News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

"Caso Mateus": A NOVELA CONTINUA...

Started by Pé Ligeiro, 01 de August de 2006, 19:06

Previous topic - Next topic

Bvna

Belenenses na Liga; Gil Vicente na Honra

Belenenses vai disputar a Liga, Gil Vicente «cai» para a Honra. Foi esta a decisão do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol, reunido esta terça-feira para se pronunciar sobre o denominado «caso Mateus».

 
O CJ declarou assim improcedente o recurso apresentado pelo clube de Barcelos na sequência da decisão da Comissão Disciplinar da Liga, anunciada a 1 de Agosto, de condenar os gilistas à descida de divisão por utilização irregular do internacional angolano Mateus na época passada, e recurso aos tribunais civis.

Assim sendo, e esgotadas que estão todas as alternativas de recurso em instâncias desportivas nacionais, o Belenenses fica na Liga, deslocando-se no domingo ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica na primeira jornada, enquanto o Gil Vicente é despromovido à Honra, onde terá o Leixões como adversário no arranque da prova.

Os dois clubes já foram notificados da decisão do Conselho de Justiça.

A Bola on-line

ZGANDULO

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Rita

Quote from: karon on 10 de August de 2006, 14:56
Se, se fizesse realmente justiça, era o Leixões que subia, e não o Belenenses. Enfim, é a mafia de sempre ao serviço do futebol.

LOBO

Quote from: Rita on 22 de August de 2006, 15:18
Quote from: karon on 10 de August de 2006, 14:56
Se, se fizesse realmente justiça, era o Leixões que subia, e não o Belenenses. Enfim, é a mafia de sempre ao serviço do futebol.

Já por isso não estou de acordo com o castigo aplicado ao Gil

PauloLopes

Em relação ao Gil Vicente, se utilizou o jogador com base numa decisão de um tribunal civil, sabia o risco que corria, agora teve as consequências.
E quanto a isso o clube que o denunciou, penso ter sido a Académica, clube que agora nada fala, porque se conseguiu manter... mais uma atitude vergonhosa.

Em relação a quem fica ou sobe, Beleneses ou Leixões, á partida no meu entender seria o Leixões a descer, mas...

Em itália, a Juventus desceu e o benificiado foi a equipa que já tinha descido, não subiu a da 2ª divisão. http://wwwb.gazetaesportiva.net/reportagem/futebol/rep597.php

Sinceramente não sei os regulamentos...

PauloLopes

14h33Futebol/"Caso Mateus":

Conselho de Justiça manda Gil Vicente para a Liga de Honra enquanto o Belenenses se mantém na Liga Bwin.

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol considerou improcedente o recurso do Gil Vicente que visava anular a decisão tomada em sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e que despromovia o clube de Barcelos à Liga de Honra, no âmbito do chamado "Caso Mateus".
Desta decisão não cabem mais recursos, pelo que em definitivo o Gil Vicente deverá apresentar-se no próximo domingo frente ao Leixões, na primeira jornada da Liga de Honra, enquanto o Belenenses, na Liga Bwin, jogará no Estádio da Luz com o Benfica.
Tudo isto e sempre que não haja novo recurso, este sim legalmente possível, por parte do Leixões, que já anunciou a intenção de reclamar o direito desportivo a ocupar a vaga deixada pelo Gil Vicente.

in O Jogo on-line

A Vergonha continua...

Pé Ligeiro

O Belenenses estava muito bem na 2ª divisão para onde caiu pelos resultados alcançados em campo. Como desceu, recorreu para a justiça desportiva, que o colocou num lugar que desportivamente não tinha alcançado.

Como ainda há quem diga que o Belenenses é o 4º grande, deve ser por isso...

A justiça desportiva é muito "sui generis"...

BRAGA SEMPRE MAIS!

ferna

Outro caso Bosman poderá aparecer!
Na minha opinião o Gil, caso avance para instâncias superiores, poderá destruir a ditadura da FIFA.
Onde já se viu negar o direito ao trabalho a alguém?

A nossa Constituição no Artº 58º (da anterior revisão, na revisão actual não sei qual é o artigo), no seu nº 1, tem bem especificado "Todos têm direito ao trabalho", assim caros foristas, caso o Gil queira recorrer a instâncias superiores, por certo, vencerá. As leis da FIFA nunca estão acima das lei nacionais, ainda por cima a Lei Fundamental.
Estamos numa democracia e não no tempo da anteiror senhora.

Noutro ponto, na minha opinião era o Leixões deveria subir de Divisão e não o Belenenses permanecer. Todavia quem mais chora, mais mama...

BRAGA FOREVER

SIMPLESMENTE UMA VERGONHA FINAL!

Resta ao nosso S.C.BRAGA Honrar o Minho!!!

Nunca a música da claque foi tão objectiva:  "SOMOS NÓS,O ORGULHO DO MINHO SOMOS NÓS!!"

S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Mau Maria

trata-se de uma descida administrativa, pelo que não vejo necessidade de subir alguem beneficiando disso....

se assim é... que dirão todos aqueles que perderam pontos com o gil?

e os investidores do gil?

e os jogadores do gil que poderiam ter procurado outro clube da primeira liga para seguirem as suas carreiras, como ficam?...

não lhes estarão a retirar oportunidades de carreira uma vez que o palco onde vão jogar tem menos visibilidade?

Se as regras foram deturpadas pelo gil... acho bem o castigo...

enfim... assim vai o nosso canto...
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

Kramer

O problema é que a lei não está correcta (na minha opinião) mas tem quem ser cumprida infelizmente e o Gil não o fez...

Agora se existir possibilidade de provar que esta lei é inconstitucional...
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

Ultra81

Gil Vicente recorre para o Tribunal Administrativo de Lisboa

O Gil Vicente vai esta quarta-feira ao Tribunal Administrativo de Lisboa entregar o recurso da deliberação do Conselho de Justiça referente ao «Caso Mateus». Foi António Fiúza quem o revelou ao Maisfutebol, garantido que o mesmo processo já está a ser preparado pelo departamento jurídico do clube, liderado por Pedro Macierinha, em conjunto com o gabinete do advogado José Miguel Júdice. «Estamos convencidos que o tribunal vai anular a decisão do Conselho de Justiça até sexta-feira e que vai ser o Gil Vicente a apresentar-se no domingo no estádio da Luz na primeira jornada», adiantou.

O clube de Barcelos não cala a sua revolta perante a decisão do Conselho de Justiça que deu razão ao Belenenses e decretou a descida de divisão do Gil Vicente. «Aquilo dá para rir», frisou António Fiúza. «Nós não fizemos nenhum atropelo à leia. Nós utilizamos o Mateus quando tivemos autorização para o fazer e deixamos de o utilizar quando deixamos de ter autorização. Além disso consultamos a federação para saber se o podíamos autorizar. Temos um faxe em que a própria federação se considera incompetente para decidir sobre a utilização do jogador e nos aconselha a recorrer aos tribunais civis. Esse fax existe e está connosco, portanto a partir daí está tudo dito».

«Ainda vai correr muita tinta»

Por isso o Gil Vicente vai recorrer imediatamente para os tribunais civis, procurando anular a decisão do Conselho de Justiça e impedir o Belenenses de se apresentar no estádio da Luz no próximo domingo. «Ainda vai correr muita tinta», garantiu. «O Conselho de Justiça decidiu como Adriano Afonso tinha indicado em afirmações à Comunicação Social». O antigo presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Liga voltou a ficar sob a mira gilista no final desta decisão. «Ele, que deveria ser o presidente de todos os clubes, é que resolveu este caso e deu indicações aos órgãos jurídicos para seguirem a sua decisão. Isto tudo foi um conluio e uma cabala para beneficiar o Belenenses».

Fonte: maisfutebol.iol.pt
[url="http://ultrasbracaralegion.blogspot.com"]http://ultrasbracaralegion.blogspot.com[/url]

Anabela


xpt_nautilus

Futebol/Liga Portuguesa de Futebol Profissional: Leixões conforma-se com a participação na Liga de Honra
Chegou a aventar-se a possibilidade do Leixões impugnar o início dos campeonatos profissionais de futebol desta época, caso o desfecho do chamado "Caso Mateus" fosse desfavorável ao Gil Vicente, tal como veio a acontecer, uma vez que restava a dúvida se não seria a equipa de Matosinhos a ter o direito desportivo de suceder à de Barcelos em detrimento do Belenenses. Na verdade porém, o Leixões veio hoje ao fim da tarde manifestar-se alheio à polémica gerada em torno deste assunto e afirmar que competirá normalmente na Liga de Honra: "Vamos entrar nas competições a que temos direito, Liga de Honra e Taça de Portugal, lutar para dignificar a história do Leixões e tentar sempre conseguir os melhores resultados".

in o Jogo online

Sinceramente, nao percebo a parte em que dizem que "...vamos entrar nas competiçoes a que temos direito...". Entao mas nao eram eles que por direito deviam participar na primeira divisao? Acho isto muito estranho.

semprebraga

Penso que os associados do Sporting de Braga deveriam manifestar apoio ao Gil Vicente e repugnância contra os dirigentes da L.P.F.P e da F.P.F.  - É preciso não esquecer que se este caso se passasse com o Sp. de Braga em vez do Gil vicente seríamos também despromovidos em deterimentos dos mafiosos de Lisboa.

TRINCADO


xOuPo

A maior vergonha do futebol português!

É incrível como podem fazer uma coisa destas!

Pé Ligeiro

Clube interpõe providência cautelar
QUER PERMANECER NA LIGA

Uma providência cautelar deu entrada hoje no Tribunal Administrativo de Lisboa para procurar impugnar a Liga ou possibilitar ao Gil Vicente disputar domingo a 1ª jornada do campeonato principal, segundo o presidente "gilista".

Em declarações à Agência Lusa, António Fiúza afirmou-se confiante na "justiça portuguesa, mas não na justiça desportiva" e garantiu que continuará a lutar "contra o compadrio e a cabala" que envolve o Gil Vicente no âmbito do "Caso Mateus".

O clube de Barcelos espera uma decisão judicial até sexta- feira, ou seja 48 horas antes do encontro entre o Benfica e o Belenenses, que terça-feira viu o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol confirmar a sua permanência na Liga.

Em causa está o recurso a tribunais civis por parte dos gilistas, segundo a decisão da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional no passado dia 1, que, assim, relegou o clube de Barcelos para a Liga de Honra e decretou a permanência do Belenenses no campeonato principal.

O recurso do Gil Vicente desta decisão da CD foi considerado terça-feira improcedente pelo CJ da Federação Portuguesa de Futebol.

Acabadas as alternativas de apelo em instâncias desportivas nacionais, os gilistas decidiram recorrer hoje aos tribunais comuns, com Fiúza a prometer esgotar todas as possibilidades para pôr um ponto final numa "vergonha nacional, sobretudo, para o futebol português".

Para lá das queixas já apresentadas junto do Ministério Público contra vários implicados no "Caso Mateus", António Fiúza anunciou que irá revelar mais tarde "mais três ou quatro pessoas implicadas no complot de compadrios".

"Existe uma cabala contra o Gil Vicente porque o Belenenses é um histórico e um clube de Lisboa, que tem outras influências que nós não temos em Barcelos", completou.

No dia em que a FIFA ameaçou suspender a Federação Italiana de Futebol, se a Juventus recorrer aos tribunais comuns para contrariar as sentenças decretadas no caso do "Calciocaos", o dirigente argumentou que o "Caso Mateus" não é semelhante, por tratar uma questão administrativa "de direito ao trabalho".

"É como a Lei Bosman (sobre livre circulação de pessoas no espaço europeu comunitário), trata-se de uma lei sobre o direito ao trabalho", argumentou.

O dirigente voltou a lembrar que a FPF autorizou o clube a recorrer aos tribunais civis para inscrever o internacional angolano Mateus e que o clube acatou todas as decisões judiciais.

In Record
BRAGA SEMPRE MAIS!

lipe

O Gil ganhou no campo mas pelos vistos foi contra os regulamentos ao recorrer aos tribunais civis,  é vergonhoso esperar 4 meses por um veredicto como poderiam ter aplicado outro tipo de sancão ( multa , impedimento de inscrever jogadores )só que é para benefeciar um clube da MOURITÃNIA.
O cunha leal já estava a festejar
numa cervejaria de lisboa , devidamente acompanhado diga-se, a permanência do belenenses quando tudo isto foi despoletado.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Pé Ligeiro


Um homem do jornal Record de nome VÍTOR PINTO escreveu hoje um artigo que poderá ajudar a perceber um pouco melhor a embrulhada deste caso. Não deixa de ser a opinião dele e que deverá respirar ares sulistas...aqui fica:


"Os cúmplices do "Galocaos"

Valentim Loureiro mostrou-se incomodado com a providência cautelar movida por Rui Alves e que impediu a tomada de posse dos órgãos referendados no recente acto eleitoral da Liga. Deu conta, até, do incómodo de patrocinadores que teriam vontade de se distanciar da endémica trapalhada a que os dirigentes reduzem o futebol português.

Ao contrário do que sucede em qualquer outra competição profissional organizada, por cá são os verdadeiros artistas não são os que jogam à bola. É pena que o major tenha despertado tarde para o fenómeno de permanente ebulição do qual o "Galocaos" pode ser o sintoma mais grave de um vírus incurável.

O Gil Vicente tem entrada garantida no "Guinness" por um inaudito recorde de trapalhadas no "caso Mateus": contratou o angolano contra a recomendação da Liga, tentou inscrevê-lo passando por cima dos regulamentos, não intentou qualquer acção contra o Lixa, nem sequer recorreu ao Conselho de Justiça para anular o indeferimento da inscrição do atleta e espalhou-se ao comprido ao apresentar uma acção no Tribunal Administrativo de Braga. Isto quando é certo e sabido que a FIFA não perdoa essas derivações.

Agora, faz uma defesa tenaz dos seus argumentos, mas baseada na emoção e na exploração até ao limite da ineficácia e permeabilidade das estruturas do futebol português. Este porém, é um imbróglio que devia ter morrido à nascença. No mercado de Inverno, a meio da época passada, todos os passos dados pelo Gil Vicente no "caso Mateus" foram públicos e notórios, bem como a possível gravidade dos seus actos. Por alguma coisa Vitória de Guimarães e Paços de Ferreira se afastaram da corrida à contratação do angolano.

Cunha Leal conhecia todos os pormenores, mas nunca explicou a razão pela qual nunca fez de imediato uma participação à Comissão Disciplinar que teria abalado o decurso do campeonato. Os próprios juízes que integram aquele órgão, e que pelos vistos só estão atentos à comunicação social para decretar sumaríssimos a jogadores, ficaram mudos e quedos. Foram cúmplices.

Quando o Vitória de Setúbal fez a primeira queixa relativa à utilização de Mateus, em Fevereiro, o processo de inquérito foi inexplicavelmente arquivado. Só quando Académica e o Belenenses deram um murro na mesa, perto do final da temporada, é que os magistrados acordaram. Estavam à espera que o Gil Vicente descesse de divisão em campo, deixando o escândalo cair de maduro? Uma vez mais, o calculismo foi justificativo da inacção, abrindo portas a uma novela vergonhosa para o futebol nacional.

Se a justiça desportiva tivesse funcionado devidamente, a descida de divisão dos gilistas teria sido decretada ainda com a época 2005/06 em curso, promovendo alterações imprevisíveis na classificação final. Os recursos subsequentes ao menos não afectariam a temporada que arranca amanhã e os patrocinadores não estariam tão preocupados com a sua imagem comercial. Apesar de tudo, o mal ficaria circunscrito. Assim, a culpa morre solteira e o caos continua sem fim à vista."
In Record



BRAGA SEMPRE MAIS!