News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

REABERTURA DE MERCADO EM JANEIRO...

Started by Pé Ligeiro, 19 de November de 2007, 10:11

Previous topic - Next topic

easy_scb


Acho sinceramente má opçao...este Matheus nao é o de inicio de época, este Matheus é um jogador para contra-ataque puro e nao 'abre-latas' como o Braga precisa, e o Braga ficará com 3 jogadores para a esquerda e um para a direita...podem me falar em termos de polivalencia mas todos sabemos que um esquerdino na direita tem dificuldades em ir á linha etc...
Há uma série de bons jogadores por aí na liga portuguesa. O Mateus do estrela é muito bom jogador...faz-me lembrar o Jaime que nao fosse o iluminado do Jesualdo a po-lo a extremo direito teria dado ainda mais jeito ao Braga. Gosto muito do Mário Sérgio da naval...Já o Bruno Amaro é uma pena ter-se lesionado pois está ali um grande jogador...Wesley do paços tambem está a bombar...enfim tantos..... ::)

Olho Vivo

#581
Dando como certo que Matheus regresse (o que para já não é líquido), o nosso plantel no plano ofensivo ficaria assim constituído:



LINZ
JOÃO TOMÁS
JAÍLSON

WENDER                              JOÃO PINTO                              JORGINHO
MATHEUS                          CÉSAR PEIXOTO                           ZÉ MANEL


Creio que a posição 10 é a única (neste modelo) em que Peixoto poderá ser útil - nas alas não acredito. Evidentemente, Jorginho também a poderá fazer, mas não havendo outras alternativas para o flanco direito, penso que será na maioria das vezes relegado" para essa posição.

Parece-me contudo que todos os jogadores de que dispomos para as alas são demasiado "avançados" - não há nenhum que tenha o perfil que me parecia necessário para equilibrar defensivamente a equipa e que já aqui discutimos...


Quote from: isi_scb on 17 de January de 2008, 15:37

Acho sinceramente má opçao...este Matheus nao é o de inicio de época, este Matheus é um jogador para contra-ataque puro e nao 'abre-latas' como o Braga precisa, e o Braga ficará com 3 jogadores para a esquerda e um para a direita...podem me falar em termos de polivalencia mas todos sabemos que um esquerdino na direita tem dificuldades em ir á linha etc...


Mas concordo com esta visão. De todo o modo, para mim, Matheus será sempre uma alternativa a Wender com características muito diferentes. Parece-me que no flanco contrário não estaremos tão bem servidos...

easy_scb

Quote from: Pedro Ribeiro on 17 de January de 2008, 15:44
Dando como certo que Matheus regresse (o que para já não é líquido), o nosso plantel no plano ofensivo ficaria assim constituído:



LINZ
JOÃO TOMÁS
JAÍLSON

WENDER                              JOÃO PINTO                              JORGINHO
MATHEUS                          CÉSAR PEIXOTO                           ZÉ MANEL


Creio que a posição 10 é a única (neste modelo) em que Peixoto poderá ser útil - nas alas não acredito. Evidentemente, Jorginho também a poderá fazer, mas não havendo outras alternativas para o flanco direito, penso que será na maioria das vezes relegado" para essa posição.

Parece-me contudo que todos os jogadores de que dispomos para as alas são demasiado "avançados" - não há nenhum que tenha o perfil que me parecia necessário para equilibrar defensivamente a equipa e que já aqui discutimos...


Quote from: isi_scb on 17 de January de 2008, 15:37

Acho sinceramente má opçao...este Matheus nao é o de inicio de época, este Matheus é um jogador para contra-ataque puro e nao 'abre-latas' como o Braga precisa, e o Braga ficará com 3 jogadores para a esquerda e um para a direita...podem me falar em termos de polivalencia mas todos sabemos que um esquerdino na direita tem dificuldades em ir á linha etc...


Mas concordo com esta visão. De todo o modo, para mim, Matheus será sempre uma alternativa a Wender com características muito diferentes. Parece-me que no flanco contrário não estaremos tão bem servidos...

Se o Jorginho for para o MM um extremo-direito entao esse sim é um erro crasso...estava na esperança que no final destas contrataçoes o Braga fosse finalmente assumir o verdadeiro 4x2x3x1 com um médio nº 10 puro...e se deixa-se do trio a meio campo com um trinco e dois médios centro que fazem area-a-area...Todos vemos que o futebol do braga se transfigura quando o Jorginho fica no meio...Está a acontecer um pouco como o Jaime com JF...grande técnica e boa visao do jogo e o treinador meteu-o a extremo...aí a velocidade tem de estar aliada à técnica além de nenhum jogador gostar de jogar onde nao se sente bem, e assim se perde um jogador...é pena ver que o Jorginho poderia render muito mais e nao rende por ser contra-natura aquela posiçao...

fmrabit

Quote from: Pedro Ribeiro on 17 de January de 2008, 03:30
Minhotos reclamaram-no ao V. Setúbal

Matheus vai regressar

Está encontrada a solução para reforçar o lado direito do ataque do Sp. Braga. Matheus, extremo que no início da época foi cedido ao V. Setúbal, está prestes a voltar a casa, faltando agora saber que tipo de contrapartidas (se é que as há) os bracarenses vão apresentar aos sadinos pela interrupção do empréstimo.

Certo é que a excelente evolução de Matheus no Bonfim, onde é unidade preponderante no ataque da equipa de Carlos Carvalhal, tornou claro aos olhos da SAD do Sp. Braga que não era preciso ir ao exterior investir em reforços. Os dois clubes vão agora entabular diálogo no sentido de chegar a um acordo que seja benéfico para as partes envolvidas. Para o Sp. Braga será uma boa forma de compensar as saídas de Hussaine (Boavista) e Lenny (Palmeiras): é que a popularidade de Matheus no Minho subiu em flecha com a grande temporada que está a realizar em Setúbal!

in A BOLA
Se regressar, não acredito que se imponha na equipa do SCBraga.
   Está super valorizado no Setúbal, se existem propostas de venda como disseram os jornais desportivos, era um excelente negócio.
   De Setúbal faria regressar directamente para a nossa baliza o Eduardo e traria o Janicio um excelente lateral direito que progrediu imenso (dito por quem o treina diariamente)  para a próxima época.

Olho Vivo

#584
Quote from: isi_scb on 17 de January de 2008, 15:58
Se o Jorginho for para o MM um extremo-direito entao esse sim é um erro crasso...estava na esperança que no final destas contrataçoes o Braga fosse finalmente assumir o verdadeiro 4x2x3x1 com um médio nº 10 puro...e se deixa-se do trio a meio campo com um trinco e dois médios centro que fazem area-a-area...Todos vemos que o futebol do braga se transfigura quando o Jorginho fica no meio...


Jorginho fez um jogo miserável no Dragão na posição 10. Curiosamente a equipa melhorou quando Peixoto assumiu essa posição...

A questão não é qual a posição em que cada jogador rende mais mas como optimizar o colectivo e o plantel que temos. Ora com o actual plantel parece-me que Jorginho é a melhor solução para a direita ainda que aí não expresse tão bem as suas qualidades. Se tivéssemos um bolso sem fundo, se calhar a melhor solução seria dispensar Peixoto e fazer entrar um novo ala direito. Mas Peixoto tem três épocas de contrato e nós acabamos de contratar Contreras (que não deve ser um jogador barato) e adquirimos mais uma parte do passe de Linz - sem que ninguém tenha saído. Há que optimizar o que temos...

Vi Peixoto jogar numa zona mais interior do terreno num dos jogos da Taça Intercalar e vi-o fazer um jogo razoável na posição 10 no Dragão. Como acho que a sua condição física (poder de explosão, velocidade) já não se coaduna com jogar na ala, penso que pode ser uma solução se conseguirmos uma adaptação feliz a uma nova posição - recordo, tem três épocas de contrato.

Quanto a Jorginho ser um nº 10 puro... Não tem as características que eu gosto de ver nessa posição. Eu prefiro nessa posição um verdadeiro playmaker, um homem que faça jogar a equipa, que marque ritmos - à maneira de Deco, por exemplo, ou do Rui Costa de há uns anos. Jorginho é sobretudo um desequilibrador, um homem talhado para jogar no apoio directo ao ponta-de-lança, que faz uso da sua qualidade individual para criar problemas aos adversários. É um "nove e meio". Não é um "gestor da posse de bola". Aliás, o mesmo se aplica a JVP, que contudo por força da perda de velocidade de execução ditada pelos anos, já não é o mesmo desequilibrador que foi outrora e portanto joga mais "distante" do ponta-de-lança.

Mas tudo depende do modelo de jogo que MM pretende implementar...

Ti Amo Braga

Quote from: nunnu on 19 de November de 2007, 12:53
Quote from: Nuno À-Braga on 19 de November de 2007, 12:47
Dispensar Paulo Santos (sim, já sei que me vão "cair em cima", mas é a minha opinião), Anilton e João Pinto.
Precisamos de: lateral-direito, lateral-esquerdo, extremo-esquerdo e defesa-central.

Para médio-atacante-centro, temos o Castanheira, o Yasser Hussaine e o Jorginho.

dispensar Paulo Santos???? e comprar quem???? Isto é cada um  :o :o :o
um bom exemplo: jovem, talento, já é internacional- Diego Benaglio( Nacional da Madeira)

easy_scb

Quote from: Pedro Ribeiro on 17 de January de 2008, 16:19
Quote from: isi_scb on 17 de January de 2008, 15:58
Se o Jorginho for para o MM um extremo-direito entao esse sim é um erro crasso...estava na esperança que no final destas contrataçoes o Braga fosse finalmente assumir o verdadeiro 4x2x3x1 com um médio nº 10 puro...e se deixa-se do trio a meio campo com um trinco e dois médios centro que fazem area-a-area...Todos vemos que o futebol do braga se transfigura quando o Jorginho fica no meio...


Jorginho fez um jogo miserável no Dragão na posição 10. Curiosamente a equipa melhorou quando Peixoto assumiu essa posição...

A questão não é qual a posição em que cada jogador rende mais mas como optimizar o colectivo e o plantel que temos. Ora com o actual plantel parece-me que Jorginho é a melhor solução para a direita ainda que aí não expresse tão bem as suas qualidades. Se tivéssemos um bolso sem fundo, se calhar a melhor solução seria dispensar Peixoto e fazer entrar um novo ala direito. Mas Peixoto tem três épocas de contrato e nós acabamos de contratar Contreras (que não deve ser um jogador barato) e adquirimos mais uma parte do passe de Linz - sem que ninguém tenha saído. Há que optimizar o que temos...

Vi Peixoto jogar numa zona mais interior do terreno num dos jogos da Taça Intercalar e vi-o fazer um jogo razoável na posição 10 no Dragão. Como acho que a sua condição física (poder de explosão, velocidade) já não se coaduna com jogar na ala, penso que pode ser uma solução se conseguirmos uma adaptação feliz a uma nova posição - recordo, tem três épocas de contrato.

Quanto a Jorginho ser um nº 10 puro... Não tem as características que eu gosto de ver nessa posição. Eu prefiro nessa posição um verdadeiro playmaker, um homem que faça jogar a equipa, que marque ritmos - à maneira de Deco, por exemplo, ou do Rui Costa de há uns anos. Jorginho é sobretudo um desequilibrador, um homem talhado para jogar no apoio directo ao ponta-de-lança, que faz uso da sua qualidade individual para criar problemas aos adversários. É um "nove e meio". Não é um "gestor da posse de bola". Aliás, o mesmo se aplica a JVP, que contudo por força da perda de velocidade de execução ditada pelos anos, já não é o mesmo desequilibrador que foi outrora e portanto joga mais "distante" do ponta-de-lança.

Mas tudo depende do modelo de jogo que MM pretende implementar...

Pedro toda a regra tem excepçao....todos os jogadores fazem maus jogos nas suas proprias posiçoes penso que nao é por aí...até porque nos jogos em casa contra boavista, estrela vermelha etc via-se que o jogo levava um abanão sempre que o Jorginho 'fugia' da direita e infiltrava-se no meio...nao concrdo propriamente com a tua descriçao do dele...sabendo que nao é um Deco nem um Rui Costa ou seja nao tem o dom da conduçao de bola, tambem nao o acho um jogador de apoio directo ao ponta-de-lança penso ser mais um jogador de repentismos que assiste e quando quer faz a bola girar no meio campo ofensivo...mas penso que é realmente um sub-aproveitado do nosso plantel e tudo porque MM teima em manter 3médios mesmo sabendo que o Vandinho tem tido jogos fracos...ora agora pergunto o que lhe custava jogar com um trinco (Frechaut/Madrid), um médio que atacasse quando a equipa ataca e que defendesse quando a equipa defende (Brum), um vertice mais adiantado (Jorginho), dois jogadores a cair nas alas e o ponta-de-lança?Afectaria o rendimento defensivo da equipa?Não creio pois bastava encostar o Jorginho no trinco adversário e a igualdade numérica a meio campo iria suceder-se (partindo do principio que praticamente todas as equipas em Portugal jogam com 3médios)...ora a estabilidade estaria tao assegurada quanto está agora...

Braguinha

"De resto, já com João Pinto e José Manuel totalmente restabelecidos dos recentes problemas físicos..."


Ora mais 2 reforços...é importante termos todos aptos

Olho Vivo

Quote from: isi_scb on 17 de January de 2008, 18:29
(...) ora agora pergunto o que lhe custava jogar com um trinco (Frechaut/Madrid), um médio que atacasse quando a equipa ataca e que defendesse quando a equipa defende (Brum), um vertice mais adiantado (Jorginho), dois jogadores a cair nas alas e o ponta-de-lança?Afectaria o rendimento defensivo da equipa?Não creio pois bastava encostar o Jorginho no trinco adversário e a igualdade numérica a meio campo iria suceder-se (partindo do principio que praticamente todas as equipas em Portugal jogam com 3médios)...ora a estabilidade estaria tao assegurada quanto está agora...

Estás a questionar o sistema de jogo preferencial de Manuel Machado. Tudo bem. O que descreves é o Braga de Jorge Costa: um 4-3-3 com um trinco bem definido, um médio de transição e um "médio" mais ofensivo. Éramos um verdadeiro passador!

O problema do equilíbrio está nas alas. Os nossos alas não têm capacidade/pulmão para fazerem o vai-vem e por isso um trinco apenas e um "box-to-box" (habitualmente Vandinho, hoje sem capacidade para as correrias de há uns tempos) não chegavam para as encomendas. Acresce que os números 10 de que dispúnhamos (fosse ele Jorginho, fosse ele JVP) não têm cultura de médios (não são grande ajuda nas transições defensivas como é, por exemplo, um Deco ou foi um Hugo Leal). Por isso, percebo bem a opção de Manuel Machado - sendo que um dos médios defensivos tem alguma capacidade para ordenar o futebol da equipa (Brum).

Mas concordando ou não, este é o modelo que MM escolheu e o meu raciocínio baseia-se nessa premissa. Não digo que Jorginho não possa jogar como número 10; mas qualquer outra solução para a ala direita, no actual plantel, é pior (seja Zé Manel, seja Matheus, se realmente regressar)...

Contudo, volto a repetir, tudo depende do modelo de jogo que MM pretender implementar. Se está a pensar num modelo baseado em transições mais rápidas um trio Matheus, Jorginho, Zé Manel seria uma escolha mais óbvia. Mas não me parece que esta segunda volta se encaixe nesse modelo (8 jogos em casa em que é suposto assumirmos as despesas do jogo). E para além disso, para que um tal modelo tenha sucesso a equipa tem que ser capaz de pressionar alto e provocar perdas de bola ao adversário. Não sei se temos jogadores com vocação e pulmão para isso...

easy_scb

Quote from: Pedro Ribeiro on 17 de January de 2008, 19:12
Quote from: isi_scb on 17 de January de 2008, 18:29
(...) ora agora pergunto o que lhe custava jogar com um trinco (Frechaut/Madrid), um médio que atacasse quando a equipa ataca e que defendesse quando a equipa defende (Brum), um vertice mais adiantado (Jorginho), dois jogadores a cair nas alas e o ponta-de-lança?Afectaria o rendimento defensivo da equipa?Não creio pois bastava encostar o Jorginho no trinco adversário e a igualdade numérica a meio campo iria suceder-se (partindo do principio que praticamente todas as equipas em Portugal jogam com 3médios)...ora a estabilidade estaria tao assegurada quanto está agora...

Estás a questionar o sistema de jogo preferencial de Manuel Machado. Tudo bem. O que descreves é o Braga de Jorge Costa: um 4-3-3 com um trinco bem definido, um médio de transição e um "médio" mais ofensivo. Éramos um verdadeiro passador!

O problema do equilíbrio está nas alas. Os nossos alas não têm capacidade/pulmão para fazerem o vai-vem e por isso um trinco apenas e um "box-to-box" (habitualmente Vandinho, hoje sem capacidade para as correrias de há uns tempos) não chegavam para as encomendas. Acresce que os números 10 de que dispúnhamos (fosse ele Jorginho, fosse ele JVP) não têm cultura de médios (não são grande ajuda nas transições defensivas como é, por exemplo, um Deco ou foi um Hugo Leal). Por isso, percebo bem a opção de Manuel Machado - sendo que um dos médios defensivos tem alguma capacidade para ordenar o futebol da equipa (Brum).

Mas concordando ou não, este é o modelo que MM escolheu e o meu raciocínio baseia-se nessa premissa. Não digo que Jorginho não possa jogar como número 10; mas qualquer outra solução para a ala direita, no actual plantel, é pior (seja Zé Manel, seja Matheus, se realmente regressar)...

Contudo, volto a repetir, tudo depende do modelo de jogo que MM pretender implementar. Se está a pensar num modelo baseado em transições mais rápidas um trio Matheus, Jorginho, Zé Manel seria uma escolha mais óbvia. Mas não me parece que esta segunda volta se encaixe nesse modelo (8 jogos em casa em que é suposto assumirmos as despesas do jogo). E para além disso, para que um tal modelo tenha sucesso a equipa tem que ser capaz de pressionar alto e provocar perdas de bola ao adversário. Não sei se temos jogadores com vocação e pulmão para isso...

bem isto já dava para uma discussao num novo tópico. Concordo contigo que no dito 4x2x3x1 um dos pontos chave sao os extremos que tem obrigatoriamente de acompanhar os laterais adversarios para a equipa nao se descompensar...Mas agora vejamos tambem um outro factor, quantas equipas assumem os jogos contra o SCB?Muito poucas isto quer dizer que (supostamnete) passamos menos tempo no nosso meio-campo e as outras equipas apostam basicamente em contra-ataques lançados nao para os seus laterais mas sim para os seus extremos..ora os laterais adversarios atacam menos e os nossos extremos sao tambem obrigados a defender poucas vezes.Uma outra coisa se reparares um dos melhores jogos tacticamente que o Braga fez este ano foi exactamente contra o sporting onde jogamos em 4x2x3x1...e os alas fizeram o seu trabalho já que raramente o Abel (principalmente este) fez incursoes pela lateral..Jorginho fez tambem o seu trabalho já que encaixou no Miguel Veloso e simplesmente secou o perigo que poderiam ser os seus passes longos etc...
Penso que para o plantel que tem o SCB essa seria a tactica mais equilibrada...mas entendo o teu ponto de vista e respeito-o :)

Alex

Espero que o Contreras venha a ser uma mais valia.
Eu penso que o Braga devia comprar o Tiago Gomes(E.Amadora).É jovem, joga bem, internacional sub-21(se n me engano) e penso que nesta altura tinha lugar no Braga pois o Vandinho n se encontra em grande forma.

Abraço a todos os Braguistas!!!
Magico Braga allezzz.

braga2007

Precisámos de um extremo direito de qualidade. Seria boa altura para investir num jogador para esta posição, jovem mas já de créditos firmados.

Kilo

 Segundo o jornal A Bola, o regresso do Matheus está confirmado!

A ver vamos no que isto vai dar...

Joh

Quote from: Ti Amo Braga on 17 de January de 2008, 17:33
Quote from: nunnu on 19 de November de 2007, 12:53
Quote from: Nuno À-Braga on 19 de November de 2007, 12:47
Dispensar Paulo Santos (sim, já sei que me vão "cair em cima", mas é a minha opinião), Anilton e João Pinto.
Precisamos de: lateral-direito, lateral-esquerdo, extremo-esquerdo e defesa-central.

Para médio-atacante-centro, temos o Castanheira, o Yasser Hussaine e o Jorginho.

dispensar Paulo Santos???? e comprar quem???? Isto é cada um  :o :o :o
um bom exemplo: jovem, talento, já é internacional- Diego Benaglio( Nacional da Madeira)

Temos o Eduardo emprestado que nao tarda nada e guarda redes da seleçao nacional para quê gastar dinheiro noutro????????????

filipecos

Quote from: Kilo on 18 de January de 2008, 02:11
Segundo o jornal A Bola, o regresso do Matheus está confirmado!

Sinceramente não consigo perceber como é que para o M.Machado jogadores tecnicistas e rápidos como o Hussain e Lenny não servem, mas um jogador igualmente tecnicista e rápido como o Matheus já serve. ??? ??? ??? ??? ???

Tou mesmo a ver: o  Matheus não vai mais do que aquecer o banco.  :-[ :-[ :-[ :-[ :-[

JotaCC

Quem sabe com a vinda do Matheus nao vamos ter alteração tactica 4-2-1-3

                                                               Paulo Santos

J.Pereira                   Paulo Jorge                                         Rodrigues                      Miguelito


                                             Brum                                  Frechaut


                                                               Jorginho

Wender                                                      Linz                                                              Matheus



Vamos ver o que nos reserva  esta 2º volta

SEMPRESCB

Já é Oficial ....

Comunicado Oficial - Vitória FC, SAD

Matheus

Comunicado Oficial Após conversações com o Sporting Clube de Braga SAD, a Administração do Vitória Futebol Clube SAD, decidiu antecipar o regresso do jogador Matheus ao seu clube de origem, sendo que todos os interesses da Vitória Futebol Clube SAD foram assegurados. Setúbal, 18 de Janeiro de 2008.

A Administração Vitória Futebol Clube SAD.

vfc.pt

Scbragamagic

Agora sim!! Começamos a ter um plantel em condiçoes!

jaimec

Quote from: filipecos on 18 de January de 2008, 03:45
Quote from: Kilo on 18 de January de 2008, 02:11
Segundo o jornal A Bola, o regresso do Matheus está confirmado!

Sinceramente não consigo perceber como é que para o M.Machado jogadores tecnicistas e rápidos como o Hussain e Lenny não servem, mas um jogador igualmente tecnicista e rápido como o Matheus já serve. ??? ??? ??? ??? ???

Tou mesmo a ver: o  Matheus não vai mais do que aquecer o banco.  :-[ :-[ :-[ :-[ :-[

Vamos ver se não é o Wender ou outro suposto "titular" a aquecer o banco ... o treinador, pelos vistos, não tem problemas em encostar ninguém .

Pé Ligeiro

Matheus regressa quarta-feira a Braga
AVANÇADO TERMINA EMPRÉSTIMO AO V. SETÚBAL

O avançado Matheus volta a treinar-se em Braga na quarta-feira, terminado o empréstimo ao V. Setúbal.

Isso mesmo foi confirmado hoje pelo presidente António Salvador na altura da apresentação dos dois centrais que reforçam a equipa: o brasileiro Breno Silva, de 21 anos, e o chileno Pablo Contreras, de 29.

O líder bracarense manifestou "satisfação e orgulho" pela contratação de Contreras, salientando que o ingresso de Breno, um jogador muito jovem, "é uma oportunidade de investimento para o futuro".

O plantel treina-se a partir das 15:30 em sessão realizada à porta fechada.

IN RECORD


Estamos no bom caminho!
BRAGA SEMPRE MAIS!