News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Leiria vs. SC Braga -> Comentários durante e após o jogo

Started by Bvna, 04 de December de 2010, 15:02

Previous topic - Next topic

Vasco Soares

Boas, peço desculpa se vou repetir alguma coisa do que ja anteriormente foi dito, mas honestamente na li os comentarios para tras. Disto isto gostaria de tecer breves consideraçoes acerca do que a meu ver foi o jogo do passado sabado.
Em 1º lugar penso que tá mais que visto que este ano vamos pagar uma factura demasiado alta por o ano passado termos deixado para tras 2 dos 3 porquitos. em 2º lugar sempre que o soares dias nos apita pagamos sempre com juros e correcçao monetaria o ultimo penalti (inexistente diga-se) que ele assinalou no braga-bitorinha da ultima epoca sobre o renteria.
Torna-se por demais evidente a falta de criterio em relaçao as nossas faltas e as faltas do adversario, para a amostragem de cartoes, seja no ultimo jogo seja nos outros que ja realizamos.
Posto isto penso que nao devemos meter a cabeça na areia como a aveztruz e pensar que a culpa é so dos outros. NAO, nós tb temos a nossa quota de responsabilidade ( e bem grande) o facto de jogarmos com 10 jogadores claro que condiciona, mas tb nao justifica tudo, ( o que nao faltam por ai é exemplos de equipas que com menos um jogador conseguem ganhar jogos) nos por outro lado deixamos o jogo correr á espera nao sei muito bem de quê?? Ha que mostrar mais energia, mais entrega, mais devoçao ao jogo.  Outra das coisas que me parece por demais evidente é que ta na hora de DP rever as suas opçoes, neste momento existe jogadores na equipa do braga  que pura e simplesmente nao tem lugar na equipa. Em 13 jogos 6 derrotas é muito, mesmo para se nos limitar-mos a jogar para o quarto lugar.
Para finalizar gostaria de dizer que gostei muito do artur, notouse que estava algo nervoso, principalmente na reposiçao de bolas á mao, mas no computo geral fez um punhado de boas defesas que a mim me agradaram, ate prova em contrario acho que deveria manter-se na equipa,
custodio ou madrid rapidamente na equipa para troca com vandinho, luis aguiar e alan a anos luz da epoca passada. portanto nao sei se a minha analise é real ou se estou enganado mas parece-me urgente que algo tem que mudar e rapido, porque este é o ano D para o clube que se quer manter no topo do futebol portugues, e para ja tamos mal, diria que bastante mal mesmo

warlord

Cá vai a minha posta, após ouvir as declarações do nosso presidente.
Concordo inteiramente com tudo aquilo que ele disse.
A arbitragem foi correcta, apenas tendo um mau momento no penalti não assinalado para o Braga. Estamos a jogar com dois níveis diferentes, um na Champions e outra no campeonato nacional. Não pode ser, temos de ser humildes, pois são tão importantes os jogos lá fora como cá dentro!
Erros atrás de erros, atitudes que não podem nem devem existir (tentativa de pontapear o adversario do Matheus, as bocas que o Mossoró mandou e a falta do Miguel Garcia).
Temos de mudar, temos de saber ser humildes e jogar jogo a jogo!
Força Braga!

Golbery

Quote from: Coelho SCB on 06 de December de 2010, 12:01
Quote from: Golbery on 06 de December de 2010, 01:00
Ontem foi completamente impossível aceder ao site (Forum) e hoje também tenho tido dificuldades... (SITE TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL)... Alguém teve o mesmo problema?...

 


Eu tenho tido esse problema desde sábado, nem consegui entrar, a não ser hoje após várias tentativas.

... ainda hoje (segunda-feira) continuo a ter mesmo problema...  ::)

Taça de Portugal 2015-2016
Taça da Liga 2012-2013
Taça de Portugal 1965/66

Olho Vivo

Para registar:

- terceiro melhor ataque da liga com 20 golos, a apenas dois golos do segundo ataque mais realizador (Benfica) e com mais dois golos marcados do que na época passada, à passagem da 13ª jornada!!!

- terceira pior defesa da liga, com 19 golos sofridos, mais 13 do que na época passada à passagem da 13ª jornada e a apenas um golo do total de golos sofridos em toda a liga 2009/10.

- liderança destacada no que às expulsões diz respeito (6), com cinco vermelhos directos; na temporada passada, apenas registamos 2 expulsões em toda a liga e apenas uma por vermelho directo.

Este último aspecto é estranhíssimo, uma vez que, até há pouco tempo, era quase unânime entre adeptos e analistas a ideia de uma reduzida agressividade da equipa (comprovada pelas estatísticas do número de faltas cometidas). Há no entanto que destrinçar vermelhos estúpidos por tentativas de agressão ou palavras dos restantes. Aqueles devem ser duramente reprimidos pelo técnico. Não podem acontecer.

As expulsões não explicam tudo (as estatísticas dos golos sofridos são claras quanto a isso), mas não há equipa que aguente disputar jogos um após outro em desvantagem numérica durante mais de uma hora como aconteceu nos três últimos jogos fora de casa! Uma coisa é conseguir aguentar as pontas meia-hora, vinte minutos, num ou noutro jogo; outra é ter de o fazer durante quase todo o jogo, por sistema.

Lateralus

Quote from: carsn on 06 de December de 2010, 05:47
Há por aqui uns adeptos muito engraçados. Não é necessário a CS nos deitar abaixo, porque por estas bandas não falta quem o faça.
Desde já uma palavra de apreço a todos aqueles que estiveram em Leiria. Os jogadores estão a atravessar um momento complicado, devido a variadas razões. Destaco, apenas uma: quem observa o nosso campeonato, não entenderá como a nossa equipa é a mais castigada disciplinarmente. A facilidade com que se mostra um cartão aos jogadores do Braga e se marca uma falta, para penalty ou não, não ocorre quando o jogador faltoso é de uma outra equipa qualquer.
Quanto à qualidade de jogo, apenas digo, quantas equipas é que nos foram superiores?
Para finalizar, aqueles que gostam do BRAGA e querem ajudar a equipa a ultrapassar esta fase complicada é comparecerem aos jogos e apoiarem os jogadores, caso contrário vão contribuir para um maior desassosego, o que significa dar o ouro aos bandidos. Recordo que foi assim que o Guimarães desceu de divisão, embora tivesse um bom plantel, como se confirmou na época seguinte.
Chamo novamente a atenção que o exemplo a seguir, por todos nós, corresponde aquele que os GUERREIROS  de Leiria demonstraram.

BRAGA ATÉ MORRER

Não penso que seja questão de deitar abaixo. No meu caso (e da maioria dos foristas acredito), é uma questão de apontar erros na esperança que sejam corrigidos, não apenas dizer mal por dizer.
Nunca deixarei de apoiar o Braga, quer seja campeão, quer desça de divisão. Damos apoio condicional, mas também temos direito de criticar o que está mal, desde que seja de uma forma construtiva.
Acho que é isso que a maioria dos foristas sentem. Sabemos que temos vindo a ser prejudicados pelas arbitragens e temos tido muito azar, mas há um conjunto de opções tomadas que não têm sido as melhores e que também têm o seu contributo para a má campanha realizada até este momento.
Mas no ser braguista há sempre aquela esperança que nunca morre de que as coisas irão depressa melhorar, que a Enorme equipa se vai levantar e é isso nos levará sempre a apoiar os nossos Gverreiros.

Olho Vivo

Presidente do Braga: «As decisões do árbitro foram correctas»

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, afirmou que as decisões do árbitro Artur Soares Dias no jogo com a União de Leiria (os minhotos terminaram o jogo com três expulsões) «foram correctas».

«As decisões do árbitro foram correctas», afirmou Salvador, que preferiu não fazer grandes comentários sobre o assunto, embora tenha deixado um recado ao plantel minhoto.

«É preciso um despertar de consciência na equipa porque o Braga tem um valor na Liga. A boa campanha na Liga dos Campeões não é suficiente.»

O dirigente reconheceu ainda as fracas possibilidades de qualificação do Braga na Liga dos Campeões, lamentando a posição do clube, que até alcançou em termos teóricos a pontuação necessária para atingir os oitavos-de-final da prova.

«Vamos acreditar que é possível. Se não conseguirmos chegar aos oitavos-de-final irá repetir-se a sina do ano passado no campeonato. É frustrante termos pontos suficientes e não vermos o nosso objectivo realizado.»


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=125&id_news=482448


Pois, eu apenas vi o (péssimo) resumo que uma das TV passou e de facto, a única má decisão que vi foi a da última penalidade (se Rodriguez usa os braços para impedir o seu adversário de jogar este não faz também outra coisa). O lance decisivo (penalty e expulsão de Garcia), penso que foi bem ajuizado. É evidente que não sei se houve outros lances que foram omitidos pelo resumo - o presumível penalty sobre Elton e uma falada agressão a Paulo César, não os vi.

Mas esta atitude de Salvador é inteligente. É o chamar à pedra dos jogadores porque as arbitragens não podem explicar tudo. É preciso despertar consciências!!! Olharmo-nos ao espelho, perceber o que de mal estamos a fazer e corrigir. Só assim podem as coisas melhorar. E mais: Salvador ganha com isto autoridade moral para, no futuro, quando se sentir realmente prejudicado, vir à praça pública fazê-lo!

joelvm

Cá vai a minha abordagem, em primeiro é inadmissível, a onda de expulsões de que temos sido vitimas, e jogadores experientes com o Moisés, Alan, Garcia e mesmo Matheus e Mossoró que já não são nenhuns meninos, não se deviam por a jeito dessas coisas.

Depois talvez seja boa altura para acabar com as vacas sagradas no plantel, não vou enumerar nomes, porque em outro tópico, opinei sobre um jogador que tem sido titular, dizendo que não teria lugar no Braga ou pelo menos no onze titular, e quase foi esfolado, mas nota-se que há jogadores em sub-rendimento que mantêm a titularidade.

Depois o estilo de jogo do Braga, parece que apesar dos resultados internacionais, começou a incomodar mais adeptos, a mim já me incomoda desde o inicio da época, o Braga perdeu a entidade da época passada, o que não é justificável com a saída do evaldo, pois o filipe oliveira só foi titular meia época, e o silvio veio colmatar muito bem essa saída.

Então onde está a justificação para que o braga não consiga fazer circular a bola, nomeadamente quando esta em vantagem?, para que o ataque do braga seja tão previsível (só atacamos pelas alas), a minha justificação está para o facto de não jogar-mos com um 10 de raiz, capaz de aparecer quer a esquerda, quer a direita, ora no apoio ao ponta de lança, abrindo espaços e criando desequilíbrios.

De bom este jogo, só teve o regresso do Viana, que se espera seja para ficar.



BRio_Braguista

Isto não pode continuar!!! O Braga a jogar o que devia, sem expulsões, tinha no mínimo + 12 pontos (beira-mar, leiria, rio ave, paços, guimarães)!! Ó Domingos mão na equipa!!!

Precisamos de ir ao mercado e de, principalmente, atinar!!

Vamos embora Braga!!

eduardo_manulo

Quote from: Pedro Ribeiro on 06 de December de 2010, 16:01
Presidente do Braga: «As decisões do árbitro foram correctas»

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, afirmou que as decisões do árbitro Artur Soares Dias no jogo com a União de Leiria (os minhotos terminaram o jogo com três expulsões) «foram correctas».

«As decisões do árbitro foram correctas», afirmou Salvador, que preferiu não fazer grandes comentários sobre o assunto, embora tenha deixado um recado ao plantel minhoto.

«É preciso um despertar de consciência na equipa porque o Braga tem um valor na Liga. A boa campanha na Liga dos Campeões não é suficiente.»

O dirigente reconheceu ainda as fracas possibilidades de qualificação do Braga na Liga dos Campeões, lamentando a posição do clube, que até alcançou em termos teóricos a pontuação necessária para atingir os oitavos-de-final da prova.

«Vamos acreditar que é possível. Se não conseguirmos chegar aos oitavos-de-final irá repetir-se a sina do ano passado no campeonato. É frustrante termos pontos suficientes e não vermos o nosso objectivo realizado.»


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=125&id_news=482448


Pois, eu apenas vi o (péssimo) resumo que uma das TV passou e de facto, a única má decisão que vi foi a da última penalidade (se Rodriguez usa os braços para impedir o seu adversário de jogar este não faz também outra coisa). O lance decisivo (penalty e expulsão de Garcia), penso que foi bem ajuizado. É evidente que não sei se houve outros lances que foram omitidos pelo resumo - o presumível penalty sobre Elton e uma falada agressão a Paulo César, não os vi.

Mas esta atitude de Salvador é inteligente. É o chamar à pedra dos jogadores porque as arbitragens não podem explicar tudo. É preciso despertar consciências!!! Olharmo-nos ao espelho, perceber o que de mal estamos a fazer e corrigir. Só assim podem as coisas melhorar. E mais: Salvador ganha com isto autoridade moral para, no futuro, quando se sentir realmente prejudicado, vir à praça pública fazê-lo!

Concordo plenamente! O nosso presidente não anda a dormir, e sabe perfeitamente o que dizer e quando dizer.
Quem não sente, não entende! SCB1921@

Olho Vivo

#189
Quote from: joelvm on 06 de December de 2010, 16:14
Depois o estilo de jogo do Braga, parece que apesar dos resultados internacionais, começou a incomodar mais adeptos, a mim já me incomoda desde o inicio da época, o Braga perdeu a identidade da época passada, o que não é justificável com a saída do evaldo, pois o filipe oliveira só foi titular meia época, e o silvio veio colmatar muito bem essa saída.

Já li muitas opiniões neste sentido e não concordo inteiramente. Quem faz esta crítica está a comparar a actual equipa ao Braga da primeira volta da época passada. Já nessa altura, éramos uma equipa que apostava muito mais nas transições do que o Braga da época anterior (de Jorge Jesus). Mas a equipa também sabia reter a bola, manejar o ritmo de jogo da forma que lhe interessava. E a saída para o ataque era muito mais fluída mercê dos dois laterais, sobretudo João Pereira.

A segunda volta da época passada, contudo, já pouco tem a ver com essa equipa.Sem João Pereira e com todas as vicissitudes que marcaram a entrada para a segunda volta (castigo de Vandinho, lesão de Mossoró), o Braga foi obrigado a mudar de estilo. Agora sim, com um futebol mais directo, a solicitar dois avançados (Matheus passou a jogar mais vezes de início e chegara Renteria), com o futebol a passar menos pelo meio-campo, reduzido a Madrid e Luís Aguiar (Viana em baixo de forma e menos talhado para jogar num meio-campo tão despovoado, deixou de jogar tanto). O nosso futebol da segunda volta esteve longe do brilhantismo da primeira mas continuou efectivo. Não deve ser menosprezado o que psicologicamente significava para a equipa estar na luta pelo título em plena recta final da Liga.

A equipa desta época é pois, para mim, herdeira da equipa que realizou a segunda volta da época passada e não daquela que iniciara a liga de então... até porque se mantinham as ausências de Mossoró e de Viana (este, pelo atraso na preparação). Para além disso, deu jeito que a equipa fosse inicialmente formatada desta forma - porque havia uma Liga dos Campeões a "conquistar", frente a adversários muito cotados. Os bons resultados fizeram o resto. A equipa, o técnico e os adeptos convenceram-se de que tudo correria bem, desta forma e, nas competições internas, não é isso que tem sucedido.

Em parte, a questão do número 10 faz sentido... porque se a ideia é apostar num jogo directo, então, mais vale replicar a fórmula da segunda volta da época passada e jogar com dois avançados, sendo, pelo menos um deles, referência atacante. Isto raramente tem acontecido nesta época e, quanto a mim, é a razão para a nossa incapacidade para ter bola no meio-campo contrário. Jogar directo para Matheus ou Lima, frente a adversários fechados, é praticamente entregar-lhes a bola. Pode resultar, frente a adversários que procurem o golo e dêem espaço para jogar nas costas da sua linha defensiva (como já vimos). Mas não é esta a norma nas competições internas.

Com Mossoró como número 10, a mobilidade dos homens da frente pode fazer mossa, mesmo que falte uma referência atacante e a equipa pode tendencialmente jogar um futebol mais apoiado e mais seguro. Sem ele, não vejo como podemos melhorar sem essa referência que obrigue o adversário a jogar mais recuado e que permita abrir espaços para os companheiros do ataque.

É este equívoco que tem de ser desfeito. De outra forma, teremos muitas dificuldades em atingir lugares europeus na Liga...

raçabracarense

O Salvador fez muito bem em dizer isso. Apesar de estarmos constantemente a ser prejudicados pela equipa de arbitragem, já está na altura de pormos os olhos na nossa equipa. Está à vista de todos que os penaltis deste género só connosco resultam em vermelho, que só a nós expulsam jogadores no banco  por protestos (quantas vezes o o jesus já foi expulso?? e dá bem para ver o que sai daquela boca  >:(),... mas está na altura de o Domingos no fim do jogo se mostrar zangado com a exibição e atitude dos jogadores. Força Domingos, confiamos em ti ainda!
Fui eu o único que vi uma equipa quase toda ela desmotivada e quase desinteressada do jogo? Eu só via 2 ou 3 jogadores a correr num jogo desta importância. Custa-me ver a equipa perder e os jogadores a rirem-se uns para os outros  ???

Só quero que sues a camisola, Sou do Braga até morrer!

braga11

Perdemos uma batalha, mas ainda näo perdemos a guerra. Temos que continuar em apoiar e acreditar nestes jogadores e nesta equipa tecnica.

VIVA  O  ENORME  SC  BRAGA
BRAGA  SEMPRE
VIVA  O  ENORME  SC  BRAGA - BRAGA  SEMPRE

Paulodebraga

   Só agora resolvir escrever algumas palavras em relação a este jogo, e muito nao tenho a dizer, na minha modesta opinião fomos mais uma vez anjinhos e tudo mudou no lance do 1º golo do leiria.
  Esperei por algum comunicado por parte do SCB, e pro incrivel que pareça estou de acordo com o Salvador, pois nem tudo é cukpa do homem do apito.
 Devemos sim, é olharmos para dentro e ver o que temos feito de errado nos jogos do campeonato, pois o mediatismo e os premios de jogos são importante e veja-se o que os mesmos jogadores conseguem fazem na LC, mas não é tudo, agora não entendo o porque de literalmente mudarem de atitude nos jogos da liga sagres, algo aqui está mal internamente e as palavras do Salvador ao meu ver devem servir como um acordar pois não podemos ter duas caras, apesar de saber que nao podemos ter o mesmo rendimento em todos os jogos, agora nao podemos mudar do 8 para o 80, espero que a atitude do braga mude já no próximo jogo contra a milhafrada para a taça, pois contra o shalktar não é preciso pedir-lhes isso, eles sabem, que estão na maior montra do futebol europeu e isso obriga-os a se mostrarem para a sua propria valorização.
 Quanto ao mister, só peço para mudar a cultura de jogo, não acredito que desaprendemos a jogar em conjunto com tabelas e triangulações pelo meio e pelos extremos que tao bem faziamos, pois nao podemos em casa principalmente, jogar-mos da forma como temos vindo a fazer, ou seja, balão pra frente e seja o que Deus quiser, pois se assim o for, estamos bem tramados nas competiçoes internas, acredito que os jogadores do SCB tem total capacidades para fazerem melhor, mas para isso, o mingos tem de ser o primeiro a mostrar-lhes, pois o ano passado faziamos isso tão bem, por isso domingos, faz-me um favor, volte a forma do ano passado, penso que isso não é pedir muito. eu acredito que vamos dar a volta a isso e no final do campeonato estaremos no lugar que merecemos. entre os 4 primeiros.
Saudações Braguistas e Força Braga olê...

Luri

Já sei que vou levar na cabeça mas vou arriscar dizer.
Apesar da derrota gostei de ver o nosso Enorme Braga. Gostei por uma simples razão. A mudança de Guarda - Redes trouxe outra identidade à equipa. aquela identidade perdida que tinha-mos com o Eduardo. Reposições de bola rápida em jogo, à mão fazendo com que os alas ou mesmo médios ofensivos conduzissem o ataque com o adversário em contra-pé. E neste jogo conseguimos isso enquanto nos foi possível se repararem bem. na verdade temos alguns jogadores em baixo de forma e desmotivados mas eu penso que o grande problema se resume à baliza. Basta ver as diferenças da época passada e desta. Espero que o Artur agarre o lugar e acreditem que muitos dos nosso problemas se resolvem.

rvx

Quote from: Pedro Ribeiro on 06 de December de 2010, 16:48
Quote from: joelvm on 06 de December de 2010, 16:14
Depois o estilo de jogo do Braga, parece que apesar dos resultados internacionais, começou a incomodar mais adeptos, a mim já me incomoda desde o inicio da época, o Braga perdeu a identidade da época passada, o que não é justificável com a saída do evaldo, pois o filipe oliveira só foi titular meia época, e o silvio veio colmatar muito bem essa saída.

Já li muitas opiniões neste sentido e não concordo inteiramente. Quem faz esta crítica está a comparar a actual equipa ao Braga da primeira volta da época passada. Já nessa altura, éramos uma equipa que apostava muito mais nas transições do que o Braga da época anterior (de Jorge Jesus). Mas a equipa também sabia reter a bola, manejar o ritmo de jogo da forma que lhe interessava. E a saída para o ataque era muito mais fluída mercê dos dois laterais, sobretudo João Pereira.

A segunda volta da época passada, contudo, já pouco tem a ver com essa equipa.Sem João Pereira e com todas as vicissitudes que marcaram a entrada para a segunda volta (castigo de Vandinho, lesão de Mossoró), o Braga foi obrigado a mudar de estilo. Agora sim, com um futebol mais directo, a solicitar dois avançados (Matheus passou a jogar mais vezes de início e chegara Renteria), com o futebol a passar menos pelo meio-campo, reduzido a Madrid e Luís Aguiar (Viana em baixo de forma e menos talhado para jogar num meio-campo tão despovoado, deixou de jogar tanto). O nosso futebol da segunda volta esteve longe do brilhantismo da primeira mas continuou efectivo. Não deve ser menosprezado o que psicologicamente significava para a equipa estar na luta pelo título em plena recta final da Liga.

A equipa desta época é pois, para mim, herdeira da equipa que realizou a segunda volta da época passada e não daquela que iniciara a liga de então... até porque se mantinham as ausências de Mossoró e de Viana (este, pelo atraso na preparação). Para além disso, deu jeito que a equipa fosse inicialmente formatada desta forma - porque havia uma Liga dos Campeões a "conquistar", frente a adversários muito cotados. Os bons resultados fizeram o resto. A equipa, o técnico e os adeptos convenceram-se de que tudo correria bem, desta forma e, nas competições internas, não é isso que tem sucedido.

Em parte, a questão do número 10 faz sentido... porque se a ideia é apostar num jogo directo, então, mais vale replicar a fórmula da segunda volta da época passada e jogar com dois avançados, sendo, pelo menos um deles, referência atacante. Isto raramente tem acontecido nesta época e, quanto a mim, é a razão para a nossa incapacidade para ter bola no meio-campo contrário. Jogar directo para Matheus ou Lima, frente a adversários fechados, é praticamente entregar-lhes a bola. Pode resultar, frente a adversários que procurem o golo e dêem espaço para jogar nas costas da sua linha defensiva (como já vimos). Mas não é esta a norma nas competições internas.

Com Mossoró como número 10, a mobilidade dos homens da frente pode fazer mossa, mesmo que falte uma referência atacante e a equipa pode tendencialmente jogar um futebol mais apoiado e mais seguro. Sem ele, não vejo como podemos melhorar sem essa referência que obrigue o adversário a jogar mais recuado e que permita abrir espaços para os companheiros do ataque.

É este equívoco que tem de ser desfeito. De outra forma, teremos muitas dificuldades em atingir lugares europeus na Liga...

Exactamente.

Se a nossa defesa estivesse consistente, estaríamos bem melhor. Mas parece que não conseguimos conciliar troca de bola produtiva com uma boa defesa. Acho que o Vandinho está uns furos abaixo em relação ao ano passado, talvez devido ao desgaste. E falta, claro, um médio criativo em forma.

joelvm

O Braga tem neste momento 19 golos sofridos no campeonato, é a 3 pior defesa, em 2009/20 sofremos 20, e em 2010/11 sofremos 21, caminhamos para um dos piores registos da história recente do clube.

Atendendo que algo esta mal, gostava de ver Madrid no lugar de Vandinho, Mossoró a titular e Paulo César no lugar de Alan, parece-me que há jogadores que só jogam para a Liga dos Campeões :S

Pedro Barroso

Quote from: RVX1921 on 06 de December de 2010, 18:11
Quote from: Pedro Ribeiro on 06 de December de 2010, 16:48
Quote from: joelvm on 06 de December de 2010, 16:14
Depois o estilo de jogo do Braga, parece que apesar dos resultados internacionais, começou a incomodar mais adeptos, a mim já me incomoda desde o inicio da época, o Braga perdeu a identidade da época passada, o que não é justificável com a saída do evaldo, pois o filipe oliveira só foi titular meia época, e o silvio veio colmatar muito bem essa saída.

Já li muitas opiniões neste sentido e não concordo inteiramente. Quem faz esta crítica está a comparar a actual equipa ao Braga da primeira volta da época passada. Já nessa altura, éramos uma equipa que apostava muito mais nas transições do que o Braga da época anterior (de Jorge Jesus). Mas a equipa também sabia reter a bola, manejar o ritmo de jogo da forma que lhe interessava. E a saída para o ataque era muito mais fluída mercê dos dois laterais, sobretudo João Pereira.

A segunda volta da época passada, contudo, já pouco tem a ver com essa equipa.Sem João Pereira e com todas as vicissitudes que marcaram a entrada para a segunda volta (castigo de Vandinho, lesão de Mossoró), o Braga foi obrigado a mudar de estilo. Agora sim, com um futebol mais directo, a solicitar dois avançados (Matheus passou a jogar mais vezes de início e chegara Renteria), com o futebol a passar menos pelo meio-campo, reduzido a Madrid e Luís Aguiar (Viana em baixo de forma e menos talhado para jogar num meio-campo tão despovoado, deixou de jogar tanto). O nosso futebol da segunda volta esteve longe do brilhantismo da primeira mas continuou efectivo. Não deve ser menosprezado o que psicologicamente significava para a equipa estar na luta pelo título em plena recta final da Liga.

A equipa desta época é pois, para mim, herdeira da equipa que realizou a segunda volta da época passada e não daquela que iniciara a liga de então... até porque se mantinham as ausências de Mossoró e de Viana (este, pelo atraso na preparação). Para além disso, deu jeito que a equipa fosse inicialmente formatada desta forma - porque havia uma Liga dos Campeões a "conquistar", frente a adversários muito cotados. Os bons resultados fizeram o resto. A equipa, o técnico e os adeptos convenceram-se de que tudo correria bem, desta forma e, nas competições internas, não é isso que tem sucedido.

Em parte, a questão do número 10 faz sentido... porque se a ideia é apostar num jogo directo, então, mais vale replicar a fórmula da segunda volta da época passada e jogar com dois avançados, sendo, pelo menos um deles, referência atacante. Isto raramente tem acontecido nesta época e, quanto a mim, é a razão para a nossa incapacidade para ter bola no meio-campo contrário. Jogar directo para Matheus ou Lima, frente a adversários fechados, é praticamente entregar-lhes a bola. Pode resultar, frente a adversários que procurem o golo e dêem espaço para jogar nas costas da sua linha defensiva (como já vimos). Mas não é esta a norma nas competições internas.

Com Mossoró como número 10, a mobilidade dos homens da frente pode fazer mossa, mesmo que falte uma referência atacante e a equipa pode tendencialmente jogar um futebol mais apoiado e mais seguro. Sem ele, não vejo como podemos melhorar sem essa referência que obrigue o adversário a jogar mais recuado e que permita abrir espaços para os companheiros do ataque.

É este equívoco que tem de ser desfeito. De outra forma, teremos muitas dificuldades em atingir lugares europeus na Liga...

Exactamente.

Se a nossa defesa estivesse consistente, estaríamos bem melhor. Mas parece que não conseguimos conciliar troca de bola produtiva com uma boa defesa. Acho que o Vandinho está uns furos abaixo em relação ao ano passado, talvez devido ao desgaste. E falta, claro, um médio criativo em forma.
Quanto ao assunto da defesa e nomeadamente aos centrais, já escrevi á 2 meses que a maior perda do braga esta época foi a não renovação do Leone!!

kaspanamona

Segundo foi noticiado:
António Salvador, presidente do SC Braga, ilibou, surpreendentemente, a equipa de arbitragem de qualquer culpa no desaire dos bracarenses em Leiria, onde o conjunto de Domingos Paciência perdeu por 3-1 e viu três dos seus jogadores expulsos.
«As decisões do árbitro foram correctas. Só podemos ter dúvidas no que diz respeito ao penalty sobre o Elton», salvaguardou.

- o que é isto? eu até estava a pensar no internamento compulsivo do Artur Soares Dias e do Miguel Garcia mas, assim, incluo o Tone Salvador.
"Bebo porque sou egocêntrico... Gosto quando o mundo gira à minha volta"

BrunoSCB

Quote from: kaspanamona on 06 de December de 2010, 19:38
Segundo foi noticiado:
António Salvador, presidente do SC Braga, ilibou, surpreendentemente, a equipa de arbitragem de qualquer culpa no desaire dos bracarenses em Leiria, onde o conjunto de Domingos Paciência perdeu por 3-1 e viu três dos seus jogadores expulsos.
«As decisões do árbitro foram correctas. Só podemos ter dúvidas no que diz respeito ao penalty sobre o Elton», salvaguardou.

- o que é isto? eu até estava a pensar no internamento compulsivo do Artur Soares Dias e do Miguel Garcia mas, assim, incluo o Tone Salvador.

Respeito por o "Tone Salvador" se não fosse ele nada disto era possivel.

Kriticus

Quote from: BrunoSCB on 06 de December de 2010, 19:50
Quote from: kaspanamona on 06 de December de 2010, 19:38
Segundo foi noticiado:
António Salvador, presidente do SC Braga, ilibou, surpreendentemente, a equipa de arbitragem de qualquer culpa no desaire dos bracarenses em Leiria, onde o conjunto de Domingos Paciência perdeu por 3-1 e viu três dos seus jogadores expulsos.
«As decisões do árbitro foram correctas. Só podemos ter dúvidas no que diz respeito ao penalty sobre o Elton», salvaguardou.

- o que é isto? eu até estava a pensar no internamento compulsivo do Artur Soares Dias e do Miguel Garcia mas, assim, incluo o Tone Salvador.

Respeito por o "Tone Salvador" se não fosse ele nada disto era possivel.

O Presidente pretende com isto dar um abanão à equipa e acorda-los para as suas responsabilidades, penso que esteve bem, porque não foi culpa do árbitro o vermelho ao Miguel Garcia e o penalty, esse sim o lance capital do jogo! Embora com um árbitro competente, provavelmente teríamos empatado o jogo...