News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Dívida do Sporting, que medidas a tomar?

Started by C.P., 05 de September de 2020, 23:13

Previous topic - Next topic

PEDRØ XVI

Quote from: HenDua on 09 de September de 2020, 10:13
Com esta confissão de dívida, o Sporting lá terá de nos pagar, sobre pena de ter bens penhorados. Mas nem sei que bens poderão ser penhorados.  O estádio, academia e pavilhão, julgo serem do clube e não dá SAD, passes dos jogadores julgo que não podem ser, prêmios da UEFA e receitas de vendas de passes e publicidade temos de ir para a fila porque não somos os únicos.
Foi por isto que ontem perguntei se alguém entendido na matéria poderia explicar que implicações tem esta confissão de dívida para o devedor, porque a mim o que me parece é que isto é mais um atirar areia para os olhos e no fim voltámos ao mesmo...
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

NightHawk

#241
Quote from: PEDRØ XVI on 09 de September de 2020, 11:12
Quote from: HenDua on 09 de September de 2020, 10:13
Com esta confissão de dívida, o Sporting lá terá de nos pagar, sobre pena de ter bens penhorados. Mas nem sei que bens poderão ser penhorados.  O estádio, academia e pavilhão, julgo serem do clube e não dá SAD, passes dos jogadores julgo que não podem ser, prêmios da UEFA e receitas de vendas de passes e publicidade temos de ir para a fila porque não somos os únicos.
Foi por isto que ontem perguntei se alguém entendido na matéria poderia explicar que implicações tem esta confissão de dívida para o devedor, porque a mim o que me parece é que isto é mais um atirar areia para os olhos e no fim voltámos ao mesmo...

Salta o processo em tribunal e avançamos logo com a execução da hipoteca. Num caso normal tínhamos que os meter em tribunal, pedir penhora de bens, o tribunal tinha que ver se de facto a dívida existe (o sporting só para atrasar podia negar que a dívida existia), depois de provado tinha que fazer a relação de bens e executar a penhora. No fim, tudo ia parar neste ponto em caso de incumprimento. Assim que o tribunal dissesse que o sporting tinha que pagar, isso não significaria que o dinheiro entrava nas nossas contas a pronto no dia seguinte. O normal seria sempre ir para a execução da hipoteca de bens já que o sporting iria sempre dizer que não tinha 12M "à mão" para transferir. Nós saltamos vários passos nesse processo com este documento.

Mas, melhor ainda, em termos de consequências desportivas este documento é prova inequívoca da dívida. Reparem que o Mihaijlovic foi despedido em 2018 e só em Abril deste ano o Sporting foi intimado pela FIFA e UEFA a pagar os 3M. Demorou quase 2 anos. Com este documento na mão as decisões sobre consequências em termos de licenciamento na Liga e UEFA e sanções da FIFA podem ser tomadas imediatamente porque não é preciso provar que a dívida existe nem ouvir o sporting no processo. O documento é a prova que a dívida existe.

Ah, e está contemplada mais 1 multa de 1,2M caso o sporting falhe alguma tranche (para além da execução do documento junto do tribunal e das instâncias desportivas)

HenDua

Quote from: PEDRØ XVI on 09 de September de 2020, 11:12
Quote from: HenDua on 09 de September de 2020, 10:13
Com esta confissão de dívida, o Sporting lá terá de nos pagar, sobre pena de ter bens penhorados. Mas nem sei que bens poderão ser penhorados.  O estádio, academia e pavilhão, julgo serem do clube e não dá SAD, passes dos jogadores julgo que não podem ser, prêmios da UEFA e receitas de vendas de passes e publicidade temos de ir para a fila porque não somos os únicos.
Foi por isto que ontem perguntei se alguém entendido na matéria poderia explicar que implicações tem esta confissão de dívida para o devedor, porque a mim o que me parece é que isto é mais um atirar areia para os olhos e no fim voltámos ao mesmo...

Há muitas variáveis. Em caso de execução os bens da Sporting SAD podem ser penhorados; depois, por exemplo, se os bens da Sporting SAD não cobrirem o valor da dívida, podem ser penhorados os bens dos administradores; se não cobrir, os bens das empresas dos administradores...  De certeza que este não foi o caso, dei apenas um exemplo.
Isso depende sempre do tipo de acordo, das garantias que foram dadas etc.

O que eu penso é que em caso de execução o Braga irá penhorar receitas da Sporting SAD, nomeadamente prémios das competições europeias, vendas de jogadores, patrocínios e outros. Mas o problema é que há mais gente na fila de espera. Por exemplo, qualquer venda por um valor superior a 8 milhões, o valor remanescente é logo alienado para abater a dívida à banca (por exemplo, uma venda de 15M, 3,5M são logo para a banca); o Mihajlovic tem as receitas das competições europeias do Sporting penhoradas; o Bratislava também ameaçou avançar para o TAS; a Sampdoria exige 20% da venda do Bruno Fernandes como tinha ficado acordado (já agora como está a situação do Bataglia?) e por ai fora.

HenDua

Quote from: NightHawk on 09 de September de 2020, 11:40
Quote from: PEDRØ XVI on 09 de September de 2020, 11:12
Quote from: HenDua on 09 de September de 2020, 10:13
Com esta confissão de dívida, o Sporting lá terá de nos pagar, sobre pena de ter bens penhorados. Mas nem sei que bens poderão ser penhorados.  O estádio, academia e pavilhão, julgo serem do clube e não dá SAD, passes dos jogadores julgo que não podem ser, prêmios da UEFA e receitas de vendas de passes e publicidade temos de ir para a fila porque não somos os únicos.
Foi por isto que ontem perguntei se alguém entendido na matéria poderia explicar que implicações tem esta confissão de dívida para o devedor, porque a mim o que me parece é que isto é mais um atirar areia para os olhos e no fim voltámos ao mesmo...

Salta o processo em tribunal e avançamos logo com a execução da hipoteca. Num caso normal tínhamos que os meter em tribunal, pedir penhora de bens, o tribunal tinha que ver se de facto a dívida existe (o sporting só para atrasar podia negar que a dívida existia), depois de provado tinha que fazer a relação de bens e executar a penhora. No fim, tudo ia parar neste ponto em caso de incumprimento. Assim que o tribunal dissesse que o sporting tinha que pagar, isso não significaria que o dinheiro entrava nas nossas contas a pronto no dia seguinte. O normal seria sempre ir para a execução da hipoteca de bens já que o sporting iria sempre dizer que não tinha 12M "à mão" para transferir. Nós saltamos vários passos nesse processo com este documento.

Mas, melhor ainda, em termos de consequências desportivas este documento é prova inequívoca da dívida. Reparem que o Mihaijlovic foi despedido em 2018 e só em Abril deste ano o Sporting foi intimado pela FIFA e UEFA a pagar os 3M. Demorou quase 2 anos. Com este documento na mão as decisões sobre consequências em termos de licenciamento na Liga e UEFA e sanções da FIFA podem ser tomadas imediatamente porque não é preciso provar que a dívida existe nem ouvir o sporting no processo. O documento é a prova que a dívida existe.

Ah, e está contemplada mais 1 multa de 1,2M caso o sporting falhe alguma tranche (para além da execução do documento junto do tribunal e das instâncias desportivas)

Percebo o que dizes, mas pergunto, porque raio é que então. sempre que vendemos alguém, em prestações ou não, não se assina um contrato de confissão de dívida?

SEMPRESCB

Quote from: HenDua on 09 de September de 2020, 11:51
Quote from: NightHawk on 09 de September de 2020, 11:40
Quote from: PEDRØ XVI on 09 de September de 2020, 11:12
Quote from: HenDua on 09 de September de 2020, 10:13
Com esta confissão de dívida, o Sporting lá terá de nos pagar, sobre pena de ter bens penhorados. Mas nem sei que bens poderão ser penhorados.  O estádio, academia e pavilhão, julgo serem do clube e não dá SAD, passes dos jogadores julgo que não podem ser, prêmios da UEFA e receitas de vendas de passes e publicidade temos de ir para a fila porque não somos os únicos.
Foi por isto que ontem perguntei se alguém entendido na matéria poderia explicar que implicações tem esta confissão de dívida para o devedor, porque a mim o que me parece é que isto é mais um atirar areia para os olhos e no fim voltámos ao mesmo...

Salta o processo em tribunal e avançamos logo com a execução da hipoteca. Num caso normal tínhamos que os meter em tribunal, pedir penhora de bens, o tribunal tinha que ver se de facto a dívida existe (o sporting só para atrasar podia negar que a dívida existia), depois de provado tinha que fazer a relação de bens e executar a penhora. No fim, tudo ia parar neste ponto em caso de incumprimento. Assim que o tribunal dissesse que o sporting tinha que pagar, isso não significaria que o dinheiro entrava nas nossas contas a pronto no dia seguinte. O normal seria sempre ir para a execução da hipoteca de bens já que o sporting iria sempre dizer que não tinha 12M "à mão" para transferir. Nós saltamos vários passos nesse processo com este documento.

Mas, melhor ainda, em termos de consequências desportivas este documento é prova inequívoca da dívida. Reparem que o Mihaijlovic foi despedido em 2018 e só em Abril deste ano o Sporting foi intimado pela FIFA e UEFA a pagar os 3M. Demorou quase 2 anos. Com este documento na mão as decisões sobre consequências em termos de licenciamento na Liga e UEFA e sanções da FIFA podem ser tomadas imediatamente porque não é preciso provar que a dívida existe nem ouvir o sporting no processo. O documento é a prova que a dívida existe.

Ah, e está contemplada mais 1 multa de 1,2M caso o sporting falhe alguma tranche (para além da execução do documento junto do tribunal e das instâncias desportivas)

Percebo o que dizes, mas pergunto, porque raio é que então. sempre que vendemos alguém, em prestações ou não, não se assina um contrato de confissão de dívida?
Porque nem sempre estas a negociar com o sborting, simplesmente existe a credibilidade e honestidade das instituições para atestar alguma confiança ao negócio coisa que os viscondes não conseguem ter há largos anos daí a tal penalização e os juros acrescidos iniciais à transferencia do Amorim não foram para caso, o Braga já duvidava que eles cumprissem é a minha visão das coisas. Não é por acaso que já ninguém lhes vende sem garantias que recebe neste momento enquanto a outros clubes a facilidade de negócio é outra.

NightHawk

Não diretamente relacionado com a dívida mas sobre o clube em questão e os seus problemas financeiros:

A SAD do Sporting e o perdão de dívida que teve é referido pela auditora Deloitte como um dos casos sem explicação no que à decisão do BES e do Novo Banco de subscrever a emissão de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) efetuada pelo emblema de Alvalade. A auditora, sem referir o nome do Sporting, como deu conta o "Expresso", recorda que, em 2014, o Novo Banco subscreveu 24 milhões de euros (M€) em VMOC da Sporting SAD, no quadro de uma reestruturação de dívida do clube de Alvalade que também envolveu o banco BCP, outro dos maiores credores dos leões. A Deloitte defende que "estas reestruturações implicaram para o BES e Novo Banco a substituição de dívida por instrumentos convertíveis em capital, ficando numa posição desfavorável face a outros credores dos clientes que não tenham subscrito estes instrumentos". Diga-se que, em 2019, a Sporting SAD chegou a um novo acordo com o Novo Banco e o BCP para comprar a totalidade dos VMOC no respetivo prazo por um preço unitário de 30 cêntimos, num total de 40,5 M€, em vez dos 135 M€ que teria de desembolsar face às condições originais dos títulos, cujas emissões datam de 2011 e 2014.

Olho Vivo

A confissão de divida assegura juros e penalizações. Doutra forma,  possivelmente, esses montantes poderiam ser objeto de disputa jurídica. Presumo que assim, deixem de o ser. O Sporting reconhece dever, para além dos 10 milhões, juros e penalizações no valor de cerca de 2 milhões.

Enviado do meu ZTE BLADE A512 através do Tapatalk


PAF

Começar por dizer que ainda bem que não são os sócios (e em particular o pessoal aqui do forum que foram manifestando as suas opiniões) a gerir o clube.
Dito isto, o negócio para o Braga continua a cada dia que passa a ser melhor.
Obviamente que muito pessoal está-se a marimbar para o dinheiro e pensam na parte moral e que o Braga foi enganado, bla, bla, bla, para o negócio em causa isso vale zero, e para os tribunais isso vale zero e para a UEFA e FIFA vale zero. A parte moral não ia resolver nada, nem ia trazer dinheiro mais rápido, nem sequer ia ser pior para o Sporting.
Por isso o que o Braga fez olhando friamente para a situação e sabendo que não ia receber tudo já, foi de longe a melhor opção. O dinheiro vai acabar por recebe-lo a não ser que o Sporting acabe e vai recebe-lo com juros. Diria que em termos meramente financeiros ao Braga quanto mais tarde o Sporting pagar melhor. (se não receberemos e o Sporting fechar portas também não se perde nada)

PEDRØ XVI

Quote from: PAF on 09 de September de 2020, 12:35
o negócio para o Braga continua a cada dia que passa a ser melhor.
Então é melhor deixar andar, pode ser que daqui a 30 anos ainda fique melhor.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Profect_SCBraga

Quote from: PEDRØ XVI on 09 de September de 2020, 12:49
Quote from: PAF on 09 de September de 2020, 12:35
o negócio para o Braga continua a cada dia que passa a ser melhor.
Então é melhor deixar andar, pode ser que daqui a 30 anos ainda fique melhor.
Mesmo...
O Braga quer, os Ultras Sonham, a Conquista Nasce!


BL - Guerreiros das Minis


bstrider

Quote from: Diogo-scb on 09 de September de 2020, 12:50
Leiam só o negrito desta *****:

https://blogvisaodemercado.pt/2020/09/sporting-e-sc-braga-anunciam-que-chegaram-a-acordo-quanto-ao-pagamento-de-ruben-amorim/?fbclid=IwAR3RYssP_6wGDD_NC_34jvUHZBoyCIeS7w2xS06ddmY93LTltfGVsRLBrvc

VM vintage. Impagável...

Quantos comentários de braguistas encontram nesse post?? Pois... Devem ter censurado a maior parte... Já não tenho paciência para estes lagartos que se disfarçam de bloguistas...

joaobl03

Quote from: Bracarense on 09 de September de 2020, 11:10


Quote from: joaobl03 on 09 de September de 2020, 10:05
Aquilo que se lê neste tópico é a representação perfeita deste fórum. Dum processo incrivelmente mal gerido, em que o presidente passou a vida a atirar areia para os olhos dos associados, consegue-se arranjar uma alegada vitória para o grande líder. Uma cláusula de rescisão batida em que nada podíamos fazer, paga a 3 anos. É realmente caso único no mundo!

Ora diz lá como deveria ter sido feito e como seria objectivamente beneficiado o clube.

E como foram calculados esses 3 anos?

O grande problema aqui passou pela comunicação; todos queríamos saber mais do processo mas o segredo é a alma do negócio... No fim não vejo que tenhamos ficado a perder.

E não, não sou grande adepto do Salvador mas estou grato pelo que fez pelo clube e não são Pli's e afins que vão fazer melhor pelo clube.
Peço perdão pela imprecisão, são 2 e não 3 anos que vai ser liquidada. É mentira que o presidente afirmou que nada podia ter feito visto que a cláusula foi batida? Olhando para o histórico de incumprimento e para os contornos de "batota" que envolvem o negócio não deveria sequer ser necessária uma solução. Se queriam levar, pagavam os 10M a pronto e fim da história. Enquanto isso os viscondes gerem a belo prazer a situação e vão usando o dinheiro que deveria ser nosso para reforçar, e bem, a equipa e reforçar a sua competitividade para atacar a champions no próximo ano.
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

joaobl03

E mais, passam aqui a vida a defender a pluralidade de opiniões e blabla, mas se alguém tece algum tipo de crítica a um acto de gestão vêm logo falar do Pli. Mas é proibido por cá pensar pela própria cabeça e ter uma opinião discordante? É que se sim avisem que eu elimino a conta ao fim de tantos anos...
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

JR1287

Quote from: Olho Vivo on 09 de September de 2020, 12:32
A confissão de divida assegura juros e penalizações. Doutra forma,  possivelmente, esses montantes poderiam ser objeto de disputa jurídica. Presumo que assim, deixem de o ser. O Sporting reconhece dever, para além dos 10 milhões, juros e penalizações no valor de cerca de 2 milhões.

Enviado do meu ZTE BLADE A512 através do Tapatalk

E vale como título executivo, permitindo avançar a acção declarativa. Só isso vale 2 ou 3 anos. Se calhar ainda mais, porque a acção teria de ser em Lisboa.

Rondo

Quote from: bstrider on 09 de September de 2020, 12:56
Quote from: Diogo-scb on 09 de September de 2020, 12:50
Leiam só o negrito desta *****:

https://blogvisaodemercado.pt/2020/09/sporting-e-sc-braga-anunciam-que-chegaram-a-acordo-quanto-ao-pagamento-de-ruben-amorim/?fbclid=IwAR3RYssP_6wGDD_NC_34jvUHZBoyCIeS7w2xS06ddmY93LTltfGVsRLBrvc

VM vintage. Impagável...

Quantos comentários de braguistas encontram nesse post?? Pois... Devem ter censurado a maior parte... Já não tenho paciência para estes lagartos que se disfarçam de bloguistas...

Esses gajos são uns anormais com uma raiva ao Braga, nem disfarçam.
"100% de respeito e 0% de medo"

Enorme1921

Quote from: Rondo on 09 de September de 2020, 14:09
Quote from: bstrider on 09 de September de 2020, 12:56
Quote from: Diogo-scb on 09 de September de 2020, 12:50
Leiam só o negrito desta *****:

https://blogvisaodemercado.pt/2020/09/sporting-e-sc-braga-anunciam-que-chegaram-a-acordo-quanto-ao-pagamento-de-ruben-amorim/?fbclid=IwAR3RYssP_6wGDD_NC_34jvUHZBoyCIeS7w2xS06ddmY93LTltfGVsRLBrvc

VM vintage. Impagável...

Quantos comentários de braguistas encontram nesse post?? Pois... Devem ter censurado a maior parte... Já não tenho paciência para estes lagartos que se disfarçam de bloguistas...

Esses gajos são uns anormais com uma raiva ao Braga, nem disfarçam.

Permitam-me discordar da generalização. Apesar desse texto ser absolutamente ridículo (então o negrito...), não convém esquecer que o VM é um blog onde várias pessoas escrevem, sendo que a grande maioria até costuma ser "pro-Braga". Costumam dar-nos bastante tempo de antena e, por norma, a falar relativamente bem, ou, pelo menos, com um melhor tratamento que os meios tradicionais da comunicação social (jornais, TV, rádio, etc.). Lá está, claro que sendo um espaço onde várias pessoas escrevem, é natural que surja um ou outro artigo bastante fora, seja este a abordar o Braga, sejam até outros que nem metam o nosso clube ao barulho, mas regra geral até costumo apreciar o conteúdo deles. Não são perfeitos, mas fossem os meios tradicionais da comunicação social mais como eles, e estaríamos bem melhor.

AMartins

Quote from: bstrider on 09 de September de 2020, 12:56
Quote from: Diogo-scb on 09 de September de 2020, 12:50
Leiam só o negrito desta *****:

https://blogvisaodemercado.pt/2020/09/sporting-e-sc-braga-anunciam-que-chegaram-a-acordo-quanto-ao-pagamento-de-ruben-amorim/?fbclid=IwAR3RYssP_6wGDD_NC_34jvUHZBoyCIeS7w2xS06ddmY93LTltfGVsRLBrvc

VM vintage. Impagável...

Quantos comentários de braguistas encontram nesse post?? Pois... Devem ter censurado a maior parte... Já não tenho paciência para estes lagartos que se disfarçam de bloguistas...
Se o intuito é escapar a censura possivelmente mais vale irem para o reddit

Magicobraga20

Quote from: AMartins on 09 de September de 2020, 14:21
Quote from: bstrider on 09 de September de 2020, 12:56
Quote from: Diogo-scb on 09 de September de 2020, 12:50
Leiam só o negrito desta *****:

https://blogvisaodemercado.pt/2020/09/sporting-e-sc-braga-anunciam-que-chegaram-a-acordo-quanto-ao-pagamento-de-ruben-amorim/?fbclid=IwAR3RYssP_6wGDD_NC_34jvUHZBoyCIeS7w2xS06ddmY93LTltfGVsRLBrvc

VM vintage. Impagável...

Quantos comentários de braguistas encontram nesse post?? Pois... Devem ter censurado a maior parte... Já não tenho paciência para estes lagartos que se disfarçam de bloguistas...
Se o intuito é escapar a censura possivelmente mais vale irem para o reddit

Ja tinha revelado isto, eles mereciam todos os bracarenses uma msg pessoal a criticar as noticias em que rebaixam o braga e pedirem para serem mais jornalistas e menos clubistas

PAF

Quote from: PEDRØ XVI on 09 de September de 2020, 12:49
Quote from: PAF on 09 de September de 2020, 12:35
o negócio para o Braga continua a cada dia que passa a ser melhor.
Então é melhor deixar andar, pode ser que daqui a 30 anos ainda fique melhor.
Basta saberes fazer contas... (e aqui espero que o pessoal no geral seja bem melhor a fazer negócios na sua vida pessoal que aquilo que vão mostrando por aqui)
Se a divida se prolongar por 30 anos vai ser um dos melhores negócios da historia do futebol tendo em conta o valor dos juros que o Sporting está a pagar (em 6meses 10M€ deram 2milhões de euros de juros/penalizações...) Se me arranjarem um negócio destes avisem.  Se isto durar 30 anos todos os anos temos um jogador pago e a divida continua quase no mesmo valor. Na realidade foi o que aconteceu até agora... quanto é que o Sporting já pagou ao Braga e quanto ainda deve dos 10 milhões do acordo inicial, mais uma vez é só fazer as contas) Se o Sporting incumprir têm ainda mais 1,4 milhões de penalização e a divida continua quase nos 10 milhões (acrescendo 1,4milhões). A não ser que a empresa (no caso a SAD Sporting) feche portas, o Braga não tem nada a perder com estes atrasos, pelo contrário. (até pode ceder a dívida a outrem se assim entender, recebendo já o valor) O Sporting estará sempre pressionado pela divida e os problemas que a mesma poderá trazer, pelo que terá sempre que fazer acordo com o Braga seja em que termos for.