News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

TL Final: SC Braga campeão de inverno 2023/24!

Started by Observador, 23 de January de 2024, 21:51

Previous topic - Next topic

Pedro Bala

Quote from: rpo.castro on 29 de January de 2024, 15:55
Quote from: Pedro Bala on 29 de January de 2024, 15:29
Quote from: rpo.castro on 29 de January de 2024, 15:18
Quote from: PEDRØ XVI on 29 de January de 2024, 12:51

Segundo o Braga estiveram cerca de 13 mil adeptos nossos na final.
Nota informativa | SC Braga-Estoril | Final Taça da Liga
13000 nossos, 5000 deles, deveria andar por aí.
Não acredito muito em 13 mil nossos e 5 mil deles. Havia lá muita gente que não era de nenhum clube.
E ontem dizias que tínhamos 5 vezes mais que o Estoril (e fomos "abafados"). A continuar assim ainda vais dizer que não estava ninguém.
Se o estádio leva cerca de 21 mil espetadores (estavam 18900 e pouco e eles anunciaram 90% da lotação) não estou a ver como é que mais de metade do estádio eram adeptos nossos. A mancha não me parecia o suficiente para isso.
O meu "5x mais" foi o olhómetro, obviamente não estive lá a contar cabeças.
E sim, fomos abafados, acontece a todos.

Pedro Bala

Quote from: SCBALWAYS on 29 de January de 2024, 15:42
Quote from: Pedro Bala on 28 de January de 2024, 11:37
Não jogamos ponta mas fico obviamente contente pela vitória. Um título é um título e é o que fica pra história.

No entanto, os verdadeiros campeões ontem foram os adeptos do Estoril. Sensacionais, estão de parabéns.

Do nosso lado: quem tanto deseja um futebol sem claques ontem teve-o e o resultado foi o que se viu. Numa final fomos abafados por uma massa adepta que levou umas 5x menos gente.

E não, não estive ontem no estádio, não sei o que se passou, por isso não vou criticar ou defender quem quer que seja.

Mas quem pensa que é para desrespeitar os adeptos desta grande instituição? Os adeptos apresentaram-se em grande número, fizeram esforços e abdicaram de outras coisas para poderem estar presentes e ainda levam com bocas de quem se acha maior do que eles?

Parabéns aos adeptos presentes, somos cada vez mais e somos cada vez melhores.

De um avençado de certeza que não levo lições sobre o que é ser adepto deste clube.

rpo.castro

Quote from: Pedro Bala on 29 de January de 2024, 16:31
Quote from: rpo.castro on 29 de January de 2024, 15:55
Quote from: Pedro Bala on 29 de January de 2024, 15:29
Quote from: rpo.castro on 29 de January de 2024, 15:18
Quote from: PEDRØ XVI on 29 de January de 2024, 12:51

Segundo o Braga estiveram cerca de 13 mil adeptos nossos na final.
Nota informativa | SC Braga-Estoril | Final Taça da Liga
13000 nossos, 5000 deles, deveria andar por aí.
Não acredito muito em 13 mil nossos e 5 mil deles. Havia lá muita gente que não era de nenhum clube.
E ontem dizias que tínhamos 5 vezes mais que o Estoril (e fomos "abafados"). A continuar assim ainda vais dizer que não estava ninguém.
Se o estádio leva cerca de 21 mil espetadores (estavam 18900 e pouco e eles anunciaram 90% da lotação) não estou a ver como é que mais de metade do estádio eram adeptos nossos. A mancha não me parecia o suficiente para isso.
O meu "5x mais" foi o olhómetro, obviamente não estive lá a contar cabeças.
E sim, fomos abafados, acontece a todos.
A bancada oposta aos bancos estava dividida praticamente a meio, e aí o estoril tinha menos gente porque em cima no canto não estava tão preenchida. Atrás da baliza, embora não estivesse bem preenchida, era sector braga. Inferior atrás do banco do Braga era Braga (estavam 6 gajos do estoril), atrás do estoril pareciam mistos (ficou muita gente aí a ver a festa)
Em cima não conseguia ver.

Gajos neutros, lembro-me só de 2 gajos que iam à minha frente a descer pro estádio (iam a contar como eu com a escadaria que aparecia no google maps) e um deles disse entre dentes "fdx ser do sporting e ir ver um jogo do Braga". Podiam estar ali por trás do banco do estoril (3C) ou na superior, que como disse não conseguia ver (estava na 3A).
Quem não sente não é filho de boa gente.

GverreirodoMinho

Nós não éramos mais do que 5 mil (isto por causa do boicote, senão éramos 20 000). No entanto éramos muito mais do que os do Estoril (5x mais, a olhómetro) e mesmo assim fomos abafados pelos adeptos do Estoril (e só não fomos mais abafados porque eles tinham aplaudidores, senão nem quero imaginar).

Isto tudo num estádio muito melhor que o municipal, que é o principal responsável de, a olhómetro, sermos sempre só 2 ou 3, mais as claques.

Resumindo, no municipal somos poucos por causa do estádio, fazemos pouco barulho por causa dos aplaudidores. Em Leiria éramos muitos porque eram muitos neutros, mas em simultâneo éramos muitos mais do que os do Estoril e fomos abafados pelos aplaudidores, porque não tínhamos as claques.

Enviado do meu 23030RAC7Y através do Tapatalk

Sócio 2669.

Pedro Bala

Quote from: GverreirodoMinho on 29 de January de 2024, 17:03
Nós não éramos mais do que 5 mil (isto por causa do boicote, senão éramos 20 000). No entanto éramos muito mais do que os do Estoril (5x mais, a olhómetro) e mesmo assim fomos abafados pelos adeptos do Estoril (e só não fomos mais abafados porque eles tinham aplaudidores, senão nem quero imaginar).

Isto tudo num estádio muito melhor que o municipal, que é o principal responsável de, a olhómetro, sermos sempre só 2 ou 3, mais as claques.

Resumindo, no municipal somos poucos por causa do estádio, fazemos pouco barulho por causa dos aplaudidores. Em Leiria éramos muitos porque eram muitos neutros, mas em simultâneo éramos muitos mais do que os do Estoril e fomos abafados pelos aplaudidores, porque não tínhamos as claques.

Enviado do meu 23030RAC7Y através do Tapatalk
Ficaste picado.

Foi muita gente a Leiria (mais do que esperava até), eu é que não estou a ver onde estávamos 13 mil. Isso seria mais de metade do estádio ocupado por adeptos do Braga e não me pareceu ser o caso.
Os adeptos do Estoril fizeram mais barulho que nós e durante mais tempo, isto é indiscutível. Adeptos nossos admitem-no e já vi neutros que foram ver o jogo dizer o mesmo. Não há mal nenhum, acontece, também já tivemos os nossos momentos como massa adepta; sábado não foi um deles.
E sim, o estádio de Leiria por acaso é muito melhor que o nosso (não que seja muito difícil). Nunca lá tinha ido até esta semana (fui as duas vezes) e confesso que, Taveiradas à parte (aquelas cores não lembram a ninguém), é um belo estádio, mesmo com a pista de atletismo. Proporciona uma excelente acústica ainda por cima (algo que o nosso estádio não faz).

Dr. Hipólito

Boa tarde.

Alguém me consegue arranjar a fotografia de Artur Jorge a medalhar António Salvador a pedido de Pedro Proença?

Desde já, o meu obrigado.
Fui silenciado por quem de direito.

rpo.castro

Quote from: Pedro Bala on 29 de January de 2024, 17:20
Quote from: GverreirodoMinho on 29 de January de 2024, 17:03
Nós não éramos mais do que 5 mil (isto por causa do boicote, senão éramos 20 000). No entanto éramos muito mais do que os do Estoril (5x mais, a olhómetro) e mesmo assim fomos abafados pelos adeptos do Estoril (e só não fomos mais abafados porque eles tinham aplaudidores, senão nem quero imaginar).

Isto tudo num estádio muito melhor que o municipal, que é o principal responsável de, a olhómetro, sermos sempre só 2 ou 3, mais as claques.

Resumindo, no municipal somos poucos por causa do estádio, fazemos pouco barulho por causa dos aplaudidores. Em Leiria éramos muitos porque eram muitos neutros, mas em simultâneo éramos muitos mais do que os do Estoril e fomos abafados pelos aplaudidores, porque não tínhamos as claques.

Enviado do meu 23030RAC7Y através do Tapatalk
Ficaste picado.

Foi muita gente a Leiria (mais do que esperava até), eu é que não estou a ver onde estávamos 13 mil. Isso seria mais de metade do estádio ocupado por adeptos do Braga e não me pareceu ser o caso.
Os adeptos do Estoril fizeram mais barulho que nós e durante mais tempo, isto é indiscutível. Adeptos nossos admitem-no e já vi neutros que foram ver o jogo dizer o mesmo. Não há mal nenhum, acontece, também já tivemos os nossos momentos como massa adepta; sábado não foi um deles.
E sim, o estádio de Leiria por acaso é muito melhor que o nosso (não que seja muito difícil). Nunca lá tinha ido até esta semana (fui as duas vezes) e confesso que, Taveiradas à parte (aquelas cores não lembram a ninguém), é um belo estádio, mesmo com a pista de atletismo. Proporciona uma excelente acústica ainda por cima (algo que o nosso estádio não faz).
Poucas vezes se cantou ao mesmo tempo, das poucas vezes (2 que me lembre) que cantamos ao mesmo tempo, abafamos os do Estoril.
Do lado do banco os do Estoril nem se ouviam, só cantavam, e bem os que estavam juntos os da claque.
Os nossos foram diminuindo até ficar grande parte da 2ª parte calados porque futebol foi 0, mas o problema é que muitas vezes arrancava a bancada oposta à minha, depois atrás da baliza e só depois a bancada atrás dos bancos.

Agora esse abafamento há de ter sido quem viu o jogo no castelo.
Quem não sente não é filho de boa gente.

GverreirodoMinho

Quote from: Pedro Bala on 29 de January de 2024, 17:20
Quote from: GverreirodoMinho on 29 de January de 2024, 17:03
Nós não éramos mais do que 5 mil (isto por causa do boicote, senão éramos 20 000). No entanto éramos muito mais do que os do Estoril (5x mais, a olhómetro) e mesmo assim fomos abafados pelos adeptos do Estoril (e só não fomos mais abafados porque eles tinham aplaudidores, senão nem quero imaginar).

Isto tudo num estádio muito melhor que o municipal, que é o principal responsável de, a olhómetro, sermos sempre só 2 ou 3, mais as claques.

Resumindo, no municipal somos poucos por causa do estádio, fazemos pouco barulho por causa dos aplaudidores. Em Leiria éramos muitos porque eram muitos neutros, mas em simultâneo éramos muitos mais do que os do Estoril e fomos abafados pelos aplaudidores, porque não tínhamos as claques.

Enviado do meu 23030RAC7Y através do Tapatalk
Ficaste picado.

Foi muita gente a Leiria (mais do que esperava até), eu é que não estou a ver onde estávamos 13 mil. Isso seria mais de metade do estádio ocupado por adeptos do Braga e não me pareceu ser o caso.
Os adeptos do Estoril fizeram mais barulho que nós e durante mais tempo, isto é indiscutível. Adeptos nossos admitem-no e já vi neutros que foram ver o jogo dizer o mesmo. Não há mal nenhum, acontece, também já tivemos os nossos momentos como massa adepta; sábado não foi um deles.
E sim, o estádio de Leiria por acaso é muito melhor que o nosso (não que seja muito difícil). Nunca lá tinha ido até esta semana (fui as duas vezes) e confesso que, Taveiradas à parte (aquelas cores não lembram a ninguém), é um belo estádio, mesmo com a pista de atletismo. Proporciona uma excelente acústica ainda por cima (algo que o nosso estádio não faz).
Para eu ficar picado é preciso que faças sentido.

Fico picado com quê? Com reclamares com os aplaudidores? Ou com elogiares os adeptos do Estoril enquanto os usam? Com reclamares que não temos mais adeptos em casa por causa do estádio, e depois num estádio "melhor" afinal também não temos assim tantos? Com dizeres que fomos abafados, mesmo sendo 5x mais, e depois afinal nem o dobro éramos porque havia muito neutro?

Para eu ficar picado tens que ser coerente, enquanto falares tudo um bocado à sorte nem sei com que me chatear.

Enviado do meu 23030RAC7Y através do Tapatalk

Sócio 2669.

guerreiro1921

Quote from: Pedro Bala on 29 de January de 2024, 15:29
Quote from: rpo.castro on 29 de January de 2024, 15:18
Quote from: PEDRØ XVI on 29 de January de 2024, 12:51

Segundo o Braga estiveram cerca de 13 mil adeptos nossos na final.
Nota informativa | SC Braga-Estoril | Final Taça da Liga
13000 nossos, 5000 deles, deveria andar por aí.
Não acredito muito em 13 mil nossos e 5 mil deles. Havia lá muita gente que não era de nenhum clube.
Com a quantidade de bilhetes oferecidos nas escolas de leiria e na fan zone, os nossos números devem rondar os 8 mil. Pelo menos era esta a perspectiva do Braga antes da final.

Pedro Bala

Quote from: rpo.castro on 29 de January de 2024, 17:55
Quote from: Pedro Bala on 29 de January de 2024, 17:20
Quote from: GverreirodoMinho on 29 de January de 2024, 17:03
Nós não éramos mais do que 5 mil (isto por causa do boicote, senão éramos 20 000). No entanto éramos muito mais do que os do Estoril (5x mais, a olhómetro) e mesmo assim fomos abafados pelos adeptos do Estoril (e só não fomos mais abafados porque eles tinham aplaudidores, senão nem quero imaginar).

Isto tudo num estádio muito melhor que o municipal, que é o principal responsável de, a olhómetro, sermos sempre só 2 ou 3, mais as claques.

Resumindo, no municipal somos poucos por causa do estádio, fazemos pouco barulho por causa dos aplaudidores. Em Leiria éramos muitos porque eram muitos neutros, mas em simultâneo éramos muitos mais do que os do Estoril e fomos abafados pelos aplaudidores, porque não tínhamos as claques.

Enviado do meu 23030RAC7Y através do Tapatalk
Ficaste picado.

Foi muita gente a Leiria (mais do que esperava até), eu é que não estou a ver onde estávamos 13 mil. Isso seria mais de metade do estádio ocupado por adeptos do Braga e não me pareceu ser o caso.
Os adeptos do Estoril fizeram mais barulho que nós e durante mais tempo, isto é indiscutível. Adeptos nossos admitem-no e já vi neutros que foram ver o jogo dizer o mesmo. Não há mal nenhum, acontece, também já tivemos os nossos momentos como massa adepta; sábado não foi um deles.
E sim, o estádio de Leiria por acaso é muito melhor que o nosso (não que seja muito difícil). Nunca lá tinha ido até esta semana (fui as duas vezes) e confesso que, Taveiradas à parte (aquelas cores não lembram a ninguém), é um belo estádio, mesmo com a pista de atletismo. Proporciona uma excelente acústica ainda por cima (algo que o nosso estádio não faz).
Poucas vezes se cantou ao mesmo tempo, das poucas vezes (2 que me lembre) que cantamos ao mesmo tempo, abafamos os do Estoril.
Do lado do banco os do Estoril nem se ouviam, só cantavam, e bem os que estavam juntos os da claque.
Os nossos foram diminuindo até ficar grande parte da 2ª parte calados porque futebol foi 0, mas o problema é que muitas vezes arrancava a bancada oposta à minha, depois atrás da baliza e só depois a bancada atrás dos bancos.

Agora esse abafamento há de ter sido quem viu o jogo no castelo.
De onde eu vi o jogo, eles foram bem ruidosos.
Obviamente se nós cantássemos todos e ao mesmo ritmo nem daríamos hipótese, mas isso pouco ou nada aconteceu.

guerreiro1921

Vou ser longo mas, depois de tantos dias calado a ler tanta coisa que por aqui - e pelas redes sociais fora - foi dito, sinto que preciso de escrever e desabafar.


Primeiro,
Estou muito, muito feliz com esta conquista. Há sempre quem tente desvalorizar esta competição, seja porque motivo for, mas um troféu é sempre um troféu e, para um clube como o nosso que não tem um museu assim tão recheado, calha sempre bem.

Parabéns aos rapazes dentro do campo que, com mais ou menos ideias, mais ou menos fluidez, mais ou menos competência, trouxeram o título para Braga. E, obviamente, parabéns ao mister AJ que, seja com estratégia, sorte, competência, estrelinha ou o que lhe quiserem chamar, ganhou, por direito, um lugar de destaque na nossa história, junto de nomes como Amorim, Carvalhal, Paulo Fonseca e José Peseiro.

Ganhamos um título mas, acima de tudo, espero que tenhamos ganho mais estabilidade na equipa, de fora para dentro. Todos nós concordamos que não temos estado numa fase boa, a equipa não tem dado grandes garantias, é certo. Mas o ambiente que se tem vivido não tem sido bonito. Perde-se o discernimento e consegue pôr-se tudo e todos em causa. Apregoam repetidamente que todos os jogadores são fracos não servem para esta equipa. Exigem, minuto a minuto, a demissão do treinador. Esquecem-se que foram estes mesmos que nos trouxeram até aqui. Inventam discussões entre jogadores e treinador. Inventam mal estar. Queixam-se que o clube não comunica as lesões dos jogadores e, quando as comunica, desatam a duvidar delas.
Infelizmente, duvido muito que vá acontecer, mas o meu maior desejo é que a maior conquista de ontem seja um clima de tranquilidade em torno da equipa de futebol e equipa técnica. Deixemos estes homens trabalhar e, no final - salvo qualquer escândalo pelo caminho - faz-se o devido balanço e tiram-se conclusões.


Segundo,
Ponto prévio: não faço parte de nenhuma claque, tenho alguns amigos em ambas as claques e assumo-me como alguém que partilha a mesma fora de ver o clube e o apoio dentro do estádio.

Com sacrifícios e alguma sorte à mistura, nos últimos anos conto pelos dedos de uma mão os jogos no Continente em que não estive presente, e poucos foram os que falhei fora do país. Vou porque amo o Braga e vou porque é a melhor forma que encontrei de sentir que faço parte deste clube e de cada jogo e conquista. É assim que defendo a cultura de ser de um clube e apoiar um clube. É estar presente e ser ativo, na bancada. Porque acredito cegamente que é na bancada que o jogo começa a ser ganho e, muita ou pouca, o apoio que de lá sai terá sempre influência no resultado.

Além disso, acredito e defendo um futebol popular, virado e centrado no adepto. Onde a experiência e onde o adepto são respeitados. Por isso me insurjo contra os horários dos jogos, contra as proibições nas bancadas, contra as revistas abusivas, contra as cargas policiais desmedidas,  contra a falta de condições nos estádios, contra o preço dos bilhetes, ou contra as multas absurdas. Num desporto que é o maior agregador de massas, nós, adeptos, somos cada vez mais postos para terceiro ou quarto plano, quase como se não contássemos para nada.

Tendo em conta estas duas premissas, não me restava outra solução senão o boicote a esta competição.

Não poderia, nunca, compactuar com uma liga que tem a intenção de internacionalizar a fase final, dificultando a presença dos adeptos em troca de mais uma coroas. Mas cabe na cabeça de alguém ir à Arábia ou ao Brasil para ir ver o jogo? Nem podeira compactuar com uma liga que desvirtua a justiça de uma competição, criando um sistema fechado à medida de determinados clubes.

Foi uma decisão pensada, ponderada e só eu sei o que me custou não estar presente e ter de ver o jogo em casa - já nem me lembrava do que isso era. Mas foi a decisão que tomei em consciência com os meus valores e voltaria a fazer o mesmo, as vezes que fossem precisas. Já sei que estão a perguntar o que é que a minha decisão alterou. A resposta é nada, mas pelo menos sinto que não fiz parte de uma coisa que, para mim, é uma vergonha e vai contra mim mesmo.

Obviamente que gostava que a maioria dos adeptos do braga - e do estoril, já agora - tivesse aderido ao boicote e que aquelas bancadas estivessem vazias. Era a maior chapada que a liga poderia levar e era sinal de que, tal como eu, acreditam que o adepto é a base de tudo.
Assim não foi. Os adeptos do Braga, ao estarem presentes em grande número na final, deram uma resposta clara, compactuando com a competição. Só posso concluir que, das duas, uma: ou não veem problema algum com as alterações, ou até veem mas era uma final e o Braga está acima de tudo. Já ouvi as duas opiniões e não consigo concordar com nenhuma. Não consigo aceitar que se subverta o futebol para os adeptos, nem consigo perceber como é que alguém vai contra aquilo que defende em troca da possibilidade de ganhar um título.

Depois entra a narrativa de que as claques não fazem falta nenhuma. E eu não podia estar em maior desacordo. São as claques - e alguns sócios de forma isolada, é bom que se dê também esse devido destaque - que fazem 30 por uma linha para estarem presentes. São as claques que fazem aquelas coreografias fantásticas. São as claques que enchem os setores adversários, seja contra o Porto a um domingo à noite, contra o casa pia a uma sábado à tarde, contra o E. Amadora a uma quarta à noite ou em baku numa quinta feira. São as claques que lutam pelo futebol popular. São as claques que têm maior sentido crítico e intervêm nas AGs. São as claques que organizam tertulias sobre o nosso clube.São sempre as claques. Obviamente que, sendo uma claque uma micro-sociedade, há lá muita gente que não faz falta ao futebol, assim como há nos setores A1 ou B3 e, até mesmo, dentro do camarote presidencial.
Mas quando se perde a racionalidade, tudo serve para diabolizar as claques. É que não cantam. É que se acham acima do braga. É que só criam violência - quais foram os últimos episódio de violência num estádio envolvendo as nossas claques? -. É que são poucos. Até cheguei a ler aqui que quando as claques cantam que "o Braga é nosso" se referem apenas a eles e não a todos os sócios. Uma barbaridade autêntica. Acho que tanto esforço e dedicação merecia mais respeito dos restantes sócios, sem mentiras, exageros ou generalizações.

E depois, vai-se a ver, e são apenas as claques que criam ambiente e puxam pela equipa. Se não restavam dúvidas nos jogos em casa, em que o ambiente tem sido, na generalidade, fraquinho - ouve-se mais facilmente um "já não chove" do que um "quando tu entras em campo - na final, em leiria, voltou a ficar demonstrado isso mesmo, chegando até a ouvir-se os treinadores durante o jogo, na transmissão televisiva.
Digam o que disserem, dêem as voltas que derem, são as claques o motor do apoio na bancada e, sim, fazem muita falta ao futebol.


Terceiro,
Vi o jogo em casa e esperei ansiosamente pelas 3h da manhã para ir receber os jogadores. Quando lá cheguei, fiquei desiludido com a pequena quantidade de gente presente, ainda por cima, tendo em conta que os autocarros dos adeptos estavam a chegar de Leiria e podiam ter ficado lá mais meia horinha à espera do autocarro dos jogadores. Era só mais um pequeno esforço.
Quando, finalmente, o autocarro chegou, vi gente a cantar (e sim, concordo que as músicas não foram bem escolhidas, mas não impediu que alguém cantasse outra), muito colorido com tochas e fogo de artifício. Apesar de poucas pessoas, acho que os jogadores foram bem recebidos, até mesmo à sua sida por volta das 4h da madrugada. Ao contrário do que vi aqui escrito, não vi insultos nem agressões a jogadores.

Pelo contrário, é lamentável a forma como o carro do Salvador foi recebido. Por muito chateados com as declarações, não é desta forma que se ganha alguma coisa. Aliás, quem ganhou foi o próprio Salvador que viu os elementos das claques (em bom rigor, e do que me apercebi, penso que só uma delas esteve presente) a escorregarem na casca da banana, fazendo com que alguns adeptos ficassem contra as claques. Tal e qual um fraco líder, dividir para reinar.
Salvador conseguiu o que queria, ganhamos uma taça e ninguém fala do título, só dos vândalos das claques.


Quarto:
Quanto ao comportamento do Salvador, não que eu, tendo em conta os exemplos que foi dando ao longo destes 20 anos, estivesse à espera de muito respeito para com os adeptos. Mas aquela frase soou-me como uma facada nas costas.
Pensei em todos os euros gastos com o clube. Todos os dias gastos em filas, em viagens, em jogos. Todos os aniversários e datas importantes a que faltei. Todas as vezes em que meti férias, fiz horas extra no trabalho ou pedi a tarde ao patrão para poder estar presente. Modéstia à parte, lições de bancada levo de muito poucos. E como eu, há dezenas que fazem tantos - ou mais - sacrifícios para poderem estar sempre, ou quase sempre, presentes. E qual foi o reconhecimento de tanto esforço? Para, depois de ter ganho um título, e sem qualquer necessidade, ter o presidente do meu clube a dizer que não faço falta? Nem me venham dizer que é feitio, faltas de respeito e boquinhas para acicatar ânimos são um defeito que um presidente de uma instituição centenária não pode ter.
Tenho mais anos de sócios do que o próprio Salvador. Nunca me movi por vitórias, fases boas ou menos boas, adversários ou finais. Foi sempre pelo Sporting Clube de Braga. E ontem, pela primeira vez em tantos anos a seguir este clube, questionei seriamente se valerá a pena continuar a fazer tantos sacrifícios. E questiono-me ainda mais ao ver tanta gente a concordar com o Salvador.

Quanto ao Salvador, nunca fui seu apoiante, e daqui para a frente, e cada vez mais, no pouco que me é possível fazer, terá sempre aqui oposição.
Foi, sem dúvida alguma, desportivamente, o melhor presidente deste clube. Mas estou casado que não respeite os sócios e tudo aquilo que para eles o clube representa. Não quero ganhar jogos ao domingo à tarde, nem ir à champions, nem ganhar a taça se, logo a seguir, o meu contributo na bancada, em prol do clube, é posto em causa e descartado. Estou cansado. Estou cansado das constantes negociatas. Estou cansado que o meu clube pareça uma empresa de construção. Estou cansado da falta de transparência. Estou cansado de esquemas como o roubo das ações da Câmara. Estou cansado das negociatas do filho dele com o nosso clube. E cada vez mais anseio pelo dia em que este senhor deixe de ser presidente deste clube, e tudo farei nesse sentido.


Da minha parte, continuarei a apoiar sempre o Sporting Clube de Braga, acima de qualquer fase menos boa, acima de qualquer competição, acima de qualquer presidente; sempre que isso não for contra os meus valores enquanto pessoa.

Viva o Sporting Clube de Braga!

Pedro Bala

Quote from: GverreirodoMinho on 29 de January de 2024, 18:12
Quote from: Pedro Bala on 29 de January de 2024, 17:20
Quote from: GverreirodoMinho on 29 de January de 2024, 17:03
Nós não éramos mais do que 5 mil (isto por causa do boicote, senão éramos 20 000). No entanto éramos muito mais do que os do Estoril (5x mais, a olhómetro) e mesmo assim fomos abafados pelos adeptos do Estoril (e só não fomos mais abafados porque eles tinham aplaudidores, senão nem quero imaginar).

Isto tudo num estádio muito melhor que o municipal, que é o principal responsável de, a olhómetro, sermos sempre só 2 ou 3, mais as claques.

Resumindo, no municipal somos poucos por causa do estádio, fazemos pouco barulho por causa dos aplaudidores. Em Leiria éramos muitos porque eram muitos neutros, mas em simultâneo éramos muitos mais do que os do Estoril e fomos abafados pelos aplaudidores, porque não tínhamos as claques.

Enviado do meu 23030RAC7Y através do Tapatalk
Ficaste picado.

Foi muita gente a Leiria (mais do que esperava até), eu é que não estou a ver onde estávamos 13 mil. Isso seria mais de metade do estádio ocupado por adeptos do Braga e não me pareceu ser o caso.
Os adeptos do Estoril fizeram mais barulho que nós e durante mais tempo, isto é indiscutível. Adeptos nossos admitem-no e já vi neutros que foram ver o jogo dizer o mesmo. Não há mal nenhum, acontece, também já tivemos os nossos momentos como massa adepta; sábado não foi um deles.
E sim, o estádio de Leiria por acaso é muito melhor que o nosso (não que seja muito difícil). Nunca lá tinha ido até esta semana (fui as duas vezes) e confesso que, Taveiradas à parte (aquelas cores não lembram a ninguém), é um belo estádio, mesmo com a pista de atletismo. Proporciona uma excelente acústica ainda por cima (algo que o nosso estádio não faz).
Para eu ficar picado é preciso que faças sentido.

Fico picado com quê? Com reclamares com os aplaudidores? Ou com elogiares os adeptos do Estoril enquanto os usam? Com reclamares que não temos mais adeptos em casa por causa do estádio, e depois num estádio "melhor" afinal também não temos assim tantos? Com dizeres que fomos abafados, mesmo sendo 5x mais, e depois afinal nem o dobro éramos porque havia muito neutro?

Para eu ficar picado tens que ser coerente, enquanto falares tudo um bocado à sorte nem sei com que me chatear.

Enviado do meu 23030RAC7Y através do Tapatalk
Mas eu falei em aplaudidores? Nem tinha reparado que os do Estoril os tinham (e não foi por eles que fizeram barulho).
O nosso estádio é uma m*rda e é um entrave a maiores assistências, acho que ninguém o consegue negar. O estádio de Leiria é jeitoso, pelo menos eu achei.
Os adeptos do Estoril estiveram bem e dou-lhes os meus parabéns, não posso?
Eu acho que em termos de números estivemos bem, acima do que esperava, só não acho que tenhamos levado 13 mil pessoas. Isso são números tão bons ou mais altos que o que levamos ao Jamor.

Invest NO Braga


Todo o pessoal do Braga, da direcção às claques, tem que perceber que ninguém está acima do clube
E isto é muito importante: vimos recentemente cada um dos estarolas a passarem por problemas graves por motivos diversos, alguns quase de 'guerra civil'.
Mas nunca ninguém deixará cair nenhum desses clubes. Sempre aparecerão televisões, bancos ou outras instituições para os salvar.
Um clube como o Braga, se se meter numa grande confusão interna, será precisamente o contrário: todos farão o possível e o impossível para enterrar o clube
Espero que todos os adeptos tenham consciência disto

Luís Duarte

Quote from: SCBALWAYS on 29 de January de 2024, 17:36
Boa tarde.

Alguém me consegue arranjar a fotografia de Artur Jorge a medalhar António Salvador a pedido de Pedro Proença?

Desde já, o meu obrigado.

mq23

Quote from: guerreiro1921 on 29 de January de 2024, 18:39

Além disso, acredito e defendo um futebol popular, virado e centrado no adepto. Onde a experiência e onde o adepto são respeitados. Por isso me insurjo contra os horários dos jogos, contra as proibições nas bancadas, contra as revistas abusivas, contra as cargas policiais desmedidas,  contra a falta de condições nos estádios, contra o preço dos bilhetes, ou contra as multas absurdas. Num desporto que é o maior agregador de massas, nós, adeptos, somos cada vez mais postos para terceiro ou quarto plano, quase como se não contássemos para nada.

Tendo em conta estas duas premissas, não me restava outra solução senão o boicote a esta competição.

Não poderia, nunca, compactuar com uma liga que tem a intenção de internacionalizar a fase final, dificultando a presença dos adeptos em troca de mais uma coroas. Mas cabe na cabeça de alguém ir à Arábia ou ao Brasil para ir ver o jogo? Nem podeira compactuar com uma liga que desvirtua a justiça de uma competição, criando um sistema fechado à medida de determinados clubes.

Foi uma decisão pensada, ponderada e só eu sei o que me custou não estar presente e ter de ver o jogo em casa - já nem me lembrava do que isso era. Mas foi a decisão que tomei em consciência com os meus valores e voltaria a fazer o mesmo, as vezes que fossem precisas. Já sei que estão a perguntar o que é que a minha decisão alterou. A resposta é nada, mas pelo menos sinto que não fiz parte de uma coisa que, para mim, é uma vergonha e vai contra mim mesmo.

Obviamente que gostava que a maioria dos adeptos do braga - e do estoril, já agora - tivesse aderido ao boicote e que aquelas bancadas estivessem vazias. Era a maior chapada que a liga poderia levar e era sinal de que, tal como eu, acreditam que o adepto é a base de tudo.
Assim não foi. Os adeptos do Braga, ao estarem presentes em grande número na final, deram uma resposta clara, compactuando com a competição. Só posso concluir que, das duas, uma: ou não veem problema algum com as alterações, ou até veem mas era uma final e o Braga está acima de tudo. Já ouvi as duas opiniões e não consigo concordar com nenhuma. Não consigo aceitar que se subverta o futebol para os adeptos, nem consigo perceber como é que alguém vai contra aquilo que defende em troca da possibilidade de ganhar um título. 


Terceiro,
Vi o jogo em casa e esperei ansiosamente pelas 3h da manhã para ir receber os jogadores. Quando lá cheguei, fiquei desiludido com a pequena quantidade de gente presente, ainda por cima, tendo em conta que os autocarros dos adeptos estavam a chegar de Leiria e podiam ter ficado lá mais meia horinha à espera do autocarro dos jogadores. Era só mais um pequeno esforço.


Quarto:
Quanto ao comportamento do Salvador, não que eu, tendo em conta os exemplos que foi dando ao longo destes 20 anos, estivesse à espera de muito respeito para com os adeptos. Mas aquela frase soou-me como uma facada nas costas.
Pensei em todos os euros gastos com o clube. Todos os dias gastos em filas, em viagens, em jogos. Todos os aniversários e datas importantes a que faltei. Todas as vezes em que meti férias, fiz horas extra no trabalho ou pedi a tarde ao patrão para poder estar presente. Modéstia à parte, lições de bancada levo de muito poucos. E como eu, há dezenas que fazem tantos - ou mais - sacrifícios para poderem estar sempre, ou quase sempre, presentes. E qual foi o reconhecimento de tanto esforço? Para, depois de ter ganho um título, e sem qualquer necessidade, ter o presidente do meu clube a dizer que não faço falta? Nem me venham dizer que é feitio, faltas de respeito e boquinhas para acicatar ânimos são um defeito que um presidente de uma instituição centenária não pode ter.
Tenho mais anos de sócios do que o próprio Salvador. Nunca me movi por vitórias, fases boas ou menos boas, adversários ou finais. Foi sempre pelo Sporting Clube de Braga. E ontem, pela primeira vez em tantos anos a seguir este clube, questionei seriamente se valerá a pena continuar a fazer tantos sacrifícios. E questiono-me ainda mais ao ver tanta gente a concordar com o Salvador. 

Da minha parte, continuarei a apoiar sempre o Sporting Clube de Braga, acima de qualquer fase menos boa, acima de qualquer competição, acima de qualquer presidente; sempre que isso não for contra os meus valores enquanto pessoa.

Viva o Sporting Clube de Braga!

Desculpa mas parece-me tão contra senso dizerem que vão apoiar sempre o clube acima de o que quer que seja, e depois fazem um boicote a uma competição que estamos inseridos.
Os protestos fazem-se presencialmente, o barulho faz-se presencialmente, quando algo não está bem tornas a vida mais incomoda (olha o que se está a passar em França por exemplo, achas que se os agricultores em França ficassem em casa iam alterar o que quer que seja?
Não consigo perceber como se abandona o clube seja em que jogo for, já muita confusão não terem ido ao Dragão em protesto com os horários, quando tudo que isto faz é diminuir o apoio ao clube.

Querem mudanças, é com os estudos que o Braga publica, é com cânticos no estádio, nunca vai passar por simplesmente ficarem em casa, até porque é isso que a Liga quer, o dinheiro hoje em dia é direitos de transmissão e não de bilhetes vendidos.. quanto menos barulho tiverem no estádio melhor é para eles.

Concordo com o dizes sobre o Salvador e só lhe ficou mal dizer aquilo, mas eu como adepto do clube acho que quem fez boicote, não fez boicote a competição mas sim ao clube, porque por esta lógica, qual é a razão de não fazerem boicote a liga quando tivemos adeptos a levar porrada na luz? Quando andamos constantemente a entrar em estádios depois dos 20 minutos de jogo? Qual é o critério de ser um boicote que faz "sentido" optar por não ir a um jogo, sabendo que o seu efeito vai ser sempre nulo

JR1287

Não vou citar para não encher muito isto, mas

MUITO BEM GUERREIRO1921! Revejo-me em quase tudo o que foi dito.

Enorme_Guerreiro

Quote from: JR1287 on 29 de January de 2024, 21:41
Não vou citar para não encher muito isto, mas

MUITO BEM GUERREIRO1921! Revejo-me em quase tudo o que foi dito.
x3

Fidelis et Antiqva

O Rio confirmou que não vai haver recepção nos paços do concelho?
Forza Ragazzi!

Dr. Hipólito

Quote from: Fidelis et Antiqva on 30 de January de 2024, 10:36
O Rio confirmou que não vai haver recepção nos paços do concelho?

Sim. Disse que a câmara os queria receber, mas devido à gala e ao estágio que começa hoje, em concertação com a direção do clube, acharam melhor não haver recepção à equipa.
Fui silenciado por quem de direito.

JR1287

Quote from: Fidelis et Antiqva on 30 de January de 2024, 10:36
O Rio confirmou que não vai haver recepção nos paços do concelho?
Pelo que eu sei, o Salvador recusou, por agora pelo menos. Deve querer evitar contactos com a oposição popular... Mas hão-de lá ir, quando der mais jeito.