News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

agressões a associados pela Policia

Started by RB_grp006, 01 de March de 2008, 15:03

Previous topic - Next topic

disco infiltrator

Sim, com esta imgaem que a direcção transmite, digam-me como vão seduzir um indíviduo para se tornar Braguista e sócio do SCB?

Sinceramente, esta Direcção está a fazer muito mal ao nosso SCB. Pouco me interessam os resultados desportivos ou o nome dos cromos da bola o que me interessa é que o SCB tenha gente que goste do clube e sinta aquele emblema.
Por este andar cada vez vamos ter menos gente a sentir o SCB. Não se consegue chamar novos Braguistas e ainda fazem tudo para os actuais sócios se sentirem mal e desistirem do SCB.

Fico triste....

Olho Vivo

Tenho-me mantido um pouco à margem desta discussão mas, como as críticas a esta direcção são mais que muitas e não estou seguro de quais as motivações para o seu comportamento (omissão), vou dar o meu ponto de vista.

Antes de mais, em relação ao que se passou com o Filipe, creio que é inaceitável o comportamento do agente da polícia em causa, seja num estádio, seja na rua, onde quer que seja. É uma questão de cidadania. Pela autoridade que o Estado lhe delega, à polícia caber ter um comportamento exemplar na relação com os cidadãos. Neste caso, parece evidente o uso de violência gratuita. Penso que a denúncia deve ir até às últimas consequências. As questões que o ric levantou são pertinentes. Não estou seguro quanto a que organismo podem ser dirigidas - talvez o IGAI.

Qual a posição do clube em tudo isto? É preciso não esquecer que está em vias de aprovação (ou já aprovada?) legislação que obriga as claques a procederem à sua legalização, processo que, pelo que sei, nenhuma das nossas claques iniciou. Percebo as suas motivações que já foram aqui devidamente explicadas. Independentemente da sua bondade, o que é facto é que a lei está aí para cumprir e não passa pela cabeça de ninguém que o clube não a cumpra. Significa isto, a manterem-se as coisas tal como estão, que o clube deve suspender o apoio às nossas claques sob pena de arcar com pesadíssimas sanções que passam por jogos à porta fechada ou mesmo pela interdição do estádio.

Ora, é claro que esta situação poderia ter-se passado com um simples adepto não pertencente a uma claque - e é nessa perspectiva que ele é ainda mais grave, i.e., nem sequer se pode invocar com seriedade (pelo que sei) que a acção policial teria visado o controlo de distúrbios provocados por uma claque. Mas a verdade é que as imagens disponíveis mostram que tudo se passou nas imediações de uma das nossas claques, o Filipe é seu membro e a mediatização deste caso iria, a meu ver, desembocar na discussão da relação clubes-claques. Penso que o clube ainda não resolveu que atitude tomar em relação às claques no quadro da nova legislação e isso terá deixado os seus dirigentes.... paralisados. Percebo o melindre da situação mas ainda que evitando uma excessiva mediatização, cumpriria ao clube a disponibilização imediata das imagens ao queixoso de forma a esclarecer toda a situação. A sua posição deveria ser sempre esta: estar do lado do esclarecimento cabal e transparente do que se passou. De todo o modo, esta situação mostra a urgência de tomar uma posição relativamente às claques no quadro da nova legislação que aí vem.

Quanto às críticas pela distribuição de bilhetes pelas esquadras da PSP e da GNR da cidade, acho um disparate. É confundir a parte com o todo. Sendo certo que neste caso até se tratava de um corpo policial com sede noutras paragens, independentemente disso, não podemos confundir alguns elementos com o corpo policial, do mesmo modo que há elementos das claques se insurgem sempre que as críticas caem sobre as claques no seu conjunto por actos ocasionados por "meia dúzia" de elementos. Se acreditarmos que a polícia no seu todo é constituída por um bando de malfeitores, o melhor que há a fazer é emigrar porque aqui vigorará a lei da selva. Neste caso, aliás, a distribuição de bilhetes pelas esquadras bem como por outras instituições da cidade insere-se numa política (correcta) de envolvimento da cidade. Espero que prossiga junto de outras instituições (de solidariedade social, por exemplo).

Resumindo: solidarizo-me com o Filipe, pelo que sabemos, alvo de violência gratuita por parte de alguém que tem obrigação de ser um exemplo. Volto a repetir, é uma questão de cidadania. Quanto à atitude do clube, em face do que expus, creio que a atitude correcta é pugnar pelo esclarecimento cabal do que se passou. Não creio que seja aceitável uma atitude de cobertura de eventuais excessos na actuação policial nem me parece que seja exigível da nossa parte o apoio a priori da razão do adepto (Filipe). Há que apurar o que se passou e o interesse do clube exige que isso se faça. Há posteriormente canais que podem ser accionados para punir quem prevaricou no caso de se apurar como verdadeira a versão do Filipe. Se não acreditamos nisso... o melhor é mesmo emigrar...

R/B SUIçA

Quote from: ric on 14 de March de 2008, 14:50
amigos...calma

segundo sei a policia de choque (CI) nem sequer é de Braga.

O convite á PSO e afins insere-se numa politica de abertura á comunidade e á sociedade bracarense que acho que há muito deveria ser feita.

Este é o passo que o clube quer dar para se "dar a conhecer". Abrir as suas portas é ser-se hospitaleiro, mostrar que quer acolher as pessoas e mostrar-lhes que vale a pena ser membro da familia


Outra questão é a história do Filipe.

Segundo sei o Filipe foi ao SCBraga mostrar "o seu estado" e solicitar os tais videos. Com quem falou? chegou a pedir uma audoiência ao presidente? falou om o presidente da AG  do clube que é a entidade ma´+xima do clube? que tipo de apoio solicitou? alguém do clube SABE EFECTIVAMENTE O QUE SE PASSOU?

São questões que interessa serem aclaradas pois  tb não imagino que sejam tão insensíveis a questões desta índole. Aliás, recuso-me a adaiantar que nem por questão meramente humana o Filipe não tenha sido recebido...
Acho estranho todavia que num clube com profissionais a trabalhar que nenehum tivesse discorrido para saber o estado do adepto e prestar-lhe alguma palavra de conforto.

por isso me questiono sobre o alcance e o que se passou verdadeiramente quando o Filipe foi ao Estádio...

Eu continuo a achar ESCANDALOSO  toda esta situação e alguma cortina que se está a passar no assunto. será por estartégia da defesa do Filipe?
Não valeria a pena maior exposição pública? Nãos eria adequado falar coma CS da cidade e tentar a nacional? A SIC tem o "nós por c´a" . Não seria uma hipotese d etrazer este tipo de acontecimentos à luz do dia?

Desculpa Filipe mas acho que tu e o teu advogado deviam fazer "mais barulho".
O barulho que se faz aqui neste fórum mostando indignação e repulsa pelas atitudes da policia.

E volto mais uma vez a frisar que estou 100% com o Filipe e a sua causa pois acho inadmissivel um tratamento assim.

Custa-me é ver que os reptos que tenho lançafdo a tofdos os foristas para tentarem saber que direitos temos e como os poderemos usar , não tenham tido qq eco. é que hoje aconteceu com o Filipe. Amanha acontece com qq um de nós. E nessa altura gostaria de saber para onde deverei caminhar e o que me protege

ric o meu irmao falou diretamente com o senhor joao gomes que pura e simplesmente cagou na cena. a quando da conversa deles a resposta foi amanha damos uma resposta passados 3 dias nada foi entao que o jo mane falou com o presidente  e este ja sabendo do que se passava a algum tempo decidiu mandar preparar as imagens para que fossem enviadas como tinha solicitado advogado do meu irmao. de referir que o advogado liga para o braga e nunca la esta ninguem ou entao mandam dizer que nao estao, acho que so la vao ao fim do mes buscar os ordenados churudos. quanto a cs saiu nos jornais regionais e nacionais  e na radio AM. como disses-te nao foi a policia de braga que o agrediu fisicamente, mas foi um dos comandantes da psp de braga que passou o tempo todo a gozar com a cara dele em todo o percurso para o hospital dizendo cenas do genero que as marcas que ele tinha na cara nao eram de um cacetete que tinha sido uma gata ainda rindo da situacao, agora poe-te na situacao do filipe que antes de ser socio da claque ja era socio do scb a mais de 15 anos e diz-me como te sentirias se te acontece-se a ti o que sentirias neste momento em relacao a psp e a direcao do scb como ja disse antes de querer chegar aos 30000 deve 1 estimar os que tem
http://i41.s

disco infiltrator

É um erro levar esta discussão para a questão das claques. Estamos a desviar o assunto do fundamental.

Um associado do SCB foi violentamente agredido no EMB e a Direcção não manifestou qualquer preocupação em saber o que se passou. O que o facto da claque estar legalizada ou não iria adiantar para este assunto?

Imaginemos que um destes dias vou ao EMB e sem ter reparado muito bem estou sentado ao lado de um grupo de rapazes que formam uma claque. Como em todos os jogos, vou para o estádio com o meu cachecol, grito pelo SCB, apupo o adversário, insulto o árbitro, salto, grito golo, etc. Na minha perfeita "inocência",  nem reparo que estou ao lado de uma cambada de rapazes "ilegais" e que estou sujeito a um "policia" me agredir sem eu saber muito bem porquê.  Se isso acontecer, vou pretender apresentar queixa e a Direcção do meu clube não vai intervir,  pois eu estava ao lado da claque e a claque é ilegal. Isto faz algum sentido???

Como se vai controlar uma claque? Como se vai saber quem faz parte de uma claque ou não? Mesmo que estejam todos identificados, quem garante que não vai aparecer no meio alguém fora da claque a criar confusão?

Para mim não existe essa coisa de claque legal ou ilegal. Para mim existem adeptos, uns que gostam de assistir aos jogos  com uma postura mais agitada e animada  e outros com uma postura mais tranquila. Quem se comporta mal, independentemente de ser da claque, do público em geral, polícia ou funcionário do estádio terá que responder por isso. Que diferença faz que eu vá sozinho para o estádio ou que vá com um grupo de amigos e levemos um pano a dizer "Rambos de Braga"? Quer duma forma ou de outra eu terei que me comportar, quer de uma forma ou de outra eu tenho que ter segurança garantida no Estádio.

O que se passou ultrapassa essa questão de ser da claque ou não ser. Foi uma pessoa agredida violentamente por um pseudo-poilicia dentro do EMB e a nossa direcção não mostrou qualquer interesse nesse assunto.
Essa é que é a questão.

Olho Vivo

Quote from: disco infiltrator on 14 de March de 2008, 19:18
Para mim não existe essa coisa de claque legal ou ilegal

A questão não é se para ti existe ou não "essa coisa de claque legal ou ilegal". É irrelevante. Mal ou bem, há legislação que estará brevemente (ou já está) cá fora e obrigará o clube. E este tem de saber lidar com isso. Que eu saiba, não definiu o que fazer. E neste caso, tratando-se de um simples adepto, trata-se também de um membro assumido de uma claque. E isso faz toda a diferença relativamente ao tratamento mediático que esta situação poderia trazer, independentemente de nem por isso o acto do agente ser menos grave (como é evidente, um membro de uma claque não é menos cidadão que um qualquer outro adepto).

Se o clube procurou esconder o que se passou, como se percebe pelo que escrevi, agiu pessimamente. Mas não me parece ter sido só isso que aqui se pedia. Pedia-se o apoio institucional e público do clube. Não creio que o clube o devesse fazer até que todos os factos estivessem apurados. Estar disponível para esclarecer o que se passou, até para aconselhar o Filipe relativamente aos canais que poderia accionar, concordo. Neste momento, mais do que isso, não!

NOTA: quanto a saber quem faz parte de uma claque ou não, o teu argumento acaba por justificar a nova legislação. Se surgisse alguém no meio da claque não identificado, poderia ser individualmente responsabilizado sem manchar o nome da claque. Mas atenção, entendo os argumentos das claques para a sua não identificação. Mas isso terá como custo o seu desmantelamento...

RB_grp006

Não foram os elementos da PSP de Braga que me agrediram, mas foi na PSP de Braga que me impediram de apresentar queixa, não me deixando entrar sequer nas instalações, foi nas instalações da PSP de braga que eu fui humilhado por todos os elementos (todos sem axcepção) que por lá andavam, foi o comandante da PSP de braga que veio falar comigo com um ar irónico dizendo que eu estava arranhado porque foi uma gata, que eu tinha um hematoma no olho porque bati com a cabeça no chão.

Quanto á actuação do Braga até ontem mantive a esperança que alguem  me disse-se alguma coisa (mais vale tarde que nunca), mas depois de ver essa noticia fiquei ainda mais revoltado, talvez numa assembleia eu ganhe coragem para ir falar.
Para quem diz que o Braga se deve manter a margem, lembro que um adepto do Guimaraes foi esfaqueado, tambem pertencia a uma claque e o presidente do mesmo clube prontificou-se desde logo a visitar esse adepto independentemente das causas, isto é só um exepmlo mais uma vez a nossos vizinhos foram um exemplo a seguir.
Quanto ao mediatismo deste caso, posso dizer que foram enviados mails para a SIC e TVI a falar do caso e pelo que sei ninguem se interessou, se fosse um policia a ser agredido aí as televisões prontificavam-se logo a mostrar o lado maus das claques e dos adeptos de futebol.

A minha vontade é entregar pessoalmente os cartões de sócio  deixar de pagar cotas para chulos, mas ao mesmo tempo quero estar nas bancadas a apoiar o nosso clube, digamos que tenho uma luta entre o meu orgulho e o fanatismo por este clube, vamos ver o que fala mais alto.

Olho Vivo

Quote from: RB_grp006 on 14 de March de 2008, 19:37
Quanto á actuação do Braga até ontem mantive a esperança que alguem  me disse-se alguma coisa (mais vale tarde que nunca), mas depois de ver essa noticia fiquei ainda mais revoltado, talvez numa assembleia eu ganhe coragem para ir falar.
Para quem diz que o Braga se deve manter a margem, lembro que um adepto do Guimaraes foi esfaqueado, tambem pertencia a uma claque e o presidente do mesmo clube prontificou-se desde logo a visitar esse adepto independentemente das causas, isto é só um exepmlo mais uma vez a nossos vizinhos foram um exemplo a seguir.


Eu sou de opinião que o Braga não deve assumir publicamente o apoio à tua versão enquanto tudo não estiver tudo esclarecido. Isso não quer dizer que te vire costas. Manifestar preocupação com o teu estado de saúde, prontificar-se a aconselhar-te relativamente aos teus meios de defesa, ajudar-te a esclarecer o que se passou parece-me de elementar bom-senso. Se porventura se tornar evidente pelas provas apresentadas que a tua versão corresponde à realidade, aí sim, sou de opinião que o clube deve reagir de forma oficial, prestando-te todo o restante apoio.


RB_grp006

#247
Quote from: Pedro Ribeiro on 14 de March de 2008, 19:55
Quote from: RB_grp006 on 14 de March de 2008, 19:37
Quanto á actuação do Braga até ontem mantive a esperança que alguem  me disse-se alguma coisa (mais vale tarde que nunca), mas depois de ver essa noticia fiquei ainda mais revoltado, talvez numa assembleia eu ganhe coragem para ir falar.
Para quem diz que o Braga se deve manter a margem, lembro que um adepto do Guimaraes foi esfaqueado, tambem pertencia a uma claque e o presidente do mesmo clube prontificou-se desde logo a visitar esse adepto independentemente das causas, isto é só um exepmlo mais uma vez a nossos vizinhos foram um exemplo a seguir.


Eu sou de opinião que o Braga não deve assumir publicamente o apoio à tua versão enquanto tudo não estiver tudo esclarecido. Isso não quer dizer que te vire costas. Manifestar preocupação com o teu estado de saúde, prontificar-se a aconselhar-te relativamente aos teus meios de defesa, ajudar-te a esclarecer o que se passou parece-me de elementar bom-senso. Se porventura se tornar evidente pelas provas apresentadas que a tua versão corresponde à realidade, aí sim, sou de opinião que o clube deve reagir de forma oficial, prestando-te todo o restante apoio.




Imagina que eu chamei filho da ***** a um agente, que o agredi e que eles me detêm, só que usam a força de tal maneira que me matam ou me põe cego, vais dizer que foi bem feito porque me portei mal? achas que para deter uma pessoa é preciso chegar a este ponto??? achas que o Braga deveria esperar para tomar uma posição????

Se bem me lembro um membro deste forum (Rato_redboys92) aqui á uns anos foi agredido por adeptos do Benfica e se bem me lembro a atitude da direcção foi a mesma.

Olho Vivo

Quote from: RB_grp006 on 14 de March de 2008, 20:01

Imagina que eu chamei filho da ***** a um agente, que o agredi e que eles me detêm, só que usam a força de tal maneira que me matam ou me põe cego, vais dizer que foi bem feito porque me portei mal? achas que para deter uma pessoa é preciso chegar a este ponto??? achas que o Braga deveria esperar para tomar uma posição????

Se bem me lembro um membro deste forum (Rato_redboys92) aqui á uns anos foi agredido por adeptos do Benfica e se bem me lembro a atitude da direcção foi a mesma.


Lê bem o que disse. Independentemente do que antes se passou, a violência excessiva e gratuita é censurável. O que digo é que há que reunir provas cabais do que se passou e não apressadamente assumir a tua defesa. Repara: se não existem imagens (claras) do que se passou, o mais certo é a um comunicado do clube se seguir um comunicado do comando da polícia defendendo a intervenção dos agentes (com o argumento provável do controlo das claques) e negando o uso excessivo da força. O que é que isso a ti ou ao clube acrescenta? Nós sabemos como reage a opinião pública quando se trata de claques. É importante que fique claro que do que aqui se trata ultrapassa essa questão. É por isso, muito mais razoável, reunir evidência do que se passou e então sim, com a certeza de haver provas cabais da tua versão, assumir uma posição pública, à qual nenhum comunicado policial se poderá negar força. Volto a repetir, até lá o clube deve fazer tudo para esclarecer o que aconteceu e acompanhar a tua situação. Se nem isso fez, é evidente que está em falta para contigo.


NOTA: fiz uma pesquisa na net. Não sei realmente a que organismo fazer encaminhar esta situação, mas o mais lógico parece-me ser o IGAI...

disco infiltrator

Quote from: Pedro Ribeiro on 14 de March de 2008, 19:32
Quote from: disco infiltrator on 14 de March de 2008, 19:18
Para mim não existe essa coisa de claque legal ou ilegal

A questão não é se para ti existe ou não "essa coisa de claque legal ou ilegal". É irrelevante. Mal ou bem, há legislação que estará brevemente (ou já está) cá fora e obrigará o clube. E este tem de saber lidar com isso. Que eu saiba, não definiu o que fazer. E neste caso, tratando-se de um simples adepto, trata-se também de um membro assumido de uma claque. E isso faz toda a diferença relativamente ao tratamento mediático que esta situação poderia trazer, independentemente de nem por isso o acto do agente ser menos grave (como é evidente, um membro de uma claque não é menos cidadão que um qualquer outro adepto).

Se o clube procurou esconder o que se passou, como se percebe pelo que escrevi, agiu pessimamente. Mas não me parece ter sido só isso que aqui se pedia. Pedia-se o apoio institucional e público do clube. Não creio que o clube o devesse fazer até que todos os factos estivessem apurados. Estar disponível para esclarecer o que se passou, até para aconselhar o Filipe relativamente aos canais que poderia accionar, concordo. Neste momento, mais do que isso, não!

NOTA: quanto a saber quem faz parte de uma claque ou não, o teu argumento acaba por justificar a nova legislação. Se surgisse alguém no meio da claque não identificado, poderia ser individualmente responsabilizado sem manchar o nome da claque. Mas atenção, entendo os argumentos das claques para a sua não identificação. Mas isso terá como custo o seu desmantelamento...


Isto é pura perda de  tempo. A possibilidade de legalizar uma claque não leva a nada.

As claques vão-se legalizar e grande parte dos elementos vão estar identificados. Assim vão continuar algumas a ter apoios dos clubes para bilhetes mais baratos, apoios para  deslocações e compra de materiais. Agora as claques que estiverem de má fé, não vão querer que alguns elementos estejam identificados e inscritos na claque. No entanto, para a claque esses elementos não deixam de fazer parte do grupo. Apenas não estão oficialmente inscritos. Quando houver confusão os elementos que possam ser mais conflituosos estarão envolvidos mas a claque descarta-se de qualquer culpa negando que eles façam parte da claque pois não estão inscritos.

Quem vai para o estádio com vontade de armar confusão não se inscreve na claque e continua a fazer a "festa". Esta possibilidade de identificar determinados grupos já foi tentada na Inglaterra e Itália há muitos anos atrás e sem sucesso. Na Inglaterra, os adeptos que gostavam de armar confusão deixaram de usar roupas ou adereços de clubes e de se juntarem a claques. Deram origem ao que se designou por "casuals" que desta forma teriam maior facilidade em se meterem em confusões sem darem muito nas vistas.

O que tem que existir é educação e formação quer da parte dos adeptos quer da parte das forças policiais. Ninguém poderá ser mais ou menos responsabilizado só pelo facto de fazer ou não parte de uma claque. Não é pelo facto de eu fazer parte de uma claque que me vou tornar um alvo preferencial de um polícia irresponsável.
Não se julgue que legalizando-se as claques terminará a violência nos estádios se não ao tempo que isso já  teria sido feito.




Rato_RedBoys92

Quote from: disco infiltrator on 14 de March de 2008, 21:14



Isto é pura perda de  tempo. A possibilidade de legalizar uma claque não leva a nada.

As claques vão-se legalizar e grande parte dos elementos vão estar identificados. Assim vão continuar algumas a ter apoios dos clubes para bilhetes mais baratos, apoios para  deslocações e compra de materiais. Agora as claques que estiverem de má fé, não vão querer que alguns elementos estejam identificados e inscritos na claque. No entanto, para a claque esses elementos não deixam de fazer parte do grupo. Apenas não estão oficialmente inscritos. Quando houver confusão os elementos que possam ser mais conflituosos estarão envolvidos mas a claque descarta-se de qualquer culpa negando que eles façam parte da claque pois não estão inscritos.

Quem vai para o estádio com vontade de armar confusão não se inscreve na claque e continua a fazer a "festa". Esta possibilidade de identificar determinados grupos já foi tentada na Inglaterra e Itália há muitos anos atrás e sem sucesso. Na Inglaterra, os adeptos que gostavam de armar confusão deixaram de usar roupas ou adereços de clubes e de se juntarem a claques. Deram origem ao que se designou por "casuals" que desta forma teriam maior facilidade em se meterem em confusões sem darem muito nas vistas.

O que tem que existir é educação e formação quer da parte dos adeptos quer da parte das forças policiais. Ninguém poderá ser mais ou menos responsabilizado só pelo facto de fazer ou não parte de uma claque. Não é pelo facto de eu fazer parte de uma claque que me vou tornar um alvo preferencial de um polícia irresponsável.
Não se julgue que legalizando-se as claques terminará a violência nos estádios se não ao tempo que isso já  teria sido feito.





Disco Parabens por este post...Tocas-te no ponto central, ainda que esteja um pouco fora do tópico...

FIDELIS

Acho que estes ultimos posts tem a sua verdade e para não repetir oque aqui jáfoi dito, deixo apenas a minha opinião em relação ao clube, concordo que podrá ser um assunto perigoso aa o Braga defender de todas as formas o Filipe sem ter provas concretas do que aconteceu, mas ach que nesta altura já deveria no minimo ouvi-lo e mostar alguma solidariedade com ele ainda que não oficialmente e devia também a assumir a sua quota de culpas pelo facto de supostamente nada ter ficado registado nas câmeras.

Isto é tudo muito lindo mas pertencendo ou não a uma claque, com razão ou sem razão imaginem que o Filipe morria devido ás agressões de que foi alvo.....como é que ia ser....não se esqueçam que tudo se passou dentro do estádio


quanto à identficação dos policias acho que hoje em dia tudo depende da sorte, de não estar no local errado à hora errada, caso contrário dificilmente alguém o obriga a identificar-se

já agora também concordo que não podemos tomar um pelo todo,mas acho que a nossa policia de intervenção está muito mal "treinada" para lidar com situações em que estão crianças, senhoras e pessoas que por caso de encontram num local onde haja problemas 

Fidelis Bracara
Braga e Basta

DiogoEA

O tópico é sério eu sei... Mas não resisto, desculpem!
Quote from: Rato_RedBoys92 on 14 de March de 2008, 22:12

Tocas-te no ponto central


;D ;D ;D

Desculpem, eu avisei que não resistia!

rikiz

Quote from: ric on 13 de March de 2008, 12:18
mas a questão principal é esta:

a identificação é ou não obrigatória a pedido de qq cidadão?
e sendo obrigatória, se não existir identificação visivel, a quem o cidadão recorre?
e não conseguindo a identificação a quem o cidadão pode recorrer?

deve haver algo ou alguém que nos possa responder a estas perguntas...

noutra mensagem atras elaborei algumas questão á provedoria de Justiça. responderam-me que não era da sua compet~encia darem este tipo de indicações. Então a quem devemos nós questionar?
Não seria altura de conseguirmos, cada um de nós, obter estas informações?
Não podemos nós aqui no Superbraga tentar saber as medidas que o cidadão tem ao seu dispor nestes casos?
Não haverá uma instituição que nos elucide e que faça fé perante situações de futuro'

Apelo a todos para nos debruçarmos nestas questões. Amanha será um de nós que estará a passar pelo que o Filipe passou.

Eu já questionei a Provedoria. Falei aqui do IGAI, do proprio Governo Civil, do ministério Público... alguém pode investigar por aí?

ACHO ATÉ QUE SERIA EXCELENTE PARA UM JORNALISTA QUE "PASSE POR AQUI" FAZER UM TRABALHO DESTES. DE INVESTIGAÇÃO. PARA CONHECER O QUE A SOCIEDADE TEM AO DISPOR DO CIDADÃO NESTES CASOS. E SE CALHAR, ESQUECER-SE UM DIA DE FALAR DAS CUECAS DO NUNO GOMES OU DA NAMORADA DO QUARESMA.

ERA SERVIÇO PÚBLICO, NÃO DUVIDO!!!!!!!

Segundo os estatutos, as queixas sobre qualquer agente de autoridade deve ser encaminhadas para o ministério da administração interna, que delega no IGAI competencias de investigação e peritagem dos casos de violencia policial.

"Inspecção-Geral da Administração Interna

1—A Inspecção-Geral da Administração Interna, abreviadamente designado por IGAI, tem por missão assegurar as funções de auditoria, inspecção e fiscalização de alto nível, relativamente a todas as entidades, serviços e organismos, dependentes, ou cuja actividade é legalmente tutelada ou regulada pelo membro do Governo responsável pela área da Administração Interna.

2—A IGAI prossegue as seguintes atribuições:
......
c) Averiguar todas as notícias de violação grave dos direitos fundamentais de cidadãos por parte dos serviços ou seus agentes, que cheguem ao seu conhecimento, e apreciar as demais queixas, reclamações e denúncias apresentadas por eventuais violações da legalidade e, em geral, as suspeitas de irregularidade ou deficiência no funcionamento dos serviços;

d) Efectuar inquéritos, sindicâncias e peritagens, bem como processos de averiguações e disciplinares superiormente determinados, e instruir ou cooperar na instrução dos processos instaurados no âmbito dos serviços, cuja colaboração seja solicitada e autorizada superiormente;


Quanto á identificação, e como tenho familiares no CI da PSP do Porto e que estavam no estádio Municipal no jogo com o Guimarães, colocados junto da claque dos Bracara Legion, posso dizer que todos os elementos estão identificados porém com os acessórios de protecção que estes trazem no peito, a identificação fica tapada.  Lamento o que se passou com o Filipe, mas como em muitos casos deste tipo ouvi duas versões da mesma história. Não conheço o Filipe pessoalmente, e também sei que o Corpo de Intervenção não tem anjinhos, que quando teem ordens para avançar, o objectivo é usar a força muitas vezes desmedida para conter os animos.  Com isto não estou a defender uns e aculpabilizar outros. Acho que se deve fazer justiça.
ENORME E MÀGICO BRAGA
E                M            B

Rato_RedBoys92

Quote from: Diogo-scb on 14 de March de 2008, 23:10
O tópico é sério eu sei... Mas não resisto, desculpem!
Quote from: Rato_RedBoys92 on 14 de March de 2008, 22:12

Tocas-te no ponto central


;D ;D ;D

Desculpem, eu avisei que não resistia!

;D ;D ;D ;D ;D ;D  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D Nao perdoas uma fogo...

GanDhi

Como é que o outro diz??Falam falam falam mas não se vê fazer nada.. :-\

Casual 1921

NO RESPECT, NO PEACE!


Força Filipe, o Braga precisa de ti.

Ao pessoal das claques, não cedam, a legalização é o baixar de calças a estes corruptos.

HONRA, RAÇA E FIDELIDADE!!

estilus

Quote from: RB_grp006 on 14 de March de 2008, 19:37
Não foram os elementos da PSP de Braga que me agrediram, mas foi na PSP de Braga que me impediram de apresentar queixa, não me deixando entrar sequer nas instalações, foi nas instalações da PSP de braga que eu fui humilhado por todos os elementos (todos sem axcepção) que por lá andavam, foi o comandante da PSP de braga que veio falar comigo com um ar irónico dizendo que eu estava arranhado porque foi uma gata, que eu tinha um hematoma no olho porque bati com a cabeça no chão.

Quanto á actuação do Braga até ontem mantive a esperança que alguem  me disse-se alguma coisa (mais vale tarde que nunca), mas depois de ver essa noticia fiquei ainda mais revoltado, talvez numa assembleia eu ganhe coragem para ir falar.
Para quem diz que o Braga se deve manter a margem, lembro que um adepto do Guimaraes foi esfaqueado, tambem pertencia a uma claque e o presidente do mesmo clube prontificou-se desde logo a visitar esse adepto independentemente das causas, isto é só um exepmlo mais uma vez a nossos vizinhos foram um exemplo a seguir.
Quanto ao mediatismo deste caso, posso dizer que foram enviados mails para a SIC e TVI a falar do caso e pelo que sei ninguem se interessou, se fosse um policia a ser agredido aí as televisões prontificavam-se logo a mostrar o lado maus das claques e dos adeptos de futebol.

A minha vontade é entregar pessoalmente os cartões de sócio  deixar de pagar cotas para chulos, mas ao mesmo tempo quero estar nas bancadas a apoiar o nosso clube, digamos que tenho uma luta entre o meu orgulho e o fanatismo por este clube, vamos ver o que fala mais alto.

Colega, isso não deves fazer.
O clube não é de quem está na direcção hoje. A direcção há-de ir, e o teu clube continua. Continua a tua luta e força.

Tenho vergonha da polícia do meu país... Há os corruptos, os desumanos, os bárbaros, e os honestos.
Diria que polícias honestos e correctos, serão praí 1% ?

Temos que entregar o País à segurança de quem viola as leis pelas quais se deviam reger...
enfim..

Olho Vivo

Quote from: estilus on 16 de March de 2008, 15:03
Tenho vergonha da polícia do meu país... Há os corruptos, os desumanos, os bárbaros, e os honestos.
Diria que polícias honestos e correctos, serão praí 1% ?

Temos que entregar o País à segurança de quem viola as leis pelas quais se deviam reger...
enfim..


É contra estes exageros que me insurjo. 1% de polícias honestos e correctos!? E ainda não emigraste para outro país!? A indignação pelos actos bárbaros de alguns não nos pode levar a confundir a parte pelo todo. Assim como nenhum membro de uma claque gosta que se generalize os comportamentos desordeiros de uma claque ou de meia dúzia dos seus membros a todos os elementos de todas as claques. Ou pegando num exemplo ainda fresco, não é por um taxista com a borracheira atropelar quatro miúdos numa passadeira que podemos dizer que todos os taxistas são bandidos e irresponsáveis...


Quem exerce a profissão de polícia sai de entre nós: há boas e más pessoas, honestos, desonestos, violentos e pacíficos. Ao contrário do que dizes, a maioria das pessoas é genericamente cumpridora, pode cometer um ou outro erro, mas a maioria de entre nós consegue conviver entre si de forma civilizada. Isso não significa que o facto de existir uma minoria não cumpridora não seja preocupante porque esses desmoralizam os restantes. Se uma meia dúzia de polícias (poderia falar de outros grupos, profissionais ou não) são corruptos, desonestos e/ou violentos e a imagem que nós temos do todo é essa, qual o estado de espírito  daqueles (que são a maioria) que cumprem?


Outra coisa é a reacção de corpo que, segundo o Filipe, terá acontecido neste caso, quando tentou fazer a denúncia do caso. É algo mais complicado porque há valores em confronto: a consciência do dever e o sentimento de lealdade perante os colegas. Não querendo branquear nada, esta reacção é algo que se pode constatar em muitas circunstâncias. Pegando no exemplo das claques, acredito que haja situações em que alguns membros têm conhecimento e consciência de que alguns "colegas" poderão nesta ou naquela situação ter participado em actos censuráveis (chamemos-lhe assim) e nem assim se sentem compelidos a denunciá-los porque sentem dever lealdade para com eles...


Quanto à atitude da direcção do clube, já deixei expressa a minha opinião. Mas em vez de estarmos muito indignados a pedir uma reacção pública e enérgica da direcção (que me parece errada), porque não fazermos uma petição entre todos os sócios pedindo o total esclarecimento da situação, a entrega das imagens que existem a quem de direito (ou uma justificação pelo facto de estas eventualmente não existirem) e o acompanhamento da situação do Filipe que é afinal um sócio do clube?

Isso sim, seria fazer alguma coisa. Lamentamo-nos de nada serve...

Rato_RedBoys92

Hoje assistiu-se a mais umas cenas...
Desde ameaças etc etc...

Eu sei que muitos não acreditam ( compreendo e não condeno...) mas também sei que os sr. policias que lêem este forum sabem que é verdade...Eles andam ai...