News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Entradas e saídas - época 2007/08

Started by Olho Vivo, 29 de March de 2007, 22:58

Previous topic - Next topic

Cmcorreia

Quote from: Pedro Ribeiro on 29 de May de 2007, 17:45
Quote from: Cmcorreia on 29 de May de 2007, 17:29
Quote from: Pedro Ribeiro on 29 de May de 2007, 17:13
Quote from: Guarda-Redes on 29 de May de 2007, 16:39

No entanto, continuo a achar a equipa muito velha!


Concordo contigo quanto à idade média do plantel. Mas este levantamento mostra que há muito a fazer ainda tanto na colocação de jogadores que não interessarão, como na eliminação de lacunas do plantel...


Se considerarmos todos os jogadores que mencionas-te a média de idades do plantel é de 26 anos, no inicio da época e 27 anos no fim da época.
Sinceramente não acho uma média muito elevada, tb acho que podia ser menor mas sinceramnte acho que não é por aí que a época poderá ou não ser menos conseguida.


Considera a hipótese plausível de o nosso ataque, em muitos jogos, ser o seguinte (idades no início da próxima época):


ZÉ MANEL (32)                                       JOÃO PINTO (36)                                      WENDER (32)

JOÃO TOMÁS (32)/ZÉ CARLOS(32)


Ninguém diz que os jogadores em causa não têm qualidade. Mas não acredito que em conjunto sejam capazes de manter um ritmo elevado durante 90 minutos, sobretudo num período em que sejam obrigados a fazer três jogos por semana. Não é uma questão de preparação física ou de profissionalismo. É a lei da vida. É necessário que tenhamos alternativas credíveis para estes lugares de forma a podermos gerir a condição física destes jogadores sem que a equipa se ressinta em termos de rendimento. Penso que esta foi uma das grandes pechas da equipa durante esta temporada...

É certo que provavelmente iremos jogar em alguns jogos com esses jogadores, que como tu dizes têm qualidade, ora se conseguirmos conjugar esses bons jogadores com a rotatividade que têm de haver numa equipa de futebol (não digo mudar de uma vez 8 jogadores basta mudar 2/3) e ir jogando com todo o plantel e não apenas com os nomes que os compõem acho que a questão da idade é um pouco discutível, não digo que não seja importante, e tb não digo que era preferível esses jogadores terem 25 anos, mas acho que o problema esta na gestão dos jogadores e das suas capacidades no momento do que propriamente no BI

Lembro-me de mts jogadores que fizeram boas épocas em Braga com mais de 30 anos (Karoglan, Forbs, Zé Nuno, Barroso, o próprio Wender e João Tomás).

Ou seja e resumindo, não penso que o principal problema seja a idade mas sim a gestão do plantel acho que é possível ter 4/5 jogadores no plantel acima dos 30 anos desde que a planificação do plantel e da própria época tenha isso em conta.

Podemos tb jogar com uma frente de ataque do género:


Davide(24)            Philco(18)         C. Peixoto(27)


               Baylan(18) se vier que não acho


Mas tudo isto são tudo conjunturas só com o decorrer da época é que podemos ver se isto que estamos a supor é ou não verdade.

Ah e já agora um assunto que pelo menos não ouvi ninguém falar. No nosso jogo com o Belenenses o Sr. Jesus veio dizer que não foi pelo descanso, que o Braga não teve, que o Braga se foi abaixo das pernas no prolongamento. E que os jogadores do Braga tiveram tempo para recuperar e tal... Curioso que eu fiquei quando ao ver a final da taça reparei que com uma média de idades de 26 anos (aliás pouco acima da do Sporting) a equipa do Belenenses durou apenas 70 minutos pois a partir desse momento pura e simplesmente deixou de existir com vários jogadores a ter caimbras, porque será? Será da idade? Do descanso? Das Vitaminas.

O que quero fazer passar é que não é só pela idade que se pode ou não aferir da condição física de um plantel.


PS. Desculpem acho que nunca escrevi tanto aqui no forum
Cláudio Correia

PauloLopes

Quote from: Pedro Ribeiro on 29 de May de 2007, 17:13

PAULO SANTOS(?)
PAWEL KIESZEK
EDUARDO(?)
RICARDO(?)

LUÍS FILIPE(?)            PAULO JORGE                  RODRIGUEZ                  CÉSAR PEIXOTO
PEDRO COSTA(?)       ANÍLTON JÚNIOR            WELLINGTON           CARLOS FERNANDES
(FRECHAUT)                                                                                                                   

MADRID(?)                          VANDINHO
BRUM(?)                         CASTANHEIRA
CHAVES(?)                             FILIPE(?)
BRUNO TIAGO                      FRECHAUT
ANDRADE(?)                        STÉLVIO(?)

ZÉ MANEL(?)                                        JOÃO PINTO                                          WENDER
DAVIDE                                                   PHILCO                                           CESINHA(?)
GAMA(?)                                                                                               (CÉSAR PEIXOTO)

JOÃO TOMÁS(?)
ZÉ CARLOS(?)
BAYLÓN(?)
ORLANDO(?)




O plantel será composto por 25/26 jogadores conforme JC entender e para mim desta forma:

                                                     Guarda-Redes (3)

               L. Direito (2)                     Centrais (4)               L.Esquerdo (2)

                                                         Trinco (2)

                             Médio Transição (2)        Médio Transição (2)

                                                        N.º 10 (2)

              Extremo Direito (2)                                                Extremo Esquerdo (2)

                                                   Ponta de Lança (3)


Assim teria jogadores (pelo menos 2) a lutar por um lugar, porque se por exemplo ficarmos só com o Luis Filipe como lateral direito e pensarmos no Frechaut para o substituir no caso do Luis falhar ai, estamos errados, não estamos num mundial onde a polivalencia é muito importante, num plantel de uma época é importante manter competividade interna.
Não querendo com isso dizer que não seja importante ter jogadores polivalentes, se e como tem sido o caso, lesões em cima de lesões, temos de recorrer...

Ele tem de fazer o plantel a pensar numa táctica, mas não pode excluir outro esquema, por exemplo mais povoado no meio campo num jogo fora (4-1trinco-2m.trans-3) e mais aberto em casa (4-3-3 por exemplo com o terceiro jogador do meio campo a ser o n.º10, sem preocupações defensivas).

Podemos dizer que neste momento temos muitos médios centro, mas o que é certo é que ainda existem muitas incertezas, porque principalmente, ainda agora acabou o campeonato.

Olho Vivo

Quote from: Cmcorreia on 29 de May de 2007, 18:22
É certo que provavelmente iremos jogar em alguns jogos com esses jogadores, que como tu dizes têm qualidade, ora se conseguirmos conjugar esses bons jogadores com a rotatividade que têm de haver numa equipa de futebol (não digo mudar de uma vez 8 jogadores basta mudar 2/3) e ir jogando com todo o plantel e não apenas com os nomes que os compõem acho que a questão da idade é um pouco discutível, não digo que não seja importante, e tb não digo que era preferível esses jogadores terem 25 anos, mas acho que o problema esta na gestão dos jogadores e das suas capacidades no momento do que propriamente no BI

Lembro-me de mts jogadores que fizeram boas épocas em Braga com mais de 30 anos (Karoglan, Forbs, Zé Nuno, Barroso, o próprio Wender e João Tomás).

Ou seja e resumindo, não penso que o principal problema seja a idade mas sim a gestão do plantel acho que é possível ter 4/5 jogadores no plantel acima dos 30 anos desde que a planificação do plantel e da própria época tenha isso em conta.

Podemos tb jogar com uma frente de ataque do género:


Davide(24)            Philco(18)         C. Peixoto(27)


               Baylan(18) se vier que não acho




Como certamente percebeste, não disse em lado algum que um jogador de idade "avançada" não pode fazer uma boa época. E até deste alguns bons exemplos de jogadores que com a nossa camisola fizeram boas épocas já trintões. A questão é que quando há uma grande proporção de jogadores de alguma idade é mais difícil a equipa acomodar-se a esse facto. Não se pode pedir a um atacante já entradote que faça as compensações defensivas e que tenha a mesma disponibilidade para isso que teria um jogador mais jovem. É possível adaptar o colectivo a isso quando há 1-2 jogadores nessas condições. Para mais que isso é muito complicado conseguir os equilíbrios colectivos.
Dizes e bem que este é sobretudo um problema de gestão. E tens razão. Mas há duas questões em jogo: em primeiro lugar, é preciso que jogadores consagrados tenham uma boa atitude e aceitem bem o facto de não terem lugar cativo na equipa; em segundo lugar, é necessário que haja alternativas credíveis. Não posso avaliar jogadores que não conheço, mas parece-me arriscado num clube com as nossas ambições ter como principais alternativas principais jovens que fazem o primeiro ano de profissional. Já uma vez escrevi que não podemos ter, por regra, um plantel composto apenas por trintões e jovens ainda no início da sua carreira. Falta-nos classe média: mais Madrids, mais "Chouras", mais Luís Filipes. Esta é a minha preocupação. De qualquer modo ainda é cedo para fazer esta avaliação...

Olho Vivo

Quote from: PauloLopes on 29 de May de 2007, 18:49
O plantel será composto por 25/26 jogadores conforme JC entender e para mim desta forma:

                                                     Guarda-Redes (3)

               L. Direito (2)                     Centrais (4)               L.Esquerdo (2)

                                                         Trinco (2)

                             Médio Transição (2)        Médio Transição (2)

                                                        N.º 10 (2)

              Extremo Direito (2)                                                Extremo Esquerdo (2)

                                                   Ponta de Lança (3)


Assim teria jogadores (pelo menos 2) a lutar por um lugar, porque se por exemplo ficarmos só com o Luis Filipe como lateral direito e pensarmos no Frechaut para o substituir no caso do Luis falhar ai, estamos errados, não estamos num mundial onde a polivalencia é muito importante, num plantel de uma época é importante manter competividade interna.
Não querendo com isso dizer que não seja importante ter jogadores polivalentes, se e como tem sido o caso, lesões em cima de lesões, temos de recorrer...

Ele tem de fazer o plantel a pensar numa táctica, mas não pode excluir outro esquema, por exemplo mais povoado no meio campo num jogo fora (4-1trinco-2m.trans-3) e mais aberto em casa (4-3-3 por exemplo com o terceiro jogador do meio campo a ser o n.º10, sem preocupações defensivas).

Podemos dizer que neste momento temos muitos médios centro, mas o que é certo é que ainda existem muitas incertezas, porque principalmente, ainda agora acabou o campeonato.


Concordo basicamente contigo. Com um plantel estruturado da forma como apresentaste, Jorge Costa teria a possibilidade não só de manter o esquema com que terminou esta época (4-2-3-1) como de alternativamente optar pelo 4-3-3 (com dois médios interiores) ou mesmo pelo 4-4-2 (com um meio-campo em losango). De qualquer modo, penso que um plantel de 26 é capaz de ser demasiado extenso - é necessário gerir as expectativas dos jogadores, sendo muito difícil fazê-lo quando alguns raramente têm a possibilidade de jogar. Daí que não me admire que haja a hipótese de apostar na polivalência de 2-3 jogadores...

disco infiltrator

Confesso que não acompanhei a Académica por isso queria saber: esse Roberto Brum que já assinou é bom?

Olho Vivo

#485
Quote from: disco infiltrator on 29 de May de 2007, 19:14
Confesso que não acompanhei a Académica por isso queria saber: esse Roberto Brum que já assinou é bom?

Não tenho a certeza de que já tenha assinado.
É um trinco com boa cultura téctica, bom sentido posicional e lutador. Pelas declarações que lhe ouvi, tem uma personalidade forte, capacidade de liderança. Nesse aspecto, parece-me que é muito parecido com Nem - para o bem e para o mal. Li num site de adeptos da Académica que era um homem que aceitava mal o banco e que com isso criava algum mal-estar no balneário. mas enfim, estes comentários por vezes, não têm grande credibilidade. De qualquer forma, parece-me que fez uma época substancialmente abaixo do que tinha feito na época anterior. Parece-me que lhe falta alguma mobilidade e velocidade, actuando num espaço de terreno relativamente reduzido. Confesso que o que lhe vi fazer durante esta temporada me deixou um pouco desapontado face à grande época anterior.
Sei que é preciso acautelar a saída de Madrid com um jogador credível para a mesma posição, que tenha capacidade de ocupar bem os espaços e equilibrar defensivamente a equipa. Talvez Brum seja capaz de o fazer, mas não tem a capacidade defensiva no 1x1 que tem Madrid (que é praticamente intransponível). Na Académica, era um jogador caríssimo (ao que se diz 26 mil euros/mês). Não me parece que seja uma mais-valia que justifique um tal salário. De todo o modo, duvido que o Braga lhe pague valores dessa ordem de grandeza - embora tenha a certeza de que Brum exigirá um prémio de assinatura razoável...

NightHawk

Acho que estamos a ficar com uma boa equipa...ainda assim das contratações já anunciadas ou anunciadas pelos jornais como definitivas acho que a contrataçao do Zé Manel era escusada...isto porque é um jogador que já esteve bem melhor e que para mim o diferencial qualidade/idade não é muito favorável ao contrário por exemplo do JT ou do próprio JVP, mas apesar de tudo sempre tem um bom remate... se vier será bem vindo apesar de achar que podiamos ir buscar bem melhores e mais baratos.

A contratação do philco é uma excelente aposta, ainda não o vi jogar, a ver vamos se não será outro flop como o diego.

Se esse peruano vier será outra boa aposta..vem com credenciais apesar da juventude.

Algo que estou a gostar é o facto de estarmos a fazer as contratações quando elas devem de facto ser feitas, em Maio e não em Agosto quando o campeonato ja esta a começar e a pré-época já no fim.. assim há mais garantias de os jogadores se integrarem bem no grupo e de fazerem o plano de preparação de acordo com as indicações da nossa equipa técnica.

Ricard8

Quote from: NightHawk on 29 de May de 2007, 19:33

A contratação do philco é uma excelente aposta, ainda não o vi jogar, a ver vamos se não será outro flop como o diego.

A contratação de Diego não foi um flop ja que rendeu um bom dinheiro aos cofres do Braga e ainda podera render mais. E tal aconteceu sem termos que nos despedir de um jogador importante para o sucesso desportivo da equipa.

Jazzdevill

#488
Sem nada a obstar á qualidade dos jogadores que renovaram e ao JT que regressa, acho que estamos a agravar a média de idades da equipa e que os passos na construção de uma equipa competitiva táctica-técnica e FISICAMENTE não estão a ser dados. Se no ano passado já falávamos muito em equipa envelhecida, este ano temos a mesma, mais velha 1 ano. Além disso ainda não vi ninguém obstar quanto á saída do Maciel, que para mim (apesar de emprestado) sempre que jogou foi uma mais-valia na equipa, o único com velocidade para criar desiquilíbrios. Salvo erro foi o homem do jogo nos dois jogos que vencemos na fase de grupos da UEFA nos jogos que vencemos. Centrais, só temos 2. Paulo Jorge e Rodriguez. Precisamos de 1 para disputar a titularidade e obrigar os esperados titulares a trabalhar e outro talvez não com créditos firmados mas jovem e que possa fazer o lugar aquando das muitas lesões e castigos que uma época a 3 frentes obriga. Ainda não temos guarda-redes... (P. Santos complica-se....) Não temos um suplente para o JVP que evidentemente não faz uma época a jogar todos os jogos... Falta muita coisa ainda. Digo eu... Façam as contas á provável frente de ataque titular na época que aí vem... Wender, Zé Manel, J Tomás (ou Zé Carlos) e JVP... É muita fruta. O problema é que depois na segunda linha temos jogadores que não dão nem de perto nem de longe as mesmas garantias - Cezinha e Davide... Suplente pró JVP nem existe... Enfim, não estou a ver as coisas muito bem.

NightHawk

ricard8, eu dizia um flop em termos da qualidade que ele tinha, porque de resto foi talvez a melhor contratação de sempre do Braga.... contratado quase a custo 0, não mostrou grandes qualidades e deu bastante dinheiro ao Braga...

disco infiltrator

Quote from: Pedro Ribeiro on 29 de May de 2007, 19:28
Quote from: disco infiltrator on 29 de May de 2007, 19:14
Confesso que não acompanhei a Académica por isso queria saber: esse Roberto Brum que já assinou é bom?

Não tenho a certeza de que já tenha assinado.
É um trinco com boa cultura téctica, bom sentido posicional e lutador. Pelas declarações que lhe ouvi, tem uma personalidade forte, capacidade de liderança. Nesse aspecto, parece-me que é muito parecido com Nem - para o bem e para o mal. Li num site de adeptos da Académica que era um homem que aceitava mal o banco e que com isso criava algum mal-estar no balneário. mas enfim, estes comentários por vezes, não têm grande credibilidade. De qualquer forma, parece-me que fez uma época substancialmente abaixo do que tinha feito na época anterior. Parece-me que lhe falta alguma mobilidade e velocidade, actuando num espaço de terreno relativamente reduzido. Confesso que o que lhe vi fazer durante esta temporada me deixou um pouco desapontado face à grande época anterior.
Sei que é preciso acautelar a saída de Madrid com um jogador credível para a mesma posição, que tenha capacidade de ocupar bem os espaços e equilibrar defensivamente a equipa. Talvez Brum seja capaz de o fazer, mas não tem a capacidade defensiva no 1x1 que tem Madrid (que é praticamente intransponível). Na Académica, era um jogador caríssimo (ao que se diz 26 mil euros/mês). Não me parece que seja uma mais-valia que justifique um tal salário. De todo o modo, duvido que o Braga lhe pague valores dessa ordem de grandeza - embora tenha a certeza de que Brum exigirá um prémio de assinatura razoável...


Muito obrigado Pedro - mais completo impossível. Pois o que me saltou á vista foram mesmo os 26.000€..se é para ganhar isso, ou próximo disso, julgo que se encontrariam alternativas bem mais baratas.

O Madrid vai sair mesmo?

disco infiltrator

Ibson. Seria sonhar alto mas esta sim é que seria uma grande contratação.

http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver&noticia=122586&tema=5

SCBFanatiC

#492
Previsão Plantel SCBRAGA 2006/2007:

                                                                                   João Tomas
                                                                                    Zé Carlos
                                                                                     Orlando

Wender
(César Peixoto)                                                           J.Pinto                                  Zé Manel
                                                                                      Philco                                    Davide


                                                                           Vandinho            Frechaut
                                                                          Bruno Tiago        Stélvio
                                                                           Castanheira       
                                                                             
                                                                                Madrid
                                                                                  Brum
   

César Peixoto                                                                                                             L.Filipe
Carlos Fernandes                           Rodriguez                        P.Jorge                        (Frechaut)             
                                                       Anilton J.                             ???


                                                                                      P.Santos
                                                                                      Eduardo
                                                                                      Polaco ou Ricardo



Feitas as contas, 25 Jogadores, tendo em conta que emprestamos o Filipe e talvez o Stélvio e o Orlando, poderia ser feita a contratação de mais um avançado.
Falta um central e em caso de emprestar algum dos jogadores acima, um Lateral direito e um extremo esquerdo.
SCB1921 - FORÇA GVERREIROS DO MINHO!

fmrabit

   Se bem se lembram Ibson vinha do Brasil à dois anos com destino ao SCBraga, sendo desviado para o FCPorto pelo empresário.

Kilo

 Soube-se mais alguma coisa do pikeno Perú?

Kilo

#495
Quote from: Kilo on 29 de May de 2007, 21:46
Soube-se mais alguma coisa do pikeno Perú?


Respondo a mim mesmo! ;D

"Opine sobre la llegada de Jair al fútbol alemán --  (9 mensajes)"

Tirado do site oficial do jogador!

Parece ser carta fora do baralho! :-\

"El directivo Carlos Franco sostuvo que el club tiene los derechos federativos de Jair, por lo que si cualquier equipo extranjero deseara contratarlo tendría que negociar directamente con Alianza. Esta aclaración surgió debido a las posibles pretensiones del Bayern Múnich  :o :o por este jugador de 17 años. Y Alianza quiere asegurar a su diamante en bruto, pulirlo y venderlo como a Jefferson Farfán."

Gambit

Quote from: Kilo on 29 de May de 2007, 22:05
Quote from: Kilo on 29 de May de 2007, 21:46
Soube-se mais alguma coisa do pikeno Perú?


Respondo a mim mesmo! ;D

"Opine sobre la llegada de Jair al fútbol alemán --  (9 mensajes)"

Tirado do site oficial do jogador!

Parece ser carta fora do baralho! :-\

"El directivo Carlos Franco sostuvo que el club tiene los derechos federativos de Jair, por lo que si cualquier equipo extranjero deseara contratarlo tendría que negociar directamente con Alianza. Esta aclaración surgió debido a las posibles pretensiones del Bayern Múnich  :o :o por este jugador de 17 años. Y Alianza quiere asegurar a su diamante en bruto, pulirlo y venderlo como a Jefferson Farfán."

Tão? Isto não é o forum do Vitória. Pára lá com as espanholices...  ;D ;D

fmrabit

   Se estivermos atentos verificamos que quem tem falhado são os jogadores "novos" as ultimas contratações de jogadores "velhos" cito JPinto, Zé Carlos, Nem, Paulo Santos, JTomás  e outros contratados pelo SCBraga já trintões nenhum deles falhou.

NightHawk

acho que isso da idade é uma falsa questão..desde que haja jogadores suficientes para rodar não há problema nenhum. O que interessa é a qualidade dos jogadores...

Continua para mim a faltar contratar 1 ponta de lança e 1 defesa esquerdo. Se querem mesmo apostar no cesar peixoto nesse lugar então há que ir buscar alguem para concorrer com o wender pois o cesinha é intermitente de mais.

Seria bom mais um playmaker...só temos o joão pinto...

Olho Vivo

Andrès Madrid na lista do FC Porto

in JN