News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Málaga e fundos: as razões da queixa que Horta quer enviar à FIFA

Jogador quer concretizar a transferência do SC Braga para o Benfica, mas sente que o futuro está a ser condicionado

Nuno Travassos

Ricardo Horta está a preparar, juntamente com os seus representantes, uma queixa na FIFA contra o Málaga e contra os fundos de investimento que reivindicam direitos sobre o seu passe.

O internacional português está descontente com o impasse atual nas negociações com vista à sua transferência, do Sporting de Braga para o Benfica, e por isso decidiu reagir.

Ricardo Horta contesta as exigências que o Málaga tem feito, e que têm contribuído para o referido impasse, tendo em conta que o emblema espanhol exige receber 5,8 milhões de euros pela venda do avançado, tendo em conta a percentagem do passe que detém, e com base num acordo de 17,5 milhões de euros entre Benfica e SC Braga.

Na mesma perspetiva, a exposição que está a ser preparada também contesta a interferência dos fundos de investimento que já foram detentores de percentagens dos passe de Ricardo Horta. O jogador entende que isso também tem contribuído para o impasse, ainda que desde 2015 que a FIFA tenha proibido o "third-party ownership" (TPO), ou seja, que passes de jogadores sejam detidos por uma terceira parte, como empresários, agências ou fundos.

Ricardo Horta considera que esta participação no processo, para além de ilegal, está a condicionar o seu futuro, tanto desportiva como financeiramente, pelo que está a preparar uma queixa junto da FIFA.

em: https://maisfutebol.iol.pt/mercado/transferencias/malaga-e-fundos-as-razoes-da-queixa-que-horta-quer-enviar-a-fifa

Lipeste


Lipeste

record.pt

Antigo advogado da FIFA sem dúvidas: «Queixa de Ricardo Horta não terá sustentação legal»

Gonçalo Almeida diz que "busílis da questão reside no desentendimento" entre SC Braga e Málaga


"Desde logo existem duas nuances que importa distinguir: a influência de terceiros na carreira, os TPI, e a detenção de direitos económicos por terceiros, os TPO. Tal participação cingir-se-ia à questão dos TPO, pelo facto de eventuais fundos serem detentores de uma percentagem dos direitos económicos do jogador. É certo que desde maio de 2015, a FIFA proíbe que terceiros, fundos ou particulares, detenham direitos económicos, ou seja, direitos sobre o valor de uma futura transferência, os quais podem apenas ser detidos pelos clubes (vendedor/comprador) e o próprio jogador. Contudo, os contratos que estavam em vigor antes dessa data – como será o caso do de Ricardo Horta, que se transferiu para o Málaga em 2014 -, continuam válidos, mesmo após a entrada em vigor desta nova regulamentação. Logo, a third-party ownership não se aplicará ao caso em apreço, pelo que nenhuma norma da FIFA estará a ser violada neste contexto. Quanto ao alegado condicionamento sobre o jogador, tal não cabe na esfera dos TPI, uma vez que este decorre da falta de entendimento entre o SC Braga e o Málaga", explicou ainda Gonçalo Almeida.

Em suma, tanto as regras do TPO ou TPI são "completamente irrelevantes", para o contexto em análise, sustenta o advogado: "A alegada queixa da parte do jogador não terá sustentação legal. Entendo perfeitamente a frustração do atleta, mas o que se passa, e considerando a informação que chega a público, é que o Málaga detém uma percentagem dos seus direitos económicos e o SC Braga não concorda com os valores reclamados pelo clube espanhol. A questão dos TPO ou TPI FIFA, para além de não se aplicarem, aqui são completamente irrelevantes. É uma negociação entre as partes. Os clubes têm de chegar a um acordo para que a transferência se faça. Em última instância, se algo está a impedir a mudança do jogador para o Benfica, é esse desentendimento. Tal transferência está puramente dependente da negociação entre as partes. Na minha opinião, se o SC Braga estivesse convicto que nada tem a pagar ao Málaga, ou que o seu cálculo está correto, teria já transferido o jogador sem quaisquer entraves e sem a necessidade de consentimento por parte do clube espanhol. Algo que demonstra uma certa insegurança da SAD a esse respeito."

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/benfica/detalhe/antigo-advogado-da-fifa-sem-duvidas-queixa-de-ricardo-horta-nao-tera-sustentacao-legal?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record pt

Málaga bate o pé e Ricardo Horta fica em risco

Clube da Andaluzia indiferente à ameaça de queixa à FIFA do capitão do SC Braga


Ricardo Horta vai avançar com uma queixa junto da FIFA contra o Málaga e o fundo de investimento que diz deter o passe do jogador do SC Braga. Apesar da intenção do português, Record sabe que o Málaga mantém-se intransigente e não se assusta  com a ameaça, pelo que a mudança para a Luz corre mesmo o risco de não acontecer. O jogador está muito desagradado com toda esta situação, sobretudo porque águias e bracarenses já chegaram a um acordo.

Se até ao final do mês de agosto bracarenses e espanhóis não conseguirem um entendimento, Horta, de 27 anos, irá avançar com um pedido de indemnização. O avançado considera que terá de ser ressarcido, pois o contrato que poderá vir a ter no Benfica será financeiramente melhor que aquele que o liga agora ao clube do Minho. 

A conclusão do negócio está a ser travada devido às exigências do emblema espanhol que reclama deter 67 por cento do passe e exige 5,8M€ pela venda, um valor que os arsenalistas recusam partilhar. À comunicação social espanhola, José María Muñoz, administrador dos malaguistas, mostrou-se firme. "Há um contrato assinado. Não acredito que se possa resolver a questão de Horta facilmente. Estão a surgir vários problemas", atirou.

em:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/benfica/detalhe/malaga-bate-o-pe-e-ricardo-horta-fica-em-risco?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

O Jogo

Al-Mus­rati volta à agenda dos leões

Matheus Nunes está em Ingla­terra e Amo­rim exige um subs­ti­tuto // Houve nego­ci­a­ções em junho e o pro­cesso pode ser rea­berto


Com a saída de Matheus Nunes para os Wol­ves, os leões vão ter de ir ao mer­cado. O joga­dor dos bra­ca­ren­ses reúne as carac­te­rís­ti­cas dese­ja­das pelo trei­na­dor para jogar no meio-campo.

Como O JOGO noti­ciou no dia 7 de junho, o Braga rejei­tou uma pro­posta do Spor­ting por Al-Mus­rati, joga­dor líbio cuja even­tual con­tra­ta­ção pelos leões volta a ganhar força com a saída de Matheus Nunes. O inter­na­ci­o­nal luso­bra­si­leiro vai trans­fe­rir-se para o Wol­verhamp­ton (ver página ao lado) e tudo indica que a SAD verde e branca vol­tará à carga por um fute­bo­lista do agrado do trei­na­dor Rúben

Amo­rim. O téc­nico dos leões apre­cia sobre­tudo as carac­te­rís­ti­cas téc­ni­cas e físi­cas de Al-Mus­rati que, acre­dita o trei­na­dor, lhe per­mi­ti­riam encai­xar-se facil­mente na dupla de médios da equipa verde e branca.

Aos 26 anos e desde 2020 no Braga, Al-Mus­rati, sabe O JOGO, tem a expec­ta­tiva de dar o salto e encara com agrado a pos­si­bi­li­dade de vir a repre­sen­tar os leões. Há pouco mais de dois meses, tal pos­si­bi­li­dade não se con­cre­ti­zou por pouco. O Spor­ting apre­sen­tou aos minho­tos uma pro­posta de oito milhões de euros e ainda ofe­re­ceu a cedên­cia defi­ni­tiva de Jovane, joga­dor cujo con­trato com o Spor­ting ter­mina no final da pre­sente época. Em res­posta, Antó­nio Sal­va­dor, líder da

SAD bra­ca­rense, exi­giu nove milhões de euros além do passe do avan­çado cabo-ver­di­ano. Ou seja, houve um desen­con­tro de ver­bas de ape­nas um milhão de euros, quan­tia que não parece ser de gran­deza sufi­ci­ente para invi­a­bi­li­zar um acordo numa nova ronda nego­cial.

Desde que tro­cou o V. Gui­ma­rães pelo Braga, a custo zero, Al-Mus­rati tor­nou-se um joga­dor impres­cin­dí­vel da equipa e soma 92 jogos e seis golos pelos bra­ca­ren­ses. Nas duas últi­mas épo­cas, sob o comando de Car­los Car­va­lhal, jogou mui­tas vezes num meio-campo que pro­te­gia uma linha defen­siva de três cen­trais, como sucede no Spor­ting de Amo­rim, mas já esta tem­po­rada, agora trei­nado por Artur Jorge, mos­trou igual ren­di­mento num sis­tema de 4x4x2.

Morita a solu­ção óbvia para onze no Dra­gão

A baixa de Matheus Nunes na semana que ante­cede a des­lo­ca­ção ao Dra­gão vai obri­gar Rúben Amo­rim a mudar pelo ter­ceiro jogo con­se­cutivo a dupla de médios. Em Braga, os titu­la­res foram Matheus Nunes e Morita, subs­ti­tu­ído no decor­rer do jogo por Ugarte. Este último já foi titu­lar ante o Rio Ave ao lado do futuro joga­dor dos Wol­ves. Agora, tudo indica, Amo­rim irá recor­rer nova­mente a Morita, fazendo ali­nhar o inter­na­ci­o­nal japo­nês ao lado do joga­dor uru­guaio. Isto, claro, enquanto não aumenta o leque de opções den­tro do plan­tel.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220817/281479280203235

Lipeste

O Jogo

"Banza e Viti­nha são casa­mento per­feito"

Wil­son Edu­ardo sub­li­nha a forma como a dupla de ata­que se com­ple­menta


Ata­que do Braga con­juga o poder com­ba­tivo de Viti­nha com a classe de Banza. Ex-bra­ca­rense Wil­son Edu­ardo gaba-lhes as capa­ci­da­des e saúda a con­cor­rên­cia interna aper­tada.

De carac­te­rís­ti­cas dife­ren­tes, Viti­nha e Banza levam jun­tos dois jogos no ata­que do Braga e não deve­rão sepa­rar-se tão cedo. São peças indis­pen­sá­veis no puzzle mon­tado por Artur Jorge e têm fun­ci­o­nado em pleno na pers­pe­tiva de Wil­son Edu­ardo, que, ao ser­viço dos bra­ca­ren­ses, tam­bém jogava ao lado de outro avan­çado, em 2015/16, então sob o comando de Paulo Fon­seca. "Casam bem. O Viti­nha dá tra­ba­lho aos defe­sas, nunca pára. Tra­ba­lha muito, tanto defen­siva mente como ofen­siva mente. Faz o cha­mado tra­ba­lho invi­sí­vel. Já o Ban­zaéo típico joga­dor de área, mui toe­fi­caz na fina­li­za­ção. O Braga tem bons avan­ça­dos. Até aquele miúdo que veio da equipa B [Álvaro Djaló], que, ape­sar de não jogar tão decla­rada mente na frente, tem ape­tên­cia par afa­zer golos e assis­tir ", assi­na­lou.

O leque de opções é tão rico e vasto que Abel Ruiz, autor de um golo frente ao Spor­ting, só tem jogado como suplente uti­li­zado. Nada que espante o atual joga­dor do Alan­yas­por. "O Viti­nha esteve muito bem na época pas­sada e o Banza já mos­trara no Fama­li­cão que tinha golo e não só. É um avan­çado de muita qua­li­dade, mas o Abel Ruiz tam­bém tem muita qua­li­dade. Caso con­trá­rio, não era cha­mado à sele­ção de Espa­nha. Vai ter as suas opor­tu­ni­da­des", esti­mou, con­si­de­rando que a "con­cor­rên­cia aper­tada" joga sem­pre a favor dos joga­do­res. "Nós gos­ta­mos de sen­tir que não pode­mos faci­li­tar. Não havendo isso, há sem­pre o risco de rela­xar, de haver alguma dis­pli­cên­cia nos trei­nos. E essas situ­a­ções não podem acon­te­cer. Para o trei­na­dor é que se torna mais com­pli­cado, por­que só podem jogar onze", refe­riu.

Atento à evo­lu­ção do novo Braga (assis­tiu aos jogos com o Spor­ting e o Fama­li­cão pela tele­vi­são), Wil­son Edu­ardo aposta numa época muito pro­vei­tosa e não tem dúvi­das de que o esquema em 4x4x2 favo­rece a dupla Viti­nha­Banza. "Os avan­ça­dos estão sem­pre mais pró­xi­mos da baliza. Ainda há o Ricardo Horta, que tam­bém cheira o golo, e o Iuri Medei­ros, que é um falso extremo, como era o Josué na época do Paulo Fon­seca. Todos gozam de maior liber­dade. Não estão pre­sos às linhas ou aos cen­trais", obser­vou, certo de que os seis golos já soma­dos pelo Braga (três da auto­ria de Banza) são sinal claro de que a equipa está "no bom cami­nho." "As dinâ­mi­cas são boas", sen­ten­ciou.

"O Viti­nha faz o tra­ba­lho invi­sí­vel. Já o Banza é o típico joga­dor de área, muito efi­caz"

"[Em 4x4x2] Os avan­ça­dos estão mais pró­xi­mos da baliza. E ainda há o Ricardo Horta..."

Wil­son Edu­ardo Avan­çado do Alan­yas­por

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220817/282411288106467

Lipeste

O Jogo

KWATENG APONTADO COMO ALVO

Na Imprensa fran­cesa e ganesa foi noti­ci­ado que o late­ral-direito do Bordéus terá rejei­tado um con­vite do Braga


A defesa do Braga parece estar fechada, mas Enock Kwa­teng era ontem apon­tado pela Imprensa fran­cesa e ganesa como alvo recente dos minho­tos. O late­ral-direito franco-ganês entrou na lista dos exce­den­tá­rios do Bordéus e, de acordo com as mes­mas publi­ca­ções, terá decli­nado uma pro­posta do Braga, que, nesta altura, conta com Fabi­ano e Víc­tor Gómez como opções para o cor­re­dor direito da defesa.

A pri­o­ri­dade da SAD do Braga é agora arran­jar colo­ca­ção para o ala Fran­cisco Moura e o avan­çado Mario Gon­zá­lez, ambos dese­ja­dos em Espa­nha, man­tendo-se ao mesmo tempo inde­fi­nida a situ­a­ção de Ricardo Horta, dese­jado, como é público, pelo Ben­fica, com o Málaga (clube que detém parte do passe) a ser parte inte­res­sada numa even­tual tran­sa­ção. Os pró­xi­mos dias serão reve­la­do­res.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220817/281758453077475

Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste

#10714
O Jogo

___


ESPANHÓIS CHAMAM POR MARIO GONZÁLEZ

Sara­goça, Bur­gos e Spor­ting Gijón, todos do segundo esca­lão, estão inte­res­sa­dos no joga­dor. Deci­são está a ser ava­li­ada


Ponta-de-lança está no fundo das opções de Artur Jorge e o emprés­timo com opção de com­pra do passe é o plano que está a ser tra­ba­lhado pelo Braga e pelo joga­dor. Não fal­tam inte­res­sa­dos.

O regresso à segunda divi­são de Espa­nha é o cená­rio que se abre como o mais pro­vá­vel para Mario Gon­zá­lez, joga­dor que é con­si­de­rado exce­den­tá­rio no Braga e que se encon­tra tapado por Banza, Viti­nha e Abel Ruiz nas opções de Artur Jorge, podendo ainda Álvaro Djaló ser tam­bém con­si­de­rado um obs­tá­culo para o bur­ga­lês. O ponta-de-lança tem amplo mer­cado no segundo esca­lão espa­nhol e encaixa nas pre­ten­sões de Sara­goça, Bur­gos e Spor­ting Gijón, clu­bes que já mani­fes­ta­ram junto da SAD bra­ca­rense a inten­ção de o rece­ber num negó­cio por emprés­timo e opção de com­pra de passe no final da tem­po­rada.

De volta à Pedreira após meia época de emprés­timo ao Tene­rife, que se tivesse subido de divi­são teria de aci­o­nar auto­ma­ti­ca­mente a com­pra do passe, Mario Gon­zá­lez par­tiu com ambi­ção para a segunda etapa no Minho, mas a che­gada de Banza alte­rou os pla­nos, um cená­rio que O JOGO já tinha ante­ci­pado em julho. E se durante a pré-época Mario Gon­zá­lez sem­pre des­car­tou a pos­si­bi­li­dade de sair, agora, com duas jor­na­das do cam­pe­o­nato decor­ri­das, nas quais não foi con­vo­cado pelo trei­na­dor, já per­ce­beu que difi­cil­mente terá espaço para se afir­mar no plan­tel bra­ca­rense. Sendo assim, e a menos de duas sema­nas para o fecho do mer­cado, o joga­dor espa­nhol está a ava­liar, jun­ta­mente com o Braga, a melhor opção de car­reira. O Sara­goça já tinha mani­fes­tado há muito a inten­ção de con­tar com o pon­tade-lança, mas nos últi­mos dias refor­çou a ideia, numa altura em que tam­bém o Bur­gos e o Spor­ting Gijón demons­tra­ram inte­resse no joga­dor de 26 anos e que tem con­trato com o Braga até 2025. Tal como acon­te­ceu com o Tene­rife, o plano do Braga é incluir no emprés­timo de Mario Gon­zá­lez uma cláu­sula de com­pra do passe em caso de subida de divi­são, pelo que será esse fator a pesar na esco­lha da equipa.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220818/281960316541524

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220818/281956021574228

Lipeste

#10715
O Jogo

___

Mais duas sema­nas para Gómez


Víc­tor Gómez é o único indis­po­ní­vel para o jogo com o Marí­timo, mar­cado para as 18 horas de domingo. O late­ral espa­nhol con­ti­nua a recu­pe­rar de uma lesão mus­cular na face pos­te­rior da coxa direita e ainda vai neces­si­tar de mais duas sema­nas até ser devol­vido ao corpo téc­nico. Sendo assim, Fabi­ano pre­para-se para vol­tar a ser titu­lar na equipa bra­ca­rense. A ausên­cia de Víc­tor Gómez está, por outro lado, a favo­re­cer o jovem Dinis Pinto, da equipa B, que tem apro­vei­tado para evo­luir com o plan­tel prin­ci­pal.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220818/281943136672340

Lipeste

#10716
O Jogo

___


Braz em Málaga por Horta

Dire­tor-des­por­tivo via­jou para Espa­nha para ten­tar resol­ver o imbró­glio do passe do ata­cante


Rui Pedro Braz, dire­tor­des­por­tivo do Ben­fica, esteve em Málaga, com o obje­tivo de ten­tar resol­ver o imbró­glio con­tra­tual rela­ci­o­nado com a "Ope­ra­ção Ricardo Horta". Por este motivo, o diri­gente das águias não esteve ontem em Lodz, cidade polaca onde as águias con­su­ma­ram o tri­unfo que deixa a fase de gru­pos da Cham­pi­ons à mão de semear.

Gerido por um admi­nis­tra­dor judi­cial, na sequên­cia de um grave pro­blema finan­ceiro, o Málaga con­si­dera ter direito a 67 por cento dos direi­tos­ fi­nan­cei­ros­ do­ a­van­ça­do do Braga.
5,8 milhões de euros é a verba que o Málaga acre­dita ter direita, o que pode levar o pró­prio joga­dor a avan­çar com uma queixa para a FIFA, tendo em conta a ver­são con­trá­ria que tem do mesmo assunto. O pre­si­dente do Braga, Antó­nio Sal­va­dor, não terá tido conhe­ci­men­to­ da­ vi­a­gem­ do­ di­ri­gente ben­fi­quista, o que pode tam­bém, por sua vez, ser fonte de um outro desa­gui­sado no que diz res­peito a esta ope­ra­ção que dura há já várias sema­nas. O avan­çado, inclu­sive, já che­gou­ a­des­pe­dir-se do­s a­dep­tos do Braga, acre­di­tando estar a cami­nho da Luz.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220818/281595244321364

Lipeste


Lipeste

abola.pt

Vitinha renovou até 2027: o valor da cláusula de rescisão
Por Nuno Vieira

O SC Braga assegurou a continuidade de Vitinha nos seus quadros até 2027. A renovação do contrato já estava a ser discutida há alguns dias e passou agora ao papel, com o jogador a ampliar a sua ligação aos guerreiros, que terminava em 2024.


Com este acordo, Vitinha passa a ter uma cláusula de rescisão de €30 M, um valor que salvaguarda mais os interesses bracarenses face a possíveis investidas de clubes interessados no promissor avançado.

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1560220418090434560?t=H3pli5dumi9nFIbfJvb20g&s=01

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-08-18/sc-braga-vitinha-renovou-ate-2027-o-valor-da-clausula-de-rescisao/953379/471

Lipeste

scbraga.pt

Vitinha renova até 2027

A SC Braga, SAD acertou com o jogador Vitinha a extensão do contrato que o vincula a esta sociedade, o qual passa a ser válido até 2027. 

Com 42 jogos ao serviço dos Gverreiros (15 golos), o jovem avançado, de 22 anos, tem sido um dos elementos em destaque na equipa nas últimas temporadas e é uma das apostas para o presente e futuro do clube arsenalista.

Vitinha está ligado ao SC Braga desde a época 2017/2018 e é uma das pérolas formadas na Cidade Desportiva.
Ao serviço dos Gverreiros já conquistou uma Taça de Portugal. A nível internacional, soma 7 internacionalizações e 3 golos pelas seleções jovens de Portugal, sendo presença assídua na Seleção Nacional de Sub-21. 

em: https://scbraga.pt/vitinha-renova-ate-2027/