News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

agressões a associados pela Policia

Started by RB_grp006, 01 de March de 2008, 15:03

Previous topic - Next topic

D_PAC

Nada justifica este tipo de atitudes, é uma boa oportunidade para saber se as camaras e todo o sistema de vigilancia está realmente operacional, ou se como por ex o sistema de som foi so pa "estrangeiro ouvir"... no euro...

Enfim...e assim vai Portugal....
#VãoTerDeContarConnosco

filipescb

infelizmente estar aqui no forum a postar mensagens de apoio ao filipe nao deve resolver muito esta situaçao.eu só pedia a alguem que frequenta este forum e que tivesse em condiçoes de actuar,de fazer algo,principalmente junto da direcçao do S.C.B. para que esta podesse colaborar de alguma forma,nem que seja a nivel judicial,temos de uma vez por todas por 1 travao a este tipo de comportamentos por parte da policia,mas isto nao pode apenas partir das claques,mas sim de todos os adeptos de futebol.Força Filipe,

ric

Caro Filipe:

confesso que desde ontem que não saí do meu pensamento estes acontecimentos.
Como podemos estar nuim meio onde se dignifique o espectaculo desportivo quando se assiste , no seu seio, a actos violentos e de aghressões bárbaras como esta.?

Eu penso e acho que isto não pode ficar assim e que cada um assobie para o lado até que o próximo seja um de nós ou dos nossos meios de amigos.

Devo esclarecer , antes de mais, que acredito na Policia e mal de mim quando um dia deixar de acreditar.-Mas tb se acredito, tb acho que existe ainda muita falta de humanidade e compreensão de quem se sente armado e tem capacete , vastão e escudo.

A tensão de um episodio destes faz, muitas vezes que pague justo pelo pagador. Mas em todo o lado existem limites.

Chamar *****... á autoridade não é correcto, sejamos sinceros. Mas muitas vezes, é um reflexo natural de um momento e os proprios policias deverão ser tyreinados para não interpretarem tudo á letra . Se não , não hjaveria espaçlo nas cadeias...

Mas se insultar a policia não é correcto, mais injusto se trata a forma cvomo esta lidou a este "hipotético" ionsulto:_ com violencia e numa disparidade enorme de meios. De um lado um cidadão jovem indefeso e sem qq arma. Do outro , um grande numero de agentes vestidos a rigor para a batalha.

Existe o dever da proporcionmalidade e aqui foi coisa que não existiou.

Mas que fazer, caro amigo Filipe quamdo se sente violentado desta forma?

Não tenho qq conhecimento juridico mas o meu bom senso e  a noção de cidadania e dos meus direitos, levam-me a pensar que tenho rapidamente de pensar no seguinte:

1- è urgente que o hospital ou centro de saúde verifique as tuas "nódoas negras" e que te passe um papel que possa descrever o que sofreste.  ISTO É FUNDAMENTAL!!!! lembra-te do caso Dr. Ricardo Bexiga....

2- penso que tens tempo para isso (30 dias??) mas deves pensar se queres protestar e fazer valer os teus dire
tos

3- Deves escrever à SAD do Braga ou memso apresentar-te no estadio para falar com os rsponsaveis para ver se eles te apoiam, sobretudo utilizandfo os apoios juridicos que a SAD tem. Nãoesquecer que o acontecimento foi num recinto de responsabilidade do clube e que tui és um sócio do clube

4- Deves tenta reunir testemunhos e provas  sobretudo documentais so que acabaste de nos contar. O nosso SB pode ser uma forma de poderes passar a tua mensagem e a tua defesa

5- Deves ir ao tribunal e fazer uma quixa junto do ministério póblico contra os teus agressores (mesmo que não os idenbtifiques eles são elemntos d euma força )

6- Existe uma entidade que é o IGAI que tem como função:
#
A Inspecção-Geral da Administração Interna, abreviadamente designado por IGAI, tem por missão assegurar as funções de auditoria, inspecção e fiscalização de alto nível, relativamente a todas as entidades, serviços e organismos, dependentes, ou cuja actividade é legalmente tutelada ou regulada pelo membro do Governo responsável pela área da Administração Interna.

Atribuições da IGAI
Realizar inspecções utilizando métodos de auditoria e de verificação de legalidade, com vista a avaliar do cumprimento das missões, das normas legais e regulamentares e das instruções governamentais que impendem sobre a actividade dos serviços e entidades;

Averiguar todas as notícias de violação grave dos direitos fundamentais de cidadãos por parte dos serviços ou seus agentes, que cheguem ao seu conhecimento, e apreciar as demais queixas, reclamações e denúncias apresentadas por eventuais violações da legalidade e, em geral, as suspeitas de irregularidade ou deficiência no funcionamento dos serviços;

Efectuar inquéritos, sindicâncias e peritagens, bem como processos de averiguações e disciplinares superiormente determinados, e instruir ou cooperar na instrução dos processos instaurados no âmbito dos serviços, cuja colaboração seja solicitada e autorizada superiormente;

Participar aos órgãos competentes para a investigação criminal os factos com relevância jurídico-criminal e colaborar com aqueles órgãos na obtenção de provas, sempre que isso for solicitado.

XXXXXXXXXXXXXXXXX

Esta entidade, afecta ao MAI parece-me que tem OBRIGAÇÃO  de zelar pelos teus interesses.


Parece-me caros amigos que este tipo de situação não deve "morrer solteira". Os próximos visados podemos ser nós ou os nossos filhos.
Temos que travar estas sityuações e bani-las dos nosos estádios.





Brigadas Vermelhas

Quote from: ric on 02 de March de 2008, 16:58
Caro Filipe:

confesso que desde ontem que não saí do meu pensamento estes acontecimentos.
Como podemos estar nuim meio onde se dignifique o espectaculo desportivo quando se assiste , no seu seio, a actos violentos e de aghressões bárbaras como esta.?

Eu penso e acho que isto não pode ficar assim e que cada um assobie para o lado até que o próximo seja um de nós ou dos nossos meios de amigos.

Devo esclarecer , antes de mais, que acredito na Policia e mal de mim quando um dia deixar de acreditar.-Mas tb se acredito, tb acho que existe ainda muita falta de humanidade e compreensão de quem se sente armado e tem capacete , vastão e escudo.

A tensão de um episodio destes faz, muitas vezes que pague justo pelo pagador. Mas em todo o lado existem limites.

Chamar *****... á autoridade não é correcto, sejamos sinceros. Mas muitas vezes, é um reflexo natural de um momento e os proprios policias deverão ser tyreinados para não interpretarem tudo á letra . Se não , não hjaveria espaçlo nas cadeias...

Mas se insultar a policia não é correcto, mais injusto se trata a forma cvomo esta lidou a este "hipotético" ionsulto:_ com violencia e numa disparidade enorme de meios. De um lado um cidadão jovem indefeso e sem qq arma. Do outro , um grande numero de agentes vestidos a rigor para a batalha.

Existe o dever da proporcionmalidade e aqui foi coisa que não existiou.

Mas que fazer, caro amigo Filipe quamdo se sente violentado desta forma?

Não tenho qq conhecimento juridico mas o meu bom senso e  a noção de cidadania e dos meus direitos, levam-me a pensar que tenho rapidamente de pensar no seguinte:

1- è urgente que o hospital ou centro de saúde verifique as tuas "nódoas negras" e que te passe um papel que possa descrever o que sofreste.  ISTO É FUNDAMENTAL!!!! lembra-te do caso Dr. Ricardo Bexiga....

2- penso que tens tempo para isso (30 dias??) mas deves pensar se queres protestar e fazer valer os teus dire
tos

3- Deves escrever à SAD do Braga ou memso apresentar-te no estadio para falar com os rsponsaveis para ver se eles te apoiam, sobretudo utilizandfo os apoios juridicos que a SAD tem. Nãoesquecer que o acontecimento foi num recinto de responsabilidade do clube e que tui és um sócio do clube

4- Deves tenta reunir testemunhos e provas  sobretudo documentais so que acabaste de nos contar. O nosso SB pode ser uma forma de poderes passar a tua mensagem e a tua defesa

5- Deves ir ao tribunal e fazer uma quixa junto do ministério póblico contra os teus agressores (mesmo que não os idenbtifiques eles são elemntos d euma força )

6- Existe uma entidade que é o IGAI que tem como função:
#
A Inspecção-Geral da Administração Interna, abreviadamente designado por IGAI, tem por missão assegurar as funções de auditoria, inspecção e fiscalização de alto nível, relativamente a todas as entidades, serviços e organismos, dependentes, ou cuja actividade é legalmente tutelada ou regulada pelo membro do Governo responsável pela área da Administração Interna.

Atribuições da IGAI
Realizar inspecções utilizando métodos de auditoria e de verificação de legalidade, com vista a avaliar do cumprimento das missões, das normas legais e regulamentares e das instruções governamentais que impendem sobre a actividade dos serviços e entidades;

Averiguar todas as notícias de violação grave dos direitos fundamentais de cidadãos por parte dos serviços ou seus agentes, que cheguem ao seu conhecimento, e apreciar as demais queixas, reclamações e denúncias apresentadas por eventuais violações da legalidade e, em geral, as suspeitas de irregularidade ou deficiência no funcionamento dos serviços;

Efectuar inquéritos, sindicâncias e peritagens, bem como processos de averiguações e disciplinares superiormente determinados, e instruir ou cooperar na instrução dos processos instaurados no âmbito dos serviços, cuja colaboração seja solicitada e autorizada superiormente;

Participar aos órgãos competentes para a investigação criminal os factos com relevância jurídico-criminal e colaborar com aqueles órgãos na obtenção de provas, sempre que isso for solicitado.

XXXXXXXXXXXXXXXXX

Esta entidade, afecta ao MAI parece-me que tem OBRIGAÇÃO  de zelar pelos teus interesses.


Parece-me caros amigos que este tipo de situação não deve "morrer solteira". Os próximos visados podemos ser nós ou os nossos filhos.
Temos que travar estas sityuações e bani-las dos nosos estádios.



Com o devido respeito Ric deves viver no País da Alice e das 1001 maravilhas...
Se o agente em questão não foi identificado na hora, esquece Filipe, vais entrar numa guerra que te vai ficar mais cara ainda!
Em tribunal ainda te vão sugerir um pedido de desculpas às autoridades, para que eles retirem uma queixa contra ti... É triste mas é assim, as rá pidas melhoras Filipe, o máximo que poderie fazer por ti é ser uma testemunha abonatória, pois já passei por situações de abuso de autoridade, (ainda bem que não à tua escala). No dia do jogo perdi toda a segunda parte do jogo para conseguir identificar um agente, imaginem, tive de ir falar com o nosso Presidente ( que nem vou retratar a forma como ele me recebeu), mas contundo, e pq fui presistente consegui entrar em contacto com o Comissário responsável da PSP.Perdi toda a 2ª parte do jogo, mas fiz aquilo que todos deveriamos fazer, não baixar os braços...

AS MELHORAS, QUALQUER COISA EM QUE POSSA AJUDAR, ENTRA EM CONTACTO, ABRAÇO...

[url="http://img371.imageshack.us/img371/8597/brigforum"]http://img371.imageshack.us/img371/8597/brigforum[/url]

ric

Brigadas:

não vivo no mundo da Lua.
Vivo é consciente de que não podemos baixar os braços e desistir, dizendo que o nosso país é assim!
Não é e recuso-me a considerar isso.

Se optarmos por calar, nem que seja a nossa  revolta , somos cobardes , injustos mesmo connosco proprios.
Ainda agora descreveste que perdeste o jogo para pougnar por justiça. Não o podemos tb fazer e não perder mas ganhar, pelo menos autoestima e o prazer de ter feito a nossa obrigação?

calar Não... nem que seja no mundo da Lua temos que lutar!!!

nem que o façamos para qiue os nosso netos tenham direito a tratamento diferente

Brigadas Vermelhas

Quote from: ric on 02 de March de 2008, 17:52
Brigadas:

não vivo no mundo da Lua.
Vivo é consciente de que não podemos baixar os braços e desistir, dizendo que o nosso país é assim!
Não é e recuso-me a considerar isso.

Se optarmos por calar, nem que seja a nossa  revolta , somos cobardes , injustos mesmo connosco proprios.
Ainda agora descreveste que perdeste o jogo para pougnar por justiça. Não o podemos tb fazer e não perder mas ganhar, pelo menos autoestima e o prazer de ter feito a nossa obrigação?

calar Não... nem que seja no mundo da Lua temos que lutar!!!

nem que o façamos para qiue os nosso netos tenham direito a tratamento diferente
Faço isso todos os dias, até pq luta por ideais de uma sociedade de melhor, que nunca será para o meu tempo.

Eu só comecei por dizer ao Filipe que se o agente não foi identificado na hora e local, não vale a pena continuar, pois bilizsó vai ter mais prejuizo, ainda assim estou disponivel para o ajudar no que for preciso.
No caso de o agente ter sido identificado, tudo muda de figura, e aí sim, já se tem a 1ª arma para entra numa batalha muito dificil de ganhar, sem esta primeira arma...esqueçam!!!

Lembrem-se que na volta os actos irracionais e animalescos desses agentes são reflexos de 16 horas seguidas de trabalho sem interrupção, etc e tal...




[url="http://img371.imageshack.us/img371/8597/brigforum"]http://img371.imageshack.us/img371/8597/brigforum[/url]

_tIAgO_

Temos que tentar espalhar o maximo este...(sem palavras para descrever)
Contar a familiares, amigos, ir aos jornais, a radio, temos que divulgar esta situação!!!
O SUPERBRAGA, OS REDBOYS, BRACARA LEGION, OS ASSOCIADOS TÊM DE SE JUNTAR E POR FIM A ESTE TIPO DE SITUAÇÕES!! TODOS JUNTOS CONSEGUIMOS!!
FORÇA FILIPE!!!!!!!!!!!!!
Força força braga contigo em todo o lado eu te amo.......

AVPS

Lipe Red Boy as melhoras e na percebo como é k vamos a guimarães e a boia na faz nada mas se puder bate nos de fora e em braga são os da casa a levar...na percebo!!!!!!!Abraço

Helder_1921

Este tipo de situações é totalmente CONDENÁVEL seja em que circunstância for. Está em causa a integridade física de um cidadão acima de tudo. Eu presenciei esta situação e sinceramente acho que em quota parte poderei ajudar no desenrolar (no término espero eu) deste filme de terror.
Filipe, um abraço e força amigo... Não estarás sozinho nesta luta!

ric

Não sei se sem a identificação do agressor tudo fique mais dificil... o que acho é que é conhecido que um determinado batalhao ou lá que é da policia esteve naquele local. Acrescido de testemunhas, de uma prova hospitalar poder-se-á ter alguima coisa....
e sempre existe aquela situação de que queixa contra "incertos"...

Como é que um tipo todo "desfeito" iria ter hipotese de pedir ou tentar obter identificação do agressor?

SimpLe-Kid

É lamentável o que se passou para não dizer outra coisa.

Filipe, infelizmente não vi nada que te possa ajudar pois a minha cadeira é bem distante de onde se passou isso, mas acredito fielmente nos teus relatos e de quem te conhece e terás todo o meu apoio para fazeres o que achares correcto.

Não desistas companheiro, vai em frente.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

fjmp_scb

Lamentável mesmo, infelizmente acontece isto algumas vezes.

Foço minhas as palavrasd do SimpLe: Não desistas companheiro, vai em frente.
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

FIDELIS

não me posso pronunciar sobre a agressão em concreto porque não vi,mas acredito nas palavras do Filipe e pelo que me foi dado a ver ele não caíu com o vento
a policia tem um papel importante para a dissuasão de potencial violência, mas por vezes cometem excessos que deveriam ser punidos por quem de direito, muito poucas situações justiicam a agressão e hoje em dia ela tornou-se banal nas forças de autoridade que vêm as claques principalmente como um bando de arruaceiros.

obviamente muitas das vezes basta um ou dois meninos mais mal comportados para comerem todos pela medida grande

mas este caso não foi um deles por isso caro Filipe tens a minha solidariedade mas que de pouco servirá para atenuar  que sofreste

o grande problema que terás é conseguir identificar os agressores
caso hajam videos ou fotos ou testemunhas a coisa compõem-se caso contrário dificilmente conseguirás alguma coisa...porque se fosse facil identificá-los......não serias agredido....pura e simplesmente

neste caso acho que principalmente a direcção do SCBRAGA deveria tomar uma posição para que casos como o teu não se repetissem....afnal este era um jogo para a criançada e nem isso tiveram em conta

um grande abraço e rápidas melhoras
Fidelis Bracara
Braga e Basta

SM

Estou sem palavras!!
Desejo-te rápidas melhoras...  :-*

zebraga1985

#54
As melhoras é o que eu te desejo Filipe..

Como adeptos bracarense sei o que é isso pois infelizmente em muitos jogos fora ja fui vitima dessa agressividade e abuso de autoridade por parte deses senhores de farda...
Espero que recuperes rapido e sem marcas desse que foi um triste dia para ti e para todos nos bracarenses, nao pelo resultado mas pelo que te aconteceu.
Nunca desistas de lutar pelos teus direitos!

No meu blog (BragaSempre http://braga-sempre.blogspot.com/) o sucedido já esta igualmente a ser divulgado pelo que espero que consegas o que pretendes.

Mesmo em blogs dedicados ao Vitoria de guimaraes o que te aconteceu esta a ser divulgado com uma enorme solidariedade daqueles que nunca pensariamos que poderiam demonstra-la. podem verificar atraves de http://vitoria-1922.blogspot.com/2008/03/mais-uma-vez-os-robocops-fizeram-das.html


As melhoras
BragaSempre
Menos internet, mais estádio...

O futebol é no estádio e não no PC

Ultra81

#55
Mais um acto de brutalidade/abuso policial nos estádios portugueses.
é triste ver policias com "sede" de violência quando sao eles que zelam (ou tentam) pela segurança .
já pude ler em comentarios noutros blogs, que agressao ao Filipe pelos vistos nao foi a única neste derby, sendo que do lado dos adeptos do guimaraes também há relatos de abuso por parte das forças policiais no momento em que estes se preparavam para sair do estádio.
as historias divulgadas (se bem que não é de hoje as agressoes por parte da policia) de brutalidade/abuso policial estão a aumentar, não só por parte de pessoas ligadas a claques, mas também dos adeptos considerados normais, pelo que ou a policia começa a ter outra atitude para com as pessoas ou muito me engano um dia destes ainda se vai dar uma tragédia.
Muito se tem falado aqui se as camaras do estádio funcionam ou não... digo-vos que funciona, pelo que acredito que esteja tudo registado sobre os acontecimentos no interior da bancada nascente.

Para terminar uma palavra para o Filipe... votos de rápidas melhoras e que consigas levar a melhor neste processo judicial que agora vai começar e que voltes o mais rápido possivel ao estádio, porque pessoas como tu fazem falta ao nosso Sporting Clube de Braga!!!

Um ABRAÇO!!!
[url="http://ultrasbracaralegion.blogspot.com"]http://ultrasbracaralegion.blogspot.com[/url]

Rato_RedBoys92

Quote from: Ultra81 on 03 de March de 2008, 02:06

Muito se tem falado aqui se as camaras do estádio funcionam ou não... digo-vos que funciona, pelo que acredito que esteja tudo registado sobre os acontecimentos no interior da bancada nascente.




Garanto-vos com todas as certezas que funcionam...Quanto e quantas vezes andamos por lá fora de dias de jogo e os seguranças estão sempre de olho em nós...

Por isso Filipe exige os videos do jogo...Caso te sejam negados ( ai como eu já imagino a posição da direção...) vai até às ultimas consequências para que te sejam fornecidas...

Legião

É fundamental avançar com o caso para a comunicação social, infelizmente no nosso pais se as coisas não vierem a público, são abafadas.

Força Filipe!

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

luismico

Eu estava na poente mas apercebi-me que algo se estava a passar no acesso as bancadas da nascente. A minha mae estava a ir ao wc qd tudo começou e mesmo no wc das senhoras esse animais entraram e ao que ela me disse pouco faltou para lhe baterem tambem a ela e a tudo o que lá estava dentro  :-\ nao tiveram respeito por ninguem, nem por crianças (estavam lá bastantes) nem pelas mulheres, nem pelas pessoas de idade que lá se encontravam. Eles esquecem-se que estvam a bater em quem lhes dá de comer e a quem lhes paga no final do mês. Infelizmente nao te posso ajudar, mas acho que o clube tem imagens do sistema de vigilânca do estádio, por isso nao te cales. Um abraço e as melhoras

RB Ultra852

Filipe os Red Boys estão contigo, já sabes! Um por todos e todos por um, por isso força avança estamos contigo!