecht negoceia Luís Filipe

Started by Braguinha, 09 de January de 2007, 02:30

Previous topic - Next topic

Apenas_Braga

Se for é a segunda vez que o vendemos, grande clube.
Temos o Pedro Costa e o outro que vem do Penafiel
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

Pé Ligeiro

Se sair será uma grande perda para o Braga. O Luis Filipe é actualmente um dos melhores laterais direitos do campeonato. Seria melhor prolongar o contrato para além de 2008.

BRAGA SEMPRE MAIS!

Olho Vivo

Quote from: Ferreira-Braga on 09 de January de 2007, 16:26
Se sair será uma grande perda para o Braga. O Luis Filipe é actualmente um dos melhores laterais direitos do campeonato. Seria melhor prolongar o contrato para além de 2008.

Concordo. Seria a melhor solução. Mas não podemos esquecer as finanças da SAD, a idade do jogador (não é velho, longe disso -27 anos, mas em termos de valor de transferência estará em idade óptima) e, mais importante, os compromissos (ainda que verbais) que possam ter sido assumdos com o jogador - se não me engano, o Luís Filipe foi alvo de uma boa proposta no último defeso...
Havendo possibilidades financeiras (é preciso olhar aos vencimentos dos jogadores que cá temos e dos que entram) o ideal seria renovar com o Luís Filipe com o compromisso de o deixar sair no final de época (se for essa a sua vontade) por uma oferta de valor semelhante... Porque de facto vejo muita dificuldade em encontrar substituto para um jogador que Rogério já utilizou como defesa, médio e extremo e que é origem de muitos dos nossos movimentos de ataque (um pouco à imagem do que acontecia com Jorge Luíz).

Jazzdevill

Discordo que 2.5 milhões sejam um preço justo por um dos melhores e mais regulares jogadores da equipa. É POUCO! 500 mil contos... Vamos debilitar tirando o mais regular jogador de um sector este ano débil? Acho que é um pouco suicida, mas pronto, sou só eu. Não nos esqueçamos dos nossos objectivos. Tá bem, temos o Pedro Costa, pode vir o tal que nem conheço do Penafiel, mas acham que são jogadores do mesmo nível? Já tamos fraquinhos, fraquinhos á esquerda e vamos ficar agora à direita? Sabem quantos golos já sofremos este ano? 19! Só para fazerem ideia, marcamos 21 golos e sofremos 19, temos goal average de +2. Temos por exemplo, pior defesa que o ESTRELA, NAVAL, BELENESES, NACIONAL, LEIRIA, MARÍTIMO... Acho que isto ajuda um pouco a perceber que nós temos é que REFORÇAR a defesa e não debilitar. E honestamente, para mim, é:

FICAR LUÍS FILIPE, NEM PRO BANCO, MANDAR PAÍTO EMBORA, FRECHAUT EMBORA e COMPRAR COM URGÊNCIA UM LATERAL ESQUERDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

Alguma vez viram uma das piores defesas do campeonato chegar á champions, em qualquer país? Acho que é esse o objectivo, senão contradigam-me...

Olho Vivo

Quote from: Jazzdevill on 09 de January de 2007, 16:58
Discordo que 2.5 milhões sejam um preço justo por um dos melhores e mais regulares jogadores da equipa. É POUCO! 500 mil contos...

Não há preços justos ou injustos... Se me disseres que no Benfica, no Porto ou no Sporting (enfim, no Sporrting não sei  ;D) o passe do Luís valeria pelo menos uns cinco milhões, concordo. Mas se estivesse num Paços de Ferreira, num Desp. Aves (com o devido respeito para estes clubes) provavelmente nem 1 milhão daria. A questão aqui é o que representam os números para cada clube SAD.
2,5 milhões, sendo uma verba importante, não tem um peso demasiado significativo em SAD's com orçamentos de 50, 35 ou 25 milhões. Mas numa SAD com um orçamento a rondar os 10 milhões de euros e com perdas operacionais de perto de 2 milhões de euros, é muito significativo. É a diferença entre uma época de prejuízos ou de lucros.
Claro que concordo que seria melhor manter um jogador deste calibre até ao final da época e aí sim poder negociá-lo tendo já soluções no plantel para a sua substituição. A questão é: tendo em atenção que Luís Filipe só tem mais uma época de contrato, há uma forte probabilidade de uma oferta semelhante se voltar a repetir? O jogador não se sentirá frustrado por mais uma vez não lhe ter sido possibilitada a saída para um contrato certamente melhor? Conseguiremos alguma solução no mercado que permita minorar as perdas desta saída, sendo certo, como dizes, que a nossa linha defensiva tem sido muito permeável, apresentando um claro défice de velocidade e que o Luís Filipe é um homem com uma versatilidade incrível? São estes prós e contras que a SAD tem que sopesar...
Não sei se a solução ideal é possível...

cardoso

Pois é, Pedro, essas é que são as questões fundamentais: queremos meter-nos entre os 3 "grandes". Mas...
- Os jogadores continuam a falar no "salto" como se fosse uma cassete.
- 2,5 milhões são uma fortuna para nós e uma bagatela para os estarolas.
- Jogador que não sai do Braga fica frustrado; jogador que vai para o benbosta faz o contrato da sua vida.
Quer dizer, não há aqui um grande fosso entre os nossos sonhos e a nossa realidade? Em que é que podemos ficar?

Rita

Olho Vivo

Quote from: cardoso on 09 de January de 2007, 17:58
Pois é, Pedro, essas é que são as questões fundamentais: queremos meter-nos entre os 3 "grandes". Mas...
- Jogador que não sai do Braga fica frustrado; jogador que vai para o benbosta faz o contrato da sua vida.
Quer dizer, não há aqui um grande fosso entre os nossos sonhos e a nossa realidade? Em que é que podemos ficar?

Eu ficava preocupado era se não tivéssemos ofertas. O que é importante é termos sempre soluções estudadas para substituir qualquer jogador do plantel. Não sei se o temos, neste momento...
Por outro lado, nós ficamos demasiado melindrados pelo discurso do "salto na carreira". Não penso que a intenção desse dicurso seja desprestigiar-nos como clube. É apenas uma questão de pilim... Veja -se o caso de Wender que fez uma força enorme para sair para Alvalade e, uma vez assegurado o contrato da vida dele, voltou para o nosso plantel como se dele não tivesse saído...
O que é importante é alargar os "clubes-alvo". E nesse aspecto estamos muito melhor que há uns anos atrás. Já fazemos alguns negócios para o estrangeiro e o nosso plantel, fruto do nosso bom comportamento nas últimas ligas, é seguido por muitos dos grandes clubes europeus. E isso torna-nos menos vulneráveis à ditadura dos metralhas. Porque é que julgam que Diego ainda não saiu para o Porto por troca por dois ou três mancos, que era o que aconteceria há umas épocas atrás?

Jazzdevill

Quote from: cardoso on 09 de January de 2007, 17:58

Ora nem mais. Se estabelecemos objectivos ambiciosos temos que ter condições para os atingir. Não podemos dizer que queremos comprar um mercedes se ganhamos o salário mínimo. Se o clube declara que se quer intrometer entre os "pseudo-grandes" tem que começar a dizer não a alguns negócios e os jogadores que tenham paciência porque o SCB não pode ser sempre uma ponte para dar o salto... A direcção mudou de treinador, não renovando com o Jesualdo, justificando-o com "querer fazer um pouco mais", a escolha inicial não correu bem, o Rogério ainda há pouco chegou, mas de que acham que será a culpa se os objectivos não forem atingidos? Não se pode manter a ambição em alta se a cada proposta for aceite. Temos vendido bem e até agora não fui contra qualquer negócio feito pelo Salvador. Mas temos que começar a definir os jogadores que são indispensáveis no plantel e necessários para concorrer aos objectivos declarados. E parece-me que o Luís Filipe, mais pela conjuntura da própria defesa do que pelo seu valor individual é desses jogadores. Na minha opinião o plantel paga um preço demasiado alto para ser coberto por 2.5 milhões. Ou se canta  ou se assobia. Nós, sem dúvida, temos que ter a consciência de que não concorremos financeiramente com os clubes com que nos debatemos para superar e o equilíbrio do nosso clube depende quase exclusivamente do saldo compra/venda de passes de atletas que se evidenciam, mas também não podemos vender tudo... Senão a equipa não tem tempo nem condições de estabilizar e crescer desportivamente. Vendemos o Nunes, Jorge Luís, Abel, João Alves, Wender, J. Tomás, Luís Filipe, Bruno Gama, Quim... Se continuamos a vender todas as pérolas com o que ficamos? Nada... Concordo com as vendas mas dando tempo para o plantel se fixar e não perder de vista a identidade e os objectivos. Para a saída do Luís Filipe parece-me um timing muito mau. É apenas a minha opinião.  

Olho Vivo

Quote from: Jazzdevill on 09 de January de 2007, 18:39
Se continuamos a vender todas as pérolas com o que ficamos? Nada... Concordo com as vendas mas dando tempo para o plantel se fixar e não perder de vista a identidade e os objectivos. Para a saída do Luís Filipe parece-me um timing muito mau. É apenas a minha opinião.  

Talvez tenhas razão quanto ao timing. O que digo é que a SAD tem que estar preparada para ter soluções no plantel ou em carteira para solucionar eventuais saídas. Por exemplo, eu vejo a entrada de Andrade (a acontecer) como a preparação para a saída de Madrid que penso que acabará por sair seja já ou no final da época. Quanto ao Luís Filipe, penso que uma saída terá que ser bem compensada desportivamente e só nesse pressuposto é que uma venda será aceitável. Se, por exemplo pudéssemos contratar um defesa do nível do Jorge Luíz para a esquerda, penso que poderíamos viver com a saída de L. Filipe - com mais um médio no plantel (Andrade?) Frechaut poderia perfeitamente fazer o lugar de lateral direito - com outras características, é óbvio (mais defensivo, com melhor sentido posicional).
Fica a faltar, parece-me um defesa-central que prepare a saída de Nem...

disco infiltrator

Quanto a central temos o Rodriguez que tem as melhores referências. Espero que jogue e que encoste o Nem, este já deu o que tinha a dar ao SCB. Neste momento o Nem destaca-se mais pelos problemas que cria no balneário do que pelo que faz em campo....

cardoso

A conversa está agradável :)
Penso que todos estaremos de acordo se eu disser que ainda não temos a capacidade desejada para manter as "perolas" todas mas também é verdade que temos feito progressos. No entanto, a debandada do ano passado não se pode repetir.
Neste caso, penso que podemos admitir a saída de uma das duas "pérolas" do plantel: Madrid OU Luis Filipe, até porque continuamos dependentes das vendas. Mas o segredo do sucesso tem sido a capacidade de substituir um craque por um outro em formação. Ultimamente tem-me preocupado a inclusão no plantel de jogadores em final de carreira ou, pelo menos, com pouca margem de progressão. Se sair o Luis Filipe penso que temos obrigatoriamente de adquirir um lateral direito de valor e com futuro. Não acredito que o Frechaut seja solução. Temos um projecto a curto prazo (fazer melhor do que na época passada) e estou certo que sem estes dois craques dificilmente lá iremos. Não serão os 2,5 milhões que nos farão entrar no reino da "santissima trindade".
Em resumo: concordo com a saida de um deles, com dus condições: um bom substituto e o encaixe de uma boa soma (tipo os tais 4 milhões).
Por outro lado, precisamos urgentemente de um defesa esquerdo de qualidade.

comandantX

1) É uma grande venda.  :) :'(

2) O dinheiro vem para os nossos cofres ou para outrém?  ???

3) O Luís Filipe é uma mais-valia que deveria jogar mais avançado.  8)

4) Foi encostado à defesa pois não temos quem faça aquele lugar (Frechaut? :-\).   :P

5) De facto, ele é um dos esteios na defesa mesmo não sendo de raíz. Se a nossa defesa já é fraquinha, uiiiii...agora é que vão ser elas por aquele flanco!  :o
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Jazzdevill

Quote from: cardoso on 09 de January de 2007, 19:43
Em resumo: concordo com a saida de um deles, com dus condições: um bom substituto e o encaixe de uma boa soma (tipo os tais 4 milhões).
Por outro lado, precisamos urgentemente de um defesa esquerdo de qualidade.

Concordo em absoluto. Ando a falar no defesa esquerdo há que séculos e nem fumaça... não se ouve nada. Devido ao timing, acho que estamos de acordo que a venda do Luís Filipe por 2.5 milhões é baixo. Torna-se um negócio inevitável se o preço subir um pouco, acho que os a partir de 3.5 já me cairía melhor a venda, se se concretizar. Acho que é difícil conseguirmos um substituto ao mesmo nível, a preço comportável a esta hora do campeonato. Por norma não gosto de dizer mal de jogadores aplicados e sérios, mas honestamente não acho o Carlos Fernandes ao nível do Braga, é jeitosito tecnicamente mas é facilmente ultrapassado, tem deficiências na marcação, principalmente quando tem que marcar na área, surpreendentemente também em jogo aéreo, dada a altura (golo de postiga, caso flagrante, entre outros). Não será o Pedro Costa que resolverá o assunto, dado ser muito baixo. Lembro que o estilo de jogo do Luís Filipe, abrindo muito na ala, obriga a equipa a defender muitas vezes com 3 elementos, encostando o C. Fernandes aos centrais, ficando a tarefa de fechar o flanco num dos médios defensivos, o que ainda não está devidamente acertado. O problema não é só da defesa, mas com um lateral forte tenho a forte convicção que sofreríamos muito menos golos. Acho francamente que o Frechaut está a mais no plantel, não preenche satisfatoriamente nenhuma posição. Vamos ver o que sucede. O Salvador tem-se saído bem, mas começo a desesperar por ver estas questões resolvidas que já vêm do início da temporada. Eu compreendo que as aquisições têm que esperar pelo dinheiro que entra mas os problemas defensivos já tardam meio ano por resolução. Se calhar o problema é nosso, melómanos, que acreditamos ser possível fazer mais do que até aqui... 

cardoso

Jazz, estou de acordo com tudo o que dizes mas vou lançar um "reptil". Não será por causa do pendor ofensivo do lateral direito que o lateral esquerdo não dá nas vistas, porque tem de fechar ao meio? Segundo as regras básicas do jogo da bola, só deve subir um lateral de cada vez; ora, se o Luis sobe sempre, o C. Fernandes tem que ficar cá atrás sempre...
Bem, isto não invalida o que continuo a dizer: o Luis Filipe é o 2º jogador mais importante do plantel e o C. Fernandes é apenas um jogador "jeitozinho"

Jazzdevill

Quote from: cardoso on 09 de January de 2007, 20:59
Jazz, estou de acordo com tudo o que dizes mas vou lançar um "reptil". Não será por causa do pendor ofensivo do lateral direito que o lateral esquerdo não dá nas vistas, porque tem de fechar ao meio? Segundo as regras básicas do jogo da bola, só deve subir um lateral de cada vez; ora, se o Luis sobe sempre, o C. Fernandes tem que ficar cá atrás sempre...
Bem, isto não invalida o que continuo a dizer: o Luis Filipe é o 2º jogador mais importante do plantel e o C. Fernandes é apenas um jogador "jeitozinho"

O problema é que ele vai cumprindo com os tempos de subida e descida, de acordo com o Luís Filipe, mas não é eficaz a fechar no meio! Ele vai estando lá, mas tem má colocação em relação ao adversário e não evita muitos golos de cabeça, cruzamentos... Quantos golos vimos nas já famosas recargas e 3 e 4 remates sucessivos? A bola normalmente viaja da esquerda para a direita, que quando não está o L. Filipe normalmente resulta em remate do adversário  e quando não é golo (centrais ocupados nas marcações, mas muitas vezes a falta de velocidade do Nem, o jogador supostamente livre, também se nota) sobra muitas vezes para o outro poste, o do lateral esquerdo, que já foi batido no cruzamento e não evita novo remate. Contem os golos marcados pelos extremos adversários. É sintomático, é urgente resolver a defesa nas alas.

cardoso

Está bem visto. Mas acontece também que as compensações na defesa são muito mais eficazes com o Madrid em campo.
Longe de mim dizer que o L. Filipe não dvia subir tanto, o que se nota é que, de facto, as compensações não são bem feitas e com Nem (o actual) e Carlos Fernandes não estamos bem servidos. Fica muito trabalho para os médios. E quando Madrid não está em campo é um vê se te avias...

Jazzdevill

Exactamente Cardoso, o Madrid disfarça muitos destes defeitos pela fantástica eficácia que tem mas nem ele é eterno nem imune a lesões ou castigos... Acho que era mais fácil e natural resolver o problema pela esquerda. São estas as nossas preocupações, acho que estamos de acordo quanto ás necessidades da equipa. Vamos fazer figas para que a SAD se aperceba do que muitos de nós já se aperceberam, até porque não é um problema gigante.

Pelo ENORME!

_tIAgO_

pessoal eu nao tou a ver aquela defesa sem LUIS FILIPE
Força força braga contigo em todo o lado eu te amo.......

Olho Vivo

Quote from: Jazzdevill on 09 de January de 2007, 21:07
Quote from: cardoso on 09 de January de 2007, 20:59

O problema é que ele vai cumprindo com os tempos de subida e descida, de acordo com o Luís Filipe, mas não é eficaz a fechar no meio! Ele vai estando lá, mas tem má colocação em relação ao adversário e não evita muitos golos de cabeça, cruzamentos... Quantos golos vimos nas já famosas recargas e 3 e 4 remates sucessivos? A bola normalmente viaja da esquerda para a direita, que quando não está o L. Filipe normalmente resulta em remate do adversário  e quando não é golo (centrais ocupados nas marcações, mas muitas vezes a falta de velocidade do Nem, o jogador supostamente livre, também se nota) sobra muitas vezes para o outro poste, o do lateral esquerdo, que já foi batido no cruzamento e não evita novo remate. Contem os golos marcados pelos extremos adversários. É sintomático, é urgente resolver a defesa nas alas.

Não concordo. A observação do Cardoso tem toda a razão de ser. Num sistema com alas , faz sentido que se jogue com um lateral ofensivo (Luís Filipe) e um outro capaz de fechar ao centro e fazer de terceiro central (Carlos Fernandes). Se houve um jogo em que este mecanismo funcionou na perfeição foi na recepção ao Benfica. Carlos Fernandes não tem a velocidade típica do lateral mas ao contrário do que dizes, caro Jazz, tem capacidade de marcação e bom jogo aéreo. Tem falhas? Tem. Mas posso-te apontar jogos em que qualquer um dos nossos defesas cometeu erros individuais graves que ocasionaram golos sofridos.
O que eu digo é que se fossemos capazes de recrutar um defesa esquerdo com capacidade ofensiva, poderíamos acomodar perfeitamente a saída de Luís Filipe. Frechaut faria o papel de defesa-lateral mais defensivo com a incumbência de fechar ao centro. Tem capacidade para isso - mostrou-o em Sevilha quando na prática actuou como defesa central, fcabendo-lhe a marcação a Luís Fabiano. Vais-me dizer que é preferível ficar com o Luís Filipe e contratar um defesa esquerdo à moda do Jorge Luíz? Pois é. Não sei é se é possível. Eu gosto muito de ouvir que no Braga os salários são pagos ao dia 20 e os +rémios na semana seguinte aos jogos...
Quanto à questão das falhas defensivas, penso que a diferença face ás épocas passadas está no diferente esquema táctico e modelo de jogo (como por exemplo o Ricardo já observou). É verdade que jogar com Madrid é diferente, mas o problema passa por um meio-campo menos povoado e mais unidades integradas no ataque - o que nos torna vulneráveis em situações de perda de bola. No passado recente, raramente éramos apanhados em desequilíbrio quando perdíamos a posse de bola... Quando muito, precisamos de mais velocidade na linha defensiva para que as linhas possam jogar mais juntas e cortar o espaço ao adversário. É preciso que pelo menos um dos centrais seja mais rápido (do pouco que vi, penso que Rodriguez o será)...