News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic


Lipeste

abola.pt

SC Braga e FC Porto para abrir uma segunda volta que promete

A primeira jornada da segunda volta da liga inclui um jogo SC Braga-FC Porto, um jogo grande, ou pelo menos um jogo cada vez maior.

As equipas estão separadas por apenas três pontos, o que adorna especialmente o embate deste domingo (20.45 horas), ademais quando os números mostram que os minhotos, desde que são presididos por António Salvador, têm resistido cada vez mais ao tradicional domínio dos grandes, e o FC Porto não é exceção.

Em rigor, considerando que o presidente dos bracarenses chegou ao clube no final da 2003, pelo que a primeira época de sua responsabilidade é a de 2004/2005, o SC Braga consegue melhores resultados depois dessa época do que antes. 

Ao longo de uma história mais longa, até à época 2003/2004, o SC Braga fez 96 jogos de campeonato com o FC Porto e perdeu 71 % deles, tendo vencido apena 12 % e empatado 17 %. Na era de António Salvador, os bracarenses perderam já não 71 %, mas apenas 64 %, tendo vencido 18 % e empatado outros 18%.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-02-07/liga-sc-braga-e-fc-porto-para-abrir-uma-segunda-volta-que-promete/878124/471

Lipeste

abola.pt

Gaitán sabe bem como travar o FC Porto

Nico Gaitán será uma das armas à disposição de Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, na partida deste domingo (20.45 horas) com o FC Porto, referente à 18.ª jornada da Liga.

O extremo argentino, que voltou a somar alguns minutos no último desafio, com o Portimonense - após quase dois meses de paragem -, está recuperado e pode até ser uma das surpresas. Não só pela sua qualidade e experiência dos seus 32 anos, mas também porque se trata de um jogador habituado a grandes palcos e a ser decisivo nos grandes jogos.

Gaitán, de resto, nas seis épocas em que representou o Benfica, marcou duas vezes ao Sporting (2010/2011 e 2013/2014), mas também duas vezes ao FC Porto, ambas com empate a dois (2011/2012 e 2012/2013).

em:
https://www.abola.pt/Clubes/2021-02-07/sc-braga-gaitan-sabe-bem-como-travar-o-fc-porto/878128/471

Lipeste

ojogo.pt

Sequeira fora do Braga-FC Porto do campeonato, mas apontado à Taça

Defesa não está ainda a cem por cento e Raul Silva tem a porta aberta para o onze. Castro está em dúvida e João Novais é o plano B.

Sequeira vai falhar o jogo deste domingo com o FC Porto por ainda não se encontrar a cem por cento da lesão numa virilha. O defesa lesionou-se na partida com o Santa Clara, há pouco mais de uma semana, e a perspetiva apontava para uma paragem que abrangia dois jogos (Moreirense e Portimonense), mas a última avaliação sugeriu a importância de ficar mais uns dias sem competir, de maneira a regressar nas melhores condições.

Desta forma, Carlos Carvalhal está a contar com Sequeira para o segundo jogo com o FC Porto num curto espaço de tempo, este relativo às meias-finais da Taça de Portugal, na próxima quarta-feira.

Mediante a ausência do camisola 5 no primeiro jogo da segunda volta, e partindo do princípio de que Carvalhal vai optar pelo esquema mais utilizado, o 3x4x3, Raul Silva é o mais forte candidato a entrar no onze, rendendo, assim, o colombiano Borja, estreado frente ao Portimonense. Numa altura em que o Braga tem uma agenda preenchida, o treinador tenta, na medida do possível, alternar jogadores da mesma posição de jogo para jogo para contornar a sobrecarga física que atinge o plantel.

A outra grande questão relativa à escolha do onze tem que ver com Castro. Devido a uma entorse no tornozelo direito, que o retirou do jogo com o Portimonense nos minutos iniciais, o médio continua em dúvida, o que, desde logo, faz ativar o plano B. Por ter descansado no último jogo, ao contrário de André Horta, João Novais é o elemento que está na calha para render Castro.

Certo é que Carvalhal vai contar com um jogador fresquinho, isto depois de Fransérgio ter cumprido castigo na última jornada. O brasileiro está pronto para ocupar uma zona mais avançada do relvado, uma espécie de falso extremo que terá de atuar como médio em situação defensiva. Abel Ruiz também está de volta ao onze, para o lugar de Sporar.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/sequeira-fora-do-braga-fc-porto-do-campeonato-mas-apontado-a-taca-13324922.html

Lipeste

record.pt

Carlos Carvalhal: «À espera de reação forte do FC Porto»

Treinador sente a equipa "preparada" para o adversário e para "discutir a vitória"


Carlos Carvalhal socorreu-se do passado e lembrou a época, ainda como jogador, em que esteve no balneário do FC Porto, em 1988/89, onde apenas cumpriu um jogo. Experiência suficiente para deixar o aviso. "Estamos à espera de uma reação forte do FC Porto. Conheço bem a casa, porque tive a felicidade de jogar um ano lá e sei como o FC Porto reage aos resultados negativos", disse o treinador do Sp. Braga, abrindo a cortina de uma antevisão cautelosa ao jogo desta noite.

"É bom que nós tenhamos consciência que vai mesmo haver essa reação e temos de estar preparados para ela", clarificou Carvalhal, olhando para mais um jogo "como se fosse o último" e sem ver "pontos e classificações". "Temos de imprimir toda a nossa energia no jogo, como sempre fazemos, contra um adversário difícil, que é o campeão em título e tem um treinador extremamente competente", lembrou o técnico dos arsenalistas, falando em 100 por cento de respeito pelo FC Porto, mas também "100 por cento de ambição".

"Vamos discutir os três pontos e procurar chegar à vitória desde o primeiro minuto. É a isso que o Braga já habituou os adeptos. A ser uma equipa competitiva, que olha os adversários na cara, que não tem qualquer tipo de receio, bem pelo contrário, tem sempre uma ambição muito grande de vencer os jogos todos que disputa", salientou ainda Carvalhal, prometendo uma equipa "a ir a jogo sem desculpas pelo cansaço nem receios".

O treinador do Sp. Braga destacou ainda as diferenças para o jogo da 1ª volta, o da abertura da Liga, avisando que a sua equipa "evoluiu muito" desde a derrota no Dragão. "Só não evoluiu mais ainda porque nas últimas semanas não temos tido oportunidade de treinar", vincou.

A rotatividade como imperativo

"Não há nenhum treinador no Mundo que queira fazer rotatividade no sentido de ter de alterar jogadores", respondeu Carlos Carvalhal, quando a pergunta era se voltaria esta noite a mudar nomes do onze, em função da grande densidade competitiva dos últimos tempos e dos que se seguem. "De três em três dias um jogador consegue jogar, mas não se recupera totalmente. Existe risco de lesão e somos obrigados a fazer alterações porque são um imperativo", resumiu o treinador.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/detalhe/carlos-carvalhal-a-espera-de-reacao-forte-do-fc-porto?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

desporto.sapo.pt

Antevisão SC Braga-FC Porto: Dragão com a primeira das três doses da 'vacina' contra 'guerreiros'

SC Braga e FC Porto dão o pontapé de saída na segunda volta da primeira Liga na Pedreira, este domingo, 07 de fevereiro. Este será o primeiro de três confrontos entre as duas formações no espaço de 27 dias, dois deles seguidos: este para a I Liga, os restantes das meias-finais da Taça de Portugal.

O FC Porto vai entrar nesta segunda volta da Liga com um registo pior em relação a época passada: são menos dois pontos (tem 39), menos uma vitória, mais um empate e o mesmo número de derrotas. Em 2019/20 os dragões dobraram a I Liga com 41 pontos, frutos de 13 vitórias, dois empates e duas derrotas, 35 golos marcados e 11 sofridos. Esta época a equipa de Conceição marca mais mas também sofre mais: 39 golos marcados 17 sofridos.

Se na época passada o FC Porto entrou na segunda parte da I Liga a sete pontos do então líder Benfica, nesta temporada volta a ter uma grande desvantagem para recuperar. São seis pontos para o líder Sporting, depois do empate na ronda passada no Restelo frente ao B-SAD.

Os homens de Sérgio Conceição voltam a ter uma 'montanha' gigante para escalar para renovar o título. O calendário caótico não ajuda (com a B-SAD iniciou um ciclo de oito jogos em 30 dias) e, desta vez, a vantagem está do lado do Sporting, equipa que só tem de se preocupar com a I Liga, já que está fora das provas da UEFA e da Taça de Portugal.

O Braga está num dos seus melhores momentos da época. A equipa de Carlos Carvalhal 'respira' saúde e está numa sequência de boas resultados. Esta época, por exemplo, já venceu o Benfica duas vezes, uma para a I Liga na Luz e outra na meia-final da Taça da Liga. Os 'guerreiros' perderam Paulinho para o Sporting mas continuam a ter uma grande equipa, reforçada com as chegadas de Lucas Piazón, Christian Borja e Andraz Sporar.

A formação minhota pode igualar o FC Porto no segundo lugar da I Liga em caso de triunfo, algo que poderá abrir caminho para o título do Sporting.

A melhoria no SC Braga em relação à época passada é explicada nos números: a equipa tem mais nove pontos em relação à primeira volta da I Liga da época anterior, tem mais três vitórias, nenhum empate e menos uma derrota. Em 2019/20, a formação minhota era 5.º na tabela ao cabo de 17 rondas, com 27 pontos, (oito vitórias, três empates, seis derrotas, 27 golos marcados e 20 sofridos), menos 21 que o Benfica, líder na atura. Nesta temporada é 3.º com 33 pontos, 12 vitórias, cinco derrotas, 30 golos marcados e 17 sofridos e está a nove do líder Sporting.

Momento de forma: FC Porto intermitente, Braga embalado

O FC Porto vem de um nulo comprometedor no Jamor frente ao B-SAD, na passada quinta-feira, num jogo onde Sérgio Conceição fez várias alterações no onze, devido ao desgaste dos habituais titulares mas também já a pensar nos dois compromissos seguidos com o SC Braga.

O jogo no Estádio Nacional ficou marcado pelo aparatoso choque entre Nanu e o guarda-redes Kritciuk que causou pânico nos jogadores das duas formações e nos staffs das duas equipas, já que o lateral do FC Porto perdeu os sentidos perto do final. Nanu esteve durante 15 minutos a ser assistido no relvado pelas equipas médicas das duas formações, antes de ser imobilizado e transportado de ambulância para o Hospital Francisco Xavier. O lateral do FC Porto sofreu "uma concussão cerebral e um traumatismo vértebro-medular com perda de conhecimento", e passou a noite em observação. Na sexta-feira foi transportado para o Porto.

Já o SC Braga bateu o Portimonense no último jogo em casa por 2-1, num encontro onde esteve a perder. A formação de Carlos Carvalhal vai numa sequência de quatro triunfos seguidos, três para a I Liga e um para a Taça, numa época onde não soma qualquer empate em Portugal: ou ganha ou perde os seus jogos.

Os 'guerreiros' do Minho conquistaram, por mérito próprio, o estatuto de quarto grande em Portugal. Tal como FC Porto e Benfica, os minhotos terão um calendário muito preenchido nos próximos, com nove jogos em 30 dias, incluindo o da passada quinta-feira com o Portimonense. A equipa de Carvalhal parece ter o calendário mais difícil. Além dos três duelos com o FC Porto (dois na Taça de Portugal e uma na I Liga) os 'guerreiros' do Minho tem os dois jogos com a AS Roma, de Paulo Fonseca, nos 16 avos de final da Liga Europa. Nacional, Tondela, Santa Clara e Portimonense são os adversários do SC Braga nos próximos 30 dias na I Liga.

Histórico: FC Porto ainda com vantagem, Braga a crescer

Este será o jogo 159 entre as duas formações, num duelo pintado a azul e branco. 108 vitórias para o FC Porto contra 32 do SC Braga, num confronto que terminou empatado em 27 ocasiões (350 golos marcados pelo FC Porto, 131 feitos pelo SC Braga).

A verdade é que nos últimos cinco jogos entre estas duas formações, o SC Braga só perdeu por uma vez: foi exatamente esta época, na 1.ª jornada da primeira volta, num encontro onde o FC Porto começou a perder mas venceu por 3-1.

Na época passada, nos três duelos entre SC Braga e FC Porto, os minhotos venceram todos: os dois para a I Liga e ainda a final da Taça da Liga, ganha por 1-0, numa altura em que a equipa era liderada por Rúben Amorim, atual treinador do líder Sporting.

Antes da vitória por 2-1 no Dragão, na jornada 17 da I Liga 2019/20, o SC Braga tinha estado nove jogos sem vencer o FC Porto. Nessa sequência, perdeu por seis vezes, cindo delas consecutivas, e empatou em três ocasiões.

Na Liga portuguesa registam-se 129 jogos entre SC Braga e FC Porto (18 vitórias minhotas, 89 dos dragões e 22 empates). A jogar em casa, o SC Braga tem conseguido equilibrar frente ao FC Porto: perdeu 36 dos 64 jogos disputados na condição de visitante, num confronto com 14 vitórias minhotas e 14 empates.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição prometeu um FC Porto "forte" no duelo com o SC Braga, no domingo, para o qual reconheceu que "será difícil" a recuperação de Otávio.

"Temos noção da boa classificação do Braga, da proximidade que tem connosco e dos pontos de diferença que temos em relação ao primeiro classificado. Temos consciência de que vamos encontrar um Braga forte, mas também vão encontrar um FC Porto forte. Vamos dar uma resposta à altura do nosso clube", garantiu o técnico portista.

"São três pontos que podemos ganhar e que o adversário não conquista. Por isso, é um jogo de peso extra, que dizemos que vale seis pontos. Vamos iniciar a segunda volta com 51 pontos em disputa e se ganharmos todos os jogos tenho a certeza de que vamos ser campeões, mesmo dependendo de outros", acrescentou.

Já Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, espera um duelo complicado contra um "adversário difícil", mas não esconde a ambição de vencer em casa.

"O FC Porto é um adversário difícil, com um treinador extremamente competente, uma equipa muito forte, é o campeão em título, temos 100 por cento de respeito e, ao mesmo tempo, 100 por cento de ambição, que passa por discutir os três pontos desde o primeiro minuto. É a isso que o Braga habituou os adeptos, a ser uma equipa competitiva e a olhar os adversários na cara, que não tem qualquer tipo de receio, bem pelo contrário", afirmou.

Apesar do FC Porto chegar a Braga vindo de um empate, Carvalhal está alerta para a reação dos portistas.

"Conheço bem a casa porque tive a felicidade de jogar um ano no FC Porto, sei como reage aos resultados negativos e estamos à espera de uma reação forte, é bom que tenhamos a consciência disso e vamos estar preparados para ela", notou.

O jogo está marcado para às 20h45 deste domingo, 07 de fevereiro, no Estádio Municipal de Braga. O encontro terá arbitragem de e poderá ser acompanhado, como sempre, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/antevisao-sc-braga-fc-porto-dragao-com-a-primeira-das-tres-doses-da-vacina-contra-guerreiros

Lipeste

zerozero.pt

Dupla missão em Braga: não fechar a porta

É secular e mítica, na sabedoria popular, a questão «És de Braga?» a quem deixa a porta aberta. Tal se deve, dizem os estudiosos, à construção do Arco da Porta Nova, na ampliação da cidade para lá da muralha, embora sem a necessidade de lhe colocar uma porta, visto que os tempos eram de paz naquele século XVI. Uma paz que, na sabedoria futebolística, nesta altura praticamente não existe: estamos em plena guerra dos pontos!

A batalha está a meio e o título está distante, quer para o campeão FC Porto, que deixou dois pontos em Lisboa há três dias, quer para o possível candidato SC Braga, que não se assume (vale o que vale, veja-se o caso do líder Sporting) mas que assim foi tratado por Sérgio Conceição. Por isso, este é um jogo de grande risco: mesmo não podendo haver, nesta altura de meio caminho, portas totalmente fechadas (o próprio Benfica não as fechará, a 11 pontos da liderança), o prejuízo de uma derrota neste jogo é bastante avultado.

Telles decidiu na primeira volta, com dois penáltis

São duas equipas sob pressão classificativa, numa fase em que essa talvez não seja tão grande como a pressão da apertadíssima calendarização. Basta ver que jogaram três dias antes, basta ver que, daqui a três dias, se voltam a defrontar aqui, para a Taça de Portugal. Depois jornada, a seguir Europa, depois outra jornada. Não tem sido nada fácil gerir, que ninguém o negue.

É a rotação dos jogadores, que agora até fica difícil dizer se há algum onze-tipo, é a sucessão de lesões normais, acrescidas das limitações pela covid-19... e é o sucesso desportivo, de duas equipas que vão chegando longe, às fases de decisão, nas várias competições, e que, por isso, são postas à prova de forma tão frequente que ter tempo para treinar é feito raro.

Nesta equação, ambas vêm de consideráveis trocas na passada jornada. Para esta, que tem neste o jogo cabeça de cartaz e onde a margem de erro é diminuta, não haverá espaço para poupanças. Os melhores vão a jogo.

Domingo, 07 Fevereiro 2021 - 20:45
Estádio Municipal de Braga
Artur Soares Dias






A diferença passa por...

SC Braga
Acerto pela esquerda


Contra uma equipa que tem em Corona uma das principais figuras no desequilíbrio e em Manafá um elemento que tem crescido, o SC Braga tem na sua esquerda a zona mais irregular, muito por causa de Galeno: inspirado, é muito próximo do imparável; apagado, é presa fácil e que arrisca descompensar a equipa e não lhe dar o virtuosismo que ela precisa. Carlos Carvalhal precisa de lhe incutir a primeira, durante 90 minutos.

FC Porto
Poderio ofensivo


Ainda não há Otávio, mas há a criatividade de Corona e Díaz para servir a dupla da frente. Para além da boa forma de Taremi, que tem crescido a olhos vistos, há o facto de pela frente estar um SC Braga que, mesmo costumando atuar num sistema de três defesas, tem em Sequeira um elemento a tender muito para a esquerda (pelos riscos que falamos aqui ao lado) e a deixar Carmo e Tormena para os dois avançados portistas, que podem aproveitar.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=312325

Lipeste

Sabia que...
by playmakerstats

Sérgio Conceição regressa ao Estádio Municipal de Braga: orientou o SC Braga em 2014/15

O FC Porto tem o melhor ataque desta edição da Liga NOS, com 39 golos marcados

Na Liga NOS, o FC Porto não perde há 11 jogos

O FC Porto não sofreu qualquer golo nos quatro últimos jogos - caso volte a não sofrer, estabelece o seu melhor registo da temporada

Nos 22 últimos jogos, o FC Porto só perdeu um

O FC Porto não perde há quatro jogos

Em casa, o SC Braga marca há 13 jogos - só não marcou num jogo disputado esta temporada, frente ao Santa Clara

O SC Braga venceu 12 dos 13 últimos jogos disputados em casa - a exceção foi o empate frente ao Leicester, na Liga Europa (3-3)

O SC Braga soma nove vitórias consecutivas em casa

Em casa, o SC Braga não perde há 13 jogos

O SC Braga é a equipa com menos pontos perdidos em casa nesta edição da Liga NOS: os bracarenses só perderam três pontos no Estádio Municipal de Braga - logo no primeiro jogo ali disputado, frente ao Santa Clara

O SC Braga soma sete vitórias consecutivas em casa na Liga NOS

Na Liga NOS, o SC Braga venceu quatro dos cinco últimos jogos

O SC Braga soma quatro vitórias consecutivas

Em 14 jogos frente ao FC Porto, Carlos Carvalhal venceu dois - um deles ao serviço do SC Braga, em 2006/07 (2-1)

27 golos em 27 jogos fazem de Fernando Gomes o goleador dos duelos entre SC Braga e FC Porto

O FC Porto só venceu um dos cinco últimos jogos frente ao FC Porto - precisamente o último, na primeira volta, no Estádio do Dragão (3-1)

A última vitória do FC Porto no Estádio Municipal de Braga foi em 2018/19, quando venceu por 2-3

O FC Porto não ganhou as duas últimas deslocações ao Estádio Municipal de Braga (exlcuimos a final da Allianz Cup, considerada como campo neutro)

Na Liga NOS, este é o 130.º jogo entre SC Braga e FC Porto, com vantagem dos portuenses, que venceram por 89 ocasiões, contra 18 triunfos dos minhotos

No Estádio Municipal de Braga, as duas equipas defrontaram-se por 73 vezes, com o FC Porto a apresentar 39 vitórias, enquanto o SC Braga venceu em 16 ocasiões

SC Braga e FC Porto defrontaram-se por 158 vezes, com vantagem dos portistas, que somam 108 vitórias, contra 23 triunfos dos bracarenses

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=312325

Lipeste

zerozero.pt

Virar em terceiro
por António Costa

"O sítio dos Gverreiros" é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

O SC Braga acabou a primeira volta a vencer o Portimonense e consegue virar em terceiro para a segunda volta, na sequência de três vitórias consecutivas na liga, recuperando pontos aos rivais diretos no topo da classificação, com exceção do Sporting, que por esta altura parece uma espécie de "noivo em fuga" na liderança. Foi a única vez, até aqui, que os Gverreiros do Minho conseguiram uma "remontada", o que pode ser um sinal positivo para o futuro, pois os algarvios, atrevidos, estiveram na frente do marcador, o que revela bem a forma positiva como abordam os jogos. O momento do jogo foi o grande golo de Lucas Piazon, que permitiu aos arsenalistas chegar ao empate e depois partir em busca da vitória, que acabaria por chegar, para felicidade do grupo, ainda que Matheus tenha sido importante na sua obtenção.

O jogo da Pedreira permitiu as estreias absolutas de Borja e Šporar, chegados dois dias antes à cidade dos arcebispos, provenientes do Sporting, na sequência da mudança de Paulinho para Alvalade, satisfazendo um desejo obsessivo do treinador leonino. A utilização tão precoce dos jogadores deve-se ao calendário muito apertado dos minhotos, que requer uma rotatividade da equipa em todos os jogos. A nota negativa deste jogo vai para a lesão de André Castro, que espero que seja sem gravidade, na sequência de um contacto involuntário com um adversário.

Três dias antes deste jogo, o SC Braga goleou fora o Moreirense, por 0-4, ainda que a equipa tenha marcado cinco golos legais, pois no minuto inicial foi anulado um golo a Ricardo Horta de modo estranho e inconcebível, dado que o jogador estava em jogo 1,18 metros. O árbitro até validou o golo, mas, para espanto geral, o VAR deu indicação de irregularidade, o que levou à sua invalidação. Posteriormente, o Conselho de Arbitragem veio reconhecer o erro, mas a explicação dada não é aceitável, uma vez que o lance era tão claro quem nem de linhas, com ou sem calibre, precisava para aferir a sua legalidade. Será bom que um erro tão grosseiro como este não volte a acontecer no futuro a nenhuma equipa, sob pena de o VAR ver denegrida a sua imagem de ferramenta que tem tudo para ajudar a aproximar a verdade desportiva e deixar, ainda mais, desconfiadas as pessoas que vivem sentidamente o futebol.

A liga prossegue já hoje em Braga, com a receção ao Porto, num jogo que se antevê de elevado grau de dificuldade e que exige à equipa de Carlos Carvalhal, por certo, abnegação e competência. Este jogo vale, certamente, mais do que três pontos, devido ao contexto de proximidade pontual em que se realiza. Curiosamente, este jogo terá repetição três dias depois, dessa feita a contar para as meias-finais da Taça de Portugal, num ritmo de jogos alucinante, pois o calendário não dá tréguas. Não se afigura nada fácil a gestão da equipa num contexto tão difícil e que a lesão de Castro adensou certamente.

O mercado de inverno fechou e pode agora regressar alguma tranquilidade às equipas, que nessa altura é prejudicada, com rumores ou confirmações de mudanças relativas a vários jogadores. Tudo isto mexe com o aspeto emocional dos atletas visados, acredito eu. Os jogadores que chegaram ao SC Braga juntaram-se aos que ficaram e são esses os que importam realmente, pois formam o grupo que vai à luta em busca do sucesso.

em: https://www.zerozero.pt/coluna.php?id=1484

Lipeste

rtp.pt

I Liga. FC Porto e Sporting Braga defrontam-se no jogo grande da 18.ª jornada

O FC Porto, segundo classificado, procura regressar às vitórias na I Liga de futebol e reaproximar-se do líder do Sporting na deslocação ao campo do Sporting da Braga, terceiro, no jogo grande da 18.ª jornada.

No encontro que arranca com a ronda, este domingo, o FC Porto vai tentar colocar-se provisoriamente a três pontos do Sporting, que só entra em campo na terça-feira no terreno do Gil Vicente, e entrar novamente no caminho dos triunfos, depois do nulo com o Belenenses SAD na última jornada.

Por seu lado, o Sporting de Braga tem a possibilidade de igualar os campeões nacionais no segundo lugar e complicar ainda mais a vida ao Benfica, que divide o quarto posto com o Paços de Ferreira e que recebe na segunda-feira o Famalicão.

Esta temporada, para o campeonato, a equipa bracarense apenas sofreu uma derrota em casa, logo na segunda jornada perante o Santa Clara (1-0), seguindo-se sete triunfos consecutivos.

Na primeira volta, no Estádio do Dragão, o FC Porto venceu o Sporting de Braga por 3-1, com um "bis" do brasileiro Alex Telles, que, entretanto, rumou até ao Manchester United.

O Sporting de Braga-FC Porto está agendado para as 20h45.

Outros jogos da 18.ª jornada:

- Segunda-feira, 8 fev:

Farense – Moreirense, 17h00

Benfica – Famalicão, 19h00

Marítimo - Santa Clara, 19h00

Belenenses SAD - Vitória de Guimarães, 21h00

- Terça-feira, 9 fev:

Paços de Ferreira – Portimonense, 15h00

Rio Ave – Tondela, 17h00

Boavista – Nacional, 19h00

Gil Vicente – Sporting, 21h00

em: https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/i-liga-fc-porto-e-sporting-braga-defrontam-se-no-jogo-grande-da-18a-jornada_d1295662

Lipeste

correiodominho.pt

Carlos Carvalhal: "Estar bem posicionado em todas as provas é rescaldo fantástico"
Por Ricardo Anselmo

O objectivo é claro: conquistar a quarta vitória consecutiva, somar 39 pontos e colar-se ao FC Porto, adversário desta noite, no segundo lugar do campeonato.
"Sabemos que o FC Porto é um adversário difícil, com um treinador extremamente competente. É o campeão em título, tem uma equipa muito forte e nós temos 100 por cento de respeito e, ao mesmo tempo, 100 por cento de ambição. O nosso objectivo passa por discutir os três pontos desde o primeiro minuto", assumiu Carlos Carvalhal, referindo que "foi a isso que o Braga habituou os adeptos", ou seja, "a ser uma equipa competitiva e a olhar os adversários na cara".

O técnico fez a antevisão da partida e, em declarações à NEXT, fez referência ao período em que passou pelo FC Porto como jogador para dar conta da reacção que espera por parte dos azuis-e-brancos depois da perda de dois pontos no último jogo do campeonato.
"Conheço bem a casa porque tive a felicidade de jogar um ano no FC Porto, sei como reage aos resultados negativos e estamos à espera de uma reacção forte, é bom que tenhamos a consciência disso e vamos estar preparados para ela", garantiu o técnico de 55 anos, que não deixou de abordar também aquilo que considera ter sido uma primeira volta do campeonato com "um balanço extremamente positivo". Isto, a meio de uma série que, hoje, terá o nono jogo em 25 dias.

"Estar muito bem posicionado em toda as provas é um rescaldo absolutamente fantástico, que atribuo a todo grupo de trabalho, que já teve contrariedades [de lesões] ao longo da época, mas que continua a ganhar. Vamos tentar melhorar na segunda volta, porque o melhor está sempre para vir", disse, identificando a falta de tempo para treinar como algo que impede a equipa de mostrar ainda mais evolução.
"A equipa não evoluiu mais ainda porque, infeliz ou felizmente, nas últimas longas semanas, não tem tido oportunidade de treinar e criar novas dinâmicas, mas apenas fazer treinos de cariz estratégico e de recuperação", assegurando, por isso, que a rotatividade do plantel que tem levado a cabo "é um imperativo numa densidade competitiva como esta".

em: https://correiodominho.pt/noticias/carlos-carvalhal-estar-bem-posicionado-em-todas-as-provas-e-rescaldo-fantastico/128964

Lipeste

correiodominho.pt

Clássico com vista para o 2.º lugar
Por Ricardo Anselmo

A conquista, na última jornada, de dois pontos na luta directa com o adversário desta noite apimenta o duelo entre o SC Braga e o FC Porto, o jogo grande da jornada 18 da I Liga.
Os dragões ocupam a segunda posição, com 39 pontos, mais três que o SC Braga, que vem logo a seguir com 36. Quer isto dizer que, em caso de triunfo, os guerreiros do Minho colam-se aos azuis-e-brancos na segunda posição, podendo até ultrapassar os portistas através do confronto directo (na primeira volta, no Estádio do Dragão, o SC Braga perdeu por 3-1).
Este será o 159.º jogo do histórico de confrontos entre estas duas equipas, sendo que, no que toca ao campeonato, será a 130.ª vez que SC Braga e FC Porto se defrontam, com vantagem para os portistas, que venceram (no total) 108 vezes, contra 23 do SC Braga.

Ainda assim, num histórico mais recente, e tendo em conta apenas o recinto arsenalista, importa dizer que o SC Braga venceu os último dois encontros, incluindo a final da Taça da Liga de 2020. A última vez que os dragões saíram de Braga com um triunfo acabou por ser em 2018/19, por 2-3. Na época passada, o SC Braga venceu por 2-1 na última ronda do campeonato, garantindo aí o 3.º lugar. Antes, na tal final da Taça da Liga, apesar de se considerar campo neutro, o Braga venceu por 1-0, com um golo apontado por Ricardo Horta, ele que, esta noite, será uma das principais armas do SC Braga no ataque à baliza e Marchesín.

Existem algumas dúvidas no que toca aos onzes prováveis das respectivas equipas, essencialmente do lado do SC Braga, mas a perspectiva é a de que possamos ter um excelente jogo, entre duas equipas que apresentam um belo registo interno. O SC Braga vem de quatro vitórias consecutivas (incluindo Taça de Portugal) e soma nove triunfos seguidos na condição de visitado, na I Liga. Se juntarmos todas as provas, os minhotos não perdem em casa há 13 jogos, tendo vencido 12 desses 13 jogos (só não ganharam ao Leicester).
Do outro lado, o FC Porto perdeu apenas um dos últimos 22 jogos em todas as provas (contra o Sporting, para a Taça da Liga) e, concretamente no campeonato, são onze jogos consecutivos sem derrotas.
Registos que serão colocados à prova logo mais, quando as equipas subirem ao relvado para discutirem argumentos.

em: https://correiodominho.pt/noticias/classico-com-vista-para-o-2-lugar/128958






Lipeste

academiadasapostas.com


Braga e Porto enfrentam‑se no Estádio Municipal de Braga, num jogo para a 18ª jornada da Primeira Liga. o Porto ganhou em casa por (3‑1) da última vez que se enfrentaram nesta edição da liga, a 19‑09‑2020. Neste estádio, o historial de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas nos últimos 7 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 25‑07‑2020, num jogo para a Primeira Liga, que acabou com a vitória do Sporting Braga por (2‑1). Os golos do encontro foram marcados por Ricardo Horta (54' ) e Fransérgio (66' ) para o Braga e por M. Uribe (6' ) para o Porto. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o Braga apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

A expectativa é a de uma bela partida de futebol, até porque o Braga poderá alcançar o FC Porto na classificação em caso de vitória, enquanto os "dragões" estarão obrigados a vencer para se manterem firmes na perseguição ao 1.º lugar e a tentar reagir ao mais recente empate. Ambas as equipas têm, por norma, um melhor comportamento ofensivo do que defensivo, pelo que é provável que consigam criar várias oportunidades de golo, num jogo que se prevê emocionante, equilibrado e bem disputado.

Análise Braga

Depois de 12 vitórias e 5 derrotas, a equipa da casa está na 3ª posição, tendo conquistado 36 pontos. No último jogo, ganhou ao Portimonense em casa por (2‑1), depois de no jogo anterior ter ganho (0‑4) fora, num jogo contra o Moreirense. Esta é uma equipa mais forte quando joga no seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias e 6 derrotas como visitante; contra 13 vitórias, 1 empate e 1 derrota no seu estádio. Nos últimos 8 jogos em casa para o campeonato o Braga regista 7 vitórias e 1 derrota, pelo que conquistou 21 pontos em 24 possíveis.

Para esta competição, regista uma sequência de 7 vitórias nos últimos jogos em casa. Nos seus jogos em casa há alguns resultados frequentes: ao intervalo 0‑0 (3 em 8 jogos) e no final do jogo 2‑1 (3 em 8 jogos) e 1‑0 (3 em 8 jogos). O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa para esta competição há uma tendência para haver poucos golos, já que 4 dos últimos 8 que disputou terminaram com Menos de 1,5 golos. Em 17 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 5 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta. Há 1 período em destaque nos últimos 16 encontros disputados em casa para todas as competições: sofreu 5 dos seus 10 golos entre os minutos (76'‑90').

A equipa do Braga tem feito uma boa campanha nesta edição da Liga NOS, no sentido de se intrometer na luta por um dos três primeiros lugares da tabela classificativa. Com mais um jogo realizado que o Benfica, a equipa de Carlos Carvalhal surge no 3.º lugar da classificação, com 36 pontos, a apenas três pontos do FC Porto. Isto porque, esta quinta-feira, a equipa do Braga conseguiu aproveitar o deslize do seu próximo adversário, chegando à quarta vitória consecutiva, a terceira no campeonato. Foi na receção à equipa do Portimonense (2-1), que até marcou primeiro (aos 24'), tendo o Braga conseguido chegar à reviravolta na segunda parte, com golos de Lucas Piazón (62') e Ricardo Horta (73'), este de grande penalidade.

Análise Porto

A equipa visitante está atualmente na 2ª posição, com 39 pontos conquistados, depois de 12 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. No penúltimo jogo, ganhou em casa contra o Rio Ave por (2‑0). No último jogo, empatou fora contra o Belenenses por (0‑0). Esta é uma equipa pouco afetada pelo fator casa, isto é, apresenta resultados semelhantes em casa e fora, já que nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas como visitante, com um total de 30 golos marcados e 15 sofridos; contra 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota no seu estádio, com um total de 32 golos marcados e 11 sofridos. Nos últimos 8 jogos fora para o campeonato o Porto regista 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota, pelo que conquistou 17 pontos em 24 possíveis.

Para esta competição, não perde como visitante há 5 jogos. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 9 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 17 jogos para a Primeira Liga, sofreu o primeiro golo 7 vezes mas conseguiu dar a volta ao resultado em 3.

O FC Porto tem tido um trajeto com alguns tropeços numa época onde a sua grande prioridade passa pela revalidação do título de campeão nacional conquistado na época passada. Na antecâmara desta visita à Pedreira, os "dragões" surgem no 2.º lugar da tabela classificativa, com 39 pontos, a três de distância do Sporting, que tem menos um jogo realizado nesta altura. Na última quinta-feira, o FC Porto interrompeu uma sequência de três vitórias consecutivas, ao não conseguir sair do 0-0 na visita ao terreno do Belenenses, fruto de uma exibição de domínio em termos de posse e iniciativa, mas desinspirada em matéria de criação de oportunidades de golo.

Lê mais em: https://www.academiadasapostas.com/stats/match/portugal/primeira-liga/sporting-braga/porto/3DKQqww5PZzEW/preview