News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste

O Jogo

___

Será um novo Cavani?

Miguel Pedro

1 A novela "Ricardo Horta", que mar­cou a silly sea­son deste ano, pro­mete con­ti­nuar. Ali­men­tada pela "intel­li­gent­sia" domi­nante no espaço medi­á­tico (redes soci­ais inclu­í­das) e ali­men­tada pela von­tade de "milhões e milhões de por­tu­gue­ses" – que é como mui­tos ben­fi­quis­tas gos­tam de se inti­tu­lar -, a nar­ra­tiva atin­giu lai­vos de rea­lismo mágico, que fariam inveja aos escri­to­res Juan Rulfo ou ao pró­prio Jorge Luis Bor­ges. Lem­bro-me de ouvir um comen­ta­dor indig­nado com a tei­mosa e incom­pre­en­sí­vel posi­ção da SAD bra­ca­rense de exi­gir um preço justo pela trans­fe­rên­cia do joga­dor, argu­men­tando com os supe­ri­o­res inte­res­ses do fute­bol por­tu­guês. Ouvi aten­ta­mente um ilus­tre e muito conhe­cido psi­qui­a­tra, que, no alto da sua expe­ri­ên­cia empí­rica, asse­gu­rou que a não trans­fe­rên­cia de Horta para Lis­boa pode­ria pro­vo­car no joga­dor sérios danos psi­co­ló­gi­cos. Escu­tei juris­tas (diziam-se espe­ci­a­lis­tas) a invo­car acór­dãos e leis e regu­la­men­tos para garan­tir que o Málaga pode­ria exi­gir uma indem­ni­za­ção ao SC Braga se a trans­fe­rên­cia não se con­su­masse. O certo é que o joga­dor jogou na pri­meira jor­nada pelo SC Braga. Mas a forma como aplau­diu os adep­tos no final foi inter­pre­tado como uma des­pe­dida. Os tele­jor­nais do dia segu­inte logo noti­ci­a­ram a con­su­ma­ção da trans­fe­rên­cia, deta­lhando os por­me­no­res do negó­cio. Nesse mesmo dia, os com­bus­tí­veis bai­xa­ram para níveis ante­ri­o­res à pan­de­mia e o INE dava a boa notí­cia que as expor­ta­ções tinham subido 30%.
"Milhões e milhões de por­tu­gue­ses" viram na trans­fe­rên­cia uma pro­fe­cia mes­si­â­nica: "este ano é que vai ser, vamos ganhar tudo e a pró­pria crise eco­nó­mica vai pas­sar despercebida".
"Este ano vamos ganhar tudo", foi o que sen­ti­ram. Mas a meio da semana, Sal­va­dor asse­gu­rava que nada estava fechado e o joga­dor con­ti­nu­ava em Braga. "Milhões e milhões de por­tu­gue­ses" fica­ram ató­ni­tos e des­car­re­ga­ram a sua fúria no pre­si­dente bra­ca­rense. "Anda a brin­car com os por­tu­gue­ses", "depois quei­xam-se que o fute­bol por­tu­guês não anda para a frente", eram os comen­tá­rios mais lison­jei­ros que se podiam ler nas redes soci­ais. E veio a segunda jor­nada e o Ricardo Horta ali­nhou de novo pelo Braga. Incom­pre­en­sí­vel. Na cabeça dos "milhões e milhões de por­tu­gue­ses" começa a for­mar-se, de forma ansi­osa, uma per­gunta: "Será o Ricardo Horta um novo Cavani?"

2 Entre­tanto, no jogo jogado, a equipa tem mos­trado uma qua­li­dade indis­cutí­vel, com os joga­do­res per­fei­ta­mente adap­ta­dos a um 4x4x2 que garante um meio campo abso­lu­ta­mente domi­na­dor, face às cara­te­rís­ti­cas dos intér­pre­tes. Artur Jorge comu­nica muito bem, de forma serena e nada pre­ten­si­osa, pas­sando para os adep­tos a men­sa­gem que "este ano, vão ter que con­tar con­nosco".

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220814/281917366860960

Lipeste

#10646
O Jogo

___


BANZA PEDIA HORAS EXTRA NA FINALIZAÇÃO

O desejo de se aper­fei­çoar era per­ma­nente no começo da car­reira do ponta-de-lança fran­cês. "Que­ria sem­pre apren­der, nunca se can­sava. Impres­si­o­nava", recorda o téc­nico Car­los Fan­gueiro.

Cer­teiro nas duas pri­mei­ras jor­na­das, foi polido como avan­çado pelo por­tu­guês Fan­gueiro no Luxem­burgo.

●●● A admi­rá­vel pon­ta­ria que  Simon Banza tem reve­lado neste começo de época ao ser­viço do Braga foi con­quis­tada, em boa parte, à custa de muito tra­ba­lho, quando a liga por­tu­guesa ainda nem sequer bri­lhava na linha do hori­zonte. Ape­sar­do­se­lo­gi­os­re­cor­ren­tes às suas carac­te­rís­ti­cas, o ponta-de-lança nunca se dava por satis­feito e fazia tudo para melho­rar em todos os capí­tu­los, como tes­te­mu­nhou Car­los Fan­gueiro no Titus Pétange, clube do Luxem­burgo para onde foi empres­tado pelo Lens no começo da car­reira (2017/18). O antigo joga­dor do Vitó­ria de Gui­ma­rães acu­mu­lava então o cargo de coor­de­na­dor téc­nico e de trei­na­do­rad­junto e o atual avan­çado dos bra­ca­ren­ses pedia-lhe fre­quen­te­mente "trei­nos de fina­li­za­ção." "Acon­te­ciam só depois de a equipa trei­nar. Por causa dele, che­gava tarde a casa [risos], mas dava gosto fazer esse tra­ba­lho. Aquele miúdo que­ria sem­pre apren­der mais, mais e mais. Nunca se can­sava,impres­si­o­nava",con­tou Fan­gueiro.

A ver­dade é que esses trei­nos espe­cí­fi­cos depressa come­ça­ram a dar fru­tos. "Pas­sou a fazer golos com maior faci­li­dade. Fez 24 golos pelo Titus Pétange. Eram trei­nos muito dire­ci­o­na­dos para a sua posi­ção: ata­car o pri­meiro poste e o segundo poste na área, ou então fazer o um con­tra um, tendo pela frente o guarda-redes", con­tou o atual trei­na­dor do Dude­lange (tam­bém do Luxem­burgo), dando conta de um avan­çado cora­joso. "Era magri­nho e pro­curava, sem qual­quer receio, os due­los ofen­si­vos. Tirava com grande faci­li­dade os adver­sá­rios da frente por causa da sua velo­ci­dade. Tem uma pas­sada longa muito forte. Quando tinha a bola na frente, era muito difí­cil apa­nhá-lo. Fez mui­tos golos no Luxem­burgo e não se pense que se trata de uma liga fácil. O meu melhor avan­çado (no Dude­lange) mudou-se neste verão para a liga da Tur­quia", argu­men­tou.

Já o Braga ganhou, na opi­nião de Fan­gueiro, uma máquina de fatu­rar. "Tem uma per­so­na­li­dade fan­tás­tica e grande poten­cial. Vai acres­cen­tar efi­cá­cia ao ata­que con­ti­nu­ado da equipa", esti­mou.

"Vai acres­cen­tar efi­cá­cia ao ata­que con­ti­nu­ado do Braga"

Car­los Fan­gueiro Trei­na­dor do Dude­lange

em:
https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220814/282123525291168

O Jogo

___

BASTA ESCREVE-SE COM "V"


Falar de Simon Banza é dar pleno mérito a um ele­mento com golo no san­gue e que come­çou a tem­po­rada em exce­lente plano. Frente ao Spor­ting, o golo apon­tado revela aquela solu­ção ines­pe­rada de quem está habi­tu­ado a fina­li­zar. Mas falar de Banza é des­ta­car o papel de Viti­nha, um par­ceiro de ata­que que o com­ple­menta na per­fei­ção. Ainda frente aos leões, Viti­nha "mas­sa­crou" Iná­cio o jogo todo, blo­que­ando uma efi­caz saída de cons­tru­ção e pro­vo­cando des­gaste físico na linha defen­siva. E des­gaste pro­voca menor dis­cer­ni­mento, sobre­tudo nos últi­mos minu­tos de jogo. Frente ao Fama­li­cão a dupla vol­tou a bri­lhar e a afi­na­ção demons­trada pro­mete cau­sar sen­sa­ção ao longo da tem­po­rada.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220814/282007561174176

Lipeste

O Jogo

___

Braga. mais do que os resul­ta­dos


São 2 jogos, 6 golos e uma impor­tante con­quista emo­ci­o­nal: a rea­ção no momento da des­van­ta­gem. Quem marca 3 golos ao Spor­ting tem obri­ga­ção de ven­cer o jogo, mas são pou­cas as equi­pas que recu­pe­ram três vezes quando estão a per­der. Al Mus­rati é um dos melho­res da liga e o Braga apre­senta ren­di­mento de can­di­dato ao título.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220814/282067690716320

Lipeste

O Jogo

___

João Novais rende 200 mil euros


A trans­fe­rên­cia de João Novais para Al Bataeh, dos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos, ren­derá cerca de 200 mil euros à SAD do Braga. O médio por­tu­guês assi­nou por uma época e recor­reu às redes soci­ais para se des­pe­dir dos minho­tos.
(...)

em:
https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220814/282136410193056

Lipeste

O Jogo

___

Con­tra­golpe

Lados úteis do debate sobre o tempo de jogo


A dis­cus­são sobre o tempo útil de jogo pro­mete ser daque­las que vai pro­lon­gar-se ao longo de toda a época. E depen­dendo das cir­cuns­tân­cias do cam­pe­o­nato poderá sofrer tam­bém de uma subida acen­tu­ada da tem­pe­ra­tura! A intro­du­ção (que foi boa) por parte da Liga de clu­bes da divul­ga­ção do tempo útil de todos os jogos pro­fis­si­o­nais e res­pe­tiva per­cen­ta­gem trouxe com ela esta poten­cial nova dis­cus­são, à seme­lhança dos deba­tes sur­gi­dos com o VAR - se iria, de facto, melho­rar o fute­bol, se aca­ba­ria com o erro humano, etc. Agora, será pos­sí­vel ver quais os jogos, equi­pas e trei­na­do­res que melhor apro­vei­tam o tempo de jogo ou que pior o fazem. Ou, e por que não dizê-lo, melhor par­tido tiram da perda de tempo... Nesse sen­tido, tirar con­clu­sões sobre a pri­meira jor­nada será sem­pre um exer­cí­cio pre­ci­pi­tado e a res­va­lar para a injus­tiça, embora não dei­xasse de ser curi­oso que o Braga-Spor­ting, ape­sar da emo­ção e espe­tá­culo dos seis golos e incer­teza no mar­ca­dor até final tivesse sido aquele em que a bola esteve menos tempo em jogo. Esta nova fer­ra­menta per­mi­tirá, mais tarde, per­ce­ber, por exem­plo, se foi coin­ci­dên­cia ou mesmo estra­té­gia que Rúben Amo­rim leva para os cam­pos dos adver­sá­rios mais com­pli­ca­dos, lem­brando o que suce­deu no Dra­gão na última época, em que pouco se jogou den­tro das qua­tro linhas...

Aliás, o pró­prio trei­na­dor do Spor­ting assu­miu ante­on­tem que, num dos golos dos arse­na­lis­tas, "Morita, após come­ter a falta, não fica com a bola para dei­xar a equipa orga­ni­zar-se". Por aqui, se vê que até gran­des páram o jogo por estra­té­gia, não só os peque­nos nem os seus guarda-redes que se lesi­o­nam várias vezes... O tema cons­tou, de resto, da con­fe­rên­cia de Imprensa de ontem de Sér­gio Con­cei­ção, que além de pre­o­*****­pa­ções sub­li­nhou o lado posi­tivo das con­ver­sas que exis­ti­ram a este pro­pó­sito entre árbi­tros e trei­na­do­res, bem como o facto de Por­tu­gal estar nos três últi­mos luga­res da Europa em ter­mos de tempo útil de jogo.

Os "ran­kings" como este que põe Por­tu­gal na cauda do pelo­tão euro­peu ser­vem de argu­mento para dis­cus­sões mais ou menos teó­ri­cas sobre o "pro­duto" que é o fute­bol por­tu­guês e sua melhor ou pior comer­ci­a­li­za­ção, o tal con­ceito de "espe­tá­culo" que se lhe tem colado, quase esque­cendo que os adep­tos que­rem é a vitó­ria da sua equipa. De igual forma, o acres­cento de 15 segun­dos de tempo extra em cada subs­ti­tui­ção não garante que irá, real­mente, aumen­tar o tempo em que a bola está a rolar (garante o aumento do tempo total de jogo, isso sim). O que está prin­ci­pal­mente em causa e daí que Sér­gio Con­cei­ção, conhe­ce­dor da exi­gên­cia da Cham­pi­ons, esteja fami­li­a­ri­zado com o tema é a difi­cul­dade que as equi­pas por­tu­gue­sas têm para acom­pa­nhar o ritmo das outras, as dos paí­ses dos luga­res cimei­ros do "ran­king" do tempo útil, que não têm fal­tas e fal­ti­nhas, pau­sas e pau­si­nhas durante as par­ti­das para recu­pe­rar o fôlego. E essa dife­rença de rota­ção a que não são sujei­tos os gran­des na maior parte dos jogos inter­nos é fun­da­men­tal lá fora. O que não deverá ser o caso do FC Porto hoje, em Vizela.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220814/282080575618208

Lipeste

JN

___


Artur Jorge entra com qua­tro pon­tos posi­ti­vos

Guer­rei­ros regis­tam empate e vitó­ria em jogos que na época pas­sada sofre­ram duas der­ro­tas


BRAGA O empate em casa com o Spor­ting (3-3) e a vitó­ria em Fama­li­cão (3-0), resul­ta­dos aver­ba­dos nas duas pri­mei­ras jor­na­das da Liga, tra­du­zi­ram-se na con­quista de qua­tro pon­tos, em jogos que na época pas­sada os arse­na­lis­tas haviam sofrido duas der­ro­tas.

O regresso de Artur Jorge ao comando do Braga está a resul­tar, para já, num ganho de qua­tro pon­tos, em com­pa­ra­ção com 2021/22. Então sob a ori­en­ta­ção de Car­los Car­va­lhal, a equipa per­dera em casa frente ao Spor­ting (1-2) e em Fama­li­cão (2-3).

Com uma média de dois pon­tos por jogo, Artur Jorge está a igua­lar o registo que teve quando foi téc­nico inte­rino, na reta final de 2019/20. Em cinco jogos, somou então dez pon­tos, pecú­lio que se reve­lou essen­cial na luta pelo ter­ceiro lugar, a melhor clas­si­fi­ca­ção da equipa na última década.

JOGADORES CONTENTES

Nuno Sequeira, autor do pri­meiro golo com o Fama­li­cão, e Simon Banza, que fez um bis à ex-equipa, mos­tra­ram-se satis­fei­tos, em publi­ca­ções nas redes soci­ais. "Grande vitó­ria equipa! Con­ti­nuar no bom cami­nho", escre­veu Sequeira.

"Muito con­tente pela vitó­ria da nossa equipa, num está­dio onde fui muito feliz", fes­te­jou Banza.

O Braga está hoje de folga, reto­mando ama­nhã os trei­nos, a pen­sar na rece­ção de dia 21 ao Marí­timo.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220814/282656101235818

Lipeste

record.pt

João Novais já está a caminho do Médio Oriente e rende 200 mil euros ao SC Braga

Médio assinou por uma temporada com o Al Bataeh, dos Emirados Árabes Unidos


João Novais já assinou contrato com o Al Bataeh, dos Emirados Árabes Unidos. O acordo é válido por uma temporada e o médio viaja hoje para o Médio Oriente, sendo que rende ao SC Braga 200 mil euros, ele que estava a entrar no último ano de contrato com o clube arsenalista.

O jogador português não contava para os guerreiros, sendo que estava a trabalhar em Portugal há já largas semanas, depois de terminado o empréstimo aos turcos do Alanyaspor.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/joao-novais-ja-esta-a-caminho-do-medio-oriente-e-rende-200-mil-euros-ao-sp-braga?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Banza já ganhou lugar na história

É o primeiro reforço da era António Salvador a marcar três golos nos seus primeiros dois jogos


Simon Banza encaixou que nem uma luva neste SC  Braga, por quem a SAD investiu 3 milhões de euros. O avançado francês, que ontem fez 26 anos, não tardou a impor-se nas opções de Artur Jorge na pré-temporada e estas primeiras semanas de campeonato já garantiram ao jogador um lugar na história do clube. É o primeiro reforço da direção de António Salvador, que já dura desde 2003, a fazer três golos nos seus dois primeiros jogos.

E Banza apresenta um registo de aproveitamento bem interessante, atendendo a que desferiu seis remates no somatório dos duelos com Sporting e Famalicão para apresentar o atual registo de três golos apontados: um de pé direito, contra os leões; outro de cabeça e um terceiro com... o joelho esquerdo, estes últimos diante dos famalicenses.

A expectativa gerada entre os adeptos minhotos é grande atendendo a este arranque promissor do avançado que brilhou no Famalicão na época passada e que estava vinculado ao Lens.

Dyego Sousa, quando chegou à Pedreira em 2017/18, tinha apresentado um registo próximo deste de Banza, com dois golos nos primeiros dois jogos oficiais que disputou. Tornou-se uma referência do clube, até ser vendido aos chineses do Shenzhen por 5,4 milhões de euros.

Banza, esse, é já um nome incontornável neste início de época do Sp. Braga. E está blindado por uma cláusula de 40 M€.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/banza-ja-ganhou-lugar-na-historia?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

#10653
correiodominho.pt

"Sou um jogador imponente, com forte capacidade física"
Ricardo Anselmo

Diogo Fonseca nasceu em Viseu mas já se diz plenamente identificado com a cultura do SC Braga. Integra o lote de capitães da equipa B e garante expectativas altas na antecâmara de mais uma época.

Participou em dez jogos na última temporada ao serviço da formação secundária do SC Braga, aos quais juntou 18 nos sub-23, pelo que trabalhar com Custódio Castro não é uma novidade para Diogo Fonseca, jovem defesa-central de 20 anos, nascido em Viseu mas em Braga desde 2016.
"Identifico-me muito com este clube. São já alguns anos aqui e, com o passar do tempo, o sentimento é maior. Gosto do clube e do que ele representa para a cidade. Sinto-me bem aqui. Adaptei-me facilmente à cidade", explica Diogo, em declarações ao Correio do Minho, na antecâmara de mais uma época na Liga 3.
"As expectativas são muito boas. Sinto a equipa a praticar um futebol positivo , estamos bem e confiantes, a trabalhar bem diariamente e tem tudo para correr bem. Estamos a trabalhar uma ideia de jogo positiva", com a qual, garante, os jogadores se identificam, estando, por isso, a assimilar de forma agradável os conceitos trabalhados.
"Queremos praticar um futebol positivo, que possa atrair os adeptos e que nos deixe alegres dentro de campo ao pô-la em prática", vincou, deixando a ressalva de que não se trata de algo fixo, mas que se adapta.
"Nós analisamos os adversários e, mantendo sempre a ideia geral, poderá haver um ou outro aspecto a que nos possamos adaptar", assumiu Diogo Fonseca, revelando que o mister Custódio "é uma pessoa muito aberta", com quem os jogadores falam diariamente.
"Ele procura sempre ajudar-nos quando precisamos de algo. É uma relação muito positiva", admite, não se comprometendo com objectivos concretos para 2022/23.
"Passo a passo, jogo a jogo, queremos ficar nos quatro primeiros nesta primeira fase e depois vamos vendo o que acontece", projectou, abordando a confiança transmitida pela equipa técnica por lhe ter sido confiada a braçadeira de capitão.
"É um orgulho, poder ajudar a malta que chegou e também quem já cá estava e ainda quem subiu de patamar. O que posso prometer é que darei sempre o meu contributo, dentro e fora de campo", sublinhou, apontando algumas das características que, acredita, o tornam um bom capitão de equipa.
"Sinto que sou um líder dentro de campo e procuro ajudar os meus colegas, através da comunicação. Fora de campo eles sabem também que podem contar comigo para o que for preciso", disse, aproveitando para se definir como "um jogador imponente, completo e com uma capacidade física forte", admitindo que chegar à equipa A é, naturalmente, um sonho, que alimenta todo os dias, assim como os colegas, quanto mais não seja por ter, todiariamente, como imagem no horizonte, a partir da Cidade Desportiva, o Estádio Municipal. Nesse sentido, Diogo Fonseca acredita que essa porta está aberta, sobretudo porque o timoneiro da equipa A, Artur Jorge, o conhece bem.
"Sinto que a porta está aberta. Trabalhei alguns anos com o mister Artur Jorge e sei que ele está atento", afirmou, garantindo que os três reforços que a equipa B recebeu este ano (Costinha, Leandro Dias e Mathys) estão a ser convenientemente integrados.
"Nós os capitães procuramos recebê-los bem. Eu já conhecia o Mathys, por exemplo, mas tanto ele como os outros foram bem integrados no plantel", disse Diogo Fonseca, que assumiu ter algumas referências na posição, desde logo dois antigos centrais do SC Braga.
"Tenho várias referências, desde logo o mister Artur Jorge ou o Moisés, que passou aqui pelos juniores e foi meu treinador. Tendo passado pela minha posição específica ajudaram-me muito no meu trabalho diário", notou o jovem, que terminou com o grande objectivo que tem no futebol.
"Quero chegar ao mais alto nível. Estando aqui, como é óbvio, o meu primeiro grande objectivo é chegar à equipa principal."

em: https://correiodominho.pt/noticias/sou-um-jogador-imponente-com-forte-capacidade-fisica/138912

Lipeste

abola.pt

O valor que João Novais rende aos cofres dos bracarenses
Por Rui Baioneta

João Novais, médio de 29 anos que pertencia aos quadros do SC Braga, já assinou contrato com o Al Bataeh. O jogador ruma então aos Emirados Árabes Unidos e os bracarenses recebem 200 mil euros pela transferência.

A ligação ao Al Bataeh será de uma época com mais uma de opção

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-08-14/sc-braga-o-valor-que-joao-novais-rende-aos-cofres-dos-bracarenses/952910/471

Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste