News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Benfica pode perder 9 pontos

Started by veiga, 20 de April de 2010, 21:47

Previous topic - Next topic

Pedro Ferreira

Quote from: lipe on 23 de April de 2010, 13:18
Não sabemos se isto vai dar em algo mais concreto, mas uma coisa é certa, os adeptos da gaivota andam todos borrados. Não lhes cabe um feijão.

Tem-se falado no Kardec, mas o que suscita dúvidas é o Menezes. Porque não jogou mais?

Esperemos para ver.

E o grande problema que até agora o único interesse dos média foi mesmo no Kardec...

pedropontes

2009-03-31    BrasilPA1   J18    Paulista (C)    São Caetano 1-1    90'min       

2009-08-23    BrasilD1   J21    Goiás   (C)    Santos   2-1       Entrou 85'

2009-09-17    Europa League   Grp.I    Benfica (C)    BATE 2-0       Saiu 59'   

Aqui esta o ultimo jogo pelo Paulista do F.Menezes, depois o ultimo jogo pelo Goiás e por fim a estreia ao serviço das gaivotas.

3 equipas num espaço de 6 meses. Nao sei se ha irregularidades mas isto e muito esquesito!

Mais uma vez o palhaço do Jesus convocou 20 jogadores, e o F.Menezes nem velo. Enfim...   

ArcticStunt

Ainda a questão do "during the relevant season", na versão de inglês do regulamento da FIFA que vimos neste tópico.

"a player may be eligible to play in official matches for a third club during the relevant season"

"Relevant", que é a palavra chave nesse artigo, quer dizer precisamente o quê, havendo três elementos a perceber: qual a tradução para inglês no contexto; que significado tem esta palavra num texto jurídico como este; o que pretende transmitir o legislador da UEFA num caso de aparente subjectividade na letra do artigo como parece ser o caso?

"Relevante" é o que temos na tradução literal e aparente em português? (e que já puseram aqui não sei vinda de onde e que de nada vale em oposição julgo que às versões inglesa, francesa, alemã e espanhola)??

Ficamos com:

"o jogador poderá jogar num terceiro clube durante a época relevante"??
Que lógica tem isto? "Durante" não parece estar aqui a fazer uma limitação, diferença entre o calendário da primeira época a considerar, para a segunda? E relevante como a diferença entre as dias?

É que "relevant", pode ter diversos significados neste contexto, pode mesmo querer dizer "o resto" ou a "diferença" (em vários enciclopédias temos "distinctive", "correspondent", "proportional" ou "fitting".

Se estamos a falar de duas épocas o "during the relevant season" poderá muito bem ser o resto entre a primeira e a segunda, neste caso, a partir de Janeiro.

ArcticStunt

no regulamento em Espanhol:

Los jugadores pueden estar inscritos en un máximo de tres clubes
durante una temporada. Durante este periodo el jugador es elegible
para jugar partidos ofi ciales solamente por dos clubes. Como excepción
a esta regla, un jugador que juega en dos clubes pertenecientes
a asociaciones cuyas temporadas se crucen (es decir, donde la temporada
comience en el verano/otoño mientras la otra comience en
invierno/primavera) puede ser elegible para jugar partidos oficiales
en un tercer club durante la temporada que corresponda
, siempre
que haya cumplido cabalmente sus obligaciones contractuales con sus
clubes anteriores. Asimismo, han de respetarse las disposiciones sobre
los periodos de inscripción (art. 6), así como la duración mínima de un
contrato (art. 18 apdo. 2).

ArcticStunt

Un joueur ne peut être enregistré auprès de plus de trois clubs successifs au
cours d'une même saison. Durant cette période, il ne peut jouer en matches
offi ciels que pour deux clubs. À titre dérogatoire, un joueur transféré d'un
club à un autre appartenant à des associations dont les saisons respectives se
chevauchent (par ex. été/automne et hiver/printemps) peut être éligible pour
jouer en matches officiels pour un troisième club durant la saison appropriée
,
sous réserve qu'il ait pleinement acquitté ses obligations contractuelles à
l'égard de ses précédents clubs. De même, les dispositions relatives aux
périodes d'enregistrement (art. 6) et à la durée minimale d'un contrat (art. 18,
al. 2) doivent être respectées.

Ramiro Lopes

Ok,apenas li a tradução em espanhol e sinceramente contínuo na mesma!acho que um jogador pode jogar por 3 clubes desde que um tenha um calendário diferente dos outros dois,senao nao entendo qual a lógica/necessidade desta excepção!
Futebol em 3D? É no EMB

ArcticStunt

Quote from: Ramiro Lopes on 23 de April de 2010, 16:03
Ok,apenas li a tradução em espanhol e sinceramente contínuo na mesma!acho que um jogador pode jogar por 3 clubes desde que um tenha um calendário diferente dos outros dois,senao nao entendo qual a lógica/necessidade desta excepção!

A lógica deve ser permitir que um jogador continue a competir, agilizar as transferências entre associações etc
E se não houvesse excepção como se enquadrava esta regra com a existência de diferentes calendários? Considerar uma época como "principal", ex Julho-Junho mantendo-se a limitação de duas inscrições?
E um jogador que acabasse a temporada em Dezembro? Sem esta excepção o jogador na América do Sul com situações como esta, que serão muitas, só poderia vir para a Europa no início da temporada seguinte ficando meses parado...
Esta excepção acaba por manter aritmeticamente em termos de calendário o número de inscrições possíveis, por ano: em termos práticos será como se tivesse "direito" a um clube quase a cada seis meses.
O que não percebo é a existência de uma regra dessas se o jogador pode entrar na equipa antes do calendário onde iniciou as competições terminar como é o caso do Menezes. Tendo a abertura de mercado apenas lugar em Janeiro, isso seria permitir a inscrição em três clubes de Janeiro a Setembro, como foi o caso, julgo que esse jogador entrou em finais de Agosto no clube português.
Ou seja, se começar a jogar só em Janeiro, os calendários enquadram-se sem alteração prática do número de inscrições, mas se pudesse começar antes haveria um benefício/prémio sem qualquer cabimento em relação a casos em que se permaneça na mesma associação.
Mais: se o jogador continuasse no Brasil, o número de inscrições permitidas começaria novamente "a contar" do zero a partir de Janeiro, e é essa a correspondência e coordenação que acho que se pretende com esta excepção.

ric

acho estranho o silencio de alguns dos adversarios do benfica... o proporio porto pode beneficiar e não ouço nada...
a lebre foi levantada e não podem apagar estes registos... quem pode dizer com exactidão se temos ou não fumo sem fogo?

Olho Vivo

Quote from: ArcticStunt on 23 de April de 2010, 16:37
O que não percebo é a existência de uma regra dessas se o jogador pode entrar na equipa antes do calendário onde iniciou as competições terminar como é o caso do Menezes. Tendo a abertura de mercado apenas lugar em Janeiro, isso seria permitir a inscrição em três clubes de Janeiro a Setembro, como foi o caso, julgo que esse jogador entrou em finais de Agosto no clube português.
Ou seja, se começar a jogar só em Janeiro, os calendários enquadram-se sem alteração prática do número de inscrições, mas se pudesse começar antes haveria um benefício/prémio sem qualquer cabimento em relação a casos em que se permaneça na mesma associação.
Mais: se o jogador continuasse no Brasil, o número de inscrições permitidas começaria novamente "a contar" do zero a partir de Janeiro, e é essa a correspondência e coordenação que acho que se pretende com esta excepção.

É exactamente isso. O caso Menezes até pode ser enquadrado numa interpretação lata da norma em questão. Mas não é um caso idêntico ao que suscitou a criação da norma (Mascherano) exactamente pelo que expões. Sem ter certezas, parecem-me legítimas as dúvidas quanto a esse caso.

Muito bem argumentado!

Ramiro Lopes

Discutir isto é interessante!vou tentar dar um exemplo com o menezes!em 2009 jogou no paulista e goiás!imaginemos que ficava até final do campeonato brasileiro la!em janeiro vinha para benfica e fica ca até final da época!segundo época brasileira jogou em dois clubes,logo esta legal!segundo calendário europeu jogou em 2 clubes logo também esta legal e nao usou a excepção!na realidade ele na época europeia jogou em 2 clubes,logo também esta legal e nao usou a excepção!agora segundo época brasileira ele estaria irregular no 3. Clube (benfica) mas usando a excepção à regra ele esta legal uma vez os calendários sao diferentes!o meyong foi castigado porque jogou por 3 clubes mas todos eles tem o mesmo calendário e assim nao podia usar a excepção à regra!o Edimar pelo que me recordo acho que a fpf indicou que ele ja tinha tido estado inscrito em 3 clubes no ano 2008 logo nao podia estar inscrito em mais nenhum outro!esta é a minha análise da lei,mas nao sendo jurista e acreditando que Braga deva ja estar alertado para esta situação vamos ver se Braga apresenta queixa à liga,se o fizer é porque acredita que tem razao e porque possivelmente tem ja que deverá ter pessoas bem mais capazes na área do que eu!vamos ver
Futebol em 3D? É no EMB

Olho Vivo

Quote from: Ramiro Lopes on 23 de April de 2010, 16:54
o Edimar pelo que me recordo acho que a fpf indicou que ele ja tinha tido estado inscrito em 3 clubes no ano 2008 logo nao podia estar inscrito em mais nenhum outro!

Pelo teu raciocínio anterior, não haveria qualquer problema com Edimar já que se tratava da primeira inscrição na época europeia.

O argumento (lógico) do ArcticStunt é que a norma surge para impedir situações de desigualdade entre jogadores que se mantêm em campeonatos com calendários idênticos e aqueles que saem para campeonatos com calendários não coincidentes.

Acho que é motivo suficiente para existirem dúvidas e para, pelo menos, pedir esclarecimentos a quem de direito (FIFA?).

Ramiro Lopes

Errado Pedro Ribeiro,porque regra apenas permite que um jogador esteja inscrito em 3 clubes,no máximo.para Edimar seria o 4. Considerando época brasileira.acho que foi por isso que inscrição de Edimar foi recusado!um jogador pode jogar por 3 clubes mas so pode jogar por 3 clubes.
Futebol em 3D? É no EMB

rvx

Eu só li, superficialmente, alguns posts, portanto, corrijam-me se estiver errado.

A excepção apenas diz que, caso haja uma transição entre dois campeonatos com calendários divergentes, o número acumulado de inscrições para esse ano é decrementado. Se um jogador transita do Brasil para Portugal, pode mudar de clube, uma vez, em Portugal, até ao final do ano, se não tiver mudado de clube durante esse ano no Brasil. Se tiver mudado, pode vir para Portugal, de qualquer das formas, mas não pode mudar de clube. E essa mudança pode ser feita em Setembro, portanto acho que é isso que isto acrescenta.

Sem a excepção, um jogador brasileiro poderia jogar em dois clubes de Janeiro a Dezembro, e, imediatamente, vir para Portugal em Janeiro do ano seguinte. A não ser que se considere a reunião das duas épocas como uma só.

Isto porque, de janeiro a janeiro, ele só teria duas inscrições em cada campeonato.

rvx

Agora, eu estou a dizer isto assumindo que um jogador chega ao Brasil em Janeiro, muda de clube dentro do mesmo país em Junho, e volta a mudar, mas para Portugal, em Setembro. Tudo no mesmo ano.

PEDRØ XVI

Quote from: Ramiro Lopes on 23 de April de 2010, 17:14
Errado Pedro Ribeiro,porque regra apenas permite que um jogador esteja inscrito em 3 clubes,no máximo.para Edimar seria o 4. Considerando época brasileira.acho que foi por isso que inscrição de Edimar foi recusado!um jogador pode jogar por 3 clubes mas so pode jogar por 3 clubes.
que eu saiba o Edimar não esteve inscrito em 3 clubes antes de vir para o braga, no mesmo ano
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Ramiro Lopes

O Edimar pertencia ao Cruzeiro e esteve emprestado por este clube ao tupi e ipatinga e depois veio para o Braga!pelo que me recordo do caso a fpf indicou que a inscrição pelo Braga seria a 4. Do jogador algo que regulamentos nao aceitam.penso que foi isso que se passou.
Futebol em 3D? É no EMB

ArcticStunt

Quote from: RVX1921 on 23 de April de 2010, 17:15
Eu só li, superficialmente, alguns posts, portanto, corrijam-me se estiver errado.

A excepção apenas diz que, caso haja uma transição entre dois campeonatos com calendários divergentes, o número acumulado de inscrições para esse ano é decrementado. Se um jogador transita do Brasil para Portugal, pode mudar de clube, uma vez, em Portugal, até ao final do ano, se não tiver mudado de clube durante esse ano no Brasil. Se tiver mudado, pode vir para Portugal, de qualquer das formas, mas não pode mudar de clube. E essa mudança pode ser feita em Setembro, portanto acho que é isso que isto acrescenta.

Sem a excepção, um jogador brasileiro poderia jogar em dois clubes de Janeiro a Dezembro, e, imediatamente, vir para Portugal em Janeiro do ano seguinte. A não ser que se considere a reunião das duas épocas como uma só.

Isto porque, de janeiro a janeiro, ele só teria duas inscrições em cada campeonato.

Isto já é outra questão diferente, segundo me parece o direito à nova inscrição acontece quando se dá o cruzamento entre associações..essa nova mudança dentro Portugal creio que não daria origem à tal excepção nesse ano

Olho Vivo

Ilustrando com dois exemplos o fundamento desta regra:

1. Kardec: actua por dois clubes no Brasil e é inscrito pelo Benfica no nosso período de transferências de Inverno. Caso permanecesse no Brasil, poderia perfeitamente ser inscrito por outro clube, já que se trataria de uma nova temporada. Neste caso, a regra funciona para evitar uma desigualdade que se geraria pelo simples facto de se ter transferido para uma Liga com um calendário não coincidente. Tudo correcto!

2. Filipe Menezes: actua por dois clubes e inscrito pelo Benfica no início da nossa temporada 2009-10. Caso permanecesse no Brasil, não poderia actuar por mais nenhum clube até final de 2009. Seria estranho que, saindo para uma Liga com um calendário não coincidente, pudesse actuar por um outro clube, gerando assim uma situação de desigualdade.

Este é o argumentário que poderá colocar em causa a utilização de Menezes pelo Benfica em 2009. Não sou jurista, não sei se as coisas serão exactamente assim - e como já disse, não acho que devamos fazer disto um cavalo de batalha - mas que este raciocínio tem lógica, tem.

jaimeh

Quote from: Pedro Ribeiro on 23 de April de 2010, 17:43
Ilustrando com dois exemplos o fundamento desta regra:

1. Kardec: actua por dois clubes no Brasil e é inscrito pelo Benfica no nosso período de transferências de Inverno. Caso permanecesse no Brasil, poderia perfeitamente ser inscrito por outro clube, já que se trataria de uma nova temporada. Neste caso, a regra funciona para evitar uma desigualdade que se geraria pelo simples facto de se ter transferido para uma Liga com um calendário não coincidente. Tudo correcto!

2. Filipe Menezes: actua por dois clubes e inscrito pelo Benfica no início da nossa temporada 2009-10. Caso permanecesse no Brasil, não poderia actuar por mais nenhum clube até final de 2009. Seria estranho que, saindo para uma Liga com um calendário não coincidente, pudesse actuar por um outro clube, gerando assim uma situação de desigualdade.

Este é o argumentário que poderá colocar em causa a utilização de Menezes pelo Benfica em 2009. Não sou jurista, não sei se as coisas serão exactamente assim - e como já disse, não acho que devamos fazer disto um cavalo de batalha - mas que este raciocínio tem lógica, tem.

Boa síntese! Este raciocínio teria lógica e era logo uma verdade absoluta se o jogador em questão fosse do SC BRAGA! Até diziam se fosse preciso que tentou dar um murro ao Raul José!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Ramiro Lopes

Caros,vocês agora estão a por em causa a lógica da regra e nao a regra em si!percebo o vosso argumento mas pelo que percebo a regra permite esta situação!
Futebol em 3D? É no EMB