News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SC BRAGA 1-0 AROUCA || domingo 8 de maio || 18:00 || comentários antes durante e após o jogo

Started by (S)oon(C)hampion(B)raga, 30 de April de 2022, 23:51

Previous topic - Next topic

ombaiz

Enorme_Guerreiro

Também vou dar os "meus 2 cêntimos" acerca da discussão da Europa: subscrevo quase na íntegra a opinião do rpo.castro.

Para mim é claro que uma equipa portuguesa não pode negar a participação nas competições europeias, e que nunca na vida terão prejuízo financeiro por lá irem... É óbvio que na parte desportiva podem ser afetados no campeonato, mas também não é sinónimo de descida de divisão.

Começo pelos exemplos do lado financeiro. Usar o Aves como referência é, para mim, errado, porque viu-se pouco depois que o problema era grave. Ainda assim, a versão oficial é a de que falharam os prazos, e não que não tinham condições. Em relação ao Moreirense, eu acho que foi simplesmente incompetência porque a própria estrutura não acreditava que iriam estar na luta pela Europa até ao fim. Dizer que na altura do licenciamento (20 de Dezembro) o Moreirense era um "claro candidato à Europa" é um bocado falacioso... Sim, estavam apenas a 3 pontos do Vitória, mas estavam em 8º lugar com os mesmos pontos de Rio Ave e B SAD e apenas mais 2 pontos que Portimonense, Santa Clara e Vitória FC. Por isso, dizer que eram claros candidatos não é bem verdade, porque eram tão candidatos como outras 6 equipas. Eu acho que foi incompetência não se inscreverem, mas a verdade é que tiveram razão, visto que acabaram fora de lugares europeus. Quando vejo dizerem que se gasta metade dos prémios em despesas, tenho duas questões: primeiro, onde é que se gasta esse dinheiro todo? Segundo, não continuaria a haver um lucro de 2M€ mesmo assim? E ainda a possibilidade dos prémios de jogo em caso de empate ou vitória... Eu vejo o exemplo do Paços de Ferreira, que recebeu "apenas" 2,1M€ quando foi ao play-off da Champions, teve de ir à Rússia jogar, teve de alugar o Estádio do Dragão e ainda assim sobrou o suficiente para remodelar o estádio...

Para se ter uma noção do que seria para o Tondela, só a entrada na fase de grupos vale mais que o orçamento deles para esta época (https://www.jornaldocentro.pt/noticias/desporto/cd-tondela-tem-o-orcamento-mais-baixo-na-primeira-liga), pelo que não consigo perceber o que os levaria a recusar uma ida às competições europeias... Outro aspeto importante para estas comparações, é olhar para os próprios clubes: o Tondela é, segundo se sabe, um dos projetos mais sustentáveis do futebol português, são um clube que não entra em loucuras, que não gasta mais do que tem, aparentemente muito bem gerido. E para um clube destes, uma ida à Europa é um passo na direção certa e não um passo na direção do abismo.

Em relação ao lado desportivo, acho que se está a ignorar um fator fundamental: uma equipa que faça uma excelente época e fique em lugar europeu, na época seguinte perde os melhores jogadores e, muitas das vezes, o treinador. E isso tem muito mais influência do que começar a época 1 mês mais cedo ou fazer mais 2 ou 3 jogos. Vamos a exemplos:
- O Rio Ave ficou em 5º e depois perdeu Carvalhal, Musrati, Nuno Santos, Taremi, Diogo Figueiras e Mateus Reis (foi encostado em Agosto) no iníco da época, mais Piazon e Diego Lopes em Janeiro. É óbvio que o plantel continuava a ter qualidade mais que suficiente para se manter na primeira, e foi das descidas mais surpreendentes dos últimos largos anos, mas não se pode ignorar a perda destes titulares todos...
- O Paços que ficou em 3º e depois ficou sem Paulo Fonseca, Cássio, Diogo Figueiras, Antunes, Josué, Luiz Carlos, Vítor Silva e Cícero no Verão, mais Hurtado e Caetano em Janeiro.
- O Paços este ano, depois de um 5º lugar, fez menos alterações, e então conseguiu que o nível não baixasse assim tanto (se ganhar hoje fica a 4pts do Vitória...). Ainda assim, perdeu o Pepa, Marcelo, Bruno Costa, Singh, Douglas Tanque e agora o Eustáquio em Janeiro. O mesmo se aplica ao Santa Clara...

Um bom exemplo que dá suporte à minha opinião é o do Famalicão... Não foram à Europa, mas foram a equipa sensação, e então perderam Nehuen, Centelles, Racic, Pote, F. Martins, D. Gonçalves, Toni Martinez, etc., e na época seguinte lutaram para não descer. E o mesmo pode acontecer com o Gil no próximo ano... Vão perder vários jogadores (Frelih, Zé Carlos, Vítor Carvalho, Fujimoto, Samuel Lino e Fran Navarro dificilmente ficarão na equipa), provavelmente o treinador também, e vão ter de refazer um 11, sendo que a probabilidade de conseguirem um desta qualidade é ínfima... E isso tem pouco a ver com ir à Europa ou não, ainda que reconheça que esses jogos extra podem influenciar, mas não são o fator mais determinante, no meu entender.

Luso

Quote from: ombaiz on 08 de May de 2022, 11:46
Alguém me sabe dizer se a loja do centro está aberta?
Não sei mas já fui lá a um domingo em dia de jogo e não estava aberta. Eu não arriscava.

ombaiz

Quote from: Luso on 08 de May de 2022, 11:49
Quote from: ombaiz on 08 de May de 2022, 11:46
Alguém me sabe dizer se a loja do centro está aberta?
Não sei mas já fui lá a um domingo em dia de jogo e não estava aberta. Eu não arriscava.
Obrigado! Estupidez....mas pronto.

rpo.castro

Quote from: Barbraga on 07 de May de 2022, 15:29
Por vezes seria mais fácil aceitar os argumentos dos outros e perceber que efetivamente faz mais sentido os factos que nos apresentaram do que as suposições que fazemos. Já foram apresentados bastantes argumentos para explicar o porquê de algumas equipas não se inscreverem ou falharem a licenciamento mas vou juntar um link com um histórico de descidas e que ainda não inclui o Rio Ave da época passada que fez 6 jogos nas pré eliminatórias da Liga Europa e não se qualificou: https://maisfutebol.iol.pt/descidas/23-05-2017/da-europa-a-ii-liga-arouca-e-a-mais-recente-vitima
Foram 3 jogos não 6.
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Quote from: JR1287 on 07 de May de 2022, 23:13
A conversa já descambou para o absurdo, mas como começou comigo a dizer que o Tondela levaria seis goleadas na fase de grupos da Liga Europa vou tentar acabá-la.
As comparações com o Leixões ou outras participações antigas, ou com equipas da Arménia ou de Gibraltar, são absurdas, porque nenhuma dessas equipas está ba fase de grupos da Liga Europa! Se fossem as pré eliminatórias eu até concordaria que o Tondela podia ganhar alguns jogos, ou perder por poucos. Mas esse raciocínio é absurdo pois estamos a falar da fase de grupos! Obviamente que as equipas de Gibraltar ou afins não levam seis goleadas, simplesmente porque não jogam 6 jogos! E os que jogam é com equipas do mesmo calibre. O meu ponto é os jogos serem já na fase de grupos.
Outro absurdo é dizer que dois jogos em Agosto não prejudicam a época. Os jogos dos exemplos dados não foram em Agosto, foram em Junho. E o que prejudica a época não são obviamente os dous jogos: é começar a época um mês antes dos outros, com menos férias gozadas, o que se repercute no fim da época. Mas isso nem se aplica no meu exemplo do Tondela, pois não seriam 2 jogos, seriam 6, e não seriam em Agosto, seria de Setembro a Dezembro. Poderiam perfeitamente por em risco a subida de divisão (ou a manutenção na primeira).
De qualquer forma ao longo dos anos tenho ouvido treinadores, jogadores e dirigentes a dizer que a participação nas competições europeias teve mais inconvenientes do que vantagens e reflexos muito negativos nas competições nacionais.
Quanto à receita, obviamente que 3.4M é muito bom para o Tondela. Mas se calhar gastam metade com as despesas de participação. Será que 2M compensam um ano a mais na II liga?
Se o Tondela descer, eu se fosse presidente do clube pensava muito bem de valeria a pena participar...
Quem é que jogou em junho?
Rio Ave, Santa Clara, Paços, Arouca, todos a jogar final julho e agosto (o Arouca faz 1 jogo em julho e 3 em agosto).

E Gibraltar não teve equipas em fase de grupos? Se calhar teve (teve mesmo, disso tenho certeza, assim como teve a Arménia e a Estónia). Levou goleadas? É capaz, não sei.

Mas sinceramente não sei o que tem a hipótese do Tondela levar 6 goleadas ou não para o caso. Certamente alguém terá dito há 10 anos atrás "Braga na Champions? É para levar goleadas"

NightHawk

Quote from: Pedreira on 08 de May de 2022, 11:27
Quote from: (S)oon(C)hampion(B)raga on 08 de May de 2022, 02:33
Quote from: JR1287 on 08 de May de 2022, 01:27
Quote from: (S)oon(C)hampion(B)raga link=topic=29345.msg786031#msg786031 date=165196255
que treinas diáriamente???? carvalhal "se toi"????  ;D ;D ;D ;D ;D
/quote]
SE TOI? Não será o TOY, de Setúbal?
E "diariamente" não leva acento.

ai se os "avecs" te vissem agora a dar essa calinada... ai ai... vos ne parle pa le france mon chere????
É isto que os foristas têm para dizer na penúltima jornada do campeonato!... Do SuperBraga para a Revista TV 7dias em meia-dúzia de posts! Fala-se do Aves (parece que cheguei ao fórum errado...), do Leixões, do Tondela, de erros ortográficos, de bullying, e falar do NOSSO CLUBE, não?? Adicionem-se no whatsapp e lavem a roupa suja que quiserem, mas respeitem este site!
Para mim o SuperBraga sempre foi um espaço onde felizmente conseguia fugir ao estarolismo vigente na nossa comunicação social e falar em 1º, 2 e 3º lugar sobre o nosso clube! Nos últimos tempos parece que é o contrário, fala-se mais do Braga e da sua estrutura nos jornais de Lisboa que neste site!
Eh pá, os moderadores que de vez em quando ponham a ordem aqui nos bitaites, que isto anda a descambar!...

Mea culpa pelo off-topic do Tondela. Ainda assim é um tópico muito relevante para a próxima época do Braga. Se o Tondela ganhar a taça e ter o licenciamento aprovado passamos de FG da LE para 2ª pré da Conference League. Falamos desse assunto porque impacta diretamente o Braga, muito mais que este jogo do Arouca.

De qualquer forma acho que é natural ir-se falando de outras coisas. Não há muito a dizer sobre este jogo.
O nosso campeonato está feito, este jogo vai servir apenas para cumprir calendário. Aquilo que haveria a falar já foi dito: a enchente devido a ser um jogo à porta aberta e a provável aposta em mais 1 ou 2 estreias de miúdos da formação.

JR1287

Quote from: (S)oon(C)hampion(B)raga link=topic=29345.msg786031#msg786031 date=165196255
/quote]

ai se os "avecs" te vissem agora a dar essa calinada... ai ai... vos ne parle pa le france mon chere????
Ai tu querias dizer "Carvalhal, c' est toi?"? LOL Suponho que a outra frase também tente ser francês, mas nesse caso tem 5 erros ortográficos.
Fica-te pelo português que já é fraco que chegue...

Quanto à parte do empresário, não sou, nunca fui e nunca disse que era. Erro teu. Procura lá nas publicações antigas a quem te referes, mas eu não sou certamente.

Por fim, antes de tu nasceres já eu era braguista! Não venhas sempre com a treta de que os outros são de outros clubes e só tu é que és do Braga, porque não convences ninguém.

JR1287

RPO.CASTRO a questão não são as goleadas, a questão é a relação entre as vantagens e as desvantagens, para o Tondela, de participar. As equipas de Gibraltar e Arménia, como tu dizes, são is campeões lá do sítio, e a participação talvez não afecte os resultados internos. Mas cá não é assim. Não sei até que ponto compensa ao Tondela participar na LE se isso impedir que subam de divisão.
Esta questão tem-se colocado na Inglaterra, onde muitas equipas prefereiriam não jogar na Liga Conferência (veja-se como o Tottenham subestimou a prova), para não prejudicar os resultados internos.

Enorme_Guerreiro

Quote from: JR1287 on 08 de May de 2022, 13:07
RPO.CASTRO a questão não são as goleadas, a questão é a relação entre as vantagens e as desvantagens, para o Tondela, de participar. As equipas de Gibraltar e Arménia, como tu dizes, são is campeões lá do sítio, e a participação talvez não afecte os resultados internos. Mas cá não é assim. Não sei até que ponto compensa ao Tondela participar na LE se isso impedir que subam de divisão.
Esta questão tem-se colocado na Inglaterra, onde muitas equipas prefereiriam não jogar na Liga Conferência (veja-se como o Tottenham subestimou a prova), para não prejudicar os resultados internos.
A grande diferença é que a Liga Conferência, e até a própria Liga Europa, para a realidade inglesa, só dão trocos, até para o vencedor. Para o Tondela, só a presença na fase de grupos da Liga Europa equivale a mais do que o orçamento duma época, é essa a grande diferença. E com esse encaixe, o Tondela estará sempre mais perto da manutenção ou da subida do que sem ele, mesmo que não seja na mesma época, porque ganham uma almofada para o futuro. Se houve em tempos clubes que derreteram logo o dinheiro todo e não o aproveitaram, isso não significa que todos serão assim e não deve servir de argumento para que não se vá...

Eskol

Quote from: NightHawk on 08 de May de 2022, 12:43
Quote from: Pedreira on 08 de May de 2022, 11:27
/quote]

É isto que os foristas têm para dizer na penúltima jornada do campeonato!... Do SuperBraga para a Revista TV 7dias em meia-dúzia de posts! Fala-se do Aves (parece que cheguei ao fórum errado...), do Leixões, do Tondela, de erros ortográficos, de bullying, e falar do NOSSO CLUBE, não?? Adicionem-se no whatsapp e lavem a roupa suja que quiserem, mas respeitem este site!
Para mim o SuperBraga sempre foi um espaço onde felizmente conseguia fugir ao estarolismo vigente na nossa comunicação social e falar em 1º, 2 e 3º lugar sobre o nosso clube! Nos últimos tempos parece que é o contrário, fala-se mais do Braga e da sua estrutura nos jornais de Lisboa que neste site!
Eh pá, os moderadores que de vez em quando ponham a ordem aqui nos bitaites, que isto anda a descambar!...

Mea culpa pelo off-topic do Tondela. Ainda assim é um tópico muito relevante para a próxima época do Braga. Se o Tondela ganhar a taça e ter o licenciamento aprovado passamos de FG da LE para 2ª pré da Conference League.

3ª pré eliminatória. O quinto é que teria de jogar a 2ª.

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: JR1287 on 08 de May de 2022, 12:54
/quote]

Ai tu querias dizer "Carvalhal, c' est toi?"? LOL Suponho que a outra frase também tente ser francês, mas nesse caso tem 5 erros ortográficos.
Fica-te pelo português que já é fraco que chegue...

Quanto à parte do empresário, não sou, nunca fui e nunca disse que era. Erro teu. Procura lá nas publicações antigas a quem te referes, mas eu não sou certamente.

Por fim, antes de tu nasceres já eu era braguista! Não venhas sempre com a treta de que os outros são de outros clubes e só tu é que és do Braga, porque não convences ninguém.

meu caro... esquece isso... vamos falar de futebol!!!!! FUTEBOL!!!!!

e futebol é o que eu te disse aqui:  https://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,29345.msg786036.html#msg786036

"jogadores da bola"???? é como as "meninas"... "one dime a dozen"... como dizem lá na américa...

e basicamente é isso... CARNE PARA CANHÃO MESMO E PONTO FINAL!!!!

onde tu vês "uma afronta e uma falta de respeito com a integridade da competição" e "uma afronta e falta de respeito para com os jogadores do plantel"... eu chamo investir e dar visibilidade aos ativos futuros do clube... ao que vai render milhões aos cofres do clube e ao futebol português e ao país... sim... FPF... seleção nacional... Impostos para o Estado portuguÊs... antonios costas... carlos moedas... ricardos rios... etc e tal...

e sim... infelizmente é a realidade... são muito muito poucos que fazem "carreiras" no futebol... então ao nível como o messi, como o cr7 é 1 em 1 milhão de "futebolistas"... OU MENOS...

falei na america mais acima... e tal como na america é tudo "ator de cinema"(wanabe)... na europa, america latina, africa... e até na asia... é tudo "jogador de futebol"(wanabe)... "há e tal porque eu joguei federado nas camadas jovens"... "há e tal porque eu joguei/jogo na distrital/regional"...

no futebol... se o objetivo é GANHAR GANHAR GANHAR... não há cá "respeito pelos jogadores do plantel"... é mesmo assim... futebolistas, treinadores/equipas técnicas, dirigentes... UM DIA ESTÁS IN... NO OUTRO ESTÁS OUT... ou isto é uma empresa... uma industria... ou tá ai para andar a ser a santa casa da misericórdia e ajudar os coitadinhos????

quando se fala em "carreiras de futebolistas" está-se a colar muito o conceito de "profissão de futebolista" à função publica... e o nosso clube... o futebol português, europeu e mundial, não são a repartição das finanças ali de Maximinos para falares em "carreira"... ISSO NO FUTEBOL NÃO EXISTE... ou se existe tem que acabar!!!! pois isso é que impede o nosso SCB de ganhar cada vez mais e mais e mais títulos!!!!! não... não é o facto da diferença de valores de orçamentos... é mesmo o "carreirismo dos futebolistas"...
já o disse aqui no forum... e volto a repetir... no meu tempo de "escolinha" em braga... nas peladas dos intervalos... ou nos campos da rodovia... não jogavam "os amigos" ou "os mais velhos"... JOGAVAM OS QUE GARANTIAM VITORIAS...

[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

rpo.castro

Quote from: JR1287 on 08 de May de 2022, 13:07
Diz me uma equipa que tenha recusado ir. Diz.
Vamos ver o Tottenham que não se interessou pela competição.
Na 2a mão do play off, em desvantagem o Tottenham jogou com os titulares todos...
Também vi a Roma levar 6 do Bodo com reserva, o Man. United ano passado ou há 2 também perder vergonhosamente em Astana. É comparar o que se ganha numa Premier League ou numa liga conferência.
Agora dizerem "queres 5M que são 1,5 vezes um orçamento de primeira liga (tu até equacionas que estivessem na segunda por isso seria ainda muito mais)" e tu responderes "ah não porque vou ser goleado". É que mesmo que fosses goleado, para os jogadores não seria um feito enorme.

Não ponham culpas na Liga Europa e em meia duzia de jogos, em coisas que não existem.
As equipas não estão sempre em cima porque qualquer jogador ou treinador que se destaque sai e destróiem se equipas

Luso

PEDRØ XVI

Vejo por aí falarem de 5M que entrem logo nos cofres... Na realidade são 4M e entrem se se apurarem para a fase de grupos, coisa que quase nunca acontece. O orçamento da época não fica pago coisa nenhuma pois quase nunca nenhuma destas equipas a chega à fase de grupos.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

JR1287

Quote from: PEDRØ XVI on 08 de May de 2022, 15:25
Vejo por aí falarem de 5M que entrem logo nos cofres... Na realidade são 4M e entrem se se apurarem para a fase de grupos, coisa que quase nunca acontece. O orçamento da época não fica pago coisa nenhuma pois quase nunca nenhuma destas equipas a chega à fase de grupos.
Sim, mas no caso que originou a conversa, o Tondela entraria directamente na fase de grupos. Mas acho que são 3.4M.

PEDRØ XVI

Quote from: JR1287 on 08 de May de 2022, 15:29
Quote from: PEDRØ XVI on 08 de May de 2022, 15:25
Sim, mas no caso que originou a conversa, o Tondela entraria directamente na fase de grupos. Mas acho que são 3.4M.
Sim, o Tondela caso vença a taça entraria direto, no entanto estão por aí a pegar em exemplos de anos anteriores e quase nenhuma chegou à fase de grupos.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Legião

Com a campanha para o jogo de hoje deveremos ter muita gente que não tem o hábito de ir regularmente ao estádio, inclusive famílias, seria bom que tivessem uma experiência positiva para ficarem com vontade de voltar. Se há coisas que não podemos controlar devido à estrutura do estádio há outras que podemos melhorar, uma delas é o já aqui falado exagero que tem estado o volume das colunas do estádio, se for possível baixar o volume era bom.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva