News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SC BRAGA 2-0 MOREIRENSE - 30-01-2022 - 18H00 - PRÉ E PÓS-JOGO

Started by A.COSTA, 23 de January de 2022, 01:22

Previous topic - Next topic

gvrreiro_96

Quote from: JR1287 on 31 de January de 2022, 09:08
Quote from: SEMPRESCB on 30 de January de 2022, 22:33
Quote from: Magicobraga20 on 30 de January de 2022, 22:22
A melhor contratação na proxima epoca era comprar o Yan Couto, tem tudo para daqui a 2/ 3 anos valer a vontade muitos milhoes
X2
Ando a dizer isto desde Outubro! E que qualquer comparação entre o Yan e o Fabiano é simplesmente ofensiva para o Yan. Na altura até fui insultado, por isso fico muito satisfeito por, agora, haver mais quem pense como eu!
Gostava bastante que ficasse por cá mas tenho as minhas dúvidas que isso vá acontecer.
Se for bem trabalhado no aspeto defensivo, tem tudo para ser dos melhores laterais do nosso campeonato. É mais fácil (e habitual) ensinar um lateral ofensivo a defender do que um lateral defensivo (e limitado tecnicamente) a atacar bem.

JR1287

Quote from: gvrreiro_96 on 31 de January de 2022, 09:38
Quote from: JR1287 on 31 de January de 2022, 09:08
Quote from: SEMPRESCB on 30 de January de 2022, 22:33
Quote from: Magicobraga20 on 30 de January de 2022, 22:22
A melhor contratação na proxima epoca era comprar o Yan Couto, tem tudo para daqui a 2/ 3 anos valer a vontade muitos milhoes
X2
Ando a dizer isto desde Outubro! E que qualquer comparação entre o Yan e o Fabiano é simplesmente ofensiva para o Yan. Na altura até fui insultado, por isso fico muito satisfeito por, agora, haver mais quem pense como eu!
Gostava bastante que ficasse por cá mas tenho as minhas dúvidas que isso vá acontecer.
Se for bem trabalhado no aspeto defensivo, tem tudo para ser dos melhores laterais do nosso campeonato. É mais fácil (e habitual) ensinar um lateral ofensivo a defender do que um lateral defensivo (e limitado tecnicamente) a atacar bem.
Precisamente! Um bom defesa direito nunca será um bom extremo direito nem um bom lateral direito; já um bom extremo direito poderá ser um bom lateral direito, embora possa nunca ser um bom defesa direito. A escolha entre jogar com um defesa direito ou com um extremo direito como lateral direito vai sempre depender do cariz mais ofensivo ou defensivo que se quer dar à equipa. Se o objectivo for defender, o Fabiano (que é um típico defesa direito) é óptimo, mas para uma equipa como o Braga, maioritariamente ofensiva, o Yan é muito melhor e faz muito mais falta. Para o Arouca ou afins, eu preferia o Fabiano, mas no Braga, comigo o Fabiano só jogaria nos jogos em que defendessemos muito atrás (por isso ele sobressaiu em Alvalade) - o que seria muito raramente.
Não deixa de ser curioso que o Cancelo, o Porro e o Yan sejam todos escolha do Guardiola. Na verdade jogam de forma semelhante, e enquadram-se bem numa equipa ofensiva como o City. Obviamente que nao têm (ainda) a mesma qualidade, mas sempre ne causou muita impressão que o Porro tenha sido emprestado com uma cláusula relativamente baixa e o Yan nem sequer tenha cláusula. Porque será?
Obviamente que o Salvador não vai investir no Yan. Mas é pena. E nem sei se o City alguma vez aceitaria transferi-lo - sinceramente estou a vê-lo titular no City daqui a uns anos, assim continue com a sua evolução (recordo que tem apenas 19 anos). Agora não o comparem com o Fabiano, nem para dizer que o Fabiano defende melhor (o que é verdade), porque o Braga NÃO precisa de defesa direito (na grande maioria dos jogos) e como lateral direito não há qualquer comparação!
Quanto a jogarem os dois, um como defesa direito e o outro como extremo direito, é possível, mas seria desperdiçar um lugar, porque o Yan pode fazer o corredor todo mas não penetra para o meio, e depois ia faltar alguém para entrar pelo centro, como faz o Iuri, o Vitinha ou o Abel. É mais construtivo um lado direito Yan - Iuri /Vitinha/Abel do que Fabiano - Yan, que ia faltar alguém a entrar no meio. Além que, na maioria dos jogos, o Yan chega para defender, não precisamos de mais um jogador só para defender.

easy_scb

Não vejo o Moura a dar o salto qualitativo que a nossa equipa exige.
Leva uma época bastante preenchida em termos de utilização e continua a dar pouco ao jogo (golos/assistências/jogadas de perigo).

Acho que poderia dar mais nas vistas se partisse de uma posição de lateral entrando em combinações com o ala. Continuo sem entender porque não é elegível para a posição de defesa pela esquerda.

Enorme_Guerreiro

Quote from: PEDRØ XVI on 30 de January de 2022, 18:32
E alguns ainda dizem que o Galeno não faz falta.
E mantenho... Basta olhar para esta segunda parte, onde conseguimos entrar pelos 3 corredores, com jogo apoiado e de combinações, sem precisarmos de ninguém a tentar fintar 3 ou 4 adversários. Ofensivamente, faz-nos muito mais falta o Yan na direita do que o Galeno na esquerda, tendo em conta as alternativas que cada um tem. Especialmente não tendo o Sequeira... Porquê? Porque tendo o Sequeira no trio de defesas, conseguimos muitas vezes ter largura com ele quando o Galeno faz diagonais, coisa que não acontece tendo o Leite na posição do Sequeira. Por isso, o Moura garante mais largura que o Galeno, no sentido de ir à linha e cruzar, coisa que o Galeno não faz por ser destro, mas ao mesmo tempo o Moura é igualmente capaz de fazer diagonais de rutura e aparecer na área, como já se viu várias vezes.

Há uma coisa que eu gostava de ver ser experimentada, mas não me parece que vá acontecer: 3 centrais, Moura na esquerda e Galeno na direita a fazer a posição do Yan/Fabiano. Pode não resultar muito bem, até porque o Galeno claramente não gosta de jogar na direita, mas eu tinha curiosidade de ver isto a ser experimentado, porque acho que podia ser uma boa solução. Obrigava o Galeno a ser mais objetivo e a jogar mais para a equipa. O Galeno na esquerda, se lhe metem uma bola em profundidade, faz uma de duas coisas: ataca em velocidade em diagonal para ganhar a linha de fundo já dentro da área (se repararem, ele só "vai à linha e cruza" dentro da área, fazendo cruzamentos normalmente rasteiros, porque não tem confiança no pé esquerdo para cruzar de longe pelo ar), ou puxa para trás para o pé direito. Se ele estiver na direita e a bola lhe entrar em profundidade, ele é forçado a ser mais vertical, porque o pé dominante já está orientado para a baliza. Ia perder as diagonais que ele faz de fora para dentro, ou pelo menos ia perder a capacidade de remate quando as fizesse, mas eu tenho as minhas dúvidas se o balanço não seria positivo para a equipa. Tenho quase a certeza que o balanço seria negativo para o Galeno, mas eu acho que podia ser positivo para a equipa.

Magicobraga

Vou dar uma opinião pouco popular mas prefiro o Moura ao Galeno.

100%SCB

O Yan também joga bastante bem em zonas interiores e é um jogador que gosta de se associar e combinar com os colegas. Se definir um pouco melhor, melhorar os cruzamentos e a finalização (consegue, facilmente, criar espaço para rematar em zonas de finalização) e a vertente defensiva (nem acho que seja assim tão mau e, apesar de não ser muito forte fisicamente, é bastante competitivo) tem tudo para ser de topo.
Na minha opinião, já é dos melhores laterais da Liga. O Porro é superior, o Grimaldo já é mais maduro, de resto não vejo grandes laterais na nossa Liga (é semelhante ao Yan, mas o Yan tem tudo para ser bem superior ao Grimaldo em todos os aspetos, talvez menos a rematar à baliza).
O Fabiano fazia-lhe bem um ano a jogar regularmente na Primeira Liga, acho que pode crescer bastante (nunca será um craque, mas pode vir a ser uma excelente opção para o Braga).
FORÇA BRAGA

Hucry

No final do jogo, vários jogadores e elementos do staff foram abraçar o Sá Pinto e estiveram largos minutos à conversa com ele.

Pode não ter sido um bom treinador, mas já me tinham dito que os jogadores gostavam bastante dele e que era muito boa pessoa, não deixou saudade para nós, mas deixou marca nas pessoas que trabalharam com ele.

Sempre houve aquela imagem intempestiva e pejorativa de Sá Pinto, mas no Braga nunca vi isso, bem pelo contrário, vi-o sempre com um comportamente exemplar, mesmo no momento da saída.

Toda a sorte do Mundo, menos contra nós.

JR1287

Quote from: Observador on 30 de January de 2022, 21:06
O Galeno hoje cumpriu castigo interno, pouca gente reparou mas em alvalade não era ele a marcar o penalty, desrespeitou o capitão (era ele a marcar) e a equipa técnica.
Ainda bem que houve alguém que acreditou nisto...