News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?

Started by ric, 14 de October de 2007, 13:53

Previous topic - Next topic

semog

Atenção! Pela realidade que eu conheço, a maioria dos bracarenses ficaram indignados com o dinheiro que se gastou com o estádio e isso afastou-os do clube. Imaginem agora somar a isso uma academia!

Olho Vivo

Quote from: semog on 22 de October de 2007, 22:24
Atenção! Pela realidade que eu conheço, a maioria dos bracarenses ficaram indignados com o dinheiro que se gastou com o estádio e isso afastou-os do clube. Imaginem agora somar a isso uma academia!

Exactamente por isso é, do meu ponto de vista, imprescindível que este projecto tenha uma evidente componente de serviço público!!!! E esse traço deve ser evidenciado e explicado aos bracarenses. De outra forma, vamos reforçar esse clima de indignação e quase hostilidade que existe em alguns bracarenses relativamente ao clube (mesmo que ao clube por vezes sejam imputadas "culpas" que não são apenas suas)...

Já agora, sê muito bem-vindo a este fórum de discussão...

Bracari

Quase pegando nas palavras do semog, a verdade é que 10  páginas de discussão e várias notícias nos jornais depois - a maior parte das quais contraditórias -, ainda continua muito por clarificar.
É verdade que grande parte da responsabilidade é de António Salvador. Devia ter dito, em primeiro lugar aos associados e depois aos Bracarenses, aquilo que terá transmitido há muito, e não sei se de forma exaustiva, aos responsáveis políticos da cidade, do poder e da oposição camarária.
Isto é, qual é o seu projecto, como é que vê a sua criação, manutenção e rendibilização futuras, que apoios já garantiu e que outros apoios ainda necessita, da Câmara ou de privados.
Fiel às tradições recentes da cidade, a história do projecto ficou marcada pelo apoio público da Oposição ao mesmo. A partir do momento em que a Coligação "acarinhou" publicamente a ideia, em vez de ter assumido a concordância discreta que o próprio MM suporia, o Presidente da Câmara desinteressou-se do projecto.
Pior, à medida que o mesmo foi sendo cada vez mais badalado e ganhando contornos de um braço de ferro com um dos seus "apoiantes", ainda por cima com o estímulo dos seus opositores directos, MM fez o impensável: assumiu a ruptura e tentou vender a ideia de que tudo não passava de uma enorme negociata imobiliária com a qual ele não podia pactuar. Nesta fase, chegou mesmo a passar a ideia desconcertante de que jamais a CMB faria negócios com o grupo Rodrigues e Névoa!!!!
Como não podia deixar de ser, com ou sem encomenda, algumas vozes fizeram questão de atear as chamas desse boato descredibilizador do projecto e do próprio Salvador neste mesmo forum.
Como muitos já defenderam com alguma lucidez, há que destrinçar claramente o mérito do projecto por si e as transacções imobiliárias que o mesmo possa exigir, seja com quem for, desde que feitas com razoabilidade, rigor e transparência.
Por outro lado, mesmo para adeptos do Braga, impõe-se compreender que a Câmara de Braga só deve apoiar o projecto se dele resultarem benefícios para o Concelho no seu todo e não apenas para uma das suas mais importantes colectividades.
Relendo o artigo do Ricardo Rio que alguém transcreveu no início desta discussão, a verdade é que ele apresenta vários argumentos para justificar esse apoio e a forma como ele se podia concretizar, muito no interesse de Braga e não apenas do Braga.
Voltando ao princípio deste post, dentro de poucos dias saberemos se Salvador continua ou não à frente do Clube. Mas, qualquer que seja a sua opção, eu gostava que ele viesse a público explicar claramente a sua visão para este projecto e a forma como todo o processo decorreu.
E, apesar de ele ser um dos melhores Presidentes de que há memória do Braga, se alguém tiver que o substituir para que este projecto possa ir para a frente, nem que seja a fazer as vénias de que o MM tem saudades (Vespasiano dixit), que assim seja.

Só uma nota final, os adeptos do Braga são os últimos a poderem dar de barato que MM investiu mais de 100 milhões de dinheiros públicos no clube. Ele conseguiu foi passar ao Braga a factura da sua vaidade e da vontade de ter uma verdadeira obra de regime. Até quando?

Vlad

Concordo com a generalidade dos foristas que projectam uma parceria séria, honesta e de certa forma complementar entre o SCB e CMB, no que à futura academia diz respeito. Subscrevo a generalidade dos argumentos apresentados Pedro Ribeiro.
Simplificando,
Se a CMB não fizer "bem" ao SCB, o SCB não terá possibilidades de fazer "bem" pela cidade (e com isso crescer).
Se a CMB fizer "bem" ao SCB e o SCB fizer "bem" apenas a si próprio, o SCB ficará cada vez mais sozinho na cidade, e limitará o seu crescimento.
Se a CMB fizer "bem" ao SCB e o SCB retribuir com "bem" para a cidade, o SCB crescerá e com isso potenciará mais a própria cidade... e fica tudo bem.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

A.COSTA

Quote from: semog on 22 de October de 2007, 22:24
Atenção! Pela realidade que eu conheço, a maioria dos bracarenses ficaram indignados com o dinheiro que se gastou com o estádio e isso afastou-os do clube. Imaginem agora somar a isso uma academia!

E eu pelo que conheço (talvez mal, dirão alguns ... ) dos bracarenses indignados muitos não contribuem minimamente para a sobrevivência do SCBraga. Falar é fácil ... muito fácil. Fazer é que é mais complicado.

Contudo a mim preocupa-me o facto de pensar que o SCBraga possa tornar-se num novo Boavista, cujas dívidas estão garantidas para os próximos 20 (VINTE) anos. Mesmo assim parece-me bem que exista uma academia se o clube quer crescer mais, mas sem hipotecar o futuro desportivo, que é o que mais interessa aos associados.

Em relação ao novo estádio às vezes fala-se para não estar calado. Quem se incomoda de passar de uma casa velha e sem condições para uma nova, que neste caso além ser 1 estádio de futebol é uma grande obra de engenharia e também de arquitectura, cujo enquadramento só peca pela existência de alguns "podres" à sua volta? Eu não me importo e muitos dirão o mesmo. O preço foi elevado de facto e poderia ter existido uma solução mais económica e até mais funcional, mas nós estamos no país que não se importa de gastar milhares de milhões de euros para poupar uns míseros 15 minutos numa viagem de combóio entre o Porto e Lisboa. E o país continua alegremente a sorrir, apesar de saber que poucos beneficiarão regularmente de "tamanho desconto de tempo" na viagem Porto-Lisboa e vice-versa.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Olho Vivo

Quote from: Bracari on 22 de October de 2007, 23:15
Como não podia deixar de ser, com ou sem encomenda, algumas vozes fizeram questão de atear as chamas desse boato descredibilizador do projecto e do próprio Salvador neste mesmo forum.

Bracari,

Acho a tua leitura lúcida, embora assumindo uma leitura política dos acontecimentos que eu, pelo menos, não tenho por líquido que seja a correcta. Contudo, se há um "boato descredibilizador" a única responsabilidade pelo facto é de António Salvador. A ele se deve o facto de estarmos aqui a discutir um projecto da maior importância para o clube (e que pode condicionar decisivamente o seu futuro próximo) com base em "especulações". E se alguém manifesta desagrado e indignação relativamente ao projecto, tal qual "avançado" por um jornal desportivo, creio que merece o benefício da dúvida e não a insinuação de que a sua opinião é "encomendada". Não vou ser ingénuo e pensar que todas as opiniões que aqui lemos são descomprometidas mas não creio que possamos etiquetar esta ou aquela dessa forma apenas porque, sendo uma reacção legítima, contribui para dar crédito a uma visão que não é a nossa. Os artigos que vamos lendo na imprensa sobre o assunto são encomendados? Talvez. Mas seria muito fácil a António Salvador desmascarar as intenções daqueles que pretendem lançar a confusão. Bastava tão simplesmente ser claro e transparente em relação ao assunto e abrir a discussão aos sócios. A falta de transparência inquina todo o debate e deixa-nos a todos desconfiados quanto às intenções dos intervenientes nesta "estória"...

Abraço!!!

Olho Vivo

Quote from: A.COSTA on 22 de October de 2007, 23:27
E eu pelo que conheço (talvez mal, dirão alguns ... ) dos bracarenses indignados muitos não contribuem minimamente para a sobrevivência do SCBraga. Falar é fácil ... muito fácil. Fazer é que é mais complicado.


A.COSTA,

Nós, sócios e adeptos do clube, não nos podemos arrogar o direito de exigir nada aos bracarenses. Esse é um dos maiores erros que persistimos em cometer. Somos nós que temos que seduzir os bracarenses para que adiram e sintam o clube como seu e não exigir deles a sua adesão, como se fosse essa a sua obrigação. Se há bracarenses indignados com a forma como recursos públicos nos são atribuídos é preciso perceber o porquê. Qual o nosso contributo para merecer o apoio da comunidade? O que damos em troca? Comportamo-nos como sendo parte dessa comunidade, assumindo o papel que nessa medida nos cabe e merecendo por isso o nosso quinhão dos recursos comuns?
É um caminho difícil? É. Mas só assim poderemos preparar um futuro mais fácil...

Abraço!!!

Augusto Gomes

Tudo lido e revisto, parece de concluir-se, então, que:

Salvador pretende implantar a academia do Braga na Quinta de Cedofeita, em Adaúfe.

Que sendo um terreno agricola já adquirido pela Firma Rodrigues & Névoa se pretende que a Câmara Municipal equacione a possibilidade de alterar em Plano Director Municipal o destino do uso do local, reconvertendo os  20 hectares de terreno numa parte destinado a equipamento desportivo (academia) e em cerca de 2/3 restantes para construção.

Então, num acordo global, que passaria pela Câmara Municipal, a Firma Rodrigues & Névoa doaria o terreno necessário à implantação da academia ficando com os terrenos  remanescentes ( a maior parte) para habitação, um pouco à semelhança do acordo da Quinta dos Peões que envolveu Universidade/Câmara Municipal/Rodrigues & Névoa.

Aí a Câmara Municipal ficaria responsável pelos acessos e infra-estruturas (para além - essencial - da revisão do PDM), sendo que o Braga seria responsável pela construção da academia, que envolveria a participação de construtores civis bracarenses que apenas cobrariam ao clube (ou à SAD?) o chamado "preço justo", em ordem a que o investimento tivesse custos controlados, com retorno a curto prazo, e não inviabilizasse  o projecto desportivo...

Parece simples, só que há um pauzinho na engrenagem...

Hoje por hoje, toda a ligação negocial com Rodrigues & Névoa, depois do caso Bragaparques e questões ligadas a Lisboa-Parque Mayer/Coimbra-Parques de estacionamento(?)/ Porto-Hospital de S. João, para assinalar só casos recentes, apresenta-se à opinião pública como suspeita e inquinada, pese embora a sua eventual transparência.

Daí se perceber as cautelas de Mesquita Machado, que só seriam ultrapassadas a partir de um grande movimento favorável da opinião pública bracarense e no "timing" certo...

Mas não é verdade que, segundo o Record de hoje, as quintas grandes de Adaúfe foram todas compradas pela "construção civil" e que se está á espera da implantação de uma variante que ligará o futuro Hospital de Braga às vias estruturantes de Braga para pressionar a reconversão do uso agricola do solo?

Não haverá terrenos alternativos?
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

A.COSTA

Quote from: Pedro Ribeiro on 23 de October de 2007, 00:30
Quote from: A.COSTA on 22 de October de 2007, 23:27
E eu pelo que conheço (talvez mal, dirão alguns ... ) dos bracarenses indignados muitos não contribuem minimamente para a sobrevivência do SCBraga. Falar é fácil ... muito fácil. Fazer é que é mais complicado.


A.COSTA,

Nós, sócios e adeptos do clube, não nos podemos arrogar o direito de exigir nada aos bracarenses. Esse é um dos maiores erros que persistimos em cometer. Somos nós que temos que seduzir os bracarenses para que adiram e sintam o clube como seu e não exigir deles a sua adesão, como se fosse essa a sua obrigação. Se há bracarenses indignados com a forma como recursos públicos nos são atribuídos é preciso perceber o porquê. Qual o nosso contributo para merecer o apoio da comunidade? O que damos em troca? Comportamo-nos como sendo parte dessa comunidade, assumindo o papel que nessa medida nos cabe e merecendo por isso o nosso quinhão dos recursos comuns?
É um caminho difícil? É. Mas só assim poderemos preparar um futuro mais fácil...

Abraço!!!

Caro PEDRO RIBEIRO

Quem ama, ama sempre. Quem gosta, gosta sempre. Quem vibra, vibra sempre que se justifica. Uma realidade é indesmentível: a adesão é claramente inferior ao que se deseja como suporte para um crescimento sustentado (minimamente) do nosso clube. Uma equipa cujo passado fala de fome ou de muita vontade de comer, leia-se de vitórias, e que apresenta uma onda vitoriosa sem precedentes, levando longe e alto o nome de Braga merecia por certo um carinho diferente para melhor das suas gentes.

Não se trata de exigir que se seja braguista ou bracarense, mas facilmente se percebe que uma massa adepta/associada tão curta jamais poderá aspirar a vencer um título de campeão, que estou certo é o desejo íntimo de todos os braguistas. A não ser que o trabalho feito além de competente inclua algum milagre.


Se eu quisesse ser campeão europeu mudava-me de armas e bagagens para outro clube qualquer (dos grandes europeus já se vê). Mas não. Eu queria mesmo é que o nosso SCBraga ganhasse e fosse o orgulho de uma região. O sonho comanda a vida  ;) ;) ;) ;)
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Olho Vivo

Quote from: A.COSTA on 23 de October de 2007, 00:57
Não se trata de exigir que se seja braguista ou bracarense, mas facilmente se percebe que uma massa adepta/associada tão curta jamais poderá aspirar a vencer um título de campeão, que estou certo é o desejo íntimo de todos os braguistas. A não ser que o trabalho feito além de competente inclua algum milagre.

É evidente que percebo onde querias chegar - és braguista dos sete costados e queres que as coisas aconteçam já amanhã. Também eu gostaria. Mas (já) não há milagres! Temos que fazer um esforço para que mais possam partilhar esta visão. E isso não se consegue por decreto...

Olho Vivo

Numa pesquisa que fiz na net encontrei duas opiniões na blogosfera sobre este assunto, uma delas de um dos protagonistas deste processo (e contendo um link para este tópico do fórum superbraga!!!). Aqui ficam:

http://paraquandoanossarevolucao.blog.pt/2191630/

http://bracara2009.blogspot.com/2007/10/academia-do-braga.html


Guarda-Redes

Bem, uma pessoa lê estas coisas, e imagina logo que em breve aparecerá aqui alguém a defender a ideia de quadrados com três lados.

-É ou não verdade que os terrenos da quinta de Cedofeita são do Rodrigues e névoa?

-É ou não verdade que essa mesma empresa, é o principal avalista do SCB?

-É ou não verdade que o Salvador é conhecido pelas estreitas relações com essa empresa?

-É ou não verdade que um dos sócios dessa empresa é vice na actual direcção do SCB?

-É ou não verdade que o Salvador disse que ficaria apenas se a CMB viabilizasse a construção de uma academia NESSE terreno?

-É ou não verdade que a viabilização da academia nesse terreno, traria enormes lucros para a R&N?

-É ou não verdade que o mesmo Salvador que achava uma academia um projecto megalómano, o acha agora essencial para o SCB sem que tenha sido discutido?



Para mim isto chega para entender o que se está aqui a passar...Por mim isto pode ser até tudo legal, mas não é minimamente ÉTICO, e mais uma vez vai estar o Braga envolvido numa negociata, que só mancha o nome deste clube.

E mais uma vez gostava de dizer, que todos estes Sr's que são portistas, benfiquistas e sportinguista assumidos, que se afastem de vez do meu clube.

O Braga não é um grande é o Enorme!

Bracari

A propósito do post do Guarda-Redes, e se a Academia NÃO FOR na Quinta de Cedofeita, o Salvador já é honesto, a Câmara já tem que apoiar e ele, apesar de ser portista assumido, já não tem que se afastar do clube?

Cada um "come" e "dá a comer" a verdade que lhe convém. Veremos qual é a que vinga no final...

Guarda-Redes

Quote from: Bracari on 23 de October de 2007, 15:09
A propósito do post do Guarda-Redes, e se a Academia NÃO FOR na Quinta de Cedofeita, o Salvador já é honesto, a Câmara já tem que apoiar e ele, apesar de ser portista assumido, já não tem que se afastar do clube?

Cada um "come" e "dá a comer" a verdade que lhe convém. Veremos qual é a que vinga no final...

Um verdadeiro Zandinga diria eu...

Só que te enganas... Eu só exijo que haja ÉTICA e TRANSPARENCIA! Coisa que nos moldes actuais não há!

Ou achas que há?
O Braga não é um grande é o Enorme!

Olho Vivo

À falta de que quem de direito se digne esclarecer os sócios e adeptos do clube e os cidadãos bracarenses em geral, aqui fica o artigo da edição de hoje d'A Bola. Verdade ou especulação, cada um que faça o seu julgamento:


fut

Quote from: Guarda-Redes on 23 de October de 2007, 15:16
Quote from: Bracari on 23 de October de 2007, 15:09
A propósito do post do Guarda-Redes, e se a Academia NÃO FOR na Quinta de Cedofeita, o Salvador já é honesto, a Câmara já tem que apoiar e ele, apesar de ser portista assumido, já não tem que se afastar do clube?

Só que te enganas... Eu só exijo que haja ÉTICA e TRANSPARENCIA! Coisa que nos moldes actuais não há!

Ou achas que há?


Li algures que a " Ética coloca um imperativo que pressupõe uma sociedade de seres morais e que assegura a personalidade de todos os indivíduos através daquilo que ela exige de cada um".

O mal de tudo está nos pressupostos: ainda há quem pense que este negócio, nos moldes em que tem sido apresentado, é ético? Onde está a moralidade deste eventual negócio?

Bracari

Guarda-Redes,

SE o Salvador quisesse fazer a Academia na Quinta de Cedofeita pelos motivos que alguns avançaram, SE estivesse em questão a valorização imobiliária dos terrenos, SE a Câmara fosse pactuar com algum tipo de negociata desse género, TUDO seria muito criticável. 

Mas, esses terrenos serem uma hipótese não é um mal em si mesmo. Ninguém sabe se a opção final vai cair por esses terrenos. E mesmo que caísse, o que duvido, dependeria sempre dos contornos do negócio e das implicações para as partes (Câmara incluída).

Mas, como dizia, nos meus dois últimos posts, cada um ainda pode tomar por certa a verdade que quer. E, em última análise, por culpa do Salvador não ter contado ainda a verdade toda. Aguardemos.

Reis

Quote from: Guarda-Redes on 23 de October de 2007, 14:25
Bem, uma pessoa lê estas coisas, e imagina logo que em breve aparecerá aqui alguém a defender a ideia de quadrados com três lados.

-É ou não verdade que os terrenos da quinta de Cedofeita são do Rodrigues e névoa?

É ou não verdade que esses terrenos são o Melhor para o Braga?

-É ou não verdade que essa mesma empresa, é o principal avalista do SCB?

É ou não verdade que seria quase impossivel, tais ligações dos empreeenteiros ao Braga, arranjar um terreno que não fosse de uma empresa ligada ao Braga?

-É ou não verdade que o Salvador é conhecido pelas estreitas relações com essa empresa?

Quantas ligações tem o AS a empresas de construção de Braga?

-É ou não verdade que um dos sócios dessa empresa é vice na actual direcção do SCB?

è ou não verdade que muitos administradores estão ligados à construção?

-É ou não verdade que o Salvador disse que ficaria apenas se a CMB viabilizasse a construção de uma academia NESSE terreno?

Será que só esse terreno é que viabiliza a academia?

-É ou não verdade que a viabilização da academia nesse terreno, traria enormes lucros para a R&N?

É ou não verdade que a viabilização desse terreno traria enormes lucros para o Braga?

-É ou não verdade que o mesmo Salvador que achava uma academia um projecto megalómano, o acha agora essencial para o SCB sem que tenha sido discutido?

É ou não verdade que o Braga cresceu de uma forma megalómana nos ultimos 4 anos?

Para mim isto chega para entender o que se está aqui a passar...Por mim isto pode ser até tudo legal, mas não é minimamente ÉTICO, e mais uma vez vai estar o Braga envolvido numa negociata, que só mancha o nome deste clube.

Negociata que envolve o engrandecimento de uma instituição que mais nome a Braga dá!

E mais uma vez gostava de dizer, que todos estes Sr's que são portistas, benfiquistas e sportinguista assumidos, que se afastem de vez do meu clube.

Porquê? quem ficava? O AS não foi o melhor presidente da história do Braga? Algum Braguista fez melhor do que ele?

Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Olho Vivo

Quote from: Bracari on 23 de October de 2007, 16:15
Ninguém sabe se a opção final vai cair por esses terrenos. E mesmo que caísse, o que duvido, dependeria sempre dos contornos do negócio e das implicações para as partes (Câmara incluída).

Sublinho esta passagem do artigo da edição de hoje d' A Bola (ver acima):

(...) "numa estratégia de pressão que terá omitido outros contornos do negocio, como a permuta de terrenos e a existência de um espaço alternativo para a construção da academia."


Até o jornalista parece saber mais do que diz!!! Os únicos que nada sabem são os sócios e adeptos anónimos do clube e os cidadãos bracarenses em geral...