News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

tribunaexpresso.pt

"O dia pelo qual não nos cansámos de lutar chegou. Bom regresso às vossas casas!". Pedro Proença feliz com fim das restrições nos estádios

Presidente da Liga exulta com o regresso em pleno dos adeptos às bancadas. "Foi um longo e trabalhoso caminho, o que percorremos durante este último ano e meio, conjuntamente com as autoridades de saúde e a 'task force', para que, com segurança e de forma gradual, houvesse um regresso à normalidade nas bancadas", escreveu na sua página oficial de Facebook

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) assinalou a chegada do dia do regresso pleno dos adeptos aos estádios, na sequência da atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS), face à pandemia de covid-19.

"O dia pelo qual não nos cansámos de lutar, e no qual nunca deixámos de acreditar, chegou! É hora de abrirmos as portas dos estádios, sem limitações, a todos os adeptos! A LPFP trabalhou direta e incansavelmente com a DGS, desde o último conselho de ministros, para que este dia chegasse", escreveu Pedro Proença, na sua página no Facebook.

De acordo com a atualização da orientação da DGS 009/2021, recintos desportivos vão deixar de ter restrições de lotação, depois de terem acolhido um terço da capacidade desde 14 de junho e metade desde 26 de agosto.

Esta norma mantém a obrigatoriedade de certificado de vacinação contra a covid-19 e do uso de máscara, mas permite que "a ocupação dos lugares sentados pode ser em conformidade com a capacidade total licenciada do recinto".

"Foi um longo e trabalhoso caminho, o que percorremos durante este último ano e meio, conjuntamente com as autoridades de saúde e a 'task force', para que, com segurança e de forma gradual, houvesse um regresso à normalidade nas bancadas", prosseguiu Proença.

O líder da LPFP recorda a "luta de longos meses" dos clubes e das sociedades desportivas, tendo provado "capacidade de resiliência e adaptação às inúmeras adversidades".

"Sabemos, no entanto, que precisamos de ter bem presente que a pandemia ainda não terminou e a responsabilidade individual é cada vez mais importante. Temos a certeza de que, nessa altura, os nossos adeptos darão mais uma vez o exemplo e tudo correrá pelo melhor! Bom regresso às vossas casas!", rematou Proença.

em: https://tribunaexpresso.pt/futebol-nacional/2021-09-30-O-dia-pelo-qual-nao-nos-cansamos-de-lutar-chegou.-Bom-regresso-as-vossas-casas.-Pedro-Proenca-feliz-com-fim-das-restricoes-nos-estadios-5b0286de

Lipeste

Cidade Desportiva

Alteração | Datas jogos da formação


Gverreiro, os jogos da formação deste fim de semana sofreram alterações. Fica a conhecer os novos horários aqui.

Equipa B – O jogo frente ao Montalegre foi adiado para o dia 17 de outubro;

Sub-23 – O jogo frente ao Famalicão foi reagendado para as 11 horas do dia 2 de outubro, estando previamente marcado para as 15 horas do mesmo dia;

Sub-19 – O jogo frente ao Vitória SC foi reagendado para as 15 horas do dia 2 de outubro, estando previamente marcado para as 17h do mesmo dia.

Neste fim de semana os jogos da formação do SC Braga serão então os seguintes:

Sub-17 – Palmeiras FC vs SC Braga | 01/10 | 18H00;

Sub-23 – FC Famalicão vs SC Braga | 02/10 | 11H00;

Sub-19 – SC Braga vs Vitória SC | 02/10 | 15H00;

Sub-15 – Gil Vicente FC vs SC Braga | 03/10 | 11H00.

Contamos com o vosso apoio!

em:
https://scbraga.pt/alteracao-datas-jogos-da-formacao/

Lipeste

scbraga.pt

Abel Ruiz convocado para os Sub-21 de Espanha

Abel Ruiz está convocado por Luís De la Fuente para representar a Seleção Espanhola de Sub-21 na Fase Qualificação para o Campeonato da Europa 2023. 

A seleção espanhola irá enfrentar a Eslováquia (8 de outubro) e a Irlanda do Norte (12 de outubro) nesta fase da competição. 

Abel Ruiz continua, assim, no leque de opções da 'La Roja' para mais uma importante jornada internacional. 

em: https://scbraga.pt/abel-ruiz-convocado-para-os-sub-21-de-espanha/


Lipeste

zerozero.pt

Caros dinamarqueses, apresentamos o vira minhoto

Era urgente a reação. Deixar fugir todos os pontos na Sérvia e deixar fugir a vitória nos Açores foram sintomas de um SC Braga a viver um arranque de época tremido, em processo de redescoberta de si mesmo. Não, não está tudo bem de um dia para o outro, mas três pontos em casa contra o Midtjylland permitem encarar de outra forma o que resta da fase de grupos da Liga Europa.

A equipa de Carlos Carvalhal voltou a ameaçar desiludir, passou por 45 minutos que terminaram com desvantagem no marcador e com nova demonstração de falta de imaginação ofensiva, além de um penálti desperdiçado, mas a reação para lá do intervalo, tanto do banco como dentro das quatro linhas, deu aos minhotos a reviravolta com três golos, dois de Galeno e um de Ricardo Horta.

O bom de ser inconstante nos resultados... é que para o ser também há que ganhar (bem), como aconteceu esta noite.

Ameaça de castigo capital

Duas equipas com identidades táticas semelhantes, início de um construção a três de um lado e do outro, um SC Braga que quis levar ainda mais longe a inovação: arrancou sem ponta-de-lança, porque já não havia Abel Ruiz entre os disponíveis e Mario González não foi chamado a jogo para o primeiro tempo. Chiquinho, Ricardo Horta e Lucas Piazón formavam a frente de ataque móvel, com trocas de posição constantes, a profundidade flanco fora estava a cargo de Galeno e Yan Couto.

Em certos aspetos, o SC Braga começava por repetir pecados recentes, em particular no ataque, onde a imaginação começou por faltar. E também na defesa, porque tal como na Sérvia um penálti por inteiro desnecessário complicou a vida aos minhotos. Diogo Leite esticou a perna e derrubou Isaksen, apitou para a marca de grande penalidade a francesa Stéphanie Frappart (os tabus do futebol masculino vão-se esfumando passo a passo). Com o número 10 estampado nas costas, ilustrativo da importância que tem neste Midtjylland, Evander bateu Matheus com toda a calma do mundo.

Menos calma poderá ter tido Ricardo Horta... ou foi mérito total de Ólafsson? O guardião dos dinamarqueses travou Galeno em falta para penálti, mas travou o remate do capitão arsenalista e permitiu aos visitantes segurarem a vantagem até ao intervalo, baixando as linhas no momento de maior ímpeto ofensivo do SC Braga e expondo por algum tempo as recentes dificuldades minhotas em descobrir soluções contra um bloco recuado.

Intervalo mudou tudo

Nos onze que estavam em campo mudaram dois nomes. Francisco Moura e Mario González saltaram para o terreno de imediato, saíram Sequeira e André Castro. Carvalhal não escondia a vontade de dar mais soluções atacantes colocando um lateral de clara propensão ofensiva e a tal referência do ataque que não havia de início.

A mensagem passou à equipa, a reação foi veloz. E tão veloz é Galeno... seria a figura do jogo, começando por converter uma grande penalidade depois de falta sobre Mario González. Se Ricardo Horta tinha falhado, Galeno não tremeu na hora da verdade. Quanto a Horta, teria oportunidade de redenção, bem aproveitada: numa jogada com muita intensidade nos passes, Mario González fez uma assistência de forma aparentemente acidental e o capitão consumou a reviravolta.

Ainda houve um outro susto, até porque Evander é mesmo jogador... mas mostrou-se Matheus, os minhotos lidaram com as ameaças e, depois de verem o Midtjylland ficar reduzido a dez por expulsão de Juninho ainda conseguiram a machadada final nos lobos. Galeno, claro, a estrela da noite.









em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=337816

Lipeste

zerozero.pt

Motor com pontaria ou goleador com bateria?

Os destaques da vitória do SC Braga sobre os dinamarqueses do Midtjylland, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa.

Quem o viu durante a primeira parte, após 45 minutos dos quais o SC Braga saiu a perder, já o tinha em conta como potencial homem do jogo. Galeno simplesmente não consegue parar de correr, com e sem bola. É uma locomotiva na faixa esquerda, em sprint desde o minuto 1 até ao 90+5, mas com um certo flair que raramente se exibe num jogador tão diferenciado a nível físico. Foi a partir dele que surgiram quase todos os lances de perigo, num jogo em que os golos quase passam para segundo plano. Enorme!

O SC Braga venceu merecidamente, com uma reviravolta suada, mas ninguém pode tirar mérito a Matheus Magalhães num jogo como este. Não defendeu uma grande penalidade, ao contrário do guardião adversário, ainda assim fez uma exibição muito mais notável do que o islandês. Quantas defesas acumulou? Poucas. Mas foram inúmeras as vezes em que adversários se isolaram na grande área e, sem sequer ter tempo de rematar, viram Matheus, felino, a sair da baliza e roubar a bola. Coisas que não aparecem nas estatísticas, mas que valem pontos.

Mario González destacou-se como goleador em Tondela antes de trocar o Villarreal pelo SC Braga, mas essa é uma característica que ainda não revelou no novo clube. Sem golos em seu nome, Carlos Carvalhal pediu ao avançado que se soltasse e desse pedido colheu uma exibição muito completa na Europa. Entrou ao intervalo e assistiu duas vezes: a primeira foi provavelmente sem querer, mas a segunda assistência mostra um avançado que não está com pressa para marcar, optando por servir o bis de Galeno. 

Se Evander não está no radar dos maiores clubes de Portugal, então certamente devia. Este jovem brasileiro já vai na quarta temporada como figura no Midtjylland e este ano está a revelar uma nova faceta: a de um médio mais completo, composto, e capaz de operar num meio campo a dois, em oposição aos anos anteriores em que era o mais atacante de um trio. Esta noite marcou de grande penalidade, mas houve outras dezenas de outros momentos em que mostrou a sua classe.

Não foi uma boa noite para Diogo Leite, que completou noventa minutos sem nunca apagar a má imagem que deixou durante os primeiros 45 minutos. Entre duelos perdidos e bolas perdidas, foi uma grande penalidade em que tentou fazer um corte quando nem tinha a bola no ângulo de visão. Mostrou imaturidade, mas tem qualidade e personalidade para fazer uma exibição contrastante já no próximo jogo.

Se a segunda parte foi aquela em que o SC Braga roubou o jogo, então muito se deve à queda de Juninho, o defesa central brasileiro que operou no lado esquerdo do trio dinamarquês. Ao nono minuto do segundo tempo viu um cartão amarelo por uma falta desnecessária sobre Mario González, que deu o 1x1 à equipa da casa. Meia hora depois, já a perder, ditou o destino do jogo quando viu o cartão vermelho (direto) por uma falta dura sobre Iuri Medeiros, que tinha espaço para ir para a baliza, mas não tinha a vantagem em velocidade.

Yan Couto nem fez uma exibição espetacular frente ao Midtjylland, mas foi nesta faixa esquerda do clube dinamarquês que todos os lances foram para morrer... e Paulinho foi o coveiro. Quase três dezenas de bolas perdidas (29 - sim, fomos confirmar), uma panóplia de passes falhados e uma notável falta de força e vontade nos duelos. Foi o pior em campo por uma larga margem, e nem era ele o lateral com a tarefa mais difícil pela frente.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=337834

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga Europa: SC Braga-Midtjylland, 3-1 (crónica)

Cambalhota com Galeno a dobrar e redenção de Horta

Ricardo Jorge Castro

O Sporting de Braga somou os três primeiros pontos na fase de grupos da Liga Europa, com uma vitória suada e difícil ante o Midtjylland (3-1), num jogo com três grandes penalidades, redenção de Ricardo Horta - deu a cambalhota no marcador depois de ter desperdiçado um penálti - e bis de Galeno, que guardou a tranquilidade para o último lance.

Evander deu vantagem aos dinamarqueses de penálti (19m), Galeno respondeu de igual forma ao minuto 55 e Horta, na sequência de um lance quase às três tabelas, soltou a garra dos minhotos na Pedreira (62m), antes do 3-1 a fechar. Triunfo fundamental depois da derrota na Sérvia.

Fundamental, mas não só. Foi também difícil, frente ao vice-campeão da Dinamarca, que não facilitou a vida aos homens de Carlos Carvalhal.

A estrutura de três centrais que Bo Henriksen tem vindo a apresentar, com Paulinho e Andersson a descerem para formar uma linha de cinco na missão defensiva, aliada à qualidade de Evander no miolo e da velocidade de Gustav Isaksen na ala direita, incomodaram um SC Braga que surgiu ligeiramente distinto do habitual.

Sem o lesionado Abel Ruiz, Carvalhal deixou Mario González no banco e colocou Ricardo Horta e Chiquinho, apoiados por Piazon e Galeno nas alas, como homens mais ofensivos e móveis na frente. Lá atrás, voltou aos dois centrais.

Mas, apesar da superioridade na primeira parte – mais remates, mais bola e mais passes – nem tudo correu bem ao SC Braga. O Midtjylland mostrou que estava no Minho para somar e, depois de um aviso de Isaksen para grande defesa de Matheus (3m), marcou de penálti por Evander, após falta de Diogo Leite sobre Isaksen (19m).

O SC Braga não tremeu com o golo, mas tanto deixava a ideia que podia empatar, como de um momento para o outro sofrer novo revés. Exemplos disso foram um remate de Galeno que quase dava um golaço (31m), como, logo a seguir, uma mancha enorme de Matheus a Isaksen (32m).

O empate nunca esteve tão perto como aos 35 minutos, mas no SC Braga cheirava a desperdício. Galeno não concluiu uma jogada de um para quatro, ganhou penálti, mas Olafsson fez a mancha a Ricardo Horta e os bracarenses foram para o descanso a pensar em como dar a volta ao texto.

Carvalhal não esperou mais e deixou Sequeira e Castro no banho, lançando Francisco Moura e Mario González, o que fez recuar Chiquinho para o lado de Al Musrati e Horta ficar no apoio ao espanhol. As mudanças foram importantes.

O SC Braga, apesar de alguns calafrios na primeira parte, não perdeu a intensidade e a raça de procurar o golo e foi feliz. Aos 55 minutos, a árbitra Stéphanie Frappart foi ao VAR confirmar uma falta para penálti sobre Mario González – há toque de Juninho – e Galeno fez o 1-1 (55m).

Sete minutos bastaram e, com alguma felicidade à mistura, o remate de Chiquinho bateu caprichosamente em Mario González e sobrou para Ricardo Horta atirar a contar. Redenção do capitão, que sairia ovacionado ao ser substituído.

A única contrariedade para o SC Braga foi mesmo a saída por lesão de Al Musrati, antes de Matheus ser decisivo a completar um punhado de manchas na reta final para evitar o 2-2. Pelo meio, Francisco Moura ficou perto de um golaço, mas o 3-1 surgiria mesmo como cereja no topo do bolo: Galeno sentenciou com o bis a passe de Mario González, no quinto e último minuto de compensação.

em: https://maisfutebol.iol.pt/galeno/jogos-hoje/liga-europa-sp-braga-midtjylland-3-1-cronica

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga Europa: SC  Braga-Midtjylland, 3-1 (destaques)

Galeno decisivo no desfecho

Ricardo Jorge Castro

FIGURA: Galeno

É veloz, galga metros e a equipa para a frente, mas ao mesmo tempo é perdulário quando pode definir melhor. Ainda assim, foi, no marcador, o homem mais importante para o triunfo do SC Braga ante o Midtjylland. Podia ter marcado na falta que ganha para o penálti desperdiçado por Ricardo Horta, mas haveria de materializar em golo o segundo castigo máximo dos minhotos, antes de assinar o golo da tranquilidade (3-1) no derradeiro lance do encontro.

MOMENTO: cambalhota às três tabelas para o 2-1 (62m)

O Sporting de Braga chegou ao golo da vantagem aos 62 minutos num lance meio às três tabelas. Chiquinho rematou em zona frontal e a bola, depois de bater involuntariamente em Mario González, que não conseguiu dominar, sobrou para o remate certeiro de Ricardo Horta. O extremo soltou depois a festa que adiara no penálti que viu Olafsson defender na primeira parte.

OUTROS DESTAQUES

Evander:
desde cedo se viu em Braga que o médio brasileiro de 23 anos tem toque de bola. O jogador formado no Vasco da Gama, nos dinamarqueses desde 2018, bateu com calma o penálti que deu vantagem ao Midtjylland e foi dos homens que mais critério e qualidade teve com bola no pé, levando a equipa de Bo Henriksen para a frente.

Gustav Isaksen: fica a ideia, não só por este jogo, mas também pelo que tem feito no Midtjylland (30 jogos e três golos em 2020/2021, na primeira época absoluta de sénior), que o jovem extremo de 20 anos vai ser um dos nomes a ter em conta no futuro breve do futebol dinamarquês. Esteve no Europeu sub-21 e, em Braga, foi um dos que mais dores de cabeça deu à defensiva minhota. Ganhou a falta para penálti que Evander transformou em golo e a sua velocidade redobrou trabalhos a Sequeira e Diogo Leite, e mais tarde a Francisco Moura.

Ricardo Horta: redenção total no 2-1 que dá a reviravolta aos bracarenses, depois de ter permitido uma defesa a Olafsson na grande penalidade que podia ter dado o empate na primeira parte. É uma alma da equipa de Carlos Carvalhal e um poço de crença em prol da equipa. Esta noite, foi também decisivo para os primeiros três pontos na fase de grupos da Liga Europa.

Matheus: com o passar do tempo revelou-se importantíssimo a segurar a vantagem do Sporting de Braga. Não só aí mas antes, foi corajoso e eficaz com várias saídas da pequena área para negar conclusões de lances aos homens do Midtjylland.

Al Musrati: deu equilíbrio ao meio campo e na saída de bola do SC Braga para a frente e acabou ovacionado pelos adeptos aos 72 minutos, aquando da sua saída por lesão.

em: https://maisfutebol.iol.pt/galeno/jogos-hoje/liga-europa-sp-braga-midtjylland-3-1-destaques

Lipeste

Atenção, SC Braga: Estrela Vermelha vence na Bulgária e lidera

Portugueses Josué Sá e Claude Gonçalves foram titulares no Ludogorets


Depois do triunfo caseiro sobre o SC Braga, na ronda inaugural da Liga Europa, o Estrela Vermelha foi à Bulgária vencer o Ludogorets por 1-0.

Kanga marcou o único golo do encontro, ao minuto 64.

O Ludogorets ficou reduzido a dez elementos, ao minuto 77, já que Cicinho viu o segundo cartão amarelo.

Os portugueses Josué Sá e Claude Gonçalves foram titulares na equipa búlgara, sendo que o central saiu ao minuto 71.

Com este resultado o Estrela Vermelha passa a somar seis pontos e lidera o grupo. O Ludogorets continua com um, e por isso está agora atrás do SC Braga e em igualdade com o Midtjylland

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/ludogorets/atencao-sp-braga-estrela-vermelha-vence-na-bulgaria-e-lidera

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«Durante algumas partes do jogo conseguimos encostar o SC Braga»

Liga Europa: SC  Braga-Midtjylland, 3-1 (reportagem)

Ricardo Jorge Castro

Declarações do treinador do Midtjylland, Bo Henriksen, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota por 3-1 ante o Sp. Braga, em jogo da segunda jornada da Liga Europa:

«Claro que é desapontante não sair com pontos, estivemos em vantagem durante um bom período, mas os jogadores estiveram bem, criaram ocasiões. Obviamente que podíamos ter tirado algo deste jogo. Podíamos ter marcado mais golos, é desapontante. Sentimo-nos tristes. Porém, devemos destacar que o Sp. Braga é uma boa equipa. Demos tudo, não foi possível e temos de olhar já para o próximo jogo.»

«Penso que eles têm uma boa equipa, não destaco nenhum jogador em específico. Sabíamos quem tínhamos pela frente. Têm jogadores de qualidade, um bom coletivo. Durante algumas partes do jogo conseguimos encostar o SC Braga e fizemos o nosso melhor.»

[Se Kraev, ex-Famalicão e Gil Vicente, pode sair em janeiro:] «Ele é um bom jogador. Esteve lesionado na pré-época, está a voltar à forma dele. Temos de ver, não estou muito certo do que vai acontecer. Tem de trabalhar. Tem de mostrar o quão bom é e é mais ou menos isto. Vamos ver.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/midtjylland/durante-algumas-partes-do-jogo-conseguimos-encostar-o-sp-braga

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Carvalhal: «Mario González respondeu bem, foi picado por mim»

Liga Europa: SC  Braga-Midtjylland, 3-1 (reportagem)

Ricardo Jorge Castro

Declarações do treinador do SC Braga, Carlos Carvalhal, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a vitória por 3-1 ante o Midtjylland, em jogo da segunda jornada da Liga Europa:

«Dedicar esta vitória aos adeptos, proporcionaram uma noite tranquila, de apoio constante e foram importantes para a vitória. Também aos meus jogadores, foram bravos e guerreiros, dentro do espírito a que habituámos os adeptos.»

«Vitória de muita crença, espírito de sacrifício contra uma equipa difícil, que quando ataca, ataca com muitos jogadores e cria dificuldades. Depois, sofre um ou outro desequilíbrio e tentámos aproveitar. Creio que foi uma vitória justa com um adversário difícil.»

[Primeira parte:] «Eu creio que não estávamos mal no jogo. Estávamos competitivos. Tivemos a grande penalidade. Estávamos consistentes, seguros. Na segunda parte, houve retificação de algum posicionamento, nomeadamente na entrada do Moura, que começou a receber bolas mais à frente. O Mario aceitou e respondeu bem ao repto que lancei esta semana. Não tenho a certeza se, se jogasse de início, se iria ter este rendimento. Foi picado por mim, às vezes as coisas resultam, outras vezes não.»

[Estádios cheios:] «Queremos estádios com mais gente. Boa notícia. Voltamos à quase normalidade, é uma satisfação grande. Futebol sem adeptos não faz sentido.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/carlos-carvalhal/carvalhal-mario-gonzalez-respondeu-bem-foi-picado-por-mim

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Carvalhal: «Musrati e Ricardo Horta são recuperáveis»

Liga Europa: SC Braga-Midtjylland, 3-1 (reportagem)

Ricardo Jorge Castro

Declarações do treinador do SC Braga, Carlos Carvalhal, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a vitória por 3-1 ante o Midtjylland, em jogo da segunda jornada da Liga Europa:

[Sobre as substituições de Al Musrati e Ricardo Horta:] «Acho que são recuperáveis [ndr: para o próximo jogo, com o Boavista]. Alguma fadiga acumulada. Salvo erro, tivemos cinco jogadores acima dos 11 quilómetros no jogo o Santa Clara, num campo pesado. São níveis altíssimos, evidentemente que mesmo com este afastamento de dias, num campo pesado, correr 11 quilómetros deixa algumas marcas e é natural que um ou outro, particularmente esses, tenham alguma fadiga acumulada e saíram mais por precaução do que por outra coisa qualquer.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/carlos-carvalhal/carvalhal-musrati-e-ricardo-horta-sao-recuperaveis

Lipeste

bancada.pt

SC Braga vence Midtjylland e conquista primeira vitória na Liga Europa

Triunfo por 3-1 vale a subida ao segundo lugar


O Sporting de Braga venceu hoje por 3-1 o Midtjylland, na segunda jornada do grupo da Liga Europa de futebol, num jogo em que esteve a perder e em que houve três grandes penalidades.

Os líderes do campeonato dinamarquês marcaram primeiro, por Evander, de penálti (19 minutos), tendo empatado o Sporting de Braga por Galeno, igualmente de grande penalidade (55), já depois dos minhotos terem falhado o primeiro castigo máximo (35), por Ricardo Horta, que se redimiu com segundo golo (62). Galeno 'bisou' na última jogada da partida (90+5).

Ainda não foi desta que Mario González marcou (continua em branco ao cabo de 10 jogos), mas o ponta-de-lança espanhol, que começou no banco, acabou por ser decisivo no jogo ao 'estar' nos três golos dos bracarenses.

O Sporting de Braga fez valer a reação do início da segunda parte, mas a exibição ainda não convenceu. Já o Midtjylland vendeu 'cara' a derrota e, mesmo em inferioridade numérica nos últimos minutos, criou muito perigo e esteve perto de empatar.

Carlos Carvalhal fez quatro alterações em relação ao 'onze' que iniciou o último jogo (Santa Clara, 1-1), promovendo Yan Couto, Castro (estreia a titular), Piazon e Chiquinho.

O treinador dos 'arsenalistas' prescindiu de um ponta-de-lança mais fixo, deixando no banco Mario González e Vítor Oliveira e optando pelos mais móveis Chiquinho e Ricardo Horta a aparecerem na posição '9'.

Logo aos três minutos, Isaksen fugiu pela esquerda e já na área rematou forte, mas Matheus, bem colocado, defendeu para canto. O primeiro golo surgiu depois de Diogo Leite ter feito falta sobre Isaksen – Evander cobrou o penálti com eficácia (19).

O Sporting de Braga tinha dificuldades em encontrar-se e só um remate em arco de Galeno criou perigo, aos 31 minutos. Logo a seguir, e depois de um canto a favor do Midtjylland, um contra-ataque muito rápido pôs Galeno diante do guardião contrário, que o derrubou, mas na conversão da grande penalidade, Ricardo Horta permitiu a defesa de Olaffson (35).

Carlos Carvalhal mexeu logo após o intervalo, apostando em Moura e Mario González que, cedo na segunda parte, arrancou uma grande penalidade e, desta vez, Galeno não falhou, restabelecendo o empate (55).

Brumado ainda rematou com perigo às malhas laterais (56), mas seriam os minhotos a fazerem a reviravolta no marcador.

Chiquinho rematou de fora da área contra Mario González, mas o toque inadvertido do avançado espanhol acabou por ser uma assistência perfeita para Ricardo Horta surgir a 'fuzilar' a baliza (62).

Lucas Mineiro foi lançado para o lugar de Al Musrati, tocado, e o Sporting de Braga voltou a não conseguir defender mais à frente quando em vantagem, como Carvalhal pedira na véspera, numa alusão ao empate concedido com o Santa Clara, para o campeonato (1-1).

O Midtjylland reagiu e 'cheirou' o empate em duas ou três ocasiões, uma delas já em período de descontos: valeu Paulo Oliveira e, sobretudo, a rapidez de Matheus a sair da baliza.

O Sporting de Braga jogou os últimos 11 minutos com mais um jogador por expulsão direta de Juninho e, com o Midtjylland 'partido', quase marcou por Moura (86) e Iuri Medeiros (87), mas seria Galeno, após assistência de Mario González, a ter só que encostar e a sentenciar o resultado (90+5).

Resultado

Sporting de Braga - Midtjylland, 3-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Evander, 19 minutos (grande penalidade).

1-1, Galeno, 55 minutos (grande penalidade).

2-1, Ricardo Horta, 62.

3-1, Galeno, 90+5.

Equipas:

- Sporting de Braga:
Matheus, Paulo Oliveira, Diogo Leite, Sequeira (Moura, 46), Yan Couto, Castro (Mario González, 46), Al Musrati (Lucas Mineiro, 72), Galeno, Piazon (Iuri Medeiros, 61), Ricardo Horta (André Horta, 82) e Chiquinho.

(Suplentes: Tiago Sá, Lucas Hornicek, Fabiano, Bruno Rodrigues, Moura, Gorby, Lucas Mineiro, André Horta, Roger Fernandes, Iuri Medeiros, Vítor Oliveira e Mario González).

Treinador: Carlos Carvalhal.

- Midtjylland: Elias Olafsson, Henrik Dalsgaard, Erik Sviatchenko, Juninho, Joel Andersson, Raphael Nwadike (Jens-Lys Cajuste, 71), Evander, Paulinho, Gustav Isaksen (Marrony, 71), Pione Sisto (Victor Lind, 79) e Júnior Brumado.

(Suplentes: Jonas Lossi, Jared Thompson, Dion Cools, Daniel Hoegh, Awer Mabil, Bozhidar Kraev, Charles, Marrony, Jens-Lys Cajuste, Nicolas Dyhr, Hosine Bility e Victor Lind)

Treinador: Bo Henriksen.

Árbitra: Stéphanie Frappart (França).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Diogo Leite (18), Tiago Sá (23), Erik Sviatchenko (27), Elias Olafsson (33), Juninho (54), Evander (80), Paulo Oliveira (89). Cartão vermelho direto para Juninho (84).

Assistência: 5.449 espetadores.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-vence-midtjylland-e-conquista-primeira-vitoria-na-liga-europa

Lipeste

desporto.sapo.pt

SC Braga consegue os primeiros três pontos na Liga Europa

A equipa portuguesa, a única em prova, venceu por 3-1 os dinamarqueses do Midtjylland..

O SC Braga esteve a perder com o Midtjylland desde os 19 minutos, mas conseguiu dar a volta ao resultado no segundo tempo e sair vitorioso, esta quinta-feira, do encontro da segunda jornada do Grupo F da Liga Europa, disputado na capital minhota.

Depois de um desaire na estreia, em Belgrado, perante o Estrela Vermelha (2-1), o SC Braga conseguiu vencer o atual líder do campeonato dinamarquês e vice-campeão da última temporada no seu país por 3-1.

No Estádio Municipal de Braga, Evander adiantou os dinamarqueses, aos 19 minutos, de grande penalidade, mas Galeno (aos 55, de penálti, e aos 90+5) e Ricardo Horta (62), que tinha desperdiçado uma grande penalidade na primeira parte, consumaram a reviravolta.

Com este triunfo, o Sporting de Braga subiu à vice-liderança do agrupamento, com três pontos, a três dos sérvios do Estrela Vermelha, que hoje venceram por 1-0 o Ludogorets, que, tal como o Midtjylland, soma um ponto.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/sc-braga-consegue-os-primeiros-tres-pontos-na-liga-europa

Lipeste

bolanarede.pt

SC Braga 3-1 FC Midtjylland: Cambalhota no marcador com bis de Galeno

A CRÓNICA: E TUDO UM PENÁLTI FALHADO TROUXE...


Uma primeira parte que fica marcada pelos penáltis assinalados a favor de ambas as equipas, sendo o primeiro a abertura do marcador Evander com a primeira oportunidade para a equipa visitante que converte a falta de Diogo Leite no primeiro golo nesta noite europeia. Ainda no decorrer da primeira parte, Olafsson atira Galeno ao chão, após uma entrada rasteira bastante agressiva e a decisão estava tomada e confirmada pelo VAR: era penalti para o SC Braga. Ricardo Horta tenta encher o pé com o segundo golo da partida, mas o guarda-redes adversário facilmente defende a tentativa.

É apenas nos segundos 45 minutos da noite europeia que o SC Braga começa a aquecer o ambiente, Galeno converte o segundo penalti num golo de esperança para os bracarenses, após rematar para um lado e o guarda-redes optar pela direção oposta. É apenas alguns minutos depois deste sucedido que Ricardo Horta recebe um belíssimo passe que o coloca cara a cara com Olafsson, sem vacilar, o avançado português coloca a bolo no sítio onde pertence – no fundo das redes da baliza.

Para piorar a situação dos dinamarqueses, Juninho acaba por ver o vermelho direto, após uma entrada perigosa no adversário, sendo obrigado a abandonar o relvado antes do tempo regulamentar.

A noite europeia continua e as tentativas da equipa de Carlos Carvalhal alargar a vantagem também! É nos últimos minutos que o recém-entrado, Mario Gonzalez, coloca a bola em Galeno que marca um golo simples e eficaz, fazendo o 3-1 na pedreira.

Stephanie Frappart assinala o final do jogo apenas um minuto depois deste golo e o SC Braga agradece a Galeno o segundo lugar no Grupo F com três pontos de diferença do primeiro classificado, Estrela Vermelha.

A FIGURA

Galeno – O brasileiro não hesitou sempre que foi chamado a serviço e tirou a equipa da desvantagem com o golo de penálti. Após este momento, mostrou a sua liderança dentro do campo e não facilitou o trabalho aos defesas do Midjylland, acabando por bisar na frente, por mérito do trabalho excelente de Mario Gonzalez. O menino do SC Braga continua a dar cartas na Liga Europa!

O FORA DE JOGO

https://twitter.com/ProximaJornada1/status/1443661559318945793?s=15

Penálti falhado por Ricardo Horta – O penálti falhado pelo avançado português colocou o SC Braga numa posição complicado no decorrer da primeira parte. Uma tarefa complicada, era de esperar mais do capitão dos bracarenses, mas a equipa (felizmente) conseguiu superar e Ricardo Horta redime-se com o trabalho realizado ao longo da partida e, em especial, no segundo golo.

ANÁLISE TÁTICA – SC BRAGA

Carlos Carvalhal apresentou-se nesta noite de Europa com um 4-3-3, mantendo Matheus à baliza (como já é hábito do técnico português). Diogo Leite e Paulo Oliveira foram a dupla de centrais que marcaram presença em campo, acompanhados por Sequeira e Yan Couto nas laterais. Chiquinho, Al Musrati e André Castro asseguraram o meio-campo bracarense. Piazon e Horta permaneceram-se no 11 inicial, em semelhança ao último jogo frente ao Estrela Vermelha, mas, desta vez, Galeno assegurou a titularidade frente à opção de Alan Ruiz (escolhido no último jogo da Liga Europa).

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Matheus (8)

Yan Couto (5)

Paulo Oliveira (7)

Diogo Leite (4)

Sequeira (5)

André Castro (4)

Chiquinho (5)

Al Musrati (5)

Ricardo Horta (6)

Piazon (5)

Galeno (9)

SUBSTITUIÇÕES

Francisco Moura (6)

Gonzalez (7)

Iuri Medeiros (4)

Lucas Mineiro (4)

André Horta (-)

ANÁLISE TÁTICA – FC MIDJYLLAND

O técnico Henriksen optou por uma abordagem um pouco mais diferente, com um 3-4-3 dando desta forma mais apoio no meio-campo ao invés da defesa. Contando com Olafsson na baliza, à semelhança do habitual, Juninho, Sviatchenko e Dalsgaard asseguram a parte mais defensiva da equipa dinamarquesa. Paulinho, Evander, Onyedika e Andersson são os homens escolhidos para liderar o meio-campo. Junior Brumado, Sisto e Isaksen são o trio escolhido para enfrentar ofensivamente o SC Barga de Carlos Carvalhal.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Olafsson (4)

Juninho (5)

Sviatchenko (5)

Dalsgaard (6)

Paulinho (5)

Evander (6)

Onyedika (4)

Andersson (6)

Junior Brumado (6)

Sisto (5)

Isaksen (5)

SUBSTITUIÇÕES

Marrony (6)

Cajuste (5)

Lind (-)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SC Braga


Não foi possível colocar questões ao técnico do SC Braga, Carlos Carvalhal.

FC Midtjylland

Não foi possível colocar questões ao técnico do FC Midtjylland, Henriksen.


em:
https://bolanarede.pt/internacional/ligaeuropa/sc-braga-3-1-fc-midtjylland

Lipeste

comumonline.com

SC Braga vence na receção ao FC Midtjylland com uma reviravolta

Wanderson Galeno foi a figura do jogo


O SC Braga venceu na receção ao FC Midtjylland por 3-1. O jogo contou para a segunda ronda do grupo F da fase de grupos da Liga Europa. Galeno foi o homem do jogo com dois golos marcados.

O jogo começou com um lance de perigo por parte do Midtjylland. No primeiro minuto, Gustav Isaksen recebeu um passe a rasgar a defesa e rematou forte para a defesa de Matheus. Depois deste susto, o Braga tomou conta do jogo e, aos 11 minutos, Galeno rematou cruzado para uma boa defesa de Elías Rafn Ólafsson. Aos 18 minutos, Diogo Leite cometeu falta para castigo máximo. Na conversão, Evander não vacilou e fez o 1-0.

Na resposta, os arsenalistas procuraram chegar à área dinamarquesa mais rapidamente e remataram mais. Aos 31 minutos, Galeno rematou colocado ao segundo poste e a bola saiu a rasar o poste esquerdo dos visitantes. No minuto 33, Galeno caiu na área e foi assinalado penalti, na conversão, Ricardo Horta permitiu uma defesa incompleta ao guardião islandês e um alívio para conto por parte da defesa do campeão dinamarquês. Na sequência do canto, André Castro rematou sem perigo. Ao intervalo, registava-se o 1-0 para os nórdicos.

A segunda parte começou com um penalti assinalado a favor dos minhotos. No minuto 55, Mário Gonzalez, substituído ao intervalo, foi carregado em falta dentro da área. Na conversão, Galeno atirou para longe do guarda redes da formação nórdica.

À passagem pela hora de jogo, o Braga operou a reviravolta. Ricardo Horta recebeu o passe de Mário Gonzalez e fuzilou a baliza forasteira. Aos 88 minutos, Iuri Medeiros rematou colocado, mas a bola saiu perto da baliza de Elías Rafn Ólafsson. No fim da compensação, a turma de Carlos Carvalhal fechou o resultado, num contra ataque finalizado por Galeno.

Com esta vitória, o SC Braga conquista os primeiros três pontos na fase de grupos da Liga Europa e sobe ao segundo lugar do grupo F. No próximo jogo, os bracarenses recebem o Boavista, na oitava jornada da Liga Bwin. O encontro está marcado para este domingo, pelas 20h30.

em: http://www.comumonline.com/2021/09/sc-braga-vence-na-rececao-ao-fc-midtjylland-com-uma-reviravolta/

Lipeste

abola.pt

SC Braga vence Midtylland com reviravolta (Liga Europa)

Foi custosa a primeira vitória do SC Braga na presente edição da Liga Europa. Depois da derrota em Belgrado há duas semanas (1-2), a equipa de Carlos Carvalhal esteve também em desvantagem no marcador na receção desta quinta-feira aos dinamarqueses do Midtylland. Na segunda parte, porém, Galeno e Ricardo Horta deram a volta ao marcador, valendo triunfo por 3-1.

Pelo meio, os bracarenses desperdiçaram ainda outra grande penalidade, por Ricardo Horta, aos 35 minutos, já depois do Midtylland ter também marcado da marca dos 11 metros, após falta cometida por Diogo Leite.

A partida ficou também marcada por a saída, devido a lesão, de Al Musrati, aos 72 minutos, assim como pela expulsão de Juninho, aos 84', por falta dura sobre Iuri Medeiros. Disso se aproveitaram os guerreiros para fechar o marcador, com Galeno a bisar já bem perto do apito final.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-09-30/liga-europa-sc-braga-vence-midtylland-com-reviravolta/907042/471

Lipeste

abola.pt

«Era importante ganhar»

O SC Braga bateu o Midtjylland (Dinamarca), por 3-1, com golos de Galeno (2, 1 de penálti) e Ricardo Horta. Um triunfo que permitiu aos guerreiros ascender ao segundo lugar do agrupamento, com 3 pontos, atrás do líder Estrela Vermelha, que segue com 6 pontos.

Carlos Carvalhal reconheceu a importância deste triunfo: «Não vou negar. Abrimos esta competição com uma derrota, fizemos três pontos agora. Era muito importante ganhar. Agora, vamos para outra competição.»

A reviravolta surgiu com a entrada de Mario González ao intervalo: «Há situações que não são do conhecimento público. O Mario não tem estado bem. Tive uma conversa com ele, antes do jogo. O desafio era este: disse-lhe que não ia jogar de início, que devia refletir, que tinha valor e competência, que se visse ao espelho e que, depois, colocasse as suas qualidades em campo. Às vezes são estas coisas que funcionam. Calhou bem. Correspondeu em pleno e ajudou a equipa. Ele e a equipa estão de parabéns. Fomos a melhor equipa em campo. O SC Braga está em crescimento. Está cada vez melhor. Vamos subir de forma, de certeza absoluta.»

A vitória do SC Braga, depois de ter estado em desvantagem, permitiu afastar fantasmas recentes: «Não é isso. Fomos uma equipa guerreira. Como eu quero e à imagem do ano passado. Mostrámos um espírito espetacular. Há situacoes que acontecem no jogo. Faz parte do crescimento da equipa. Por vezes, têm de acontecer erros para evoluirmos como equipa. Acontecem hoje e amanhã já não.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-09-30/sc-braga-era-importante-ganhar/907073/471

Lipeste

abola.pt

«Estivemos sempre por cima»

Galeno foi um dos destaques do SC Braga diante do Midtjylland (3-1), na Liga Europa. O extremo brasileiro bisou e destacou a boa exibição dos bracarenses.

 

«A equipa entrou ligada no primeiro tempo. Sofremos um golo, mas estivemos sempre por cima. Falhámos um penálti e não baixámos a cabeça, depois entrámos bem no segundo tempo e conseguimos virar o resultado», explicou na entrevista rápida.

 

Depois da derrota na Sérvia, com o Estrela Vermelha, Galeno destacou a importância dos três pontos.

 

«Acho que mesmo no  primeiro jogo a gente mereceu ganhar lá também, a vitória não veio, chegou agora», concluiu

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-09-30/sc-braga-estivemos-sempre-por-cima/907071/471

Lipeste

ojogo.pt

Braga vence Midtjylland e conquista primeira vitória na Liga Europa

Com este triunfo, o Sporting de Braga subiu à vice-liderança do agrupamento


O Braga venceu na receção aos dinamarqueses do Midtjylland, por 3-1, e somou a primeira vitória no Grupo F da Liga Europa, no jogo da segunda jornada, subindo a segundo do agrupamento.

No Estádio Municipal de Braga, Evander adiantou os dinamarqueses, aos 19 minutos, de grande penalidade, mas Galeno (aos 55, de penálti, e aos 90+5) e Ricardo Horta (62), que tinha desperdiçado uma grande penalidade na primeira parte, consumaram a reviravolta.

Com este triunfo, o Sporting de Braga subiu à vice-liderança do agrupamento, com três pontos, a três dos sérvios do Estrela Vermelha, que hoje venceram por 1-0 o Ludogorets, que, tal como o Midtjylland, soma um ponto.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/-braga-vence-midtjylland-e-conquista-primeira-vitoria-na-liga-europa-14178864.html