News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

O Jogo





A Bola



Record








Lipeste

zerozero.pt

Há que mostrar a pinta de favorito

Foi ao cair do pano que o SC Braga caiu na Sérvia, foi ao cair do pano que a vitória fugiu nos Açores no último domingo. Carvalhal verá esses golos como penalizadores, mas em ambas as ocasiões a ineficácia minhota até esses momentos deixou os minhotos a jeito de eventuais desilusões.

Os resultados inconstantes têm sido constante, o arranque de época mostra um SC Braga ainda à procura da solidez que proporcionou uma época transata positiva, com o quarto lugar da Liga, a conquista da Taça de Portugal, a final da Taça da Liga e os 16-avos da Liga Europa. Para pelo menos repetir essas metas há que elevar o nível em todas as frentes.

A francesa Stéphanie Frappart vai arbitrar o jogo entre SC Braga e FC Midtjylland

O treinador dos minhotos não vê pressão adicional sobre os ombros da equipa técnica, mas é certo e sabido que os resultados são fator decisivo no futebol, na vida profissional de qualquer um, e António Salvador não é propriamente conhecido por deixar situações menos positivas arrastarem-se por muito tempo... esteja ou não o chicote perto da mão do presidente, será obrigatório que o SC Braga encontre a sua melhor versão tão breve quanto possível.

O adversário pode ser jovem - o Midtjylland foi fundado há apenas 22 anos - e o favoritismo pode pender, como pende, para a equipa que joga em casa, mas nem por isso o nível de exigência é mais baixo do que tem sido. Do outro lado está o líder do campeonato dinamarquês, uma equipa com um novo treinador que já conquistou os adeptos, uma equipa que também tem a sua dose de perfume. Evander é o cérebro no miolo, Pione Sisto ou Júnior Brumado são jogadores a ter muito em conta no ataque e há também caras conhecidas pelo passado em Portugal: jogam por lá Bozhidar Kraev (ex-Gil Vicente e Famalicão) e Awer Mabil (ex-Paços de Ferreira).

O SC Braga joga acima de tudo por si mesmo, pela urgência de pontuar num grupo com equipas que, estando ao alcance dos minhotos, dificilmente serão peras doces... mas joga também por Portugal e pela posição no ranking, numa jornada europeia em que o saldo à partida para o último dia de participação é de duas derrotas e uma vitória.

As baixas na equipa de Carlos Carvalhal são mais um fator a ter em conta, mas há algo que isso não muda: depois de não ter pontuado na primeira jornada, só mesmo a vitória interessa.








em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=337710

Lipeste

zerozero.pt

Midtjylland[/b]

É, por vezes, descartado como um daqueles «nomes estranhos» e impronunciáveis que surgem ocasionalmente nos sorteios da UEFA, mas o Football Club Midtjylland é muito mais do que isso. 

Trata-se de uma história que não é propriamente longa, uma vez que o clube foi fundado em 1999, mas é rica à sua maneira, pois trata-se de um clube que funciona muito pelas suas regras e que por esse motivo tem vindo a atrair interesse da Europa e do Mundo.

O (re)nascer dos lobos e o sucesso imediato

É na Jutlândia, especificamente no seu centro - não fosse isso o que o nome do clube significa -, que se encontra o condado de Ringkobing e, por fim, a pequena cidade de Herning. Neste município de menos de 60 mil habitantes nasceu o FC Midtjylland, das calosas mãos do carpinteiro Johnny Rune, que se juntou a um revendedor de Mercedes (Steen Hessel) para fundar um clube de futebol, antes do virar do milénio. 

Sob a premissa do reerguimento dos lobos - animal que aparece no emblema - nesta zona da Dinamarca, por terem ressurgido dois séculos depois de terem desaparecido, o clube acaba por nascer através da fusão de dois clubes locais: o Herning Fremad e o Ikast FS. Tratavam-se de dois emblemas rivais com várias décadas de existência, mas com pouca expressão a nível nacional.

Na primeira temporada oficial, o Midtjylland somou o máximo de pontos na história do segundo escalão para chegar à Superliga dinamarquesa em estilo, e desde aí nunca mais de lá saiu. A rapidez com que chegou ao máximo escalão foi tão impressionante como os resultados nessa prova, uma vez que em 2006/07 e 07/08 já terminou como vice-campeão, chegando pela primeira vez às competições europeias.

Em 2014/15, já sob a liderança do novo dono no clube, os lobos da Jutlândia sagraram-se pela primeira vez campeões da Superliga dinamarquesa, sucesso que precedeu uma boa prestação na fase de grupos da Liga Europa, onde só caíram na fase a eliminar, frente ao Manchester United, depois de uma histórica vitória por 2x1 em casa.

Desde aí, o Midtjylland fixou-se permanentemente como uma das maiores forças do futebol escandinavo, conquistando o título de campeão também em 2017/18 e 2019/20, pelo meio uma Taça da Dinamarca, mas ao mesmo tempo ganharam alguma proeminência por outros motivos, uma vez que são, neste momento, uma das instituições mais inovadoras a nível do futebol mundial.

O moneyball à dinamarquesa

Um filme de 2011 de Bennett Miller sobre uma equipa de basebol é, surpreendentemente, a história que mais se aproxima da deste pequeno clube dinamarquês, que se fez grande com a utilização inteligente de dados estatísticos e analítica.

Não houve Brad Pitt, mas sim Matthew Benham, um empresário que fez milhões com a sua empresa SmartOdds, que utilizava modelos matemáticos para prever resultados no futebol. Benham já tinha mostrado que o seu conhecimento era útil na hora da gestão de um clube, uma vez que, enquanto dono do Brentford, intrometeu-se nos lugares cimeiros do Championship e serviu a Premier League com vários jogadores, mesmo tendo um orçamento inferior a toda a concorrência.

Ora, se hoje em dia esse Brentford tem uma ligação próxima à Dinamarca e ao Midtjylland, é porque desde que Benham adquiriu o seu segundo clube, em 2014, teve igual ou maior sucesso. Foram apenas 6,2 milhões de euros investidos inicialmente. Parece pouco, mas foi suficiente para levar a equipa à conquista do campeonato pela primeira vez. 

«O Matthew é o fator x. O dinheiro dele é extremamente importante, mas o uso de estatística e matemática é a coisa extra que nos dá vantagem. É como Moneyball», disse Erik Sviatchenko, defesa central formado no Midtjylland que chegou a capitão e internacional dinamarquês.

Esse primeiro título, conquistado com quatro pontos de vantagem sobre o favoritíssimo FC Kobenhavn, foi um hino à boa utilização dos modelos estatísticos de Benham e toda a sua estrutura. Destacavam-se as bolas paradas, que constituíam quase metade dos golos e tornavam a equipa na mais bem sucedida da Europa nestes parâmetros, a par do Atlético Madrid.

Não seria moneyball se o arsenal dos números não fosse também utilizado a nível do recrutamento: «Antes tínhamos um olheiro e ele passava metade do tempo a treinar a equipa, agora temos uma equipa em Londres a analisar os números e a sugerir alvos adequados. Deixámos de usar nosso coração para usar nosso cérebro», disse Claus Steinlein, que fez de tudo no clube desde treinador adjunto a presidente.

O futuro promete

Com um segundo título conquistado em estilo sobre o Brondby e depois ainda um terceiro no qual a equipa já treinada por Brian Priske foi dominante ao ponto de se sagrar simultaneamente melhor ataque e melhor defesa do país, chegando à fase de grupos da Liga dos Campeões, o Midtjylland alcançou o estatuto de equipa do momento na Escandinávia. Ainda assim, o futuro continuava a parecer tão mais brilhante do que o presente.

Esse futuro sempre fez parte da identidade do clube, desde a sua fundação em fevereiro de 1999. A formação de jogadores foi o principal objetivo do FCM Klubsamarbejdet, uma cooperação de clubes que começou no mesmo ano e que atualmente já conta com mais de 145 emblemas. Trata-se de uma comunidade que se foca no desenvolvimento de jogadores. 

Foram também pioneiros na Dinamarca a nível da criação de uma Academia. Fizeram-no em 2004 e desde aí lançaram para o Mundo do futebol vários jogadores de renome. Simon Kjaer, Lossl, Sviatchenko e Winsto Reid foram os primeiros, num clube que mais tarde produziu nomes como Pione Sisto, Frank Onyeka, Fischer ou Paul Onuachu. Não foram formados, mas jogaram no clube nomes como Mohamed Zidan, Alexander Sorloth, Evander ou Anders Dreyer.

Um clube que olha para a frente e que por esse motivo tem sempre mais um projeto na manga. Vision 2025 é a lista dos atuais objetivos do clube, a concretizar até esse ano. O primeiro é chegar ao top-50 no ranking da UEFA (no momento em que este artigo é escrito, em setembro de 2021, ocupam o 103º lugar); o segundo objetivo é atingir uma média de 10 mil espetadores por jogo, numa cidade de poucos habitantes; o terceiro é atingir um volume de negócios de 100 milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 13,5 milhões de euros) num só ano, de modo a poder reinvestir o dinheiro no clube.

em: https://www.zerozero.pt/text.php?id=12434

Lipeste

zerozero.pt

Treinador do Midtjylland reconhece favoritismo ao SC Braga, mas avisa: «Acreditamos que podemos feri-los»

Bo Henriksen, treinador do Midtjylland, lançou o encontro desta quinta-feira diante do SC Braga e reconheceu as qualidades que a equipa de Carlos Carvalhal pode transportar para o jogo. No entanto, deixou o aviso de que os seus jogadores se deslocam ao Minho para aplicar os princípios colocados em prática na liga dinamarquesa e, claro está, vencer o jogo.

«Vamos jogar da mesma forma como fazemos no campeonato dinamarquês e também na Liga Europa, a atacar quando pudermos, com muita dinâmica e energia. Vamos ver se conseguimos ter o jogo nas mãos, gostamos de ter o controlo e domínio do jogo», começou por dizer.

Acerca do favorito, o técnico não teve problemas em colocar o conjunto arsenalista na equação, desvalorizando ainda assim tal «estatuto», dada a vontade de levar os três pontos da Cidade dos Arcebispos.

«Muitos dirão que é o Braga, será essa a sua visão também, mas acreditamos que podemos feri-los e que podemos ganhar. Não nos interessa o que os outros pensam. Temos muito respeito pelo Braga, mas não temos medo e queremos ganhar», reitera.

A fechar, Bo Henriksen crê que é em Portugal que mora o candidato mais sério a ganhar o grupo, socorrendo-se da lógica dos potes do sorteio da Liga Europa para sustentar a ideia: «O SC Braga estava no pote um [no sorteio] e nós no pote quatro, essa é a ordem de favoritismo. Penso que o Braga é a melhor equipa e deve ser a melhor do grupo [no fim]. É um grupo difícil, de boas equipas e todos acreditam que têm chances de se qualificarem».

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=337743
:

Lipeste

zerozero.pt

Abel Ruíz de volta à seleção espanhola de sub-21

Luis de la Fuente, selecionador espanhol de sub-21, deu a conhecer na manhã desta quinta-feira a convocatória para os próximos compromissos referentes à qualificação para o Europeu de Sub-21 de 2023.

Abel Ruíz, avançado do SC Braga, é o único jogador a atuar em solo luso a constar na lista, reentrando nas opções do técnico espanhol, depois da estreia a titular como internacional A frente à Geórgia.

Recorde-se que o duplo embate prevê receções de La Rojita à Eslováquia e Irlanda do Norte, nos próximos dias 8 e 10 de outubro, com hora prevista para as 19:45h. 

Com duas vitórias em duas rondas realizadas, a seleção espanhola de esperanças tenciona dar mais um passo rumo à presença no evento da categoria.

em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=337752

Lipeste

zerozero.pt

Um esquema que Carvalhal conhece mas que pode surpreender
Ricardo Miguel Gonçalvesf@rmg0ncalves

O SC Braga recebe, esta quinta-feira, a equipa que chegou a este grupo da Liga Europa pela derradeira porta do pote 4. Isso, na teoria, aponta para um duelo desnivelado, mas estas coisas não são assim tão lineares e o FC Midtjylland é uma equipa tão difícil de defrontar como de pronunciar o seu nome.

Trata-se de um emblema que, embora fundado apenas em 1999, tem construído um legado singular por fazer as coisas muito à sua maneira. Desde o famoso moneyball implementado pelo clube da Jutlândia, com uma abordagem focada quase totalmente em números e estatísticas tanto no mercado como na preparação de jogos, até aos ambiciosos projetos para o futuro. É um clube à séria.

Mas falemos do jogo jogado, que é aquele que interessa a Carlos Carvalhal e aos adeptos arsenalistas. Este Midtjylland não é o mesmo que tem agraciado os relvados europeus nos últimos anos, uma vez que Brian Priske rumou ao Antwerp e cedeu o seu lugar como técnico principal a Bo Henriksen, que implementou um 3x4x3 já bem conhecido pelas equipas portuguesas, baseado na solidez defensiva mas complementado por um ataque venenoso. Uma receita que já valeu uma vitória tranquila (0x1) no terreno do Kobenhavn, favorito ao título dinamarquês.

O trio defensivo do primeiro classificado do campeonato da Dinamarca é liderado pelo experiente Erik Sviatchenko, que conta com o brasileiro Juninho e o lateral adaptado Dalsgaard a compor uma linha sempre organizada, que ainda conta com o auxílio dos alas Paulinho e Andersson no momento de organização defensiva.

É no miolo que está o ouro desta equipa do Midtjylland, pois é lá que operam as duas maiores pérolas desta equipa. Evander, de 23 anos e Cajuste (22) são dois jogadores com potencial para desempanhar papéis de relevo em ligas de topo, mas para já fazem-no na Dinamarca. São, respetivamente, um jogador criativo e um monstro defensivo com capacidade na construção, pois é esse o molde implementado por Bo Henriksen. Cajuste, internacional sueco, é ausência por lesão e vai ser rendido pelo ainda mais jovem Onyedika.

O trio atacante é a origem da verticalidade e das desmarcações na profundidade, mas está severamente mais fraco desde que Dreyer rumou ao futebol russo depois de fazer três golos e cinco assistências nos primeiros seis jogos de 2021/22. Agora é Pione Sisto e o jovem Isaksen quem assiste Júnior Brumado, enquanto que o ex-Paços de Ferreira Mabil soma muitos minutos e a ocasional titularidade, tal como outro nome bem conhecido pelos portugueses: Bozhidar Kraev.

Não é uma equipa de topo no panorama europeu, nem sequer perto disso, mas é um conjunto jovem que ainda se está a descobrir e já mostrou muita competência nas provas da UEFA. Se algo ficou claro na primeira jornada deste grupo, é que o empate frente ao Ludogorets (1x1) foi duro para os dinamarqueses, que se exibiram num nível muito superior ao adversário.








em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=337659

Lipeste

bancada.pt

SC Braga procura primeiro triunfo frente ao Midtjylland

Partida disputa-se a partir das 20h00, no Estádio Municipal de Braga


O SC Braga procura hoje o primeiro triunfo na edição 2021/22 da Liga Europa, na receção aos dinamarqueses do Midtjylland, em jogo da segunda jornada do Grupo F.

Depois do desaire na visita ao Estrela Vermelha, por 2-1, o SC Braga somou dois jogos sem perder na I Liga, ao vencer em casa ao Tondela, por 3-1, e empatar 1-1 no terreno dos açorianos do Santa Clara.

Frente aos líderes do campeonato dinamarquês, que empataram 1-1 na receção aos búlgaros do Ludogorets, na estreia na fase de grupos da segunda competição europeia de clubes, o treinador dos bracarenses, Carlos Carvalhal, não vai poder contar com o defesa central Tormena nem com o avançado Abel Ruiz.

O encontro entre o SC Braga, quarto e último classificado do grupo, e o Midtjylland, que divide o segundo lugar com o Ludogorets, com um, está marcado para as 20h00, no Estádio Municipal de Braga e vai ser arbitrado pela francesa Stéphanie Frappart.

Na edição 2021/22 da Liga Europa, o vencedor de cada um dos oito grupos avança para os oitavos de final, enquanto os segundos classificados vão disputar os 16 avos de final, frente aos terceiros dos oito grupos da Liga dos Campeões.

em: https://bancada.pt/artigos/grandefutebol/sc-braga-procura-primeiro-triunfo-frente-ao-midtjylland

Lipeste

desporto.sapo.pt

SC Braga procura primeiro triunfo frente ao Midtjylland

Na edição 2021/22 da Liga Europa, o vencedor de cada um dos oito grupos avança para os oitavos de final, enquanto os segundos classificados vão disputar os 16 avos de final, frente aos terceiros dos oito grupos da Liga dos Campeões.

O Sporting de Braga procura hoje o primeiro triunfo na edição 2021/22 da Liga Europa de futebol, na receção aos dinamarqueses do Midtjylland, em jogo da segunda jornada do Grupo F.

Depois do desaire na visita ao Estrela Vermelha, por 2-1, o Sporting de Braga somou dois jogos sem perder na I Liga, ao vencer em casa ao Tondela, por 3-1, e empatar 1-1 no terreno dos açorianos do Santa Clara.

Frente aos líderes do campeonato dinamarquês, que empataram 1-1 na receção aos búlgaros do Ludogorets, na estreia na fase de grupos da segunda competição europeia de clubes, o treinador dos bracarenses, Carlos Carvalhal, não vai poder contar com o defesa central Tormena nem com o avançado Abel Ruiz.

O encontro entre o Sporting de Braga, quarto e último classificado do grupo, e o Midtjylland, que divide o segundo lugar com o Ludogorets, com um, está marcado para as 20:00, no Estádio Municipal de Braga e vai ser arbitrado pela francesa Stéphanie Frappart.

Na edição 2021/22 da Liga Europa, o vencedor de cada um dos oito grupos avança para os oitavos de final, enquanto os segundos classificados vão disputar os 16 avos de final, frente aos terceiros dos oito grupos da Liga dos Campeões.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/sporting-de-braga-procura-primeiro-triunfo-frente-ao-midtjylland

Lipeste

pressnet.pt

SC Braga precisa de bater Midtjylland para continuar na luta pelos 'oitavos'

Depois de um desaire na estreia no Grupo F, em Belgrado, perante o Estrela Vermelha (2-1), o Sporting de Braga vai ter pela frente o atual líder do campeonato dinamarquês e vice-campeão da última temporada no seu país.

O Sporting de Braga recebe hoje, na Pedreira, o Midtjylland, num encontro da segunda jornada da Liga Europa de futebol em que os minhotos têm que vencer para continuar na luta pelo acesso direto aos oitavos de final.

Depois de um desaire na estreia no Grupo F, em Belgrado, perante o Estrela Vermelha (2-1), o Sporting de Braga vai ter pela frente o atual líder do campeonato dinamarquês e vice-campeão da última temporada no seu país.

Com o aparecimento da Liga Conferência Europa, a nova prova da UEFA, a Liga Europa sofreu alterações e agora o primeiro lugar de cada grupo tem acesso direto aos 'oitavos', com o segundo classificado a ter que jogar os 16 avos de final com as equipas relegadas da 'Champions'.

Por isso, e depois da derrota na Sérvia, novo desaire ou até um empate pode complicar a vida à equipa de Carlos Carvalhal, ainda mais se o Estrela Vermelha vencer na Bulgária, o Ludodorets, dos portugueses Josué Sá e Claude Gonçalves, no outro encontro da segunda ronda do grupo.

O arranque da época tem sido algo complicado para o lado dos minhotos, com três empates e uma derrota nas primeiras rondas da I Liga e com alguns golos sofridos na parte final das partidas, como aconteceu em Belgrado e, no último fim de semana, no Açores, frente ao Santa Clara (1-1).

Além da irregularidade exibicional, Carlos Carvalhal perdeu por lesão para os próximos jogos o avançado espanhol Abel Ruiz, uma das figuras da equipa e que recentemente foi chamado à principal seleção espanhola.

Mesmo assim, no primeiro duelo de sempre com este emblema dinamarquês, o Sporting de Braga, a jogar em casa, tem argumentos para se apresentar como favorito perante o Midtjylland, que tem algumas 'caras' que já passaram pelo futebol português e que conta com seis brasileiros no plantel.

O médio búlgaro Kraev representou Gil Vicente e Famalicão, e deixou boa imagem sobretudo na passagem por Barcelos, e o extremo australiano Mabil defendeu as cores do Paços de Ferreira, em 2017/18.

Evander, médio brasileiro internacional pelas camadas jovens, e Sisto, internacional dinamarquês que deu nas vistas no Celta Vigo, são as duas principais figuras da equipa treinada por Bo Henriksen, a cumprir a primeira época no comando.

O encontro está agendado para as 20:00.

Além do Sporting de Braga, para já o único representante luso esta época na Liga Europa, a segunda jornada vai ter um duelo entre treinadores português, no Grupo D, com o Fenerbahçe, de Vítor Pereira, a defrontar em Istambul o Olympiacos, de Pedro Martins, num duelo que promete ser 'quente' entre turcos e gregos.

Destaque também, no Grupo C, para a deslocação do Spartak Moscovo, de Rui Vitória, ao reduto do Nápoles, atual líder 100% vitorioso da Serie A e equipa em que atua o português Mário Rui.

em: https://pressnet.pt/2021/09/30/sc-braga-precisa-de-bater-midtjylland-para-continuar-na-luta-pelos-oitavos/

Lipeste

DGS DGS recomenda o fim de limite de lotação em recintos desportivos

Nas últimas semanas, a lotação máxima permitida era de 50%.

A Direção-Geral de Saúde recomendou o fim do limite de lotação em recintos desportivos. Desta forma a DGS abriu a porta ao regresso total dos adeptos aos estádios e restantes recintos desportivos.

Nas últimas semanas, a lotação máxima permitida era de 50%.

O parecer que define regras para recintos desportivos em ambiente fechado e em ambiente aberto enumera ainda algumas medidas a adotar nos espaços, mantendo a obrigatoriedade do uso da máscara facial e, para ter acesso, o adepto continua a ter que apresentar o certificado digital.

em: https://pressnet.pt/2021/09/30/dgs-dgs-recomenda-o-fim-de-limite-de-lotacao-em-recintos-desportivos-recomenda-o-fim-de-limite-de-lotacao-em-recintos-desportivos/

Lipeste

ojogo.pt

Abel Ruiz chamado para a seleção sub-21 de Espanha

Jogador do Sporting de Braga faz parte da lista de De La Fuente

Por esta altura está ainda lesionado, mas Abel Ruiz foi chamado pelo selecionador de sub-21 de Espanha para o duplo compromisso de qualificação rumo ao Europeu da categoria.

O avançado faz parte da lista de 23 convocados de De La Fuente para os encontros com a Eslováquia e a Irlanda do Norte.

Diante do Tondela, o dianteiro dos arsenalistas sofreu um problema no joelho e a sua disponibilidade para os compromissos da seleção ainda não é uma certeza.

https://twitter.com/SeFutbol/status/1443519882071617539?s=15

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/abel-ruiz-chamado-para-a-selecao-sub-21-de-espanha-14176100.html

Lipeste

ojogo.pt

Ruiz volta aos sub-21: ″Normal para quem perca espaço na seleção principal″

Avançado do Braga já fez a estreia por La Roja, mas agora volta aos mais jovens

Convocado e utilizado por Luis Enrique, Abel Ruiz está de regresso à seleção sub-21 de Espanha. Luis de la Fuente, técnico dos mais jovens, mostrou-se feliz pela reintegração do jogador do Sporting de Braga.

"Estamos muito felizes por poder contar com o Abel Ruiz. É um jogador que está integradíssimo com o grupo. É uma dinâmica normal. São jogadores jovens, que vão ter oportunidades na Seleção A, mas quando não tiverem, é importante que tenham a possibilidade de jogar num nível tão alto como os sub-21", afirmou o selecionador, em conferência de imprensa.

Recorde-se que Abel Ruiz contabiliza já duas internacionalizações com a seleção principal de Espanha.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/ruiz-de-regresso-aos-sub-21-dinamica-normal-para-quem-perca-espaco-na-selecao-principal-14176135.html

Lipeste

Estádios passam a não ter limite de lotação. Máscara continua obrigatória

Além disso, a DGS obriga ainda a que seja apresentado um comprovativo de teste negativo ou certificado de vacinação


A Direção-Geral da Saúde (DGS) levantou, esta quinta-feira, os limites de lotação nos recintos desportivos. Ou seja, os estádios de futebol podem agora ter lotação máxima, embora o uso de máscara permaneça obrigatório.

"A ocupação dos lugares sentados pode ser em conformidade com a
capacidade total licenciada do recinto", lê-se no documento hoje atualizado pela DGS.

Apesar do levantar desta restrição, o organismo salienta ainda que no acesso aos estádios é ainda necessária a apresentação de um teste negativo à Covid-19 ou o certificado digital de vacinação.

Depois de as competições terem sido retomadas sem público, os recintos desportivos passaram a poder acolher um terço da capacidade a 14 de junho e metade em 26 de agosto -- data da última atualização da orientação da DGS 009/2021.

Na passada sexta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), recorde-se, solicitou à DGS o levantamento das limitações em relação à lotação dos recintos desportivos, com efeitos já em outubro

em: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1842579/estadios-passam-a-nao-ter-limite-de-lotacao-mascara-continua-obrigatoria

Lipeste

tribunaexpresso.pt

O regresso dos estádios cheios: DGS levanta todas as restrições à lotação nos recintos desportivos

Atualização da norma da Direção-Geral de Saúde mantém, no entanto, a obrigatoriedade de certificado de vacinação contra a covid-19 e do uso de máscara nos estádios e pavilhões

RUI DUARTE SILVA

Os recintos desportivos vão deixar de ter restrições de lotação, de acordo com a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizada esta quinta-feira, que mantém a obrigatoriedade de certificado de vacinação ou prova de teste contra a covid-19 e do uso de máscara.

"A ocupação dos lugares sentados pode ser em conformidade com a capacidade total licenciada do recinto", lê-se na orientação sobre eventos desportivos em ambiente fechado e em ambiente aberto divulgado hoje pelas autoridades de saúde.

No documento, a DGS recomenda ainda assim que "o horário de entrada para o evento deve ser alargado, de forma a evitar aglomerados de pessoas e filas de espera extensas, reduzindo e fracionando a afluência de espetadores até ao inicio do espetáculo" e também que seja "reduzida" a circulação dos adeptos durante o intervalo.

Depois de as competições terem sido retomadas sem público, os recintos desportivos passaram a poder acolher um terço da capacidade em 14 de junho e metade em 26 de agosto – data da última atualização da orientação da DGS 009/2021.

Na passada sexta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) solicitou à DGS o levantamento das limitações em relação à lotação dos recintos desportivos, com efeitos já em outubro.

Um dia depois, no sábado, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, disse acreditar que os estádios possam estar sem limitação de lotação a partir de sexta-feira, dia 1 de outubro, depois do anúncio de uma nova fase de desconfinamento pelo Governo.

em: https://tribunaexpresso.pt/coronavirus/2021-09-30-O-regresso-dos-estadios-cheios-DGS-levanta-todas-as-restricoes-a-lotacao-nos-recintos-desportivos-dc9338f4