News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Proposta de Mascote

Started by D_PAC, 25 de June de 2007, 01:29

Previous topic - Next topic

disco infiltrator

Quote from: Pedro-SCB on 28 de June de 2007, 16:01
Quote from: disco infiltrator on 28 de June de 2007, 15:30

O que se procura, julgo eu, é algo semelhante ao que o fcp fez com o dragão. O fcp tem o símbolo do clube mas também criou (e com grande sucesso) o dragão como mascote e símbolo.


O porto só utiliza o dragao em imagens de telemovel, t-shirts e + nd. Porque de resto só utiliza e mt (acho eu) no estadio do dragao a mascote.
E olha que a minha perquisa foi avançada. ;) ;D


Não é assim. Quase todo o merchandising oficial e não oficial do fcp utiliza alguma alusão ao dragão. O estádio chama-se estádio do dragão, os prémios chamam-se dragões de ouro, a principal claque chama-se super dragões, etc etc e muitos mais exemplos....
Não se pode dizer que eles não dão uso ao símbolo do dragão.

Pedro-SCB

Quote from: disco infiltrator on 28 de June de 2007, 16:08
Quote from: Pedro-SCB on 28 de June de 2007, 16:01
Quote from: disco infiltrator on 28 de June de 2007, 15:30

O que se procura, julgo eu, é algo semelhante ao que o fcp fez com o dragão. O fcp tem o símbolo do clube mas também criou (e com grande sucesso) o dragão como mascote e símbolo.


O porto só utiliza o dragao em imagens de telemovel, t-shirts e + nd. Porque de resto só utiliza e mt (acho eu) no estadio do dragao a mascote.
E olha que a minha perquisa foi avançada. ;) ;D


Não é assim. Quase todo o merchandising oficial e não oficial do fcp utiliza alguma alusão ao dragão. O estádio chama-se estádio do dragão, os prémios chamam-se dragões de ouro, a principal claque chama-se super dragões, etc etc e muitos mais exemplos....
Não se pode dizer que eles não dão uso ao símbolo do dragão.

Sim, isso e td verdade. Mas eu estou a referir ao "boneco" e tu à palavra "dragao".

O estadio tem la um dragao - simbolo.
Dragoes d ouro- aposto que n tem la a mascote
super dragoes- pk chamam aos portistas- dragoes

Coiso

#102
Estas propostas de mascote, remodelação do símbolo oficial, revista proposta pela Sheli, novas músicas dos adeptos,t-shirt superbraga,página inicial nova do superbraga ,etc não vão dar em nada, só são mais ideias para a gaveta.

JR1287

Quote from: Coiso on 28 de June de 2007, 16:43
Estas propostas de mascote, remodelação do símbolo oficial, revista proposta pela Sheli, novas músicas dos adeptos,t-shirt superbraga,página inicial nova do superbraga ,etc não vão dar em nada, só são mais ideias para a gaveta.

Infelizmente acho que tens razão em (quase) tudo...

disco infiltrator

Quote from: Coiso on 28 de June de 2007, 16:43
Estas propostas de mascote, remodelação do símbolo oficial, revista proposta pela Sheli, novas músicas dos adeptos,t-shirt superbraga,página inicial nova do superbraga ,etc não vão dar em nada, só são mais ideias para a gaveta.


Se continuarmos acomodados e a pensar assim, de certeza absoluta que vais ter razão. Agora vejo que há aqui gente interessada e já se lançaram muito boas ideias. Porque não poderemos avançar?

Coiso

Quote from: disco infiltrator on 28 de June de 2007, 16:57
Quote from: Coiso on 28 de June de 2007, 16:43
Estas propostas de mascote, remodelação do símbolo oficial, revista proposta pela Sheli, novas músicas dos adeptos,t-shirt superbraga,página inicial nova do superbraga ,etc não vão dar em nada, só são mais ideias para a gaveta.


Se continuarmos acomodados e a pensar assim, de certeza absoluta que vais ter razão. Agora vejo que há aqui gente interessada e já se lançaram muito boas ideias. Porque não poderemos avançar?
Como não quero ser acusado de acomodado trago aqui uma sugestão para ver se conseguimos que isto avance.
É um símbolo tão bom para as crianças como para representar a força braguista(como podem ver por este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=xy7xCXF-Bp4)

zebraga1985

Menos internet, mais estádio...

O futebol é no estádio e não no PC

disco infiltrator

Quote from: Coiso on 28 de June de 2007, 17:05
Quote from: disco infiltrator on 28 de June de 2007, 16:57
Quote from: Coiso on 28 de June de 2007, 16:43
Estas propostas de mascote, remodelação do símbolo oficial, revista proposta pela Sheli, novas músicas dos adeptos,t-shirt superbraga,página inicial nova do superbraga ,etc não vão dar em nada, só são mais ideias para a gaveta.


Se continuarmos acomodados e a pensar assim, de certeza absoluta que vais ter razão. Agora vejo que há aqui gente interessada e já se lançaram muito boas ideias. Porque não poderemos avançar?
Como não quero ser acusado de acomodado trago aqui uma sugestão para ver se conseguimos que isto avance.
É um símbolo tão bom para as crianças como para representar a força braguista(como podem ver por este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=xy7xCXF-Bp4)




Ok, já entendemos a tua disponibilidade para colaborar. Obrigado....

2378

concordo com o ponto de vista do Pedro-SCB.

   a imagem que coloquei não é para mascote, é apenas uma imagem de mascote  ;D

  era só para ter uma ideia de como a figura do Lobo podia ser usada.

aqui fica mais uma, só muda o fundo.......


«bracaras«

#109
Boa tarde. Antes demais devo dizer que respeito todas as opiniões já referenciadas, no entanto penso que o intuito de criamos uma macote seja o de distinguir e identificar o S.C. Braga dos demais, por isso não menuspresando a sugestão do lobo acho que ele não distingue o clube pois não é exclusivo da cidade de Braga é de toda uma região, logo ponho os meus quês...acho que a mascote deverá ser uma marca da cidade algo especifico da nossa terra. Acho que as afectações ao povo romano são uma boa deixa, no entanto acho que o boneco deveria ser mais "agressivo", no bom sentido do que aqui já representado, apesar da intenção ser muito boa.
o ideal seria encontrar algo carismatico e caracterizador da nossa terra sem ter que necessariamente ser um animal.
Esta é a minha opinião.

Abraço

Nuno À-Braga

Quote from: «bracaras« on 28 de June de 2007, 17:23
Boa tarde. Antes demais devo dizer que respeito todas as opiniões já referenciadas, no entanto penso que o intuito de criamos uma macote seja o de distinguir e identificar o S.C. Braga dos demais, por isso não menuspresando a sugestão do lobo acho que ele não distingue o clube pois não é exclusivo da cidade de Braga é de toda uma região, logo ponho os meus quês...acho que a mascote deverá ser uma marca da cidade algo especifico da nossa terra. Acho que as afectações ao povo romano são uma boa deixa, no entanto acho que o boneco deveria ser mais "agressivo", no bom sentido do que aqui representado, apesar da intenção ser muito boa.
o ideal seria encontrar algo carismatico e caracterizador da nossa terra sem ter que necessariamente ser um animal.
Esta é a minha opinião.

Abraço

Magnífica síntese do que também considero essencial e decisivo.

Coiso


Nuno À-Braga

 Que tal um homenzinho com ar de bem disposto, com o cabelo pintado de vermelho e branco, e vestido à Brácaro?
Os Brácaros eram o povo que, há mais de 2000anos habitava não só a área correspondente ao nosso Concelho mas toda uma região , desde o litoral ao interior do nosso Minho, e que já se centralizava em Braga. Um povo que ficou conhecido pela sua recusa à rendição aos romanos e, portanto, por ser muito corajoso e combativo.
Reza uma lenda que, alguns dos últimos Brácaros que, tal como os amigos do Astérix, não se renderam, perante a iminência de serem chacinados pelos romanos preferirem atirar-se de um penhasco rumo ao suicídio.

Poderíamos ser provocantes ao ponto de o vestir apenas com umas cuecas, como se diz que eles eram (mas duvido, porque cá também há frio), mas sem malícia, obviamente.

Se calhar é estúpido, mas é mais uma ideia para a lista.

Claro que não dá aquela identificação imediata como a águia ao benfica e o dragão ao porto... Mas também aí estaríamos a inovar, se baptizássemos o nosso herói com um nome apelativo e se todos se lhe referissem acrescentando ", o Brácaro", como por exemplo:  "Venceslau, o Brácaro" ao género de "Asterix, o gaulês"...
Até poderia dar origem a uma banda desenhada também, eheh, até porque temos muito mais a contar que os franceses.

Vlad

Quote from: «bracaras« on 28 de June de 2007, 17:23
Boa tarde. Antes demais devo dizer que respeito todas as opiniões já referenciadas, no entanto penso que o intuito de criamos uma macote seja o de distinguir e identificar o S.C. Braga dos demais, por isso não menuspresando a sugestão do lobo acho que ele não distingue o clube pois não é exclusivo da cidade de Braga é de toda uma região, logo ponho os meus quês...acho que a mascote deverá ser uma marca da cidade algo especifico da nossa terra. Acho que as afectações ao povo romano são uma boa deixa, no entanto acho que o boneco deveria ser mais "agressivo", no bom sentido do que aqui já representado, apesar da intenção ser muito boa.
o ideal seria encontrar algo carismatico e caracterizador da nossa terra sem ter que necessariamente ser um animal.
Esta é a minha opinião.

Abraço

Ora bem...
marca da cidade
agressivo
carismático e caracterizador da nossa terra sem ter que necessariamente ser um animal

Só me ocorre o Canela...  ;D ;D

Agora a sério. Percebo a perspectiva do bracaras, e de facto não consigo encontrar um elemento ou figura capaz de representar a cidade, o clube, e capaz de ser mascote.  ???
Publicitário/Designer/Marketeer PRECISA-SE!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Coiso

E porque é que o símbolo do Benfica é uma águia, o do Sporting é um leão e o do Porto é um dragão?
É que não estou a ver nenhuma ligação à cidade/clube...logo a nossa mascote não teria que ser obrigatoriamente ligada a algum simbolo da cidade/clube...

disco infiltrator

#115
Quote from: «bracaras« on 28 de June de 2007, 17:23
Boa tarde. Antes demais devo dizer que respeito todas as opiniões já referenciadas, no entanto penso que o intuito de criamos uma macote seja o de distinguir e identificar o S.C. Braga dos demais, por isso não menuspresando a sugestão do lobo acho que ele não distingue o clube pois não é exclusivo da cidade de Braga é de toda uma região, logo ponho os meus quês...acho que a mascote deverá ser uma marca da cidade algo especifico da nossa terra. Acho que as afectações ao povo romano são uma boa deixa, no entanto acho que o boneco deveria ser mais "agressivo", no bom sentido do que aqui já representado, apesar da intenção ser muito boa.
o ideal seria encontrar algo carismatico e caracterizador da nossa terra sem ter que necessariamente ser um animal.
Esta é a minha opinião.

Abraço



Então seria bom começarmos a pensar no que actualmente distingue a nossa cidade e a faz ser única em comparação com outras:

- Está visto que algo que seja conotado com religião será sempre um erro. Referências a roma ou romanos acabam sempre ligadas a religião também.
- Construção civil?
- Parques de estacionamento?

Ideias serão bem vindas.....

O Lobo não é  exclusivo da mesma forma que não será a águia, leão, dragão ou até  o D. Afonso Henriques.  No entanto a nossa cidade está ligada ao Lobo Ibérico já que se encontra na mesma região onde está a maior comunidade em Portugal. Qual é a cidade de referência para o Gerês?

Caso se pretenda criar um símbolo abstracto acho que nunca irá resultar.


Para quem acha que a imagem do Lobo não resultaria como mascote junto das crianças deixo o exemplo do que os Minnesota Timberwolves fazem: http://www.nba.com/timberwolves/fans/crunch.html
Exploram a imagem da mascote junto dos mais novos mas também utilizam a imagem "mais agressiva" como símbolo.
Não se pretende substituir o simbolo do SCB, apenas acrescentar uma mascote/simbolo

Nuno À-Braga

Quote from: Coiso on 28 de June de 2007, 17:41
E porque é que o símbolo do Benfica é uma águia, o do Sporting é um leão e o do Porto é um dragão?
É que não estou a ver nenhuma ligação à cidade/clube...logo a nossa mascote não teria que ser obrigatoriamente ligada a algum simbolo da cidade/clube...

Compreendo, mas discordo. Aliás, o guimarães aproveita-se, cada vez mais, da imagem estilizada do D.Afonso Henriques. O que acho muito inteligente e tem muito bons resultados. (só não me parece correcto, até porque há muitas teorias sobre o local de nascimento do nosso primeiro rei, uma das quais, constantemente abafada, reza que ele terá nascido num sítio que hoje pertence ao Concelho de Braga, algures entre Esporões e Morreira).
Sabes que nós, ao contrário dos três metralhas, temos que construir uma identidade com que nos identifiquemos, pois a nossa força estará na nossa união e, portanto, unir-nos-á o que temos em comum.

Nuno À-Braga

 Bem... Sabem o que sempre ouvi dizer? Que Braga tem as mulheres mais bonitas de Portugal... Aqui está algo que nos caracteriza, eheh!
(Só haviam era de ser simpáticas!!!)

Vlad

Quote from: Coiso on 28 de June de 2007, 17:41
E porque é que o símbolo do Benfica é uma águia, o do Sporting é um leão e o do Porto é um dragão?
É que não estou a ver nenhuma ligação à cidade/clube...logo a nossa mascote não teria que ser obrigatoriamente ligada a algum simbolo da cidade/clube...

Aqui está a discutir-se a mascote e não o símbolo.
Para os metralhas foi fácil escolher uma mascote, pois no símbolo está presente o animal escolhido para mascote. No nosso caso não é tão fácil. Como disse o Mau Maria, de facto a Santa Maria não dá para mascote, e vai daí... temos que puxar pela cabeça para escolher uma, que de alguma forma nos represente. 
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Pedro-SCB

Quote from: disco infiltrator on 28 de June de 2007, 17:43

Não se pretende substituir o simbolo do SCB, apenas acrescentar uma mascote/simbolo

Eu continua a dizer...
1- Criar uma mascote
2- Não criar simbolo com a mascote
3- Remodular o simbolo historico do SCBraga: mudar a estrutura; a forma. Mas nunca TIRAR nem POR elementos ao simbolo.